Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pau Pascual Galbis
Nomes de citação
- Pascual Galbis, Pau
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F010-6AFA-7495
- ORCID iD
- 0000-0003-4817-4766
- Scopus Author Id
- 58550170000
Endereços de correio eletrónico
- pausigma@yahoo.es (Pessoal)
Websites
- https://www.linkedin.com/in/pau-p-93703912/ (Profissional)
- https://vimeo.com/paupascual (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Catalão (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/05 | Comunicação: Viver a vida | XII Congresso Internacional da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro UTAD (Vila-real, Portugal)
|
2022/10/27 | Comunicação: Realismo enfermizo mexicano. Reygadas y Escalante | III Congreso Nacional e Internacional de História del Arte, Cultura y Sociedad CHACS
Universidad de La Laguna (La Laguna, Espanha)
|
2022 | Comunicação: A poética extraordinária no cinema de Luis Buñuel | XI Congresso Internacional da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento)
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2022 | Comunicação: El Montaje dionisíaco de Sergei M. Eisenstein en el cine, animación y vídeo musical crítico-expresivos | VIII MUCA Congreso Internacional de Música y Cultura Audiovisual de Murcia
Universidad de Murcia (Espanha)
|
2022 | Conferência: Santuario na desolação. Cinema de Ingmar Bergman na ilha de Fårö | IV Jornada - Insularidades | Lugares. Cruzamentos. Desafios. Doutoramento em Literaturas e Culturas
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2021 | Conferência convidada: Las calles en el documental de creación | VIII Congreso Internacional de Artistas Visuales: El espacio como metáfora visual: Entidad real, virtual o conceptual
Universidad Autónoma de Santo Domingo (Santo Domingo, República Dominicana)
|
2021 | Comunicação: Don Diablo en Kazajistán. Desolación y éxtasis en el vídeo musical de Maslo Chernogo Tmina | VII MUCA Congreso Internacional de Música y Cultura Audiovisual de Murcia
Universidad de Murcia (Murcia, Espanha)
|
2020 | Comunicação: El eterno sacrificio. Decadencia familiar y lo inquietante en el audiovisual ruso contemporáneo |
Universidad de Cuenca (Cuenca, Equador)
|
2020 | Comunicação: Antropofagia y distopía en el cine | IX Congreso sobre Arte, Literatura y Cultura Alternativa
Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2020 | Palestra: Viridiana de Luis Buñuel | Apresentação do filme Viridiana (1961) de Luís Buñuel
Travessias Culturais. Auditório John dos Passos do Ponta do Sol (Funchal, Portugal)
|
2019/10/24 | Seminario: Dionisos. Los límites del vídeo | Programa de Doctorado. Arte: Producción e Investigación
Universitat Politècnica de València (València, Espanha)
|
2019 | Comunicação: Para Além do Vídeo Musical. A Arte nocturna | Simpósio de Pontes e Caminhos da Música Contemporânea. Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira Engº Luiz Peter
e a Universidade da Madeira
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2019 | Comunicação: Poesia e liberdade. Uma reinvenção da vídeo arte contemporáneo | Image play. International Video Art Festival, (Universidade de Algarve e Universidade da Madeira)
Teatro Municipal Baltazar Dias (Funchal, Portugal)
|
2019 | Talk: Another Poetry | Apresentação da minha obra artística, nas aulas da Faculdade de Arte & Design na Jan Evangelista Purkyne University (Erasmus
mobilidade)
Jan Evangelista Purkyne University (Ustí nad Labem, República Checa)
|
2019 | Palestra: Documentário sobre a vida e obra do artista madeirense Francisco Franco |
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2019 | Conferência: Documentário Legacy de N. Jardim sobre Hawaii e Madeira |
Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira (Funchal, Portugal)
|
2018 | Comunicação: La femme fatale en Mulholland Drive (2001) y Lost Highway (1997) de David Lynch |
Universidade Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2018 | Comunicação: Tacet: Revolução! Apontamentos sobre John Cage |
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2017 | Comunicação: Trauma, Teatro Noh. Pós-guerra nuclear e demónios no filme Onibaba (1964) de Kaneto Shindo |
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2017 | Conferência: Vivir la vida | Conferência sobre a estreia do documentário de criação: Vivir la vida
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2016 | Comunicação: El arte de la noche. Lo dionisíaco musical en el cine y videoclip experimental. | V Encontro da Rede Latinoamericana das Ciências Sociais (ELMeCS) na mesa das Artes e Humanidades
Universidad Nacional de Cuyo e Universidad de la Plata (Mendoza, Argentina)
|
2015 | Comunicação: Lo monstruoso en los vídeos musicales de Sigismondi y Cunningham en los noventa. | IV Congresso de Arte, Literatura e Cultura Gótica Urbana
Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2015 | Comunicação: Ik’pulan vaichil (sonho oscuro). O onírico sagrado tzotzil na construcção da arte do vídeo musical |
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2015 | Conferência: Imaginario del waychil | Conferência sobre Sonho escuro, AUH2631z e Amanda no Mestrado de Projeto e Investigação em Arte MAEH
Universidad Miguel Hernández (Altea, Espanha)
|
2014 | Comunicação: Waychil ‘i’kal. El sueño oscuro desde la mirada tzotzil y como elemento de construcción en el arte del vídeo musical. | IV ELMeCS, Encontro Latinoamericano de Metodologia das Ciências Sociais, Mesa das Artes e Humanidades
Universidad Nacional (Heredia, Costa Rica)
|
2014 | Confêrencia: Desde Chiapas | Conferência sobre os trabalhos feitos a México.
Universitat Politècnica de València (València, Espanha)
|
2014 | Palestra: Arte y epistemología | Mesa no Colóquio sobre Arte e Epistemologia. ¿Es el arte un generador de conocimiento?
Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas (Tuxtla Gutiérrez, México)
|
2013 | Talk: New mestizo poetics. Approach to the art of contemporary music video |
Tokyo Gakugei University (Koganei, Japão)
|
2013 | Palestra: Eraclio Zepeda como actor |
Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas (Tuxtla Gutiérrez, México)
|
2013 | Conferência: La fuerza del deseo en Walerian Borowczykz | Conferência na Faculdade de Artes da Universidade de Ciências e Artes de Chiapas
Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas (Tuxtla Gutiérrez, México)
|
2012 | Lo monstruoso en los vídeos musicales de Floria Sigismondi y Chris Cunningham en los años noventa. | III ELMeCS, Encontro Latinoamericano de Metodologia das Ciências Sociais, Mesa das Artes e Humanidades,
Universidade de Caldas (Manizales, Colômbia)
|
2009 | Exhibitiont Talk: La mort de l’hamadríade (The death of the hamadryad) |
Gallery Simon e Institut Ramon LLull (Yokohama, Japão)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/04/06 - 2023/11/29 | The fisherman and the devil: an artistic short film based on a folklore tale from Madeira island using interdisciplinary animation
techniques
Orientador
|
Mestrado em Design de Media Interativos (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2019 - 2023 | Totalitarismo y ficción. Goya y sus espectros en el cine de Guillermo del Toro
Coorientador
|
Programa de Doctorado en Arte: Producción e Investigación (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2019/09/05 - 2021/11/16 | Seal Appeal: uma produção audiovisual de animação em 3D para a conscientização sobre a poluição do oceano, modelação 3D e
captura de movimento
Coorientador
|
Universidade da Madeira Departamento de Arte e Design, Portugal
|
2019 - 2020 | Estudios transversales cinematográficos y musicales aplicados a un cortometraje musical de creación de Floria Sigismondi
Orientador
|
Universidade da Madeira Departamento de Arte e Design, Portugal
|
2016/05/14 - 2017/11/29 | Keepers of Intheris: Uma produção audiovisual de animação em 3D
Coorientador
|
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/10/10 - 2023/10/10 | Coordenador do Pré-Festival de Animação da Cinanima de Espinho na Universidade da Madeira
(2023/10/10 - 2023/10/10)
Festival (Outra)
|
Universidade da Madeira Departamento de Arte e Design, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07/19 | SUELO. Tentativa práctica sobre el dispositivo escénico como espacio de agencia
Arguente
|
Raúl León Mendoza (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2022/10/23 | Terrorismo: relato y contrarrelato. Un estudio teórico-práctico a partir del imaginario surgido tras el 11-S
Arguente
|
Sabela Rial Zamudio (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2022/06/12 | El espacio urbano como un campo del poder. Reflexión feminista sobre la ciudad contemporánea a partir de la práctica artística
Arguente
|
Silvia Binda Heiserová (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2022/05/26 | El arte ecológico contemporáneo en Ecuador. Una propuesta artística sobre las texturas de la Amazonía y la Pachamama
Arguente
|
Mariano Bolivar Lino Toala (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2021/09/18 | Cinema e formação de público: perspectivas sobre a programação alternativa ao circuito comercial na Madeira no século XXI
Vogal
|
Beatriz Pereira Malho Rodrigues (Mestrado)
Universidade da Madeira Departamento de Arte e Design, Portugal
|
2021/06/11 | Decir casa, cielo, bosque. Ensayo sobre la habitabilidad del mundo y los límites de la visualidad
Arguente
|
Álex Granero Ferrer (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2021/01/26 | Cuerpo y violencia y en México (1988-2018). Un estudio sobre la permeabilidad de la violencia en las artes contemporáneas
mexicanas y sus repercusiones en el entendimiento del cuerpo
Arguente principal
|
Francisco Javier Méndez Landa (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2021/01/25 | Hacia un enfoque ecosocial. Prácticas colaborativas, ecología y compromiso político en el arte actual (1995-2020)
Presidente do júri
|
Chiara Sgaramella (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2020/11/08 | Cuerpo y violencia y en México (1988-2018). Un estudio sobre la permeabilidad de la violencia en las artes contemporáneas
mexicanas y sus repercusiones en el entendimiento del cuerpo
Arguente
|
Francisco Javier Méndez Landa (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2019/03/04 | Análisis de la construcción de nuevas narrativas y personajes populares en el contexto multicultural de Youtube
Vogal
|
Alberto Montero Gómez (Doutoramento)
Universidad de Castilla-La Mancha Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2017/11/28 | Útiles para una valoración reflexiva y crítica del arte comprometido actual. Estudio de seis casos producidos en el Estado
español entre 2012 y 2017
Arguente
|
Laura Yustas Martínez (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2017/09/18 | Aplicación de conceptos propios del pensamiento de Slavoj Zizek al análisis del arte transgénico: Investigación sobre
el Octavo día de Eduardo Kac
Vogal
|
Serena Pisano (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2017/08/09 | Devenir Transmedia. Narrativas contemporáneas de lo político
Arguente
|
Iker Fidalgo (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2017/07/17 | Fotografía e identidad. Apropiaciones, desmontajes y reinvenciones
Arguente
|
Valle Galera Urierte (Doutoramento)
Universidad de Granada Facultad de Bellas Artes Alonso Cano, Espanha
|
2017/06/22 | Aplicación de conceptos propios del pensamiento de Slavoj Zizek al análisis del arte transgénico: Investigación sobre el
Octavo día de Eduardo Kac,
Arguente
|
Serena Pisano (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2017/06/22 | Post Tenebres Lux. Abbe. El videoarte interdisciplinar y Monte Verità. Un método de análisis para la creación y caracterización
de personajes, mediante la psicología transpersonal y el eneagrama
Arguente
|
Beatriz Heredia Perea (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2017/05/10 | La videoinstalación como cristal líquido de los tiempos cruzados en el espacio, a partir del concepto cristal de tiempo de
Gilles Deleuze. Propuestas creativas propias (2001-2017)
Arguente
|
Pawel Franciszek Anaszkiewicz Graczykowska (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2016/07/07 | De l’interès de l’art per l’espai de la vida. Contracultura, participació imaginaris socials en la cerca d’espais d’oportunitat
Arguente
|
Daniel Tomàs Marquina (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2016/02/09 | Vídeo espacios / posibles. Una aproximación geográfica del lenguaje audiovisual en la frontera norte de México
Arguente principal
|
Mayra Huerta Jiménez (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2015/12/17 | Video espacios / posibles. Una aproximación geográfica del lenguaje audiovisual en la frontera norte de México
Arguente
|
Mayra Huerta Jiménez (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/05/26 - 2022/05/26 | Motivos visuais. Ausência e presença | XI Congresso Internacional da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento) na Universidade de Évora, Portugal |
2020/02/06 - 2020/02/06 | Musicologia carnal. La interpretación carnal a través de la neurociência, | Universidade da Madeira |
2017/05/08 - 2017/05/08 | Documentário Interativo | Universidade da Madeira |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/07/12 - 2023/09/30 | Revista Arte y Políticas de Identidad (1989-8452) | Universidad de Murcia |
2022/11/02 - 2022/11/30 | Revista Con A de Animación (2173-6049 ) | Universitat Politècnica de València e Nau Llibres |
2020/05/05 - 2022/04/06 | VARIA Revista Internacional de Arte e Antropologia das Imagens. Cinema e Território (2183-7902) | Universidade da Madeira |
2018/07/24 - 2019/06/05 | ASRI. Arte y Sociedad (2174-7563.) | Universidad Rey Juan Carlos I |
2017/09/04 - 2017/09/28 | Estoa. Revista de la Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Cuenca (1390-7263) | Universidad de Cuenca (Ecuador) |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2019/03/12 - 2019/03/12 | Entrevista para o projeto "Arquipelagos Criativos" , Funchal | Processos e temáticas da minha obra artística |
Distinções
Prémio
2019 | A produção audiovisual intitulada: AUH2631z (2015)
Generalitat Valenciana Conselleria de Cultura Educació i Esport, Espanha
|
2017 | Prémio na V Muestra Independiente Audiovisual Xalisco – MIAX, México
Festival Internacional de Arte y Cine Independiente MIAX, México
|
Outra distinção
2020 | Accésit no Concurso e Jornada virtual: Càmera i Acció! Els múltiples plans de la diversitat, Associació Valenciana d'Antropologia
Universitat de València, Espanha
|