Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Diogo González Casa Nova
Nomes de citação
- Nova, Diogo
- Casanova, Diogo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E11C-54F0-4049
- ORCID iD
- 0000-0002-8586-0370
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=iDIX1HcAAAAJ&hl=en
- Researcher Id
- T-2821-2019
- Scopus Author Id
- 25654637500
Websites
- https://paginapessoal.uab.pt/dcasanova (Pessoal)
- https://www.linkedin.com/in/diogocasanova/ (Rede social)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/02/28
Concluído
|
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Aprendizagem potenciada pela tecnologia no ensino superior: construção de um referencial de qualidade " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2008
Concluído
|
Gestão da Informação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"O novo portal da UA: metodologia de desenvolvimento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/03 - 2013/09 | Pós-doutorado (Investigação) | University of Surrey, Reino Unido |
University of Surrey, Reino Unido |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/07 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2018/03 - 2020/08 | Professor Associado (Docente Universitário) | University of West London, Reino Unido |
2016/08 - 2018/03 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Kingston University, Reino Unido |
2013/09 - 2016/08 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Kingston University, Reino Unido |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/11 - Atual | Vice-Reitor | Universidade Aberta, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01 - Atual | Desenhos, caminhos e processos da relação democracia e educação | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
2020/02 - Atual | Redesenho da sala de aula para o estudante do seculo XXI | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
2023/08 - 2025/07 | CRED4TEACH | Erasmus |
2022/04 - 2025/03 | MCE - Modularisation for Continuing Education and Microcredentials | Erasmus |
2021/11 - 2024/10 | Enhancing hybrid teaching in higher education through chatbots | Erasmus Plus |
2021 - 2024 | Enhancing hybrid teaching in higher education through chatbots
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Em curso
|
2019 - 2019 | Student attainment project (SAP2)
Investigador
University of Derby, Reino Unido
University of West London, Reino Unido Nottingham Trent University, Reino Unido |
Higher Education Funding Council for England |
2018 - 2019 | Redesigning Assessment and Learning with feedback in the VLEs
UWL_UTF2019_01
Investigador responsável
University of West London, Reino Unido
|
University of West London
Concluído
|
2015/09 - 2018/08 | TeachMe - Creating Moldovan E-network for Promoting e-teaching in the Continuing Professional Education
561820-EPP-1-2015-1-DE-EPPKA2-CBHE-JP
|
Erasmus |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011/04/01 - 2014/03/31 | O uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português
PTDC/CPE-CED/113368/2009
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (Projecto Estratégico 2011-2012) | Research
Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (Strategic Project 2011-2012)
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/21 | A avaliação na Universidade Aberta. O presente e o futuro | e-math 2024
Universidade Aberta (Lisbon, Portugal)
|
2024/11 | Projetos de cooperação no caminho para a formação digital | Seminário Formação à Distância e Digitalização da Formação
Infraestruturas de Portugal (Lisbon, Portugal)
|
2024/10 | Micro-Credentials in European Distance Education: Analysis of National Policies | I·HE2024
(Limassol, Chipre)
|
2024/10 | Adapting to Change: Exploring the Integration of Online Assessment with WISEflow™ at Universidade Aberta Amidst the Rise of Generative AI | I·HE2024
(Limassol, Chipre)
|
2024/10 | Development of a Micro-credential: Chatbot Developer for Higher Education | Development of a Micro-credential: Chatbot Developer for Higher Education
(Limassol, Chipre)
|
2024/10 | Navigating the Future of Microcredentials: Access, Recognition, and Sustainable Development | I·HE2024
(Limassol, Chipre)
|
2024/06 | Evidence-based recommendations on microcredentials from national to EU policies | International Conference on Microcredentials. Challenges and Possibilities
UNED (Madrid, Espanha)
|
2024/05 | Mesa redonda sobre o tema “Qualidade na certificação, codificação e produção de estatísticas” | Encontro SICO 10 ANOS: Conhecer para informar, informar para prevenir
Direção Geral de Saúde (Lisbon, Portugal)
|
2024/03 | Mesa Redonda "Agentes de Inovação – Práticas e Desafios" | XXV Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo (FIPEE)
(Lisbon, Portugal)
|
2024/01 | Report on evidence collected about policy at a national level | High Level Authority meeting for the MCE project
EADTU
|
2023/10/05 | Exploring the Value and Perception of Micro-Credentials: A Case Study of the Universidade Aberta | I·HE2023
(Istanbul, Turquia)
|
2023/10/04 | Micro-credentials at Universidade Aberta: perspectives of the students | I·HE2023
(Istanbul, Turquia)
|
2023/03 | Meda Redonda sobre a formação de professores | 2 Bits de Conversa: Cenários do Digital no Ensino Superior
Sociedade de Ciências da Educação (secção de Educação a Distância) (Portugal)
|
2023/03 | Mesa Redonda "2 Bits de Conversa: Cenários do Digital no Ensino Superior" | 2 Bits de Conversa
Secção de Educação a Distância da Sociedade de Ciências da Educação (Portugal)
|
2023/01 | A abordagem pedagógica da Universidade Aberta | Seminário no âmbito do projeto RAPIDE
Universidade Aberta (Lisbon, Portugal)
|
2022/11/27 | Qualidade no Ensino a Distância - lições a retirar de 4 anos de SIGQ da Universidade Aberta | 14.ª Conferência FORGES 2024
(Macau, China)
|
2022/11 | Desenho, Pedagogia e Tecnologia: uma abordagem participativa para o desenvolvimento de espaços de aprendizagem com tecnologia | XXI Endipe
(Brasil)
|
2022/10/19 | Micro-credentials as a strategy for staff development in Distance Education | I·HE2022 - Higher Education in the new normal: the role of online, blended and distance learning
(Atenas, Grécia)
|
2022/07 | Educação a Distância e a Curricularização da Extensão | Seminários regional da Associação Universidade em Rede: X Fórum EaD da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e I Fórum
EaD da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
(Brasil)
|
2022/07 | Las microcredenciales como estrategia poscovid en la formación docente | VI Encuentro de Docentes en Línea El desafío de repensar la docencia en línea para la universidad pospandemia
Universidad Nacional Autónoma de Honduras (Tegucigalpa, Honduras)
|
2022/06 | A microcredenciação como proposta para a formação de adultos em contexto digital. | Conferência Internacional Educação de Adultos
(Anadia, Portugal)
|
2022/06 | Assessment Design and the future of assessment for UAb | EADTU SIG Assessment Webinars
EADTU (Maastricht, Países Baixos)
|
2022/02 | Ensino a Distância: Fundamentos e dimensões de qualidade | Quality Day
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2021/11/05 | Redesigning the digital assessment and feedback experience with RALF | I·HE2021 - Higher Education in the new normal: the role of online, blended and distance learning
(Bari, Itália)
|
2021/11/04 | A micro-credentials approach to online staff development in distance education | I·HE2021 - Higher Education in the new normal: the role of online, blended and distance learning
(Bari, Itália)
|
2021/11 | A cooperação para a inovação pedagógica – desafios e oportunidades | 11.ª Conferência FORGES
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2021/11 | Redes de Cooperação Internacionais entre Universidades no Contexto da Pandemia: Uma realidade ou utopia?: A perspectiva de uma Universidade aberta e a distância | XVIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD)
(Natal, Brasil)
|
2021/06 | O Ensino a Distância e a Inteligência Artificial: um casamento perfeito? | 2.ª Web Conferência "Conversas UAbertas" |
2020/10 | O futuro do Ensino a Distância e Digital | II Encontro anual da secção de Ensino a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação a Distância Hoje
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
|
2020/08 | A importância da componente online na educação. O passado, o presente e o futuro pós Covid19 | CIET ENPED 2020
(Brasil)
|
2019/11 | Propostas para um modelo híbrido de ensino e aprendizagem | XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância
(CIESUD)
Universidade Federal do Piauí (Piauí, Brasil)
|
2019/11 | Inovação como resposta aos novos desafios da aprendizagem e da tecnologia | III Congresso Internacional de Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional
(Vitória da Conquista, Brasil)
|
2019/07 | Designing space to enhance teaching and learning | Conference ‘The Active University´
University of Bedforshire (Luton, Reino Unido)
|
2019 | Feedback, Agency and Analytics in Virtual Learning Environments – Creating a Case for Change | Association for Learning Technology annual conference
ALT (Edinburgh, Reino Unido)
|
2019 | The Role of Virtual Learning Environments in Assessment and Feedback in STEM | Horizons in STEM Higher Education 2019 conference
(Kingston upon Thames, Reino Unido)
|
2019 | You've got the power! How would you redesign online assessment and feedback? | Festival of Learning and Teaching
University of West London (London, Reino Unido)
|
2018/11 | Qualidade no ensino online e a distância: desafios e modelos de avaliação e certificação | Conferência Futuro da Educação a Distância em Língua Portuguesa no âmbito do 30º Aniversário da Universidade Aberta
(Lisbon, Portugal)
|
2018/07 | TEL communities: bridging the gap between the theory and practice in using Virtual Learning Environments in Higher Education | Higher Education Academy Annual Conference
Higher Education Academy (Birmingham, Reino Unido)
|
2018 | Learning designer: a method and a tool to bridge the gap between online and f2f learning | Festival of Learning and Teaching
University of West London (London, Reino Unido)
|
2017 | Modelling an institutional approach to developing Technology Enabled Learning: closing the gap between research and practice | INTED 2017 conference
(Valencia, Espanha)
|
2017 | Using the new VLE for Promoting pedagogical Disruption: managing institutional change at scale | Association for Learning Technology annual conference
Association for Learning Technology (London, Reino Unido)
|
2016 | Participatory approaches for designing technology-enhanced learning spaces: the experience of redesigning the ‘Cube’ and the ‘Poppy’ | Edulearn 2016 conference
(Barcelona, Espanha)
|
2016 | Hello Aveiro! London Calling. Creating bridges for training teachers in Technology-Enhanced Learning | University of Aveiro Teaching Day 2016
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015 | The Cube and The Poppy: Participatory approaches for designing technology-enhanced learning spaces | Association for Learning Technology annual conference,
Association for Learning Technology (Manchester, Reino Unido)
|
2014 | A four levels framework to understand quality practices in active e-Learning | European Conference in Educational Research
(Porto, Portugal)
|
2014 | The challenges and opportunity of redrafting and re-crafting existing blended courses for solely online delivery | Staff and Educational Development Association Conference
Staff and Educational Development Association (Nottingham, Reino Unido)
|
2014 | Redesigning learning spaces through students and academics contributions: the role of participatory design | Society for Research in Higher Education annual conference
Society for Research in Higher Education (Newport, Reino Unido)
|
2012 | Building a tool for self-evaluating active learning in ICT mediated learning environments | IX Foro International sobre la Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior
(Granada, Espanha)
|
2012 | Aprendizagem Potenciada pela Tecnologia no Ensino Superior: uma metodologia para o desenvolvimento de critérios de qualidade | VII Congresso Iberoamericano de Docência - CIDU
(Porto, Portugal)
|
2011 | Sharing practices on collaborative learning: the case of a CPD Course | Old Meets New: Media in Education –61st International Council for Educational Media and the XIII International Symposium on
Computers in Education (ICEM&SIIE'2011) Joint Conference
(Aveiro, Portugal)
|
2011 | Technology Enhanced Learning in Higher Education: results from the design of a quality evaluation framework | International Conference on Education and Educational Psychology (ICEEPSY 2011)
(Istanbul, Turquia)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/10/29 - 2024/10/29 | Multiplier Event do Projeto Hybot. “Hybot. go hybrid – scenarios & tools for on-campus universities” (2024/10/29 - 2024/10/29)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade Aberta, Portugal |
2023 - 2023 | Ciclo de Webinars e Debates sobre Inteligência Artificial (2023 - 2033)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Aberta, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | A avaliação da pós-graduação na Região Norte do Brasil: ação, indução e concertação
Arguente principal
|
Luciano Santos Magalhães (Doutoramento)
Universidade Federal do Amazonas, Brasil
|
2023 | A reconfiguração do espaço na promoção de um Ambiente de Aprendizagem Inclusivo: populações NEET e Migrante
Arguente principal
|
Lara Sardinha Vieira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 | A avaliação da pós-graduação na Região Norte do Brasil: ação, indução e concertação
Arguente principal
|
Luciano Santos Magalhães (Doutoramento)
Universidade Federal do Amazonas, Brasil
|
2023 | A reconfiguração do espaço na promoção de um Ambiente de Aprendizagem Inclusivo: populações NEET e Migrante
Arguente principal
|
Lara Sardinha Vieira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 | A Inserção do Empreendedorismo nas Escolas do Proeti/Manaus: Um Estudo na Política Pública
Arguente
|
Rafaela Silva Marinho Caldas (Mestrado)
Universidade Federal do Amazonas, Brasil
|
2020 | Affordances of Augmented Reality in the Primary School of the Future
Arguente principal
|
Maria Englund (Mestrado)
Malmö universitet, Suécia
|
2019 | Educação democrática: a permanência no ensino médio em Manaus como desafio da política pública
Arguente principal
|
Gracimere de Castro Torres (Mestrado)
Universidade Federal do Amazonas, Brasil
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Comissão de Avaliação Externa da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior do Ciclo de Estudos na modalidade de
Ensino a Distância (Presidente de 17 Comissão de Avaliação Externa)
Presidente
|
Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education, Portugal | |
2023 - 2023 | Presidente da Comissão de Avaliação Externa da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior do Ciclo de Estudos na
modalidade de Ensino a Distância com a referência NCE/22/2200636
Presidente
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal | |
2023 - 2023 | Presidente da Comissão de Avaliação Externa da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior do Ciclo de Estudos na
modalidade de Ensino a Distância com a referência NCE/22/2200565
Presidente
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal | |
2023 - 2023 | Presidente da Comissão de Avaliação Externa da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior do Ciclo de Estudos na
modalidade de Ensino a Distância com a referência NCE/22/2200505
Presidente
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal | |
2023 - 2023 | Presidente da Comissão de Avaliação Externa da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior do Ciclo de Estudos na
modalidade de Ensino a Distância com a referência NCE_NCE/22/2200184
Presidente
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal | |
2023 - 2023 | Presidente da Comissão de Avaliação Externa da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior do Ciclo de Estudos na
modalidade de Ensino a Distância com a referência NCE/22/220016
Presidente
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal | |
2023 - 2023 | Presidente da Comissão de Avaliação Externa da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior do Ciclo de Estudos na
modalidade de Ensino a Distância com a referência NCE/22/2200161
Presidente
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal | |
2023 - 2023 | Presidente da Comissão de Avaliação Externa da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior do Ciclo de Estudos na
modalidade de Ensino a Distância com a referência NCE/22/2200142
Presidente
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal | |
2022 - 2023 | DigiTeL Pro External Evaluation Committee
Especialista
|
DigiTel Pro, Países Baixos | Erasmus |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Atividade de consultoria em UX design e funcionalidades prestada à Viitra Inovações Tecnológicas LTDA no desenvolvimento de aplicações educacionais móveis e plataformas de ensino | Viitra Inovações Tecnológicas LTDA , Brasil |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Programa Conversas Abertas na Universidade com o tema As microcredenciais no Ensino Superior. | Microcredenciais |
2022/06 - 2022/06 | Participação no programa Geração Z da Rádio Renascença. |
Distinções
Prémio
2018 | University Teaching Fellow
University of West London, Reino Unido
|
Título
2019 | Senior Fellow of the Higher Education Academy
Advance HE, Reino Unido
|
2014 | Fellow of the Higher Education Academy
Advance HE, Reino Unido
|
Outra distinção
2009 | PhD Scholarship - SFRH/BD/60295/2009
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
|