???global.info.a_carregar???
Maria Eugénia Ferrão holds the Aggregation in Quantitative Methods (2008, ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa), PhD in Electrical Engineering - major Statistics and Control Theory (1999, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), PhD in Sciences of Education (2019, Universidade do Minho), Master in Applied Mathematics to Economics and Management (1996, ISEG/Universidade de Lisboa), Graduation degree in Engineering of Systems and Informatics (1990, Universidade do Minho). She is assistant professor at Universidade da Beira Interior (2002- ) and elected member of the Scientific Council of Faculdade de Ciências (2017- ), full research member of CEMAPRE/REM - Centre for Applied Mathematics and Economics/Research in Economics and Mathematics (2010 - ). Maria Eugénia Ferrão is elected member of the International Statistical Institute and International Affiliate at Div D - Measurement and Research Methodologies of the American Educational Research Association. Her main research interests are in methodological research motivated by social science problems, particularly involving statistical models, analysis of longitudinal data, measurement error, performance indicators, evaluation and educational measurement. She is currently leading the following projects: (1) Multilevel Models Applied to Large and Complex Data; (2) Child and Adolescent Well-being Index; (3) Statistical Modelling in Higher Education Research. As invited scientist, she has developed several projects for international institutions such as: UNDP - United Nations Development Program, INEP - National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Brazil), Institute for Applied Economic Research (Brazil), Ministry of Education and Higher Education of the Republic of Cape Verde, Organization for Economic Cooperation and Development (OECD).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Eugénia Ferrão

Nomes de citação

  • Ferrão, Maria Eugénia
  • Barbosa, Maria Eugénia Ferrão

Identificadores de autor

Ciência ID
E61E-CFC6-64ED
ORCID iD
0000-0002-1317-0629

Endereços de correio eletrónico

  • meferrao@ubi.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 969863678 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Marquês d'Ávila e Bolama, 6200-001, COVILHÃ, Covilhã, Portugal (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2019/09/20
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação [PhD in Sciences of Education] (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação [Psychology of Education]
Universidade do Minho, Portugal
"Contextos e trajetórias do estudante na explicação do sucesso no ensino superior: A contribuição da modelação multinível [Student contexts and trajectories in explaining success in higher education: The contribution of multilevel modeling]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2008/02/18 - 2008/02/19
Concluído
Agregação em Métodos Quantitativos [Aggregation in Quantitative Methods] (Título de Agregado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1999/10/30
Concluído
Doutoramento Engenharia Elétrica [PhD in Electrical Engineering] (Doutoramento)
Especialização em Estatística e Teoria de Controle [Statistics and Control Theory]
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
"Modelo multinível para dados discretos longitudinais [Multilevel model for longitudinal discrete data]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1995/07/10
Concluído
Matemática Aplicada à Economia e à Gestão [Mathematics Applied to Economics and Management] (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
"Simulação de cenários de desenvolvimento do Ensino Superior [Simulation of Higher Education development scenarios]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1990/07/14
Concluído
Engenharia de Sistemas e Informática [Engineering in Systems and Informatics] (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Especificação formal em 'Modular Language' do sistema de gestão da profissionalização em serviço do fundo social europeu [Formal specification in 'Modular Language' applied to the information system of European Social Fund]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Investigador visitante (Investigação) University of Bristol - Center for Multilevel Modelling, Reino Unido
University of Bristol - Center for Multilevel Modelling, Reino Unido
2010/01/01 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Matematica Aplicada à Previsão e Decisão Económica, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Matematica Aplicada à Previsão e Decisão Económica, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
2002/09/02 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2000/08/01 - 2002/07/31 Professor Visitante (Docente Universitário) Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Brasil
1994/05/02 - 1999/04/30 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/01 - 2020/08/31 Visiting Fellow University of Bristol Graduate School of Education, Reino Unido
1994/06/15 - 1995/12/31 Coordenadora do Gabinete de Gestão do Programa para o Desenvolvimento Educativo de Portugal (PRODEP) [Coordinator of the Management Cabinet of the Program for the Educational Development of Portugal] Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1990/10/01 - 1994/05/14 Técnica Superior [Technical Officer] Ministério da Educação, Portugal
1988/07/02 - 1990/07/31 Técnica e formadora [Teacher] Associação Industrial do Minho - Centro de Formação e Informática do Minho, Portugal
1986/10/21 - 1989/01/05 Professora do grupo de técnicas especiais - informática [Teacher of Informatics] Escola Secundária Alberto Sampaio, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017/09/01 - Atual Stratification of the basic education in Brazil: A multidimensional approach
Chamada CNPq nº 22/2016
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Estudos Sociais e Politicos, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2016/09 - Atual Statistical Modelling in Higher Education Research
UIDB/05069/2020
Investigador responsável
2020/01/01 - 2021/12/31 Statistical modelling in Higher Education research
UID/MULTI/00491/2020
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Matematica Aplicada à Previsão e Decisão Económica, Portugal
Em curso
2019/01/01 - 2020/12/31 A measure of child exposure to household material deprivation
UID/MULTI/00491/2019
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Matematica Aplicada à Previsão e Decisão Económica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015/01/01 - 2019/12/31 Statistical modelling in Education: Multilevel models applied to large and complex data
PEst-OE/EGE/UI0491/2013, UID/Multi/00491/2013, UID/MULTI/00491/2019
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Matematica Aplicada à Previsão e Decisão Económica, Portugal
Concluído
2016/01/01 - 2018/12/31 Implications of poverty and social exclusion on students grade retention
UID/Multi/00491/2013
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Matematica Aplicada à Previsão e Decisão Económica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2015/12/31 Learning Inconsistencies in Reading and Mathematics at the Primary Education
call number 038/2010
Bolseiro de Cientista Convidado
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2006/01/01 - 2009/12/31 School effectiveness in Mathematics - 3rd cycle
Sucesso Educativo
Investigador responsável
Universidade da Beira Interior, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2007/01/01 - 2008/12/31 Statistics and Mathematics for the development of professional skills
POCI/C/04.01.02/0155/0001/2006
Investigador responsável
Universidade da Beira Interior, Portugal
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído
2004/01/01 - 2008/12/31 School effectiveness in Mathematics - 1st and 2nd cycles
Contrato-programa
Investigador responsável
Universidade da Beira Interior, Portugal
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído
2006/01/01 - 2006/12/31 Computational Statistics
NA
Investigador responsável
Universidade da Beira Interior, Portugal
Fulbright Portugal
Concluído
2000/08/01 - 2002/07/31 Multilevel models: An application to the data of the Monthly Employment Survey
Not Available
Investigador responsável
Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Brasil
Ford Foundation Mexico and Central America
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/02 - Atual A measure of child exposure to household material deprivation in the European Union
CEMAPRE/REM - UIDB/05069/2020
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Matematica Aplicada à Previsão e Decisão Económica, Portugal
Em curso
2017/02/01 - 2017/12/31 Expansion of institutional capacity for the establishment of Education indicators in Brazil
UNDP BRA/15/002
Bolseiro de Cientista Convidado
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Brasil
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Brasil
Concluído
2017/02 - 2017/12 Expansion of institutional capacity for the establishment of Education indicators in Brazil
UNDP BRA/15/002
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Brasil
2011/01/01 - 2012/12/31 Strategic Project - UI 491 - 2011-2012
PEst-OE/EGE/UI0491/2011
Universidade de Lisboa Centro de Matematica Aplicada à Previsão e Decisão Económica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/01/01 - 2011/12/31 Avaliação de Desempenho do Programa PROJOVEM Urbano [Performance Evaluation of the PROJOVEM Urbano Program]
Not Available
Bolseiro de Cientista Convidado
Centro de Políticas Públicas e Avaliação na Educação (CAED) , Brasil
Concluído
2006/01/01 - 2008/12/31 Value-Added Models in Education Systems
Not Available
Bolseiro de Cientista Convidado
OECD Directorate for Education and Skills, França
OECD Directorate for Education and Skills
Concluído
2002/01/01 - 2004/12/31 Equity and Quality in Education
Not Available
Bolseiro de Cientista Convidado
Instituto de Pesquisa Economica Aplicada Rio de Janeiro, Brasil
Ford Foundation Mexico and Central America
Concluído
2002 - 2003 Analyzing efficiency and cost effectiveness of primary education in Latin America
Not Available
Bolseiro de Cientista Convidado
Research Foundation of the City University of New York, Estados Unidos
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014/08/01 - 2020/07/31 Multilevel models with measurement errors
Not Available
Bolseiro de Investigação
University of Bristol Graduate School of Education, Reino Unido
Concluído
2012/01/01 - 2012/12/31 Misclassification in multilevel models for non-Gaussian responses and measurement errors in longitudinal data
Not Available
Bolseiro de Cientista Convidado
University of Bristol Graduate School of Education, Reino Unido
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Costa, Patrícia; Oliveira, Pedro; Ferrão, Maria Eugénia. "Avaliação contínua e testes de múltiplos escolha - algumas considerações", Boletim Primavera 09 da Sociedade Portuguesa de Estatística, 2009
Artigo em conferência
  1. Costa, Patrícia; Couto, Alcino; Ferrão, Maria Eugénia. "Educational performance and territorial differences in Portugal: Dynamics over time". Trabalho apresentado em WERA Focal Meeting, Santiago de Compostela, 2021.
    Aceite para publicação
  2. Ferrão, Maria Eugénia; Almeida, Leandro da Silva ; Ferreira, Joaquim Armando. "Higher Education equity in Portugal: On the relationship between student performance and student financial aid". Trabalho apresentado em World Education Research Association (WERA) Focal Meeting 2020+1, Santiago de Compostela, 2021.
    Aceite para publicação
  3. Santos, Wilson; Sousa, Goncalo; Prata, Paula; Ferrão, Maria Eugénia. "Data Anonymization: K-anonymity Sensitivity Analysis". Trabalho apresentado em CISTI'2020 – 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Sevilla, 2020.
    10.23919/cisti49556.2020.9141044
  4. Ferrão, Maria Eugénia. "Equidade na Educação e Retenção Escolar: Algumas notas para reflexão e debate". Trabalho apresentado em Igual - Desigual: Igualdade de género & Igualdade no ensino, Lisboa, 2016.
    Publicado
  5. Ferrão, Maria Eugénia. "Análise estatística da retenção através do PISA 2012". Trabalho apresentado em Seminário Conselho Nacional de Educação, Lisboa, 2015.
  6. Ferrão, Maria Eugénia. "Integrating Statistics: Doing research in undergraduate studies". Trabalho apresentado em Joint IASE/IAOS Satellite Conference, Macao, 2013.
  7. Diana Albuquerque; M.Lopes; Ferrão, Maria Eugénia; Luís Pardal. "Sobre algumas co-variáveis de representação social Professor-Psicólogo para a escolha de estratégia de aprendizagem". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro, 2013.
  8. Loureiro, Manuel Joaquim; Neves, R.; Coroado, M.; Ferrão, Maria Eugénia. "Sobre o desenvolvimento do autoconceito infantil: diferenciação de género". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro, 2013.
    Publicado
  9. Albuquerque, D.; Lopes, D.; Ferrão, Maria Eugénia; Pardal, Luís. "Sobre algumas co-variáveis de representação social Professor-Psicólogo para a escolha de estratégia de aprendizagem". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro, 2013.
    Publicado
  10. Pardal, Luís; Albuquerque, Diana; Lopes, L.; Ferrão, Maria Eugénia. "Statistical evidence on social representations of teachers in Argentina, Brazil and Portugal". Trabalho apresentado em World Conference on Psychology and Sociology, 2012.
    Publicado
  11. Ferrão, Maria Eugénia. "Adjusting for measurement error in longitudinal multilevel models". Trabalho apresentado em 58th World Congress International Statistical Institute, Dublin, 2011.
    10.1109/radar.1990.201179
  12. Costa, Patricia Mota; Oliveira, Pedro Nuno; Ferrão, Maria Eugénia. "Statistical issues on multiple choice tests in engineering assessment". Trabalho apresentado em The 37th SEFI Conference - European Society for Engineering Education, Rotterdam, 2009.
  13. Costa, Patricia Mota; Ferrão, Maria Eugénia; Fernandes, N.; Machado, Tufi. "Uma aplicação da análise factorial na detecção das dimensões cognitivas em testes de avaliação em larga escala em Portugal". Trabalho apresentado em XLI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, 2009.
  14. Ferrão, Maria Eugénia; Costa, Patrícia. "Modelo de resposta ao item de dois parâmetros: construção de uma escala vertical de desempenho em matemática". Trabalho apresentado em XV Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística, Lisboa, 2008.
    Publicado
  15. Ferrão, Maria Eugénia. "Modelling measurement errors in random coefficient multilevel models: an application to measuring school effectiveness". Trabalho apresentado em 56th World Congress International Statistical Institute, Lisboa, 2007.
  16. Costa, Patrícia; Fletcher, Phillip; Ferrão, Maria Eugénia. "Modelo de resposta ao item de dois parâmetros: estimação via MML e EM". Trabalho apresentado em XIV Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística, Covilhã, 2006.
    Publicado
  17. Loureiro, Manuel Joaquim; Ferrão, Maria Eugénia; Dias, V.M.; Navio, V.M.; Tavares, A.; Teles, J.. "Conceito de si-próprio e realização escolar em matemática". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga, 2006.
    Publicado
  18. Ferrão, Maria Eugénia; Costa, Patrícia; Navio, V.M.; Dias, V.M.. "Medição da competência dos alunos do Ensino Básico em Matemática, 3EMat: uma proposta". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga, 2006.
    Publicado
  19. Costa, Patrícia; Ferrão, Maria Eugénia. "Modelo de Resposta ao Item na Estimação da Qualidade da Infra-Estrutura das Escolas". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística, Évora, 2005.
    Publicado
  20. Madeira, Maria Jose; Raposo, Mário Lino; Ferrão, Maria Eugénia. "Capacidade Inovadora Empresarial: Estudo dos Factores que Influenciam a Inovação no Processo". Trabalho apresentado em XVIII Congreso Anual, XIV Congreso Hispano-Francés. Asociación Europea de Dirección y Economia de la Empresa, 2004.
  21. Ferrão, Maria Eugénia. "A multilevel model for proficiency and class composition – evidence from SAEB 2001". Trabalho apresentado em Education, Participation, Globalisation Conference, Prague, 2004.
  22. Madeira, Maria Jose; Raposo, Mário Lino; Ferrão, Maria Eugénia. "Modelo linear generalizado aplicado à capacidade inovadora empresarial: factores que influenciam a inovação no produto". Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística, Faro, 2004.
    Publicado
  23. Ferrão, Maria Eugénia. "Modelo Multinível para Dados Discretos Longitudinais: uma aplicação aos dados da Pesquisa Mensal de Emprego". Trabalho apresentado em IX Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística, Ponta Delgada, 2001.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ferrão, Maria Eugénia; Vieira, Marcel Toledo. Autor correspondente: Ferrão, Maria Eugénia. "Differential item functioning of material deprivation assessment in households with or without children". PLOS ONE 18 8 (2023): e0290112. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0290112.
    10.1371/journal.pone.0290112
  2. Ferrão, Maria Eugénia; Alves, Maria Teresa Gonzaga. "The relationship between students’ socio-demographics and the probability of grade repetition in Brazilian primary education: is it decreasing over time?". Large-scale Assessments in Education 11 1 (2023): http://dx.doi.org/10.1186/s40536-023-00160-0.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1186/s40536-023-00160-0
  3. Maria Eugénia Ferrão. "The evaluation of students’ progression in lower secondary education in Brazil: Exploring the path for equity". Studies in Educational Evaluation (2022): https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2022.101220.
    10.1016/j.stueduc.2022.101220
  4. Ferrão, Maria Eugénia; Prata, Paula; Fazendeiro, Paulo. Autor correspondente: Ferrão, Maria Eugénia. "Utility-driven assessment of anonymized data via clustering". Scientific Data 9 1 (2022): http://dx.doi.org/10.1038/s41597-022-01561-6.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1038/s41597-022-01561-6
  5. Alves, Maria Teresa Gonzaga; Bastos, Amélia; Ferrão, Maria Eugénia. "Escala do índice de exposição da criança à privação material em Portugal: validação e interpretação". Sociedade e Estado 37 2 (2022): 435-456. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-6992-202237020003.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s0102-6992-202237020003
  6. Ferrão, Maria Eugénia. "Estudo longitudinal sobre eficácia diferencial e equidade social no Brasil [Longitudinal study on differencial effectiveness and social equity in Brazil]". REICE. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educacion 20 1 (2022): https://revistas.uam.es/reice/article/view/15015.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Ferrão, Maria Eugénia. "Estudo Longitudinal sobre Eficácia Diferencial e Equidade Social no Brasil". REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación 20 1 (2022): http://dx.doi.org/10.15366/reice2022.20.1.004.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15366/reice2022.20.1.004
  8. "Differential effect of university entrance scores on graduates' performance: The case of degree completion on time in Portugal". Assessment and Evaluation in Higher Education (2022):
    Aceite para publicação
  9. Ferrão, Maria Eugénia; Almeida, Leandro da Silva. "Persistence and academic expectations: A study of first-year higher education Portuguese students". Psicothema (2021):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  10. Ferrão, Maria Eugénia; Bastos, Amélia; Alves, Maria Teresa G.. "A measure of child exposure to household material deprivation: Empirical evidence from the Portuguese EU-SILC". Child Indicators Research 14 1 (2021): 217-237. http://dx.doi.org/10.1007/s12187-020-09754-4.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1007/s12187-020-09754-4
  11. Prata, Paula; Ferrão, Maria Eugénia; Santos, Wilson; Sousa, Gonçalo. "Garantia de privacidade versus utilidade dos dados em anonimização: Um estudo no ensino superior". RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação 40 (2020): 112-127.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17013/risti.40.112-127
  12. Ferrão, Maria Eugénia; Prata, Paula; Alves, Maria Teresa Gonzaga. "Multiple imputation in big identifiable data for educational research: An example from the Brazilian education assessment system". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 28 108 (2020): 599-621. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362020002802346.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s0104-40362020002802346
  13. Alves, Maria Teresa Gonzaga; Ferrão, Maria Eugénia. "Uma década da Prova Brasil: evolução do desempenho e da aprovação". Estudos em Avaliação Educacional 30 75 (2020): 688-720. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v0ix.6298.
    Acesso aberto • 10.18222/eae.v0ix.6298
  14. Couto, Alcino Pinto; Costa, Patrícia; Ferrão, Maria Eugénia. "Territorial differences in educational performance: A Portuguese case study". Revista Portuguesa de Estudos Regionais 57 (2020): 89-102.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Ferrão, Maria Eugénia. "Statistical methods in recent higher education research". Journal of College Student Development 61 3 (2020): 366-371. http://dx.doi.org/10.1353/csd.2020.0033.
    Publicado • 10.1353/csd.2020.0033
  16. Bastos, Amélia; Ferrão, Maria Eugénia. "Analysis of grade repetition through multilevel models: A study from Portugal". Cadernos de Pesquisa 49 174 (2019): 270-288. http://dx.doi.org/10.1590/198053146131.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/198053146131
  17. Ferrão, Maria Eugénia; Almeida, Leandro S.. "Student's access and performance in the Portuguese Higher Education: Issues of gender, age, socio-cultural background, expectations, and program choice". Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 24 2 (2019): 434-450. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772019000200006.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s1414-40772019000200006
  18. Ferrão, Maria Eugénia; Almeida, Leandro S.. "Student¿s access and performance in the Portuguese Higher Education". (2019): http://hdl.handle.net/10400.6/9109.
    http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772019000200006
  19. Ferrão, Maria Eugénia; Bof, Alvana; Barros, Gabriela; Oliveira, Adolfo. "Estudo Longitudinal sobre Eficácia Educacional no Brasil: Comparação entre Resultados Contextualizados e Valor Acrescentado". Dados 61 4 (2018): 265-300. http://dx.doi.org/10.1590/001152582018160.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/001152582018160
  20. Ferrão, Maria Eugénia; Almeida, Leandro. "Differential effect of university entrance score on first-year students' academic performance in Portugal". Assessment & Evaluation in Higher Education 44 4 (2018): 610-622. http://dx.doi.org/10.1080/02602938.2018.1525602.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1080/02602938.2018.1525602
  21. Prata, Paula; Duarte, Luís; Ferrão, Maria Eugénia. "Web application for the analysis of assessment tests". Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health 7 (2018): 91-101. http://dx.doi.org/10.29352/mill0207.08.00176.
    Acesso aberto • 10.29352/mill0207.08.00176
  22. Ferrão, Maria Eugénia; Almeida, Leandro S.. "Multilevel modeling of persistence in higher education". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 26 100 (2018): 664-683. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601610.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s0104-40362018002601610
  23. Ferrão, M.E.. "Educational statistics and public policy: On value added models,Statistiques de l’éducation et les politiques publiques: Le but des modèles à valeur ajoutée,Estatística educacional e política pública: A propósito dos modelos de valor acrescentado". Educacao e Sociedade 39 142 (2018): 19-38. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85047963984&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/ES0101-73302017176230
  24. Ferrão, Maria Eugénia; Costa, Patrícia; Matos, Daniel Abud Seabra. "The relevance of the school socioeconomic composition and school proportion of repeaters on grade repetition in Brazil: a multilevel logistic model of PISA 2012". Large-scale Assessments in Education 5 1 (2017): https://doi.org/10.1186/s40536-017-0036-8.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1186/s40536-017-0036-8
  25. Ferrão, Maria Eugénia. "Estatística educacional e política pública: A propósito dos modelos de valor acrescentado". Educação e Sociedade 39 142 (2017): 19-38. https://doi.org/10.1590/es0101-73302017176230.
    Acesso aberto • 10.1590/es0101-73302017176230
  26. Matos, Daniel Abud Seabra; Ferrão, Maria Eugénia. "Repetência e indisciplina: evidências de Brasil e Portugal no Pisa 2012". Cadernos de Pesquisa 46 161 (2016): 614-636. http://dx.doi.org/10.1590/198053143669.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/198053143669
  27. Travitzki, Rodrigo; Ferrão, Maria Eugénia; Couto, Alcino Pinto. "Desigualdades educacionais e socioeconómicas na população brasileira pré-universitária: Uma visão a partir da análise de dados do ENEM". Education Policy Analysis Archives 24 74 (2016): http://dx.doi.org/10.14507/epaa.24.2199.
    Acesso aberto • 10.14507/epaa.24.2199
  28. Ferrão, Maria Eugénia. "Tópicos sobre retenção escolar em Portugal através do PISA: qualidade e equidade". Education Policy Analysis Archives 23 114 (2015): http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v23.2091.
    Acesso aberto • 10.14507/epaa.v23.2091
  29. Ferrão, Maria Eugénia; Patrícia Mota Costa; Oliveira, Pedro Nuno. "Generalized Partial Credit Item Response Model: Linking scales in the assessment of learning". Journal of Interdisciplinary Mathematics 18 4 (2015): 339-354. http://dx.doi.org/10.1080/09720502.2014.932119.
    Acesso aberto • 10.1080/09720502.2014.932119
  30. Costa, Patricia Mota; Ferrão, Maria Eugénia. "On the complementarity of classical test theory and item response models: Item difficulty estimates and computerized adaptive testing". Ensaio Avaliação e Políticas Públicas em Educação 23 88 (2015): 593-610. https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000300003.
    Acesso aberto • 10.1590/S0104-40362015000300003
  31. Ferrão, Maria Eugénia. "School effectiveness research findings in the Portuguese speaking countries: Brazil and Portugal". Educational Research for Policy and Practice 13 1 (2014): 3-24. https://doi.org/10.1007/s10671-013-9151-7.
    10.1007/s10671-013-9151-7
  32. Ferrão, Maria Eugénia; Couto, Alcino Pinto. "The use of a school value-added model for educational improvement: a case study from the Portuguese primary education system". School Effectiveness and School Improvement 25 1 (2013): 174-190. http://dx.doi.org/10.1080/09243453.2013.785436.
    10.1080/09243453.2013.785436
  33. Ferrão, Maria Eugénia; Couto, Alcino Pinto. "Indicador de valor acrescentado e tópicos sobre consistência e estabilidade: Uma aplicação ao Brasil". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 21 78 (2013): 131-164. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362013000100008.
    Acesso aberto • 10.1590/s0104-40362013000100008
  34. Ferrão, Maria Eugénia; Klein, Ruben. "Editorial: Métodos estatísticos na nova era da avaliação educacional". Ensaio Avaliação e Políticas Públicas em Educação 21 78 (2013): 7-9. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84884576966&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • 10.1590/S0104-40362013000100001
  35. Ferrão, Maria Eugénia. "Note on parents’ choice of schools and the quality of education". Educational Research Review 7 3 (2012): 249-250. http://dx.doi.org/10.1016/j.edurev.2012.05.001.
    10.1016/j.edurev.2012.05.001
  36. Ferrão, Maria Eugénia; Goldstein, Harvey. "Adjusting for differential misclassification in multilevel models: the relationship between child exposure to smoke and cognitive development". Quality & Quantity 48 1 (2012): 251-258. http://dx.doi.org/10.1007/s11135-012-9765-5.
    Publicado • 10.1007/s11135-012-9765-5
  37. Ferrão, Maria Eugénia. "Avaliação educacional e modelos de valor acrescentado: Tópicos de reflexão". Educação & Sociedade 33 119 (2012): 455-469. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302012000200007.
    Acesso aberto • 10.1590/s0101-73302012000200007
  38. Ferrão, Maria Eugénia. "On the stability of value added indicators". Quality & Quantity 46 2 (2011): 627-637. http://dx.doi.org/10.1007/s11135-010-9417-6.
    10.1007/s11135-010-9417-6
  39. Soares, Tufi Machado; Ferrão, Maria Eugénia; Marques, C.A.. "Analysis of the Urban 'Projovem' evasion: An approach through the multilevel logistic regression model,Análise da evasão no ProJovem Urbano: Uma abordagem através do modelo de regressão logística multinível". Ensaio Avaliação e Políticas Públicas em Educação 19 73 (2011): 841-860. http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n73/07.pdf.
    Acesso aberto • 10.1590/S0104-40362011000500007
  40. Ferrão, Maria Eugénia. "E-assessment within the Bologna paradigm: evidence from Portugal". Assessment & Evaluation in Higher Education 35 7 (2010): 819-830. http://dx.doi.org/10.1080/02602930903060990.
    10.1080/02602930903060990
  41. Primi, Ricardo; Ferrão, Maria Eugénia; Almeida, Leandro S.. "Fluid intelligence as a predictor of learning: A longitudinal multilevel approach applied to math". Learning and Individual Differences 20 5 (2010): 446-451. http://dx.doi.org/10.1016/j.lindif.2010.05.001.
    10.1016/j.lindif.2010.05.001
  42. Manuel Joaquim Loureiro; Ferrão, Maria Eugénia; Vera Marisa Navio; Vera Mónica Dias; Adriano Tavares; José Teles. "Avaliação do Autoconceito Infantil". Psychologica 52 (2010): 469-478. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_23.
    Publicado • 10.14195/1647-8606_52-1_23
  43. Ferrão, Maria Eugénia; Costa, Patricia Mota; Gama, Jorge. "Distribution Free Item Response Model Based on Marginal Maximum Likelihood Estimation". Advances and Applications in Statistics 52 1 (2010): 109-126.
  44. Ferrão, Maria Eugénia. "Sensivity of value-added model specifications: Measuring socio-economic status | Sensibilidad de las especificaciones del modelo de valor-añadido: Midiendo el estatus socioeconómico". Revista de Educacion 348 (2009): 137-152. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70349502414&partnerID=MN8TOARS.
  45. Ferrão, Maria Eugénia; Goldstein, Harvey. "Adjusting for measurement error in the value added model: evidence from Portugal". Quality & Quantity 43 6 (2008): 951-963. http://dx.doi.org/10.1007/s11135-008-9171-1.
    10.1007/s11135-008-9171-1
  46. Maria de Fátima Simões; Ferrão, Maria Eugénia. "Competência percebida e desempenho escolar em matemática". Estudos em Avaliação Educacional 16 32 (2005): 25-41. http://dx.doi.org/10.18222/eae163220052134.
    Acesso aberto • 10.18222/eae163220052134
  47. Ferrão, Maria Eugénia; Kaizô Iwakami Beltão; Denis Paulo dos Santos. "Políticas de não-repetência e a qualidade da educação: evidências obtidas a partir da modelagem dos dados da 4ª série do SAEB-99.". Estudos em Avaliação Educacional 26 (2002): 47-73. http://dx.doi.org/10.18222/eae02620022185.
    Acesso aberto • 10.18222/eae02620022185
  48. Kaizô Iwakami Beltão; Iuri Costa Leite; Ferrão, Maria Eugénia. "O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99". Estudos em Avaliação Educacional 26 (2002): 75-91. http://dx.doi.org/10.18222/eae02620022186.
    Acesso aberto • 10.18222/eae02620022186
  49. Barbosa, Maria Eugénia Ferrão; Fernandes, Cristiano. "Modelo multinível: uma aplicação a dados de avaliação educacional". Estudos em Avaliação Educacional 22 (2000): 135-153. http://dx.doi.org/10.18222/eae02220002220.
    Acesso aberto • 10.18222/eae02220002220
  50. Barbosa, Maria Eugénia Ferrão; Goldstein, Harvey. "Discrete response multilevel models for repeated measures: An application to voting intentions data". Quality and Quantity 34 3 (2000): 323-330. https://doi.org/10.1023/A:1004711502296.
Capítulo de livro
  1. Maria Eugénia Ferrão; Paula Prata; Paulo Fazendeiro. "Anonymized Data Assessment via Analysis of Variance: An Application to Higher Education Evaluation". 2023.
    10.1007/978-3-031-37108-0_9
  2. Ferrão, Maria Eugénia; Prata, Paula. "Computing Topics on Multiple Imputation in Big Identifiable Data Using R: An Application to Educational Research". In Computational Science and Its Applications – ICCSA 2019, editado por S.Misra, 12-24. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-24302-9_2
  3. Matos, Daniel Abud Seabra; Silva, Luciano C.; Ferrão, Maria Eugénia. "Repetência e Equidade em Educação no Brasil: Reflexões a partir do PISA 2015". In Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o PISA – Volume 3, editado por Ortigão, Maria Isabel, 127-141. Curitiba: EDITORA CRV, 2018.
    Publicado
  4. Ferrão, Maria Eugénia. "Métodos estatísticos avançados aplicados à psicologia e educação". In Modelos de Regressão Multinível em Educação e Psicologia, editado por Vendramini, M.M.C.; D. Bartholomeu; J. M. Montiel; M. C. R. Silva, 25-35. São Paulo: Vetor Editora, 2018.
    10.37423/200200310
  5. Ferrão, Maria Eugénia. "Avaliação educacional no Brasil: Elementos para a melhoria da equidade e da qualidade na educação". In Diálogos da Formação Docente com Diferentes Sujeitos, 169-181. Mariana, Brasil: CRV, 2018.
    Publicado
  6. Ferrão, Maria Eugénia. "Retenção escolar e desenvolvimento cognitivo no ensino básico". In A Escola e o Desempenho dos Alunos, editado por Nunes, Luís Catela, 87-104. Lisboa, Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2015.
  7. Ferrão, Maria Eugénia. "Investigação em educação e os resultados do PISA: Análise estatística da retenção". In Estado da Educação 2014, 328-337. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2015.
  8. Ferrão, Maria Eugénia; Prata, Paula. "Item Response Models in Computerized Adaptive Testing: A Simulation Study". In Computational Science and Its Applications – ICCSA 2014, 552-565. Springer International Publishing, 2014.
    10.1007/978-3-319-09150-1_40
  9. Ferrão, Maria Eugénia; Dias, José G.. "Concomitant Latent Class Models Applied to Mathematics Education". In Advances in Regression, Survival Analysis, Extreme Values, Markov Processes and Other Statistical Applications, 147-153. Berlin Heidelberg: Springer-Verlag, 2013.
    10.1007/978-3-642-34904-1_15
  10. Ferrão, Maria Eugénia. "Eficácia Escolar no Ensino da Matemática, 3EM". In Promoção do sucesso educativo: Projectos de pesquisa, 59-87. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
    Publicado
  11. Ferrão, Maria Eugénia. "Eficácia Escolar no Brasil: uma década de estudos". In Avaliação e políticas públicas educacionais: Ensaios contra regulatórios em debate, editado por Freitas, Luís Carlos, 121-132. Campinas: Leitura Crítica, 2012.
  12. Ferrão, Maria Eugénia; Dias, Mónica. "A retenção dos alunos, a composição da escola e o desempenho em matemática: algumas pistas a partir do PISA". In Impacto das Avaliações Internacionais nos Sistemas Educativos, editado por Conselho Nacional da Educação, 139-155. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional da Educação, 2010.
    Publicado
  13. Ferrão, Maria Eugénia. "Alguma contribuições da investigação em Eficácia Escolar para a Avaliação Educacional". In Múltiplas Dimensões em Avaliação Educacional, 47-65. Fortaleza, Brasil: IMPRECE Editorial, 2010.
    Publicado
  14. Ferrão, Maria Eugénia. "Componentes do efeito-escola no Brasil". In Estudios sobre eficacia escolar en Iberoamérica: 15 buenas investigaciones, editado por Murillo, Javier, 143-168. Bogotá, Colômbia: Convénio Andrés Bello, 2006.
    Publicado
  15. Ferrão, Maria Eugénia; Simões, Fátima. "Competência percebida e desempenho escolar em matemática". In Os mecanismos de discriminação racial nas escolas brasileiras, editado por Soares, Sergei; Beltrão, K.I.; Barbosa, Maria Lígia; Ferrão, Maria Eugénia, 121-139. Rio de Janeiro, Brasil: IPEA, 2005.
    Publicado
  16. Barbosa Ferrão, Maria Eugénia (E61E-CFC6-64ED); Fernandes, Cristiano. "A escola brasileira faz diferença? Uma investigação dos efeitos da escola na proficiência em Matemática dos alunos da 4ª série". In Avaliação, Ciclos e Promoção na Educação, 151-172. Porto Alegre, Brasil: ArtMed, 2001.
    Publicado
Livro
  1. Canas, António Costa; Ferrão, Maria Eugénia. A matemática no tempo do mestre José Vizinho. Lisboa, Portugal: Gradiva. 2009.
    Publicado
  2. Ferrão, Maria Eugénia; Loureiro, Manuel Joaquim; Navio, Vera M.; Coelho, Isabel. Aferição das aprendizagens em matemática no ensino básico: A proposta 3EMat. Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior. 2009.
    Publicado
  3. Ferrão, Maria Eugénia. Modelo de valor acrescentado. Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior. 2009.
    Publicado
  4. Ferrão, Maria Eugénia; Nunes, Célia; Braumann, Carlos. Estatística: Ciência Interdisciplinar. Actas do XIV Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística. Lisboa, Portugal: Sociedade Portuguesa de Estatística. 2007.
  5. Ferrão, Maria Eugénia; Loureiro, Manuel Joaquim; Simões, M.F.; Calmão, M.J; Guedes, Pedro. À procura da Escola Eficaz. Referencial teórico do projecto de investigação Eficácia Escolar no Ensino da Matemática, 3EM. Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior. 2005.
    Publicado
  6. Ferrão, Maria Eugénia. Introdução aos Modelos de Regressão Multinível em Educação. Campinas: Komedi. 2003.
  7. Min Yang; Jon Rasbash; Goldstein, Harvey; Ferrão, Maria Eugénia. MLwiN Macros for Advanced Multilevel Modelling. London: Institute of Education. 2001.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/10/16 - 2021/02/17 Anonimização de Dados em Educação [Anonymization of Data in Education]
Coorientador
Mestrado em Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Departamento de Informática, Portugal
2018/05/14 - 2019/02/14 Desigualdades educacionais nas escolas brasileiras: análise por meio de modelagem multinível [Educational inequalities in Brazilian schools: Analysis through multilevel modeling]
Orientador
Pós-Doutoramento [Post Doctorate] (Outra)
Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática, Portugal
2015/01/12 - 2015/12/11 Longitudinal Study of Grade Repetition: Multilevel Models Applied to GERES Data
Orientador
Pós-Doutoramento [Post Doctorate] (Outra)
Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática, Portugal
2014/09/15 - 2015/06/12 Statistical Modelling of ENEM Data for Educational Effectiveness in Brazil
Orientador
Pós-doutoramento [Post Doctorate] (Outra)
Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática, Portugal
2008/09/15 - 2011/07/15 Modelo de resposta ao item multínível e multidimensional [Multilevel and multidimensional item response model]
Coorientador
Doutoramento em Engenharia Industrial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2008/02/04 - 2008/12/18 Longitudinal Multilevel Modelling of Fluid Intelligence as a Predictor of Learning
Orientador
Pós Doutoramento [Post-doctorate] (Outra)
2005/10/17 - 2008/06/20 Expectativas e resultados escolares [Student's expectations and academic performance]
Orientador
Mestrado em Educação e Desenvolvimento Pessoal [Master in Education and Personal Development] (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2002/10/14 - 2005/06/21 Aplicação do Modelo de Regressão Linear no Estudo dos Factores Associados ao Sucesso Escolar nos Cursos do Ensino Superior: caso UBI [Linear Regression Model Applied to the Study of Success in Higher Education: the case of UBI]
Orientador
Mestrado em Matemática (ensino) [Master in Mathematics (Education)] (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática, Portugal
2003/10/20 - 2005/06/17 Modelos de Teoria de Resposta ao Item [Item Response Models]
Orientador
Mestrado em Matemática (ensino) [Master in Mathematics (education)] (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática, Portugal
2001/03/12 - 2004/06/11 Capacidade Inovadora Empresarial: Estudo dos Factores Impulsionadores e Limitadores nas Empresas Industriais Portuguesas [Innovative Business Capacity: Study of Driving and Limiting Factors in Portuguese Industrial Companies]
Coorientador
Doutoramento em Gestão [PhD in Management]
Universidade da Beira Interior, Portugal
2002/10/14 - 2004/05/14 Modelo de Regressão Múltipla: Aplicação ao Estudo da Relação Família-Escola [Multiple regression model: An application to the study of the family-school relationship]
Orientador
Mestrado em Matemática (Ensino) [Master in Mathematics (Education)] (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/03/05 - Atual American Educational Research Association, Div D - Measurement and Research Methodologies International Affiliate
2013/07/07 - Atual International Statistical Institute Elected member 16943
2002/09/06 - Atual Sociedade Portuguesa de Estatística Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - 2021 Member by election of the Faculty of Sciences's Scientific Council.
Membro
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2016 Member of the University of Beira Interior's General Council, elected by the body of scholars and researchers; member by election of the Specialized Committee on Financial Affairs; member by invitation of the ad-hoc Commission for the Regulation of the Specialized Permanent Commissions of the General Council.
Membro
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008/01/01 - 2011/12/31 Membro do Conselho Científico para a Avaliação de Professores (CCAP) [Member of the Scientific Council for the Evaluation of Teachers] appointed expert of recognized merit in the field of education, by Order nº 6753/2008 published in Diário da República, 2nd series - nº 48 - March 7, 2008, pp. 9766-9767.
Consultor
Ministério da Educação, Portugal