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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mariana Isabel Gonçalves Pereira Martins Portas de Freitas

Nomes de citação

  • Freitas, Mariana Isabel Portas de

Identificadores de autor

Ciência ID
D117-97C3-E84F
ORCID iD
0000-0002-3798-7369

Telefones

Telemóvel
  • 925664869 (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2023/10/01 - 2024/09/05
Concluído
Ciências Musicais - Musicologia Histórica (Doutoramento)
Especialização em História da Música - Teoria Musical
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Modelos e singularidades na teoria musical luso-brasileira do Antigo Regime. A «Escola de Canto de Órgão» de Caetano de Melo de Jesus (Salvador da Bahia, 1759-60)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Classificação máxima
2014/09/01 - 2016/03/31
Concluído
Ciências Musicais (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2001/09/01 - 2003/12/18
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1997/09/01 - 1999/07/31
Concluído
Curso de Alemão - Grundstuffe (Outros)
Goethe Institut, Portugal
1986/09/15 - 1992/03/15
Concluído
Direito (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
14
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/01/16 - 2010/01/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1994/10/01 - 1995/12/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Musicoteca - Edições de Música, Lda., Portugal
1992/01/01 - 1994/04/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Morais Leitao Galvao Teles Soares da Silva & Associados Sociedade de Advogados SP RL, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01/01 - Atual Coordenadora editorial / Gestora de projeto sénior Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2010/01/01 - 2022/01/01 Coordenadora de equipa Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2001/01/01 - 2013/12/31 Assessora do Diretor Artístico Festival de Sintra Câmara Municipal de Sintra, Portugal
Festival de Sintra, Portugal
2001/01/01 - 2013/08/31 Assessora do Diretor Artístico - Festival de Sintra Câmara Municipal de Sintra, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/01/01 - 2017/06/30 Coordenadora do Coro Gulbenkian Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2001/01/01 - 2011/12/31 Coordenação editorial da coleção «Estudos Musicológicos» Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2025/01/01 - Atual Tratados Musicales Ibéricos (TraMusI)
Investigador Pós-doutorado
Universidad de Salamanca, Espanha
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Freitas, Mariana Portas de. "Teorias em contraponto. Relendo os contextos e revendo a categorização de tratados de música de Melo de Jesus (Bahia, 1760), Álvares Pinto (Recife, 1761) e Solano (Lisboa, 1790)". Trabalho apresentado em Congresso Internacional nos 10 Anos do Núcleo Caravelas. «Musicologia transatlântica: um momento para reflexão». Lisboa, FCSH-NOVA, 27 a 29 de setembro de 2018., Lisboa, 2018.
    Publicado
  2. Freitas, Mariana Portas de. "Entre o senario de Zarlino e o logaritmo de Sauveur: aplicações (meta)físicas do número na teoria musical dos séculos XVII-XVIII. O caso da Escola de Canto de Orgaõ (Baía, 1759-61)". Trabalho apresentado em Encontro 3M+1. História da Matemática, da Música e Militar. Universidade do Minho / Fundação da Casa de Mateus. Braga, Campus de Gualtar, 12 a 14 de outubro 2017., 2017.
    No prelo
  3. Freitas, Mariana Portas de. "Receção teórica e polémicas transatlânticas: os contactos/contágios entre Caetano de Melo de Jesus e João Vaz Barradas Muito Pão e Morato (Salvador da Baía - Lisboa, 1734-1760)". Trabalho apresentado em VI Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & Colóquio Internacional Instituto Ibero-Americano de Berlim e Universidade das Artes de Berlim, Anais. Rio de Janeiro, UFRJ., Rio de Janeiro, 2015.
    No prelo
Artigo em revista
  1. Freitas, Mariana Portas de. "Dûvida de Gregorio de Sousa e Gouvea : Glossário de termos musicais.". Revista Brasileira de Música. V. 29 nº 1 (jan.-jun. 2016). Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, 2016. (2016): 67-87. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/issue/view/382/showToc.
    Publicado
  2. Freitas, Mariana Portas de. "Instrumentos musicais na Dûvida de Gregorio de Sousa e Gouvea in Escola de Canto de Orgaõ de Caetano de Melo de Jesus". Revista Brasileira de Música. V. 29 nº 1 (jan.-jun. 2016). Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, 2016. (2016): 67-87. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/issue/view/382/showToc.
  3. Freitas, Mariana Portas de. "Polémicas musicais entre «Practicos» e letrados: a dúvida entre Caetano de Melo de Jesus e Gregorio de Sousa e Gouveia (Vila da Cachoeira - Salvador da Baía, 1760)". Revista Brasileira de Música. V. 29 nº 1 (jan.-jun. 2016). Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, 2016. 29 1 (2016): 17-65. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/issue/view/382/showToc.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Freitas, Mariana Portas de. "Entre o hexacorde de Guido e o solfejo "francês": a Escola de Canto de Orgaõ de Caetano de Melo de Jesus (1759) – Primeira recepção da teoria do heptacorde num tratado teórico-musical em língua portuguesa". Revista Brasileira de Música. Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, Outubro de 2010. (2010): 45-71. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/article/view/29286.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Freitas, Mariana Isabel Portas de. "Entre o senario de Zarlino e o logaritmo de Sauveur: aplicações (meta)físicas do número na teoria musical dos séculos XVII e XVIII. O caso da Escola de Canto de Órgão (Bahia, 1759-60)". In Estudos de História da Matemática, da Música e Militar, editado por Forjaz, Maria Antónia, 171-189. Braga, Portugal: U. Minho, 2024.
    Publicado
  2. Freitas, Mariana Portas de. "A Escuela Musica de Pablo Nassarre (Saragoza, 1724) e a Escola de Canto de Orgaõ de Caetano Melo de Jesus (Bahia, 1759-60). Transferências culturais e circulação de modelos". In Músicas Ibero-Americanas: Caminhos, Redes e Circuitos (título provisório). III Congresso MUSAM Soc. Espanhola Musicología. Santiago de Compostela, Espanha: a confirmar, 2022.
    Submetido
  3. Freitas, Mariana Portas de. "António Fernandes: um músico prático erudito". In Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa. Primeiros tratados de música, 33-45. Lisboa, Portugal: Círculo de Leitores, 2019.
    Publicado
  4. Pereira, Andrea Ruzzi; Parreira, Mariana Melo; Marques, Larissa Nascimento. "Pedro Talésio: um tratado-repertório de cantochão como testemunho da receção da teoria musical europeia". In Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa. Primeiros tratados de música, 24-32. Lisboa, Portugal: Círculo de Leitores, 2019.
    Publicado • 10.22533/at.ed.0301913063
  5. Freitas, Mariana Portas de. "A Escola de Canto de Orgaõ (1759) de Caetano de Melo de Jesus: um aparato teórico singular no contexto da teoria musical luso-brasileira". In LUCAS, Elizabeth e NERY, Rui Vieira (orgs.), As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian / Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2012.
    Publicado
  6. Freitas, Mariana Portas de. "«Musica est scientia divina»: escolástica, retórica e apologética nos tratados de teoria musical em finais do Antigo Regime. A Escola de Canto de Orgaõ de Caetano de Mello de Jesus (Baía, 1759)". In SANTOS, Maria do Rosário Girão Ribeiro e LESSA, Elisa Maria Maia da Silva (coord.), Música Discurso Poder., 83-103. Braga, Portugal: Humus, 2012.
    Publicado
Relatório
  1. Freitas, Mariana Portas de. 2018. Modelos e singularidades na teoria musical luso-brasileira do Antigo Regime. A Escola de Canto de Orgaõ de Caetano Melo de Jesus (Salvador da Baía, 1759-60). Relatório de Progresso da Tese de Doutoramento em Ciências Musicais Históricas. Orientação: Professor Doutor Rui Vieira Nery. FCSH-NOVA, Departamento de Ciências Musicais, 31 de março de 2018..
Resumo em conferência
  1. Freitas, Mariana Portas de. "A Escuela Musica de Pablo Nassarre (Saragoza, 1724) e a Escola de Canto de Orgaõ de Caetano Melo de Jesus (Bahia, 1759-60). Transferências culturais e circulação de modelos". Trabalho apresentado em Músicas Ibero-Americanas: Caminhos, Redes e Circuitos III Congresso MUSAM da Sociedade Espanhola de Musicologia – 14 a 16 de outubro de 2021. Santiago de Compostela, USC, Santiago de Compostela, 2021.
    Publicado
  2. Freitas, Mariana Portas de. "A lição das notas à margem. Camadas temporais, derrogação e evolução de estruturas teóricas nas anotações marginais do manuscrito Escola de Canto de Orgaõ (Bahia, 1734-1760)". Trabalho apresentado em ENIM 2019 – IX Encontro de Investigação em Música. Lisboa, FCSH da Universidade Nova de Lisboa / SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, 13-15 de novembro de 2019, Lisboa, 2019.
    Publicado
  3. Freitas, Mariana Portas de. "Pitagorismo, afinação justa e os “Tempêros” na teoria musical luso-brasileira (séculos XVII e XVIII): (des)articulações teórico-práticas". Trabalho apresentado em ENIM 2018 – Encontro de Investigação em Música. Porto, Escola Superior de Educação do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, 8 a 10 de Novembro de 2018, Porto, 2018.
    Publicado
  4. Freitas, Mariana Portas de. "A “Escola de Canto de Orgaõ” do P. Caetano de Melo de Jesus (Salvador da Baía, 1759-60). Uma súmula da tradição tratadística luso-brasileira do Antigo Regime". Trabalho apresentado em Congresso da ANPPOM, realizado em Brasília, Agosto 2006., Rio de Janeiro, 2006.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Modelos e singularidades na teoria musical luso-brasileira do Antigo Regime. A «Escola de Canto de Órgão» de Caetano de Melo de Jesus (Salvador da Bahia, 1759-60)". 2024. http://hdl.handle.net/10362/173789.
    10.13140/RG.2.2.10883.72485
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/02/13 Entre a verve poética e o vernáculo. Caetano de Melo de Jesus, tradutor e versificador (Bahia, 1759). Comunicação na Mesa VI do III Congresso Internacional «A Língua Portuguesa em Música: Camões, 500 anos», do Caravelas — Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, do CESEM — FCSH-NOVA III Congresso Internacional «A Língua Portuguesa em Música: Camões, 500 anos», do Caravelas — Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, do CESEM — FCSH-NOVA
CESEM — Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical — FCSH-NOVA (Lisboa, Portugal)
2023/11/15 O sistema mensural: a lenta desagregação (e renovação) de um quadro teórico em tratados da Península Ibérica dos séculos XVII e XVIII. Seminário Permanente do INET-md — Grupo de Investigação em Estudos Históricos e Culturais em Música (GI-EHCM)
INET-md — GI-EHCM — Moderadora: Cristina Fernandes. (Lisboa, Portugal)
2023/06/06 «Trata-se duma iniciativa de grande alcance». A atividade musicológica do Serviço de Música da Fundação (1958-75): estratégia e eixos de intervenção. Conferência «Madalena de Azeredo Perdigão (1923-1989): vamos correr riscos»
Fundação Calouste Gulbenkian. Comissário: Rui Vieira Nery (Lisboa, Portugal)
2021/10/14 A «Escuela Musica» de Pablo Nassarre (Saragoza, 1724) e a «Escola de Canto de Orgaõ» de Caetano Melo de Jesus (Bahia, 1759-60). Transferências culturais e circulação de modelos. Comunicação apresentada ao III Congresso MUSAM — SEdeM. Santiago de Compostela, USC. III Congresso MUSAM «Músicas Ibero-Americanas: Caminhos, Redes e Circuitos» — Sociedade Espanhola de Musicologia (SEdeM)
Universidade de Santiago de Compostela (USC) (Santiago de Compostela, Espanha)
2019/11/14 A lição das notas à margem. Camadas temporais, derrogação e evolução de estruturas teóricas nas anotações marginais do manuscrito «Escola de Canto de Orgaõ» (Bahia, 1734-1760). ENIM 2019 — IX Encontro de Investigação em Música. Promovido por SPIM — Sociedade Portuguesa de Investigação em Música
Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal)
2018/11/10 Pitagorismo, afinação justa e os «Tempêros» na teoria musical luso-brasileira (séculos XVII e XVIII): (des)articulações teórico-práticas ENIM 2018 — VIII Encontro de Investigação em Música. Promovido por SPIM — Sociedade Portuguesa de Investigação em Música
ESMAE — Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo — Porto e IPP — Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2018/09/29 Teorias em contraponto. Relendo os contextos e revendo a categorização de tratados de música de Melo de Jesus (Bahia, 1760), Álvares Pinto (Recife, 1761) e Solano (Lisboa, 1790). Nos 10 Anos do Núcleo Caravelas. Lisboa, FCSH-NOVA Congresso Internacional nos 10 Anos do Núcleo Caravelas. «Musicologia transatlântica: um momento para reflexão». Lisboa, FCSH-NOVA, 27 a 29 de setembro de 2018.
Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal)
2017/10/13 Entre o «senario» de Zarlino e o logaritmo de Sauveur: aplicações (meta)físicas do número na teoria musical dos séculos XVII-XVIII. O caso da «Escola de Canto de Orgaõ» (Baía, 1759). Braga, Campus de Gualtar. Encontro 3M+1. História da Matemática, da Música e Militar. Universidade do Minho / Fundação da Casa de Mateus. Braga, Campus de Gualtar, 12 a 14 de outubro 2017.
Universidade do Minho — Campus de Gualtar, Braga / Fundação da Casa de Mateus (Braga, Portugal)
2016/10/25 Escolásticos e iluministas na teoria musical luso-brasileira na década de 1760: as mundivisões de Caetano de Melo de Jesus e Luiz Álvares Pinto. O problema de um método analítico-comparativo comum a tratados especulativos e métodos práticos de solfejo. Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. Rio de Janeiro. VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & II Encontro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical «Música no Universo Ibero-Afro-Americano: Desafios Interdisciplinares»
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — Programa de Pós-Graduação em Música (Rio de Janeiro, Portugal)
2016/09/15 «Nones» versus «pares»: a afinação pitagórica na «Escola de Canto de Orgaõ» (Baía, 1760) e a polémica musical sobre os «Tempêros» das vozes e dos instrumentos. Conferência doutoral da Escola Pedro Hispano. NOVA-FCSH. Conferência doutoral da Escola Pedro Hispano.
Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal)
2016/07/07 Listening to music theory. Experiencing the sound of a theoretical treatise and analyzing it in the context of stylistic changes in the 18th century. 8th Doctoral Forum «Music Theory & History». INET — FCSH-NOVA
Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal)
2015/07/10 Receção teórica e polémicas transatlânticas: os contactos/contágios entre Caetano de Melo de Jesus e João Vaz Barradas Muito Pão e Morato (Salvador da Baía - Lisboa, 1734-1760). Rio de Janeiro, UFRJ VI Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & Colóquio Internacional do Instituto Ibero-Americano de Berlim e Universidade das Artes de Berlim
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — Programa de Pós-Graduação em Música (Rio de Janeiro, Portugal)
2011/03/10 «Musica est scientia divina»: escolástica, retórica e apologética nos tratados de teoria musical em finais do Antigo Regime. A «Escola de Canto de Orgaõ» de Caetano de Mello de Jesus (Baía, 1759). Universidade do Minho — Centro de Estudos Humanísticos — Campus de Gualtar, Braga. Coordenação: Maria do Rosário Girão Ribeiro Santos e Elisa Maria Maia da Silva Lessa Colóquio Internacional «Música Discurso Poder»
Universidade do Minho — Centro de Estudos Humanísticos — Campus de Gualtar, Braga (Braga, Portugal)
2008/05/10 A «Escola de Canto de Orgaõ» (1759) de Caetano de Melo de Jesus: um aparato teórico singular no contexto da teoria musical luso-brasileira. Colóquio Internacional «As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações». Coordenação: Elizabeth Lucas e Rui Vieira Nery. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Colóquio Internacional «As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações».
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2006/08/10 A «Escola de Canto de Orgaõ» do Padre Caetano de Melo de Jesus (Salvador da Baía, 1759-60). Uma súmula da tradição tratadística luso-brasileira do Antigo Regime. XVI Congresso Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM). Brasília. XVI Congresso Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ANPPOM — Brasil (Brasília, Brasil)