Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Rita Novas Miranda
Nomes de citação
- Novas Miranda, Rita
- Miranda, Rita Novas
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DE1D-80C2-0B2F
- ORCID iD
- 0000-0002-1463-0631
Endereços de correio eletrónico
- rita.novas_miranda@sorbonne-universite.fr (Profissional)
Moradas
- UFR d'études ibériques et latino-américaines / INSPE / Sorbonne Université / 56, boulevard des Batignolles, 75011, Paris, Paris, França (Profissional)
Websites
- https://sorbonne-universite.academia.edu/RitaNovasMiranda (Académico)
- https://crimic-sorbonne.fr/chercheurs/novas-miranda-rita/ (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
- Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010/10 - 2016/01
Concluído
|
Comparative Studies (Doutoramento)
Especialização em (Estudos Literários, Culturais e Interartes, ramo de Estudos Comparatistas e Relações Interculturais)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Modos de Ver, Modos de Escrever. Da imagem e da escrita em Herberto Helder e em Jean-Luc-Godard" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção por unanimidade |
2007 - 2009
Concluído
|
Comparative Studies (Mestrado)
Especialização em (Estudos Literários, Culturais e Interartes, ramo de Estudos Comparatistas e Relações Interculturais)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Percursos da Imagem: Relações entre imagem poética e imagem cinematográfica em Herberto Helder e Jean-Luc Godard" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2004/10 - 2007/07
Concluído
|
Portuguese and Lusophone Studies (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"[não aplicável]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | EA 369 Études Romanes - CRILUS (Centre de recherches interdisciplinaires sur le monde lusophone), França |
2010 - Atual | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade do Porto Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Portugal |
2010 - 2012 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Sorbonne Université, França |
Sorbonne Université Faculté des Lettres, França | ||
2021/09/01 - 2022/08/31 | Assistente (Docente Universitário) | Université Paris-Nanterre, França |
Université Paris-Nanterre UFR des Langues et des Cultures étrangères, França | ||
2019/09/01 - 2021/08/31 | Leitor (Docente Universitário) | Université Paris-Nanterre, França |
Université Paris-Nanterre, França | ||
2012/03 - 2012/03 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2011/03/07 - 2011/03/17 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Université Mohammed V de Rabat, Marrocos |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - 2019 | Teacher of Portuguese as a Foreign Language | Freelance, França |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/06 | Casas assombradas e representações outras em Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett | Espaces spectraux : la spectralité dans la littérature et les arts au Portugal et au Brésil
Sorbonne Université / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Paris, França)
|
2023/10/16 | De l’essai comme puissance romanesque : Fanny Owen et Francisca | Agustuna Bessa-Luís dans les soubresauts du siècle
Sorbonne Université / Sorbonne Nouvelle (Paris, França)
|
2023/06/09 | Catarina Mourão: morte, transmissão e autobiografia | Se filmer et se regarder dans le miroir : l’usage de l’écriture de soi par des documentaristes femmes en langue portugaise
Sorbonne Université (Paris, França)
|
2022/11/28 | Devir fantasma (Rita Azevedo Gomes) | Cinema Português: Uma História de Fantasmas
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/10/10 | De Lisbonne à Paris, de Paris à Trás-os-Montes (et retour) : Noémia Delgado et les histoires du cinéma portugais | Artistes et intellectuelles portugaises en France. Itinéraires multiples
Sorbonne Université / Sorbonne Nouvelle (Paris, França)
|
2022/05/25 | Um Mundo de imagens – Os Verdes Anos (1963), de Paulo Rocha | XI Encontro Anual AIM
AIM / Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2022/04/07 | Pierre sous pierre, pierre sur pierre : constructions du passé et du présent, regards vers le futur dans En avant jeunesse de Pedro Costa | 48 x 48 – 48 ans de démocratie après 48 ans de dictature : temporalités portugaises en miroir
Université Paria Nanterre (Nanterre, França)
|
2022/02/24 | Du genre et de l’indéfinition : les premières Tisanas d’Ana Hatherly | Femmes écrivaines portugaises pendant la dictature militaire et l’État Nouveau (1926-1974)
Université Paris Nanterre (Nanterre, França)
|
2021/10/19 | Singularidades da reescrita cinematográfica: Uma Abelha na Chuva | « Carlos de Oliveira : artiste et ouvrier de paroles (1921-2021) »
Université Paris Nanterre (Nanterre, França)
|
2021/03/15 | Da mise en abîme (como visão e homenagem) de Maria Judite de Carvalho, de Irene Lisboa e de outros textos e imagens em Donzela Guerreira, de Marta Pessoa | Journée d’étude « Maria Judite de Carvalho : Les frontières de l’humain face aux débris du monde »
Université Paris Nanterre (Nanterre, França)
|
2020/12/16 | Des rapports entre la littérature et le cinéma : quelques exemples portugais | Journée « Tronc commun » du master recherche en Études romanes
UFR LCE, Université Paris Nanterre (Nanterre, França)
|
2019/06/29 | Apresentação do site “Mãos Oblíquas” | Ana Hatherly: Programabilidade e Criação
Cátedra Cascais Interartes, Fundação D. Luís I (Cascais, Portugal)
|
2018/10/25 | Adília Lopes : quelle forme poétique pour revenir à l’école ? | Dire, montrer l’école dans la littérature et les arts
Université Rennes 2 (Rennes, França)
|
2018/10/20 | Modulações poético-cinematográficas em A Inércia da Deserção, de Luís Miguel Nava | American Portuguese Studies Association 11th International Conference
University of Michigan (Ann Arbor, Estados Unidos)
|
2018/10/05 | “NON” ou la Vaine Gloire de commander de Manoel de Oliveira : la discordance des temps | Voir / Revoir. Revenir sur les traces, définir le présent : La péninsule Ibérique après les dictatures
Université Paris Nanterre (Paris / Nanterre, França)
|
2016/11/22 | “O que se vê é este aparelho oscilatório, a plenos pulmões” | Herberto Helder – A vida inteira para fundar um poema
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2016/11/04 | Mário de Sá-Carneiro: sobre máquinas e sombras | Mário de Sá-Carneiro e o Modernismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2016/05/07 | De la séparation et de la relation : News from Home de Chantal Akerman | Écrire la ville au cinéma
Université Paris 8 Vincennes - Saint-Dennis (Paris, França)
|
2014/09/27 | L¿Archéologie de l¿¿'oeuvre : la réécriture chez Herberto Helder et Jean-Luc Godard | Historicités du cinéma
Fondation Lucien-Paye / Université Paris-Est Marne-la-Vallée (Paris, França)
|
2014/04/24 | Aurélia Steiner (Vancouver) : signer l’image | Insistir, diz ela, com Marguerite Duras / Insister, dit-elle, avec Marguerite Duras
Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Faculdade de Letras, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/06/06 | O ensaio enquanto gesto: Passion, de Jean-Luc Godard | Margens & periferias: perspectivas de inclusão
Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Faculdade de Letras, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012/11/03 | Letter to Jane e o Groupe Dziga Vertov. Godard e o ensaio fílmico | Curso de História do Documentário
Faculdade de Psicologia, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012/04/21 | Montagem e modernidade n’O Couraçado Potemkin, de Eisenstein | Seminário Poéticas Comparadas
Faculdade de Letras, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020/11/01 - 2021/03/31 | Maria Judite de Carvalho: Les frontières de l’humain face aux débris du monde | CRILUS / UR Études Romanes, Chaire Lindley Cintra (Camões, I.P.), Lectorat de Portugais de l’université Paris 8 / Saint-Denis, en collaboration avec la Maison du Portugal – André de Gouveia |
2015 - 2016 | Herberto Helder - A vida inteira para fundar um poema | Universidade da Madeira |