???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Brito

Nomes de citação

  • Brito, Rita

Identificadores de autor

Ciência ID
EE18-8A3C-CA65
ORCID iD
0000-0002-2393-2092
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=t0yobwQAAAAJ&hl=en
Scopus Author Id
57194831391

Endereços de correio eletrónico

  • britoarita@gmail.com (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2015/04/01 - 2016/04/01
Concluído
Pós-Doutoramento em Tecnologias Educativas (Pós-doutoramento)
Especialização em Tecnologias Educativas
Universidade do Minho, Portugal
2007/05/01 - 2010/10/26
Concluído
Doutoramento em Educação infantil e familiar: investigação e intervenção psicopedagógica, especialidade tecnologias educativas (Doutoramento)
Especialização em Tecnologias Educativas
Universidad de Málaga Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha
Sobressaliente cum laude
2010
Concluído
Programa de Educación Infantil y Familiar: Investigación e Intervención Psicopedagógica (Doutoramento)
Universidad de Málaga, Espanha
"Las TIC en Educación Preescolar portuguesa: actitudes, medios y prácticas de Educadores de Infancia y de los niños." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente cum laude
2007
Concluído
Programa de Educación Infantil y Familiar: Investigación e Intervención Psicopedagógica (Mestrado integrado)
Universidad de Málaga, Espanha
"La importancia del ordenador en el preescolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Notable
2001/09/01 - 2005/06/20
Concluído
Educadores de Infância (Licenciatura)
Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal
14
2005
Concluído
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura)
Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2013 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/06/01 - Atual Coordenação da prática profissional e supervisionada ISEC Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/01 - 2018/08/31 Lecionação na Licenciatura em Educação Básica: “Pedagogia e Currículo”; Mestrado em Educação Pré-Escolar: “Desenvolvimento, Aprendizagem e Currículo” e “Prática Profissional Supervisionada I e II” (cr Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/09/01 - 2016/08/31 Funções de coordenação do mestrado em Educação Pré-Escolar Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2014/09/01 - 2015/07/31 Lecionação no Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo: “Atendimento da Prática de Ensino Supervisionada I”. Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012/09/01 - 2015/07/31 Licenciatura Ed.Básica: "Observação Contextos Educativos", "Ação Educativa Contextos", "Projetos Educativos em Contextos", "TIC Aplicadas Educação". Mestrado Ed.Pré-Escolar: "Didática da Matemática Ed Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2010/09/01 - 2012/08/31 Lecionação no Mestrado em Educação Especial: "Tecnologias de Apoio – Domínio cognitivo e motor e domínio da audição e surdez". Instituto Piaget, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Elisabete Cruz; Rita Brito. "PROBING THE ENGAGEMENT OF PROSPECTIVE EDUCATORS IN ACTIVITIES FOSTERING DIGITAL COMPETENCES: AN EXPLORATORY ANALYSIS IN INITIAL TEACHER TRAINING". 2023.
    10.21125/iceri.2023.0858
Artigo em revista
  1. Aleksander Janeš; Siri Sollied Madsen; Heidi Iren Saure; Marit Helene Lie; Beate Gjesdal; Steinar Thorvaldsen; Rita Brito; et al. "Preliminary Results from Norway, Slovenia, Portugal, Turkey, Ukraine, and Jordan: Investigating Pre-Service Teachers’ Expected Use of Digital Technology When Becoming Teachers". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13080783.
    10.3390/educsci13080783
  2. Patrícia Dias; Rita Brito. "The Digital Practices of Portuguese Children (6-18) during Covid-19 Lockdown". Observatorio (OBS*) (2023): https://doi.org/10.15847/obsOBS17220232055.
    10.15847/obsOBS17220232055
  3. Clara Martinez-Perez; Cristina Alvarez-Peregrina; Rita Brito; Miguel Sánchez-Tena. "The Evolution and the Impact of Refractive Errors on Academic Performance: A Pilot Study of Portuguese School-Aged Children". Children 9 6 (2022): 840-840. https://doi.org/10.3390/children9060840.
    10.3390/children9060840
  4. Patrícia Dias; Rita Brito. "Criteria for selecting apps: Debating the perceptions of young children, parents and industry stakeholders". Computers & Education 165 (2021): 104134-104134. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2021.104134.
    10.1016/j.compedu.2021.104134
  5. Brito, Rita. "Parental concerns regarding young children and digital technology. An exploratory qualitative investigation in three European countries". Revista româna de sociologie 3 4 (2020): 239-256.
    Publicado
  6. Brito, Rita. "Technologies and children up to 8 years old: what changes in one year?". Observatorio (OBS*) 13 2 (2019): http://dx.doi.org/10.15847/obsobs13220191366.
    Publicado • 10.15847/obsobs13220191366
  7. Brito, Rita; Dias, Patrícia; Oliveira, Gabriela. "Young children, digital media and smart toys: How perceptions shape adoption and domestication". British Journal of Educational Technology 49 5 (2018): 807-820. http://dx.doi.org/10.1111/bjet.12655.
    Publicado • 10.1111/bjet.12655
  8. Máximo, Thinayna Mendonça; Sampaio, Inês Sílvia Vitorino. "Estilo parental e mediação do uso de tecnologias por crianças até 6 anos". Da Investigação às práticas 8 2 (2018): 21-46. http://dx.doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38546.
    Publicado • 10.22409/rmc.v14i1.38546
  9. Brito, Rita; Dias, Patrícia. "Crianças até 8 anos e Tecnologias Digitais no Lar: Os pais como modelos, protetores, supervisores e companheiros". Observatorio (OBS*) 11 2 (2017): http://dx.doi.org/10.15847/obsobs11220171072.
    10.15847/obsobs11220171072
  10. Brito, R.; Dias, P.. "Crianças até 8 anos e Tecnologias Digitais no Lar: Os pais como modelos, protetores, supervisores e companheiros". Observatorio 11 2 (2017): 72-90. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85023185106&partnerID=MN8TOARS.
  11. Brito, R.; Francisco, R.; Dias, P.; Chaudron, S.. "Family Dynamics in Digital Homes: The Role Played by Parental Mediation in Young Children’s Digital Practices Around 14 European Countries". Contemporary Family Therapy 39 4 (2017): 271-280. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85029433247&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10591-017-9431-0
  12. Brito, Rita; Dias, Patricia. "A participação ética de crianças com menos de 8 anos em investigação qualitativa". Revista EDaPECI 17 2 (2017): 16-29.
    Publicado
  13. Brito, Rita; Dias, Patricia. "Tecnologias Digitais, Aprendizagem e Escola: Práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais". REPPE – Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino 1 1 (2017): 3-25. http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1046/553.
    Publicado
  14. Brito, Rita; Dias, Patricia. "Digital technologies, learning and school: practices and perceptions of young children (under 8) and their parents". The Online Journal of New Horizons in Education 7 1 (2017): 64-76.
    Publicado
Livro
  1. Brito, Rita. Aplicações seguras e benéficas para crianças felizes: perspetivas de stakeholders. Lisboa, Portugal: Escola de Educação, ISEC Lisboa. 2019.
  2. Brito, Rita. Aplicações seguras e benéficas para crianças felizes. Perspetivas dos pais. 2019.
Distinções

Outra distinção

2018 Bolsa atribuída pelo COST Action ISI1410 DiGiLitEy para a Training School na Universidade de Sheffield, de 7 a 8 de março de 2018.
2018 Bolsa atribuída pela Aarhus Universitet (Dinamarca) para o workshop internacional “Childhood, youth and digital Technologies”, de 22 a 23 de março de 2018.
Aarhus Universitet, Dinamarca
2017 Second best paper award para o artigo apresentado na International Youth Markting and Media Forum “Smart toys in the media: discourses and representations”, janeiro de 2017
Sociedade Internacional de Promoção de Ensino e Cultura, Portugal
2016 Bolsa atribuída pelo COST Action ISI1410 DiGiLitEy para a Training School na Universidade de Braga, de 6 a 8/6/2016
2016 Bolsa atribuída pelo COST Action ISI1410 E-READ para a Training School em métodos empíricos de humanidades, em Frankfurt, no Instituto Max Planck, de 22 a 24 de setembro de 2016
2015 Bolsa atribuída pelo COST Action ISI1410 DiGiLitEy para uma STSM (Short Term Scientific Mission) à Universidade de Newcastle, nomeadamente ao SOLE CENTRAL (Self Organized Learning Environment