???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Célia Regina Gomes Oliveira
Género
Feminino

Identificadores de autor

Ciência ID
E112-8AEE-CF2B

Endereços de correio eletrónico

  • celia.oliveira@ulusofona.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Lusófona do Porto. R. Augusto Rosa, nº 24, 4000-098 , Porto , Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas
Universidade do Minho, Portugal
"Capacidade de Memória Operatória: Efeitos das funções inibitórias de restrição, acesso e eliminação da informação." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por Unanimidade (classificação máxima)
2006
Concluído
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Desordem de Hiperactividade e Défice de Atenção (DHDA): Exploração do desempenho de um grupo de crianças em medidas de atenção e de memória operatória." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
1992 - 1997
Concluído
Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
Universidade Lusófona - Hei-Lab Digital Human-Environment Interaction Labs, Portugal
2006 - 2010 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2000 - 2001 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/03 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2013/09 - 2014/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1999/09/01 - 2006/02/28 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário Escola Universitária de Bragança, Portugal
2003/09/01 - 2005/07/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis, Portugal
2002/09 - 2004/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2001/10/01 - 2003/02/01 Monitor (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02/01 - Atual Direcção conjunta do 1.º Ciclo de Estudos em Psicologia Universidade Lusófona do Porto, Portugal
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2015 - Atual Coordenação do Projecto de Aconselhamento e Apoio Tutorial dos Ciclos de Estudos em Psicologia: "Tutorias@SPULP" Universidade Lusófona do Porto, Portugal
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2020/02/01 - 2021/02/01 Sub-direcção do 1º Ciclo de Estudos em Psicologia Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2014 - 2018 Vogal do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores Ministério da Educação, Portugal
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2012 - 2013 Co-coordenação do Laboratório de Psicologia Universidade Lusófona do Porto, Portugal
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2004 - 2006 Coordenação da Licenciatura em Psicologia Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário Escola Universitária de Bragança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Supervisão Técnica Associação Mundos de Vida, Portugal
1999/09/01 - Atual Prática de Intervenção Psicológica Trabalhador Independente, Portugal
2002/02/01 - 2006/02/28 Concepção, implementação e coordenação de serviço de consulta psicológica - Núcleo de Intervenção em Psicologia (NIP). Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário Escola Universitária de Bragança, Portugal
1997/10/01 - 1999/08/31 Exercício das funções de Psicóloga num estabelecimento de Educação Especial, vocacionado para a educação, formação e ocupação de pessoas portadoras de deficiência. Instituto de Reabilitação e Inserção Social (IRIS), Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011 - 2013 Ensino da leitura do 1º ciclo do Ensino Básico: Crenças, conhecimentos e formação dos professores
UMINHO/BI/62/2012
FFMS/2011
Fundação Francisco Manuel dos Santos
2006 - 2010 Capacidade de Memória Operatória: Efeitos das funções inibitórias de restrição, acesso e eliminação da informação
SFRH/BD/23277/2005
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2000/10 - 2001/09 Desordem de Hiperactividade e Défice de Atenção (DHDA): Exploração do desempenho de um grupo de crianças em medidas de atenção e de memória operatória
SFRH/BM/264/2000
Universidade de Coimbra

Projeto

Designação Financiadores
2019/09 - Atual "A a Z: Ler Melhor, Saber Mais"
ARICA&UMINHO_2
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação Teresa e Alexandre Soares dos Santos - Iniciativa Educação (principal)
Em curso
2011/01/01 - 2013/12/31 Strategic Project - UI 1662 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI1662/2011
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/03/01 - 2010/02/28 EFEITOS DA MEDICAÇÃO PSICOESTIMULANTE NAS COMPETÊNCIAS ATENCIONAIS E MNÉSICAS DE CRIANÇAS COM DESORDEM DE HIPERACTIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO
SFRH/BD/23277/2005
Universidade do Minho Centro de Engenharia Biológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Odete da Conceição Ferreira Cadete; Célia Oliveira; João Lopes. "Gestão da sala de aula e perceção de indisciplina: Um estudo com professores angolanos". 2022.
    10.17979/reipe.2022.9.0.8914
  2. Oliveira, Célia. "O ensino da leitura/língua materna nos cursos de formação inicial de professores em Portugal". 2014.
  3. Alves, José Ferreira; Oliveira, Célia. "Em defesa de uma educação para o professor". 1996.
  4. Ferreira-Alves, José; Pereira, Anabela; Oliveira, Célia. "As Dimensões Humanas da Docência". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Didácticas/ Metodologias da Educação, 1995.
Artigo em revista
  1. João Lopes; Pedro S. Martins; Célia Oliveira; João Ferreira; João Tiago Oliveira; Nuno Crato. "From A to Z: effects of a 2nd-grade reading intervention program for struggling readers". Revista de Psicodidáctica (English ed.) (2023): http://dx.doi.org/10.1016/j.psicoe.2023.09.002.
    10.1016/j.psicoe.2023.09.002
  2. Ana Isabel Mota; João Lopes; Célia Oliveira. "The burnout experience among teachers: A profile analysis". Psychology in the Schools (2023): https://doi.org/10.1002/pits.22956.
    10.1002/pits.22956
  3. Lopes, João; Oliveira, Célia; Costa, Patrícia. "School and student determinants of reading performance: A multilevel analysis with Portuguese students". Revista de Psicodidáctica (English ed.) 27 1 (2022): 29-37. http://dx.doi.org/10.1016/j.psicoe.2021.05.001.
    Publicado • 10.1016/j.psicoe.2021.05.001
  4. Gustavo Maluf, Rafael; Lopes, João Arménio Lamego; Oliveira, Célia. "Práticas de Avaliação Psicológica Escolar: Uma Revisão Sistemática da Literatura [School Psychological Assessment Practices: A Systematic Review]". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica 62 1 (2022): 185. http://dx.doi.org/10.21865/ridep62.1.14.
    10.21865/ridep62.1.14
  5. Raiany Stefane Saué Poloni; João Arménio Lamego Lopes; Célia Regina Gomes Oliveira. "Satisfação profissional do professor: uma análise multinível de características individuais do professor e de características organizacionais da escola". Psique 18 1 (2022): http://dx.doi.org/10.26619/2183-4806.xviii.1.2.
    10.26619/2183-4806.xviii.1.2
  6. Lopes, J.; Oliveira, C.; Costa, P.. "School and student determinants of reading performance: A multilevel analysis with Portuguese students,Determinantes escolares y de los estudiantes en el rendimiento lector: un análisis multinivel con estudiantes portugueses". Revista de Psicodidactica 27 1 (2022): 29-37. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85110494396&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.psicod.2021.05.001
  7. Ana Isabel Mota; João Lopes; Célia Oliveira. "Teachers Voices: A Qualitative Study on Burnout in the Portuguese Educational System". Education Sciences 11 8 (2021): 392-392. https://doi.org/10.3390/educsci11080392.
    10.3390/educsci11080392
  8. Isabel, Ana; Lopes, João; Oliveira, Célia. "Burnout in Portuguese Teachers: A Systematic Review". European Journal of Educational Research 10 2 (2021): 693-703. http://dx.doi.org/10.12973/eu-jer.10.2.693.
    Publicado • 10.12973/eu-jer.10.2.693
  9. João Lamego Lopes; Célia Regina Oliveira. "Inclusive Education in Portugal: Teachers' Professional Development, Working Conditions, and Instructional Efficacy". Education Sciences (2021): https://doi.org/10.3390/educsci11040169.
    10.3390/educsci11040169
  10. Oliveira, C.. "Teacher and school determinants of perceived classroom discipline:". Learning Environments Research (2021):
    10.1007/s10984-021-09348-z
  11. João Lopes; Célia Oliveira; Lopes, João; Oliveira, Célia. "Teacher and school determinants of teacher job satisfaction: a multilevel analysis". School Effectiveness and School Improvement (2020): 1-19. https://doi.org/10.1080/09243453.2020.1764593.
    Aceite para publicação • 10.1080/09243453.2020.1764593
  12. Odete Cadete; Célia Oliveira; João Lopes. "Determinantes individuais e organizacionais na percepção de indisciplina em sala de aula. Um estudo transcultural". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 7 1 (2020): 25-36. https://doi.org/10.17979/reipe.2020.7.1.5670.
    10.17979/reipe.2020.7.1.5670
  13. Lopes, João; Gomes, Cristina; Oliveira, Célia; Elliott, Julian; João A. Lopes; Cristina Gomes; Célia R. Oliveira; Julian G. Elliott. "Research studies on dyslexia: Participants’ inclusion and exclusion criteria.". European Journal of Special Needs Education (2020): 1-16. https://doi.org/10.1080/08856257.2020.1732108.
    Aceite para publicação • 10.1080/08856257.2020.1732108
  14. Tabacu, Lucia M.; Watson, Silvana Maria; Chezar, Laura C.; Gable, Robert; Oliveira, Celia R.; Lopes, João A.. "Looking for a pattern: Error analysis as a diagnostic assessment for making instructional decisions to promote academic success". (2020): http://hdl.handle.net/1822/70352.
    10.1080/1045988x.2020.1818180
  15. Oliveira, Célia; Lopes, João; Spear-Swerling, Louise. "Teachers' academic training for literacy instruction". European Journal of Teacher Education 42 3 (2019): 315-334. http://dx.doi.org/10.1080/02619768.2019.1576627.
    10.1080/02619768.2019.1576627
  16. Oliveira, Célia. "Error Patterns in Portuguese Students' Addition and Subtraction Calculation Tasks". Journal for Multicultural Education (2018): http://www.emeraldinsight.com/loi/jme.
  17. Watson, S.M.R.; Lopes, J.; Oliveira, C.; Judge, S.. "Error patterns in Portuguese students’ addition and subtraction calculation tasks: Implications for teaching". Journal for Multicultural Education 12 1 (2018): 67-82. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85044184394&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JME-01-2017-0002
  18. Cadete, Odete; Oliveira, Célia; Lopes, João. "Indisciplina em sala de aula: um estudo transcultural". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 01 (2017): 348. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.3053.
    10.17979/reipe.2017.0.01.3053
  19. Oliveira, Célia; Lopes, J.; Silva, E.; Oliveira, C.; Sass, D.; Martin, N.. "Teacher's Classroom Management Behavior and Students' Classroom Misbehavior: A study with 5th through 9th-Grade Students.". Electronic Journal of Research in Educational Psychology 15(3) 43 (2017): 467-490. http://www.investigacion-psicopedagogica.org/revista/new/ContadorArticulo.php?1186.
    10.14204/ejrep.43/17075
  20. Lopes, J.; Silva, E.; Oliveira, C.; Sass, D.; Martin, N.. "Teacher's classroom management behavior and students' classroom misbehavior: A study with 5th through 9th- grade students". Electronic Journal of Research in Educational Psychology 15 3 (2017): 467-490. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85035756047&partnerID=MN8TOARS.
    10.14204/ejrep.43.17075
  21. Oliveira, Célia; Sass, D.A.; Lopes, J.; Oliveira, C.; Martin, N.K.. "An Evaluation of the Behavior and Instructional Management Scale’s Psychometric Properties using Portuguese Teachers". Teaching and Teacher Education 55 (2016): 279-290. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85000360782&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.tate.2016.01.020
  22. Oliveira, Célia. "Number Knowledge and Error Types of Elementary Portuguese Students: Implications for Instruction". Clinical and Experimental Psychology (2016):
    10.4172/2471-2701.1000110
  23. Oliveira, Célia. "How Portuguese and American teachers plan for literacy instruction". Annals of Dyslexia (2016):
    10.1007/s11881-015-0107-x
  24. Oliveira, Célia. "Aprendizagem e memória: Intersecções e implicações para a prática pedagógica". Revista de Estudos Curriculares (2016):
  25. Oliveira, Célia. "Actual disciplinary knowledge, perceived disciplinary knowledge, teaching experience and teacher’s training for reading instruction: A study with primary Portuguese and American teachers". Journal of Psychodidactics (2014):
    10.1387/RevPsicodidact.8207
  26. Oliveira, Célia. "Character Education in Portugal". Childhood Education (2013):
    10.1080/00094056.2013.830880
  27. Oliveira, Célia Regina Gomes; Albuquerque, Pedro Barbas. "Diversidade de resultados no estudo do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade". (2009): http://hdl.handle.net/1822/37536.
    10.1590/S0102-377220090001000011
  28. Machado, P.; Soares, I. ; Sampaio, D.; Torres, A.; Oliveira, C.; Gouveia, J.; COST B6. "Perturbações do comportamento alimentar em Portugal: padrões de utilização dos serviços". Comportamento Alimentar 1 1 (2004): 1-8.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Felder, M.; Ahrbeck, B.; Anastasiou, D.; Araújo, S.; Leon-Himmelstine, C.; Lopes, J.; Oliveira, C.R.; et al. "Students' mental health issues in Europe and other countries". 98-127. 2022.
  2. Oliveira, Célia. Autor correspondente: Oliveira, Célia. "O papel da memória humana na aprendizagem escolar e na inovação pedagógica". In Políticas e Dinâmicas Educativas, 29-45. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021.
    Publicado
  3. Oliveira, Célia. "Indisciplina em Sala de Aula". In Psicologia da Educação: Temas de Aprofundamento Científico., 445-476. Climepsi, 2019.
  4. Lopes, João A.; Oliveira, Célia; Oliveira, Célia. "Classroom discipline: theory and practice". In Theory and Practice. Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2017.
  5. Lopes, João A.; Gomes, Cristina Maria da Silva; Oliveira, Célia; Elliott, Julian; Lopes, João; Oliveira, Célia; Lopes, J.; et al. "Selecting participants for dyslexia studies: complexities and challenges". In Dyslexia: Perspectives, Challenges and Treatment Options., 145-158. Nova Science Publishers, Inc., 2016.
Livro
  1. Oliveira, Célia. Ensino da Leitura no 1º Ciclo do Ensina Básico: Crenças, conhecimentos e formação dos professores. Portugal. 2014.
Tese / Dissertação
  1. Araújo, Soraia Filipa da Silva. "Formação contínua de professores: necessidades, participação e barreiras". Mestrado, Universidade do Minho, 2020. http://hdl.handle.net/1822/68591.
  2. Gomes, Vera Sofia Araújo. "Necessidades de formação, formação contínua e auto-eficácia dos professores no Brasil, Portugal e Singapura". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/1822/68599.
  3. Alves, Maria Alice Marinho. "Perturbações emocionais e comportamentais na sobredotação". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/1822/65348.
  4. Costa, Nathalia Borges da. "Ensino da leitura: conhecimento, formação e práticas profissionais dos professores". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/60475.
  5. Pereira, Leonor Rebelo. "Instrução, empenho e desempenho dos alunos em ciências". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/62315.
  6. Coelho, Vera Carolina de Oliveira. "Declínio cognitivo e perturbação do desenvolvimento intelectual em adultos e idosos : perfil cognitivo e efeito das variáveis sociodemográficas". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10437/10364.
  7. Araújo, Mariana Magalhães. "Declínio cognitivo e perturbação de esquizofrenia em adultos idosos : perfil de funcionalidade e efeito das variáveis sociodemográficas". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10437/10327.
  8. Silva, Vanessa Carvalho da. "Declínio cognitivo e perturbação de humor bipolar em adultos e idosos : perfil cognitivo e efeito das variáveis sociodemográficas". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10437/10361.
  9. Baptista, Maria Francisca de Melo Rato Margalho. "Nível socioeconómico e cultural, envolvimento parental e rendimento académico: um estudo com adolescentes portugueses de 15-16 anos". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/56944.
  10. Coutada, Leonardo Samuel Pereira. "Indisciplina, rendimento académico dos alunos e satisfação profissional dos professores". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/55684.
  11. Soares, Ana Salomé Alves. "Estratégias de gestão da indisciplina em sala de aula: um estudo com professores do ensino básico e secundário". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/56946.
  12. Saraiva, Ricardo José Pontes. "Ajustamento psicossocial de crianças e jovens em acolhimento familiar: uma revisão sistemática da literatura". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10437/9351.
  13. Pinto, Mariana Isabel Silva. "Apoio tutorial no ensino superior : efeitos de um projeto-piloto no apoio social percebido, bem-estar pessoal e vivências académicas de estudantes do 1.º ano". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10437/9264.
  14. Barbosa, Joana Filipa Azevedo. "Conceções e práticas de apoio tutorial no ensino superior : uma revisão sistemática de literatura". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10437/9265.
  15. Mesquita, Sandra Manuela Pinto. "Conhecimento matemático: um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/49282.
  16. Moreira, António Simão da Silva Gonçalves. "Indisciplina em sala de aula: um estudo com alunos do ensino básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/48351.
  17. Peixoto, Filipa Carvalho. "Padrões de erro na matemática no 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/42685.
  18. Cardoso, Sérgio Manuel Oliveira. "Stress ocupacional e burnout em profissionais de apoio à proteção de crianças e jovens: um estudo exploratório". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10437/7821.
  19. Pereira, Marta Sofia Silva. "Indisciplina no ensino secundário: perceção dos professores sobre comportamentos indisciplinados na sala de aula". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10437/5643.
  20. Lopes, Carla Sofia Monteiro. "Indisciplina no ensino superior: perceção dos professores sobre comportamentos indisciplinados na sala de aula". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10437/7286.
  21. Oliveira, Célia. "Capacidade de Memória Operatória: Efeitos das funções inibitórias de restrição, acesso e eliminação da informação". Doutoramento, 2013. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/28782.
  22. Oliveira, Célia. "Desordem de Hiperactividade e Défice de Atenção (DHDA): Exploração do desempenho de um grupo de crianças em medidas de atenção e de memória operatória". Mestrado, 2006.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual Ensino da leitura: formação inicial e práticas profissionais dos professores.
Coorientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - Atual Co-orientação de teses de Doutoramento em Psicologia Aplicada
Coorientador
Doutoramento em Psicologia Aplicada (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2015 - Atual Co-orientação de dissertações em Mestrado em Psicologia
Coorientador
Ciências Psicológicas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - Atual Supervisão de dissertações de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
2013 - Atual Supervisão de Estágios do 2.º Ciclo de Estudos em Psicologia Clínica e da Saúde
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019 - 2020 Eficácia da prática intercalada na aquisição de competências motoras em contexto desportivo.
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2019 Avaliação do impacto de um programa de estimulação cognitiva no perfil n europsicológico de sujeitos com declínio cognitivo ligeiro e Perturbação de Humor Bipolar comórbida
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2019 Declinio cognitivo e esquizofrenia em adultos idosos: Perfil cognitivo e efeito das variáveis sociodemográficas
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2019 Declínio cognitivo e perturbação de esquizofrenia em adultos idosos: perfil de funcionalidade e efeito das variáveis sociodemográficas
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018 - 2019 Declínio Cognitivo e Perturbação do Desenvolvimento Intelectual em adultos e idosos: perfil cognitivo e efeito das variáveis sociodemográficas
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2017 - 2018 Apoio tutorial no Ensino Superior: Efeitos de um projeto-piloto no apoio social percebido, bem-estar pessoal e vivências académicas de estudantes do 1º ano.
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2017 - 2018 Conceções e Práticas de Apoio Tutorial no Ensino Superior: Uma revisão sistemática de literatura.
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2017 - 2018 Ajustamento Psicossocial de Crianças e Jovens em Acolhimento Familiar - Uma Revisão Sistemática da Literatura
Orientador
Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2017 - 2017 A indisciplina em sala de aula em Angola e em Portugal: um estudo com professores do ensino primário, secundário e médio
Coorientador
Psicologia Aplicada (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2016 Stress ocupacional e Burnout em profissionais de apoio à proteção de crianças e jovens: um estudo exploratório.
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2013 - 2014 A influência da maturidade vocacional no sucesso académico.
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2000 - 2005 Monografias de final de licenciatura em Psicologia, com especialização em Psicologia Educacional.
Orientador
Psicologia
2002/09 - 2004/07 Supervisão de Monografias de Licenciatura em temáticas da Psicologia Escolar
Orientador
Aconselhamento Psicossocial
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/06/18 Failing to forget: Studies on prospective memory deactivation
Arguente principal
Patrícia Fernanda Ferreira de Matos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 The Effects Of Musical Mood Induction On Working Memory Performance And Physiological Responses.
Arguente principal
Fabiana Ribeiroa (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2018 Formação inicial de professores de educação física no Brasil: das determinações legais às práticas institucionalizadas na educação infantil
Arguente principal
Cláudia Christina Mendes Rocha (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual acta ethologica Springer
2016 - Atual Psique (1647-2284) "Universidade Autonoma de Lisboa, EdiUal"
2015 - Atual Psicologia (2183-2471)
2022/12 - 2033/01/25 Journal of Psychodidactics (1136-1034) Elsevier
2021/07/08 - 2021/07/30 Educational Psychology An International Journal of Experimental Educational Psychology (0144-3410) Taylor & Francis

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2016 - Atual Comissão de Creditação de Competências da Licenciatura em Psicologia
Avaliador
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2017 - 2019 Comissão de Auto-avaliação do 1.º Ciclo de Estudos em Psicologia
Membro
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2011 - 2012 Comissão de Auto-avaliação do 1.º Ciclo de Estudos em Psicologia Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/02 - Atual Consultoria para a divulgação científica da aplicação das (Neuro)Ciências Cognitivas à Educação Fundação Teresa e Alexandre Soares dos Santos - Iniciativa Educação, Portugal
2015 - 2019 Consultoria Científica em Consórcio de Investigação Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira, Associação (CIDB), Portugal
2014 - 2018 Apreciação técnico-científica de propostas de formação contínua de professores dos ensinos básico e secundário. Apreciação de candidaturas para certificação de formador(a). Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/06/06 - Atual Comissão de Ética da Universidade Lusófona
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - Atual Membro da Comissão de Ética e Deontologia para a Investigação Científica
Vogal
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2017 - Atual Comissão de Práticas Pedagógicas da Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto
Membro
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Júri de reconhecimento do grau de Doutoramento Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2013 - Atual Júris de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (arguente) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2017 - 2019 Júris das Provas de Avaliação de Maiores de 23 anos Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2014 - 2018 Júris do Mestrado em Estudos da Criança, Área de Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias (arguente) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015 - 2017 Júri das Provas de Estudante Internacional da Universidade Lusófona do Porto Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2014 - 2015 Júris de Mestrado Integrado em Psicologia (arguente) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2014 - 2014 Júri de Mestrado em Educação Especial (arguente) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2000/09 - 2005/09 Júris de defesa de estágio e monografia de final de licenciatura, na qualidade de orientadora e na qualidade de arguente.

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2015 - Atual Projecto de Apoio Tutorial Não se aplica
2015 - 2018 Tutoria Pedagógica do 1.º ano de Licenciatura Não se aplica
Distinções

Prémio

2012 Prémio Docência
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
1997 Prémio Eng.º António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal