???global.info.a_carregar???
Dina Tavares. Completed the Doutoramento in Matemática e Aplicações in 2017/10/12 by Universidade de Aveiro, Mestrado in Matemática in 2006/06/26 by Universidade de Aveiro and Licenciatura in Matemática (Ensino de) in 2003 by Universidade de Aveiro. Is Adjunct Teacher in Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais and Organic Unit Vice-Dean in Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Published 10 articles in journals. Has 12 section(s) of books and 12 book(s). Participates and/or participated as Co-Principal Investigator (Co-PI) in 1 project(s) and Researcher in 8 project(s). Works in the area(s) of Exact Sciences with emphasis on Mathematics and STEM Education. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Matemática; Educação financeira; Resolução de problemas; Literacia financeira; Competição matemática; conhecimento matemático; Formação inicial de professores; Raciocínio matemático; Criatividade; peer assessment; Higher Education; computational thinking; STEM education; fractional calculus; fractional calculus of variations.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Dina Tavares

Nomes de citação

  • Tavares, Dina
  • Tavares, D.

Identificadores de autor

Ciência ID
E017-F6C3-562F
ORCID iD
0000-0002-4938-0855
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=77btPMYAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
JMC-1785-2023
Scopus Author Id
56519530700

Endereços de correio eletrónico

  • dina.tavares@ipleiria.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior Educação e Ciências Sociais, Campus 1 Rua Dr. João Soares Apartado 4045 , 2411-901, Leiria, Leiria, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2017/10/12
Concluído
Matemática e Aplicações (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Fractional Calculus of Variations" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2008
Concluído
Estatística Avançada e Matemática Financeira (Pós-Graduação)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Coimbra, Portugal
Aprovado
2006/06/26
Concluído
Matemática (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"As Espirais na Obra de Francisco Gomes Teixeira" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2003
Concluído
Matemática (Ensino de) (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10/13 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2009/09/20 - 2017/10/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2006/09/20 - 2009/09/19 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2004/10/11 - 2005/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/05/26 - Atual Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/02 - 2022/02 Coordenador de Departamento Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/09 - 2006/08/31 Professora do Ensino Básico e Secundário Escola Secundária Sebastião da Gama, Portugal
Escola Secundária Sebastião da Gama, Portugal
2003/10/09 - 2003/12/31 Professora do Ensino Básico e Secundário Instituto de Promoção Social da Bairrada, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007 - 2012 Fractional Calculus of Variations
SFRH/BD/42557/2007
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023 - Atual Carta Educativa do Município de Pombal
CE2
Investigador responsável
Em curso
2022 - Atual Carta Educativa do Município de Ansião
CE1
project manager
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Em curso
2024/06 - 2028/01 Teaching and Leading the Next generation of Timorese - TALENT Project
TTP/2023/Cons/CS/0013
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Em curso
2024/09 - 2027/08 Empowering Ladies in STEM through Varied Approaches for Technological Excellence - Women in STEM Empowerment (ELEVATE-WISE)
RERASMUS-EDU-2024-CBHE-STRAND-1
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Erasmus
Em curso
2024/09 - 2027/08 Empowering Ladies in STEM through Varied Approaches for Technological Excellence - Women in STEM Empowerment (ELEVATE-WISE)
RERASMUS-EDU-2024-CBHE-STRAND-1
Erasmus
2023/10 - 2026/09 Euro4VET Project
101127571
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2022/11 - 2025/04 Project "Your Future" - Mozambique
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2022/09 - 2024/12 Computational thinking in the initial training of early years teachers
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal
Centro de Estudos em Educação e Inovação
Em curso
2023/07 - 2024/07 Cabo Verde Human Capital Project - Technical Assistance for the preparation and validation of the Programmes for the 11 grade secondary school subjects/Cabo Verde
P175828
Project manager and scientific consultant
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
World Bank
Em curso
2022/07 - 2023/07 Skills4Future - Innovative Practices
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Concluído
2020/11 - 2023/01 Project Supera-te - Mozambique
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
African Development Bank
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações
UID/MAT/04106/2019
UID/MAT/04106/2013
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2013 Escola+ “Education for All” - Promotion of Secondary Education - São Tomé e Príncipe
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Tavares, Dina; Menino, Hugo. Autor correspondente: Tavares, Dina. "Computacional thinking in basic education in Portugal, a teaching experience review". Trabalho apresentado em ICNAAM 2023, Heraklion, 2023.
    No prelo
  2. Oliveira, Ana; Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Duarte, Nicole; Rainho, Nuno. "Portuguese preservice teachers' preconceptions of computational thinking". Trabalho apresentado em International Conference of Numerical Analysis and Applied Mathematics ICNAAM 2023, Creta, 2023.
    No prelo
  3. Duarte, Nicole; Oliveira, Ana; Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "Computational thinking in Mathematics: an experience with preservice teachers". Trabalho apresentado em International Conference of Numerical Analysis and Applied Mathematics ICNAAM 2023, Creta, 2023.
    No prelo
  4. Tavares, Dina; Gonçalves Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento algébrico de futuros professores no início da sua formação". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2022.
    No prelo
  5. Tavares, Dina; Rainho, Nuno; Sousa, Marlene; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos. "A formação financeira promove a literacia financeira dos estudantes do Ensino Superior? – Estudo de caso aplicado a estudantes da ESECS-IPLeiria". Trabalho apresentado em VIII conferência internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação 2019, Leiria, 2019.
    Publicado
  6. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da organização e tratamento de dados". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2018.
    Publicado
  7. Tavares, Dina; Rainho, Nuno; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Sousa, Marlene. "A literacia financeira e as necessidades de formação dos estudantes do ensino superior". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2017.
    Publicado
  8. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometria". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2017), Bragança, 2017.
    Publicado
  9. Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos: o caso dos números racionais". 2017.
  10. Constantino, Irene; Mourão, Alda; Tavares, Dina. "Impacto do isolamento familiar no uso de medicamentos potencialmente inapropriados nos idosos: um estudo exploratório". 2015.
  11. Tavares, Dina; Rainho, Nuno. "Matematrix e a aprendizagem da Matemática". Trabalho apresentado em Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2012.
    Publicado
  12. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Rocha, Isabel; Rodrigues, Marina. "O sentido de número de futuros professores do 1.º ciclo". Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), Lisba, 2011.
    Publicado
  13. Tavares, Dina. "El sentido del número en los futuros profesores de primer ciclo. Dos estudios de caso.". 2011.
Artigo em revista
  1. Tavares, Dina; Ana Oliveira; Menino, Hugo. "Pensamento computacional: uma experiência de formação de professores dos primeiros anos". Educação & Matemática 173 (2024):
    Aceite para publicação
  2. Pedro Morouço; Dina Tavares; Hugo Plácido Silva. "Tethered Swimming: Historical Notes and Future Prospects". Encyclopedia (2024): https://doi.org/10.3390/encyclopedia4030067.
    10.3390/encyclopedia4030067
  3. Luís Sousa; Vanda Santos; Dina Tavares. "Comprehensive Learning in Mathematics: The Contribution of the Poly-Universe Tool". International Journal for Technology in Mathematics Education 30 3 (2023): 149-154. http://dx.doi.org/10.1564/tme_v30.3.5.
    10.1564/tme_v30.3.5
  4. Tavares, D.; Almeida, R.; Torres, D.F.M.. "Fractional Herglotz variational problems of variable order". Discrete and Continuous Dynamical Systems - Series S 11 1 (2018): 143-154. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85030998778&partnerID=MN8TOARS.
    10.3934/dcdss.2018009
  5. Tavares, D.; Almeida, R.; Torres, D.F.M.. "Combined fractional variational problems of variable order and some computational aspects". Journal of Computational and Applied Mathematics (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85019956800&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.cam.2017.04.042
  6. Tavares, D.; Almeida, R.; Torres, D.F.M.. "Constrained fractional variational problems of variable order". IEEE/CAA Journal of Automatica Sinica 4 1 (2017): 80-88. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85010032197&partnerID=MN8TOARS.
    10.1109/JAS.2017.7510331
  7. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Rodrigues, Marina. "O concurso DESAFIOS e o desenvolvimento da criatividade". Educação e Matemática 3 138 (2016): 34-38.
    Publicado
  8. Tavares, D.; Almeida, R.; Torres, D.F.M.. "Caputo derivatives of fractional variable order: Numerical approximations". Communications in Nonlinear Science and Numerical Simulation 35 (2016): 69-87. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84951797580&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.cnsns.2015.10.027
  9. Tavares, D.; Almeida, R.; Torres, D.F.M.. "Optimality conditions for fractional variational problems with dependence on a combined Caputo derivative of variable order". Optimization 64 6 (2015): 1381-1391. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84926258370&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02331934.2015.1010088
  10. Menino, Hugo Lopes; Tavares, Dina; Quaresma, A.; Rodrigues, M.; Menino, Hugo. "El sentido del número en los futuros profesores de 1.er ciclo dos estudios de caso". Esta comunicación pretende presentar algunas evidencias del trabajo de investigación que se lleva a cabo en el proyecto SNUMERO, del Núcleo de investigación y Desarrollo en Educación (NIDE) del Instituto Politécnico de Leiria. Se pretende caracterizar el sentido del número en los futuros profesores de 1.er ciclo de enseñanza básica, y percibir la forma en que planifican y llevan a cabo tareas en e (2011): http://hdl.handle.net/10400.8/1737.
Artigo em revista (magazine)
  1. Rodrigues, Marina; Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rainho, Nuno. "Ensinar matemática no século XXI - Como promover percursos de sucesso?", Nova Ágora - Revista do Centro de Formação de Associação de Escolas Nova Ágora, 2018
Capítulo de livro
  1. Tavares, Dina; Menino, Hugo. "A importância do feedback na aprendizagem da matemática numa experiência de ensino a distância". In Metodologias e práticas educativas no ensino superior . visões multidisciplinares, 135-153. Coimbra, Portugal: Livraria Almedina, 2024.
    Publicado
  2. Rainho, Nuno; Oliveira, Ana; Tavares, Dina. "Pensamento computacional num contexto de Geometria: uma experiência envolvendo Problem- Based Learning". In Projetos de Inovação Pedagógica. Skills4Future: Innovative Practices, 165-182. l: Politécnico de Leiria, 2023.
    Publicado
  3. Sebastião, Fernando; Tavares, Dina; Menino, Hugo; Oliveira, Eunice; La Féria, Ana; Teixeira, Rita. "O jogo educacional Multipli enquanto atividade lúdica e de aprendizagem matemática". In 8.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - Ócio, Jogo e Brincadeira: Aprendizagens e Mediação Intercultural., 140. CICS.NOVA.IPLeiria; ESECS.Politécnico de Leiria, 2021.
    Aceite para publicação
  4. Faria, Susana ; Ribeiro, Aurora Maria Agostinho; Tavares, Dina. "O mar nos media portugueses: que papel para a Ciência?". In Comunicar Ciência num mundo em mudança, 97-114. Covilhã, Portugal: Editora LabCom.IFP, 2021.
    Publicado
  5. Almeida, Ricardo; Tavares, Dina; Torres, Delfim F. M.. "The fractional calculus of variations". In The Variable-Order Fractional Calculus of Variations, 61-114. Springer, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-94006-9_4
  6. Almeida, R.; Tavares, Dina; Torres, D.F.M.. "Expansion formulas for fractional derivatives". In The Variable Order Fractional Calculus of Variations, 33-60. Cham, Suiça: Springer, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-94006-9_3
  7. Almeida, Ricardo; Tavares, Dina; Torres, Delfim F. M.. "The calculus of variations". In The Variable-Order Fractional Calculus of Variations, 21-32. Springer, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-94006-9_2
  8. Almeida, Ricardo; Tavares, Dina; Torres, Delfim F. M.. "Fractional calculus". In The Variable-Order Fractional Calculus of Variations, 1-20. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-94006-9_1
  9. Almeida, R.; Tavares, Dina; Torres, D.F.M.. "Preface". In The Variable-Order Fractional Calculus of Variations. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado
  10. Tavares, Dina; Pinto, Hélia. "As competições e o ensino e aprendizagem da matemática". In Desafios matemáticos - 20 anos de problemas para os primeiros anos, 24-32. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, 2019.
    Publicado
  11. Tavares, Dina; Rainho, Nuno. "Números e operações e a resolução de problemas". In Desafios matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos, 33-52. Portugal, 2019.
    Publicado
  12. Tavares, Dina; Rainho, Nuno. "Geometria e medida e a resolução de problemas". In Desafios matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos. Portugal, 2019.
Edição de número de revista
  1. Santos, V.; Costa, Cecília ; Tavares, Dina. "STEM: Innovation on Teaching and Learning". Frontiers in Education (2024): https://www.frontiersin.org/research-topics/48491/stem-innovation-on-teaching-and-learning.
    Publicado
Livro
  1. Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Fonseca, Marta; Pinto, Carina; Tavares, Dina. Multiplos Olhares sobre a Dis.lexia. Papa-Letras. 2023.
  2. Cardoso, Ana Paula; Tavares, Dina; Santos, Filipe; Pinto, Hélia; Dias, Isabel Simões; Fonseca, Marta; Duarte, Nicole; et al. VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Livro de atas 4 e 5 de Fevereiro de 2022. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria. 2022.
    https://doi.org/10.25766/3epr-2g28
  3. Cardoso, Ana Paula; Tavares, Dina; Santos, F.; Pinto, Hélia; Dias, I. S.; Fonseca, M.; Duarte, N.; et al.. Livro de atas: VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Leiria: ESECS - Instituto Politécnico de Leiria. 2022.
    Publicado
  4. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rocha, Isabel; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno; Cadima, Rita; Costa, Rogério. Desafios matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2019.
    https://doi.org/10.25766/x4mm-sm42
  5. Almeida, Ricardo; Tavares, Dina; Torres, Delfim F. M.. The variable order fractional calculus of variations. Springer. 2019.
    10.1007/978-3-319-94006-9
  6. Tavares, D.; Gonçalves, F.; Menino, Hugo; Cadima, Rita. Todos Juntos Matemática 2º ano. Santillana. 2017.
  7. Tavares, Dina. Todos Juntos - Matemática 1.º Ano - Caderno Atividades. 2016.
  8. Tavares, Dina. Todos Juntos - Matemática 1.º Ano - Manual do Aluno. Portugal. 2016.
  9. Tavares, D.; Gonçalves, F.; Menino, H.; Cadima, Rita. Todos Juntos Matemática 1º ano. Santillana. 2016.
  10. Tavares, Dina. Desafios de Matemática 4º ano. Portugal. 2011.
  11. Tavares, Dina. Matemática 2.º ano. Portugal: Santillana Editores, S.A.. 2011.
  12. Tavares, D.; Gonçalves, F.; Menino, Hugo; Cadima, Rita. Desafios de Matemática 2º ano. Portugal. 2011.
Poster em conferência
  1. Tavares, Dina; Almeida, Ricardo; Torres, Delfim F. M.. "An isoperimetric problem with dependence on fractional derivatives". Trabalho apresentado em Research Day 2015, 2015.
Relatório
  1. Lázaro, A.; Pereira, A.P.; Henriques, C.; Toneca, C.; Amaro, D.; Tavares, D.; Rodrigues, F.; et al. 2023. Promoção do Sucesso e Redução do Abandono Académico: Plano de Ação. https://doi.org/10.25766/nz9j-pn08.
Resumo em conferência
  1. Cadima, Rita; Tavares, Dina; Menino, Hugo. "ASSESSMENT FOR LEARNING: A SYSTEMATIC REVIEW ON PEER ASSESSMENT IN HIGHER EDUCATION". Trabalho apresentado em 16th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma Maiorca, 2024.
    10.21125/edulearn.2024.0327
  2. Tavares, Dina; Menino, Hugo; Cadima, Rita. "STEM EDUCATION IN PRE-SERVICE TEACHER TRAINING: CONCEPTIONS AND CHALLENGES". Trabalho apresentado em 16th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, 2024.
    10.21125/edulearn.2024.0651
  3. Menino, Hugo; Cadima, Rita; Tavares, Dina. "PRE-SERVICE TEACHERS' PEER ASSESSMENT - AN EXPERIENCE IN HIGHER EDUCATION". Trabalho apresentado em 16th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, 2024.
    10.21125/edulearn.2024.0328
  4. Mendes, Alexandra; Oliveira, Ana; Tavares, Dina; Menino, Hugo. "Difficulties experienced by 6th-grade students in maths tasks based on exploratory teaching". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Math Education and Technology 2023 (ICMET2023), Aveiro, 2024.
Tese / Dissertação
  1. Correia, Susana Daniela Gonçalves. "Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridade". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3406.
  2. Tavares, Dina dos Santos. "Fractional calculus of variations". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10773/22184.
  3. Vieira, Marisa Lopes. "Resiliência e funcionalidade em idosos institucionalizados: estudo comparativo entre idosos participantes em sessões de psicomotricidade e não participantes". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1947.
  4. Sousa, Cátia Rodrigues. "Desenvolvimento do raciocínio estatístico em aluno do 4.º ano de escolaridade na realização de uma investigação estatística". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1688.
  5. Tavares, Dina dos Santos. "As espirais na obra de Francisco Gomes Teixeira". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4850.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/09 O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS MOBILIZADAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS X CONEDU
(Fortaleza, Brasil)
2024/07/09 O papel do feedback entre pares para o desenvolvimento das capacidades e disposições de pensamento crítico 10.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.24)
ISCAP, P.PORT (Porto, Portugal)
2023/10/03 Difficulties experienced by 6th-grade students in maths tasks based on exploratory teaching International Conference on Math Education and Technology 2023
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/09/18 Calculus of variations with combined variable order derivative Ninth Conference on Applied Mathematics and Scientific Computing (Applmath18)
(Sibenik, Croácia)
2018/06 The variable-order fractional calculus of variations Annual meeting of the CIDMA (Center for Research & Development in Mathematics and Applications)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2017/07/19 A literacia financeira no ensino superior: estudo aplicado a estudantes da ESECS Escola de Verão em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Caparica, Portugal)
2017/05/10 Fractional variational problems with combined variable order derivatives The Cape Verde International Days on Mathematics 2017
(Praia, Cabo Verde)
2016/07/06 O concurso Desafios e o desenvolvimento da criatividade 4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2016/05/10 Fractional variational problem of Herglotz The International Meeting on Applied Mathematics in Errachidia 2016 (IMAME'2016)
Faculty of Sciences and Technics Errachidia, Moulay Ismail University and University of Aveiro (Errachidia, Marrocos)
2015/07/03 Ensino da Estatística no ensino superior: uma experiência em regime B-Learning Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.15)
2015/05/19 Isoperimetric problems with dependence on fractional derivatives International Conference on Differential & Difference Equations & Applications
Portuguese Military Academy (Amadora, Portugal)
2014/07/08 Variational problems with dependence on Caputo fractional derivatives of variable order 10th AIMS conference on Dynamical Systems, Differential Equations and Applications
(Madrid, Espanha)
2010/07 Matematrix Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática
Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2024/11 Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas: a mobilização de práticas do Pensamento Computacional por alunos do 5.º ano em tarefas de Regularidades em sequências
Coorientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/09 - 2023/10/16 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB: investigando sobre o desenvolvimento de Literacia Financeira através de uma sequência de tarefas matemáticas contextualizadas com situações financeiras
Coorientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2020/09 - 2022/03 Uma Prática Pedagógica reflexiva para aprender a ensinar. O contributo do teste escrito em duas fases no processo de ensino e aprendizagem
Coorientador
MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CEB E EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridade
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2016 Resiliência e funcionalidade em idosos institucionalizados: estudo comparativo entre idosos participantes em sessões de psicomotricidade e não participantes
Coorientador
Intervenção para um Envelhecimento Ativo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2015 Desenvolvimento do raciocínio estatístico em aluno do 4º ano de escolaridade na realização de uma investigação estatística
Coorientador
Educação Matemática no Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/10/20 - 2023/10/21 36.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática (2023/10/20 - 2023/10/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, Portugal
2019/07/02 - 2019/07/02 Membro da comissão organizadora do Seminário Resolução e a formulação de problemas em Matemática nos primeiros anos (2019/07/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/12/04 Matematicando em hotelaria e turismo: uma proposta de abordagem da geometria
Arguente principal
Rosa Gonçalves Simões (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024/11/29 Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre o contributo dos materiais manipuláveis na aprendizagem das relações entre os constituintes dos prismas, pirâmides e bipirâmides
Arguente
Beatriz Botas Mateus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2024/10 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB: As representações matemáticas utilizadas por alunos de 5.° ano de escolaridade
Arguente
Ana Sofia Feliciano Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2024/09/26 O uso do mapeamento de competências digitais para elaboração de um Plano de Formação para desenvolvimento de competências
Arguente
Gizelle Natália dos Santos Capistranes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2024/07/18 Utilização de jogos digitais na melhoria das competências de cálculo mental em alunos do 1.º CEB
Arguente
Celestino Miguel Martins Espírito Santo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/12/06 0 recurso ao Escape Room educativo no processo de ensino-aprendizagem do Teorema de Pitágoras.
Arguente principal
Paula Cristina Rodrigues Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/12/05 Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: Tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais em contexto de ensino exploratório
Arguente
Juliana Margarida de Almeida Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/11 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Dificuldades sentidas por alunos e professores na concretização de tarefas matemáticas assentes no ensino exploratório
Arguente
Alexandra Gonçalves Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/07/14 Educação Inclusiva em tempos de Pandemia – Ensino Presencial VS Ensino à Distância
Arguente
Cristina Ludovina Lopes Perdigão Gil (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/07/10 Avaliação do desempenho docente num Agrupamento de escolas: perceções da gestão, dos avaliadores e dos avaliados
Arguente
Cristina Maria Bastos Dias Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/07/10 Avaliação do desempenho docente num Agrupamento de escolas: perceções da gestão, dos avaliadores e dos avaliados
Arguente
Cristina Maria Bastos Dias Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/12 Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional
Arguente
Mariana Sofia Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/10/16 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB: investigando sobre o desenvolvimento de Literacia Financeira através de uma sequência de tarefas matemáticas contextualizadas com situações financeiras
Orientador
Inês Isabel Rodrigues Francisco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/10 Refletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. A aprendizagem dos conceitos de área e perímetro através de uma sequência de tarefas no 3.º ano de escolaridade
Arguente
Soraia Filipa Antunes Farinha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/07 O contributo da utilização da ferramenta poly-universe na promoção de aprendizagem compreensiva de matemática no 1.º CEB
Arguente
Luís Miguel Marques Sousa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/06/02 Utilização dos códigos QR enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem de conteúdos matemáticos no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Maria da Graça Rodrigues Feliciano Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2020/12/11 Modelação matemática aplicada à epidemiologia, com e para alunos do 12.º ano
Arguente principal
Diamantina Adelaide Lascasas Martins Lourenço Santo (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Matemática, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/10 - Atual 1st International Conference on Math Education and Technology 2023