Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marlene Cainelli
Nomes de citação
- Cainelli, Marlene
- Marlene Rosa Cainelli
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E013-CBAD-CAF9
- ORCID iD
- 0000-0002-9709-3834
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com.br/citations?view_op=list_works&hl=pt-BR&user=7N9VjKUAAAA
Telefones
- Telemóvel
-
- 968127694 (Pessoal)
Moradas
- vereda banda de música 30, 4470-513, moreira da maia, Maia, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013/01/15 - 2014/01/16
Concluído
|
Pos doutoramento (Pós-doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
|
1998/02/01 - 2003/04/11
Concluído
|
Doutorado em História Social (Doctor)
Universidade Federal do Paraná, Brasil
"HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIAS DE BRASILEIROS:
História, passado e identidade na memória popular
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1988/02/02 - 1993/04/02
Concluído
|
Mestrado em História Social (Master)
Especialização em Mestrado
Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Humanas, Brasil
"Entre a roça e o ditado: a campanha nacional de educação rural - Londrina 1952-1963" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1983/02/01 - 1987/09/12
Concluído
|
Licenciatura em História (Graduado)
Especialização em Docência
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1989/04/11 - 2020/06/01 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Estadual de Londrina, Brasil |
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/02/01 - Atual | Integrated Investigator | Universidade do Porto, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013/01/15 - 2014/01/16 | Historical education : a study on the form of constitution of historical thinking in history classes.
s/r
Bolseiro de Pós-Doutoramento
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/02/01 - 2021/01/02 | Methodology of teaching an Learning and evaluation in controversial social themes in human sciences and their contribution
to social development
s/r
Investigador
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
2017 - 2019 | INDIGENOUS PEOPLE, QUILOMBOLA AND NAPALM: A HISTORY OF THE RIBEIRA VALLEY GUERRILLA
s/r
Investigador
Universidade Federal do Paraná, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
2014 - 2019 | Teaching History: A Study on teaching practice and the history narration production by History Teachers in the Basic Education
s/r
Investigador responsável
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
Universidade de São Paulo, Brasil Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brasil Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
2011/01/15 - 2013/01/16 | Historical education: a study on the form of constitution of historical thinking in Brazilian history classes in elementary
school.
s/r
Investigador responsável
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2009/03/02 - 2012/03/30 | History Education .A Study about history learning in the transitional process to fifth grade of the primary teaching.
s/r
Investigador responsável
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021 | A Educação Histórica como possibilidade de mudança teórica e metodológica na forma de ensinar História no Brasil. |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2021 | Formação do pensamento histórico e compreensão do passado: Ensinar e pesquisar em educação histórica. |
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil)
|
2021 | O Ensino de História e a Memória Histórica: entre esquecer e lembrar o passado para viver no presente |
Lapeduh- Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
|
2020/11 | O sentido de aprender e ensinar em tempos complexos: que caminhos escolher? |
Lapeduh- Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
|
2020 | Os desafios de ensinar temas históricos difíceis dolorosos ou traumáticos | II Colóquio de Educação Histórica
Unicentro (Irati, Brasil)
|
2019/11/21 | Os professores e suas ideias sobre a História e seu ensino na educação básica. |
Lapeduh- Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
|
2019 | O desafio da formação de professores em tempos de negação da ciência |
Universidade Federal Latino Americana (Foz do Iguaçu, Brasil)
|
2017/08/03 | Os professores e suas ideias sobre a história e seu ensino na Educação Básica. (Brasil- 1998 - 2016) | XVII Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade Federal Latino Americana - UNILA (Foz do , Brasil)
|
2017 | O Programa Nacional do Livro Didático de História (PNLD-História) - História para quem? |
Universidade Estadual Paulista (Assis, Brasil)
|
2013 | La constitución del pensamiento histórico de jóvenes estudiantes en Brasil y Portugal: la construcción de explicaciones sobre el pasado a partir de la tomada de decisiones sobre cuestiones históricas, |
Universidade de Barcelona (Barcelona , Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Sobre a concepção da Educação Histórica: estudo de práticas didáticas dos docentes relacionadas a literacia histórica.
Orientador
|
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2021 - Atual | História Difícil em quadrinhos: O Diário de Anee Frank e Maus e os conceitos de empatia e significância histórica em aulas
de História.
Orientador
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2020 - Atual | Wie Kinder Gerne Malen: a busca pela universalização da humanidade no pós-guerra
Orientador
|
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2020 - Atual | Cultura histórica e aprendizado histórico: perspectivas historiográficas e representações nos livros didáticos sobre à escravização
africana e afro-brasileira (1997-2018).
Orientador de Erica da Silva Xavier
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2019 - Atual | A FOTOGRAFIA COMO RECURSO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A ARTE DO IMIGRANTE HARUO OHARA EM LONDRINA-PR (1927-1999).
Orientador de Valdir Pimenta
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Doutoramento) |
2018 - 2022 | Humanismo e Didática: Contribuições para o ensino-aprendizagem da História
Orientador
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2019/03 - 2021 | Mas afinal, o que é História?" A consciencia histórica de estudantes da EJA em Apucarana - Paraná- Brasil
Orientador de João Augusto Mantin Nantes dos Santos
|
Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2019 - 2021 | TUDO QUE EU ACHAVA QUE ERA UMA COISA, NA VERDADE ERA ALGO MUITO MAIS COMPLEXO": O ENSINO DE HISTÓRIA, A LEI 10.639/03 E A
FORMAÇÃO DO PENSAMENTO HISTÓRICO DE JOVENS ESTUDANTES
Orientador de Eloá Lamim da Gama
|
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2017 - 2021 | Professores de História e Educação Histórica: apropriações de um campo em formação no ensino de história da rede pública do
estado do Paraná.
Orientador
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2018 - 2020 | As propostas de ensino de História das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná e da BNCC: caminhos divergentes e algumas
aproximações
Orientador de Renata Madureira Pavan
|
Programa de Pós Graduação em Educação - UEL - Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2018 - 2020 | De "Sufragistas às Primaveris": compreensões históricas de estudantes jovens sobre o movimento feminista.
Orientador de Samanta Botini
|
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2016 - 2020 | Orientação temporal,consciência Histórica e a Constituição da Identidade Docente:um estudo com professores de História.
Orientador
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2017 - 2019 | Escravidão e Racismo: A metodologia da aula-oficina em tempos de revisionismos historiográficos
Orientador de Fernanda Pereira dos Santos
|
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2017 - 2019 | O uso escolar de "Os Miseráveis" em quadrinhos na aprendizagem histórica de jovens estudantes: Um estudo na perspectiva do
novo humanismo.
Orientador de Giovana Maria Carvalho Martins
|
Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2016 - 2018 | . Fontes Históricas propostas pelo livro didático: interpretações de alunos do sexto ano do ensino fundamental - Londrina,
2017.
Orientador de Heloisa Pires Fazion
|
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2016 - 2018 | História de Vida e o aprendizado Histórico no ensino fundamental: desenvolvimento da empatia histórica a partir de uma atividade
entre duas gerações de alunos do colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes- Londrina- Pr
Orientador
|
Programa de Pós Graduação em Educação- Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2016 - 2018 | Narrativas de alunos do curso de História da Universidade Estadual de Londrina-UEL (2014-2017).
Orientador
|
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2016 - 2018 | O desenvolvimento dos conceitos de empatia histórica e multiperspectividade na utilização do filme O menino do Pijama Listrado.
Orientador
|
Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2015 - 2017 | Aprender a ser professor: contribuições da educação histórica na formação inicial de professores(PIBID-História/ UEL 2011
- 2013.
Orientador
|
Programa de Pòs Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2015 - 2017 | Empatia pedagógica como possibilidade para o trabalho com a temporalidade em sala de aula: experiências de professores de
História das redes de ensino municipal e estadual de Brasilândia/MS
Orientador de Anilton Diogo dos Santos
|
Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2015 - 2017 | Ensino e aprendizagem Histórica: narrativas de jovens sobre o protagonismo político.
Orientador
|
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2014 - 2016 | Entre permanências e subversões: A composição visual feminina nos livros didáticos de História.
Orientador de Marilia Alcantara Bernardelli
|
Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2014 - 2016 | . O que dizem os professores sobre a disciplina de História: Os cadernos didáticos do Programa São Paulo Faz Escola(2009 -
2015).
Orientador de José Antonio Gonçalves Caetano
|
Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2014 - 2016 | Os paradidáticos no ensino de História: as ideias e as experiências dos professores de História da educação básica em Londrina
-PR.
Orientador
|
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2013 - 2015 | A compreensão histórica dos professores PDE - um estudo no campo da educação histórica.
Orientador
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2013 - 2015 | As narrativas de alunos do Ensino médio de Londrina- Pr sobre a ditadura militar brasileira (1964-1985).
Orientador
|
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2012 - 2014 | O ensino de História Local na formação da consciência Histórica:um estudo com alunos do ensino fundamental na cidade de Ibaiti-
PR.
Orientador
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2011 - 2013 | O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: As concepções sobre a história presentes nas narrativas dos alunos
do CEIEBJA Profa. Dulceney Becker- Londrina- Pr.
Orientador de Danilo Ferreira Brito
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2010 - 2012 | A consciencia histórica de Jovens alunos do terceiro ano do ensino médio:uma investigação com a metodologia da educação histórica.
Orientador de Lidiane Camila Lourençato
|
Programa de pós Graduação em educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2010 - 2012 | Marcos possíveis para produção de uma historiografia de instituições escolares do norte do Paraná.
Orientador de Adalcia Canedo da Silva Nogueira
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2010 - 2012 | SIGNIFICAÇÕES DO PROFESSOR DE HISTÓRIA PARA SUA AÇÃO DOCENTE: O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA E O MANUAL DO PROFESSOR DO SEGUNDO
SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL AVALIADO PELO PNLD 2008.
Orientador
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2008 - 2010 | A formação de professores nas séries iniciais do ensino fundamental.
Orientador
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2007 - 2009 | O lugar da prática de ensino e do estágio supervisionado na formação do professor de História:um estudo sobre o curso de história
da UNESP/campus de Assis.
Orientador de Mariana Reis Feitosa
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2007 - 2009 | Saberes históricos de professores nas séries iniciais:algumas perspectivas de Ensino em sala de aula.
Orientador de Tiago Costa Sanches
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2006 - 2008 | A prática docente do professor de História: um estudo sobre o ensino de história do Paraná nas escolas estaduais de Londrina.
Orientador
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2005 - 2007 | As Concepções de história presentes no ensino fundamental: as relações entre a historiografia, metodologias e o ensino de
história.
Orientador
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Comissão científica do Encontro Científico Pedagógico Internacional no âmbito da unidade curricular de Didática da História
e da Geografia – Mestrado em Ensino de Português e HGP – IPVC (2021 - 2021)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2021 - 2021 | XII Seminário Internacional de Educação Histórica e IV Congresso Ibero Americano de Educação Histórica (2021 - 2021)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brasil |
2021 - 2021 | Comissão Cientifica das XX Jornadas Internacionais de Educação Histórica (2021 - 2021)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2019 - 2019 | Participação na comissão científica XIX CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN HISTÓRICA (CALI, 2019) (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidad Santiago de Cali, Colômbia |
2018 - 2018 | Comissão Científica XVIII Congreso Internacional de Educacion Histórica. (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Consejería de Educación y Universidades de la Región de Murcia, Espanha |
2017 - 2017 | Comissão organizadora e científica do XII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica e I Encontro da Associação
Ibero- Americana de Pesquisadores em Educação Histórica- Aipedh, 2017. (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Brasil |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 | As ideias dos alunos do ensino médio de Planalto- BA acerca do conceito de verdade Histórica
Arguente principal
|
Leidiane Alves Brito Amaral (Mestrado)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil
|
2021 | AS NARRATIVAS DA GUERRA DO PARAGUAI EM MANUAIS DIDÁTICOS: FONTES PARA ANÁLISE DA CULTURA ESCOLAR E DA CULTURA HISTÓRICA
Arguente
|
Andrew Cesar de Goes (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2021 | LEI 10.639/2003: UM MAPEAMENTO NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ
Arguente
|
Giovana Todan (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2021 | Método intuitivo e instrução pública paranaense: a revista ‘A Escola’ (1906-1910)
Arguente
|
Rosicleia Rodrigues da Silva (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2021 | O Centro de memória escolar como lugar de memória: perspectivas a respeito dos museus escolares do município de Irati- PR
Arguente principal
|
Jayne Maria Witchemichen (Mestrado)
Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil
|
2021 | Afinal, o que é democracia? Análise do conhecimento substantivo de alunos do ensino médio.
Arguente principal
|
Ana Paula Rodrigues Carvalho (Doutoramento)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2020 | A profissão docente na Província do Paraná divulgada no jornal Dezenove de Dezembro (1854-1870).
Arguente
|
Fernanda Cristina de Souza Pedrão (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2020 | Ideias dos alunos quanto ao nordestino em Londrina -Pr.
Arguente
|
Gisele da Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2020 | Lugares de Memórias na Rede: educação patrimonial, espaços públicos e linguagens digitais para o ensino de História.
Arguente principal
|
Giovani Marcos Bernini (Mestrado)
Universidade Estadual do Paraná, Brasil
|
2020 | Objetivos do ensino e avaliação da aprendizagem histórica: uma análise a partir de questões de vestibulares e do enem”(2014-2018).
Arguente
|
Alessandro Henrique Monteiro Pereira (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2020 | Racismo no ambiente escolar: consciência histórica e experiência de alunos do ensino fundamental
Arguente
|
Andressa da Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2019 | Cultura Escolar no norte pioneiro do Paraná: O Ginásio estadual de Santo Antonio da Platina- Pr (1945-1960).
Arguente
|
Lucas Batista Hernandes (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
|
2019 | A criança e a relação com o conhecimento: a aprendizagem histórica na educação infantil.
Arguente principal
|
Andressa Garcia Pinheiro de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brasil
|
2019 | Brasil em tempos de crise: um estudo sobre a consciência histórica de jovens estudantes
Arguente principal
|
Aaron Sena Cerqueira Reis (Doutoramento)
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
|
2019 | Currículo, cultura histórica e cultura escolar na construção estética da aula,
Arguente principal
|
Everton Carlos Crema (Doutoramento)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brasil
|
2019 | Entre Histórias e memórias: o pensamento histórico e as narrativas sobre a regionalidade na educação básica do Vale do Taquari
- RS.
Arguente principal
|
Cristiano Nicolini (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
|
2019 | Saberes e práticas docentes e o ensino de história do 2ºciclo nos cadernos de professores da rede municipal de Umuarama (2009
a 2014).
Arguente principal
|
Elisangela Alves dos Reis (Doutoramento)
Universidade Estadual de Maringá, Brasil
|
2018 | Brincando com o perfil histórico de Rolândia: o lúdico entre o patrimônio histórico oficial e patrimônio histórico afetivo
Arguente principal
|
Renato Cesar Ferreira (Mestrado)
Universidade Estadual do Paraná, Brasil
|
2018 | O passado em Bits:uma investigação sobre o uso de fontes em suporte digital no ensino de história
Arguente principal
|
Fábio Vinicius Gôngora (Mestrado)
Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Brasil
|
2017 | Concepção de passado de crianças no 5º ano do ensino fundamental em Vitória da Conquista, BA.
Arguente principal
|
Nallyne Celene Neves Pereira (Mestrado)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil
|
2017 | Os currículos de História para o ensino fundamental em Goiás e a consciência histórica dos alunos(2004-2016).
Arguente principal
|
Natália Cândida dos Santos Pessoni (Mestrado)
Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brasil
|
2017 | A juventude frente a História: Embates entre as propostas de documentos oficiais para o ensino médio e o significado da História
como disciplina escolar.
Arguente principal
|
Lidiane Camila Lourençato (Doutoramento)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brasil
|
2016 | Aprendizagem Conceitual: O cinema como possibilidade formativa.
Arguente principal
|
Alba Aparecida Matarezi Pinheiro (Doutoramento)
Universidade Estadual de Maringá, Brasil
|
2015 | Imposições Negociadas: Poder, Saber e inculcação de valores no livro didático de História- uma analise dos livros didáticos
de História adotados pelo PNLD para o Ensino Médio no biênio 2010/2012.
Arguente principal
|
Washington Tourinho Júnior (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Assis, Brasil
|
2015 | Percursos da Didática da História para os anos iniciais no Brasil.
Arguente principal
|
Tiago Costa Sanches (Doutoramento)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brasil
|
2014 | A constituição da disciplina Prática Pedagógica B na Formação de Pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental
na Universidade Federal do Paraná(1980-2010).
Arguente principal
|
Sandra Guimarães Sagatio (Doutoramento)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brasil
|
2013 | A avaliação de Competências Históricas através da Interpretação da Evidência: um estudo com alunos do ensino secundário.
Arguente
|
Maria Helena Oliveira Ângelo Veríssimo (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2010 - 2015 | Avaliadora do Programa Nacional de Avaliação de livros didáticos de História do Ministério da Educação do Brasil (PNLD)
Avaliador
|
Ministério da Educação, Brasil | Ministério da Educação |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2014 - Atual | Educação HIstórica: Teoria, pesquisa e metodologia | Programa de Pós Graduação em Educação (Master Universitario) | Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil |
1989 - 2019 | Teoria e Metodolodia do ensino de História | História (Graduado) | Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017 - Atual | ASSOCIAÇÃO IBEROAMERICANA DE PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA – AIPEDH | Membro da Diretoria |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - 2020 | TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA (2237-101X.) | Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ. |
2018 - 2018 | História e Ensino (2238-3018) | Mestrado em História Social |