???global.info.a_carregar???
Floriano Viseu completed his PhD in Education, in 2008, from the University of Lisbon, in the specialty of Didactics of Mathematics. He is Assistant Professor at the University of Minho, Education Research Center, Institute of Education. As areas of interest, teacher training stands out; Didactics of Mathematics; Use of technological materials in mathematics teaching and learning activities. In his professional activities, he teaches in the Degree in Basic Education and in the Masters Courses of Teaching in Mathematics in Basic Education and in Secondary Education, guides the pedagogical training of future Mathematics teachers and guides doctoral students in the area of Educational Sciences (Mathematics Education) .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Floriano Viseu

Nomes de citação

  • Viseu, Floriano

Identificadores de autor

Ciência ID
D513-19A6-D98D

Moradas

  • Rua Garcia de Orta, 114, 4715-191, Braga, Braga, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa, Portugal
"A Formação do Professor de Matemática, Apoiada por um Dispositivo de Interacção Virtual no Estágio Pedagógico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2024 Professores de Matemática numa sociedade tecnológica Mathematics teachers in a technologic society
2022.03892.PTDC
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/03/01 - 2023/02/28 Supporting the continuation of teaching STEM subjects during the COVID-19 Pandemic through project-based online practices
2020-1-PL01-KA226- SCH-095959
Investigador
Em curso
2021 - 2022/10/31 EKT-Improving educational innovation, competitiveness and quality of highere education throught collaboration between Universities and Companies (Education Knowledge Transfer)
612414-EPP-1-2019-1-ES-EPPKA2-KA
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Em curso
2011 - 2013 BACULIT_Basic curriculum for teacher’s in-service training in content area literacy in secondary schools
510464-LLP-1-2010-1-DE-COMENIUS-CMP
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. José Magalhães; Floriano Viseu; Paula Mendes Martins. "Mathematical modelling and simulation of the physical system of Pulleys in mathematical learning". Trabalho apresentado em Conference Academic Sucess in Higher Education, 2022.
    Publicado
  2. José Magalhães; Floriano Viseu; Paula Mendes Martins. "Mathematical modelling and simulation of the pendulum physical system in mathematical learning". Trabalho apresentado em Conference Academic Sucess in Higher Education, 2022.
    Publicado
  3. Oldham, Elizabeth; Viseu, Floriano; Martinho, Maria Helena; Doggen, Rook; Price, Elsa; Leite, Laurinda; Elizabeth Oldham. "Investigating prospective science and mathematics teachers meanings for and representations of functions: an international study". 2020.
  4. Viseu, Floriano. "Olhares dos professores sobre o valor pedagógico do humor para ensinar Matemática". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, 2019.
    Publicado
  5. Viseu, Floriano; Martins, Paula Mendes; Rocha, Helena. "The notion of function held by basic education pre-service teachers". Trabalho apresentado em ATEE Winter Conference, 2019.
  6. Martinho, Maria Helena; Viseu, Floriano. "The concept of a function among prospective teachers". 2019.
  7. Rocha, Helena; Viseu, Floriano. "O ensino de funções no 3.º ciclo e no secundário: Que diferenças?". Trabalho apresentado em A aula de Matemática, Coimbra, 2018.
    Publicado
  8. Menezes, Luís; Flores, Pablo; Balula, João Paulo; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; martins, ana patrícia; Oliveira, A. M.; et al. "El humor en clases de matemática puede ser cosa seria?". 2018.
  9. Martinho, Maria Helena; Fernandes, José António; Viseu, Floriano. "Initial mathematics teacher education in Portugal: shortcomings and challenges". 2018.
  10. Rocha, Helena; Viseu, Floriano. "Teachers' perspectives on the use of technology to teach functions at lower and upper secondary". Trabalho apresentado em 5th ERME Topic Conference MEDA - Mathematics Education in the Digital Age, 2018.
  11. Coan, Lisani Geni Wachholz; Moretti, Méricles Thadeu; Viseu, Floriano; Fernandes, Andrino. "Os conhecimentos da Matemática nos cursos do IFSC-Florianópolis: a relação com as reprovações". 2017.
  12. Menezes, Luís; Ribeiro, António; Gomes, Helena; Martins, Ana Patrícia; Oliveira, Ana Maria; Delplancq, Véronique; Matos, Isabel Aires de; et al. "HUMAT: O humor no ensino da Matemática". 2017.
  13. Viseu, Floriano; Fernandes, José António; Leite, Laurinda. "Prospective primary school teachers use of the ratio and proportion concepts when solving a map-based task". 2017.
  14. Moro, Graciela; Viseu, Floriano; Siple, Ivanete Zuchi. "O GeoGebra na aprendizagem de transformações lineares". 2017.
  15. Menezes, L.; Ribeiro, A.; Oliveira, A. M.; Delplancq, V.; Gomes, H.; Martins, A. P.; Matos, I. A.; et al. "O humor em manuais escolares de matemática". 2017.
  16. Ivanete Zuchi Siple; Graciela Moro; Helder Geovane Gomes de Lima; Maisa Damazio Franco; Rogério de Aguiar; Katiani Loureiro; Viseu, Floriano. "Uma interpretação geométrica da multiplicação de matrizes mediada pelo GeoGebra". 2017.
  17. Menezes, Luís; Flores, Pablo; Ribeiro, António; Matos, Isabel Aires de; Balula, João Paulo; Oliveira, Ana Maria; Delplancq, Véronique; et al. "El humor en libros de texto de matemáticas de Portugal y España". 2017.
  18. Flores, Pablo; Menezes, Luís; Ribeiro, António; Viseu, Floriano. "Empleo del humor de profesores españoles y portugueses en la enseñanza de las Matemáticas". 2017.
  19. Fernandes, José António; Viseu, Floriano. "Exploração de uma tarefa de probabilidades por futuros educadores e professores dos primeiros anos escolares". 2017.
  20. Fernandes, José António; Gea, María Magdalena; Viseu, Floriano. "O conhecimento para ensinar probabilidades de futuros educadores e professores dos primeiros anos". 2017.
  21. Menezes, Luís; Viseu, Floriano; Ribeiro, António; Flores, Pablo. "O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática". 2017.
  22. Viseu, Floriano; Fernandes, José António. "Perceções de professores do 3.º ciclo sobre o uso de materiais tecnológicos no ensino de funções". 2017.
  23. Moro, Graciela; Viseu, Floriano; Siple, Ivanete Zuchi. "Ensino de álgebra linear: traços de uma pesquisa". 2016.
  24. Leite, Laurinda; Fernandes, José António; Viseu, Floriano; Gea, M. Maria; Gea, Maria. "Prospective primary school teachers' knowledge of the ratio concept". 2016.
  25. Magalhães, José Manuel; Viseu, Floriano; Martins, Paula Mendes. "Aprendizagem matemática em contexto de projeto multidisciplinar: o pêndulo". 2016.
  26. Campos, Sara; Viseu, Floriano; Rocha, Helena; Fernandes, José António. "A calculadora gráfica na promoção da escrita matemática". 2015.
  27. Viseu, Floriano; Gomes, Alexandra; Menezes, Luís; Martins, Paula; Martins, Paula Mendes. "Conceções de professores de Matemática sobre a prova matemática". 2015.
  28. Fernandes, José António; Martinho, Maria Helena; Viseu, Floriano. "Avaliação de probabilidades condicionadas em contextos sociais". 2015.
  29. Campos, Sara; Viseu, Floriano; Rocha, Helena; Fernandes, José António. "A calculadora gráfica na promoção da escrita matemática". 2015.
  30. Viseu, Floriano; Gomes, Alexandra; Menezes, Luís; Martins, Paula. "Conceções de professores de Matemática sobre a prova matemática". 2015.
  31. Gomes, Alexandra; Viseu, Floriano; Martins, Paula M.; Menezes, Luís; Martins, Paula; Martins, Paula Mendes. "Is this a proof? Future teachers’ conceptions of proof". 2015.
  32. Menezes, Luís; Viseu, Floriano; Martins, Paula Mendes; Gomes, Alexandra; Martins, Paula; Martins, Paula M.. "What teachers think about mathematical proof?". 2015.
  33. Viseu, Floriano; Gomes, Alexandra; Menezes, Luís; Martins, Paula Mendes. "Conceções de professores de Matemática sobre a prova matemática". 2015.
  34. Cunha, Maria do Carmo; Martins, Paula Mendes; Viseu, Floriano. "A formulação de problemas na aprendizagem de derivada de uma função". 2014.
  35. Pinto, Miriam Miranda; Viseu, Floriano; Cunha, Maria do Carmo; Martins, Paula Mendes. "A resolução de problemas na aprendizagem de derivada de uma função de alunos de 11.º ano de escolaridade". 2014.
  36. Pinto, Miriam Miranda; Viseu, Floriano; Cunha, Maria do Carmo; Martins, Paula Mendes. "A resolução de problemas na aprendizagem de derivada de uma função de alunos de 11.º ano de escolaridade". 2014.
  37. Cunha, Maria do Carmo; Martins, Paula Mendes; Viseu, Floriano. "A formulação de problemas na aprendizagem de derivada de uma função". 2014.
  38. Gonçalves, Maria Irene Marques; Viseu, Floriano. "Aprendizagem dos modelos de grafos, por alunos de MACS do 11.º ano, através da resolução de problemas". 2013.
  39. Dias, Eduardo; Viseu, Floriano; Cunha, Maria do Carmo; Martins, Paula Mendes. "A natureza das tarefas e o envolvimento dos alunos nas atividades da aula de matemática". 2013.
  40. Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Viseu, Floriano; Melo, Maria do Céu. "Práticas de literacia nas disciplinas escolares : um estudo em escolas portuguesas". 2011.
  41. Nogueira, Daniela; Viseu, Floriano. "O sentido do símbolo de alunos do 10.º ano de escolaridade". 2011.
  42. Fernandes, Ana Cristina Pires; Viseu, Floriano. "Os ambientes de geometria dinâmica no desenvolvimento da capacidade de argumentação de alunos de 9.º ano na aprendizagem da geometria". 2011.
  43. Viseu, Floriano; Morgado, José Carlos. "Manuais escolares e desprofissionalização docente: um estudo de caso com professores de Matemática". 2011.
  44. Viseu, Floriano; Santos, Esmeraldina; Nogueira, Daniela. "O que os alunos escrevem sobre o que aprendem e como aprendem na aula de Matemática". 2009.
  45. Viseu, Floriano; Fernandes, Ângela; Gonçalves, Irene. "O manual escolar na prática docente do professor de Matemática". 2009.
  46. Viseu, Floriano; Fernandes, José António; Fernandes, Maria do Carmo; Faria, Mariana Silva; Duarte, Patrícia. "Os mapas de conceitos na aprendizagem de estatística por alunos do 10.º ano do ensino profissional". 2009.
  47. Martinho, Maria Helena; Viseu, Floriano. "Desenvolvimento da literacia estatística em dois manuais do 7.º ano de escolaridade". 2009.
  48. Fernandes, José António; Viseu, Floriano; Fernandes, Maria do Carmo; Faria, Mariana Silva; Duarte, Patrícia. "Uma intervenção de ensino em estatística no ensino profissional através de investigações estatísticas". 2009.
  49. Fernandes, José António; Viseu, Floriano; Martinho, Maria Helena; Correia, Paulo Ferreira. "Actas do II encontro de probabilidades e estatística na escola". 2009.
  50. Viseu, Floriano; Nogueira, Daniela; Santos, Esmeraldina. "Como alunos do 9.º ano aprendem, com recurso à tecnologia, o tema ângulos numa circunferência". 2009.
  51. Precioso, José; Samorinha, Catarina; Vilaça, Teresa; Viseu, Floriano; Macedo, Manuel; Henriques, Renato; Antunes, Henedina. "Smoking: prevention, treatment and protection: proceedings of the I International Conference on Smoking Prevention and Treatment". 2009.
  52. Almeida, Conceição; Martinho, Helena; Viseu, Floriano; Morais, Carlos; Miranda, Luísa. "Portuguese student teachers' experiences, perspectives and expectations regarding the use of the internet". 2002.
  53. Almeida, Conceição; Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Viseu, Floriano; Martinho, Helena. "Student teachers' perceptions of the Internet: Motivation, influences, and use". 2002.
  54. Almeida, Conceição; Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Martinho, Helena; Viseu, Floriano. "Student teachers' perspectives of the internet's and internet tools' educational contributions and future usage". 2002.
  55. Almeida, Conceição; Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Viseu, Floriano; Martinho, Helena. "A Internet e o ensino de Matemática: práticas, perspectivas e expectativas de futuros professores". 2002.
Artigo em revista
  1. Rocha, Helena; Viseu, Floriano; Matos, Sara. "Problem-solving in a real-life context: An approach during the learning of inequalities". European Journal of Science and Mathematics Education 12 1 (2024): 21-37. http://dx.doi.org/10.30935/scimath/13828.
    10.30935/scimath/13828
  2. Oliveira, Lucas Duarte; Ramos, Tiago Clarimundo; Viseu, Floriano; Segundo, Iran Gomes da Rocha; Landi Júnior, Salmon. "A formação dos acadêmicos como fator de entrave ao ensino: um estudo exploratório nas engenharias". Revista Eletrônica de Educação Matemática 18 (2023): 1-23. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e95894.
    10.5007/1981-1322.2023.e95894
  3. Cruz, Sara; Lencastre, José Alberto; Viseu, Floriano. "Heuristics and Usability Testing of a Project-Based Learning Online Course: A Case Study with Structural Mathematical Concepts". International Journal of Instruction 16 3 (2023): 465-488. http://dx.doi.org/10.29333/iji.2023.16325a.
    10.29333/iji.2023.16325a
  4. Ponte, Rita; Viseu, Floriano; Neto, Teresa B.; Aires, Ana Paula. "Revisiting manipulatives in the learning of geometric figures". Frontiers in Education 8 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2023.1217680.
    10.3389/feduc.2023.1217680
  5. Silva, Anaís Veloso; Viseu, Floriano; Menezes, Luís. "The role performed by the teacher’s question in the learning of quadratic function in an exploratory mathematics class". Journal on Mathematics Education 14 3 (2023): 395-414. http://dx.doi.org/10.22342/jme.v14i3.pp395-414.
    10.22342/jme.v14i3.pp395-414
  6. Marques, Daniela; Neto, Teresa B.; Guerra, Cecília; Viseu, Floriano; Aires, Ana Paula; Mota, Marina; Ravara, Ascensão. "A STEAM Experience in the Mathematics Classroom: The Role of a Science Cartoon". Education Sciences 13 4 (2023): 392. http://dx.doi.org/10.3390/educsci13040392.
    Acesso aberto • 10.3390/educsci13040392
  7. Martins, Raquel; Viseu, Floriano; Rocha, Helena. "Functional Thinking: A Study with 10th-Grade Students". Education Sciences 13 4 (2023): 335. http://dx.doi.org/10.3390/educsci13040335.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/educsci13040335
  8. Viseu, Floriano; Menezes, Luís; Amante, Susana; Flores, Pablo. "Conceptions and practices of Iberian mathematics teachers about humour". The European Journal of Humour Research 10 4 (2023): 200-215. http://dx.doi.org/10.7592/ejhr.2022.10.4.674.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7592/ejhr.2022.10.4.674
  9. Silva, Ana Catarina; Viseu, Floriano; Aires, Ana Paula; Neto, Teresa B.. "Investigative Activities for Statistics Learning with 1st Grade Portuguese Students". Education Sciences 12 10 (2022): 665. http://dx.doi.org/10.3390/educsci12100665.
    10.3390/educsci12100665
  10. Viseu, Floriano; Rocha, Helena; Monteiro, José Manuel. "Rethinking Digital Technology versus Paper and Pencil in 3D Geometry". Journal of Learning for Development 9 2 (2022): 267-278. http://dx.doi.org/10.56059/jl4d.v9i2.645.
    Acesso aberto • Publicado • 10.56059/jl4d.v9i2.645
  11. Cruz, Sara; Viseu, Floriano; Lencastre, José Alberto. "Project-Based Learning Methodology as a Promoter of Learning Math Concepts: A Scoping Review". Frontiers in Education 7 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2022.953390.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/feduc.2022.953390
  12. Araújo, Samuel; Viseu, Floriano; Soares, Ana Jacinta; Leite, Isabel. "The learning of logarithmic functions by 12th-grade students based on modelling tasks". Alteridad 17 2 (2022): 224-243. http://dx.doi.org/10.17163/alt.v17n2.2022.05.
    10.17163/alt.v17n2.2022.05
  13. Viseu, Floriano; Silva, André; Rocha, Helena; Mendes Martins, Paula. "A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.o ano de escolaridade". Educación Matemática 34 1 (2022): 186-213. http://dx.doi.org/10.24844/em3401.07.
    10.24844/em3401.07
  14. Viseu, Floriano; Pires, Ana Luísa; Menezes, Luís; Costa, Ana Maria. "Semiotic Representations in The Learning of Rational Numbers by 2nd Grade Portuguese Students". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/6783.
    10.26822/iejee.2021.216
  15. Alberto Rocha; Ramon García-Perales; Floriano Viseu; Leandro S. Almeida. "Resolución de problemas matemáticos en alumnado con y sin superdotación intelectual". Revista de Psicología 39 2 (2021): 1031-1066.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Ana Raquel Faria; Floriano Viseu; Alexandra Gomes; Ana Paula Aires. "Representations in the learning of sequences and regularities by third-grade portuguese students". International Electronic Journal of Elementary Education 14 2 (2021): 147-161.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Viseu, Floriano; Martins, Paula Mendes; Leite, Laurinda. "Prospective primary school teachers activities when dealing with mathematics modelling tasks". Journal on Mathematics Education 11 2 (2020): 301-318. http://dx.doi.org/10.22342/jme.11.2.7946.301-318.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22342/jme.11.2.7946.301-318
  18. Menezes, Luís; Fernandes, José António; Viseu, Floriano; Ribeiro, António; Flores, Pablo. "Perspectivas de Professores de Matemática sobre o Humor e o seu Valor Educacional". Bolema: Boletim de Educação Matemática 34 66 (2020): 332-353. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a16.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/1980-4415v34n66a16
  19. Rocha, Helena; Oitavem, Isabel; Viseu, Floriano; Palha, Sónia. "Reinvenção do ensino a distância: a inovação ao ritmo de cada professor". Educação e Matemática 155 (2020): http://hdl.handle.net/1822/68451.
    Publicado
  20. Oliveira, Ana Maria Libório de; Viseu, Floriano. "A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais". (2020): http://hdl.handle.net/1822/67376.
    10.5007/1981-1322.2020.e67675
  21. Oliveira, Ana Maria Libório de; Viseu, Floriano. "O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática". (2020): http://hdl.handle.net/1822/68450.
  22. Viseu, Floriano. "Formulação de problemas matemáticos na aprendizagem de números racionais por alunos do 4.º ano de escolaridade.". Revista Educação Matemática em Foco 8 1 (2019): 78-106. http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/4694.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Menezes, Luís; Viseu, Floriano; Flores, Pablo. "Olhares dos professores sobre o valor pedagógico do humor para ensinar Matemática". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6083.
    https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268
  24. Viseu, Floriano; Rocha, Helena. "Perceções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 20 2 (2018): http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p113-139.
    10.23925/1983-3156.2018v20i2p113-139
  25. Auarek, Wagner; Viseu, Floriano. "Formação inicial do professor de matemática para escolas do Campo: Olhares da comunidade campesina". Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática 12 2 (2018): 247-261. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p247.
    10.5007/1981-1322.2017v12n2p247
  26. Moro, Graciela; Viseu, Floriano; Siple, Ivanete Zuchi; Viseu, Floriano; Ivanete Zuchi Siple. "As representações algébrica e geométrica na aprendizagem de mudanaça de base". REVEMAT 13 2 (2018): 72-94. http://hdl.handle.net/1822/67372.
  27. Viseu,Floriano; Morgado,José Carlos. "Os Manuais Escolares na Gestão do Currículo de Matemática: que papel para o professor?". Bolema: Boletim de Educação Matemática 32 62 (2018): 1152-1176. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2018000301152.
    Publicado • 10.1590/1980-4415v32n62a20
  28. García Perales, Ramón; Viseu, Floriano; Rocha, Alberto; Almeida, Ana Isabel; Almeida, Leandro Silva. "A resolução de problemas de matemática por alunos regulares e com alta capacidade". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 01 (2017): 309. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2999.
    10.17979/reipe.2017.0.01.2999
  29. Viseu, Floriano; Centro de Investigação em Educação. "Representações na aprendizagem da derivada de uma função por alunos do ensino secundário". Zetetiké 25 2 (2017): 265-288. http://hdl.handle.net/1822/53540.
    Aceite para publicação • 10.20396/zet.v25i2.8649274
  30. Gomes, Alexandra; Viseu, Floriano. "Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos". (2017): http://hdl.handle.net/1822/52629.
  31. Menezes, Luís; Viseu, Floriano; Ribeiro, António; Flores, Pablo. "O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam Matemática". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/4554.
  32. Flores, Pablo; Menezes, Luís; Ribeiro, António; Viseu, Floriano. "Empleo del humor de profesores españoles y portugueses en la enseñanza de las matemáticas". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/4874.
  33. Menezes, Luís; Ribeiro, António; Oliveira, Ana Maria; Delplancq, Véronique; Santos vasconcelos gomes, Helena; Martins, Ana Patrícia; Matos, Isabel Aires de; et al. "O humor em manuais escolares de Matemática". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/4553.
  34. Menezes, Luís; Flores, Pablo; Ribeiro, António; Matos, Isabel Aires de; Balula, João Paulo; Oliveira, Ana Maria; Delplancq, Véronique; et al. "El humor en libros de texto de matemáticass". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/4875.
  35. García Perales, Ramón; Almeida, Leandro S.; Viseu, Floriano. "El rendimiento matemático excelente en las evaluaciones PISA: resultados para España y Portugal". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Extr.(1) (2017): 303-308. http://hdl.handle.net/1822/50334.
    Aceite para publicação • 10.17979/reipe.2017.0.01.2998
  36. Viseu, Floriano; Menezes, Luís; Fernandes, José António; Gomes, Alexandra; Martins, Paula Mendes; Viseu,Floriano; Menezes,Luís; et al. "Conceções de professores do ensino básico sobre a prova matemática: influência da experiência profissional". Bolema (2017): http://hdl.handle.net/1822/45671.
    10.1590/1980-4415v31n57a21
  37. Viseu, Floriano; Fernandes, José António; Martins, Paula Mendes. "Exploração da noção de função em tabelas e gráficos por alunos do 3.º ciclo". (2017): http://hdl.handle.net/1822/48559.
    10.17979/reipe.2017.0.01.2133
  38. Auarek, Wagner Ahmad; Viseu, Floriano. "Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo". (2017): http://hdl.handle.net/1822/53542.
  39. Menezes, Luís; Viseu, Floriano; Conceição, Sandra. "Ensino e aprendizagem da Matemática no contexto da implementação de um novo programa: os pais contam?". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3174.
  40. Viseu, Floriano; Campos, Sara; Fernandes, José António; Rocha, Helena. "Uso da calculadora gráfica na exploração de modelos contínuos não lineares". (2016): http://hdl.handle.net/1822/50970.
    10.5007/1981-1322.2016v11n2p79
  41. Viseu, Floriano. "A atividade de alunos do 9.º ano com tarefas de modelação no estudo de funções". REVEMAT 10 1 (2015): 24-51. http://hdl.handle.net/1822/53544.
    Publicado • 10.5007/1981-1322.2015v10n1p24
  42. Luís Menezes; Floriano Viseu; Paula Mendes Martins; Alexandra Gomes. "What teachers think about mathematical proof?". Quaderni di Ricerca in Didattica (Mathematics) 25 1 (2015): 169-175.
    Acesso aberto • Publicado
  43. Alexandra Gomes; Floriano Viseu; Paula Mendes Martins; Luís Menezes. "Is this a proof? Future teachers conceptions of proof". Quaderni di Ricerca in Didattica (Mathematics) 25 1 (2015): 275-282.
    Acesso aberto • Publicado
  44. Viseu, Floriano; Menezes, Luis. "Desenvolvimento do conhecimento didático de uma futura professora de matemática do 3.º ciclo: o confronto com a sala de aula na preparação e análise de tarefas de modelação matemática". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 17 3 (2014): 347-375. http://dx.doi.org/10.12802/relime.13.1734.
    Publicado
  45. Coan, Lisani Geni Wachholz; Viseu, Floriano. "Perspectivas de alunos do PROEJA sobre a utilização do Moodle na aprendizagem de matemática". Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia 7 2 (2014): 21-39. https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1684.
    Publicado
  46. Floriano Viseu. "Supervisão e desenvolvimento profissional do professor". Revista Educação Matemática em Foco 3 2 (2014): 88-105.
    Acesso aberto • Publicado
  47. Floriano Viseu; Daniela Nogueira. "Desenvolvimento do pensamento algébrico de uma aluna do 10.º ano". REVEMAT 9 2 (2014): 23-56.
    Acesso aberto • Publicado
  48. Viseu, Floriano; Menezes, Luís; Almeida, Júlia. "Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino". REVEMAT 8 1 (2013): 156-178. http://hdl.handle.net/10400.19/1792.
    Publicado
  49. Viseu, Floriano; Lima, Antonia Jacinta Barbosa; Fernandes, José António. "Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil". Educação Matemática Pesquisa 15 2 (2013): 293-316. http://hdl.handle.net/1822/34213.
  50. Viseu, Floriano; Almeida, Júlia de Fátima; Fernandes, José António. "O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo". UNIÓN. Revista Iberoamericana de Educación Matemática 34 (2013): 113-130. http://hdl.handle.net/1822/33057.
    Publicado
  51. Lisani Geni Wachholz Coan; Floriano Viseu; Moretti, M. T.. "As TIC no ensino de Matemática: a formação dos professores em debate". REVEMAT 8 2 (2013): 222-244.
    Acesso aberto • Publicado
  52. Lourenço, Alcina; Morgado, José Carlos; Viseu, Floriano. "Ensinar para aprender ou para avaliar?". evista Internacional de Ciencias Sociales Interdisciplinares 1 2 (2012): 131-149. http://hdl.handle.net/1822/27751.
  53. Viseu, Floriano; Ponte, João Pedro da. "The role of ICT in supporting the development of pro-fessional knowledge during teaching practice". Mathematics Teacher Education and Development 14 2 (2012): 137-158. http://hdl.handle.net/10451/22608.
    Publicado
  54. Viseu, Floriano; Oliveira, Inês Bernardo. "Open-ended tasks in the promotion of classroom communication in mathematics". International Electronic Journal of Elementary Education 4 2 (2012): 287-300. http://hdl.handle.net/1822/21229.
    Publicado
  55. Floriano Viseu; João Pedro da Ponte. "A formação do professor de Matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico". Bolema 26 42A (2012): 329-357.
    Acesso aberto • Publicado
  56. Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Melo, Maria do Céu; Viseu, Floriano. "A leitura e a escrita no currículo: a presença ausente". Atos de Pesquisa em Educação 6 1 (2011): 115-131. http://hdl.handle.net/1822/12343.
    Publicado
  57. Lisani Geni Wachholz Coan; Floriano Viseu. "A utilização do MOODLE pelo professor de Matemática de cursos do PROEJA do IF-SC". Revista Electrónica de Investigación y Docencia Monográfic (2011): 135-151.
    Acesso aberto • Publicado
  58. Viseu, Floriano; Ponte, João Pedro da. "Desenvolvimento do conhecimento didáctico do futuro professor de matemática com apoio das TIC". (2009): http://hdl.handle.net/1822/66166.
  59. Ponte, João Pedro; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; et al. "A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática". Revista Portuguesa de Educação 20 2 (2008): 39-74. http://hdl.handle.net/10400.19/1162.
    Publicado
  60. Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Maria Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; et al. "A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática". (2007): http://hdl.handle.net/1822/26431.
  61. Fernandes, José António; Alves, Maria Palmira; Viseu, Floriano; Lacaz, Tânia Maria. "Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo de Matemática do Ensino Secundário após a Reforma Curricular de 1986". Revista de Estudos Curriculares 4 2 (2006): 291-329. http://hdl.handle.net/1822/7327.
    Publicado
  62. Viseu, Floriano; Almeida, Conceição. "Interpretação gráfica do conceito de recta tangente a uma curva num ponto por professores estagiários". Revista Portuguesa de Educação 16 2 (2003): 197-220. http://hdl.handle.net/1822/4118.
    Publicado
  63. Almeida, Conceição; Viseu, Floriano. "Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemática". Revista Portuguesa de Educação 15 1 (2002): 193-219. http://hdl.handle.net/1822/493.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Menezes, Luís; Viseu, Floriano; Flores, Pablo; Amante, Susana; Costa Lopes, Ana Maria. "Humour in mathematics teaching: A study in Portugal and Spain". Palgrave Macmillan / Springer Nature, 2021.
    10.1007/978-3-030-78280-1
  2. Viseu, Floriano; Rocha, Helena. "Interdisciplinary technological approaches from a mathematics education point of view". In Science and mathematics education for 21st century citizens: challenges and ways forward, 209-229. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2020.
    Publicado
  3. Viseu, Floriano; Leite, Laurinda. "Developing technologically enhanced mathematics pedagogical content knowledge in initial teacher education". In Didactics of Smart Pedagogy, 331-351. Springer, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-01551-0_17
  4. Coan, Lisani Geni Wachholz; Viseu, Floriano; Moretti, Méricles Thadeu. "O uso das TIC no ensino: apontamentos de professores de Matemática do IFSC/Florianópolis". Portugal: Editora Insular, 2016.
  5. Flores, Maria Assunção; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Arriaga, Carlos; Aguiar, Cristina; Alves, Fernando Ferreira; Viseu, Floriano; Morgado, José Carlos; Costa, Manuel João; Morais, Natércia. "Introdução [a] "Perspectivas e estratégias de formação de docentes do Ensino Superior"". Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2007.
Livro
  1. Menezes, Luís; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Guitart, Mónica. Humour to learn Mathematics: mathematical tasks to laugh and learn. Edições Esgotadas/Instituto Politécnico de Viseu. 2021.
    https://doi.org/10.34633/978-989-9015-89-0
  2. Menezes, Luís; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Guitart, Mónica. Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender. 2021.
    https://doi.org/10.34633/978-989-9015-88-3
  3. Menezes, Luís; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia. Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender. Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação.. 2020.
    https://doi.org/10.34633/978-989-54743-1-8
  4. Menezes, Luís; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Guitart, Mónica. Humor para aprender Matemática - Tareas matemáticas para reír y aprender. Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação.. 2020.
    https://doi.org/10.34633/978-989-54743-2-5
  5. Leite, Laurinda; Oldham, Elizabeth; Afonso, Ana Sofia; Viseu, Floriano; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Martinho, Maria Helena. Science and mathematics education for 21st century citizens: Challenges and ways forwards. Nova Science Publishers. 2020.
  6. Menezes, Luís; Gomes, Helena; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Oliveira, Ana Maria; et al. Humor in mathematics teaching: tasks for the classroom. Humor in mathematics teaching: tasks for the classroom. 2019.
    https://doi.org/10.34633/978-989-54036-6-0
  7. Leite, Laurinda; Oldham, Elizabeth; Carvalho, Luísa; Afonso, Ana Sofia; Viseu, Floriano; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Martinho, Maria Helena. Proceedings of the ATEE Winter Conference Science and mathematics education in the 21st century. Association for Teacher Education in Europe (ATEE). Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2019.
  8. Menezes, Luís; Gomes, Helena; Ribeiro, António; Martins, Ana Patrícia; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Oliveira, A. M.; Balula, João Paulo; Delplancq, Verónique. Humor in mathematics teaching: tasks for the classroom. Portugal: ESE -IPV. 2018.
  9. Menezes, Luís; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Oliveira, Ana Maria; et al. Humor no ensino da Matemática: tarefas para a sala de aula. ESE -IPV. 2017.
    https://doi.org/10.34633/978-989-54036-0-8
  10. Fernandes, José António; Viseu, Floriano; Gea, M. Magdalena; Gomes, Alexandra. O conhecimento de probabilidades de futuros educadores e professores dos primeiros anos. Portugal: Editora Insular. 2016.
  11. Coan, L. G. W.; Kahl, J. C.; Pedroso, V. G.; Moretti, M. T.; Viseu, Floriano. Integrar novas tecnologias na prática docente do IFSC: os desafios relativos ao uso do Moodle. Portugal. 2016.
  12. Fernandes, José António, org.; Floriano, Viseu, org.; Martinho, Maria Helena, org.; Correia, Paulo Ferreira, org.; Encontro de Probabilidades e Estatística, 3, Braga, 2013. Atas do III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2013.
  13. Fernandes, José António; Martinho, Maria Helena; Tinoco, Joana Margarida; Viseu, Floriano. Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Portugal: Associação de Professores de Matemática (APM). 2013.
  14. Fernandes, José António; Viseu, Floriano; Martinho, Maria Helena; Correia, Paulo Ferreira. Actas do II encontro de probabilidades e estatística na escola. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2009.
Tese / Dissertação
  1. Oliveira, Ana Maria Libório de. "A aprendizagem de Matemática por alunos do PROEJA: um estudo com alunos de dois contextos profissionais". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/1822/75966.
  2. Moro, Graciela. "O ensino de Álgebra Linear nos cursos de graduação de uma universidade brasileira: perspetivas e contributos da prática colaborativa". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/1822/76005.
  3. Oliveira, Aldemir Malveira de. "A formação do professor de matemática do ensino médio no estado do Amazonas". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/1822/75994.
  4. Teixeira, António Pedro Vieira. "A resolução de problemas na aprendizagem de tópicos de geometria e medida em alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/1822/69735.
  5. Gomes, Andreia Filipa dos Santos. "A argumentação matemática na aprendizagem de tópicos de geometria de alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/1822/68701.
  6. Pires, Ana Luísa Pereira. "A exploração das representações semióticas na aprendizagem dos números racionais de alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/63711.
  7. Silva, André Filipe Freitas da. "A representação gráfica na aprendizagem de tópicos de funções de alunos do 10º ano". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/62139.
  8. Araújo, Maria Izabel Lopes de. "Ensino de matemática na Universidade do Estado da Bahia: perspetivas e práticas". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/1822/65661.
  9. Silva, César Bastos Correia da. "O conhecimento didático de professores de Matemática de Angola no tema de Funções: Uma estratégia de ensino na 10.ª classe com recurso à calculadora gráfica". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/1822/55771.
  10. Monteiro, José Manuel Macedo. "Aprendizagem de tópicos de Geometria Analítica no Espaço com recurso ao GeoGebra: uma experiência com alunos do 10º ano". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/58348.
  11. Silva, Ana Catarina Martins da. "Atividades investigativas na aprendizagem de tópicos de Organização e Tratamento de Dados: um estudo com alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57229.
  12. Lourenço, Alcina Borges. "Processos e práticas de avaliação do currículo de matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/1822/48697.
  13. Ponte, Ana Rita Sampaio da. "Os materiais didáticos na aprendizagem de tópicos de Geometria: um estudo com alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57226.
  14. Magalhães, José Manuel da Mota. "Aprendizagem de conteúdos matemáticos de cálculo por alunos do 1.º ano de cursos de engenharia: contextos e materiais didáticos". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/1822/46021.
  15. Martins, Bibiana Maria Leitão. "Formulação de problemas na aprendizagem de tópicos matemáticos do 1º e 2º ciclos do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/43662.
  16. Mendes, Maria Manuela Noval Fernandes. "Aprendizagem de trigonometria de alunos do 9.º ano de escolaridade com recurso ao GeoGebra". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/43929.
  17. Capa, Rosa Maria Barbosa. "A aprendizagem de tópicos da circunferência com recurso ao GeoGebra: uma experiência com alunos do 9.º ano de escolaridade". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/41338.
  18. Ribeiro, Hélder Manuel da Silva. "O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/38245.
  19. Melo, Marta Filipa Lobo de. "O ensino exploratório na aprendizagem de tópicos de Geometria: um estudo com alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/44137.
  20. Rodrigues, Paula Francisca Pereira. "O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/44139.
  21. Costa, Olandino da. "A matemática recreativa no ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30282.
  22. Campos, Sara Gabriela Lomba de Aguiar. "A calculadora gráfica na promoção da escrita matemática na aprendizagem de modelos contínuos não lineares: um estudo com alunos do 11.º ano de Matemática B". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/38105.
  23. Moura, Andreia Patrícia da Cunha. "O erro na regulação da aprendizagem do tema derivada de uma função de alunos do 11º ano de Matemática A". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37784.
  24. Barros, João Januário Tomáz Domingues Veloso de. "As representações no ensino e na aprendizagem da derivada de uma função: um estudo com alunos do 11.º ano de escolaridade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37760.
  25. Póvoa, Paula Cristina Gonçalves Pinheiro. "O ensino e a aprendizagem de funções do 10º ano de escolaridade através da conexão entre as diferentes representações". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29025.
  26. Dias, Alberto Eduardo Araújo Rodrigues. "A natureza das tarefas matemáticas e o envolvimento dos alunos nas atividades da sala de aula: um estudo com alunos do 11º ano no tema derivada de uma função". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/24203.
  27. Marques, Ricardo José Amaral. "As tarefas de modelação matemática no ensino e na aprendizagem das funções exponencial e logarítmica: um estudo com alunos do 12º ano de escolaridade". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29008.
  28. Pinto, Miriam Miranda. "O ensino e a aprendizagem da derivada de uma função com recurso à resolução de problemas e à calculadora gráfica: um estudo com alunos do 11º ano de escolaridade". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29024.
  29. Coan, Lisani Geni Wachholz. "A aprendizagem de matemática de discentes do curso da educação de jovens e adultos do IF-SC apoiada por um dispositivo de EaD". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/1822/23556.
  30. Larsen, Carla Cristina Rocha Gomes. "A Web como mediadora do processo de ensino-aprendizagem de matemática". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/24484.
  31. Mimoso, Pedro Tiago Barreira. "O ensino de estatística de 10º ano através dos media : implicações para o ensino e para a aprendizagem". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/23743.
  32. Ferreira, Ana Sofia Alves. "A representação gráfica no ensino e na aprendizagem da estatística : um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/24155.
  33. Ribeiro, Cátia Sofia Guimarães. "O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática com recurso à calculadora gráfica". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/24150.
  34. Lima, Antónia Jacinta Barbosa. "A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem da Matemática por alunos brasileiros e portugueses do ensino médio-secundário". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/23966.
  35. Andrade, Nívea Maria Gonçalves. "Aprendizagem da Estatística no 2º ano de escolaridade através de atividades investigativas". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/23958.
  36. Fernandes, Ana Cristina Pires. "As TIC no desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos do 9º ano na aprendizagem de Geometria". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/19091.
  37. Cruz, Sara. "As TIC na atividade profissional do professor de matemática : um estudo com incidência na prática docente". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/19029.
  38. Gonçalves, Maria Irene Marques. "Aprendizagem dos modelos de grafos, por alunos de MACS do 11º ano, através do trabalho de projeto". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/19045.
  39. Nogueira, Daniela. "Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 10.º ano no tema funções através da resolução de problemas com recurso às TIC". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/14567.
  40. Almeida, Júlia de Fátima. "Representações e conhecimentos de docentes do 1.º ciclo do ensino básico relativamente à geometria : um estudo em torno da sua influência na abordagem com os alunos". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/13677.
  41. Oliveira, Idalina Bela Teixeira de. "Aplicações e modelação matemática com recurso à calculadora gráfica e aos sensores, no estudo de funções com alunos do 9.º ano de escolaridade". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/11129.
  42. Viseu, Floriano Augusto Veiga, 1960-. "A formação do professor de matemática, apoiada por um disposiivo de interação virtual no estágio pedagógico". Doutoramento, 2008. http://hdl.handle.net/10451/1548.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2021 As múltiplas representações na aprendizagem de Sequências e Regularidades por alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
2020 - 2021 A aprendizagem de Funções Racionais com recurso à calculadora gráfica de alunos do 11.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2021 A modelação matemática na aprendizagem das funções logarítmicas de alunos do 12.º ano com recurso à calculadora gráfica
Orientador
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2021 A aprendizagem de Matemática por alunos do PROEJA: um estudo com alunos de dois contextos profissionais
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - 2021 A formação do professor de Matemática do Ensino Médio do Estado do Amazonas
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2021 O ensino de álgebra linear nos cursos de graduação da UDESC: perspectivas e contributos da prática colaborativa
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2020 A resolução de problemas na aprendizagem de tópicos de Geometria e Medida em alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2020 A argumentação matemática na aprendizagem de tópicos de Geometria de alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2020 A utilização de recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos: um estudo com professores de escolas angolanas do Cuanza-Norte
Coorientador
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2020 A utilização de recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos: um estudo com professores de escolas angolanas do Cuanza-Norte
Coorientador
Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019 - 2019 Aprendizagem de tópicos de Geometria Analítica no Espaço com recurso ao GeoGebra: uma experiência com alunos do 10º ano
Orientador
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018/01/09 - 2019 A exploração das representações semióticas na aprendizagem dos números racionais de alunos do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 A representação gráfica na aprendizagem de tópicos de funções de alunos do 10.º ano
Orientador
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018 - 2019 A exploração das representações semióticas na aprendizagem dos números racionais de alunos do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2016 - 2019 Ensino de matemática na Universidade do Estado da Bahia: perspetivas e práticas
Orientador
Ciências de Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2015 - 2019 Ensino de matemática na Universidade Federal do Estado da Bahia: perspetivas e práticas
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2018 O conhecimento didático de Professores de Matemática de Angola no Tema de funções: Uma estratégia de ensino na 10ª classe com recurso á calculadora gráfica
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Atividades investigativas na aprendizagem de tópicos de Organização e Tratamento de Dados: um estudo com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Os materiais didáticos na aprendizagem de tópicos de Geometria: um estudo com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2017 Processos e práticas de avaliação do curriculo de Matemática do 3º ciclo do ensino básico
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2017 Aprendizagem de conteúdos matemáticos de cálculo por alunos do 1º ano de cursos de engenharia: contextos e materiais didáticos
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Formulação de problemas na aprendizagem de tópicos matemáticos do 1º e 2º ciclos do ensino básico Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Aprendizagem de trigonometria de alunos do 9.º ano de escolaridade com recurso ao GeoGebra Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 A aprendizagem de tópicos da circunferência com recurso ao GeoGebra: uma experiência com alunos do 9.º ano de escolaridade Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem de conceitos matemáticos da educação brasileira nos ensinos fundamental e médio Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 O ensino exploratório na aprendizagem de tópicos de Geometria: um estudo com alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 A Matemática Recreativa no Ensino Básico Matemática - Formação Contínua de Professores (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 O erro na regulação da aprendizagem do tema derivada de uma função de alunos do 11º ano de Matemática A Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 As representações no ensino e na aprendizagem da derivada de uma função: um estudo com alunos do 11.º ano de escolaridade Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 A calculadora gráfica na promoção da escrita matemática na aprendizagem de modelos contínuos não lineares: um estudo com alunos do 11.º ano de Matemática B
Orientador
2014 - 2014 A matemática recreativa no ensino básico
Coorientador
Universidade do Minho Departamento de Matemática e Aplicações, Portugal
2013 - 2013 As tarefas de modelação matemática no ensino e na aprendizagem das funções exponencial e logarítmica: um estudo com alunos do 12.º ano de escolaridade
Orientador
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 O ensino e a aprendizagem de funções do 10.º ano de escolaridade através da conexão entre as diferentes representações
Orientador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2013 - 2013 A natureza das tarefas matemáticas e o envolvimento dos alunos nas atividades da sala de aula: um estudo com alunos do 11.º ano no tema derivada de uma função
Orientador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2010 - 2013 A aprendizagem de Matemática de discentes do curso da Educação de Jovens e Adultos do IF-SC apoiada por um dispositivo de EaD
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012 - 2012 A representação gráfica no ensino e na aprendizagem da Estatística: um estudo com alunos do 10.º ano de escolaridade
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012 - 2012 O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10.º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática com recurso à calculadora gráfica
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012 - 2012 A Web como mediadora do processo de ensino-aprendizagem de Matemática
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012 - 2012 O ensino de estatística de 10.º ano através dos media: implicações para o ensino e para a aprendizagem
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012 - 2012 A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem da Matemática por alunos brasileiros e portugueses do ensino médio/secundário
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012 - 2012 Aprendizagem da Estatística no 2.º ano de escolaridade através de atividades investigativas
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012 - 2012 As TIC na atividade profissional do professor de matemática: um estudo com incidência na prática docente
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012 - 2012 As TIC no desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos do 9.º ano na aprendizagem de Geometria
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2011 Aprendizagem dos modelos de grafos, por alunos de MACS do 11.º ano, através do trabalho de projeto
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2011 Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 10.º ano no tema funções através da resolução de problemas com recurso às TIC
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010 - 2010 Representações e conhecimentos de docentes do 1.º ciclo do ensino básico relativamente à Geometria: um estudo em torno da sua influência na abordagem com os alunos
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2009 - 2009 Aplicações e modelação matemática com recurso à calculadora gráfica e aos sensores, no estudo de funções com aluno do 9.º ano de escolaridade
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/01/26 Apropriação de práticas de numeramento na EJA/Proeja em comunidades quilombolas do estado Amapá - Brasil: A etnomatemática como possibilidade de ensino
Arguente
Romaro Antonio Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2023 Pensamento algébrico nos anos iniciais: Desvelando as aprendizagens profissionais de professores
Arguente principal
Miriam Criez Nobrega Ferreira (Doutoramento)
2023 A resolução de problemas e a escrita matemática: Um estudo com alunos de ensino secundário
Vogal
Letícia Gabriela Baptista Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2023 A articulação entre as diferentes representações de funções e as suas derivadas num contexto com calculadora gráfica
Arguente principal
Alexandra Sofia Pimenta Carvalho (Mestrado)
2022/06/29 El desarrollo de la imagen conceptual del triángulo en el alumnado de Educación Primaria utilizando GeoGebra.
Arguente principal
María Elena Papín (Doutoramento)
Universidade da Coruña Facultade de Ciencias da Educación, Espanha
2022 A utilização da Gallery Walk para a promoção da comunicação matemática
Arguente principal
Diana Barbosa da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021 Conhecimento Didático e prática pedagógica de futuros professores no ensino dos números racionais
Arguente
Nadia Diogo Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2021 A tecnologia no desenvolvimento do currículo de Matemática no ensino básico - o contributo da Teoria da Mediação Semiótica
Arguente principal
Maria Manuela Subtil Brito Pedro (Doutoramento)
2021 Desenvolver a educação para a sustentabilidade ambiental na formação de futuros professores de Matemática do 2.º Ciclo em Angola
Arguente principal
Paxe Nelson Cesareira de Amazonas (Doutoramento)
2021 A utilização de materiais didáticos nas aulas por professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário em Timor-Leste
Arguente
Venâncio Lopes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021 A TIC e a Qualidade em educação: A aplicação da tecnologia por professores de matemática como instrumento de potencialização do ensino-aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo em função das competências em uma escola do Distrito Federal
Arguente principal
Carlos Alberto Miguel da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
2021 Atividades interdisciplinares no ensino secundário - uma abordagem STEAM
Arguente principal
Daniela Lopes Marques (Mestrado)
2020 Currículo e Aprendizagem da Matemática: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Secundário em Benguela
Arguente
Augusta Domingas (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2020 Um modelo de prática pedagógica de articulação entre conteúdo, pedagogia e tecnologia na formação inicial de professores
Arguente principal
Nuno Lopes Martins (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020 O conhecimento matemático de professores portugueses de matemática dos primeiros anos
Arguente
Catarina Vasconcelos Pereira Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2020 A prática de ensino supervisionada na formação inicial de professores de Matemática - Um estudo de caso com estudantes do ISCED-Huíla/Angola
Arguente principal
Augusto Moura Rasga (Doutoramento)
2020 Livro didático associado a tecnologias digitais como ferramentas para o ensino ativo de Matemática
Arguente
Alexander dos Santos Dutra (Doutoramento)
2019 O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge-TPACK) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
Arguente principal
Luis Fabián Gutiérrez Fallas (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2019 Jogos matemáticos: A atividade lúdica na aprendizagem da matemática
Arguente principal
Ana Sofia da Silva Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2018 O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática: Duas experiências no ensino básico
Arguente principal
Marisa Alexandra Ferreira Quaresma (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2018 O papel de feedback na construção de significados num ambiente de aprendizagem colaborativa apoiada pelo computador: Uma experiência de ensino em Geometria com recurso ao GeoGebra
Arguente principal
Júlio César Martins Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2018 Contributos da Matemática e das tecnologias digitais para a educação financeira e o consumo sustentável: Um estudo com alunos do ensino fundamental
Arguente principal
Ivan Nunes Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Exploração de diferentes representações semióticas no estudo do conceito de limite por alunos do 11.º ano
Arguente principal
Ana Sofia Fernandes Lomar (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017 A aprendizagem significativa de limites de funções por estudantes universitários
Arguente
Anderon Melhor Miranda (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017 A aprendizagem do cálculo diferencial e integral no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: Um estudo de caso com uma turma do primeiro ano
Arguente
Álvaro Fernandes Serafim Filho (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017 Aprendizagem de testes de hipóteses por alunos do ensino superior politécnico
Arguente
Gabriela Maria Araújo da Cruz (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017 Exploração da probabilidade em experiências compostas por alunos do 9.º ano de escolaridade
Arguente principal
Maria Celeste Fernandes de Almeida (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017 As TIC no estudo das Funções: Uma experiência com uma turma de 9.º ano
Arguente principal
Maria do Rosário da Silva Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017 A importância do sentido do número nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Arguente principal
Maria João Meireles Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2016 Estudo sobre a aplicação das orientações curriculares nos eventos de educação matemática em jardim de infância, no ensino do número em Angola, e suas consequências na aprendizagem das crianças dos 5 aos 6 anos de idade
Arguente
Pedro Cardoso da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 Conhecimento profissional do professor de Matemática: Estudos de caso de professores em Timor-Leste
Arguente principal
Carlos Samuel Pinho Fernandes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Matemática, Portugal
2016 O estudo antecipado mediado por tecnologias: A aprendizagem de generalidades sobre funções e o desenvolvimento da autonomia
Arguente principal
Ana Cristina da Silva Valente (Mestrado)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2016 O contributo do GeoGebra para a aprendizagem da Geometria Analítica no espaço
Arguente principal
Joana Margarida da Silva Armindo (Mestrado)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2015 Conceitos geométricos elementares e comunicação matemática: Uma experiência com alunos do 4.º ano e 6.º anos de escolaridade
Arguente principal
Mariana Xavier Cardoso Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2015 O sentido de divisão: Uma experiência com alunos do 4.º ano e 6.º anos de escolaridade
Arguente principal
Cristiana Barbosa Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2014 A calculadora gráfica na aprendizagem das funções no ensino secundário
Arguente principal
Maria Madalena Correia Consciência (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2014 Pensamento algébrico no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Leonel Veloso Vieira (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014 O programa de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Conhecimento, conceções e envolvimento parental
Arguente principal
Sandra Cristina Ferreira da Conceição (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 Projeto Ritmus: Uma experiência para o sucesso na Matemática e de desenvolvimento profissional de professores
Arguente principal
Sónia Cristina Nunes Dionísio (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2014 Contributo dos padrões no desenvolvimento de capacidades transversais em Matemática: Um estudo no 5.º ano de escolaridade
Arguente principal
Maria de Lurdes Fernandes de Amorim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 Resolução de problemas no 1.º Ciclo: As dificuldades que surgem na concretização das diferentes fases do modelo de Polya
Arguente principal
Sílvia Daniela Vieira Costa (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2014 Problemas de otimização matemática no estudo das derivadas numa turma do 12.º ano de escolaridade
Arguente principal
Ana Margarida Gomes Gonçalves Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2014 As interações dos alunos no trabalho de grupo na aprendizagem da Geometria: Uma experiência com uma turma do 9.º ano de escolaridade
Arguente principal
Maria Júlia Rodrigues Alves (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2013 Ensinar números racionais no 1.º CEB - Uma experiência com alunos do 4.º ano em período de transição de documentos curriculares
Arguente
Magda Sofia Lourenço Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2013 A etnomatemática nos lenços dos namorados
Arguente
Paula Filipa Vivas Vilela (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2013 As funções exponencial e logarítmica nos manuais escolares do 12.º ano
Arguente principal
Carla Isabel Teixeira Tavares Bebimbas da Fonseca (Mestrado)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2013 O ensino e a aprendizagem de Geometria com recurso a materiais manipuláveis: Uma experiência com alunos do 9.º ano de escolaridade
Arguente principal
Andreia Cristina Freitas Abreu (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2013 Ensino e aprendizagem das funções racionais usando a calculadora gráfica: Um estudo realizado com alunos de Matemática A do 11.º ano de escolaridade
Arguente principal
Paulo Jorge Freitas de Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2012 Evolução dos significados pessoais de associação estatística em estudantes universitários moçambicanos de Matemática através do ensino
Arguente
Delson Alexandre Alberto Zioto Mugabe (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2012 Introdução ao conceito de fracção na interpretação quociente: Uma experiência de ensino no 1.º ciclo de ensino básico
Arguente
Maria Manuela de Castro Costa Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2012 O ensino e a aprendizagem de Estatística com tecnologia: Uma experiência no 7.º ano de escolaridade
Arguente principal
Catarina Vasconcelos Pereira Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2012 A folha de cálculo como mediador da comunicação matemática: Uma experiência pedagógica com uma aluna deficiente visual
Arguente principal
Maria Isabel Lago da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2012 Resolução de problemas através do modelo Polya: as produções escritas de alunos de uma turma de Matemática B do 11.º ano
Arguente principal
Maria Helena Magalhães Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2012 Exploração do significado das expressões como forma de promover a aprendizagem de equações literais e polinómios no 8.º ano
Arguente principal
Pedro Marcelo Pereira dos Santos Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2011 Desenvolvimento profissional de professores de Matemática num contexto de formação pós-graduada apoiada pelas TIC
Arguente principal
João Felisberto Fernandes Semedo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2011 Processos de resolução de problemas: Uma experiência com alunos de cursos de Educação e Formação de Adultos na área de Matemática para a Vida
Arguente
Ângela Maria Barros Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2011 Contributo da resolução de problemas de padrão para a aprendizagem da Álgebra no 7.º ano de escolaridade
Arguente
Manuel de Sousa Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2011 Discussão na aula de Matemática com recurso à tecnologia: O caso de uma turma de 7.º ano
Arguente
Esmeraldina Maria Gandra de Sousa França Santos (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2010 Os números e operações: Investigações matemáticas com alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
Cidália Patrícia Freitas da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2010 A influência do ensino nos raciocínios de alunos do 12.º ano de escolaridade em probabilidade condicionada
Arguente
Maria do Carmo Fernandes da Cunha (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2010 In)Sucesso na Matemática e a utilização de recursos didácticos no 7.º ano de escolaridade: estudo de caso
Arguente principal
Carla Alexandra Baptista Oliveira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2009 Laboratórios virtuais de matemática como um espaço de apoio à actividade do professor do século XXI. Um estudo de caso
Arguente principal
Maria Manuela de Abreu Ferreira Simões (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2009 Estratégias de alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico nos conceitos de área, perímetro, volume e suas relações
Arguente
Isabel Afonso Martins (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2009 Influência dos testes intermédios de Matemática na aprendizagem, no ensino e na avaliação de uma turma de 11.º ano de escolaridade
Arguente
Ana Isabel Cerqueira da Silva Dias Noronha (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2009 O trabalho colaborativo como meio de desenvolvimento do conhecimento didáctico de professores de Matemática no tema de Análise Combinatória
Arguente
Bárbara Vilamarim do Alvar Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2008 Práticas pedagógicas dos professores do 1.º ciclo do ensino básico na área disciplinar de Matemática
Arguente principal
Miguel António de Almeida e Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Centro de Filosofia das Ciências, Portugal