???global.info.a_carregar???
José Gabriel de Oliveira Andrade Júnior. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Ciências da Comunicação em 2015 pelo(a) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Mestrado em Ciências da Comunicação em 2009 pelo(a) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas e Licenciatura em Ciências da Comunicação - Habilitação em Jornalismo em 2004 pelo(a) Universidade Católica de Santos. É Coordenador Erasmus - Departamento de Ciências da Comunicação no(a) Universidade do Minho, Comissão Diretiva da Casa do Conhecimento no(a) Universidade do Minho, Investigador no(a) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Investigador no(a) Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Investigador visitante no(a) Universidade Católica de Santos, Professor Visitante no(a) Universidad de Montevideo, Investigador no(a) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Investigador no(a) Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório no(a) Universidade do Minho - Casa do Conhecimento e Professor Associado no(a) Universidade do Minho. Publicou 25 artigos em revistas especializadas. Possui 52 capítulo(s) de livros e 4 livro(s). Orientou 7 tese(s) de doutoramento. Orientou 40 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Recebeu 7 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s), Bolseiro de Mestrado em 1 projeto(s), Co-Investigador Responsável (Co-IR) em 1 projeto(s), Investigador em 7 projeto(s) e Investigador responsável em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Marca; Brand; Brands; Facebook; Marketing; Branding; Comunicação; Communication; Responsabilidade social; Brand awareness; Banner blindness; Digital marketing; Social media; Native advertising; Comunicação digital; Transmídia; Comunicação organizacional; Organizational communication; Portugal; New media; "Comunicação organizacional" ; "Comunicação digital" ; "Púbicos e Audiências"; Phygital; Cultural heritage; Digital media; Augmented reality; AR apps; Figital; Patrimonio cultural; Medios digitales; Realidad aumentada; Aplicaciones de RA; augmented reality (AR); Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Social Sciences; Instagram; COVID-19; Ciências Sociais::Ciências da Comunicação; U-type steel clamp; electrolyte solutions; corrosion.; Abrazadera de acero tipo U; soluciones electrolíticas; corrosión.; grampo de aço tipo “U”; soluções eletrolíticas; corrosão.; Interação social; Universidade; Website; Social interaction; Universities; Parcerias para a implementação dos objetivos; Jornalismo; Entretenimento; Rede; Convergência; Meios de Comunicação; Journalism; Entertainment; Network; Convergence; Transmedia; Media; Mídias sociais; Crise; Estratégia; Campanhas; SARS-CoV-2; Coronavirus; Universidade do Minho; Crisis; Crisis communication; Crisis management; Public security police; Dialogue policing; Police legitimacy; Paz, justiça e instituições eficazes; Educação de qualidade; Multimodalidade; WhatsApp; Stickers; Linguagem multimodal; Corpo multimodal; Multimodality; Multimodal language; Multimodal body; Marketing Digital; Relações Públicas; comunicação organizacional; comunicação estratégica; responsabilidade social empresarial; economia social; parcerias interorganizacionais; Inbound Marketing; Canais de Atração, Marketing de Conteúdo; Media relations; Retorno de investimento; Avaliação; Social brand; Empresas; Mídia sociais; Instituições; Universidades portuguesas; University; Pandemic; Religious education; Catholicism; Telejornalismo transmedia; Narrativa jornalística transmediática; Informação transmedia; Tran
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Gabriel de Oliveira Andrade Júnior

Nomes de citação

  • Andrade, José Gabriel

Identificadores de autor

Ciência ID
D415-EF0E-1DA7
ORCID iD
0000-0002-9778-5865

Endereços de correio eletrónico

  • jgandrade@ics.uminho.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto de Ciências Sociais - Campus de Gualtar, 4710 - 057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Doutoramento em Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
"A Língua Portuguesa Global. Uma investigação interpretativista sobre comunicação e mobilidade no panorama mediático luso-brasileiro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
"Magna cum Laude"
2006 - 2009
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Comunicação, Organização e Novas Tecnologias
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
"A Sociedade da Informação e as Organizações em Momentos de Crise" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2004
Concluído
Ciências da Comunicação - Habilitação em Jornalismo (Licenciatura)
Universidade Católica de Santos, Brasil
"Comunicação: A Resposta para as Crises Empresariais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2017 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Portugal
2016 - Atual Investigador visitante (Investigação) Universidade Católica de Santos, Brasil
2016 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
2015 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2010 - 2015 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2012 - 2013 Estagiário de Investigação (Investigação) King's College London Brazil Institute, Reino Unido

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/10/03 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal
2019 - Atual Professor Visitante (Docente Universitário) Universidad de Montevideo, Uruguai
2019/02/01 - 2024/10/02 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2017/09/01 - 2019/01/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
2013 - 2015 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2013 - 2015 Assistente (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2010/09/01 - 2013/08/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/05 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Universidade do Minho - Casa do Conhecimento, Portugal
Universidade do Minho - Casa do Conhecimento, Portugal
2020/01/21 - Atual Comissão Diretiva da Casa do Conhecimento Universidade do Minho, Portugal
2019/09/01 - Atual Coordenador Erasmus - Departamento de Ciências da Comunicação Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2017 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2016 - 2019 Coordenador do Mestrado de Comunicação Digital Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2016 - 2019 Coordenador do Gabinete de Relações Públicas e Comunicação Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2016 - 2019 Coordenador da Rádio FF Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2016 - 2017 Conselho geral ou orgão correspondente Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2016 - 2017 Conselho geral ou orgão correspondente Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2016 Coordenador de Estágios (1º Ciclo) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010 - 2015 O Espaço Global da Língua Portuguesa. Uma investigação interpretativista sobre comunicação e mobilidade no panorama mediático luso-brasileiro
SFRH / BD / 64767 / 2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2009 A Sociedade da Informação e as Organizações em Momentos de Crise
E06M103724BR
Bolseiro de Mestrado
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
EuropeAid
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/05 - Atual Emprende Makers: De Makers a Emprendedores
Investigador responsável
Universidade do Minho - Casa do Conhecimento, Portugal
European Regional Development Fund
Em curso
2020 - Atual E-CIVITAS - Expansão inter-regional da Rede Casas do Conhecimento
POCI-05-5762-FSE-000170
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Em curso
2024/02 - 2024/12 VACOMART - VAcina contra o idadismo a través da COMunicación e da ARTe
Vicerreitoría de Investigación, Transferencia e Innovación
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Minho, Portugal

Universidad de Vigo - Campus de Pontevedra, Espanha
2020 - 2024 "CA19142 - Leading Platform for European Citizens, Industries, Academia and Policymakers in Media Accessibility"
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
2019/03/03 - 2023/03/03 "CA18128 - Saving European Archaeology from the Digital Dark Age"
Investigador
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
2021/06/01 - 2022/04/30 InclusU: The European University for Inclusiveness
Investigador responsável
Universidade do Minho - Casa do Conhecimento, Portugal
Europa-Universität Viadrina Abteilung Öffentliches Recht
Em curso
2020/01/01 - 2021/06/30 Estudo de Públicos no Centenário do Teatro Nacional S. João
00000000
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Ministério da Cultura
Em curso
2016/04/08 - 2020/04/07 " CA15137 - European Network for Research Evaluation in the Social Sciences and the Humanities (ENRESSH)"
Investigador
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos
UID/FIL/00683/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos de Comunicação e Cultura
UID/ELT/00126/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017 - 2019 Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: relações Brasil, Moçambique e Portugal
0000000000000000000
Investigador
Universidade Católica de Santos, Brasil

Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2015 - 2018 "Festa religiosa em dois contextos: Brasil e Portugal"
0000000000000000000
Investigador
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal

Universidade Católica de Santos, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2010/02/01 - 2014/01/31 A SOCIEDADE LUSÓFONA GLOBAL: OS MEDIA, AS MIGRAÇÕES E AS RELAÇÕES CULTURAIS
SFRH/BD/64767/2009
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 126 - 2011-2012
PEst-OE/ELT/UI0126/2011
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017 - 2017 LIPSION / Literacia Informática Parental e Segurança Infantil Online - [In]forming Parents: adult web literacy and youth safety online
SAICT /2017
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Desativado
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Faria, Eduardo; Andrade, José Gabriel. "Infoentretenimento e o "não-acontecimento" jornalístico em debate: pesquisa exploratória com estudantes de jornalismo da Universidade do Minho". 2023.
  2. Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José Gabriel. "Interacionismo simbólico: análises de casos sobre o corpo multimodal em stickers do Whatsapp". 2021.
  3. Neto, Tiago; Andrade, José Gabriel; Dias, Patrícia; Martins, Isabel. "Views on the pandemic: rereading the experience of the religious education of children and young people". 2021.
  4. Neto, Tiago; Andrade, José Gabriel; Dias, Patrícia; Martins, Isabel. "Views on the pandemic: rereading the experience of the religious education of children and young people". 2021.
  5. Patrícia Dias; Pessôa, Clarisse Alves Monteiro; Andrade, José Gabriel. "Brand communication on Instagram during the COVID-19 pandemic: perceptions of users and brands". 2020.
  6. Mesquita, Kamila; Ruão, Teresa; Andrade, José Gabriel. "Transformações da comunicação organizacional: novas práticas e desafios nas mídias sociais". 2020.
  7. Mesquita, Kamila; Ruão, Teresa; Andrade, José Gabriel. "Comunicação e construção de relacionamento nas mídias sociais em tempos de pandemia da COVID-19: uma análise da Universidade do Minho no Instagram". 2020.
  8. Patrícia Dias; Pessôa, Clarisse Alves Monteiro; Andrade, José Gabriel. "Brand communication on Instagram during the COVID-19 pandemic: perceptions of users and brands". 2020.
  9. Mesquita, Kamila; Ruão, Teresa; Andrade, José Gabriel. "Transformações da Comunicação Organizacional no contexto digital: novas práticas e desafios nas mídias sociais". Trabalho apresentado em VII Jornadas Doutorais em Comunicação & Estudos Culturais, Braga, 2019.
    Publicado
  10. Panyik, Emese; Antunes da Cunha, Manuel; Andrade, José Gabriel. "The potential of popular music videos in destination image formation.". Trabalho apresentado em 7th Advances in Tourism Marketing (ATMC) Conference, Casablanca, 2017.
  11. Andrade, José Gabriel. "Media em português: Lusofonia ou Língua Portuguesa". Trabalho apresentado em 1.o Congresso da Associação Internacional das Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015.
Artigo em revista
  1. Sixto-García, José; Melo, Ana Duarte; Andrade, José Gabriel. "The relationship between the most consumed digital media in Portugal and audience participation mechanisms". (2024): https://hdl.handle.net/1822/93357.
    10.3389/fcomm.2024.1466140
  2. Faria, Eduardo; Andrade, José Gabriel. "Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação". (2023): https://hdl.handle.net/1822/83476.
    10.21814/1822.83476
  3. Faria, Eduardo; Andrade, José Gabriel. "Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação". (2023): https://hdl.handle.net/1822/83476.
    10.21814/1822.83476
  4. Faria, Eduardo; Andrade, José Gabriel. "Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação". (2023): https://hdl.handle.net/1822/83476.
    10.21814/1822.83476
  5. Melo,Sandro Victor Alves; Freire,Gabriel Lucas Morais; Quinaud,Ricardo Teixeira; Amaro,Guilherme Futoshi Nakashima; do Nascimento Junior,José Roberto Andrade; Fiorese,Lenamar. "Does the satisfaction of psychological needs predict the development of life skills in dual-career athletes?". (2023): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2023000100049.
  6. Martinho, Nuno Lucena; Andrade, José Gabriel; Vianna, Elaine. "Análise da concorrência para a criação de marcas: uma proposta de diálogo entre marketing, comunicação e registo". (2022): https://hdl.handle.net/1822/78660.
    10.34629/cpublica.318
  7. Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José Gabriel. "Engajamento multimodal em stickers do WhatsApp: análise verbo-visual para compreensão do contexto". (2022): https://hdl.handle.net/1822/81694.
    10.34624/jdmi.v5i13.28855
  8. Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José Gabriel. "Engajamento multimodal em stickers do WhatsApp: análise verbo-visual para compreensão do contexto". (2022): https://hdl.handle.net/1822/81694.
    10.34624/jdmi.v5i13.28855
  9. Faria,Eduardo; Alves,Andreza; Andrade,José Gabriel. "Engajamento multimodal em stickers do WhatsApp: análise verbo-visual para compreensão do contexto". (2022): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-31202022000200073.
  10. Faria, Eduardo; Andrade, José Gabriel. "Influência transmediática na cobertura televisiva da covid-19 no Brasil: estudo de caso para ampliação do debate". (2021): http://hdl.handle.net/1822/75221.
  11. Andrade, José Gabriel. "Diana Marques – realidade aumentada em exposições de museu. Experiências dos utilizadores". (2021): http://hdl.handle.net/1822/76388.
    10.4000/midas.2867
  12. Faria, Cristiano Eduardo; Andrade, José Gabriel. "Transmedia Influence on Covid-19 Television Coverage in Brazil: A Case Study to Broaden the Debate". (2021): https://doi.org/10.58050/comunicando.v10i2.95.
    https://doi.org/10.58050/comunicando.v10i2.95
  13. Andrade, José Gabriel. "Diana Marques – realidade aumentada em exposições de museu. Experiências dos utilizadores". (2021): https://hdl.handle.net/1822/76388.
    10.4000/midas.2867
  14. Faria, Eduardo; Andrade, José Gabriel. "Influência transmediática na cobertura televisiva da COVID-19 no Brasil: estudo de caso para ampliação do debate". (2021): https://hdl.handle.net/1822/75221.
  15. Andrade, José Gabriel. "Websites e páginas do Facebook das Universidades portuguesas: novas possibilidades de interação social?". Revista Internacional de Relaciones Públicas (2020): https://doi.org/10.5783/RIRP-20-2020-08-135-156.
    10.5783/RIRP-20-2020-08-135-156
  16. José Gabriel Andrade; Patrícia Dias. "A phygital approach to cultural heritage: augmented reality at Regaleira". Virtual Archaeology Review 11 22 (2020): 15-15. https://doi.org/10.4995%2Fvar.2020.11663.
    Publicado • 10.4995/var.2020.11663
  17. Andrade, José Gabriel; Dias, Patrícia. "A phygital approach to cultural heritage: augmented reality at Regaleira". (2020): http://hdl.handle.net/1822/63527.
    10.4995/var.2020.11663
  18. Cotta, Jussara Aparecida de Oliveira; Gomes, Bruno Motta; Andrade, Felipe Leone de Souza; Figueireido, Gabriel Cooper Neves; de Souza, Geicilaine Krisdele Ferreira; Linhares, Ícaro Liberto; Gomes, Jordana Duarte; et al. "Kinetic and electrochemistry teaching-learning using experimental activities: case study in higher education". (2020): http://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/1970.
  19. Mesquita, Kamila; Ruão, Teresa; Andrade, José Gabriel. "Websites e páginas do Facebook das Universidades portuguesas: novas possibilidades de interação social?". (2020): http://hdl.handle.net/1822/68735.
    10.5783/RIRP-20-2020-08-135-156
  20. Andrade, José Gabriel; Dias, Patrícia. "A phygital approach to cultural heritage: augmented reality at Regaleira". (2020): http://hdl.handle.net/1822/63527.
    10.4995/var.2020.11663
  21. Andrade, José Gabriel. "Do jornalismo ao entretenimento que futuro: o debate de uma proposta teórico-prática". (2020): http://hdl.handle.net/1822/67328.
  22. Mesquita, Kamila; Ruão, Teresa; Andrade, José Gabriel. "Pandemia da COVID-19, comunicação e relacionamento: uma análise das mídias sociais da Universidade do Minho". (2020): http://hdl.handle.net/1822/68779.
  23. Ivone Ferreira; José Gabriel Andrade. "Quando o desconhecimento gera descontentamento: o caso do Fundo Monetário Internacional". Organicom 14 26 (2017): 334-334. https://doi.org/10.11606%2Fissn.2238-2593.organicom.2017.139378.
    Acesso aberto • Publicado • 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139378
  24. Andrade, José Gabriel. "Portugal no 'Mensalão' – Um estudo de caso sobre o envolvimento da Portugal Telecom na Crise Brasileira de Compra de Votos Parlamentares". Comunicação e Marketing (2015): http://www.iscem.pt/fotos/editor2/JOSE%20GABRIEL%20ANDRADE%20pag54.pdf.
    Publicado
  25. Manuel Dámasio; Patrícia Dias; Andrade, José Gabriel. "The PR Pyramid: Social media and the new role of Public Relations in organizations". Revista Internacional de Relaciones Públicas 2 4 (2012): 11-30.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Popova, Mariia; Fonseca, Manuel José Serra da; Garcia, Jorge Esparteiro; Andrade, José Gabriel. "Fundamentals of a digital marketing plan for a tourism infrastructure in Alentejo". Springer Nature, 2024.
    10.1007/978-3-031-45651-0_7
  2. Andrade, José Gabriel; Sampaio, Adriano; Garcia, Jorge Esparteiro; Fonseca, Manuel José. "The city makes its mark in a review on digital communication and citizenship". Springer Nature, 2024.
    10.1007/978-3-031-45651-0_9
  3. Araújo, Daniel Ladeira de; Garcia, Jorge Esparteiro; Fonseca, Manuel José Serra da; Andrade, José Gabriel. "ESG in advertising narratives: case analysis of Golden Lion Winning Campaigns at Cannes 2022". Springer Nature, 2024.
    10.1007/978-3-031-45651-0_5
  4. Luz, Maria João; Fonseca, Manuel José Serra da; Garcia, Jorge Esparteiro; Andrade, José Gabriel. "The impact of process automation on employee performance". Springer, 2024.
    10.1007/978-3-031-60328-0_8
  5. Andrade, José Gabriel; Sampaio, Adriano; Garcia, Jorge Esparteiro; Cairrão, Álvaro; Fonseca, Manuel José Serra da. "Analyzing São Paulo’s place branding positioning in promotional videos (2017-2019)". Springer, 2024.
    10.1007/978-3-031-60328-0_11
  6. Andrade, José Gabriel. "Institutional brand communication management in pandemic times: the engagement of publics". Routledge, 2023.
    10.4324/9781003382331-3
  7. Dias, Patrícia; Andrade, José Gabriel. "Youth, faith and future: a portrait of how Portuguese envisions the future in the light of World Youth Day 2023". Edizioni Santa Croce, 2023.
  8. Andrade, José Gabriel. "A comunicação organizacional estratégica: uma reflexão aplicada ao transmédia". Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2023.
  9. Duarte, Alexandre; Dias, Patrícia; Ruão, Teresa; Andrade, José Gabriel. "Workplace communication in hybrid environments". IGI Global, 2023.
    10.4018/978-1-6684-7353-5
  10. Andrade, José Gabriel. "Institutional brand communication management in pandemic times: the engagement of publics". Routledge, 2023.
    10.4324/9781003382331-3
  11. Dias, Patrícia; Andrade, José Gabriel. "From engagement to activism: what publics are demanding of organisations". Livros Labcom, 2023.
    10.25768/654-941-1
  12. Andrade, José Gabriel; Ruão, Teresa. "The imperative of digital communication in contemporary organisations". IGI Global, 2022.
  13. Sampaio, Adriano de Oliveira; Andrade, José Gabriel. "Place branding, digital communication, and citizenship". IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-7998-9790-3.ch011
  14. José Gabriel Andrade; Patrícia Dias. "Brand Communication on Instagram During the COVID-19 Pandemic: The Portuguese Context". 2022.
    10.1007/978-3-031-04829-6_54
  15. Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José Gabriel. "Interacionismo simbólico: análises de casos sobre o corpo multimodal em stickers do Whatsapp". Editora e-Publicar, 2022.
  16. Andrade, José Gabriel; Ferreira, Nuno Jorge de Lima. "Communication crisis management of the public security policy: the social media landscape of the police in portugal". IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-6684-7145-6.ch009
  17. Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José Gabriel. "Representatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro reportagem “Não. Ele não está”". Atena Editora, 2022.
    10.22533/at.ed.05022120710
  18. Andrade, José Gabriel. "Nossa Senhora da Nazaré: comunicação entre povos e culturas pelos media sociais". Universidade Católica Portuguesa, 2022.
  19. Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José Gabriel. "Representatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro reportagem “Não. Ele não está”". Atena Editora, 2022.
    10.22533/at.ed.05022120710
  20. Andrade, José Gabriel. "Nossa Senhora da Nazaré: comunicação entre povos e culturas pelos media sociais". Universidade Católica Portuguesa, 2022.
  21. Andrade, José Gabriel; Ruão, Teresa. "The imperative of digital communication in contemporary organisations". IGI Global, 2022.
  22. Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José Gabriel. "Interacionismo simbólico: análises de casos sobre o corpo multimodal em stickers do Whatsapp". Editora e-Publicar, 2022.
  23. Sampaio, Adriano de Oliveira; Andrade, José Gabriel. "Place branding, digital communication, and citizenship". IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-7998-9790-3.ch011
  24. Andrade, José Gabriel; Ferreira, Nuno Jorge de Lima. "Communication crisis management of the public security policy: the social media landscape of the police in portugal". IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-6684-7145-6.ch009
  25. Andrade, José Gabriel; Dias, Patrícia. "Crianças no mundo digital: a dinâmica de uma língua Portuguesa viva". Universidade Católica Editora, 2022.
  26. Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José Gabriel. "Interacionismo simbólico: análises de casos sobre o corpo multimodal em stickers do Whatsapp". e-Publicar, 2022.
  27. José Gabriel Andrade; Nuno Jorge de Lima Ferreira. "Communication Crisis Management of the Public Security Policy". In The Social Media Landscape of the Police in Portugal. 2021.
    10.4018/978-1-7998-6705-0.ch009
  28. Andrade, José Gabriel; Ferreira, Nuno Jorge de Lima. "Communication crisis management of the public security policy: the social media landscape of the police in Portugal". IGI Global, 2021.
    10.4018/978-1-7998-6705-0.ch009
  29. Dias, Patrícia; Andrade, José Gabriel. "Ser uma social brand: a importância de uma atividade empresarial socialmente responsável e sustentável". Universidade Católica Editora, 2021.
  30. Mesquita, Kamila; Ruão, Teresa; Andrade, José Gabriel. "Do monólogo ao diálogo nas mídias sociais: reflexões a partir das páginas do Facebook das universidades portuguesas". Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA), 2021.
  31. José Gabriel Andrade. "Conveyed Religion: A Strategic Communication Proposal for Religious Institutions". 2021.
    10.21814/uminho.ed.46.17
  32. Benalva Vitorio; Jose´ Gabriel Andrade. "Festa Religiosa em Dois Contextos – Brasil e Portugal". 2021.
    10.21814/uminho.ed.48.14
  33. Andrade, José Gabriel. "Cenários para criação intercultural: o papel da comunicação na Carta Cultural Ibero-Americana". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2021.
  34. Dias, Patrícia; Andrade, José Gabriel. "Ser uma social brand: a importância de uma atividade empresarial socialmente responsável e sustentável". Universidade Católica Editora, 2021.
  35. Andrade, José Gabriel. "Conveyed religion: a strategic communication proposal for religious institutions". UMinho Editora. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2021.
    10.21814/uminho.ed.46.17
  36. Andrade, José Gabriel. "Cenários para criação intercultural: o papel da comunicação na Carta Cultural Ibero-Americana". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2021.
  37. Mesquita, Kamila; Ruão, Teresa; Andrade, José Gabriel. "Do monólogo ao diálogo nas mídias sociais: reflexões a partir das páginas do Facebook das universidades portuguesas". Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA), 2021.
  38. Andrade, José Gabriel; Ferreira, Nuno Jorge de Lima. "Communication crisis management of the public security policy: the social media landscape of the police in Portugal". IGI Global, 2021.
    10.4018/978-1-7998-6705-0.ch009
  39. José Gabriel Andrade; Teresa Ruão; Madalena Oliveira. "Os bastidores da comunicação de risco: a UMinho em tempos de pandemia". 127-157. {UMinho, 2020.
    10.21814/uminho.ed.24.6
  40. Andrade, José Gabriel. "Crises, tecnologias e média sociais: uma reflexão sobre os novos períodos de turbulência". UMinho Editora, 2020.
  41. Andrade, José Gabriel; Ruão, Teresa; Oliveira, Madalena. "Os bastidores da comunicação de risco: a UMinho em tempos de pandemia". UMinho Editora, 2020.
    10.21814/uminho.ed.24.6
  42. Nunes, Patrícia Sampaio; Andrade, José Gabriel. "Publicidade nativa como prevenção do banner blindness". Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia, 2020.
    10.17990/Axi/2020_9789726973287_219
  43. Dias, Patrícia; Botelho, Inês; Andrade, José Gabriel. "O caso da Regaleira 4.0 - proporcionar experiências alternativas do património cultural". Edições Sílabo, 2020.
  44. Andrade, José Gabriel. "Relações Públicas e Mídia Sociais: Os desafios da gestão com os públicos". In Interaçao organizacional na sociedade em rede. Os novos caminhos da comunicaçao na gestao das relaçoes com os públicos. La Laguna (Tenerife): Latina, 2018.
    Publicado
  45. Andrade, José Gabriel. "Brazil and The Emergence of a Digital Lusosphere". Estados Unidos, 2018.
  46. Dias, Patrícia; Andrade, José Gabriel. "O Papel dos Social Media nas Crises Reputacionais". In A Comunicação Organizacional e os Desafios Tecnológicos, editado por Ruão, Teresa. Universidade Autonoma de Lisboa, 2018.
  47. Dias, Patrícia; Andrade, José Gabriel. "Uma Abordagem Phygital ao Património Cultural: Realidade aumentada na Regaleira". In Património Cultural e Transformação Digital,, editado por Ilharco, F.; Hanenberg, P.; Santos Lopes, M.. 2018.
  48. Andrade, José Gabriel. "The Portuguese Language in a Globalized World". In Brazil and The Emergence of a Digital Lusosphere, 19-39. Estados Unidos: Routledge, 2017.
  49. Andrade, José Gabriel ; Patrícia Dias. "Movimientos cívicos contra la austeridad en Portugal: La configuración de la agenda en los medios sociales". In Activismo digital y nuevos modos de ciudadanía: Una mirada global, 145-174. InCom-UAB Publicacions, 2016.
    Publicado
  50. Andrade, José Gabriel ; Patrícia Dias. "Desafios das RP na Era dos Media Sociais". In Novos media e novos públicos, 83-108. 2015.
    Publicado
  51. Andrade, José Gabriel. "As organizações e as relações com os media". In Desafios da Globalização: Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Escolar Editora, 2015.
    Publicado
  52. Dias, Patrícia; Andrade, José Gabriel. "A articulação de mass media e social media: explorando os movimentos cívicos em Portugal". In Comunicação Ibero-Americana: Os desafios da globalização. 2014.
Livro
  1. Duarte, Alexandre; Dias, Patrícia; Ruão, Teresa; Andrade, José Gabriel. Perspectives on workplace communication and well-being in hybrid work environments. IGI Global. 2023.
    10.4018/978-1-6684-7353-5
  2. Andrade, José Gabriel; Ruão, Teresa. Navigating digital communication and challenges for organizations. IGI Global. 2022.
    10.4018/978-1-7998-9790-3
  3. José Gabriel Andrade. Língua portuguesa global: Comunicar no panorama mediático luso-brasileiro. {UMinho. 2021.
    10.21814/uminho.ed.29
  4. Andrade, José Gabriel. Língua portuguesa global: comunicar no panorama mediático luso-brasileiro. UMinho Editora. 2021.
    10.21814/uminho.ed.29
Manual
  1. Andrade, José Gabriel. Diretrizes para aplicação dos princípios FAIR à gestão e reutilização de dados. 2020.
    10.5281/ZENODO.3937183
Relatório
  1. Andrade, José Gabriel; Mendes, Diana Inês de Castro. 2023. Report All Digital Weeks: Casa do Conhecimento da Universidade do Minho. https://hdl.handle.net/1822/85601.
  2. Andrade, José Gabriel; Mendes, Diana Inês Castro. 2022. InclusU | Community Engagement Best Practices: Best practices of community engagement carried out by the consortium universities. http://hdl.handle.net/1822/76620.
  3. Andrade, José Gabriel; Mendes, Diana Inês de Castro. 2022. InclusU | Community Engagement Best Practices: Best practices of community engagement carried out by the consortium universities. https://hdl.handle.net/1822/76620.
Resumo em conferência
  1. Faria, Eduardo; Andrade, José Gabriel . Autor correspondente: Faria, Eduardo. "Convergência, jornalismo e entretenimento: quais os riscos? Informação-entretenimento como método de engajamento nas redes do jornal O MINHO". Trabalho apresentado em XII Congresso da SOPCOM - Disrupção Informacional V: Géneros e Formatos Jornalísticos, Lisboa, 2022.
    Aceite para publicação
  2. Andrade, José Gabriel ; Alves, Andreza; Faria, Eduardo. "A Comunicação Estratégica Digital como prática de gestão das instituições culturais". Trabalho apresentado em VII Congresso Internacional sobre Culturas - GT3 - Cultura, Desenvolvimento, Redes e Tecnologias, Bahia, 2021.
    Aceite para publicação
Tese / Dissertação
  1. Ferreira Junior, João Bosco Amaral. "Casa do Conhecimento, Lar da Cultura projeto de intervenção artística na Rede de Casas do Conhecimento". Mestrado, 2024. https://hdl.handle.net/1822/88258.
  2. Pessoa, Kamila de Mesquita Campos. "A comunicação da responsabilidade social nas mídias sociais das universidades: monólogo, participação e diálogo". Doutoramento, 2023. https://hdl.handle.net/1822/84714.
  3. Mendes, Diana Inês de Castro. "O Paço aberto à comunidade: a Casa do Conhecimento da Universidade do Minho como ponte de aproximação". Mestrado, 2023. https://hdl.handle.net/1822/84903.
  4. Faria, Eduardo. "Convergência do jornalismo à educação para leituras transmédia das (des)informações: estudo sobre o nível de literacia mediática em jovens de escolas públicas do Brasil". Mestrado, 2022. https://hdl.handle.net/1822/78802.
  5. Branco, Pablo Varela. "O Brasil em Portugal: as imagens que a mídia virtual portuguesa constrói através da Música Brasileira". Doutoramento, 2022. https://hdl.handle.net/1822/79436.

Outros

Outra produção
  1. Infoentretenimento e o "não-acontecimento" jornalístico em debate: pesquisa exploratória com estudantes de jornalismo da Universidade do Minho. Esta pesquisa pretende levantar discussões sobre a convergência observada entre o jornalismo e o entretenimento, e o quanto esta relação participa na formação dos futuros profissionais da informação. Observa-se que o infoentretenimento, cada vez mais presente no jornalismo, pode ser um catalisador para atrair públicos, como o uso "não acontecimento" jornalístico. No entanto, tal estratégia rompe c. 2023. Faria, Eduardo; Andrade, José Gabriel. https://hdl.handle.net/1822/86842.
  2. Educação e convergência: percepções e práticas dos jovens de escolas públicas brasileiras em relação aos média e o seu potencial para leituras transmédia. Os jovens têm papel importante no combate à desinformação, em especial no Brasil, em que a população abaixo dos 30 anos representa mais de 42% da população. A relação entre o jovem e os média demandam novas formas de pedagogia de ensino que possam promover diferentes níveis de literacia4, que consideram os aspectos da convergência e do transmédia. Neste sentido, a educação escolar pode ser o camin. 2022. Faria, Eduardo; Andrade, José Gabriel. https://hdl.handle.net/1822/80241.
  3. Brand communication on Instagram during the COVID-19 pandemic: the Portuguese context. Social media, based on user-generated content, connectivity, and participation, have become a new environment for brands to capture attention and build lasting relationships with customers and fans. Participating in these platforms demanded a paradigmatic shift in branding and brand communication, which became more focused on listening to consumers and fans, interacting and collaborating with them. 2022. Andrade, José Gabriel; Dias, Patrícia. https://hdl.handle.net/1822/77611.
    10.1007/978-3-031-04829-6_54
  4. Transmedia journalism and media literacy: youth protagonism and participation in the fight against misinformation. Young people play an important role in combating misinformation, especially in Brazil, where the population under 30 represents more than 42% of the population. Considering the reality established between convergence, the relationship between young people and the media demand new forms of teaching pedagogy that promote different forms of literacy, such as transmedia reading of information. In this. 2022. Faria, Eduardo; Andrade, José Gabriel. https://hdl.handle.net/1822/80446.
  5. Língua portuguesa global: Comunicar no panorama mediático luso-brasileiro. Este trabalho propõe uma teorização sobre o espaço global que a língua portuguesa ocupa no contexto da sociedade da informação. Procurámos analisar o espaço luso-brasileiro no contexto da rede das redes, a Internet, analisando a importância dos diferentes meios de comunicação social bem como a mobilidade proporcionada pelos media digitais e a movimentação de negócios em língua portuguesa no espaço. 2021. Andrade, José Gabriel; Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais, CECS. https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/29.
  6. Tecnobrega e cultura do remix na Amazônia: um estudo de caso do episódio 1 da websérie Sampleados. O Tecnobrega ou Tecnomelody é um gênero musical surgido em Belém do Pará, norte do Brasil, e reconhecido principalmente nos anos 2000. O estilo mistura músicas internacionais comerciais, eletrônica, pop, ritmos caribenhos com gêneros regionais paraenses, como calypso e forró eletrônico. O curioso do estilo é que ele é construído com uso de sintetizadores e caixa de ritmos, sendo remixado e reprodu. 2021. Alves, Andreza; Faria, Eduardo; Andrade, José Gabriel. http://hdl.handle.net/1822/70532.
  7. Interacionismo simbólico: análises de casos sobre o corpo multimodal em stickers do Whatsapp. Este estudo consiste numa tentativa de refletir sobre a representação do corpo na construção dialógica nas aplicações de mensagens, com ênfase no WhatsApp, e também nos dispositivos tecnológicos, considerando a conversão dos corpos em mensagens multimodais. Para tanto, fazemos uso do que denominamos aqui como corpos-stickers, como objeto de análise e reflexão – que nada mais são do que as figurinh. 2021. Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José Gabriel. https://hdl.handle.net/1822/70533.
  8. Festa religiosa em dois contextos – Brasil e Portugal. Apresentamos os resultados do trabalho teórico e empírico que resulta de um estudo comparativo entre dois santuários marianos — Monte Serrat e Monte Sameiro. Procura- se compreender convergências e divergências socioculturais entre dois países católicos de língua oficial comum, por meio da observação participante e da entrevista. O objetivo desta investigação é contextualizar o ambiente de duas fe. 2021. Vitorio, Benalva; Andrade, José Gabriel. https://hdl.handle.net/1822/74490.
    10.21814/uminho.ed.48.14
  9. Língua portuguesa global: Comunicar no panorama mediático luso-brasileiro. Este trabalho propõe uma teorização sobre o espaço global que a língua portuguesa ocupa no contexto da sociedade da informação. Procurámos analisar o espaço luso-brasileiro no contexto da rede das redes, a Internet, analisando a importância dos diferentes meios de comunicação social bem como a mobilidade proporcionada pelos media digitais e a movimentação de negócios em língua portuguesa no espaço. 2021. Andrade, José Gabriel; Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais, CECS. https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/29.
  10. Língua portuguesa global: Comunicar no panorama mediático luso-brasileiro. Este trabalho propõe uma teorização sobre o espaço global que a língua portuguesa ocupa no contexto da sociedade da informação. Procurámos analisar o espaço luso-brasileiro no contexto da rede das redes, a Internet, analisando a importância dos diferentes meios de comunicação social bem como a mobilidade proporcionada pelos media digitais e a movimentação de negócios em língua portuguesa no espaço. 2021. Andrade, José Gabriel; Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais, CECS. https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/29.
  11. Comunidades online: um desafio para a comunicação estratégica. [Excerto] A Web, a rede, pode ter implicações nas suas características intrínsecas, como o hipertexto e a capacidade de interatividade (numa orientação para um sentido de partilha que se estabelece de um para muitos). Existe uma relação remota que une os utilizadores num sentido de experiências partilhadas ou de recriação dessas experiências, independentemente da sua relação direta com uma organiz. 2020. Andrade, José Gabriel. http://hdl.handle.net/1822/73803.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2026 Estratégias de Comunicação de Crise no processo mediatizado da reforma do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2024 - 2024 Relacionamento entre assessores de imprensa e jornalistas: guia de boas práticas baseado no ambiente de redação
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2024 - 2024 Memética: A expressão de uma sociedade que se comunica através do humor e da informalidade.
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2024 - 2024 Navegando pelos desafios da comunicação na construção e gestão da marca pessoal: o caso do músico angolano Bonga.
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2023 - 2023 As redes sociais nas organizações desportivas: análise da presença da FADU Portugal nas redes sociais
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023 - 2023 Relações públicas para marcas sustentáveis: o caso da Clementine
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023 - 2023 O Paço aberto à comunidade: A Casa do Conhecimento da Universidade do Minho como ponte de aproximação.
Coorientador
Património Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023 - 2023 O papel dos social media na implementação de políticas culturais e de integração de imigrantes
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023 - 2023 A marca pessoal e os desafios de comunicação humana: como é que a comunicação estratégica transforma pessoas em marcas?
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2023 - 2023 Semana Santa de Óbidos: turistificação e comunidade local
Orientador
Estudos Culturais (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2022 A Comunicação Interna como ferramenta de sensibilização dos colaboradores.
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2022 Convergência do jornalismo à educação para leituras transmédia das (des)informações: estudo sobre o nível de literacia mediática em jovens de escolas públicas do Brasil
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2022 Comunicação Estratégica e Clown: Estudo de Caso sobre grupos de palhaços brasileiros e portugueses.
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2022 A comunicação da Responsabilidade Social nas mídias sociais das universidades: monólogo, participação e diálogo
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2021 IMPACTO DO INBOUND MARKETING NAS EMPRESAS DE BENS DE LUXO
Orientador
Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2021 - 2021 COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA: VANTAGEM COMPETITIVA E CRIAÇÃO DE VALOR: Caso de estudo-Plano Estratégico 2015-2020
Orientador
Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2021 - 2021 O mercado das marcas de moda de luxo na contemporaneidade. As motivações de compra dos consumidores portugueses
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021 - 2021 Social Media Marketing no contexto das organizações culturais: Estudo de Caso do Teatro Nacional São Luiz
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021 - 2021 European and US hard-right narrative and hate symbols in Brazil - case study of Bolsonaro´s political campaign on social media in 2018.
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2021 Comunicação organizacional; Comunicação interna; Identidade organizacional; Identidade visual corporativa.
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 Marketing Digital: Conteúdos para Media Sociais
Orientador
Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2020 - 2020 Publicidade personalizada nos media sociais – estudo de caso da marca TAP
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020 - 2020 Redes Sociais como ferramenta de aprendizagem individual e coletiva para jovens
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 - 2019 A música brasileira no jornal: imagem do Brasil nos cadernos de cultura dos media digitais portugueses.
Orientador
Estudos Culturais (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 A Marca Ricardo Diniz
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 - 2019 Mascote Desportiva: estudo de caso do Jubas do Sporting Clube de Portugal
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 - 2019 Street Ad - ou como a street art pode ser um meio não tradicional para a publicidade. Estudo de caso O Fim do Mundo do Canal História com Odeith
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 - 2019 A publicidade nativa como forma de prevenir o fenómeno de banner blindness nos media sociais
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 - 2019 O impacto do product placement em telenovelas no comportamento dos consumidores – estudo de caso: sumo Compal Amor Maior
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 - 2019 Comunicação Digital em Ambiente Diplomático
Orientador
Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2019 - 2019 A relevância da assessoria de imprensa nas ações de comunicação e marketing político: um estudo do partido pessoas-animais-natureza nas eleições autárquicas de 2017
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 - 2019 Cultura da Participação: a mobilização dos fãs na (re)construção narrativa do cânone Literário: um ponto de vista da Harry Potter em Voldemort: origins of the Heir
Orientador
Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2019 - 2019 Identidade visual da marca. Design de Comunicação da marca NOS
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 As estratégias de marketing na criação de valor para a marca - o caso CUF
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 Marketing relacional - a afectividade como factor de diferenciação na gestão das marcas do século XXI: a estratégia da marca Super Bock
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 "A comunicação digital numa entidade de ensino: estudo de caso do ILCH da Universidade do Minho"
Orientador
Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2018 - 2018 A Gestão das marcas culturais: de associação a marca - caso de estudo SMUP
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 Análise da concorrência na criação de marcas: o estudo de caso da marca Dr. Well´s
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 As atitudes dos indivíduos com deficiência visual face à televisão e à publicidade televisiva
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 Beauty Brands e a relação com o consumidor
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 A influência do valor da marca mãe nas suas submarcas: o caso Volkswagen Financial Services
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017 - 2017 O papel da publicidade na construção da Brand Equity de uma marca
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017 - 2017 Responsabilidade social na área de activação de marca – estudo de caso: preparação de um evento de música
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017 - 2017 Comunicação Publicitária nos media sociais: estudo de caso Elefante Azul Portugal
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017 - 2017 “The Bridge” – empresa de turismo de luxo
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017 - 2017 A Publicidade online das novas tecnologias nos media sociais: o caso Huawei
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017 - 2017 A Comunicação de Crise: Contributo para a atividade operacional da Polícia
Orientador
Ciências Policiais (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Portugal
2016 - 2016 O processo de debranding: estudo de caso da Caixa Geral de Depósitos
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 Inbound Marketing: estratégias de comunicação no segmento B2B Mariana Pimentel Gomes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2020 Relatório de estágio de Mestrado em Ciências da Comunicação. Área de especialização em Estudos dos Media e do Jornalismo Vicente Roque Grave (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 Calcular o intangível em Relações Públicas? Como medir o retorno com os Media - Estudo da realidade portuguesa na atualidade Rita Alexandra Nunes Ferreira (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 Nivelar os pratos da balança - Estudo da Comunicação Organizacional como fator de sustentabilidade nas parcerias estratégicas entre organizações solidárias e empresas Alexandra Maria Gomes da Costa de Morais Figueira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/01/02 - Atual Associação Ibero-Americana de Comunicação DTI - Comunicação Organizacional
2017 - Atual European Communication Research and Education Association - ECREA
2017 - Atual International Association for Media and Communication Research - IAMCR
2009 - Atual Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM Coordenador do GT de Comunicação Organizacional e Institucional
2007 - 2009 Associação Nacional dos Estudantes e Pesquisadores Brasileiros em Lisboa Diretor de Comunicação

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/09 - Atual Conselho Científico - Instituto de Ciências Sociais
Membro
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2021 - Atual Conselho Cultural
Membro
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2019 Mestrado de Comunicação Digital
Coordenador
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2016 - 2019 Conselho Científico
Membro
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2016 - 2019 Conselho Académico
Membro
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
Distinções

Prémio

2023 PRÊMIO LUIZ BELTRÃO 2023 - INDICAÇÕES HOMOLOGADAS - Liderança Emergente
Intercom, Brasil
2014 Award of Distinction Academic Case Studies, Global Alliance Comm Prix.

Outra distinção

2010 FCT Ph.D. Fellow
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2009 Grande Prémio APCE 09 - Excelência em Comunicação - Vencedor Estudante
2009 Reconhecimento de Excelência na Formação - Programa Alban
2007 Grande Prémio APCE 2007 - Excelência em Comunicação - Vencedor Estudante
2006 Programa Alban - "bolsas de estudo de alto nível para América Latina".
European Commission, Bélgica