Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Mariana Isabel Gonçalves Pereira Martins Portas de Freitas
Nomes de citação
- Freitas, Mariana Isabel Portas de
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D117-97C3-E84F
- ORCID iD
- 0000-0002-3798-7369
Telefones
- Telemóvel
-
- 925664869 (Profissional)
Formação
Grau | Classificação | |
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2023/10/01 - 2024/09/05
Concluído
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Ciências Musicais - Musicologia Histórica (Doutoramento)
Especialização em História da Música - Teoria Musical
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Modelos e singularidades na teoria musical luso-brasileira do Antigo Regime. A «Escola de Canto de Órgão» de Caetano de Melo
de Jesus (Salvador da Bahia, 1759-60)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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Classificação máxima |
2014/09/01 - 2016/03/31
Concluído
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Ciências Musicais (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2001/09/01 - 2003/12/18
Concluído
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Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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1997/09/01 - 1999/07/31
Concluído
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Curso de Alemão - Grundstuffe (Outros)
Goethe Institut, Portugal
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1986/09/15 - 1992/03/15
Concluído
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Direito (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
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14 |
Percurso profissional
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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1996/01/16 - 2010/01/01 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
1994/10/01 - 1995/12/31 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Musicoteca - Edições de Música, Lda., Portugal |
1992/01/01 - 1994/04/01 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Morais Leitao Galvao Teles Soares da Silva & Associados Sociedade de Advogados SP RL, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2022/01/01 - Atual | Coordenadora editorial / Gestora de projeto sénior | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2010/01/01 - 2022/01/01 | Coordenadora de equipa | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2001/01/01 - 2013/12/31 | Assessora do Diretor Artístico Festival de Sintra | Câmara Municipal de Sintra, Portugal |
Festival de Sintra, Portugal | ||
2001/01/01 - 2013/08/31 | Assessora do Diretor Artístico - Festival de Sintra | Câmara Municipal de Sintra, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2010/01/01 - 2017/06/30 | Coordenadora do Coro Gulbenkian | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2001/01/01 - 2011/12/31 | Coordenação editorial da coleção «Estudos Musicológicos» | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
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2025/01/01 - Atual | Tratados Musicales Ibéricos (TraMusI)
Investigador Pós-doutorado
Universidad de Salamanca, Espanha
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Em curso
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Produções
Publicações
Artigo em conferência |
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Artigo em revista |
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Capítulo de livro |
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Relatório |
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Resumo em conferência |
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Tese / Dissertação |
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Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
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2025/02/13 | Entre a verve poética e o vernáculo. Caetano de Melo de Jesus, tradutor e versificador (Bahia, 1759). Comunicação na Mesa VI do III Congresso Internacional «A Língua Portuguesa em Música: Camões, 500 anos», do Caravelas — Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, do CESEM — FCSH-NOVA | III Congresso Internacional «A Língua Portuguesa em Música: Camões, 500 anos», do Caravelas — Núcleo de Estudos da História
da Música Luso-Brasileira, do CESEM — FCSH-NOVA
CESEM — Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical — FCSH-NOVA (Lisboa, Portugal)
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2023/11/15 | O sistema mensural: a lenta desagregação (e renovação) de um quadro teórico em tratados da Península Ibérica dos séculos XVII e XVIII. | Seminário Permanente do INET-md — Grupo de Investigação em Estudos Históricos e Culturais em Música (GI-EHCM)
INET-md — GI-EHCM — Moderadora: Cristina Fernandes. (Lisboa, Portugal)
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2023/06/06 | «Trata-se duma iniciativa de grande alcance». A atividade musicológica do Serviço de Música da Fundação (1958-75): estratégia e eixos de intervenção. | Conferência «Madalena de Azeredo Perdigão (1923-1989): vamos correr riscos»
Fundação Calouste Gulbenkian. Comissário: Rui Vieira Nery (Lisboa, Portugal)
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2021/10/14 | A «Escuela Musica» de Pablo Nassarre (Saragoza, 1724) e a «Escola de Canto de Orgaõ» de Caetano Melo de Jesus (Bahia, 1759-60). Transferências culturais e circulação de modelos. Comunicação apresentada ao III Congresso MUSAM — SEdeM. Santiago de Compostela, USC. | III Congresso MUSAM «Músicas Ibero-Americanas: Caminhos, Redes e Circuitos» — Sociedade Espanhola de Musicologia (SEdeM)
Universidade de Santiago de Compostela (USC) (Santiago de Compostela, Espanha)
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2019/11/14 | A lição das notas à margem. Camadas temporais, derrogação e evolução de estruturas teóricas nas anotações marginais do manuscrito «Escola de Canto de Orgaõ» (Bahia, 1734-1760). | ENIM 2019 — IX Encontro de Investigação em Música. Promovido por SPIM — Sociedade Portuguesa de Investigação em Música
Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal)
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2018/11/10 | Pitagorismo, afinação justa e os «Tempêros» na teoria musical luso-brasileira (séculos XVII e XVIII): (des)articulações teórico-práticas | ENIM 2018 — VIII Encontro de Investigação em Música. Promovido por SPIM — Sociedade Portuguesa de Investigação em Música
ESMAE — Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo — Porto e IPP — Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
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2018/09/29 | Teorias em contraponto. Relendo os contextos e revendo a categorização de tratados de música de Melo de Jesus (Bahia, 1760), Álvares Pinto (Recife, 1761) e Solano (Lisboa, 1790). Nos 10 Anos do Núcleo Caravelas. Lisboa, FCSH-NOVA | Congresso Internacional nos 10 Anos do Núcleo Caravelas. «Musicologia transatlântica: um momento para reflexão». Lisboa, FCSH-NOVA,
27 a 29 de setembro de 2018.
Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal)
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2017/10/13 | Entre o «senario» de Zarlino e o logaritmo de Sauveur: aplicações (meta)físicas do número na teoria musical dos séculos XVII-XVIII. O caso da «Escola de Canto de Orgaõ» (Baía, 1759). Braga, Campus de Gualtar. | Encontro 3M+1. História da Matemática, da Música e Militar. Universidade do Minho / Fundação da Casa de Mateus. Braga, Campus
de Gualtar, 12 a 14 de outubro 2017.
Universidade do Minho — Campus de Gualtar, Braga / Fundação da Casa de Mateus (Braga, Portugal)
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2016/10/25 | Escolásticos e iluministas na teoria musical luso-brasileira na década de 1760: as mundivisões de Caetano de Melo de Jesus e Luiz Álvares Pinto. O problema de um método analítico-comparativo comum a tratados especulativos e métodos práticos de solfejo. Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. Rio de Janeiro. | VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & II Encontro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical «Música
no Universo Ibero-Afro-Americano: Desafios Interdisciplinares»
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — Programa de Pós-Graduação em Música (Rio de Janeiro, Portugal)
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2016/09/15 | «Nones» versus «pares»: a afinação pitagórica na «Escola de Canto de Orgaõ» (Baía, 1760) e a polémica musical sobre os «Tempêros» das vozes e dos instrumentos. Conferência doutoral da Escola Pedro Hispano. NOVA-FCSH. | Conferência doutoral da Escola Pedro Hispano.
Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal)
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2016/07/07 | Listening to music theory. Experiencing the sound of a theoretical treatise and analyzing it in the context of stylistic changes in the 18th century. | 8th Doctoral Forum «Music Theory & History». INET — FCSH-NOVA
Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal)
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2015/07/10 | Receção teórica e polémicas transatlânticas: os contactos/contágios entre Caetano de Melo de Jesus e João Vaz Barradas Muito Pão e Morato (Salvador da Baía - Lisboa, 1734-1760). Rio de Janeiro, UFRJ | VI Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & Colóquio Internacional do Instituto Ibero-Americano de Berlim e Universidade
das Artes de Berlim
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — Programa de Pós-Graduação em Música (Rio de Janeiro, Portugal)
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2011/03/10 | «Musica est scientia divina»: escolástica, retórica e apologética nos tratados de teoria musical em finais do Antigo Regime. A «Escola de Canto de Orgaõ» de Caetano de Mello de Jesus (Baía, 1759). Universidade do Minho — Centro de Estudos Humanísticos — Campus de Gualtar, Braga. Coordenação: Maria do Rosário Girão Ribeiro Santos e Elisa Maria Maia da Silva Lessa | Colóquio Internacional «Música Discurso Poder»
Universidade do Minho — Centro de Estudos Humanísticos — Campus de Gualtar, Braga (Braga, Portugal)
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2008/05/10 | A «Escola de Canto de Orgaõ» (1759) de Caetano de Melo de Jesus: um aparato teórico singular no contexto da teoria musical luso-brasileira. Colóquio Internacional «As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações». Coordenação: Elizabeth Lucas e Rui Vieira Nery. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. | Colóquio Internacional «As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações».
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
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2006/08/10 | A «Escola de Canto de Orgaõ» do Padre Caetano de Melo de Jesus (Salvador da Baía, 1759-60). Uma súmula da tradição tratadística luso-brasileira do Antigo Regime. XVI Congresso Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM). Brasília. | XVI Congresso Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ANPPOM — Brasil (Brasília, Brasil)
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