???global.info.a_carregar???
Micol Brazzabeni é atualmente Mediadora Social no Agrupamento de Escolas da Bobadela, em Portugal. Neste contexto trabalha com crianças e adolescentes (1º, 2º, 3º ciclo) através duma abordagem sistémica e crítica dos ¿conflitos¿ escolares e educativos; dinamiza sessões colaborativas e criativas sobre as questões de género; e proporciona espaços de diálogo juntamente com crianças refugiadas e seus familiares. Participou como Investigadora Responsável e Facilitadora do projeto: Pequena Oficina de Antropologia, no âmbito do Programa Fazer Acontecer da Câmara de Lisboa, em que a equipa desenvolveu 1 ano de oficinas criativas, colaborativas, horizontais, inspiradas na antropologia, método etnográfico e pedagogias críticas, com crianças do 4º ano do ensino básico e suas imaginações e ideias sobre o bairro de pertença. Realizou pesquisas de pós-doutorado no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-ISCTE) entre 2008 e 2015, juntamente com famílias portuguesas ciganas. Recebeu em 2012 o Prémio para o ESF Exploratory Workshops EW11-231 (SCSS): The Two Sides Of The Coin: Gypsy Economies Between The State And The Market (com Manuela Ivone da Cunha e Tomas Hrustic). Foi Investigadora Responsável no Projeto Europeu WE: Worl(d)s which Exclude (2012-2015) sobre a produção de realidades de exclusão nos documentos institucionais. Realizou a sua investigação doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), partilhando ideias de escolas com famílias do grupo indígena Maxakali/Tikmuum. È licenciada em Psicologia pela Universitá degli Studi di Padova (2001) e frequentou a Escola Bienal de Counseling Sistémico e Sócio-Construcionista no Centro Panta Rei em Milão (2002-2004). É professora de yoga, mãe de uma criança, feminista, ativista.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
micol brazzabeni

Nomes de citação

  • brazzabeni, micol

Identificadores de autor

Ciência ID
EB15-A279-B3AC
ORCID iD
0000-0001-6412-2304

Websites

  • https://iscte-iul.academia.edu/micolbrazzabeni (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Italiano (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/08/15 - 2023/12/15
Em curso
Entre cuerpos y miradas: artes, poéticas y políticas de la mirada en educación (Postgraduate Certificate)
Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales Argentina, Argentina
2003/09/01 - 2006/03/20
Concluído
Qualitá della Formazione (Dottorato di Ricerca)
Especialização em Ciências da Educação e da Formação
Università degli Studi di Firenze, Itália
"Scuola indigena e formazione dei maestri: una ricerca etnografica tra i Tikmuum (Maxakali) del Minas Gerais, Brasile. Escola indígena e formação dos professores: uma pesquisa etnográfica entre os Tikmuum (Maxakali) de Minas Gerais (Brasil)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excelente
2002/01/07 - 2004/01/31
Concluído
Escola Bienal de Counseling Sistémico e Sócio-Construcionista. A mudança em contextos não clínicos: teorias e técnicas (Master)
Especialização em Psicologia
Centro Panta Rei, Itália

Centro Panta Rei, Itália
"Una storia parzialmente quadrata - Uma história "parcialmente" quadrada" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1994/09/01 - 2000/07/03
Concluído
Psicologia (Laurea)
Università degli Studi di Padova, Itália
"Matriarcato: storia di un’idea Matriarcaado: história de uma ideia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
107/110
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/04/01 - 2014/11/15 Pós-doutorado (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/10 - 2016 Leitor (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/15 - Atual Técnica Superior - Mediadora Social Agrupamento de Escolas da Bobadela, Portugal
2002 - 2007 Pesquisa-ação; consultadoria; formação; mediadora social e cultural escolar Associazione Culturale di Promozione Sociale "Romano Kham", Itália
2001/01/12 - 2002/02/01 Estagiária: Análise entrevistas; Organizadora de eventos; Publicações Movimento Laici America Latina (ONG), Itália
2001 - 2001 Arquivista bibliotecária e organizadora de eventos CESTIM (Onlus), Itália
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2004/03/01 - 2005/02/28 "Sujeitos socioculturais na educação indígena: uma investigação interdisciplinar”
FAE/UFMG/FAPEMIG
Bolseiro de Doutoramento

Projeto

Designação Financiadores
2021/11/22 - 2022/06/30 Pequena Oficina de Antropologia
Investigador responsável
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

Agrupamento Escolas Nuno Gonçalves, EB1 Sampaio Garrido, Portugal
Camara Municipal de Lisboa
Concluído
2020/10/28 - 2021/10/28 CIDADANIA E EMPREENDEDORISMO: OFICINAS ROMANI
Outra
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Etnia Cigana, Portugal
Camara Municipal de Lisboa
Concluído
2013/01/01 - 2015/01/01 WE Wor(l)d which Exclude
Investigador responsável
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

Fondazione Michelucci, Itália
European Commission
Concluído
2013/01/01 - 2014/12/31 WE: Wor(l)ds with exclude
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal
Concluído
2010/01/15 - 2013/07/14 Imigrantes e serviços de apoio social: tecnologias de cidadania em Portugal
PTDC/CS-ANT/101179/2008
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/01/15 - 2013/07/14 Imigrantes e serviços de apoio social: tecnologias de cidadania em Portugal
101179
Investigador
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/12/30 - 2024/12/30 Infâncias protagonistas: uma proposta colaborativa de criação de políticas públicas para a integração de crianças imigrantes e refugiadas em escolas brasileiras
CNPq/MCTI/FNDCT Nº 40/2022
Investigador
Universidade de Brasília, Brasil
Em curso
2023/10/01 - 2024/10/31 Amar'ela
BIP-ZIP 064
Avaliação externa de projeto
Associação de Apoio e Segurança Psico-social, Portugal

Associação para o desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas, Portugal
Camara Municipal de Lisboa
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. brazzabeni, micol. "Já abalaste? Rumour and fama in the organization of lived space". Etudes Tsiganes, Special Issue 44-45 (2012): 190-209.
  2. Pussetti, C.; Brazzabeni, M.. "Social suffering: Languages of exclusion and welfare policies | Sofrimento social: Idiomas da exclusão e políticas do assistencialismo". Etnografica 15 3 (2011): 467-478. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84864106762&partnerID=MN8TOARS.
  3. brazzabeni, micol. "Posições fluidas: a escola e os professores indígenas maxakali". Cadernos do LEME 2 2 (2010):
    Acesso aberto
  4. brazzabeni, micol. "Ciganos da fronteira: notas preliminares de uma pequisa etnográfica no Algarve". Quaderni. Quadrimestrale di psicologia e antropologia culturale 24 (2009): 85-104.
Capítulo de livro
  1. fotta, martin; brazzabeni, micol; CUNHA, Manuela Ivone. "Gypsy economy: Introduction". In Gypsy Economy: Romani Livelihoods and Notions of Worth in the 21st Century, editado por Brazzabeni, m., Cunha, M.I., & Fotta, M. (Eds.), 1-30. Oxford NY, Estados Unidos: Berghahn, 2015.
  2. brazzabeni, micol. "Sounds of the Markets: Portuguese Cigano Vendors in Open-Air Markets in the Lisbon Metropolitan Area". In Informal Urban Street Markets, editado por Evers, C., Seale, K, 51-61. New York, Estados Unidos: Routledge, 2015.
    Publicado
  3. brazzabeni, micol. "A construção de uma comunidade de palavras: pequenas notas sobre espaço e emoções". In Ciganos Portugueses: Olhares Plurais e Novos Desafios numa Sociedade em Transição, editado por Mendes, M.M e Magano, O., 71-80. lisboa, Portugal: Editora Mundos Sociais, 2013.
    Publicado
  4. brazzabeni, micol. "A escola indígena maxakali: uma escola imaginada". In Gobbo F. (Org.), Processi educativi nelle società multiculturali. Percorsi di ricerca etnografica, editado por Gobbo, Francesca, 21-39. Itália: CISU, Roma, 2007.
Edição de livro
  1. Brazzabeni, m., Cunha, M.I., & Fotta, M. (Eds.). Brazzabeni, M, Cunha, M.I, Fotta, M. (Eds.) "Gypsy Economy: Romani Livelihoods and Notions of Worth in the 21st Century". Oxford NY, Estados Unidos: Berghanh. 2015.
    Editor
Edição de número de revista
  1. Theodosiou, Aspasia; brazzabeni, micol. "Theodosiou, A., & Brazzabeni, M., Emotion and Place". Etudes Tsiganes 44-45 (2012):
  2. brazzabeni, micol; Pussetti, Chiara. "Pussetti, C., & Brazzabeni, M., Vivenciar o sofrimento social: suas ambiguidades e articulações". Etnográfica 15 3 (2011):
Livro
  1. brazzabeni, micol. La scuola di carta. Una ricerca di antropologia della formazione tra gli insegnanti Tikmu'um del Brasile. roma, Itália: CISU. 2008.
Manual
  1. brazzabeni, micol; Castro, Alexandra. A promoção da incondicionalidade dos direitos para as famílias ciganas no âmbito das políticas públicas de habitação social. Portugal. 2014.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2009/05/01 - 2009/05/31 Ciclo de Cinema Gadjo é Gadjo e Cigano é Cigano 1 filme e 5 documentários que revelam lugares, pessoas, sentires, estratégias, atividades, ironias, estereótipos e as suas desconstruções, formas de viver, alternativas à uma visão única, linear, condescendente e monocromática de estar, cada sessão com um distinto olhar cinematográfico. "Vengo”, Tony Gatlif “Pretty Diana”, Boris Mitic “Everyday Life”, Ivana Todorovic “Gypsy summer”, Kristina Nikolova “When the road bends”, Jasmine Dellal “T’an bahktale! ‘Good fortune to you", Alaina Lemon (2009/05/05)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/10/05 - 2023/10/05 1º Encontro Internacional Infâncias Protagonistas: migração, arte e educação Mesa redonda: Quais as estratégias pedagógicas e/ou políticas públicas de outros países para a integração de crianças imigrantes em suas escolas?"
Simpósio
1º Encontro Internacional Infâncias Protagonistas: migração, arte e educação
Universidade de Brasília, Brasil
2023/07/07 - 2023/07/07 Webinario: Metodologias de pesquisas com crianças Os webinários “Infâncias Protagonistas: migração, arte e educação em debate” tem como objetivo promover encontros entre os membros da rede, fomentando reflexões a partir de suas diferentes áreas de atuação e respetivas pesquisas.
Outro
Projeto Infâncias Protagonistas: migração, arte e educação em debate
Universidade de Brasília, Brasil
2017/07/28 - 2017/08/04 Festival de ofertas de terapias alternativas, workshops, música ao vivo e sustentabilidade. Participei na qualidade de massoterapeuta
Festival
Being Gathering, Portugal
Distinções

Outra distinção

2012 Award for the ESF Exploratory Workshops EW11-231 (SCSS): The Two Sides Of The Coin: Gypsy Economies Between The State And The Market
European Science Foundation, França
2008 Fellowship Post PhD
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2003 Fellowship PhD
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal