???global.info.a_carregar???
Lúcia Grave Magueta é docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria desde 1999, na categoria de Professor Adjunto. É doutorada em Educação, área de Teoria e Desenvolvimento Curricular (2012); Mestre em Ciências da Educação, área de Educação Intercultural (2004); Licenciada em Ensino, Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico, variante de Educação Visual e Tecnológica (1998). É investigadora integrada do CI&DEI – Centro de Estudos em Educação e Inovação. Leciona em diversas áreas - Formação de Professores, Desenvolvimento Curricular, Artes Visuais, Intervenção e Animação Artísticas, Educação Artística - nas quais realiza investigação e orienta trabalhos de mestrado. Atua em projetos diversos nas áreas das Ciências da Educação e Artes, domínio das Artes Visuais.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Lúcia Grave Magueta

Nomes de citação

  • Magueta, Lúcia

Identificadores de autor

Ciência ID
F214-6B4F-713B
ORCID iD
0000-0003-0203-571X
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=Yw_e_2EAAAAJ

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Doutoramento em Educação - área de especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Um estudo de avaliação do currículo da área de expressão e educação plástica no 1º ciclo do ensino básico com base na metodologia da referencialização" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2004
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação - Área de especialização de Educação Intercultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Quem são os jovens graffiters de Lisboa?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998/06/24
Concluído
Professores do 2.º c. do Ens. Básico, v. de Educação Visual e Tecnológica (Licenciatura)
Especialização em Educação Visual e Tecnológica
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
17 valores
Percurso profissional

Ciência

2018 - Atual Investigador (Investigação)
CI&DEI - Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal
2008 - Atual Investigador (Investigação)
NIDE - Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

2012/06/22 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1999/09/01 - 2012/06/21 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Outros

2016 - 2019 Coordenadora do curso de licenciatura em Educação Básica, regime diurno
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2019 Coordenadora do curso de licenciatura em Educação Básica, regime de educação a distância
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2018 Atividades de formação e de apoio técnico e pedagógico
IAVE - Instituto de Avaliação Educativa, I.P., Portugal
2015 - 2017 Coordenadora do curso Técnico Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2008/04/01 - 2009/02/01 Docente na Profissionalização em Serviço, Módulo de Desenvolvimento Curricular
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
1998/09/01 - 1999/08/31 Docente no 2º Ciclo do Ensino Básico - Disciplina de Educação Visual e Tecnológica.
Escola Básica 2,3 Pintor Almada Negreiros – Lisboa, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2012 - 2013 Laboratório de Criação Artística
Atividades Científicas e Culturais Extraescolares
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Magueta, Lúcia. "A autonomia e o pensamento crítico – práticas pedagógicas realizadas num contexto de educação a distância". Trabalho apresentado em CNaPPES.16 - 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Lisboa, 2016.
    Publicado
  2. Magueta, Lúcia. "A utilização de narrativas autobiográficas na construção de conhecimentos didáticos sobre expressão plástica". Trabalho apresentado em INCTE 2016 – 1º Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, 2016.
    Publicado
  3. Magueta, Lúcia. "A expressão plástica vivida por professores em formação: o papel das narrativas na ressignificação das experiências". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2015.
    Publicado
  4. Magueta, Lúcia; Maria de São Pedro Lopes. "Projeto «Laboratório de Criação Artística»". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2015.
    Publicado
  5. Magueta, Lúcia. "A expressão plástica e a sua operacionalização em contextos de educação: as conceções de professores em início de formação". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Matéria - Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário, Lisboa, 2014.
    Publicado
  6. Magueta, Lúcia; Ana Rita Pereira. "O uso do computador e de materiais convencionais em atividades de desenho". Trabalho apresentado em Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2013.
    Publicado
  7. Magueta, Lúcia. "O desenvolvimento curricular em Expressão e Educação Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: revisitar os estudos curriculares. Onde estamos e para onde vamos?, Lisboa, 2012.
    Publicado
  8. Magueta, Lúcia. "As TIC na prática da expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em ticEDUCA 2010 I Encontro Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2010.
    Publicado
  9. Magueta, Lúcia. "Expressões das culturas urbanas juvenis – Jovens graffiters de Lisboa". Trabalho apresentado em XV Colóquio AFIRSE: Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação, Lisboa, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Magueta, Lúcia. "A utilização de wikis no contexto de atividades de expressão e comunicação visual desenvolvidas em EaD". Redin, Revista Educacional Interdisciplinar 4 1 (2015):
    Acesso aberto • Publicado
  2. Magueta, Lúcia. "A expressão plástica e a sua operacionalização em contextos de educação: as conceções de professores em início de formação.". Revista Matéria-Prima 2 4 (2014): 125-134.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Magueta, Lúcia. "Juntar, colar, sentir - uma experiência de criação plástica". In Emoções, Artes e Intervenção, 169-178. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria, 2020.
    Publicado
  2. Magueta, Lúcia. "As atividades extracurriculares na formação do técnico superior profissional de intervenção em espaços educativos". In Intervenção em Contextos Socioculturais e Educativos, editado por Ana Fontes; Jenny Sousa; Maria de São Pedro Lopes; Sara Mónico Lopes, 139-154. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2017.
    Publicado
  3. Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro. "Projeto Laboratório de Criação Artística (LCA)". In Intervenção em Contextos Socioculturais e Educativos, editado por Ana Fontes; Jenny Sousa; Maria de São Pedro Lopes; Sara Mónico Lopes, 73-98. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2017.
    Publicado
  4. Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Sousa, Jenny. "A mediação na construção de projetos com a comunidade: tecendo saberes e práticas artísticas «entre nós»". In Intervenção em Contextos Socioculturais e Educativos, editado por Ana Fontes; Jenny Sousa; Maria de São Pedro Lopes; Sara Mónico Lopes, 61-72. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2017.
    Publicado
  5. Magueta, Lúcia. "Ensino e aprendizagem em Educação Básica: analisar e (re)pensar processos pedagógicos em Educação a Distância". In Educação a Distância Qualidade e Convergências. Sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias, editado por Daniel Mill; Aline Reali, 229-239. São Carlos, Brasil: EdUFSCar – Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2016.
    Publicado
  6. Magueta, Lúcia. "Desafios para a intervenção pedagógica com a expressão plástica". In As artes na educação, editado por José Dantas Lima Pereira; Manuel Francisco Vieites; Marcelino de Sousa Lopes, 71-79. Chaves, Portugal: Intervenção - Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, 2014.
    Publicado
  7. Magueta, Lúcia. "Participação, expressão e criatividade em experiências com a linguagem plástica desenvolvidas em espaços educativos por animadores em formação". In Cultura e Participação . Animação Sociocultural em Contextos Iberoamericanos, editado por Ana Fontes; Jenny Gil Sousa, 234-241. Leiria, Portugal: IAP - Associação Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural – Nodo Português, 2014.
    Publicado
Relatório
  1. Magueta, Lúcia; Sandrina Milhano; Jenny Gil Sousa; Sara Mónico Lopes. 2018. Crianças ao Palco – relatório técnico de avaliação do projeto.
Resumo em conferência
  1. Magueta, Lúcia. "A abordagem à obra de arte e o currículo - conceções de professores em formação sobre práticas em artes visuais". Trabalho apresentado em IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Lisboa, 2019.
    Publicado
  2. Magueta, Lúcia. "A formação do professor intercultural: Conceções sobre experiências educativas com a linguagem plástica para o 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em 1º Seminário — O 1.º ciclo do Ensino Básico Que identidade(s)? — Currículo, práticas e formação docente, Porto, 2019.
    Publicado
  3. Magueta, Lúcia. "A formação do professor intercultural - práticas de ensino e aprendizagem no domínio da linguagem plástica". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional da RESMI: Contextos e desafios da mediação intercultural, Lisboa, 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Magueta, Lúcia Grave, 1974-. "Um estudo de avaliação do currículo da área de expressão e educação plástica no 1º ciclo do ensino básico com base na metodologia da referencialização". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2012. http://hdl.handle.net/10451/6598.
  2. Magueta, Lúcia Grave, 1974-. "Quem são os jovens graffiters de Lisboa?". Mestrado, 2004. http://hdl.handle.net/10451/30682.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/12/05 Instalação «Tecer» - Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos 9º Encontro do CIED - Diversidades, Educação, Inclusão
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/09/23 Educação Básica - Experiências formativas realizadas na comunidade Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professores
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2019/07/17 Maio criativo: uma experiência de intervenção e animação artísticas Jornadas Pedagógicas "3T's . Teachers Teaching Teachers"
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2019/06/04 Contributos das Atividades Extracurriculares para a formação de professores - experiências formativas realizadas no curso de Educação Básica IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2019/06/04 A abordagem à obra de arte e o currículo - conceções de professores em formação sobre práticas em artes visuais IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/04/24 Juntar, Colar, Sentir Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2018/11/15 A formação de profissionais da infância no contexto de um curso técnico superior profissional IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e no I CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/10/24 As atividades extracurriculares na formação em Educação Básica Simpósio SATHE 2018 – Study and Advancement of Teaching in Higher Education
CINEP - Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior / Coimbra Business School (Coimbra, Portugal)
2018/09/22 E-learning Ensino a Distância: da teleescola ao E-learning
Museu Escolar dos Marrazes (Leiria, Portugal)
2017/11/03 A abordagem à obra de arte em contextos educativos - conceções de professores em formação Congresso de Investigação em Educação Artística
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2017/02/16 LCA - Laboratório de Criação Artística Jornada - Percursos e Reflexos
NIDE - Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação (Leiria, Portugal)
2016/10/14 A formação do professor intercultural - práticas de ensino e aprendizagem no domínio da linguagem plástica Congresso Contextos e Desafios da Mediação Intercultural
RESMI (Lisboa, Portugal)
2016/07/15 A autonomia e o pensamento crítico - práticas pedagógicas realizadas num contexto de educação a distância CNaPPES 2016 - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/03/04 A utilização de narrativas autobiográficas na construção de conhecimentos didáticos sobre expressão plástica INCTE 2016 – 1º Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2015/10/21 A utilização de wikis no contexto de atividades de expressão e comunicação visual desenvolvidas em EaD 20º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade
FACCAT – Faculdades Integradas de Taquara (Taquara, Brasil)
2015/07/16 Ensinar e aprender em Educação Básica (ead) Encontro eLearning: Partilha de boas práticas e iniciativas emergentes no Politécnico de Leiria
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2015/05/08 A expressão plástica vivida por professores em formação: o papel das narrativas na ressignificação das experiências IV Conferência Internacional «Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2015/05/08 Projeto «Laboratório de Criação Artística» IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2014/11/14 Desafios para a intervenção pedagógica com a expressão plástica I Congresso Internacional As Artes na Educação
Intervenção - Associação para a Promoção e Divulgação Cultural (Amarante, Portugal)
2014/10/15 Participação, expressão e criatividade em experiências com a linguagem plástica desenvolvidas em espaços educativos por animadores em formação V Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2014/10/15 Projeto Laboratório de Criação Artística V Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2014/09/15 Ensino e aprendizagem em Educação Básica: analisar e (re)pensar processos pedagógicos em EaD SIED:EnPed 2014 – Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância
Universidade Federeal de São Carlos (São Carlos, Brasil)
2014/07/23 Autonomia e aprendizagem: experiências de expressão e educação visual desenvolvidas num contexto de ensino a distância 6º Encontro do Grupo de Trabalho Pedagogia para a Autonomia - Pedagogia para a autonomia – Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014/07/23 O envolvimento de estudantes do ensino superior no Projeto «Laboratório de Criação Artística» 6º Encontro do Grupo de Trabalho Pedagogia para a Autonomia - Pedagogia para a autonomia – Imaginar e f azer a mudança em tempos difíceis
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014/07/14 Função e contexto de utilização de wikis na UC de Expressão Plástica Encontro eLearn ing: Partilha de boas práticas e iniciativas emergentes no Politécnico de Leiria
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2014/07/07 A expressão plástica e a sua operacionalização em contextos de educação: as conceções de professores em início de formação III Congresso Internacional Matéria - Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário
Faculdade de Belas - Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/06/21 A Mediação na construção de projetos com a comunidade: tecendo saberes e práticas artísticas 'entre nós' II Seminário Nacional de Formação, Mediação e Supervisão
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013/05/11 O uso do computador e de materiais convencionais em atividades de desenho Conferência Internacional 6 Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2012/06/26 Animação Cultural: descobrindo caminhos II Jornadas Sociais ISCE’12
Instituto Superior de Ciências Educativas (Odivelas, Portugal)
2012/05/25 O desenvolvimento do currículo em Expressão e Educação Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso Conferência Internacional Investigação Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria, Portugal)
2012/02/02 O desenvolvimento curricular em Empressão e Educação Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: as representações dos professores XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE - Revisitar os estudos curriculares: onde estamos e para onde vamos?
Secção Portuguesa da AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2010/11/20 As TIC na prática da expressão plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico ticEDUCA 2010 - I Encontro Internacional TIC e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2007/02/17 Expressões das culturas urbanas juvenis - jovens graffiters de Lisboa XV Colóquio da AFIRSE / AIPELF
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2020 Utilização de ferramentas digitais em Expressão Plástica – uma experiência desenvolvida numa Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Funchal
Orientador de José Ferdinando Barreto Gonçalves
Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2020 Implementação de uma ferramenta informática de apoio à avaliação do desempenho dos alunos
Coorientador de José Carlos Fernandes Madeira
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018 - 2019 A Biblioteca vai à escola - A integração das linguagens plástica, musical e teatral em atividades de animação da leitura.
Coorientador de Guida Ribeiro Tomé Henriques
Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2019 A intervenção com adolescentes em Acolhimento Residencial - Emoções e Linguagens Artísticas
Coorientador de Ana Isabel Trovão Vala
Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2019 Que Escola Será Esta? Narrativas sobre o espaço através de bandas desenhadas e fotografias com crianças do 4.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Leiria
Coorientador de André Souza dos Santos
Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2018 Quem conta uma história…acrescenta uma memória. Intervenção em Animação Leitora e Expressão Plástica
Coorientador de Teresa Paula Teles de Aquino Paour
Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2018 Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica
Orientador de Marília Pedroso Cantante
Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2017 Nós a família a comunidade e as artes - interseções criativas a partir do jardim de infância
Orientador de Joana dos Santos Silva Machado
Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a técnica «Bilhetes à entrada e Bilhetes à saída» enquanto estratégia de avaliação formativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Sara Filipa Almeida Silva
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural – experiências de aprendizagem realizadas com alunos do 2.º ano de escolaridade
Orientador de Andreia Ferreira Neto
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 A abordagem à obra de arte na promoção de um envelhecimento ativo
Orientador
Intervenção para um Envelhecimento Ativo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2015 Refletindo sobre a prática pedagógica em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre experiências de escrita criativa
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Os contributos do desenho para o processo de avaliação das aprendizagens - uma experiência no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Diana Micaela da Silva Pinto
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o estímulo da motricidade fina em alunos do 2.º ano de escolaridade através de experiências com a linguagem plástica.
Orientador de Magali Mónico
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2014 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Os efeitos de experiências práticas nas conceções acerca da «fotografia» – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade
Orientador de Juliana Morgado Bispo
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2014 Os efeitos de atividades de expressão plástica na motricidade fina do idoso
Orientador de Cátia Sofia Simão Camacho
Intervenção para um Envelhecimento Ativo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2011 - 2013 Refletindo sobre a prática pedagógica : uma experiência com abordagens educativas que privilegiam o contacto com a obra de arte
Orientador de Catarina Vieira Feijoeiro
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o uso do computador e de materiais convencionais em atividades de desenho
Orientador de Ana Rita Rodrigues Pereira
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/05/01 - 2019/05/31 Maio Criativo - Intervenção e Animação Artísticas (2019/05/01 - 2019/05/31)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/05/01 - 2018/05/31 Maio Criativo - Intervenção e Animação Artísticas (2018/05/01 - 2018/05/31)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011/04/07 - 2011/04/08 I Jornadas de Animação Cultural: Que desafios? (2011/04/07 - 2011/04/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/11/27 Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing em crianças de 5/6 anos
Arguente
Ana Raquel Henriques António (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/11/14 Cegonha de Mim - A Intervenção Artística e a Expressão das Emoções em Cuidadores de Crianças em Tratamento de Saúde
Arguente
Enne Marx Beserra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/11/14 A dança criativa como veículo de expressão para mulheres vítimas de violência doméstica
Presidente do júri
Marina Costa Negreiros (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/06/17 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso de símbolos ideográficos para representar experiências musicais
Arguente
Viviana Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/05/15 Um dia de aprendizagem perfeito. Perceções de alunos do secundário sobre a escola ideal
Arguente
Sandra Valentim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/05/13 As Linguagens Artísticas no Quotidiano dos Idosos
Presidente do júri
Ana Baltazar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/12/05 Projeto Cria (Ativa Mente) As Expressões Artísticas Dramáticas e Plásticas, como forma de intervenção em contexto de Lar de Infância e Juventude
Presidente do júri
Ana Lúcia Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/12/03 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural e a integração de uma criança de origem cultural Ucraniana
Arguente
Adriana Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/06/07 Refletindo sobre a prática pedagógica: as técnicas de avaliação formativa numa turma de 4º ano
Arguente
Marta Guarda (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/05/08 Plickers como ferramenta de avaliação de aprendizagem
Arguente
Sónia Dias de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017/06/26 Refletindo sobre a prática pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos
Arguente
Carina Barreiros (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/12/19 Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" no jardim de Infância
Presidente do júri
Catarina Bernardino Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/11/25 “E eu associo-me porquê?” projeto de reflexão no contexto associativo com Photovoice
Presidente do júri
Inês João Santos Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/11/25 Eu canto, e tu ? - Projeto integrado de criação artística num coro intergeracional
Presidente do júri
Joana Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/11/23 Canta-me uma história - Projeto de criações músico-literárias em contexto CATL
Presidente do júri
Joana Catarina Oliveira Pedrosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/05/24 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico -O lugar da integração curricular no 1º CEB
Arguente
Sofia Paulino Valentim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/05/23 Recursos Educativos das Escolas e Sucesso Escolar no 1º CEB – Estudo de Caso
Arguente
Carla Alexandra Lopes Pais Moras (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/05/12 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da Expressão Dramática para o desenvolvimento de competências expressivas e comunicativas
Arguente
Diana Margarida da Silva Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015/11/03 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1º Ciclo do Ensino Básico: o Currículo e a Diversidade
Arguente principal
Magda Figueiredo Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015/09/11 Crescendo em torno das Práticas Pedagógicas em contexto de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico – Ideias de uma turma de 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca dos estilos musicais Pop e Rock
Arguente principal
Débora Alexandra dos Santos Boto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015/06/08 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico: as ideias das crianças do 3º ano de escolaridade face à utilização das tecnologias na sua aprendizagem
Arguente principal
Andreia Filipa Abrantes Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015/05/26 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico: a música e a integração pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Diana Filipa Santos Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015/05/26 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico: a perceção das crianças relativamente ao seu desempenho nas atividades de interpretação musical em contexto de sala de aula
Arguente principal
Tânia Filipa Vieira dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015/05/19 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico: O fado no 1º Ciclo do Ensino Básico – um estudo de caso com crianças do 3º ano de escolaridade
Arguente principal
Liliana Sofia Candeias Batista (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014/05/12 Reflexão sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: caraterísticas dos desenhos das crianças de 8/9 anos aquando da representação de emoções
Arguente principal
Joana Isabel Silva Ferreira , (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013/09/12 Refletindo sobre a prática pedagógica: o contributo da expressão plástica no projeto do “Nabo Gigante”, para a exploração da vida animal
Arguente principal
Simone da Silva Alípio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012/12/21 Refletindo sobre a prática pedagógica: uma abordagem à originalidade através da perceção visual
Arguente principal
Sara Catarina Jorge Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - Atual Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
2019 - Atual Congresso Internacional As Artes na Educação Especial: Teorias, Metodologias e Práticas Sociais Culturais e Educativas para a Inclusãos es Vila Nova de Famalicão
2018 - Atual Conferência Internacional Making Learning Meaningfull Braga
2012 - 2020 Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
2014 - 2014 V Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural: “Da participação na cultura à cultura da participação” Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/03/07 - Atual Conselho Pedagógico
Membro
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - Atual Comissão Científica e Pedagógica do Curso Técnico Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos
Membro
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - Atual Comissão Científica e Pedagógica do Curso de Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
Membro
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2019 Comissão Científica e Pedagógica do Curso de Licenciatura em Educação Básica (regimes diurno e EaD)
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2017 Comissão Científica e Pedagógica do Curso Técnico Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2008 - 2016 Comissão Científica e Pedagógica do Curso de Licenciatura em Animação Cultural
Membro
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2010 - 2013 Comissão Científica e Pedagógica do Curso de Licenciatura em Educação Básica (regimes diurno e EaD)
Membro
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016 - 2017 Procedimento concursal comum com vista à ocupação de um posto de trabalho no mapa de pessoal do Instituto Politécnico de Leiria, na carreira e categoria de Técnico Superior ( Aviso n.º 533/2016, Diário da República, 2.ª série — N.º 12 — 19/01/2016) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal