Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Isabel dos Santos Matias Diogo
Nomes de citação
- Diogo, Ana Matias
Identificadores de autor
- Ciência ID
- EF11-783F-B7C6
- ORCID iD
- 0000-0001-7223-1199
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2005
Concluído
|
Educação - Sociologia da Educação (Doutoramento)
Especialização em Outra:Sociologia da Educação
Universidade dos Açores, Portugal
"Investimento das Famílias na Escola À Saída do Ensino Obrigatório - Configuração Familiar e Contexto Escolar Local" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1996
Concluído
|
Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Representações parentais da escolarização. Relação com a escola primária, classe social e dinâmica familiar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom |
1991
Concluído
|
Sociologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Lazer e Associativismo de jovens estudantes (Trabalho final da Licenciatura em Sociologia )" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
2011/08 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
2005/06 - 2011/08 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
1996/06 - 2005/06 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
1992/02 - 1996/06 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/04 - Atual | Diretora de curso da Licenciatura em Sociologia | Universidade dos Açores, Portugal |
2017 - 2019 | Diretora de curso do Mestrado em Sociologia | Universidade dos Açores, Portugal |
2011 - 2013 | Diretora de curso do Mestrado em Educação | Universidade dos Açores, Portugal |
2007 - 2010 | Diretora de curso do Mestrado em Educação | Universidade dos Açores, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | Literacia e Participação Democrática Jovem
Literacia e Participação Democrática Jovem
Investigador
Universidade dos Açores Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Pólo da Universidade dos Açores, Portugal
|
Em curso
|
2015 - Atual | De pequenino se torce o menino: a fabricação do sucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade
Sem financiamento
Investigador
Universidade dos Açores, Portugal
|
Em curso
|
2019 - 2024 | Formação Profissional e Juventudes. Vivências e perspetivas de jovens no mercado de trabalho sobre a formação profissional
OJA
Investigador
CICS.NOVA/Uac/CICS/UAc, Portugal
|
Em curso
|
2019/09 - 2020/09 | Acompanhamento e avaliação externa do programa ProSucesso (Região Autónoma dos Açores, 2019-2020)
Acompanhamento e avaliação externa do programa ProSucesso
Investigador
Universidade dos Açores Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Pólo da Universidade dos Açores, Portugal
|
|
2019 - 2020 | Perspetivas dos diferentes intervenientes acerca do funcionamento dos CATL
Perspetivas dos diferentes intervenientes acerca do funcionamento dos CATL
Investigador
Universidade dos Açores Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Pólo da Universidade dos Açores, Portugal
|
Secretaria Regional da Segurança Social/RAA
Concluído
|
2018 - 2019 | Caracterização dos CATL, das famílias e das crianças
Caracterização dos CATL, das famílias e das crianças
Investigador
Universidade dos Açores Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Pólo da Universidade dos Açores, Portugal
|
Concluído
|
2015 - 2016 | Juventude açoriana e mundo do trabalho: Formação, trajetórias e aspirações
Observatório Juventude Açores
Investigador
Universidade dos Açores, Portugal
|
Concluído
|
2009 - 2011 | O computador Magalhães entre a escola e a família, numa escola Básica Integrada de Ponta Delgada: um olhar sociológico sobre
seus efeitos
GEPE/M. Educação
Investigador responsável
Universidade dos Açores, Portugal
|
Concluído
|
2007 - 2010 | A juventude açoriana: percursos e representações. Trabalho, emprego, educação e qualificação profissional
Direcção Regional da Juventude
Investigador
Universidade dos Açores, Portugal
|
Concluído
|
2007 - 2009 | Escolas: Contextos e Experiências
M2.1.2/I/032/2006 - DRCT/RAA
Investigador responsável
Universidade dos Açores, Portugal
|
Concluído
|
2005 - 2007 | Crianças e jovens em instituições no Açores
Ministro da República da RAA
Investigador
Universidade dos Açores, Portugal
|
Concluído
|
1997 - 1999 | Projecto de Intervenção Educativa Escola e Pais de Mãos Dadas
Sem financiamento
Investigador responsável
Universidade dos Açores, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/02 | Participando na escola primária: subjetividades das crianças | V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho ( Braga e online)
|
2023/11 | Literacia e Participação Democrática Jovem | XIV Encontro de Sociologia dos Açores, Persistências e Transformações na Sociedade Atual
Universidade dos Açores (Ponta Delgada)
|
2023/11 | O efeito do sistema educativo na estagnação do abandono escolar precoce nos Açores Crises | , XIV Encontro de Sociologia dos Açores, Persistências e Transformações na Sociedade Atual
Universidade dos Açores (Ponta Delgada)
|
2023/04/13 | Subjectivities and temporalities in the making of good students: the point of view of primary school teachers. | International Mid-term Conference of AIS-Sociology of Education Research Committee Education as Commons. Democratic Values,
Social Justice and Inclusion in Education, Palermo, Itália,
Universidade de Palermo (Palermo, Itália)
|
2023/04/13 | Participating in primary school: children's subjectivities | International Mid-term Conference of AIS-Sociology of Education Research Committee Education as Commons. Democratic Values,
Social Justice and Inclusion in Education
Universidade de Palermo (Palermo, Itália)
|
2023/04 | Abandono escolar precoce: contributos para compreender a grande divergência dos Açores | XII Congresso Português de Sociologia
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2023/04 | Subjetividades e temporalidades na fabricação de bons alunos: o ponto de vista de professores do 1º ciclo | XII Congresso Português de Sociologia
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/10/26 | Experiências e subjetividades de participação no 1º ciclo: vozes das criança | Colóquio Infância, educação e família políticas, percursos e participação
Secções Temáticas da APS, Sociologia da Infância, Sociologia da Educação e Famílias e Curso de Vida (online)
|
2022/07/12 | Lógicas de performatividade no quotidiano escolar: discursos de alunos e professores do 1º ciclo | 1st International Conference on Education and Training
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
|
2022/07/12 | Sociologia da Educação na formação de educadores e professores em tempos de transição: Reflexões a partir de pesquisas sobre a Educação Pré-escolar e o 1º CEB | 1st International Conference on Education and Training
Universidade de Lisboa
|
2022/07/08 | A fabricação do bom aluno no 1º Ciclo do Ensino Básico: Alguns resultados do projeto de pequenino se torce o menino | Seminário Permanente de Investigação CICSNOVA
CICSNOVA
|
2021/11/26 | CATL: para brincar ou para estudar? Perspetivas de pais | XIII Encontro de Sociologia dos Açores, Coesão social, cidadania e sustentabilidade
CICS.NOVA.UAçores/CICS.UAC
|
2021/11/16 | De pequenino se torce o menino: A fabricação do sucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade | Sociologia na Rua, evento externo enquadrado no XIII Encontro de Sociologia dos Açores, Coesão social, cidadania e sustentabilidade
CICS.NOVA.UAçores/CICS.UAC
|
2021/11/12 | De pequenino se torce o menino: lógicas de fabricação do bom aluno no 1º ciclo do ensino básico | Ciclo de Conferências do Mestrado em Estudos de Educação 2020-21
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
|
2021/03/03 | Açores, retratos e tendências sociais: Família e Condições de Vida | Webinar de apresentação do projeto Açores: Retratos e tendências sociais
CICS.NOVA.UAçores/CICS.UAC (Ponta Delgada, Portugal)
|
2018 | Como se produz um bom aluno? Práticas e concepções de professoras do 2º ano de escolaridade | X Congresso Português de Sociologia
(Castelo Branco, Portugal)
|
2018 | Como se consegue ser um bom aluno? O ponto de vista de crianças de diferentes contextos escolares e geográficos | XII Encontro de Sociologia dos Açores Ponta Delgada
(Ponta Delgada, Portugal)
|
2017 | Exames do 4º ano e lógicas de fabricação do bom aluno: perspectivas de pais da classe média urbana | Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación: Fracturas sociales y educativas: desafíos para la Sociología de la Educación
(Córdova, Espanha)
|
2017 | Dizeres e fazeres nos processos de fabricação do bom aluno no 1º ciclo: reflexões a partir de três estudos de caso | , II Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación: Fracturas sociales y educativas: desafíos para la Sociología de la
Educación
(Córdova, Espanha)
|
2016/07/06 | Exames para que te quero?’: Dinâmicas familiares e escolares na fabricação precoce do bom aluno | IX Congresso Português de Sociologia, Portugal: Território de Territórios
Universidade dos Algarve (Faro, Portugal)
|
2016 | The Introduction of Children to the New Digital World: A Matter of Class and Gender in the Family | ECER 2016 - Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers
(Dublin)
|
2016 | O ensino profissional nos percursos dos jovens: Entre modos tradicionais de aprendizagem profissional e contextos formais de formação | IX Congresso Português de Sociologia, Portugal: Território de Territórios
(Faro)
|
2016 | Os jovens açorianos face à formação profissional: perfis formativos, ocupacionais e sociais | IX Congresso Português de Sociologia, Portugal: Território de Territórios
(Faro)
|
2015 | Os jovens açorianos face à formação profissional: perfis formativos, ocupacionais e sociais | Colóquio Internacional: Os jovens como atores da mudança social
(Ponta Delgada)
|
2015 | As mães na blogosfera: os exames do 4º ano em tom de confidência | Encontro Temático APS / Secção Arte, Cultura e Comunicação - ON/OFF: Navegando pelas culturas digitais
(Coimbra)
|
2015 | Os exames do 4º ano no quotidiano das crianças: Testemunhos dos actores educativos no campo dos media | II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
(Braga)
|
2015 | Class and gender in the relationship between children, families and ICT | 10th International ERNAPE Conference - Schools, Par¬ents and Com¬mu¬ni¬ties, Build¬ing New Futures Through Research and Innovation
(Tromso, Noruega)
|
2015 | Trajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade: perfis de jovens açorianos | I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação: A Educação na Europa do Sul
(Lisboa)
|
2015 | Os exames do 4º ano na blogosfera: concepções sobre escola, crianças e dinâmicas familiares | I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação: A Educação na Europa do Sul
(Lisboa)
|
2014 | School-Family Relationship, Partnerships and School Segregation: Some Reflections | First ESCXEL Projet International Conference: Networks, communities and Partnersship in Education: actores, goals and results
(Lisboa)
|
2014 | Children and ICT: on the construction of a relationship mediated by the family | ECER - The past, present and future of educational research in Europe
(Porto)
|
2014 | Crianças e TIC: uma relação desigualmente construída na família | Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal
(Porto)
|
2014 | Uso das novas tecnologias pelas crianças no contexto familiar: uma extensão do papel de socialização da mãe | VIII Congresso Português de Sociologia, 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas
(Évora)
|
2014 | Crianças e novas tecnologias: a construção de uma relação mediada pela família | VIII Congresso Português de Sociologia, 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas
(Évora)
|
2014 | Abandono e Insucesso escolar nos Açores: Efeitos na coesão social | 3º Ciclo de Conferências do Colégio promovido pela AGECTA - Agência para a Coesão territorial, sob o tema Educação e Coesão
Territorial
(Ponta Delgada)
|
2013 | Family Mediation, Children Use of ICT and Schoolwork: A Comparative Study | ECER - Creativity and Innovation in Educational Research
(Istambul)
|
2013 | Children, Families, Schools, ICT and Social Inequalities | 9th International ERNAPE Conference, Families, Schools and Communities: Learn from the past, review the present, prepare for
a future with equity
(Lisboa)
|
2013 | Uso das novas tecnologias pelas crianças e mediação familiar: o papel da mãe | ", VI Congresso Internacional A Vez e a Voz da Mulher em Portugal e na Diáspora: Tempos e Percursos
(Ponta Delgada)
|
2013 | Educação escolar, uso das TIC pelas crianças e mediação familiar | I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação, O não formal e o informal
em educação: centralidades e periferias
(Braga)
|
2013 | Processos educativos não escolares, contexto familiar e TIC: o delicado trabalho de coordenação das famílias | I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação, O não formal e o informal
em educação: centralidades e periferias
(Braga)
|
2012 | Entre a escola e a família: usos do computador Magalhães | VII Congresso Português de Sociologia, Sociedade, Crise e Reconfigurações
(Porto)
|
2012 | Educação, desigualdades sociais e usos do computador Magalhães: Uma pesquisa comparativa | Congresso Português de Sociologia, Sociedade, Crise e Reconfigurações
(Porto)
|
2012 | O jovem como ator plural na confluência da família e da escola | Congresso Internacional Adolescência: Desafios e Riscos, Ponta Delgada
(Ponta Delgada)
|
2011/01/26 | O computador Magalhães entre a escola e a família: um estudo comparativo sobre os seus usos e efeitos em duas comunidades escolares | Seminário Escola, Jovens e Modernidade
Observatório Permanente da Juventude, Instituto de Ciências Sociais (Lisboa, Portugal)
|
2010/12/13 | Desigualdades de investimento das famílias na escola e contextos de escolarização nos Açores | VIII Encontro de Sociologia dos Açores, Transições sociais na modernidade
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2010/09/08 | As novas tecnologias de informação e comunicação entre a escola e a família: representações de pais e professores sobre usos e efeitos do computador magalhães | II Colóquio Luso-brasileiro de de Sociologia da Educação, Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2009/10/23 | Relatora do Encontro | O Ensino da Sociologia face às Reformas Educativas Actuais
Associação Portuguesa de Sociologia and Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia, scola Superior
de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2009/09/28 | Family investment on school; schooling contexts; family dynamics; school-family relationship”, | European Educational Research Association, ECER
University of Vienna (Viena, Áustria)
|
2009/06/22 | Investimentos familiares na escola e contextos de escolarização: desigualdades e confluências na Região Açores | Colóquio Desigualdades no Sistema Educativo: Percursos, transições e contextos
CES-UA/Observatório das Desigualdades, Universidade dos Açores (Ponta Delgada, ., Portugal)
|
2009/01/23 | A escola e a turma como contextos de produção das experiências escolares dos alunos: composição social e processos escolares | I Encontro de Sociologia da Educação, Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea
Secção de Sociologia da Educação, da Associação Portuguesa de Sociologia (Lisboa, Portugal)
|
2008/11/26 | Mobilidade no espaço escolar: processos de diferenciação das trajectórias escolares | VII Meeting of Sociology of the Azores/Coloque International CES-UA/AISLF
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2008/11/19 | Estratégias de famílias e escolas: composição social e efeitos de escola | I Encontro Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil/Portugal
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
|
2008/10/15 | Dinâmicas e práticas institucionais: As instituições de acolhimento de crianças e jovens nos Açores | Tarde de Igualdade
Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Políticas de Igualdade (Ponta Delgada, Portugal)
|
2008/07/17 | Investissement dans l'école, dynamiques familiales et contexte scolaire dans une région périphérique | XVIII Congresso da AISLF, Être en société. Le lien social à l’épreuve des cultures
AISLF (Istambul, Turquia)
|
2008/07/04 | Do envolvimento dos pais ao sucesso escolar das crianças: mitos, críticas e evidências | Colóquio Aprender a ser
Projecto Velhos Guetos novas centralidades (Rabo de Peixe)
|
2008/06/25 | A diferenciação dos contextos de escolarização: composição social e processos escolares no arquipélago dos Açores | VI Congresso Português de Sociologia, Mundos Sociais; saberes e práticas
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2007/11/21 | Dinâmicas familiares e investimento na escola à saída do ensino obrigatório | Encontro Internacional sobre Escolas, Famílias e Lares
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2007/04/26 | Contextos de escolarização e sucesso da experiência escolar dos alunos: o mapeamento dos Açores | IX Congress of the Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o sucesso: políticas e actores
SPCE, Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2005/11/30 | Alunos indisciplinados, pais alheados? O lado de lá do binómio escola-família | (Des)Ordem na Escola. Mitos e Realidades
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2003/05/15 | Perspectivas e envolvimento dos pais na carreira escolar dos filhos | Mais família, mais sucesso
Centro Cultural da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Associação das Famílias Numerosas, (Ponta Delgada, Portugal)
|
1999/04/29 | A articulação escola-família do ponto de vista das famílias | III Encontro de Sociologia dos Açores - Mudança Social
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
1999/01/25 | O envolvimento dos pais na escolaridade dos filhos: dos mitos às evidências | Meeting of Educação - Os directores de turma e os encarregados de educação: Como colaborar?
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - 2023 | A relação escola-família: que implicações no sucesso educativo e na formação para a cidadania?
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) |
2019 - 2023 | Relação Família-Escola e Sucesso Educativo: O Projeto PIC em Água de Pau
Orientador
|
Mestrado em Educação e Formação
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020/10 - 2022 | As desigualdades de género do mercado laboral: Particularidades do contexto açoriano
Orientador
|
Mestrado Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018/10 - 2019/10 | Mediação Socioeducativa no 2º Ciclo, nas Escolas do Ensino Básico, no Concelho de Ponta Delgada: Agentes, Práticas e Perspetivas
Orientador
|
Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 - 2016 | Razões da escolha do Ensino Secundário Profissional pelos jovens: análise comparativa entre as escolas profissionais e as
escolas secundárias
Orientador
|
Sociologia (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 - 2015 | Envolvimento Parental nas classes Populares e papel do Diretor de Turma
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 - 2015 | Projetos de empreendedorismo nas escolas: impactos nos alunos e na organização escolar
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 - 2012 | As expectativas parentais face ao Pré-Escolar e a sua relação com a escolha da Instituição
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 - 2011 | O projecto educativo de escola: concepções e práticas da comunidade escolar
Coorientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2010 - 2010 | Representações e expectativas dos pais acerca do Jardim-de-infância
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2008 - 2008 | Envolvimento parental, trabalhos de casa e sucesso escolar
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2008 - 2008 | Diferenças de aproveitamento escolar segundo o género e “ofício de aluno”
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - 2022 | XIII Encontro de Sociologia dos Açores, Universidade, Coesão Social, Cidadania e Sustentabilidade (2021/11/25 - 2021/11/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2018 - 2018 | III Colóquio de Ciências Sociais da Educação, Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas (2018 - 2018) | |
2014 - 2014 | IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e
em Portugal
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2014 - 2014 | Secção de Sociologia da Educação do VIII Congresso Português de Sociologia, 40 anos de democracia(s): progressos, contradições
e prospetivas
Congresso (Outra)
|
|
2012 - 2012 | III Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, Problemas contemporâneos da educação no Brasil e em Portugal: Desafios
à pesquisa
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2009 - 2009 | Colóquio Desigualdades no Sistema Educativo: Percursos, transições e contextos (2009 - 2009) | |
2008 - 2009 | Encontro Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea, da Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (2009 - 2009) | |
1998 - 1998 | Colóquio Pais & Professores: um desafio à cooperação (1998 - 1998) | Universidade dos Açores, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Envolvimento dos alunos na escola. Um estudo sobre o 2º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel
Presidente do júri
|
Beatriz da Silva Misturada (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2022/07/18 | Jovens e Escolhas Escolares: Origem Social, Vivências no Sistema Educativo e Projetos de Futuro
Arguente
|
Francisco Tavares Arruda (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2022/02/07 | Desigualdades de género no mercado laboral açoriano: o caso dos jovens mais escolarizados
Orientador
|
Rita Alexandra Carreiro Ponces (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2022 | Relação Família-Escola e Sucesso Educativo: O Projeto PIC em Água de Pau
Orientador
|
Raquel Couto Garcia (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 | Implicación parental” en lo escolar: determinantes y transformaciones
Arguente principal
|
Carlos Alonso Carmona (Doutoramento)
Universidade Pablo de Olavide, Espanha
|
2020 | Mediação Socioeducativa no 2º Ciclo, nas Escolas do Ensino Básico, no Concelho de Ponta Delgada: Agentes, Práticas e Perspetivas
Orientador
|
Priscila Oliveira Sousa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2019 | A experiência de crianças na sua integração numa nova escola e num ano de transição de ciclo
Arguente principal
|
Amanda Martins Zenhas (Doutoramento) |
2018 | Contributos para uma aproximação entre os pais e a escola: uma reflexão no contexto do Estágio Pedagógico, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Mariana Sousa Amaral (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2016 | Razões da escolha do Ensino Secundário Profissional pelos jovens: análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias | João Pedro Dias Lemos (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Fatores e Perfis de Sucesso Escolar “Inesperado” Trajetos: Trajetos de Contratendência de Jovens das Classes Populares e de Origem Africana | Cristina Roldão (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015 | A Escola e a Família, uma parceria ou uma simples aproximação? - Uma análise comparada de políticas, estratégias, práticas e resultados | Eva Gonçalves (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015 | Práticas Educativas no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: O envolvimento da família em contexto de estágio | Sandra de Fátima Arruda Viveiros Leocádio (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Envolvimento Parental nas classes Populares e papel do Diretor de Turma | Cláudia Sofia Lourenço dos Santos (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Projetos de empreendedorismo nas escolas: impactos nos alunos e na organização escolar | Marco Paulo de Sousa Santos (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Marketing e interdependência: lógicas de ação e atores na construção da imagem das escolas | Marlene Susana Dâmaso (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Emoções, inteligência emocional e parentalidade: A avaliação da promoção de competências sócio-emocionais | Sara Catarina Pontes Tavares (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 | A Participação dos Pais na Escolaridade dos Filhos: Trabalhos de Casa e Sucesso Escolar | Rita Mota Cordeiro (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | Envolvimento do Aluno na Escola: Um estudo em Escolas de São Miguel | Hélder Manuel Rego Fernandes (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | Da utopia à realidade. Um percurso a desvendar: A participação dos pais/EEs no Conselho de Turma | Paula Cristina Galrito Bento (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | Dinâmicas nas (re)configurações da cultura organizacional. A casa de Infância de Santo António (1858-2008) | Sandro Nuno Ferreira de Serpa (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | Hábitos de vida saudáveis e atividade física em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino báscio | Nélia Oliveira Cordeiro (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | A Importância do Ensino Artístico na Escola para o Desenvolvimento Global dos Alunos | Eduardo Jorge de Roncon Forte (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | Contributos da Educação Física. Um estudo em Contexto no Pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico | Joana Isabel Gaspar da Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | As expectativas parentais face ao Pré-Escolar e a sua relação com a escolha da Instituição | Clarisse Ponte (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | À Descoberta da Profissão Docente – Cultura de Escola e Aprendizagem Profissional do Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico | Adolfo Fernando da Fonte Fialho (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | A acção do aluno no âmbito da relação Escola-Família: Um estudo de caso no 2º Ciclo do Ensino Básico | Armanda Martins Zenhas (Outro)
Universidade do Porto, Portugal
|
2011 | O projecto educativo de escola: concepções e práticas da comunidade escolar | Rita Bonança (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2010 | A Escolha Parental do Ensino Particular | André da Costa Melo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2010 | A Colaboração entre Pais de Crianças com Necessidades Educativas Especiais e Educadores/Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico | Marina Farias Frizado (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2010 | Representações e expectativas dos pais acerca do Jardim-de-infância | Selma Pereira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2009 | Matemática em Família: Um Projecto de Intervenção Parental no 1º Ciclo do Ensino Básico | Carla Alexandra da Silva Dâmaso (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2008 | Nas encruzilhadas da participação escolar: o caso dos Auxiliares de Acção Educativa | Carla Spencer Pereira de Sousa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2008 | Envolvimento parental, trabalhos de casa e sucesso escolar | Helga Costa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2008 | Diferenças de aproveitamento escolar segundo o género e “ofício de aluno | Susete Câmara (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - Atual | XIV Encontro de Sociologia dos Açores, De Crises, Persistências e Transformações na Sociedade Atual | Ponta Delgada |
2023 - Atual | V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, “Eu vim de longe… eu vou p’ra longe” – 50 anos de educação em democracia | Braga |
2022 - 2022 | IV Colóquio de Ciências Sociais da Educação, A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias | Braga |
2021 - 2021 | XIII Encontro de Sociologia dos Açores | Ponta Delgada |
2018 - 2018 | III Colóquio de Ciências Sociais da Educação, Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas | Braga |
2017 - 2017 | II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação/V Encontro de Sociologia da Educação da APS/XIX Conferencia de Sociología de la Educación da FES | Córdova |
2016 - 2016 | Secção de Sociologia da Educação no IX Congresso Português de Sociologia | |
2016 - 2016 | V Colóquio Luso Brasileiro de Sociologia da Educação | |
2016 - 2016 | XI Encontro de Sociologia dos Açores, Universidade, Educação e Desenvolvimento | |
2015 - 2015 | Colóquio Internacional: Os jovens como atores da mudança social | |
2015 - 2015 | I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação | |
2014 - 2014 | IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal | |
2014 - 2014 | Secção de Sociologia da Educação no VIII Congresso Português de Sociologia | |
2013 - 2013 | 9ª Conferência Internacional da ERNAPE | |
2013 - 2013 | I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação, O não formal e o informal em educação: centralidades e periferias | |
2012 - 2012 | Secção de Sociologia da Educação no VII Congresso Português de Sociologia, Sociedade, Crise e Reconfigurações | |
2011 - 2011 | II Encontro de Sociologia da Educação, Educação, Territórios e (des)igualdades | |
2008 - 2008 | VI Congresso Português de Sociologia, Mundos Sociais; saberes e práticas |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Mediações – Revista OnLine | |
2021 - 2021 | Sociologia On Line | |
2017 - 2017 | Fórum Sociológico | |
2017 - 2017 | Livro do XI Encontro de Sociologia dos Açores, Universidade, Educação e Desenvolvimento | |
2016 - 2016 | Investigar em Educação | |
2013 - 2013 | Fórum Sociológico | |
2013 - 2013 | Livro - Mundos Sociais | |
2011 - 2011 | Sociologia da Educação. Revista Luso-Brasileira | |
2010 - 2010 | Sociologia da Educação. Revista Luso-Brasileira | |
2010 - 2010 | Revista Portuguesa de Educação | |
2009 - 2009 | Revista Portuguesa de Educação | |
2008 - 2008 | Revista Portuguesa de Educação | |
2007 - 2007 | Arquipélago – Ciências da Educação |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/09 - Atual | Classes sociais e estratificação | (Licenciatura) | |
2022 - Atual | Sociologia da educação | Licenciatura em Sociologia (Licenciatura) | |
2022 - Atual | Famílias e Políticas sociais | Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais | |
2020 - Atual | Sociologia da educação | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2018 - Atual | Métodos e Técnicas de Investigação Aprofundada | Mestrado em Políticas Públicas e Dinâmicas Regionais | |
2008/08 - Atual | Sociologia da Família | Licenciaturas em Sociologia e Serviço Social (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2016 - 2022 | Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação e Formação | Mestrado em Educação e Formação | |
2013/08 - 2022 | Introdução à Sociologia | Cursos de Licenciatura em Comunicação Social e Cultura e de Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2015/08 - 2021 | Processos de Análise de Dados | Licenciatura em Psicologia (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2019 - 2020 | Dinâmicas demográficas e sociais | Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais | |
2008/08 - 2016 | Investigação em Contextos Educativos | Curso de Educação Básica (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2013/08 - 2015 | Famílias: Perspetivas Interdisciplinares | Mestrado em Ciências Sociais (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2008/08 - 2015 | Métodos quantitativos de produção e análise de dados | Licenciatura de Psicologia (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2013 - 2014 | Metodologia de Investigação em Educação | Mestrado em Ensino da História e Geografia | Universidade dos Açores, Portugal |
2007/08 - 2014 | Procedimentos e Técnicas de Produção e Recolha de Dados | Mestrado em Psicologia da Educação (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2011/08 - 2012 | Investigação Educacional | Mestrado em Educação (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2011/08 - 2012 | Sociologia Geral | (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2011 - 2012 | Escolas e famílias | Mestrado em Educação | Universidade dos Açores, Portugal |
2011 - 2012 | Investigação Educacional | Mestrado em Educação | Universidade dos Açores, Portugal |
1991 - 2010 | Sociologia da Educação | Curso de Formação de Professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico / Licenciatura em Ensino e de Sociologia / Profissionalização em Serviço | |
2008 - 2009 | Metodologia da Investigação | Mestrado em Educação | Universidade dos Açores, Portugal |
2007 - 2008 | Sociologia da Escola | Mestrado em Educação | |
2006/08 - 2007 | Escolas e famílias | Mestrado em Educação (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2006 - 2007 | Diversidade Cultural | Psicologia | Universidade dos Açores, Portugal |
1996/08 - 2007 | Metodologia de Investigação em Educação | Curso de Formação de Professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2004 - 2006 | Elaboração e Desenvolvimento de Projectos de Investigação I | Cursos de Complementos de Formação de Professores do 1º Ciclo e de Educadores de Infância | Universidade dos Açores, Portugal |
2001 - 2002 | Escolas e famílias | Cursos de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Educação de Infância | Universidade dos Açores, Portugal |
1991 - 2001 | Prática pedagógica 1/Projeto e prática pedgógica 1 | Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico | |
1997 - 1998 | Psicologia Social | Licenciatura em Sociologia | |
1991 - 1996 | Orientação Pedagógica de Estágios Integrados das Licenciaturas em Ensino | Cursos em ensino | |
1991 - 1992 | Introdução à Investigação em Educação | Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico | Universidade dos Açores, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2014/07 - Atual | Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Socilogia | |
Atual | Associação Portuguesa de Sociologia | |
Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
2009/04 - 2014/06 | Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2021 | Membro da Comissão Avaliação e Reformulação da Licenciatura em Sociologia | |
2012 - 2012 | Membro da equipa de trabalho responsável por preparar o processo relativo à Avaliação Externa da Licenciatura em Educação Básica | Universidade dos Açores, Portugal |
2012 - 2012 | Membro da equipa de trabalho responsável por preparar o processo relativo à Avaliação Externa do Mestrado em Psicologia da Educação | Universidade dos Açores, Portugal |