???global.info.a_carregar???
William Cantú é doutor em Estudos de Cultura pela Universidade de Lisboa; mestre em Design e Cultura Visual e licenciado em Design pelo IADE. É investigador integrado no CEAUL, colaborador na UNIDCOM e associado do IPAM LAB. É membro do Projeto Laboratório de Gestão de Tendências e da Cultura da Universidade de Lisboa. É docente no Instituto Politécnico de Leiria, no IADE - Universidade Europeia e no IPAM Lisboa. Os seus interesses de investigação prendem-se com os Estudos de Tendências, Produção Cultural, Mediação Cultural, Semiótica e Cultura Visual Contemporânea.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
WILLIAM AFONSO CANTÚ

Nomes de citação

  • Cantú, William
  • Cantú, W. A.
  • Cantú, W.
  • Cantú, William Afonso

Identificadores de autor

Ciência ID
E71E-D133-FB98
ORCID iD
0000-0003-4079-9884
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user= yIxfe4MAAAAJ&hl=en&authuser=1

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2018/10/01 - 2021/07/01
Concluído
Estudos de Cultura (Doutoramento)
Especialização em Cultura e Comunicação
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
"Tendências e Marcas: contributos para a análise estratégica de significados em produções culturais." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
2020/11 - 2020/12
Frequentou
Curso Universitario en Docencia Online y Competencias Digitales Docentes (Postgraduate Certificate)
Universidad Europea de Madrid SLU, Espanha
5 ECTS
2016/09/01 - 2018/10/22
Concluído
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal

Universidade Europeia, Portugal
"O Estudo de Tendências e o Branding: contributos das Síntesses de Linguagem Visual e da Análise de Tendências" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2013/09/01 - 2016/07/30
Concluído
Design (Licenciatura)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
18
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/09 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2019/10 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/03 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2020 - Atual Projeto Laboratório de Gestão de Tendências e da Cultura¿
2020
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019/12 Creative Cultures: Cities, Trends, Strategies - C3
Creative Cultures: Cities, Trends, Strategies - C3
Investigador
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015 - 2019 i-Cork: Cortiça, Arquitetura, Design e Inovação
i-Cork
Outra
Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitetura, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2017/05/30 WarnChild - Designing warnings for children: a cognitive-developmental perspective
WarnChild
Investigador
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal

Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal

Universidade Europeia, Portugal
Laureate Education Inc

Universidade Europeia

Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação

Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Niemeyer, Lucy; Cantú, William. "A CORTIÇA COMO DESAFIO PARA NOVOS USOS NO DESIGN". Trabalho apresentado em 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Belo Horizonte, 2016.
    Publicado • 10.5151/despro-ped2016-0367
Artigo em revista
  1. Pinheiro Gomes, Nelson; Martins Alves Lopes, Clarissa; Afonso Cantú, William; Prado, Gilbertto. "Análise Estratégica de Tendências Socioculturais: uma triangulação de métodos científicos". DAT Journal 6 1 (2021): 213-228. http://dx.doi.org/10.29147/dat.v6i1.336.
    Publicado • 10.29147/dat.v6i1.336
  2. Gomes, Nelson; Cohen, Suzana; Cantú, William; Lopes, Clarissa. "Roteiros e modelos para a identificação de tendências socioculturais e a sua aplicação estratégica em produtos e serviços". Modapalavra e-periódico 14 32 (2021): http://dx.doi.org/10.5965/1982615x14322021228.
    Publicado • 10.5965/1982615x14322021228
Capítulo de livro
  1. Cantú, William. "A Cultural Mediation of Meanings Between Consumer-Goods, Trends and the Culturally Constituted World". 572-578. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-80829-7_71
  2. Cantú, William. "Cork as a Relevant Material in Fashion: A Study of Socio-Cultural Trends and a Semiotic Reading of the Cork-a-Tex Yarn". 2021.
    10.1007/978-3-030-58282-1_5
  3. Cantú, William. "Cultural Mediations Between Branding and Lifestyles: A Case Study Based Model for the Articulation of Cultural Strategies and Urban Tribes". 470-476. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-80713-9_60
  4. Cantú, William. "Contributions to Brand Systems in Lisbon Tailoring Brands". 2020.
    10.1007/978-3-030-32415-5_10
  5. Cantú, William. "The Cork Thread, A Sustainable Material: Branding and Marketing Implications from A Cultural Perspective". 94-101. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-51626-0_11
Catálogo de exposição
  1. Couceiro, Manuel; Veríssimo, Cristina; Cantú, William; Vieira, Ana; Figueiredo, Alexandra. Cork International Workshop - Primeiro Ciclo. Observatório do Sobreiro e da Cortiça, 2018.
Livro
  1. Cantú, William. Os Estudos de Tendências e o Branding. Maurícias: Novas Edições Académicas. 2019.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Cantú, William; Reis, Joaquim; Saraiva, Magda; Amorim, Carolina; Moreira, Carlos; Ferreira, Hugo; Agante, Luisa. "The use of affective pictures for preventing the poisoning of young children through household products". Trabalho apresentado em EFPA 15th European Congress of Psychology, 2017.
Relatório
  1. Cantú, William. 2021. Relatório de Tendências Socioculturais 2021: A Transição dos Coletivos. http://creativecultures.letras.ulisboa.pt/index.php/gtc-trends2021/#6df560f5a131f3429.
    Pessoal de suporte
  2. Cantú, William. 2020. Relatório de Tendências Socioculturais 2020. http://creativecultures.letras.ulisboa.pt/index.php/report-2020/.
    Pessoal de suporte
  3. Cantú, William. 2020. Relatório Digital Positive Reactions to the Coronavirus: A Digital Coolhunting Report. http://creativecultures.letras.ulisboa.pt/index.php/report-2020/.
Tese / Dissertação
  1. Resende, Carolina Nobre Pinto. "A moda e o desporto: análise da tecnologia e da comunicação no equipamento de corrida". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.6/10514.
  2. Pinto, Catarina Adelaide Alves. "A análise de Tendências e do Género aplicados à marca de moda Guess". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.6/10142.
  3. Cunha, Tânia Raposo. "A relevância da análise de tendências para a gestão de marcas pessoais". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.6/10146.
  4. Cantú, William. "O Estudo de Tendências e o Branding: Contributos das Sínteses de Linguagem Visual e da análise de Tendências". Mestrado, Universidade Europeia, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/25253.
  5. Cantú, William Afonso. "O estudo de tendências e o branding: contributos das sínteses de linguagem visual e da análise de tendências". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/25253.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. 2018. "Cork International Workshop Portel 2018".
  2. Couceiro, Manuel; Veríssimo, Cristina; Cantú, William; Vieira, Ana; Lourenço, João. 2018. "Cork International Workshop JS Cork 2018’". In Cork International Workshop - Primeiro Ciclo.
  3. Couceiro, Manuel; Veríssimo, Cristina; Cantú, William; Vieira, Ana; Figueiredo, Alexandra; Palminha, João; Inácio, Miguel. 2018. "Cork International Workshop Montargil 2018". In Cork International Workshop - Primeiro Ciclo.
  4. Couceiro, Manuel; Veríssimo, Cristina; Cantú, William; Vieira, Ana; Figueiredo, Alexandra; Palminha, João; Lourenço, João; Inácio, Miguel. 2018. "Cork International Workshop Coruche 2018". In Cork International Workshop - Primeiro Ciclo.
  5. Couceiro, Manuel; Veríssimo, Cristina; Cantú, William; Vieira, Ana; Figueiredo, Alexandra; Palminha, João; Lourenço, João; Inácio, Miguel. 2018. "Cork International Workshop FICOR 2018". In Cork International Workshop - Primeiro Ciclo.
  6. Couceiro, Manuel; Veríssimo, Cristina; Cantú, William; Ramos, Gonçalo. 2016. "Cork International Workshop Coruche 2016". In Cork International Workshop - Primeiro Ciclo.
Programa de rádio / tv
  1. Cantú, William. 2018. "Coruche Capital Mundial da Cortiça". Programa Terra-a-terra.. TSF – Terra-a-terra.
Atividades

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual AND - Associação Nacional de Designers Membro
2018/10 - Atual CIM – The Chartered Institute of Marketing Affiliate Professional (Professor)
Distinções

Prémio

2017 2º. Lugar / Galp Create
Galp Foundation, Portugal

Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2017 1º. Lugar / Rebranding Mercearia do Campo
Mercearia do Campo, Portugal

Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2016 1º. Lugar / Greenfest Networking Lounge
Greenfest, Portugal

Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2012 1º. Lugar / Documentário ‘O mistério por detrás de Ship’
Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo, Portugal