Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ludovina Almeida Ramos
Nomes de citação
- Ramos, L.
- Ramos, L. A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DC1C-B378-7ACD
- ORCID iD
- 0000-0002-0848-1094
Endereços de correio eletrónico
- lmaramos@ubi.pt (Profissional)
Moradas
- Estrada do Sineiro, s/n, 6200-209 , Covilhã, Covilhã, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.ubi.pt/Pessoa/lmaramos (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/02/04 - 2019/02/07
Concluído
|
Curso ¿Análise multi-nível R / Multi-level data analysis in R¿, organizado pela EDUA - Transversal skills (doctoral school
of the University of Averiro) (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2016/01/05
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
|
2013/06/13 - 2013/06/13
Concluído
|
"New developments in mediation and moderation” (Outros)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2013/05/02 - 2013/05/10
Concluído
|
"Equações Estruturais utilizando o programa AMOS" (Outros)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
|
2011/11/13 - 2011/11/13
Concluído
|
“Introdução aos modelos de equações estruturais com recurso ao AMOS” (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2011/07/26 - 2011/07/29
Concluído
|
III Escola de Verão sobre Métodos Avançados de Análise de Dados em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais (ICS-IUL)
(Outros)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2004/10 - 2006/11
Concluído
|
Psicologia da Motivação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"“Auto-eficácia, objectivos e tomada de decisão na construção da identidade vocacional” (Ludovina Maria de Almeida Ramos)
[supervisor: Prof. Doutora Maria Paula Paixão; co-supervisor: Prof. Doutor José Tomás Silva]
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2004 - 2005
Concluído
|
Psicologia da Motivação (Pós-Graduação)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/10 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP)- Universidade de Évora, Portugal |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP)- Universidade de Évora, Portugal | ||
2005/01 - 2005/08 | Investigador (Investigação) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional E Social (IPCDVS) – Unidade I&D da UC, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal | ||
2016 - 2019 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2005/09 - 2016/02 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2000 - 2004 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/11/15 - Atual | Membro do Conselho de Faculdade - FCSH-UBI | Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2013 - Atual | Comissão de Coordenação Pedagógica em Psicologia | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2010 - Atual | Comissão Científica do 1º Ciclo em Psicologia | Universidade da Beira Interior, Portugal |
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal | ||
2008 - Atual | Coordenadora de ano (1º / 2º ano da licenciatura em Psicologia) | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal | ||
2020 - 2023/11 | Membro da Júri de Reconhecimento (de Nível, Específico) de Habilitações Estrangeiras (para o 1º ciclo em Psicologia, para o 2º ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde e para a Educação). | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal | ||
2017/11 - 2023/11 | Coordenador de Mobilidade (Departamento de Psicologia e Educação) | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2017 - 2023/11 | Comissão de Creditação do 2º Ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal | ||
2017 - 2023/11 | Comissão Creditação no 3º Ciclo em Educação | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal | ||
2017 - 2023/11 | Comissão de Creditação do 2º Ciclo em Supervisão Pedagógica | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal | ||
2009 - 2023/11 | Comissão de Creditação do 1º Ciclo em Psicologia | Universidade da Beira Interior, Portugal |
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - Atual | Investigador Colaborador | CIDESD - Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development, Portugal |
2004 - 2005 | Monitora (Comissão de Autoavaliação da FPCE-UC) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2001/01 - 2004/01 | Outra Situação (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra, Portugal |
2001 - 2003 | Docente e Psicóloga na Escola Profissional da Lousã (EPL) | Escola Profissional da Lousã (EPL), Portugal |
2000 - 2001 | Psícóloga no Centro de Estudos e Intervenção Psicológica (CEIP) | Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 192 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI0192/2011
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/03 - Atual | Funcionamento psicológico positivo em estudantes do ensino superior
.
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
Em curso
|
2022 - Atual | Validação da EFPP e do K10 para a população portuguesa de adolescentes
Investigador
|
Em curso
|
2021 - Atual | Paixão pelo curso, saúde mental e desempenho académico em estudantes do ensino superior
Investigador
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
|
2020 - Atual | “PAC - Behavioral Determinants in Sport, Exercise and Healthy Lifestyle”
.
Membro colaborador
Universidade de Trás-os-Montes and Alto Douro/UBI, Portugal
|
|
2019 - Atual | “Grupo de Investigação em Psicologia Positiva (GIPP)”
.
Orientador
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
Em curso
|
2017 - Atual | CIDESD - Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development
,
Outra
|
|
2004 - Atual | “Desenvolvimento da Carta Educativa do Município de Coimbra – Avaliação das Expectativas da População sobre as Escolas”
.
Outra
|
Concluído
|
2022/01 - 2023/06 | PDSolve - New therapeutic approach to slowdown the progression of Parkinson's disease
Investigador
|
Em curso
|
2015 - 2019 | “Promoção de comportamentos de saúde e prevenção da doença”
.
Orientador
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
Concluído
|
2008 - 2013 | “Cognition, Emotion, Learning and Career Development”
.
Investigador
Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da
Universidade de Coimbra, Portugal
|
|
2004 - 2004 | Ensaio de validação de conteúdo de novas imagens do "Berufsbilder-Test" (BBT).
FEDER/POCTI-SFA -160 -192
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | Ramos, L. R., Silva, C., Oliveira, E., & Guimarães, C. (2023). "Viver é um rasgar e remendar-se": Regulação emocional, distress psicológico e bem-estar. XII CICTED – Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento [online]. Universidade de Taubaté (Unitau), São Paulo. |
(Brasil)
|
2023 | Aurélio, D., Ramos, L., Oliveira, E., Guimarães, S., Silva, C., Monteiro, S., Afonso, R. (2022, julho). The role of achievement goals on flow in music students. Congreso Internacional Engagement de los Alumnos en la Escuela: Perspectivas sociales y psicológicas, Facultad de Educación de Cuenca de la Universidad de Castilla La Mancha, Cuenca. |
(Espanha)
|
2022 | Festas, M. I., Silva, J. T., Ramos, L., & Paixão, M. P. (2022, julho). A relação entre as crenças acerca da escrita académica e a confiança nas estratégias e tarefas de escrita em estudantes universitários. Congreso Internacional Engagement de los Alumnos en la Escuela: Perspectivas sociales y psicológicas, Facultad de Educación de Cuenca de la Universidad de Castilla La Mancha, Cuenca. | |
2022 | Silva, C. M., Monteiro, L., Ramos, L., & Guimarães, S. C. (2022, setembro). Resiliência e Distress psicológico em doentes oncológicos: Revisão Sistemática da Literatura. 14o Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Universidade da Madeira, Funchal. | |
2021/09/03 | Aurélio, D. & Ramos, L. (2021). A Influência dos Objetivos de Realização, Emoções Positivas e Personalidade no Flow em Alunos de Música. In B. Silva, L. Almeida, A. Barca, M. Peralbo & R. Alves (Org.) Livro do Programa e Resumos das Comunicações do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (p. 291). Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação. |
(Portugal)
|
2021/09/03 | A prática de atividade física e motivos associados em estudantes portugueses do Ensino Superior: Caracterização e relação com o bem-estar |
(Portugal)
|
2021/09 | Silva, J. T., Ramos, L.A., & Miguel, J. P. (2021). Validade estrutural da versão Portuguesa do CDDQ-34. In B. Silva, L. Almeida, A. Barca, M. Peralbo & R. Alves (org.), Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação, 515-527. https://congreso-xvigp.asocip.com/index.php/pt/programacao/actas-do-congreso | |
2020 | Ramos, L. A., Guimarães, C., Brandão, D., & Silva, C. (2020). Comportamento Alimentar e Perceção de Competência na Adolescência: Um Estudo Exploratório. In H. Pereira & S. Monteiro (Eds.) Livro de Resumos do 13o Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (p. 103). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde. | |
2020 | Pereira, A., Ramos, L. A., & Guimarães, C. (2020). As Emoções Positivas e a Temporalidade: Estudo Exploratório. In H. Pereira & S. Monteiro (Eds.) Livro de Resumos do 13o Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (p. 106). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde. | |
2020 | Ribeiro, C., Ramos, L. A., & Afonso, R. M. (2020). Estilos Motivacionais, a Prática do Exercício Físico e o Bem-Estar Psicológico em Idosos: Estudo Exploratório. In H. Pereira & S. Monteiro (Eds.) Livro de Resumos do 13o Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (p. 194). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde. | |
2019/09 | Aurélio, D. & Ramos, L. (2021, 1 a 3 de setembro). A Influência dos Objetivos de Realização, Emoções Positivas e Personalidade no Flow em Alunos de Música [Comunicação - Online ]. Simpósio Contributos da Psicologia Positiva para a Avaliação Psicológica em Contextos Educativos XVI Congresso Galego-Português de Psicopedagogia , XVI Congresso Galego-Português de Psicopedagogia. | |
2019/09 | Pereira, C., Guimarães, S., & Ramos, L. (2021. 1 a 3 de setembro). A Prática de Atividade Física e o Distress Psicológico em Adultos: Estudo Exploratório [Comunicação - Online ]. Simpósio Contributos da Psicologia Positiva para a Avaliação Psicológica em Contextos Educativos , XVI Congresso Galego-Português de Psicopedagogia. | |
2019 | Ramos, L., A., M. P. Paixão, Silva, J. T., & Simões, M. F. (2019). Bem-estar Psicológico e ajustamento psicossocial: Teste de um modelo integrativo. Comunicação oral apresentada no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola, 15, 16 e 17 de julho de 2019 no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | |
2019 | Paixão, M. P., Pinto, A. R., Silva, J. T., & Ramos, L. A. (2019). The role of positive emotions and self-efficacy beliefs in students well- being during the transition to the labour market. Comunicação oral apresentada no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola, 15, 16 e 17 de julho de 2019 no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | |
2019 | Festas, M. I., Silva, J. T., Ramos, L. A., & Paixão, M. P. (2019). Assessing College Students Writing Motivation: A Portuguese Adaptation Of A Multicomponent Measure. Comunicação oral apresentada no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola, 15, 16 e 17 de julho de 2019 no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | |
2019 | Oliveira, E. P. & Ramos, L. A. (2019). Psicologia Positiva: Projeto de Investigação na UBI. Comunicação oral apresentada no VII Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” /II Colóquio Internacional de Psicologia Escolar, Braga, 09-11 de setembro de 2019. | |
2017 | T. S., Silva, J. T., Vieira, S. L., Machado, T. S. & Ramos, L. A. (2017). The Childhood Career Development Scale (CCDS) – Psychometric Properties in a sample of portuguese pre adolescentes. Comunicação oral apresentada na International Psychological Applications Conference and Trends (InPACT), Psychological Applications Conference and Trends 2017, 29, 30 de abril e 01 de maio, Budapeste, Hungria. | |
2017 | Mira, T., Carvalho, P. G., & Ramos, L. A. (2017). Impacto do Passado Desportivo no Bem- Estar, Resiliência e Sucesso em Atuais Profissionais - Revisão. In C. Gonçalves, J. Carvalho, V. Lopes, & D. Araújo (Eds.) Livro de Resumos das XVIII Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto: O interface entre a promoção da saúde e melhoria do rendimento (pp.49-50.). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, Sociedade portuguesa de Psicologia do desporto e Câmara Municipal de Bragança. | |
2017 | Ramos, L. & Paixão, M. P. (2017). Ajustamento psicológico ao ensino superior: implicações para a intervenção de carreira no ensino secundário. Transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior: Percursos e redes de suporte. Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, 9 e 10 de março de 2017. |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Regulação emocional e ansiedade em crianças e adolescentes: Revisão sistemática da literatura
Orientador
|
Medicina (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências da Saúde, Portugal
|
2023 - Atual | Abordagem clínica do utente com Perturbação do Espectro Autista: uma monografia sobre o estado da arte
Orientador
|
Medicina (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências da Saúde, Portugal
|
2023 - Atual | A preparação dos estudantes de Medicina para lidar com a incerteza na prática clínica
Coorientador
|
Medicina (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências da Saúde, Portugal
|
2023 - Atual | Teen Anger Management Education
(TAME): Implementação e eficácia do programa em adolescentes portugueses
[projeto financiado com uma bolsa da FCT: 2023.01600.BD]
Coorientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2022 - Atual | Tese de Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde da estudante Ana Rita Ferreira - Regulação Emocional, Estilos Educativos
Parentais e Comportamentos de Saúde em Jovens: Um Programa de Intervenção
Coorientador
|
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2022 - Atual | O Papel das Dimensões Sociodemográficas na Regulação Emocional em Adolescentes
Orientador
|
|
2022 - Atual | Impacto das intervenções em Psicologia Positiva no bem-estar subjetivo e distress nos adolescentes: Uma Revisão Sistemática
da Literatura
Orientador
|
|
2022 - Atual | O tipo de paixão e a regulação emocional em estudantes com comportamentos aditivos
Orientador
|
|
2022 - Atual | As crenças sobre as emoções e a regulação emocional nos adolescentes: Estudo exploratório
Orientador
|
|
2022 - Atual | Regulação emocional, perfeccionismo e distress psicológico nos estudantes de Medicina: Revisão sistemática da literatura
Orientador
|
|
2022 - Atual | Regulação Emocional, Estilos Educativos Parentais e Bem-Estar Psicológico em Adolescentes: Avaliação e Intervenção
Coorientador
|
Psicologia
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 - Atual | Confiança dos alunos nos professores, identificação com a escola e desempenho académico em estudantes do ensino básico e secundário
Coorientador
|
Educação
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2020 - Atual | Confiança dos alunos nos professores, identificação com a escola e desempenho académico em estudantes do ensino básico e secundário”.
Orientação Científica: Ema Patrícia Oliveira (DPE-UBI) e Ludovina Almeida Ramos (DPE-UBI).
Coorientador de Isabel Maria de Barros Inácio de Almeida e Brito
|
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2020 - Atual | Tese de Doutoramento em Educação Isabel Maria de Barros Inácio de Almeida e Brito - Confiança dos alunos nos professores,
identificação com a escola e desempenho académico em estudantes do ensino básico e secundário
Coorientador
|
|
2017 - Atual | Efeito da participação desportiva no bem-estar e resiliência em atletas com
deficiência motora – o caso na natação adaptada”
Coorientador
|
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2022 - 2022 | Diferenças de género e o Diagnóstico de Autismo no Género Feminino: Revisão Sistemática de Literatura
Orientador
|
Medicina (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2022 - 2022 | A relação entre a autodeterminação, a perspetiva temporal de futuro e o comportamento pro-ambiental
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2022 - 2022 | Os motivos eudemónicos e hedónicos e o distress psicológico em adultos: Estudo exploratório
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 - 2022 | Compaixão e Distress Psicológico em Adultos: o Papel dos Fatores Sociodemográficos
Orientador
|
|
2020 - 2022 | A Relação entre a Autodeterminação, a Perspetiva Temporal de Futuro e o Comportamento Pro-Ambiental
Orientador
|
|
2020 - 2022 | Funcionamento psicológico positivo em adultos pertencentes à Geração Sandwich em contexto de pandemia Covid 19: Estudo qualitativo
Coorientador
|
|
2020 - 2022 | Os Motivos Eudemónicos e Hedónicos e o Distress Psicológico em Adultos: Estudo Exploratório
Orientador
|
|
2019 - 2022 | O Impacto da Vergonha Externa e da Autodeterminação Na Satisfação Com A Vida Em Adolescentes
Orientador
|
|
2021 - 2021 | Os Motivos Eudaimónicos e Hedónicos e o Distress Psicológico em Mulheres
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 - 2021 | O impacto da atividade física e da espiritualidade no envelhecimento saudável: Uma Revisão Sistemática
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 - 2021 | A influência dos objetivos de realização, emoções positivas e personalidade no Flow em alunos de música
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 - 2021 | Compaixão e Distress Psicológico em adultos: O papel dos fatores sociodemográficos
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 - 2021 | O impacto da vergonha externa e da autodeterminação na satisfação com a vida em adolescentes
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2020 - 2021 | A Influência dos Objetivos de Realização, Emoções Positivas e Personalidade no Flow em Alunos de Música
Orientador
|
|
2020 - 2021 | O Impacto da Atividade Física e da Espiritualidade No Envelhecimento Saudável: Uma Revisão Sistemática
Orientador
|
|
2020 - 2021 | Os Motivos Eudaimónicos e Hedónicos e O Distress Psicológico Em Mulheres
Orientador
|
|
2020 - 2021 | Compaixão e Distress Psicológico Em Adultos: O Papel dos Fatores Sociodemográficos
Orientador
|
|
2020 - 2021 | Fenómeno do Impostor em Estudantes de Medicina
Coorientador
|
|
2020 - 2021 | A Autodeterminação e as Emoções Positivas
Orientador
|
|
2020 - 2021 | Estratégias de autorregulação emocional em crianças e jovens e a sua relação com a satisfação com a vida
Coorientador
|
|
2019 - 2021 | A Prática de Atividade Física e o Distress Psicológico em Adultos: Estudo Exploratório
Coorientador
|
|
2019 - 2020 | O Papel das Dimensões Sociodemográficas na Regulação Emocional em Adolescentes
Orientador
|
|
2018 - 2019 | Estratégias de autorregulação emocional em crianças e jovens e a sua relação com a satisfação com a vida
Coorientador
|
|
2017 - 2018 | A Autodeterminação e a Perceção de Competência Alimentar: Estudo Exploratório
Orientador
|
|
2017 - 2018 | A Autoeficácia Alimentar, a Perceção de Competência e as Necessidades Psicológicas Básicas: Estudo Exploratório
Orientador
|
|
2016 - 2017 | Comportamentos de Saúde: Estudo Exploratório da Relação entre as Necessidades Psicológicas Básicas e a Autoeficácia Alimentar
Orientador
|
|
2016 - 2017 | Necessidades Psicológicas Básicas e Comportamento Alimentar em Crianças e Adolescentes
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/04/22 - 2022/04/22 | Organização da Palestra "Emotion Regulation" - Convidado: Professor James Gross (Ernest R. Hilgard Professor of Psychology
at Stanford University, Director do Stanford Psychophysiology Laboratory) (2022/04/22)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Duarte, M. E., Cardoso, P. C., Teixeira, M. O, Taveira, M.C., Paixção, M. P., Ramos, L., Nascimento, I., Moutra, H., & Vieira, S. (2021, october 7). Recovery and Resilience Plan: the voice of Portuguese CGC Scholar. Webinar Next Generation EU: How to contribute? The voice of scholars in Europe ESVDC Webinar http://www.esvdc.org/wp-content/uploads/2012/02/ESVDC-GA-and-Webinar-oct-7-2021_Program1.pdf |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/07/14 | "Desenvolvimento Vocacional e Envolvimento dos Alunos na Escola: da Investigação à Intervenção"
Arguente principal
|
Mestre Anabela Medina dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/05/10 | "Transição, adaptação e sucesso acadêmico de estudantes ingressantes no Ensino Superior: um estudo longitudinal no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba"
Arguente principal
|
Rebeca Vinagre Farias (Doutoramento) |
2021/07/21 | "Diferenças na adaptabilidade da carreira em dois momentos do ensino secundário"
Arguente
|
Francisca da Conceição Duarte (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2019/11/07 | “Bem-estar e satisfação de carreira em estudantes do ensino superior”
Arguente principal
|
Cátia João Morgado Costa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - Atual | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Membro da Comissão Científica das II Conferências Internacionais em Psicologia Clínica e da Saúde | |
2022/03 - Atual | Grupo de Missão para elaboração do Plano Estratégico UBI 2030
Membro
|
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - Atual | Membro do Grupo de Missão para elaboração do Plano Estratégico da UBI2030.
Membro
|
|
2021 - Atual | Membro da Comissão Creditação no 3o Ciclo em Psicologia
Membro
|
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020 - Atual | Membro do Júri de Reconhecimento de Habilitações Estrangeiras (para o 1o ciclo em Psicologia, 2o e 3º ciclo em Psicologia
Clínica e da Saúde e para a Educação).
Membro
|
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2017/11 - Atual | Membro da Comissão de Creditação do 2o Ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde
Membro
|
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017 - Atual | Membro da Comissão Creditação no 3o Ciclo em Educação
Membro
|
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017 - Atual | Membro da Comissão de Creditação do 2o Ciclo em Supervisão Pedagógica
Membro
|
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2013 - Atual | Membro da Comissão de Coordenação Pedagógica em Psicologia
Membro
|
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2010 - Atual | Membro da Comissão Científica do 1o Ciclo em Psicologia
Membro
|
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2009 - Atual | Membro da Comissão Creditação no 1o Ciclo em Psicologia
Membro
|
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2007 - Atual | Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia e Educação (Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior). ISSN: 1645-6084, Depósito legal: 188814/02 (atualmente Revista Psicologia e Educação Online (DPE-UBI) http://psicologiaeeducacao. ubi.pt “ | Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Revisão de capítulo para o segundo volume do livro "Psicologia Educacional: Investigação e Intervenção em Portugal" - com os doutoramentos do Programa Interuniversitário em Psicologia, especialidade Psicologia da Educação, entre a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, concluídos desde Janeiro de 2016. | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
2018/11/07 - Atual | Arguente da Apreciação e Defesa do Progresso do Projeto de Investigação Doutoramento em Psicologia apresentado pela estudante Sofia Mendonça Vieira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra. | Universidade de Coimbra, Portugal |
2018 - Atual | Avaliador Externo no Projeto “Therapy 2.0 – Counselling and Therapeutic Interactions with Digital Natives” - Parceiro nacional: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. | |
2015 - 2016 | Membro do Júri do concurso para atribuição de uma Bolsa de Incentivo a Doutoramento (BID), no âmbito do protocolo entre a Universidade da Beira Interior e o Banco Santander-Totta (Bolsa BID/ICI-Educação-BST-UBI/2015). |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - Atual | Revista Psicologia em Pesquisa | |
2021 - Atual | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación | |
2020 - Atual | Psychologica | |
2019 - Atual | Revista Portuguesa de Pedagogia (FPCE UC) | |
2018 - Atual | Psychologica |