???global.info.a_carregar???
Ana Maria Costa Lopes. Concluiu o(a) Doutoramento em Letras em 2009/01/07 pela Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Mestrado em Estudos Anglo-Portugueses em 1995/05/23 pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães em 1981/06/30 pela Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros. Participa e/ou participou como Investigador em 4 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: a palavra como epifania; subjectividade nativo-americana; identidade; tradição oral; Espaço subjetivo; espaços coloniais e pós-coloniais; fronteira; geocrítica; heterotopia; tradução; imaginação/representação; Espaço, finitude, Arte, permanência; literatura de viagem.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Maria Costa Lopes
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Ana Maria Costa Lopes
  • Ana Maria Costa

Identificadores de autor

Ciência ID
CF17-3856-FBCF
ORCID iD
0000-0002-8373-4223

Domínios de atuação

  • Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2004/01/01 - 2009/01/07
Concluído
Letras (Doutoramento)
Especialização em Estudos Americanos
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
1993/02/06 - 1995/05/23
Concluído
Mestrado em Estudos Anglo-Portugueses (Mestrado)
Especialização em Estudos Americanos
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1977/10/06 - 1981/06/30
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/07/23 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/01/01 - 2015/12/31 Coordenadora da Área Disciplinar de Línguas Estrangeiras Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010/06/01 - 2012/06/01 Vice-Presidente do Conselho Técnico Científico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2008/06/01 - 2010/06/01 Secretária do Conselho Científico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2002/06/01 - 2003/12/31 Secretária do Conselho Científico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2002/04/01 - 2003/12/31 Coordenadora da Área Científica de Inglês Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2002/04/01 - 2003/12/31 Coordenação do Curso de Ensino de Português e Inglês no 2º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2022 - 2024/10/01 APSASeG : Abrir as portas da sala de aula: Serious games – o impacto da gamificação no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior
Refª UIDB/05507/2020
Investigador
Em curso
2019 - 2022/09/30 New Approaches in Inspection : A Polycentric Model
2019-1-TRO1-KA201-077307
Investigador
Erasmus, Países Baixos
Concluído
2019 - 2021/08/31 Jasm- Janela Aberta sobre o Mundo
PROJ/IPV/ID&I/030
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Concluído
2017 - 2018/12/31 • Supervisão, apoio e regulação do processo de ensino-aprendizagem: Uma análise das práticas pedagógicas e didáticas em contexto de sala de aula
PROJ/CI&DETS/2016/0016
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Concluído
2016 - 2018/11/29 • Línguas Estrangeiras e Empregabilidade, de 2016 a 2018. PROJ/CI&DETS/CGD/2016 /0001 (2016-2018).
PROJ/CI&DETS/CGD/2016 /0001
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lopes, Fabiana; Cardoso, Ana Paula; Menezes, Luís; Costa Lopes, Ana Maria. "Homework in the curricular area of mathematics in primary education". 2019.
    https://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2019.01.35
  2. Sardo, Anabela; Costa Lopes, Ana Maria. "Impressões em jeito de comemoração: os 90 anos da publicação de As Ilhas Desconhecidas- Notas e paisagens de Raul Brandão". 2016.
  3. Costa Lopes, Ana Maria; Ferreira, Zaida Maria Pinto. "Zenith e a construção do espaço subjetivo em Babbitt, de Sinclair Lewis". 2014.
Artigo em revista
  1. Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, Véronique. "The Korsakow platform and nonlinear narratives as a means to enhance foreign language learning in HE". (2022): http://hdl.handle.net/10400.19/7164.
    10.22533/at.ed.558262210034
  2. Viseu, Floriano; Pires, Ana Luísa; Menezes, Luís; Costa, Ana Maria. "Semiotic Representations In The Learning Of Rational Numbers By 2nd Grade Portuguese Students". lnternational Electronic Journal of Elementary Education 13 5 (2021): 611-624. http://dx.doi.org/10.26822/iejee.2021.216.
    10.26822/iejee.2021.216
  3. Relvas, Susana Rocha; Sardo, Anabela; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana. "Pandemia ou o Perigo da Narrativa Única. Pensamento Filosófico, Teoria Cultural e Literatura-Mundo em Chimamanda N. Adichie". TOPUS 7 1 (2021): 45-54. http://hdl.handle.net/10400.19/6868.
    Publicado
  4. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; et al. "O encontro da arte digital com a aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal: uma experiência de interdisciplinaridade". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/7102.
  5. Menezes, Luís; Costa Lopes, Ana Maria. "Do Mathematics, humour and teaching combine?". (2020): http://hdl.handle.net/10400.19/6198.
  6. Menezes, Luís; Costa Lopes, Ana Maria. "Writing to learn mathematics". (2020): http://hdl.handle.net/10400.19/6404.
  7. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Odete; Relvas, Susana; Fidalgo, Susana. "Editorial". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6217.
  8. Rocha, João; Costa Lopes, Ana Maria; Cardoso, Ana Paula. "Conceções e práticas de professores sobre a educação para a cidadania no 1.º Ciclo do Ensino Básico". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6213.
  9. Rocha, João; Aguiar, Maria Cristina; Costa Lopes, Ana Maria. "Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6218.
  10. Amante, Susana; Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Relvas, Susana. "“Tradução e Re-IMAG[EM]Inação como Locus e Foco Central em The Adventures of Tom Sawyer”". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6194.
    https.//doi.org./10.34134/reap.1991.208.27
  11. "Foreign Language Skills: a challenge for the economy". Proceedings of Edulearn 2017 Conference (2017):
    10.21125/edulearn.2017.2149
  12. Lopes, Ana Maria Marques da Costa Pereira. "Do mito aos mitos irrecicláveis: reflexões". (2016): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8415.
  13. Costa, Marina; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, Carla; Costa Lopes, Ana Maria; Gomes, Celeste. "Homework in primary education from the perspective of teachers and pupils". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3049.
    doi: 10.1016/j.sbspro.2016.02.047
  14. Cardoso, Ana Paula; Correia, Luísa; Rodrigues, Paula; Felizardo, Sara; Costa Lopes, Ana Maria. "Traditional Toys and Student Motivation and Commitment in Technological Education". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3574.
    http://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2016.11.6
  15. Lopes, Ana; Ferreira, Zaida. "Um jantar muito original: Da cicatriz da humilhação à dinâmica da neurose e da perversidade". (2015): http://hdl.handle.net/10314/2319.
  16. "Religious jouissance, bigotry and identificatory mis-recognition in Elmer Gantry's conversion experience"". MLA Commons (2015):
    http://dx.doi.org/10.17613/M6MG6T
  17. Lopes, Ana Maria Costa Pereira; Ferreira, Zaida Maria Pinto. "A Importância da Tradição Oral em Man Made of Words, de Scott Momaday, ou a Palavra como Epifania". (2014): http://hdl.handle.net/10400.19/2695.
  18. Lopes, Ana Maria. "Os jovens na "era do jazz" ou "os belos e os malditos"". (2003): http://hdl.handle.net/10400.19/604.
  19. Costa, Ana Maria Marques da. "The Feminine Landscape in Leslie Marmon Silko's Ceremony". (2000): http://hdl.handle.net/10400.19/910.
Capítulo de livro
  1. Ana Maria Costa . Autor correspondente: Ana Maria Costa. "Espaços do feminino e geografias urbanas nos contos de Alice Munro". In Inovação e Ciência, Letras e Artes, 39-57. Ponta Grossa, Paraná, Brasil: Atena, 2022.
    Publicado
  2. Delplancq, Véronique. Autor correspondente: Delplancq, Véronique. "Storytelling and Digital Art : tools for enhancing multilingual skills". In Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2 : Learning English while fighting the outbreak of Covid 19, 83-91. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas, 2022.
    Publicado
  3. Menezes, Luís; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Costa, Ana Maria; Amante, Susana. "Humour in Mathematics Teaching: A Study in Portugal and Spain". In The Palgrave Handbook of Humour Research, 419-437. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-78280-1_21
  4. Relvas, Susana; Amante, Susana; Costa Lopes, Ana Maria. "Receção da Literatura Portuguesa em António Cândido. Espaço, Fronteira, Colonialidade e Pós-colonialidade". Bonecker, 2019.
  5. Ana Maria Costa. "Espaços de Intimidade e Intimidação: do object a ao abjeto e ao retorno do sublime no romance O Visitante". In O Espaço Literário em Osman Lins, 15-32. S. Paulo, Brasil: Todas as Musas, 2017.
    Publicado
  6. Lopes, Ana Maria Costa. "Cântico Final, de Vergilio Ferreira, ou a insondável e inverosímil finitude do ser". São Paulo: Todas as Musas, 2016.
  7. Ana Maria Costa. "Sinclair Lewis e a (des)construção do ideal do Midwest como espaço eutópico: Main Street, um retrato especular". In Espaço; Literatura e Cinema, 113-132. São Paulo, Brasil: Focal Press, 2013.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. "Storytelling and digital art as a means to improve multilingual skills". Zagreb, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Correia, Ana Rita Nunes. "A implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4642.
  2. Casteluche, Valéria Antonieta Martinez. "Supervisão pedagógica no âmbito do ensino precoce da língua inglesa em contextos de educação pré-escolar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/3119.
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/08/31 Jaguncismo, coronelismo e poder público em Chapadão do Bugre
Arguente
Barbara Rodrigues Marra (Mestrado)
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Letras, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/07/05 - 2021/07/05 Emissão de parecer sobre o relatório de professora adjunta de nomeação provisória, com vista à sua passagem a professora adjunta por tempo indeterminado.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/11/23 - 2022/11/23 Membro da Comissão Cientifica do Encontro Gamificação no ensino/ aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior.
2022/11/23 - 2022/11/23 Membro da Comissão Organizadora do Encontro Gamificação no ensino/ aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior.
2022/10/12 - 2022/10/14 Membro da Comissão Organizadora da X Jornada em Estudos sobre o Espaço Literário (conferência luso-brasileira) cuja temática era a obra da autora Agustina Bessa Luís.
2022/10/12 - 2022/10/14 Membro da Comissão Científica da X Jornada em Estudos sobre o Espaço Literário (conferência luso-brasileira), este ano dedicada à obra de Agustina Bessa Luís.

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/12/07 - 2023/01/10 Participação em júri para recrutamento de um professor adjunto para a área de Inglês do Instituto Politécnico de Bragança.
2021/08/18 - 2021/08/18 Júri do exame de qualificação da discente Bárbara Marra, com vista à sua prossecução para a elaboração da dissertação de mestrado Universidade Federal de Goiás Faculdade de Letras, Brasil
2021/07/07 - 2021/07/20 -Participação em júri para preenchimento de um posto de trabalho do Mapa de Pessoal Docente do Instituto Politécnico de Viseu na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinárias de vínculos precários (PREVPAP) – área disciplinar de Línguas e Literaturas Estrangeiras (Inglês e Espanhol) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2021/07/07 - 2021/07/20 Participação em júri para preenchimento de um posto de trabalho do Mapa de Pessoal Docente do Instituto Politécnico de Viseu na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinárias de vínculos precários (PREVPAP) – área disciplinar de Línguas e Literaturas Estrangeiras (Inglês e Literatura Portuguesa)