???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sandra Mónica Anjo da Câmara Olim

Nomes de citação

  • Câmara Olim, Sandra

Identificadores de autor

Ciência ID
DF1E-8BBB-6B7D
ORCID iD
0000-0003-0098-4495

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
Formação
Grau Classificação
2018/09/05 - 2023/12/20
Concluído
Digital Media (Doutoramento)
Especialização em Tecnology and Human-Computer Interaction
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Augmented Reality Serious Games Towards Introducing and Promoting Chemistry to Preteens" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2013/08/22 - 2015/06/22
Concluído
Entertainment Technology (Master)
Especialização em Entertainment Technology
Carnegie Mellon University, Estados Unidos
A
2001/09/01 - 2006/06/11
Concluído
Design e Projectação Ramo Ensino (Mestrado integrado)
Especialização em Design e Projectação Ramo Ensino
Universidade da Madeira, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/09/01 - 2026/01/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003 - 2011 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria Regional da Educação e Cultura, Portugal
2000 - 2004 Assistente Operacional (Assistente Operacional) KPMG LLP Toronto, Canadá
Secretaria Regional de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/12/01 - 2019/02/03 Research assistance Universidade da Madeira Madeira Interactive Technologies Institute, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/01 - Atual Postdoctoral Researcher Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST -ID), eGames , Portugal
Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/12/01 - 2026/12/31 eGames Lab
C645022399-00000057
Bolseiro de Integração na Investigação
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/05/01 - 2023/06/30 Augmented Reality Serious Games Towards Introducing and Promoting Chemistry to Preteens
PD/BD/150286/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015 - 2020 MITIExcell - Excelência Internacional de IDT&I nas TIC
Bolseiro de Cientista Convidado
Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação, Portugal
Concluído
2015/11/01 - 2019/09/01 Beanstalk
MITIExcell M1420-01-0145- FEDER-000002
Research Assistance
Universidade da Madeira Madeira Interactive Technologies Institute, Portugal
Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sandra M Câmara Olim; Pedro Filipe Campos; Valentina Nisi. "Periodic Fable in the Wild: Bringing Chemical Elements to Life and Making Them Relatable to Preteens". 2024.
    10.1145/3628516.3661164
  2. Sandra Monica Camara Olim; Valentina Nisi; Elisa Rubegni. "“Periodic Fable Discovery” Using Tangible Interactions and Augmented Reality to Promote STEM Subjects". 2023.
    10.1145/3569009.3572804
  3. Sandra Camara; Valentina Nisi; Teresa Romão. "Enhancing Children Spatial Skills with Augmented Reality Serious Games". 2021.
    10.1145/3450337.3483470
  4. Ferreira, Maria José; Câmara Olim, Sandra; Raquel Oliveira ; Valentina Nisi. "Let's Learn Biodiversity with a Virtual "Robot"?". Trabalho apresentado em International Conference on Social Robotics, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-62056-1_17
  5. Bala, P.; Dionísio, M.; Trindade, R.; Olim, S.; Nisi, V.; Nunes, N.. "Evaluating the influence of location and medium applied to mobile VR storytelling". 2017.
    10.1145/3152832.3156617
Artigo em revista
  1. Sandra Câmara Olim; Valentina Nisi; Teresa Romão. "Augmented reality interactive experiences for multi-level chemistry understanding". International Journal of Child-Computer Interaction (2024): https://doi.org/10.1016/j.ijcci.2024.100681.
    10.1016/j.ijcci.2024.100681
  2. Sandra Câmara Olim; Valentina Nisi; Teresa Romão. "Periodic fable discovery: an augmented reality serious game to introduce and motivate young children towards chemistry". Multimedia Tools and Applications (2023): https://doi.org/10.1007/s11042-023-17526-9.
    10.1007/s11042-023-17526-9
Capítulo de livro
  1. Sandra Câmara Olim; Francisco Vasconcelos; Mara Dionisio; Pedro Campos. "“Masters Against Food Waste” Providing Children with Strategies to Avoid Food Waste". 2025.
    10.1007/978-3-031-74138-8_13
  2. Francisco Vasconcelos; Mara Dionísio; Sandra Câmara Olim; Pedro Campos. "Game ON! a Gamified Approach to Household Food Waste Reduction". 2023.
    10.1007/978-981-99-8248-6_11
  3. André Freitas; Francisco Fernandes; Mara Dionísio; Sandra Olim. "Mystery in the Ecological Park: An Interactive Narrative to Promote Interaction with Biodiversity". 2023.
    10.1007/978-981-99-8248-6_32
  4. Sandra Camara Olim. "Periodic Fable Augmenting Chemistry with Technology, Characters and Storytelling". {ACM, 2022.
    10.1145/3501712.3534092
  5. Sandra Câmara Olim; Valentina Nisi; Teresa Romão. "Towards Identifying Augmented Reality Unique Attributes to Facilitate Chemistry Learning". 2021.
    10.1007/978-3-030-85607-6_69
  6. Sandra Câmara Olim; Valentina Nisi. "Augmented Reality Towards Facilitating Abstract Concepts Learning". 2020.
    10.1007/978-3-030-65736-9_17
  7. Vanessa Cesário; Sandra Olim; Valentina Nisi. "A Natural History Museum Experience: Memories of Carvalhal’s Palace – Turning Point". 2020.
    10.1007/978-3-030-62516-0_31
  8. Cesário, Vanessa; Trindade, Rui; Olim, Sandra; Nisi, Valentina. "Memories of Carvalhal’s Palace: Haunted Encounters, a Museum Experience to Engage Teenagers". In Human-Computer Interaction – INTERACT 2019, 554-557. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-29390-1_36
Revisão de livro
  1. Câmara Olim, Sandra; Nisi, Valentina; Romão, Teresa. "Augmented reality interactive experiences for multi-level chemistry understanding". http://hdl.handle.net/10362/178559.
    https://doi.org/10.1016/j.ijcci.2024.100681
Tese / Dissertação
  1. Olim, Sandra Mónica Anjo Câmara. "Augmented Reality Serious Games Towards Introducing and Promoting Chemistry to Preteens". Doutoramento, 2023. http://hdl.handle.net/10362/162954.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2023/09 Development of “Masters contra o Desperdício”, a game for awareness on Food waste
Coorientador
Masters of Computer Science (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/02/28 ”Enhancing Financial Literacy trough Narrative na Puzzles. A serious game approach for young adults”.
Arguente principal
Ana Catarina Antunes Santos (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2024/10/18 Enhancing Museum Brand Awareness through Immersive Technologies: A Case Study for MHNC-UP
Arguente principal
Marika Pokhodnia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/09/09 - 2025/01/31 Interactive Visual Narrative II - Master in Digital Interactive Medias (Mestrado) Universidade da Madeira, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2023/03/06 Apresentação de projeto desenvolvido durante doutoramento Diario de notícias
2023/03/06 Entrevista em revista científica sobre jogos desenvolvidos no âmbito do projeto Periodic Fable Phys.org

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/03/03 - 2024/03/09 ACM CHI conference on Human Factors in Computing Systems (CHI) 2024 (979-8-4007-0330-0) Association for Computing MachineryNew YorkNYUnited States
2023/04/24 - 2023/05/17 Multimedia Tools and Applications 1380-7501
2023/03/03 - 2023/03/08 International Design and Children 2023 (979-8-4007-0131-3) Association for Computing MachineryNew YorkNYUnited States
2022/04/08 - 2022/04/20 Interaction Design and Children IDC 2022 (978-1-4503-9197-9) Association for Computing MachineryNew YorkNYUnited States
2021/09/18 - 2021/09/18 16th International Conference on Tangible Embedded and Embodied Interactions (978-1-4503-9147-4) Association for Computing MachineryNew YorkNYUnited States

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2024/07/01 - 2024/09/30 Computer Science Paulo Afonso Pinto Belim
2021/09/03 - 2023/11/28 Computer Science Francisco José Mendes Vasconcelos
2023/07/01 - 2023/09/01 Computer Science Diego Andrés Silva Briceño
2023/07/01 - 2023/09/01 Computer Science Pedro Henrique Lobo
Distinções

Prémio

2024 Award for women researcher in ICT
Founding Inspiring Futures, Portugal