???global.info.a_carregar???
Silvio Ferraz (sp-1959), Professor Titular do Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Entre 2002 e 2013 atuou como Professor Associado do departamento de música do Instituto de Artes da UNICAMP, no biênio 2009-2010 foi Diretor Pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo e Diretor do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Professor voluntário do programa de pós-graduação em Música da ECA- USP (2009-2010). Coordenou o Centro de Linguagem Musical (PUCSP), o Instituto virtual MusArtS (musica articulata sciencia), Núcleo de Integração e Difusão Cultural (NIDIC-UNICAMP) e do curso de Pós-Graduação em Música da Unicamp (2013). Atualmente coordena o Convênio ECA-USP/Unvieristée Paris 8 e tem participado anualmente de congressos internacionais como Conferencista. Com intensa produção artística, desde 1985 seus trabalhos tem sido constantes em festivais brasileiros de música contemporânea (Festival Música Nova, Bienal de Música Brasileira Contemporânea FUNARTE), Festival d?Automne à Paris 1994, Sonidos de las Americas (Carnegie Hall-N.York, em 1996), Encuentro de Compositores de Chile (Goethe e PUC-Chile), Desde a década de 1990, colabora com grupos internacionais de música contemporânea como Iktus Ensemble e Het Espectra (B]elgica), Contrechamps (Suiça), Arditti String Quartet e Nash Ensemble (Inglaterra), New York New Music Ensemble e Ensemble Orpheus (EUA), DME (Portugal), Taller de Musica Contemporanea (Chile). Autor dos livros Música e Repetição: aspectos da questão da diferença na música contemporânea (SP: Educ/ Fapesp, 1997), Livro das Sonoridades (Rio: 7 letras, 2004) e organizador de Notas-AtosGestos (Rio: 7 letras, 2007). Bolsista da Fundação Vitae em 2003, pesquisador associado à Fapesp e pesquisador do CNPQ, desenvolve projetos no campo da composição musical contemporânea, com ênfase no estudo das implicações do conceito de tempo na música do final do século X e séc.XXI. Dentre seus principais artigos destacam-se "Musique et Modulation: vers une poètique du vent" e "La formule de la Ritournelle", publicados nos livros referência sobre o pensamento da arte na obra de Gilles Deleuze "Agencer les Multiplicités avec Deleuze" (Anne Querrien e Anne Sauvagnargues, orgs.) e "Gilles Deleuze: la pensé-musique" (Pascale Criton e J.-M. Chouvel, orgs.) (Fonte: Currículo Lattes)
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Silvio Ferraz-Mello

Nomes de citação

  • Ferraz Mello, Silvio
  • Ferraz, Silvio

Identificadores de autor

Ciência ID
DA1B-F518-52A7
ORCID iD
0000-0001-8263-6640
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?user=t0Rqt8QAAAAJ&hl=pt-BR

Endereços de correio eletrónico

  • silvioferrazmello@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1992/03/01 - 1996/10/22
Concluído
Comunicação e Semiótica (Doctor)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"Música e Repetição: aspectos da diferença na música do século XX" (TESE/DISSERTAÇÃO)
nota máxima
1985/03/01 - 1991/11/12
Concluído
Musicologia (Master)
Especialização em Composição
Universidade de São Paulo, Brasil
"Cinco Invenções sobre Música e Repetição" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1977/03/01 - 1982/12/01
Concluído
Música (Bachelor)
Especialização em Licenciatura em Música
Universidade de São Paulo, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/01 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de São Paulo, Brasil
Universidade de São Paulo, Brasil
2002/03 - 2013/12 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2000 - 2006 Professor Associado (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
1991/09 - 2003/03 Assistente (Docente Universitário) Faculdade de Artes Santa Marcelina, Brasil
Faculdade de Artes Santa Marcelina, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/10/10 - 2023/03/10 Música, fenómeno energético: projeto de investigação prático-conceitual de composição musical
2022/00445-1
Bolseiro de Investigação
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal

Universidade de São Paulo, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
1997 - 2000 Ambiente de composição e performance musical com suporte tecnológico
Investigador Pós-doutorado
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
1992 - 1996 Musica e repetição: aspectos da diferença na música do séc.XX
Bolseiro de Doutoramento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silvio Ferraz Mello Filho; gustavo penha. "Solfège et analyse: l?invention du geste". 2017.
  2. Silvio Ferraz Mello Filho; William Teixeira. "Musical Gesture: from Composition to Performance". 2016.
Artigo em revista
  1. Ferraz, Silvio; Willliam Teixeira. Autor correspondente: Willliam Teixeira. "Folds of Time: Operators for Continuity in Contemporary Musical Practices". Perspectives of New Music (2024):
    Em revisão
  2. gustavo penha; Silvio Ferraz Mello Filho. "brincar, tocar, experimentar, criar: 'Jatekók' de Gyorgy Kurtag e o fazer musical lúdico". REVISTA VÓRTEX 12 (2024): 1-35. https://periodicos.unespar.edu.br/vortex/article/view/8398doi:10.33871/vortex.2024.12.8398.
    10.33871/vortex.2024.12.8398
  3. Ferraz Mello, Silvio. "Vazios de tempo-espaço: ST/4-1,080262 de Iannis Xenakis". Permusi (2023):
    Acesso aberto • No prelo
  4. Ferraz, Silvio; William Teixeira. Autor correspondente: William Teixeira. "Musical Time in Network Interaction: The Case of unfinished line". Journal of Network Music and Arts 5 1 (2023): 1-12. https://commons.library.stonybrook.edu/jonma/vol5/iss1/4.
    Acesso aberto • Publicado
  5. FARIAS, AUSTECLÍNIO LOPES DE; Silvio Ferraz Mello Filho. "Som-Fôrma: Morton Feldman e uma trajetória do espaço gráfico". REVISTA MUSICA 23 2 (2023): 133-176. https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/217949doi:10.11606/rm.v23i2.217949.
    10.11606/rm.v23i2.217949
  6. Josí Pereira de Mattos Neto; Jessica Gubert Silva; Luís A. E. Afonso Montanha; Silvio Ferraz Mello Filho. "Evoking a landscape through the encounter of the voices of performer and composer". Nova Contemporary Music Journal 3 2 (2023): 81-92. https://doi.org/10.34619/xhsx-ztn2doi:10.34619/xhsx-ztn2.
    10.34619/xhsx-ztn2
  7. Marcio Giachetta Paulilo; Silvio Ferraz Mello Filho. "Análise tonal e estatístico-descritiva dos procedimentos de criação de Tavinho Moura". Revista Música (2022): https://doi.org/10.11606/rm.v22i2.200397.
    10.11606/rm.v22i2.200397
  8. BONIN, GUSTAVO CARDOSO; MONTANHA, LUÍS A EUGÊNIO AFONSO; SILVA, MICAEL ANTUNES DA; TAKEHARA, SAMUEL OLIVEIRA; Silvio Ferraz Mello Filho; BOLOGNA, RICARDO DE FIGUEIREDO; OLIVEIRA, BEATRIZ RODRIGUES DE; et al. "Corpo_camadas: um relato criativo do GruMa". A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas 2 4 (2022): 1-31. https://www.researchgate.net/publication/368854783_Corpo_camadas_um_relato_criativo_do_GruMa#fullTextFileContentdoi:10.5965/27644669020420220701.
    10.5965/27644669020420220701
  9. "Heterogenesis and musical rewriting". Nova Contemporary Music Journal 1 1 (2022): 121-128. http://fabricadesites.fcsh.unl.pt/ncmm/nova-contemporary-music-journal-2/.
    https://doi.org/10.34619/jaso-wz96
  10. Ledice Fernandes de Oliveira Weiss; Silvio Ferraz. "Interações entre escrita e instrumentalidade em Ladainha e Eclusas, para violão solo". Revista Música (2021): https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188831.
    10.11606/rm.v21i1.188831
  11. Silvio Mello Filho. "Modeling, listening, analysis, and computer aided composition". MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics (2021): https://doi.org/10.46926/musmat.2021v5n1.116-125.
    10.46926/musmat.2021v5n1.116-125
  12. Silvio Ferraz Mello Filho. "Contemporary Musical Logos". International Review of the Aesthetics and Sociology of Music 52 (2021): 173-201.
  13. Silvio Ferraz. "Rascunho: a presença do papel, da escuta e do tempo". Orfeu 5 1 (2020): https://doi.org/10.5965/2525530405012020230.
    10.5965/2525530405012020230
  14. Silvio Ferraz; William Teixeira. ""Partita 3", para violoncelo solo: preparação de performance depois das notas sobre o fluxo de energia". ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes 6 2 (2019): https://doi.org/10.36025/arj.v6i2.17690.
    10.36025/arj.v6i2.17690
  15. William Teixeira; Silvio Ferraz. "Heterogenesis in Musical Rewriting and (Re)Performance". Musica Theorica (2019): https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/article/view/88.
    https://doi.org/10.52930/mt.v3i2.88
  16. Silvio Ferraz; William Teixeira. "The Performance of Time (or the time of musical performance)". Performance Philosophy (2019): https://www.performancephilosophy.org/journal/article/view/226.
    https://doi.org/10.1111/j.0963-7214.2005.00374.x
  17. Yugo Sano Mani; Silvio Ferraz Mello Filho. "A obra Quando se muda a paisagem?, de Rodrigo Lima, como um processo de solfejos". DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA 23 (2019): 28-72. http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002995558.pdf.
  18. Ferraz-Mello, Silvio. "Affects of chaos: Rhetorical pathos and the epistemology of musical discourse.". Zbornik Akademije umetnosti (2018): https://www.researchgate.net/publication/327923750_Affects_of_chaos_Rhetorical_pathos_and_the_epistemology_of_musical_discourse.
  19. TEIXEIRA, WILLIAM; Silvio Ferraz Mello Filho. "A ética da Performance Musical". International Online Journal for Artistic Research 2 2 (2018): 59-67. http://revistas.ua.pt/index.php/impar/article/view/11765/9659.
  20. Ferraz-Mello, Silvio. "O Uso das Técnicas Estendidas e o Conceito de Instrumento Musical em Helmut Lachenmann". Musica Theorica (2017): http://https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/article/view/40#:~:text=A%20obra%20do%20compositor%20alem%C3%A3o,especulativo%20das%20t%C3%A9cnicas%20instrumentais%20estendidas.&text=Em%20paralelo%20a%20sua%20produ%C3%A7%C3%A3o,.
    https://doi.org/10.52930/mt.v2i1.40
  21. Annita Costa Malufe; Silvio Ferraz Mello Filho. "Ao vivo: performance da voz em Tarkos e Aperghis". ELYRA: REVISTA DA REDE INTERNACIONAL LYRACOMPOETICS 10 1 (2017): 91-112. http://www.elyra.org/index.php/elyra/article/view/206/252.
  22. "Entretempo, a escuta no ponto cego da música". VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA 20 1 (2017): 117-134. http://www.revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=222.
  23. gustavo penha; Silvio Ferraz Mello Filho. "Cathy Berberian, Grock e as ideias de polifonia de ações, fragmentação textual, solfejo afetivo e humor em Sequenza III, para voz feminina, de Luciano Berio .". REVISTA VÓRTEX 5 3 (2017): 1-25. http://vortex.unespar.edu.br/penha_ferraz_v5_n3.pdf.
  24. Silvio Ferraz; Guilherme Ribeiro. "Guero: Música concreta instrumental e direcionalidade na peça-estudo para piano de Helmut Lachenmann". Revista Vortex (2017): http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/1855.
    https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1855
  25. Ferraz-Mello, Silvio. "Forma musical como um processo: do isomorfismo ao heteromorfismo". Opus (2016): https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/372.
    http://dx.doi.org/10.20504/opus2016a2203
  26. "Pensar junto al arte". Reflexiones Marginales (2016): https://reflexionesmarginales.com/blog/2016/07/01/pensar-junto-al-arte/.
  27. Ferraz-Mello, Silvio. "Kairos-ponto de ruptura". Ouvirouver (2015): http://dx.doi.org/10.14393/ouv16-v11n1a2015-2.
    10.14393/ouv16-v11n1a2015-2
  28. "Kairos: ponto de ruptura". Ouvirouver (Online) 11 1 (2015): 34-52. http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/30390/17653.
  29. Annita Costa Malufe; Silvio Ferraz Mello Filho. "MÚSICA E VOZ PARA ALÉM DO SOM". Literatura e Sociedade 19 (2015): 149-167. http://www.revistas.usp.br/ls/article/view/97229.
Capítulo de livro
  1. Annita Costa Malufe; Silvio Ferraz Mello Filho. "Le temps de la présence: le theatre musical de Georges Aperghis". Peter Lang, 2023.
    10.3726/b20190
Tese / Dissertação
  1. Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira. "Tonalidade e seus desvios: reconhecimento e elaboração composicional de relações funcionais em meio a procedimentos harmônicos não funcionais". Doutoramento, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-27022019-153133/.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Ferraz, Silvio. ...como que balbuceo. Babel Scores, 2023.
Distinções

Prémio

2010 Prêmio Zeferino Vaz de Produção Acadêmica
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2003 Premio Vitae de Criação Artística (Composição Musica)

Título

2018 Professor Titular
Universidade de São Paulo, Brasil
2008 Livre Docente (Habilitaçåo)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil