Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Fonseca
Nomes de citação
- Lourenço, Sofia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E31A-B28B-2D04
- ORCID iD
- 0000-0003-0647-0997
Endereços de correio eletrónico
- lourenco09@gmail.com (Profissional)
- sofialourenco@esmae.ipp.pt (Profissional)
- sofiafonseca@fcsh.unl.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (351) 5193760 (Profissional)
Moradas
- Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Instituto Politécnico do Porto. Rua da Alegria, nº 503, 4000-045, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
- Rua Cantor Zeca Afonso, 730- 5º B, 4200-534, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)
Websites
- http://www.esmae-ipp.pt/gca/?id=204 (Profissional)
- https://www.facebook.com/Sofia-Lourenço-142674602417967/ (Rede social)
- http://www.inetmd.pt/index.php/pessoas/integrados/565-sofia-lourenco (Académico)
- http://sofialourenco.academia.edu (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
- Humanidades - Outras Humanidades
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) |
Alemão | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/01/23 - 2023/01/24
Concluído
|
Título académico de agregada em Ciências da Informação (Título de Agregado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciência e Tecnologia, Portugal
|
APROVADA |
2023/01/24
Concluído
|
A PERFORMANCE MUSICAL NAS ESCOLAS DE PIANO EUROPEIAS: CONSTRUINDO UMA ANÁLISE MULTIMODAL (Título de Agregado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciência e Tecnologia, Portugal
|
|
2012 - 2016
Concluído
|
Pós Doutoramento (Pós-doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
|
2005/12/14
Concluído
|
Música e Musicologia (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Évora, Portugal
|
|
2002 - 2005
Concluído
|
Doutor em Música e Musicologia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
""As Escolas de Piano Europeias:tendências nacionais da interpretação pianística no séc. XX"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção |
2005
Concluído
|
Música e Musicologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora, Portugal
"As Escolas de Piano Europeias: Tendências Nacionais da Interpretação Pianística do Século XX" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1993/09/06
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Especialização em Germanística e anglística
Universidade do Porto, Portugal
|
|
1993/07/05
Concluído
|
MUSIK Klavier (Master)
Especialização em Piano
Universität der Künste, Alemanha
|
|
1989 - 1993
Concluído
|
Künstlerische Abschlußprüfung Klavier (Mestrado)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
"Künstlerische Abschlußprüfung Klavier" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1984 - 1993
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas- Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
14 valores |
1986/07/07
Concluído
|
Curso Superior de Piano (Bacharelato)
Especialização em Piano
Conservatório de Música do Porto, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/09/19 - Atual | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2016/09/16 - Atual | Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal | ||
2007/12/10 - 2016/09/16 | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2013/09/16 - 2016/09/05 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal | ||
2013/08 - 2016/08 | Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) | Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal |
2010/09 - 2015/10 | Investigador (Investigação) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal |
2007/12 - 2013/08 | Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) | Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/04/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal | ||
2001/04/03 - 2023/03/31 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1994/09/01 - 2001/04/02 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
1991/09/01 - 1994/08/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/09 - 2018/07 | Coordenador de Curso | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2016 - 2018 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2016 - 2018 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2016 - 2017 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2016 - 2017 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2016 - 2017 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2015 - 2016 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2015 - 2016 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2015 - 2016 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2015 - 2016 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
1993 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2007/12 - 2013/09 | Coordenadora de linha de acção - ESTUDOS MUSICAIS | Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal |
2010/06 - 2013/08 | Coordenador de Curso | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2005/05 - 2007/04 | Chefe de Departamento | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1994/09 - 2005/04 | Coordenador de Programa | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2001/05/03 - 2003/05/05 | Coordenador de Curso | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1996/09 - 1999/08 | Coordenador de Curso | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/09/01 - 2022/04/02 | MÚSICA E ROMANTISMO
Investigador responsável
Museu da Cidade - Extensão do Romantismo, Portugal
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance
UID/EAT/00472/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes
UID/EAT/00622/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/06/19 - 2019/06/23 | O Porto Romântico & Viana da Mota
Bolseiro de Cientista Convidado
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2013/09/01 - 2016/08/31 | MAPP-MULTIMODAL ANALYSIS OF PIANO PERFORMANCE
SFRH/BPD/85498/2012
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 622 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0622/2011
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/06/26 - 2019/07/10 | 26º FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE GAIA | Fundação Conservatório Regional de Gaia
Concluído
|
2013/08 - 2016/08 | MAPP_Multimodal Analysis of Piano Performance
SFRH/BPD/85498/2012
Investigador responsável
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009/06 - 2014/05 | Catalogação Espólio Manuel Ivo Cruz
Investigador responsável
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Research Center for Science and Technology of the Arts Fundação Calouste Gulbenkian Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído
|
2004/01 - 2006/12 | HARMOS eContent programme
Contract No. EDC-11 189 HARMOS
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Fundacion Albeniz, Espanha Escuela Superior de Música Reina Sofia, Espanha Lietuvos muzikos ir teatro akademija, Lituânia Staatliche Musikhochshule Stuttgart, Alemanha Royal College of Art, Reino Unido Escola Superior de Música de Catalunya, Espanha |
EUROPEAN COMMISSION Information Society and Media Directorate-General
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Gravação áudio |
|
Interpretação artística |
|
Interpretação musical |
|
Programa de rádio / tv |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/16 | Apresentação oral "VITALY MARGULIS, BAGATELAS OP. 6" | SESSÃO MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA ESMAE- QUESTÕES APROFUNDADAS EM ENSINO DE MÚSICA
ESMAE/ ESE INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO (Porto, Portugal)
|
2022/12/13 | Pensamentos e aforismos de um músico prático sobre didática | REM talks
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco, Portugal)
|
2019/11/11 | As Escolas de Piano Europeias_reflexão sobre metodologias de investigação em Música e Musicologia. | Seminário de Metodologia Científica em Música/ Curso de Licenciatura em Música
Universidade do Minho, Departamento de Música (Braga, Portugal)
|
2018/10/13 | Criação de Materiais Didáticos para o Ensino do instrumento em Grupo: os exercícios de aquecimento e de alongamento | CIPEM - 20 anos de Investigação e Prática
CIPEM INET-MD (Porto, Portugal)
|
2018/10/09 | A técnica de arco no ensino do violino | ENIM
SPIM (Porto, Portugal)
|
2018/09/20 | MAPP Multimodal Analysis of Piano Performance | JORNADAS CITAR de Investigação em Som & Música 2018
CITAR Universidade Católica Portuguesa CRP (Porto, Portugal)
|
2018/09/10 | MAPP Multimodal Analysis of Piano Performance | Arts Conference
University of Saint Joseph Macau (Macau, China)
|
2013 | Vida e Morte na Música_ Is death before life? | EXposição-Conferência TRÍPTICO
Fundação de Serralves, Museu Nacional Soares dos Reis; Univeridade do Porto (Porto, Portugal)
|
2011 | Evocação musical do maestro Manuel Ivo Cruz | Evocação Musical do Maestro Manuel Ivo Cruz
Porto Social Fundação (Porto, Portugal)
|
2008 | As Escolas Nacionais de Piano Europeias: tendências interpretativas do século XX | Seminário de Investigação CITAR
CITAR (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - Atual | A aprendizagem musical da marimba na iniciação a 4 baquetas no 1º e 2º Graus:um contributo didático
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2014 - Atual | El 1er cuaderno de Iberia de Isaac Albéniz: hacia una búsqueda de las características nacionalistas en la interpretación pianística,
Orientador
|
|
2014 - Atual | A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursos
Orientador
|
|
2011 - Atual | Compositores-intérpretes no Porto do séc. XX
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Research Center for Science and Technology of the Arts, Portugal
|
2011 - Atual | Modelos Críterios de Performance Musical
Orientador
|
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2021 - 2022 | Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote
http://hdl.handle.net/10400.22/20744
Orientador
|
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2018/02/01 - 2021/01/05 | O Arco - A padronização gestual dos golpes de arco para o ensino do violino
Orientador de Ana Catarina Lopes Pinto
|
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
2020 - 2021 | A análise musical como estratégia para uma interpretação ao piano
http://hdl.handle.net/10400.22/19188
Orientador
|
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2020 - 2021 | Proposta para os primeiros passos no ensino básico de música: a improvisação sobre repertório
http://hdl.handle.net/10400.22/18220
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020 - 2021 | Obras para violino e piano de compositoras portuguesas do século XX: vias para orientação pedagógica
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019 - 2020 | A pedagogia pianística do compositor Carl Czerny (Viena 21 de fevereiro de 1791 - 15 de julho de 1857), e os -estudos- das
obras 299 e 500
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018 - 2018 | Contributo da transcrição no processo de aprendizagem da bateria | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2018 - 2018 | A importância do manual de estudos na aprendizagem da trompa: contributo didático no ensino básico e secundário | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2018 - 2018 | A aprendizagem de repertório para clarinete dos autores argentinos A. Piazzolla, A. Ginastera e C. Guastavino no ensino secundário
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2018 - 2018 | O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre - Discípulo em Guilhermina Suggia
(1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915)
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2018 - 2018 | Estratégias de aprendizagem do ensino de música no violoncelo | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | Martine descobre a música - ensaio sobre a música do ensino | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | L´indispensable op. 40 de Leonard Schulz - o contributo didático de uma obra esquecida | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | Contributo didáctico para o programa de bateria do 2º ciclo do ensino básico | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | A influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | Conteúdo interpretativo e técnico nos Estudos Melódicos op. 45 de S. Heller para piano | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | A obra de Fernando Lopes-Graça "Música de piano para as crianças" na classe de piano do Conservatório de Música de Felgueiras | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | Prática mental na execução pianística | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | "Clarinetisses" – Uma ferramenta motivadora para o ensino e aprendizagem do clarinete | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | A introdução à pratica instrumetnal do violoncelo: a inflência da sua calibragem estrutural | Ensino da Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2012/09/19 - 2016/01/05 |
PARA UMA PROCURA DA AUTENTICIDADE
NA INTERPRETAÇÃO PIANÍSTICA: O ESTUDO DE CASO DO “CARNAVAL” OP. 9 DE ROBERT SCHUMANN
Orientador de Teresa da Palma Pereira
|
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | Improvisação sobre Standards de Jazz para instrumentos melódicos Uma abordagem progressiva de base diatónica e linear
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | Piano solo no Jazz- Prática e ensino
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | Sobre música portuguesa para viola d’arco no séc. XX: A influência de François Broos (1903-2002) na criação musical em Portugal
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | A pedagogia da pianista Helena Sá e Costa
Orientador
|
Ciências da Educação - Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE MÚSICA DE CÂMARA NA PEDAGOGIA DA PIANISTA HELENA SÁ E COSTA
Orientador
|
Ciências da Educação - Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | “A implementação da utilização das tecnologias da informação como complemento ao estudo de violino”
Coorientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | "Uma Espécie de Ópera, O gesto na condução musical”
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | “O repertório musical português no ensino da Tuba"
Coorientador
|
|
2016 - 2016 | A importância do Estúdio de Ópera na formação do aluno de canto
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | MÚSICA PARA TODOS: O Valor de um Sorriso
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | “Primavera de Piano – Portimão 2016” Festival com mais de 60 pianistas e 16 horas de Música
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | Proposta de didática da Percussão para o Ensino Especializado da Música
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | A pertinência dos conteúdos e matérias de produção áudio e musical na elaboração de um currículo de ensino especializado da
música
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisação
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | A Arte de fazer Música em Conjunto
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | Motivação para aprendizagem da técnica da mão direita no violino
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | METODOLOGIA PARA A INICIAÇÃO AO ENSINO DO INSTRUMENTO PIANO: REFLEXÃO E CONTRIBUTO DIDÁTICO
Orientador
|
Ciências da Educação - Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Vicente e a Fada dos Dentes: o storytelling na aprendizagem do violoncelo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | Improvisação sobre standards de jazz para instrumentos melódicos: uma abordagem progressiva de base diatónica | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | Piano solo no jazz - prática e ensino | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | "Primavera de Piano - Portimão 2016" - Festival com mais de 60 pianistas e 16 horas de música | Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | Sobre música portuguesa para viola d´arco no séc. XX: a influência de François Broos (1903-2002) na criação musical em Portugal | Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 - 2015 | MÚSICA INSTRUMENTAL PARA INICIAÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ: CADERNO DIÁRIO DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS
Orientador
|
Ciências da Educação - Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | MOTIVAÇÃO PARA O ESTUDO DE INSTRUMENTO EM ESCOLAS PROFISSIONAIS
Orientador
|
Ciências da Educação - Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | REFLEXÃO E ANÁLISE SOBRE UMA ESPECIFICIDADE DA DIDÁTICA DO INSTRUMENTO VIOLINO
Orientador
|
Ciências da Educação - Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | “Das Vokalensemble” Criação de um grupo vocal Criação, concepção e desenvolvimento do projecto
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2014 - 2014 | A APRENDIZAGEM DOS TIMBALES NA INICIAÇÃO MUSICAL: ELABORAÇÃO DE MÉTODO INTRODUTÓRIO E PROGRESSIVO
Orientador
|
|
2013 - 2013 | AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE NO ENSINO PROFISSIONAL DE MÚSICA: AVALIAÇÃO E SUBJETIVIDADE DE CONCEITOS
Orientador
|
Ciências da Educação - Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | O trombone no ensino vocacional de música:contributo para uma metodologia
Orientador
|
Ciências da Educação - Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Pertinência do Ensemble de Clarinetes, como factor motivacional para a continuidade dos alunos do 2º para o 3º ciclo.
Orientador
|
Ciências da Educação - Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Sobre o programa oficial de piano no ensino proffisional da Música em Portugal
Orientador
|
Ciências da Educação - Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | A utilização das tecnologias da informação como complemento ao estudo de Formação Musical: estudo de caso numa turma do 2º
grau
Orientador
|
Ciências da Educação - Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | "O Clarinete no Classicismo Musical”
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2012 - 2012 | Tecnologia de Apoio em Tempo-Real ao Canto. Relação entre parâmetros artísticos e estéticos da voz cantada com fenómenos acústicos
objectivos.
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2012 - 2012 | “Estudo termográfico de instrumentistas de sopro: Contributo para a prevenção de problemas músculo-esqueléticos no saxofone”
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2012 - 2012 | Música Portuguesa para Clarinete e Electrónica – Processos interativos na criação, interpretação e performance.
Orientador de Nuno Fernandes Pinto
|
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | A importância da acção pedagógica na prevenção de lesões físicas resultantes da práctica violinistica
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Ensino Especializado da Mùsica (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - 2011 | O papel do pianista acompanhador ao longo do percurso académico dos estudantes de instrumento nas escolas profissionais em
Portugal"
Orientador
|
Ciências da Educação - Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | O professor "no palco" ao encontro dos alunos
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Ensino Especializado da Mùsica (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - 2011 | A Didática Instrumental: Contextos Social, Cultural e Institucional
Orientador
|
Ciências da Educação - Ensino Especializado da Música (Mestrado)
Research Center for Science and Technology of the Arts, Portugal
|
2011 - 2011 | A respiração na técnica do trompete: o estudo de caso da classe da escola ARTAVE
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Ensino Especializado da Mùsica (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - 2011 | O Ensino de piano em Grupo: estudo de caso da ARTAVE
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Ensino Especializado da Mùsica (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - 2011 | A Narrativa do Gesto Música Contemporânea Portuguesa para Percussão Solo
Orientador de Nuno Mendes Aroso
|
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | A expressão emocional na interpretação pianística: o estudo de caso das obras Carnaval op. 9 de R. Schumann e Sonatas op.
110 e 111 de L. v. Beethoven
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Research Center for Science and Technology of the Arts, Portugal
|
2011 - 2011 | Processos de Reutilização Musica em J. Peixinho - Sucessões Simétricas I, II e III
Orientador
|
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2010 - 2010 | A Dimensão Crítica na Interpretação Musical
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2010 - 2010 | How and Why to play the music of the Baroque period on the Saxophone
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2010 - 2010 | Da criação musical à prática interpretativa: um diálogo ao encontro da inovação estética e artística do fagote em Portugal
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/10/01 - 2024/01/07 | Programação Ciclo de Música Antiga na Casa do Infante (Porto) (2023/10/01 - 2024/01/07)
Concerto (Coorganizador)
|
Museu da Cidade - Extensão do Romantismo, Portugal |
2023/09/01 - 2023/09/22 | Programação Ciclo de Música "Equinócios e Solstícios" (10 recitais) Parte 1 (setembro 2023) e Parte 2 (novembro e dezembro
2023) (2023/09/01 - 2023/12/14)
Concerto (Coorganizador)
|
Museu da Cidade - Extensão do Romantismo, Portugal |
2023/04/08 - 2023/04/28 | Programação Música Ciclo Max Reger (4 recitais) (2023/04/08 - 2023/04/08)
Festival (Coorganizador)
|
Museu da Cidade - Extensão do Romantismo, Portugal |
2016 - 2016 | Porto International Conference on Musical Gesture as Creative Interface
Congresso (Outra)
|
FCT e FLAD, Portugal |
2015 - 2015 | 4ªs Jornadas de Pedagogia de Ensino Especializado da Música
Simpósio (Outra)
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2014 - 2014 | 3ªs Jornadas de Pedagogia do Ensino Especializado da Música
Simpósio (Outra)
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2014 - 2014 | O Porto Romântico
Congresso (Outra)
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2012 - 2012 | 2ªs Jornadas de Pedagogia do Ensino Especializado da Música
Simpósio (Outra)
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2011 - 2011 | O Porto Romântico
Congresso (Outra)
|
CITAR / FCT, Portugal |
2011 - 2011 | 1ªs Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música
Simpósio (Outra)
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/03/05 - 2024/03/05 | Evento de lançamento de livro de Álvaro Laborinho Lúcio "A vida na selva" (editora Quetzal) com breve recital de piano a solo
Concerto
|
lançamento de livro de Álvaro Laborinho Lúcio "A vida na selva" (editora Quetzal) com breve recital de piano a solo
Tribunal da Relação do Porto, Portugal
|
2023/11/24 - 2023/11/24 | Concerto a Mestria na Performance e a Arte do Acompanhamento
Associação PróMúsica
Póvoa do Varzim
Concerto
|
“Ala Música” |
2023/09/16 - 2023/09/16 | Equinócios e Solstícios Museu Romântico
Recital piano (Sofia Lourenço) e clarinete (António Saiote)
Concerto
|
Museu da Cidade - Extensão do Romantismo, Portugal
|
2023/03/03 - 2023/03/03 | “Sextas às Sete – Ciclo de Concertos" Recital de piano solo
Conservatório de Vila do Conde
Concerto
|
Recital de piano solo |
2021/09/01 - 2022/04/02 | Participação evento MÚSICA E ROMANTISMO por Sofia Lourenço e Pedro Monteiro- 7 sessões com recital de piano e conversa
Concerto
|
MÚSICA E ROMANTISMO
Museu da Cidade - Extensão do Romantismo, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/28 | RELATÓRIO DA PRÁTICA PROFISSIONAL E PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
O estudo de pentacordes e tríades como recurso audiovisual na iniciação ao Piano
Arguente principal
|
Bruno Rebecca Balbino Bezerra (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/12/13 | A metodologia pianística de Linda Bustani
Arguente principal
|
Fernanda Ferreira Chaves Canaud (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2023/10/09 | ¿Expressividade e diálogo intercultural na obra para piano de Oscar Lorenzo Fernândez: uma proposta interpretativa
Arguente principal
|
Ricardo Castelo Branco Ramos (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/07/24 | Título de Especialista de Música de Ausra Bernataviciute
Arguente principal
|
Ausra Bernataviciute (Outro)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2023/05/17 | “A textura contrapontística nas canções para canto e piano de Camargo Guarnieri”
Arguente principal
|
Polyane Schneider Hochheim (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/12/14 | O Ensino de Piano e a Abordagem de Dorothy Taubman Aplicada à Resolução de Problemas da Técnica Pianística
Arguente principal
|
Daniela Teixeira Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2019/11/13 | PERFORMANCE INSTRUMENTAL DE ELEMENTOS MUSICAIS E SONOROS DISCRETOS E NÃO-DISCRETOS ATRAVÉS DE UMA SUPERFÍCIE TÁCTIL VISUALMENTE
CONFIGURÁVEL
Arguente principal
|
Paulo Belchior dos Santos Dias (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2018/05/05 | MIRRORING THE INTENTIONALITY AND GESTURES OF A PIANO PERFORMANCE
An interpretation of the 72 Etudes Karnatiques pour piano
Arguente principal
|
Giusy Caruso (Doutoramento)
Universiteit Gent Afdeling Engels, Bélgica
|
2017/07/24 | THE PIANO MUSIC OF FRANCISCO DE LACERDA AND THE INFLUENCE OF CLAUDE DEBUSSY
Arguente principal
|
JOÃO MANUEL PEREIRA BETTENCOURT DA CÂMARA (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017 | MÚSICA DE CÂMARA: SINCRONISMO E ESTRATÉGIAS COMPOSICIONAIS | Eli da Glória Camargo Jr. (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 | ESTUDOS INTERPRETATIVOS SOBRE MÚSICA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA PARA PIANO: O CASO PARTICULAR DA MÚSICA EVOCATIVA DE ELEMENTOS CULTURAIS PORTUGUESES | Joana Gama (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 | A RELEVÂNCIA DOS ASPECTOS COGNITIVOS SOBRE A INTEGRAÇÃO CORPO-MENTE-INSTRUMENTO NA ARTE MUSICAL: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO POR PROFISSIONAIS, ACADÊMICOS E ESTUDANTES DE MÚSICA NO BRASIL”, | Maria Beatriz Licursi Conceição (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 | O ENSINO DE MÚSICA E SUA RELAÇÃO COM A PAISAGEM SONORA COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DE UMA AUDIÇÃO INTELIGENTE: REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO ADORNIANO DE INDÚSTRIA CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITO APLICÁVEL À EDUCAÇÃO MUSICAL | Marco Aurélio Aparecido da Silva (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 | Imagem Estética e Expectativa Musical na obra de Fernando Lopes - Graça | Fausto Manuel da Silva Neves (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Sobre a música portuguesa para viola d'arco no séc. XX: A influência de François Broos (1903-2002) na criação musical em Portugal | Leonor Fleming de Oliveira Peixoto (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | título Proposta de didática da Percussão para o Ensino Especializado da Música | ANDRÉ FILIPE PEREIRA DA SILVA DIAS (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | A Arte de fazer Música em Conjunto | António José Peixoto Leal (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | Piano Solo no Jazz Prática e ensino | Paulo Manuel Marques Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | Improvisação sobre Standards de Jazz para instrumentos melódicos_Uma abordagem progressiva de base diatónica e linear | João Pedro Lima Brandão Costa (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | O repertório musical português no ensino da Tuba | NUNO MIGUEL AMARAL COSTA (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | A importância do Estúdio de Ópera na formação do aluno de canto | Patrícia Salomé Santos Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | Uma Espécie de Ópera, O gesto na condução musical | Maria João Rocha de Matos (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | A pertinência dos conteúdos e matérias de produção áudio e musical na elaboração de um currículo de ensino especializado da música | JOÃO MARIA SOARES POTE PERRY DE AZEREDO (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | MÚSICA PARA TODOS: O Valor de um Sorriso | Francisca de Assis Pessanha Madureira Pinto-Machado (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | Motivação para aprendizagem da técnica da mão direita no violino | Sara Elisabete Teixeira Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | A implementação da utilização das tecnologias da informação como complemento ao estudo de violino | Vítor André Vidal Castro de Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | "Primavera de Piano – Portimão 2016” Festival com mais de 60 pianistas e 16 horas de Música | Sérgio Ricardo Alves Leite (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | A Mini Maratona de Violoncelistas AMVP 2016 | Ana Isabel de Oliveira Correia (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | Um contributo didático de implementação da Disciplina de Música de Câmara para os 2º e 3º do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento Harpa | Angélica Salvi (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisação | ALEXANDRE DAHMEN QUINTAS (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | Relatório de Estágio | Sara Sofia Peixoto Martins (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | Relatório de estágio | Lúcio de Jesus Monteiro (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | Vicente e a Fada dos Dentes: o storytelling na aprendizagem do violoncelo | Sónia Daniela Barreiro Amorim (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | Relatório de Estágio | Joana Rita Arantes Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 | (Des)construc¸a~o Um Modelo Multidimensional de Educac¸a~o Auditiva | Mário Aníbal Gonçalves Rego Cardoso (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A Interdisciplinaridade: da Criac¸a~o ao Ensino da Obra Musical Contempora^nea | Sandra Cristina da Costa Santos (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | “A disciplina de Laboratório de Improvisação Musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivo“ | Fábio Alves de Almeida (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 | Semana Aberta do Jazz´15: Implementação de Hábitos de Audição de Música Jazz ao Vivo | Fernando da Costa Rodrigues (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 | “Relatório de Estágio Jazz no Conservatório de Música do Porto” | Francisco António Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 | “A aprendizagem musical da marimba na iniciação a 4 baquetas no 1º e 2º graus: um contributo didático” | João Tiago Almeida Dias (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 | O Ensino Colectivo Como Complemento à Aprendizagem Individual: Criação de Ensemble de Contrabaixo de Cordas para o 2º e 3º Ciclos | José Manuel da Silva de Oliveira Fidalgo (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 | “Das Vokalensemble Criação, concepção e desenvolvimento do projecto - um ensemble vocal” | Mareike Sindermann de Figueiredo (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 | A realização da articulação no clarinete | Isabel Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 | Fatores motivacionais da prática orquestral: o caso da Orquestra Juvenil da Bonjóia | Vânia Sofia Sousa Bajão (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 | Contributo reflexivo e didático sobre a prendizagem do instrumento e teoria musical no Ensino Especializado da música em Portugal | Filipe Azevedo Rodrigues (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2014 | A Música da Câmara com Piano produzida em Portugal: a diversidade de influências na geração nascuda entre 1960/1970 e o seu reflexo na interpretação | Ana Cristina Gomes Antunes Bernardo (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012 | Relação entre parâmetros subjectivos da voz cantada com fenómenos acústicos objectivos | João Filipe Terleira de Sá Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2012 | O ensino de piano em grupo_ contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no ensino vocacional da música para os 1o e 2o graus | Eduardo António Magalhães da Mota Rocha (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2011 | ESTUDIO DE LA ACTIVIDAD MUSICAL, COMPOSITIVA Y CRÍTICA DE FRANCINE BENOIT | Ana Sofia Vieira (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal |
2011 | Provas de Creditação Pedagógica | Isolda Crespi (Outro)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2010 | "A Dimensão Crítica na Interpretação Musical" | Rui Martins da Cruz (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2010 | "Da criação musical à prática interpretativa: um diálogo ao encontro da inovação estética e artística do fagote em Portugal" | Pedro Miguel Silva (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2010 | "How and Why to play the music of the Baroque period on the Saxophone" | Jonathan Jay Byrnes (Mestrado)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
|
2009 | Memorização em Pianistas | Maria Luísa Caiano (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2008 | “As raízes nacionais na metodologia russa de ensino do piano: um contributo para a busca de uma nova pedagogia em Portugal”. | Maria Rosa Gondar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | O álbum Caleidoscópio de Sérgio Azevedo Contributos para a pedagogia do piano | João Paulo Mota Teixeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/12/11 - 2023/12/11 | Identidades e Comunidades Musicais | CEHUM Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/03/01 - 2024/03/11 | Revista VÓRTEX Universidade Estadual do Paraná ( ISSN 2317-9937) | UNESPAR |
2012/12/29 - 2019/03/29 | Citar Journal | Catolica editora |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2014 - Atual | Júri avaliação cursos de Licenciatura em Artes A3ES | Avaliação, Ensino Superior, Portugal | |
2014 - Atual | Coordenador Painel ARTES Concurso de Bolsas de Doutoramento e Pós Doutoramento | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2013 - Atual | Coordenador Painel ESTUDOS ARTÍSTICOS Concurso de Bolsas de Doutoramento e Pós Doutoramento | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2011 - Atual | Comissão Avaliação de Desempenho Docente | ||
2024/01/22 - 2024/03/12 | COST Open Call OC-2023-1
RP2: Breaking sylos: cross-fertilisation between humanities, social sciences and other interrelated disciplines to tackle
more inclusive, aesthetic, sustainable and future-oriented society
Avaliador
|
European Commission Directorate-General for Research and Innovation | |
2021/01/26 - 2021/03/25 | COST Association Call Review Panel Proposals for OC-2020-1
Review panel member RP 6 - Interdisciplinary approaches to societal challenges
Avaliador
|
COST European Cooperation in Research & Technology, Bélgica | Horizon 2020 |
2021/03/01 - 2021/03/03 | COST European Cooperation in Science & Technology, Review Panel "Interdisciplinary approaches to societal challenges"
Avaliador
|
European Commission Sixth Framework Programme | |
2019/03/25 - 2019/03/28 | COST Association Call Review Panel Proposals for OC-2018-2
Review panel member
RP 6 - Interdisciplinary approaches to societal challenges
https://www.cost.eu
Avaliador
|
COST European Cooperation in Research & Technology, Bélgica | EU Framework Programme for Research and Innovation Future and Emerging Technologies |
2013/10/03 - 2014/05/07 | Coordenação do Painel Estudos Artísticos Bolsas de Doutoramento e Pós Doutoramento
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/10/12 - 2017/10/13 | Jornadas Maestro Manuel Ivo Cruz, 2017 | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2009/10 - Atual | Piano | Mestrado em Música (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2001/09 - Atual | Piano Performance I a VI | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2001/09 - Atual | Música de Câmara | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2001/09 - Atual | Música Portuguesa (Piano e Música de Câmara) | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2023/04/03 - 2023/04/05 | Masterclass performance de Música Piano Academia de Música de Vilar do Paraíso | (Outros) | |
2019/03/29 - 2019/03/31 | Masterclass Piano Workshop artístico | Curso Secundário e Música - Nível III (Ensino secundário) | Academia de Música de Óbidos, Portugal |
2019/01/16 - 2019/01/19 | Masterclass Performance Piano | Masterclass Piano (Curso de Especialização Tecnológica) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2017 - 2017 | Masterclass Piano_interpretação e técnica | Especialização (Curso médio) | |
2016 - 2016 | Primavera de Piano PORTIMÃO | Especialização (Curso médio) | |
2016 - 2016 | Masterclass de Aperfeiçoamento Artístico de Piano | Especialização (Curso médio) | Agrupamento de Escolas da Bemposta/ Câmara Municipal de Portimão, Portugal |
2013/10 - 2014/03 | Metodologia Científica | Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal |
2012 - 2012 | Masterclass Piano | Especialização (Curso médio) | |
2011 - 2011 | Masterclass Piano | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2011 - 2011 | Masterclass piano | Especialização (Curso médio) | |
2010 - 2010 | Masterclass Piano | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2009 - 2009 | Masterclass Piano Clássico | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1991/09 - 2001/08 | Piano Performance I a VI | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1991/09 - 2001/08 | Música de Câmara | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
1997/05 - 2014/02 | ÁRVORE- Cooperativa de Actividades Artísticas | |
2009/03 - 2011/09 | Associação Portuguesa Medicina e Artes do Espectáculo |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013/09 - Atual | Outro
Outro
|
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal |
2011/06 - Atual | Membro de Conselho Editorial
Membro
|
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal |
2007/12 - Atual | Membro de Conselho Científico
Membro
|
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal |
2023/12/11 - 2023/12/11 | Colóquio ":Identidades e Comunidades Musicais"
Consultor
|
|
1993/09 - 2001/08 | Membro de Conselho Científico
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/06/11 - Atual | Júri Provas para Título de Especialista Francisco Sassetti | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2009 - Atual | Concurso Internacional Jovens Músicos | Societá Umanitaria, Itália |
2024/02/17 - 2024/02/17 | PRÉMIO HELENA SÁ E COSTA 2024 President of the jury | Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal |
2023/09/08 - 2023/09/10 | International PIANO Competition https://www.uni-muenster.de/Musikhochschule/Veranstaltungen/piano/index.html | Universitäts- und Landesbibliothek Münster, Alemanha |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/12/02 - 2024/01/21 | EIMAD'24 – 9th International Meeting of Research in Music, Arts and Design (Scopus) | Springernature |
Distinções
Título
2023 | Medalha de Mérito da Cidade do Porto
Câmara Municipal do Porto, Portugal
|
Outra distinção
2012 | Bolsa Estudos Pós Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2002 | Bolsa Estudos Doutoramento
PRODEP III, Bélgica
|
1988 | Bolsa de Estudos Aperfeiçoamento Artístico Universität der Künste Berlin
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
1986 | Prémio Helena Moreira de Sá e Costa
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|
1986 | Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|
1986 | Prémio Margarida Brochado- Concurso de Piano
Conservatório de Música do Porto, Portugal
|
1985 | 1º Prémio Concurso Piano "Maria Campina"
Fundação Pedro Ruivo, Portugal
|
1983 | Prémio Concurso de Piano "Cidade da Covilhã"
Câmara Municipal da Covilhã, Portugal
|