Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- SÓNIA CATARINA SILVA CRUZ
Nomes de citação
- Cruz, Sónia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F014-4B1C-C43F
- ORCID iD
- 0000-0002-3701-353X
Endereços de correio eletrónico
- soniacruz@braga.ucp.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (351) 253206100 (Profissional)
Moradas
- Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Sociais (Braga). Campus Camões, 4710-362, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.braga.ucp.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - História e Arqueologia
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2005 - 2010
Concluído
|
Ciências da Educação, Especialidade em Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Proposta de um modelo de integração das tecnologias de informação e comunicação nas práticas lectivas: o aluno de consumidor
crítico a produtor de informação online" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
2009
Concluído
|
Profissionalização em Serviço (Português e Estudos Sociais – 2.º ciclo) (Outros)
Especialização em Português e Estudos Sociais – 2.º ciclo
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
|
2004 - 2005
Concluído
|
Licenciatura em História (ramo de Investigação) (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
15 |
2004
Concluído
|
Turismo e Valorização do Património (Pós-Graduação)
Instituto Superior de Assistentes e Intérpretes, Portugal
|
Muito Bom |
1998 - 2002
Concluído
|
Licenciatura em Ensino de História (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião, Portugal |
2017 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal | ||
2016 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Coimbra, Portugal |
Laboratório de Tecnologia Educativa, Portugal | ||
2015 - Atual | Investigador (Investigação) | International Federation for Information Processing, Áustria |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/02/15 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2016/09/01 - 2019/08/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004/09/01 - 2017/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora, Portugal |
Externato Maria Auxiliadora, Portugal | ||
2004/09 - 2005/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas do Freixo, Portugal | ||
2003 - 2004 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas de Carnaxide, Portugal | ||
2003/03 - 2003/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola Básica José Cardoso Pires, Portugal | ||
2002 - 2003 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas André Soares, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09 - Atual | Membro do Conselho Científico | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal | ||
2019/09 - Atual | Presidente da Comissão Pedagógica da Licenciatura em TIC | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal | ||
2018 - Atual | Coordenadora da Pós Graduação em História Local | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012/12/01 - 2015/11/30 | Dos Jogos às Actividades Interactivas para Mobile-Learning
PTDC/CPE-CED/118337/2010
Investigador
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | Get up and Goals!
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/09 | Recursos Digitais: desafios e oportunidades à sua integração na escola | VII Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/07/05 | Individualizar a aprendizagem com recurso ao vídeo nas aulas de História | VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
(Viana do Castelo)
|
2019 | Práticas inovadoras na educação: Top 10 dos Recursos Educativos Digitais! | I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
Universidade Federal do Maranhão (Maranhão, Brasil)
|
2018/12/21 | EdPuzzle para individualizar a aprendizagem com recurso ao vídeo | LabTE: Workshop
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018 | Prioridades para as Bibliotecas Escolares no contexto da flexibilização curricular e do perfil do aluno para o século XXI | III Encontro de Bibliotecas Escolares
Rede de Bibliotecas Escolares (Seia, Portugal)
|
2018 | Aprendizagens inovadoras na convergência global: o desafio de professores de Português e de História e Geografia | II Jornadas Pedagógicas do mestrado em Ensino do 1.º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
|
2018 | Promover a utilização crítica, consciente e segura da Internet e das Redes Sociais | Acompanhamento de jovens na área digital Porto
Comunidade educativo-pastoral dos Salesianos (Porto, Portugal)
|
2017 | Tecnologias Emergentes na Educação: obstáculos e desafios à sua integração | Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
Universidade Federal do Maranhão, Brasil (Maranhão, Brasil)
|
2017 | Ferramentas digitais: oportunidade para professores inovarem no ensino e aprendizagem da História e do Estudo do Meio | 5º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2017 | Promoção do sucesso: da escola que temos à escola que queremos. Recursos para professores e alunos inverterem a aprendizagem | IV Congresso Concelhio de Educação
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2016 | Ferramentas da Web: oportunidade para professores e alunos inverterem a aprendizagem | IX Jornadas de Atualização Docente de Português
Centro de Professores e de Recursos (CPR) de Cáceres, pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa (CLP) de Cáceres e pela Coordenação
do Ensino de Português em Espanha e Andorra (Cáceres, Espanha)
|
2015 | Porque na rua também se aprende! - Propostas para concepção e dinamização de actividades educativas em espaços informais de aprendizagem | XVII Seminário Regional de Educação Tomar
Câmara Municipal de Tomar (Tomar, Portugal)
|
2014 | Ensinar e Aprender a gostar de História na era digital: que desafios enfrentam os professores da geração.net | Congresso Internacional Inovação Docente e Novas Tecnologias Aplicadas à História
Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Léon (Braga, Portugal)
|
2014 | Sensibilização à utilização das Redes Sociais - Como posso acompanhar o meu filho? | Escola para Pais
Externato Maria Auxiliadora (Viana do Castelo, Portugal)
|
2013 | Se isto é História, então eu gosto! – Recursos inovadores para o ensino e aprendizagem da História | Congresso Anual da Associação de Professores de História “Espaços Públicos. Vidas privadas”
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Implicações Educativas da Web 2.0 na Aprendizagem: da Teoria à Prática | 2º Edição do Software Livre na Escola Setúbal
Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/09/01 - Atual | O Feminismo em Portugal: uma análise aos discursos oficiais.
Orientador
|
MESTRADO EM ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE PORTUGUÊS HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO |
2020 - 2020 | É preciso haver feministas? O estudo do movimento feminista nas aulas de História e Geografia de Portugal como estratégia
de promoção para a Cidadania Global
Orientador de Ana Barbosa
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 - 2019/04/03 | Fomentar a Igualdade de Género para a promoção de um mundo mais justo: o contributo da História e Geografia de Portugal na
Cidadania Global
Orientador de Jéssica Tavares
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 - 2018/12/30 | Abre os olhos e a mente! A aula de História e Geografia de Portugal como ponto de partida para promover a Educação para Cidadania
Global.
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 - 2018/12/30 | A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os direitos Humanos com alunos do 6º ano de escolaridade
Orientador de Marisa Barbosa
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 - 2016 | O uso de simuladores no ensino de redes: um estudo de caso no ensino profissional
Orientador de António Cunha
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | A utilização da WEB 2.0 com um aluno com Necessidade Educativas Especiais - Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de André Macedo Ferreira
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | A WebQuest como recurso para estudar a pegada digital - Um estudo com alunos do 7.º ano no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Eva Dias Costa
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Aprender a programar com o Kodu na sala de aula. Um estudo com alunos do 8.ºano de escolaridade
Orientador de Ana Morgado
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | A utilização da narrativa digital no auxílio da aprendizagem das TIC: um estudo de caso com alunos do 7.º ano
de escolaridade
Orientador de Marta Pinto
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | O recurso aos screencasts no ensino das TIC: Um estudo de caso com alunos do 7º ano escolaridade no âmbito da prática de ensino
supervisionada
Orientador de Nuno Ribeiro
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | Ambientes Virtuais no ensino de Sistemas Operativos Cliente/Servidor: um estudo de caso no ensino profissional
Orientador de Edgar Costa
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | Potencialidades da Realidade Aumentada no ensino e aprendizagem. Um estudo com alunos do 7ºano de escolaridade
Orientador de Maria Alcide Costa
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | A visão dos alunos sobre o currículo prescrito da disciplina de TIC no Ensino Profissional: Um estudo de Caso nos Açores
Orientador de Jorge Costa
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | A utilização das redes sociais pelos jovens e o seu impacto na empregabilidade local
Orientador de Luís Gonçalves
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | Representações e Práticas dos Professores e Alunos relativamente à utilização do telemóvel na sala de aula
Orientador de Maria Abreu
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas com a utilização do “Scratch”. Um estudo com alunos do 8.ºano de escolaridade
no âmbito da PES
Orientador de Tânia Dias
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | e-Circuito em Guimarães: uma experiência de mobile learning com alunos do 9º ano
Orientador de Jorge Carvalho
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | A Web 2.0 nas práticas letivas: perceções de professores e alunos sobre a sua utilização. Relato reflexivo da Prática de Ensino
Supervisionado
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 - 2013 | Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC: uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 - 2013 | A utilização de jogos sérios para a promoção de valores sociais: um estudo de caso sobre a utilização do Jogo PING em contexto
de sala de aula
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Aprendizagem ao Longo da Vida: os desafios na mobilização de competências do ser professor e do ser aluno
Orientador de Vítor Manuel Venâncio Machado
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | Utilização da plataforma Moodle em contexto pedagógico – um estudo de caso no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Maria João Gomes Pires
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | Os dispositivos móveis na dinamização da biblioteca escolar: relato de uma experiência na Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Hugo Filipe Rocha Costa
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | Pegada e Identidade Digital – um estudo de caso no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Paula Cristina Silva
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | A utilização das TIC nas atividades pré-letivas, letivas e pós-letivas. Um olhar sobre a prática dos professores da escola
da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Dalila Vicente
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | Práticas educativas em contexto de orientação pedagógico-didática. Um estudo de caso com alunos do Clube ESA Robots
Orientador
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | Internet e redes sociais: um estudo de caso com alunos do 3.º ciclo do ensino básico
Orientador de Carlos Silva
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2020/05/16 | 5.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (2020/05/15 - 2020/05/16)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2020/01/01 - 2020/05/16 | 5.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (2020/05/15 - 2020/05/16)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2019/09/01 - 2020/04/03 | 5.º Encontro “Do Clique ao Toque” (2020/01/25 - 2020/03/31)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa - Braga - Faculdade de Teologia, Portugal |
2019/01/26 - 2019/01/26 | 4.º Encontro “Do Clique ao Toque”
Esta iniciativa assume que a educação religiosa, num contexto cultural fortemente influenciado pelos dispositivos eletrónicos
articulados em rede, pode ser percebida como algo que radica no mais íntimo de cada indivíduo e que reconfigura a sua forma
de ver e perceber o mundo, que dá um novo sentido. Para que exista uma utilização profícua em contexto educativo, esta precisa
ser acompanhada de objetivos de aprendizagem bem definidos o que implica promover o desenvolvimento de múltiplas estratégias
e competências. (2019/01/26 - 2019/01/26)
Outro (Coorganizador)
|
SNEC, Portugal Universidade Católica Portuguesa Facultade de Teologia, Portugal |
2018/10/13 - 2018/10/13 | Encontro Internacional de Professores de Português (2018/10/13 - 2018/10/13)
Encontro (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2018/05/24 - 2018/05/24 | II Jornadas Pedagógicas do mestrado em Ensino do 1.º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (2018/05/24 - 2018/05/24)
Outro (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2018 - 2018 | 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (2018/05/05 - 2018/05/05)
Encontro (Outra)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2018 - 2018 | 3º Encontro "Do Clique ao Toque" (2018/01/27 - 2018/01/27)
Encontro (Outra)
|
SNEC, Portugal Universidade Católica Portuguesa Facultade de Teologia, Portugal |
2018 - 2018 | Coordenação da exposição “Feriados Nacionais” (2018 - 2018)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2017 - 2017 | II Encontro Do Clique ao Toque: o diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais (2017/01/28 - 2017/01/28)
Encontro (Outra)
|
SNEC, Portugal Universidade Católica Portuguesa Facultade de Teologia, Portugal |
2016 - 2016 | 3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (2016 - 2016)
Encontro (Outra)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2014 - 2014 | 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Lerning (2014 - 2014)
Encontro (Outra)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2013/04/11 - 2013/04/11 | II Jornadas de Ensino de Informática (2013/04/11 - 2013/04/13)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2012 - 2012 | Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Encontro (Outra)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2012 - 2012 | I Jornadas de Ensino de Informática (2012 - 2012)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2008 - 2008 | Encontro sobre Web 2.0
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2006 - 2006 | Encontro sobre WebQuest
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/01 | Educação a distância e reputação: desafios do ensino superior brasileiro
Arguente
|
Rayssa Araújo (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2019/11 | “Educar para uma comunicação saudável e eficaz. Um contributo para a lecionação da Unidade Letiva 1 do 6º ano "A Pessoa Humana”
Arguente
|
Andreia Correia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga - Faculdade de Teologia, Portugal
|
2019/06/07 | AS MULTIFUNÇÕES DO DIRETOR DE TURMA LIDERANÇA PELA COORDENAÇÃO E MEDIAÇÃO
Arguente
|
Albino José Teixeira Pinto (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
2018/10/16 | Gestão de cursos a distância na formação de Magistrados do Trabalho
Arguente
|
José Valmir Santos Filho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
2018 | Google Drive: um estímulo ao trabalho colaborativo e cooperativo no Ensino Profissional. Um estudo de caso
Arguente
|
Marcos de Lima Alvarães (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2018 | A autonomia das escolas na Região Autónoma da Madeira. Reflexão sobre a autonomia possível nas escolas a tempo inteiro do
1.º ciclo
Arguente
|
Lucinda Ribeiro Barreira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2018 | Escola e Participação: Uma análise da participação dos professores na vida da Escola Básica e Secundária da Calheta
Arguente
|
Susana Maria Ferreira Silva (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2018 | Realidade Aumentada como Promotor de Aprendizagens na Educação Pré-escolar: uma viagem pelos Oceanos
Arguente
|
Vânia Filipa Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | A iconografia na História e Geografia de Portugal: o manual escolar pelo olhar do 5º ano de escolaridade
Arguente
|
Célia Ferraz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018 | Um contributo para a didática da História Local: exploradores vianenses na colonização do Brasil
Arguente
|
Ana Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2017 | Diretor de Turma: o elo multitasking na Comunidade educativa | Jorge Manuel Ferraz Gomes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2017 | A Liderança num contexto de Mudança. A Construção do Agrupamento de Escolas de Povoa de Lanhoso | José Manuel Ramos Magalhães (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2017 | A Magia de Ensinar está no truque de liderar | Maria Ângela Quintal de Freitas (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2016 | Produção de um Curso Online: contributo para a comunicação entre técnico e professor | Ernesto Manuel Silva Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Liderança como factor de sucesso na gestão escolar: Um estudo de caso numa escola privada na região norte de Portugal | Vanessa Lima Souza (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 | A inclusão do aluno com síndrome alcoólica fetal: da teoria à prática: relatório de atividade profissional | Margarida Carrêlo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 | Os Catequistas da Arquidiocese de Braga aprendem na rede: análise das práticas digitais | Luís Miguel Figueiredo (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | Ler e Compreender – A fluência da leitura | Anabela Afonso dos Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Nós e os outros: conceções culturais e etnográficas num grupo de crianças | Filipa da Conceição Meneses Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2012 | Retratar o contexto das TIC no Ensino Secundário. Um estudo sobre a utilização, formação e equipamentos existentes numa escola do Ensino Secundário | Teresa Margarida Lima Vieira Pinto (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/07/23 - 2019/07/26 | I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação | Maranhão, Brasil |
2019/07/05 - 2019/07/06 | VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos | Viana do Castelo |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2011 - Atual | Recursos Educativos Digitais para Crianças e Jovens com NEE | Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado integrado) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2011 - Atual | Pedagogia de e-Learning | Tecnologias de Informação e da Comunicação (Licenciatura) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2011 - Atual | Comunicação e Tecnologias em Educação | Ciências Religiosas (Mestrado integrado) | Universidade Católica Portuguesa Facultade de Teologia, Portugal |
2011 - Atual | Políticas Sócio Educativas | Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado integrado) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2011 - Atual | TIC no Ensino de Inglês a Crianças (Módulos I,II) | Atividades de Enriquecimento Curricular (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2020 - 2020 | Jogos e Mobile Learning | (Outros) | Centro de Formação “Os Templários”, Portugal |
2020 - 2020 | Do Clique ao Toque – O diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa - Braga - Faculdade de Teologia, Portugal |
2019 - 2019 | Dos Jogos de tabuleiro aos Jogos de ecrã | (Outros) | Sindicato Independente de Professores e Educadores, Portugal |
2018 - 2018 | Novos cenários educativos com apps, jogos e dispositivos móveis | Novos cenários educativos com apps, jogos e dispositivos móveis (Outros) | Centro de Formação “Os Templários”, Portugal |
2018 - 2018 | Utilização das TIC para o sucesso escolar: desafio para professores e oportunidade para os alunos | Utilização das TIC para o sucesso escolar: desafio para professores e oportunidade para os alunos (Outros) | Centro de Formação Vale do Minho, Portugal |
2018 - 2018 | Dos Jogos de tabuleiro aos Jogos de ecrã | Dos Jogos de tabuleiro aos Jogos de ecrã (Outros) | Centro de Formação Vale do Minho, Portugal |
2016 - 2018 | Didática da História e da Geografia | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2016 - 2018 | Didática do Estudo do Meio | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2016 - 2018 | Prática de Ensino Supervisionada | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2016 - 2018 | Complementos e Tópicos de Ensino | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2016 - 2018 | História Moderna e Contemporânea de Portugal | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2012 - 2018 | Jogos e Mobile Learning | Jogos e Mobile Learning (Outros) | Centro de Formação “Os Templários”, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2018 | Modelos e Tecnologias de E-learning | Tecnologias da Informação e da Comunicação (Licenciatura) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2011 - 2018 | Desenho e Conceção de formação em E-Learning | Tecnologias da Informação e da Comunicação (Licenciatura) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2011 - 2018 | Práticas de Utilização de E-Learning | Tecnologias da Informação e da Comunicação (Licenciatura) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2011 - 2018 | Utilização de Ferramentas em E-Learning | Tecnologias da Informação e da Comunicação (Licenciatura) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2011 - 2018 | Produção de e-Conteúdos para Informática | Ensino de Informática (Mestrado) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2011 - 2018 | Criação de Recursos Digitais | Atividades de Enriquecimento Curricular (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2017 - 2017 | Dos Jogos de tabuleiro aos Jogos de ecrã | Dos Jogos de tabuleiro aos Jogos de ecrã (Outros) | Centro de Formação Vale do Minho, Portugal |
2016 - 2016 | Criação de Fichas de Trabalho Interativas | Criação de Fichas de Trabalho Interativas (Outros) | Centro de Formação Vale do Minho, Portugal |
2014 - 2014 | Quadros Interativos Multimédia no ensino/aprendizagem do pré-escolar e 1º ciclo | Quadros Interativos Multimédia no ensino/aprendizagem do pré-escolar e 1º ciclo (Outros) | SEPLEU - Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | International Federation for Information Processing, WG 3.3 | |
2015/09 - Atual | LabTE | Laboratório de Tecnologia Educativa da Universidade de Coimbra |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/07/05 - 2019/07/06 | O CRIA 2019 é um encontro que pretende sensibilizar a comunidade educativa para a importância da criatividade como uma estratégia
inovadora a utilizar no ensino e aprendizagem das várias áreas do currículo. Constitui-se como um espaço de informação, debate
e reflexão com momentos diferenciados de participação e partilha. Contempla conferências, comunicações orais, comunicações
com discussão, comunicações em poster, sessões práticas e uma feira de ideias criativas.
Outro
|
Escola Superior de Educação do IPVC, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2003 | Prémio Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|
2003 | Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|
2003 | Prémio Universidade do Minho, destinado a galardoar o aluno que concluiu o curso de Ensino de História com a classificação
mais elevada, no ano lectivo, Universidade do Minho.
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 | Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|
2001 | Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|