Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Leonor Alexandre Borges Santos Terremoto
Nomes de citação
- Borges, Maria Leonor
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F814-ED5D-0278
- ORCID iD
- 0000-0002-2763-2433
- Researcher Id
- JQI-9728-2023
- Scopus Author Id
- 57201646369
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/07/25
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Formação de Professores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
",Da Prática à Praxis: os saberes experienciais dos professores na construção do ser professor" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores, Louvor e Distinção. |
1992/07/23
Concluído
|
Mestrado (Mestrado)
Especialização em Análise Social da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Estudantes de Escolas Superiores de Educação: representações e estratégias" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1985/09/20
Concluído
|
Sociologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1993/06/16 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal | ||
1986/10/01 - 1993/06/15 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Faro (antigo), Portugal |
Instituto Politécnico de Faro (antigo) Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Director of the master's programme in special education | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal | ||
2023/09/01 - 2025/07/29 | Direction element of the Master's programme in Pre-School Education | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal | ||
2019/09/01 - 2025/06/30 | Member of the technical scientific council | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2021/09/01 - 2023/07/31 | Director of the master's programme in pre-school education | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal | ||
2021/09/01 - 2023/07/31 | Direction element of the Master's programme in special education | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal | ||
2021/12/02 - 2023/01/30 | Member of the ESEC Statutory Assembly | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal | ||
2019/09/01 - 2021/08/31 | Director of the master's programme in pre-school education | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2017/09/25 - 2019/08/31 | Member of the ESEC technical scientific council | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2013/09/01 - 2019/08/31 | Director of the master's programme in special education | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2013/09/01 - 2018/07/30 | Direction element of the Master's programme Social Education | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2015/09/01 - 2017/08/31 | Member of the ESEC technical scientific council | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2017/01/06 - 2017/03/01 | Member of the Electoral Commission for the election of the General Council | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve, Portugal | ||
2013/09/01 - 2015/08/31 | Member of the ESEC technical scientific council | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2013/09/01 - 2014/08/31 | Director of the master's programme in pre-school education | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2011/09/01 - 2013/08/31 | Member of the ESEC technical scientific council | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2012/10/12 - 2012/12/20 | Working group: Regulating the Statute for Students with Disabilities | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve, Portugal | ||
2006/09/01 - 2007/08/31 | Director of the Social Education Course (1st Cycle) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2000/09/01 - 2001/08/31 | Director of the Social Education Course (1st Cycle) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
1994/03/22 - 1996/06/01 | Vice-Presidente | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/06/01 - 2016/12/31 | Teachers with Disabilities in Portugal: Characterisation, Representations and Practices
Investigador
Observatório da Deficiência e dos Direitos Humanos, Instituto de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/02/28 - 2025/02/27 | 2021/2025 - Intervention Proposal for the development of Resilience in Higher Education. Overcoming adversities
Investigador
Universidade de Granada, Espanha
|
Em curso
|
2018/02/01 - 2020/07/31 | Conceptions of disability in university students: studies in different international contexts
Investigador
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Brasil
|
FAPES
Em curso
|
2013/05/01 - 2015/12/31 | Non-traditional students in higher education: research to guide institutional change
Investigador
Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
2007/04/01 - 2009/11/30 | Induction and Guidance of Newly Appointed Teachers - IGNATIUS
Investigador
Universidade de Amesterdão, Graduate School of Teaching and Learning, Países Baixos
|
Lifelong Learning Programme Application Form - Comenius
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/07/18 - 2025/12/31 | University Success Stories of Graduates with Disabilities: An Ecological Analysis of Personal and Contextual Factors.
PID2020-112761RB-I00
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
|
Em curso
|
2007/04/01 - 2007/12/31 | Diagnostic and Evaluation Study of Child and Youth Protection Commissions
Outra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/09/11 | TRANSITION TO POST-SCHOOL LIFE AND EMANCIPATION: WHAT ROLE FOR SCHOOLS? / TRANSIÇÃO PARA A VIDA PÓS-ESCOLAR E EMANCIPAÇÃO: QUAL O PAPEL DA ESCOLA? | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,
SPCE (Porto, Portugal)
|
2019/12/13 | Educational Inclusion: Reflections on the road already travelled / Inclusao Educativa: Reflexões sobre o caminho já percorrido. | IV Encontro do ODDH - Deficiência, Políticas Públicas e Direitos Humanos
Observatório da Deficiência e Direitos Humanos do ISCSP-ULisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/10/26 | Initial teacher training, educational inclusion and equity / Formação Inicial de Professores, inclusão educativa e equidade | VI Congresso Internacional – Educação Inclusiva: olhares pelo caminho.
Pró-Inclusão. Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2019/10/26 | University teaching staff: key players in the educational inclusion of students with disabilities / Profesorado universitario: protagonistas de la inclusión educativa del alumnado con discapacidad | VI Congresso Internacional – Educação Inclusiva: olhares pelo caminho.
Pró-Inclusão. Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2019/09/06 | Educational policy and school practices: fighting for inclusion education. | ALTER Conference 2019 - Histories, Practices and Policies of Disability: International, Comparative and Transdisciplinary
Perspectives. Cologne, Germany
ALTER (Colónia, Alemanha)
|
2019/09/06 | Self-determination: voices of young adults with disability. | ALTER Conference 2019 - Histories, Practices and Policies of Disability: International, Comparative and Transdisciplinary
Perspectives
ALTER (Colónia, Portugal)
|
2019/06/05 | Teaching work and the educational inclusion of students with specific educational needs / Trabalho docente e inclusão educativa de estudantes com necessidades educativas especificas | IV Luso-Brazilian Meeting. Teaching work and teacher training. TDFP 2019 / IV Encontro Luso-Brasileiro. Trabalho docente e
formação de professores. TDFP 2019
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e da Universidade Federal de Alagoas (Lisboa, Portugal)
|
2019/05/04 | Training educators and teachers for the educational inclusion of students with intellectual disabilities / Formar Educadores e Professores para a inclusão educativa de alunos com deficiência intelectual | INCTE – 4º Encontro Internacional de Formação na Docência – Educar para a autonomia: desafios atuais na educação e na formação
IP Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019/05/04 | Reflective Practices and the Construction of Professionalism in the Process of Learning to be an Early Childhood Educator / Práticas Reflexivas e Construção da Profissionalidade no Processo de Aprender a Ser Educador de Infância | INCTE 4th International Meeting on Teacher Training. Educating for autonomy: current challenges in education and training
/ INCTE 4º Encontro Internacional de Formação na Docência. Educar para a autonomia: desafios atuais na educação e na formação
IP Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019/01/31 | Continuous training and teacher well-being: a perspective from school/group directors in the Algarve / Formação contínua e bem-estar docente: uma perspetiva de diretores de escola/agrupamento do Algarve | XXVII Colóquio da AFIRSE – Educação e Bem-Estar
AFIRSE/Portugal, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/30 | The training of special education teachers in an international context. / A formação do professor de educação especial em contexto internacional. | Seminário Internacional do Projeto sobre Desenvolvimento Humano, diferença é inclusão: A Formação de professores para o atendimento
ao estudante com deficiência sensorial Conferência realizada on line
Universidade Federal do Maranhão, UFMA/Educaçã. Brasil (Brasil)
|
2018/09/15 | Inclusion in the classroom: universal design for learning as a response to diversity /Inclusão na sala de aula ¿o desenho universal para a aprendizagem como resposta à diversidade | Seminário Internacional Educação Inclusiva – atitudes que transformam.
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2017/12/13 | Young adults with disabilities: what social and labour inclusion after school? / Jovens adultos com deficiência: depois da escola que inclusão social e laboral? | II Meeting on Disability, Citizenship and Social Innovation.ODDH Disability and Human Rights Observatories / II Encontro Deficiência,
Cidadania e Inovação Social.ODDH ¿ Observatórios da Deficiência e Direitos Humanos
ODDH, ISCSP (Lisboa, Portugal)
|
2017/07/07 | Teachers with disabilities: an exploratory study | 6th Conference of ALTER Disability, Recognition and “Community living”. Diversity of practices and plurality of values
Alter, University of Lausanne (Lausane, Suiça)
|
2017/07/07 | Giving a voice to young adults with disabilities: educational and professional inclusion / Dando voz a jovens adultos com deficiência: inclusão educativa e profissional | 5th International Congress on Education, Inclusion and Innovation / V Congresso Internacional Educação, Inclusão e Inovação
Pin-ANDEE: Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Lisboa, Portugal)
|
2017/05/11 | Support Office for Students with SEN at the University of Algarve: Past, present and future | II International Congress Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
Universidade do Algarve, CIEO (Faro, Portugal)
|
2017/05/06 | The voices of University students with disabilities. | II International Congress Interdisciplinarity in Social and Human Sciences.
CIEO. Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2017/02/24 | Teachers with disabilities in Portugal: characterisation, representations and practices. / Professores com deficiência em Portugal: caracterização, representações e práticas. | II Congresso dos Direitos Humanos e Educação Inclusiva
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016/12/13 | Students with Disabilities in Higher Education: from invisibility to recognition. / Estudantes com Deficiência no Ensino Superior: da invisibilidade ao reconhecimento. | A Convenção da Deficiência 10 anos depois: Investigação, Políticas e Práticas”
ODDH, ISCSP (Lisboa, Portugal)
|
2016/10/07 | Learning to be an early childhood educator: reflective practices and the construction of professionalism / Aprender a ser educador de infância: práticas reflexivas e construção da profissionalidade | XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação.
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - SPCE (Viseu, Portugal)
|
2016/07/07 | Students with SEN in higher education: what equality, what fairness? / Estudantes com NEE no ensino superior: que igualdade, que equidade? | IX Congresso Português de Sociologia – Portugal território de territórios
Sociedade Portuguesa de Sociologia - APS (Faro, Portugal)
|
2016/05/28 | Fighting for an inclusive education: practising citizenship. | Conference Europe in Action
Organisation Inclusion in Europe. (Lisboa, Portugal)
|
2015/11/18 | Attention to students with disabilities at the University of Algarve. / La atencion al alumnado con discapacidad en la Universidad de Algarve. | I JORNADAS EDUCACIÓN INCLUSIVA Y ENSEÑANZA SUPERIOR: Retos actuales y Buenas Práticas
Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha)
|
2015/10/23 | The classroom: a space for teacher professional development (by videoconference) / A sala de aula: espaço de desenvolvimento profissional docente (por videoconferência) | III Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras
Campus Drummond Tatuapé (S. Paulo, Brasil)
|
2015/05/12 | Childhood(ies) and poverty in Portugal / Infância(s) e pobreza em Portugal | . Congreso Internacional e Interuniversitário contra la pobreza infantil en el mundo.
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação (Faro, Portugal)
|
2003/09/05 | Intercultural Education and Ethnic Minorities in the Educational Field of the Faro District / Educação Intercultural e Minorias Étnicas no campo Educativo do Distrito de Faro | I Congresso Ibero-Americano e Africano
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2000/12/05 | Intercultural Education Practices in Pre-school Education and Citizenship Education / Práticas de Educação Interculturais na Educação Pré-escolar e Educação para a Cidadania | Encontro Internacional sobre os Direitos Humanos,
Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2000/07/19 | (Re)Building a school / (Re)Construir uma escola | Seminário Educação – Tendências de Mudança
Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
|
1996/02/08 | Vocation or Strategy of the Possible / Vocação ou Estratégia do Possível | III Congresso Português de Sociologia - Práticas e Processos de Mudança Social,
Sociedade Portuguesa de Sociologia (Lisboa, Portugal)
|
1994/09/08 | Higher education students: strategies for entering the teaching profession / Os Estudantes das Escolas Superiores: estratégias de ingresso na profissão docente | II Conferência Internacional de Sociologia da Educação - “Escola e Democracia”,
Escola Superior de Educação de Faro (Faro)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2012/10/01 - Atual | Since 2012, she has been supervising PES reports for master's programmes in teaching and dissertations for master's programmes
in Special Education and School Management and Administration. / Desde 2012 orientação de Relatórios da PES dos mestrados
em ensino, e dissertações nos mestrados em Educação Especial, em Gestão e Administração Escolar
Orientador
|
Mestrados em Ensino e outros (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2023/12/03 - 2024/09/30 | Working on Inclusive Education in a Pre-school context / Trabalhar a Educação Inclusiva em contexto de Educação Pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2023/12/02 - 2024/09/30 | Social representations in the field of education in Guinea-Bissau: a case study at the Hô Chi Minh/Canchungo regional high
school / Representações sociais no campo educativo na Guiné-Bissau: estudo de caso no liceu regional Hô Chi Minh/Canchungo
Coorientador
|
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2023/12/02 - 2024/09/30 | Art and environmental awareness in kindergarten (provisional title) /Arte e consciência ambiental no jardim de infância (título
provisório)
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2022/07/14 - 2024/09/30 | Having a different sibling: older siblings' perceptions of disability and its impact on their life projects. / Ter um irmão(ã)
diferente: perceções dos irmãos mais velhos sobre a deficiência e seu impacto nos seus projetos de vida.
Orientador
|
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2022/07/12 - 2024/09/30 | Activity Centre for Empowerment and Inclusion (CACI), what work for social inclusion? case study in Madeira / Centro de atividades
para a capacitação e inclusão (CACI), que trabalho para a inclusão social? ¿ estudo de caso na Madeira
Orientador
|
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2021/07/22 - 2024/07/30 | Children and Young People between Risk and Danger: procedural dynamics questioned from the perspective of Social Education
/ Crianças e Jovens entre o Risco e o Perigo: as dinâmicas processuais interpeladas desde a Educação Social
Orientador
|
Mestrado em Educação Social (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2022/07/14 - 2023/11/20 | Play as a driver of social relationships for pupils with specific educational needs / O jogo como impulsionador das relações
sociais de alunos com necessidades educativas específicas
Coorientador
|
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2022/12/13 - 2023/07/21 | Promoting children's autonomy in pre-school education by involving families. / Promover a autonomia das crianças na educação
pré-escolar envolvendo as famílias.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2022/12/01 - 2023/06/20 | Working on the Autonomy of Preschool Children: A Study in a 5-Year-Old Classroom. / Trabalhar a Autonomia de Crianças em Idade
Pré-Escolar ¿ Estudo numa Sala de 5 Anos.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2021/12/10 - 2022/12/02 | Emergence of the Educational Partnership between Families and the Kindergarten: a study with 2 and 3 year olds / Emergência
da Parceria Educativa entre as Famílias e o Jardim de Infância: um estudo com crianças de 2 e 3 anos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2021/12/03 - 2022/09/22 | Stereotypes and Gender Equality in Pre-School Education / Estereótipos e Igualdade de Género em Educação Pré-Escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2021/07/17 - 2022/07/26 | Application of selective and additional measures to support learning and inclusion in distance learning during the Pandemic:
challenges and opportunities. / Aplicação de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão na modalidade
de ensino à distância durante a Pandemia: desafios e oportunidades.
Orientador
|
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2019/07/06 - 2022/06/20 | An experience at the Socio-Occupational Forum of the Algarve Mental Health Association / Uma vivência no Fórum Socio-Ocupacional
da Associação de Saúde Mental do Algarve
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2021/07/06 - 2022/05/06 | The Educational Inclusion of Roma Children with Intellectual Developmental Disorders / A Inclusão Educativa de Crianças de
Etnia Cigana com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2021/07/13 - 2022/03/24 | Parents in a COVID-19 Pandemic Context: Practices and Challenges / Encarregados de Educação em Contexto de Pandemia ¿ COVID
19: Práticas e Desafios
Orientador
|
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2020/07/13 - 2021/11/19 | Contributions to the understanding of Musical Expression and Education Coadjuvation, in the 1st Cycle, in a School Grouping
in the Algarve. / Contributos para a compreensão da Coadjuvação de Expressão e Educação Musical, no 1.º Ciclo, num Agrupamento
de Escolas do Algarve.
Orientador
|
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2018/09/01 - 2019/12/09 | Emotional development and the practice of relaxation with a group of 3 year olds / O desenvolvimento emocional e a prática
de relaxamento com um grupo de 3 anos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2018/07/06 - 2019/01/29 | The role of the school in the transition of pupils with SEN to post-school life / O papel da escola na transição dos alunos
com NEE para a vida pós-escolar
Orientador
|
Special Education, cognitive and motor domains / Educação Especial, domínios cognitivo e motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2018/09/01 - 2019/01/21 | Educational inclusion of young people with special educational needs in a secondary school in the Algarve / Inclusão Educativa
de jovens com necessidades educativas especiais numa escola do ensino secundário no Algarve
Orientador
|
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2016/09/01 - 2018/03/15 | Social professionals' views on homoparenthood / A visão dos profissionais da área social face à homoparentalidade
Orientador
|
Educação Social (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2017/09/01 - 2018/01/26 | The social network and family involvement in kindergarten: a case study / A rede social e o envolvimento das famílias no jardim
de infância: estudo de caso
Orientador
|
Pre-school Education / Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2016/09/01 - 2017/12/14 | Monitoring the socio-educational inclusion of students with special educational needs in a 2,3 Basic School in the Algarve
/ Acompanhamento da inclusão sócio - educativa de alunos com necessidades educativas especiais numa Escola Básica 2,3 do Algarve
Orientador
|
Mestrado em Educação Especial, dominios cognitivo e motor (Mestrado) |
2016/09/01 - 2017/11/30 | Social participation of students with special educational needs in an Algarve school / Participação social de alunos com necessidades
educativas especiais numa escola do Algarve
Orientador
|
Educação Especial, dominios cognitivo e motor (Mestrado) |
2016/09/01 - 2017/01/18 | The work of a social educator in a community centre in Olhão / O trabalho de um educador social num centro comunitário em
Olhão
Orientador
|
Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/09/01 - 2015/09/23 | Inclusion and quality of life for children with special educational needs: families' representations and expectations / Inclusão
e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais: representações e expetativas das famílias
Orientador
|
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2014/09/01 - 2015/03/05 | Developing emotional intelligence in children through art / Desenvolver a inteligência emocional nas crianças através da arte
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2014/09/01 - 2015/02/20 | The inclusion of a child with SEN in kindergarten: a case study / A inclusão de uma criança com NEE no Jardim de Infância:
um estudo de caso
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2013/09/01 - 2014/02/26 | Multiculturalism in pre-school education. Integration strategies / A multiculturalidade na educação Pré-escolar. Estratégias
de integração
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2013/09/01 - 2014/02/19 | Creativity in pre-school education as a form of expression and communicationm / A criatividade na educação pré-escolar como
forma de expressão e comunicação
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2013/09/01 - 2014/02/11 | Family participation and involvement in the kindergarten / Participação e envolvimento das famílias no jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/07/13 | Loneliness, social relationships and quality of life. A study of elderly people in the parish of Cachopo. / Solidão, relações
sociais e qualidade de vida. Um estudo sobre idosos da freguesia de Cachopo.
Orientador
|
Educação Social (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/05/25 - 2023/05/25 | 1st Seminar in Early Childhood Education / I Seminário em Educação de Infância (2023/05/25 - 2023/05/25)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2021/04/16 - 2021/04/17 | III CIDHEI - International Congress on Human Rights and Inclusive Schools: Building Equity in Times of Change / III CIDHEI
- Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança (2021/04/16 - 2021/04/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2019/10/14 - 2019/10/15 | IV International Seminar on the Challenges of Inclusion and Independent Living in Higher Education! / IV Seminário Internacional
Desafios da Inclusão e da Vida Independente no Ensino Superior! (2019/10/14 - 2019/10/15)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2019/01/26 - 2019/01/26 | 1st ALGARVE INCLUSIVE EDUCATION SYMPOSIUM (Envol)Ver a Escola para a Inclusão - jointly organised by Pró-Inclusão and the
Special Education Master's Department / I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ALGARVE (Envol)Ver a Escola para a Inclusão -
organização conjunta com a Pró-Inclusão e Direção do Mestrado em Educação Especial (2019/01/26 - 2019/01/26)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2017/10/11 - 2017/10/12 | GAENEE Seminar - Moving towards Inclusive Education: policies, practices and challenges! / Seminário GAENEE - ¿Caminhar para
um Ensino Inclusivo: políticas, práticas e desafios! (2017/10/11 - 2017/10/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2016/06/01 - 2017/02/25 | II International Congress, Human Rights and Inclusive Schools: Multiple Perspectives / II Congresso Internacional, Direitos
Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares (2017/02/23 - 2017/02/25)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2016/05/12 - 2016/05/12 | International and Interuniversity Congress against child poverty in the world. / Congreso Internacional e Interuniversitário
contra la pobreza infantil en el mundo. (2016/05/22 - 2016/05/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2015/02/25 - 2015/02/25 | GAENEE Seminar - Inclusion of Students with SEN in Higher Education Building and witnessing success stories!, Supported by
the Evaluation and Quality Office of the University of the Algarve / Seminário GAENEE - ¿Inclusão de Estudantes com NEE no
Ensino Superior ¿ Construindo e testemunhando histórias de sucesso!¿, Apoio do Gabinete de Avaliação e Qualidade da Universidade
do Algarve (2015/02/25 - 2015/02/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2014/05/01 - 2014/12/02 | I International Congress, Human Rights and Inclusive Schools: Building Good Practices, / I Congresso Internacional, Direitos
Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas, (2014/12/01 - 2014/12/02)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/15 | Academic paths of students from vocational schools: a study at the University of Évora /Percursos académicos de estudantes
oriundos de escolas profissionais: um estudo na Universidade de Évora
Arguente
|
Susana Pelúcio Pimenta (Doutoramento) |
2023/07/06 | Democratising higher education through inclusive pedagogy. Teaching voices that transform / Democratizando la educación
superior a través de la pedagogía inclusiva. Voces docentes que transforman
Arguente
|
Nieves Sánchez Díaz (Doutoramento)
Universidade de Sevilha - Facultad de Psicología, Espanha
|
2023/04/21 | Continuing special education training for teachers in the final years of primary school: A proposal with an emphasis on inclusive
pedagogical practices at UEB Jornalista Neiva Moreira / Formação continuada da educação especial para professores dos anos
finais do ensino fundamental: Uma proposta com ênfase nas práticas pedagógicas inclusivas na UEB Jornalista Neiva Moreira
Arguente
|
Tthays Nayara Frazão Silva, (Mestrado)
Universidade Federal do Maranhão - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, Brasil
|
2022/10/25 | Old Age in People with Disabilities. Masters in Sociology / A Velhice nas Pessoas com Deficiência. Mestrado em Sociologia
Arguente
|
Silvanira Hipólito Conceição Castro (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
|
2020/12/04 | General Council: locus of production or legitimisation of micro-policies. / Conselho Geral: locus de produção ou de legitimação
de micropolíticas.
Arguente principal
|
Sónia Daniela Pires (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2020/10/25 | Transition to post-school life: barriers and possibilities / Transição para a vida pós-escolar: barreira e possibilidades
Arguente principal
|
Sofia Alexandra Veríssimo Martins (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2020/07/16 | Maths tasks based on the literary text "What does the moon taste like?" / Tarefas matemáticas com base no texto literário
"A que sabe a Lua?"
Presidente do júri
|
Marta Sofia Venâncio Pires (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2020/07/02 | Caring for Animals and Nature - Strategies for Raising Awareness in Pre-School Education / Cuidar dos Animais e da Natureza
- Estratégias de Sensibilização na Educação Pré-Escolar.
Presidente do júri
|
Érica Simões Ponte (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2020/07/02 | PERCEPTION OF EMOTIONS IN A PRE-SCHOOL CONTEXT FROM PHOTOGRAPHY TO BOOK ILLUSTRATION / PERCEÇÃO DAS EMOÇÕES EM CONTEXTO PRÉ-ESCOLAR
DA FOTOGRAFIA À ILUSTRAÇÃO DO LIVRO.
Presidente do júri
|
Sílvia Cristina Lameira Canhestro, (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2020/05/19 | Inclusion of a child with autism in kindergarten / Inclusão de uma criança com espetro do autismo no jardim de infância
Orientador
|
Cátia Sofia Milharó Angélico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2020/05/08 | Leadership training in school headmaster performance: a case study in a public school in Balsas - Maranhão - Brazil. / A
formação em liderança no desempenho do diretor escolar: um estudo de caso numa escola pública de Balsas- Maranhão - Brasil.
Arguente principal
|
Iolanda Gouveia Rovani (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2020/01/23 | Vocational development in pre-school education: the (pre)concepts of gender, interests and self-efficacy / O desenvolvimento
vocacional na educação pré-escolar: os (pre)conceitos de género, interesses e autoeficácia
Presidente do júri
|
Ana Carolina Pacheco Pereira (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2020/01/23 | Characterising and promoting the lexical development of a group of 4 and 5 year olds / Caraterização e promoção do desenvolvimento
lexical de um grupo de crianças de 4 e 5 anos
Presidente do júri
|
Fânia Raquel Amendoeira Estrada (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2020/01/23 | Discovering words: promoting word awareness in a group of 4 and 5 year olds / Á descoberta das palavras: promoção da conciência
da palavra num grupo de 4 e 5 anos
Presidente do júri
|
Inês Gonçalves Oliveira Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2020/01/16 | The concept of probability studied in conjunction with seed germination in pre-school education / O conceito de probabilidades
estudado em conjunto com a germinação de sementes na educação pré-escolar
Presidente do júri
|
Raquel Martins Cavaco (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2020/01/14 | Meditation as a strategy to promote concentration in 5-year-olds / A meditação como estratégia promotora da capacidade de
concentração em crianças de 5 anos
Presidente do júri
|
Marta Filipa Candeias Oliveira (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2019/12/17 | The social assistance dog in a pre-school context / O Cão de ajuda social em contexto de Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
|
Andreia Filipa Vasques Carvalhal (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2019/12/17 | Discovering children - In which educational modality do we want to play and learn? / Crianças à descoberta- Em que modalidade
educativa queremos brincar e aprender?
Presidente do júri
|
Daniela Filipa Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2019/12/09 | Emotional development and the practice of relaxation with a group of 3 year olds / O desenvolvimento emocional e a prática
de relaxamento com um grupo de 3 anos
Orientador
|
Ana Catarina Baptista Ribeiros (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2019/12 | Leadership training in school headmaster performance: a case study in a public school in Balsas - Maranhão - Brazil. / A formação
em liderança no desempenho do diretor escolar: um estudo de caso numa escola pública de Balsas- Maranhão - Brasil.
Arguente principal
|
Iolanda Gouveia Rovani (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2019/04/08 | The marks of a lifetime: victims of domestic violence. The intervention of technicians with victims who are building new life
projects at the Faro Victim Support Office / As marcas de uma vida: vítimas de violência doméstica. A intervenção dos técnicos
perante as vítimas que constróem novos projectos de vida no Gabinete de Apoio à Vítima de Faro
Arguente
|
Rita Beatriz Afonso (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
|
2019/01/21 | Educational inclusion of young people with special educational needs in a secondary school in the Algarve / Inclusão educativa
de jovens com necessidades educativas especiais numa escola do ensino secundário no Algarve
Orientador
|
Ana Paula Castelão Carlos (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2018/07/10 | The project methodology as an inclusive pedagogical tool in the context of vocational and technological education for students
with special educational needs in heterogeneous classes / A metodologia de projeto como ferramenta pedagógica inclusiva no
contexto da educação profissional e tecnológica de alunos com necessidades educativas especiais em turmas heterogéneas
Arguente
|
Maria Aparecida dos Santos (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2018/04/06 | Social interactions of students with special educational needs. A case study in 2nd cycle primary school classes in an Algarve
school grouping / Interacções sociais de alunos com necessidades educativas especiais. Estudo de caso em turmas do 2º ciclo
do ensino básico num agrupamento de escolas do Algarve
Presidente do júri
|
José Manuel Avença Fava (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2017/12/14 | Monitoring the socio-educational inclusion of students with special educational needs in a 2,3 Basic School in the Algarve
/ Acompanhamento da inclusão sócio - educativa de alunos com necessidades educativas especiais numa Escola Básica 2,3 do Algarve
Orientador
|
Tatiana Teixeira Ramos (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2017/12/07 | Communicative interactions between an educator and children covered by early childhood intervention: an educational intervention
proposal / Interações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta
de intervenção educacional
Presidente do júri
|
Paula Cristina Silva de Carvalho (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2017/11/30 | Social participation and the teacher-student relationship of primary school pupils with and without SEN: a case study of a
private school / A participação social e a relação professor-aluno de alunos com e sem NEE do 1º Ciclo do Ensino Básico: o
estudo caso de uma escola do ensino privado
Presidente do júri
|
Rodrigo Miguel do Vale Lopes (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2017/11/30 | Social participation of students with SEN in a school in the Algarve. / Participação social de alunos com NEE numa escola
do Algarve.
Orientador
|
Hélio Luís da Silva Monteiro (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2017/07/13 | "I'm a mum and now what?" Social education and the experiences of motherhood in the labour market - A case study from the
perspective of Algarvian mothers. / "Sou mãe e agora?" A educação social e as vivências da maternidade no mercado de trabalho
- Um estudo de caso a partir da perspetiva de mães Algarvias.
Arguente
|
Miriam Deodata António Marques Martins Marques (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2017/03/15 | Social professionals' perceptions of the homoparental family / Percepções de profissionais da área social sobre a família
homoparental
Orientador
|
Telma Brígida de Jesus Leonardo (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2017/01/19 | Indiscipline in a school cluster. Case study / A indisciplina num agrupamento de escolas. Estudo de caso
Arguente
|
Maria de Lurdes dos Anjos Pereira (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2017/01/18 | Social education and domestic violence - an exploratory study at the Portuguese Victim Support Association / A educação social
e a violência doméstica - estudo exploratório na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
Arguente
|
Mónica Sofia Rodrigues Pereira (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2016/10/27 | Algarve social educators' perceptions of poverty / As perceções dos educadores sociais do Algarve sobre a pobreza
Arguente
|
Clara Isabel Café Inácio (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2016/10/13 | Divorce and Resilience - The separation experienced by the child / Divórcio e Resiliência - A separação vivida pela criança
Arguente
|
Samanta Cristina Ribeiro Massano (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2016/01/19 | Ethnomathematics as teaching practice: perspectives of 2nd cycle primary school students in the city of Olhão / Etnomatemática
como prática como prática de ensino: perspetivas de alunos do 2.º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão
Arguente
|
Sofia Isabel Andrade Graça (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/10/28 | The development of self-esteem in pre-school children. / O desenvolvimento da autoestima na criança em idade pré-escolar.
Presidente do júri
|
Cármen Filipa Guerreiro da Silva (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/10/09 | Using the computer in the classroom as a tool to activate the development of reading and writing skills in a student with
autism spectrum disorder / Utilização do computador, em sala de aula, como ferramenta de ativação do desenvolvimento de competências
de leitura e de escrita de um aluno com a perturbação do espectro do autismo
Presidente do júri
|
Maria Helena Costa Vicente Martins (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/10/07 | The transitions of students with special educational needs from secondary to higher education - a case study at the University
of the Algarve / As transições dos estudantes com necessidades educativas especiais do ensino secundário para o superior ¿
um estudo de caso na universidade do Algarve
Presidente do júri
|
Lara Filipa Loureiro e Silva (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/09/23 | Inclusion and quality of life for children with special educational needs: families' representations and expectations / Inclusão
e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais: representações e expetativas das famílias
Orientador
|
Natércia da Conceição Mealha Caetano (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/07/20 | The role of story mediation in the development of ethical principles in pre-schoolers / O papel da mediação do conto no desenvolvimento
de princípios éticos em idade pré-escolar
Arguente
|
Célia Cristina Cavaco da Palma Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/07/20 | Stimulating imagination and creativity through children's literature. / Estimular a imaginação e a criatividade recorrendo
à literatura para a infância.
Presidente do júri
|
Cátia Alexandra Silvério Abenta (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/07/07 | Inclusion of a child with Turner syndrome in a mainstream school - a case study / Inclusão de uma criança com síndrome de
Turner numa escola do ensino regular ¿ um estudo de caso
Presidente do júri
|
Paula Cristina Martins Diogo (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/06/02 | Accessibility for students with motor disabilities in mainstream schools: a case study in the municipality of Faro / A acessibilidade
para alunos com deficiência motora em escolas de ensino regular: um estudo de caso no concelho de Faro
Presidente do júri
|
Sandra Cristina Alves Pinto, (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/05/19 | Resilience and stress in parents of children with autism spectrum disorders / Resiliência e stress em pais de crianças com
perturbações do espetro do autismo
Arguente
|
Ana Vanessa Barata Teixeira (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2015/05/13 | Diagnostic assessment of the numerical skills of a student with intellectual disabilities using the educational software Mimocas'
Numbers / Avaliação diagnóstica de competências numéricas de uma aluna com deficiência intelectual com recurso ao software
educativo os Números da Mimocas
Presidente do júri
|
Maria José Felisberto Matias de Carvalho (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/05/07 | Intercultural education: educational intervention strategies in kindergarten / Educação intercultural: estratégias de intervenção
educativa no jardim de infância
Presidente do júri
|
Cátia Sofia da Silva Martins (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/03/20 | Establishing links between families and the kindergarten. An energising project / Estabelecer laços entre as famílias e o
jardim de infância. Um projeto dinamizador
Arguente
|
Vera Alexandra Rodrigues Vargas Carrilho (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/03/09 | Pluridocence in the 1st Cycle / A pluridocência no 1.º Ciclo
Arguente
|
Sandrina Isabel Rodrigues Coelho (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/03/06 | Re-thinking bureaucracy in special education: norms, procedures in documents organising educational responses / Re)Pensar
a burocracia na educação especial: normas, procedimentos em documentos organizadores das respostas educativas
Presidente do júri
|
Marília da Conceição Rodrigues Martins (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/02/20 | The inclusion of a child with SEN in kindergarten: a case study / A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância:
um estudo de caso
Orientador
|
Carina Isabel Cabrita Bentes (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/02/11 | Maths learning using literary texts / Aprendizagem matemática com recurso ao texto literário
Presidente do júri
|
Verónica Sofia Felizardo Janota (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/02/05 | The portfolio as an assessment tool in pre-school education: a teacher's perspective / O portefólio como instrumento de avaliação
na educação pré-escolar: perspetivas de uma educadora
Presidente do júri
|
Tânia Cristina Vargas André (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/01/29 | Needs of families with children with autism, resilience and social support / Necessidades das famílias com crianças com autismo,
resiliência e suporte social
Arguente
|
Maria João Ribeiro de Sousa (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2015/01/28 | Gustav Klimt's patterns: a maths experience for pre-schoolers / Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar
Presidente do júri
|
Mafalda Sofia da Silva Guerreiro, (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/01/21 | Psychosocial intervention at the Braga district centre Technical advice to the courts on civil guardianship matters / Intervenção
psicossocial no centro distrital de Braga ¿ assessoria técnica aos tribunais em matéria tutelar cível
Presidente do júri
|
Isabel Alexandra Fernandes Vilaça Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015/01/20 | Special educational needs: solving maths problems using teaching materials / Necessidades educativas especiais: resolução
de problemas matemáticos com recurso a materiais didáticos
Arguente
|
Ema Cristina Inácio Pinto (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2014/11/04 | Combinatorial calculus in pre-school education / Cálculo combinatório na educação pré-escolar
Presidente do júri
|
Sara Cristina Amaral Sousa (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2014/07/07 | Social intervention with elderly people at social risk. The case of Faro City Council's support office for the elderly / Intervenção
social junto de idosos em situação de risco social. O caso do gabinete de apoio ao idoso da Câmara Municipal de Faro
Arguente
|
Cláudia Manuela Rodrigues Pereira (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2014/04/03 | Resilience and Social Support in Special Educational Needs / Resiliência e Suporte Social nas Necessidades Educativas Especiais
Arguente
|
Andreia Sofia da Costa Franco (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2014/03/17 | Resiliência, Coparentalidade, Coesão e Adaptabilidade em Famílias com Crianças com NEE
Arguente
|
Luciany Silveira Faray Ferreira (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2014/03/14 | Napping in pre-school children: influence on the realisation of a didactic activity / A sesta em crianças em idade pré-escolar:
influência na realização de uma atividade didática
Presidente do júri
|
Daniela Cristina Rodrigues Guerreiro (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2014/02/17 | Luxembourg immigrants in the Algarve: life stories / Imigrantes luxemburgueses no Algarve: histórias de vida
Presidente do júri
|
Elsa Maria Carvalho de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2014/02/11 | Family participation and involvement in the kindergarten / Participação e envolvimento das famílias no jardim de infância
Orientador
|
Vera Patrícia Machado Salvador (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2014/02/11 | The development of social norms in pre-school children: the educator's perspective /O desenvolvimento de normas sociais na
criança em idade pré-escolar: a perspetiva do educador
Arguente
|
Adriana Cristina Rodrigues Pires (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2013/11/11 | The kindergarten and the family in the process of including a child with hearing loss / O jardim de infância e a família no
processo de inclusão de uma criança com hipoacusia
Presidente do júri
|
Cláudia Sofia Sequeira Serôdio (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2013/07/13 | Loneliness, social relationships and quality of life. A study of elderly people in the parish of Cachopo. / Solidão, relações
sociais e qualidade de vida. Um estudo sobre idosos da freguesia de Cachopo.
Orientador
|
Dina Raquel Guerreiro Barão (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2013/07/08 | Preventing teenage pregnancy: a case study at Olhão's Dr Francisco Fernandes Lopes Secondary School / Prevenção da gravidez
na adolescência: um estudo de caso na escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes de Olhão
Presidente do júri
|
Teresa Maria de Brito Andrade Madeira (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2013/06/28 | Learning to learn in kindergarten: contributions of the project work methodology / Aprender a aprender no jardim de infância:
contributos da metodologia de trabalho de projeto
Presidente do júri
|
Catarina Isabel da Conceição Marreiros (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2013/06/27 | The kindergarten teacher's educational intervention based on the children's prior knowledge: a study in the area of world
knowledg / A intervenção educativa da educadora de infância a partir dos conhecimentos prévios das crianças: um estudo na
área de conhecimento do mundo
Presidente do júri
|
Diana Cristina Luís Franco (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2013/06/19 | Life stories of adult educators. The architect and education between the sea and the ball / Histórias de vida de educadores
de adultos ¿ ¿O arquiteto¿ e ¿Educação entre o mar e a bola¿
Presidente do júri
|
Aurora Brites Pereira David Coelho (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2013/06/18 | The development of personal and social development in a kindergarten setting / O desenvolvimento da formação pessoal e social
em contexto de jardim de infância
Presidente do júri
|
Bernardete Jesus da Graça Spencer (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2013/05/16 | The reality(s) of the social educator in the Algarve / A(s) realidade(s) do educador social no Algarve
Presidente do júri
|
Rute Cristóvão Ricardo (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2013/01/15 | Intervention in spaces / Intervenção nos espaços
Arguente
|
Luísa Fernanda Moura Abalada (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2012/11/29 | Práticas de interação entre o jardim de infância e os pais
Arguente
|
Ana Teresa Vidal dos Santos (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2012/11/29 | Contributo do jogo simbólico para o desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar
Presidente do júri
|
Ana Isabel da Costa Cópio (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2012/11/28 | The importance attributed to play by early childhood educators / A importância atribuída ao brincar pelas educadoras de infância
Arguente
|
Rafaela Simões Vital (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2012/11/28 | Qual o papel da educadora e de todos os parceiros educativos no apoio educativo a uma criança com trissomia 21
Arguente
|
Andreia Isabel da Palma Horta (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2012/11/23 | The place of plastic expression in the educational practice of nursery school teachers: a case study / O lugar da expressão
plástica na prática educativa dos educadores de infância: um estudo de caso
Presidente do júri
|
Marta Filipa de Brito Dias Norberto (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2012/11/22 | Conditions facilitating inclusion through Ministry of Education and Science projects developed at the EB 2,3 school of Agrupamento
de Escolas D. Afonso III / Condições facilitadoras da inclusão através dos projetos do Ministério da Educação e Ciência desenvolvidos
na escola EB 2,3 do Agrupamento de Escolas D. Afonso III
Arguente
|
Ana Rita Serra Valente (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/09/20 - 2023/12/30 | Revista Sisyphus. (2182-9640) | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
2018/08/11 - 2019/05/06 | The International Journal of Inclusive Education (1464-5173) | |
2019/05 - 2019/05 | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | University of Minho |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/09/23 - 2022/11/23 | Evaluation of the manuscript Disability in Portugal: places, bodies and struggles (under the peer review system), for publication in the CES Collection, Ed. Almedina. / Avaliação do manuscrito ¿A Deficiência em Portugal: lugares, corpos e lutas¿ (no âmbito do sistema de avaliação por pares), para publicação na Coleção CES, Ed. Almedina. | Grupo Almedina, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/02/03 - 2020/06/27 | Sociology of Family and Education / Sociologia da Família e da Educação | Educação Social (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2020/02/03 - 2020/06/27 | Sociology of Education /Sociologia da Educação | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2020/04/16 - 2020/05/21 | Special Education Project/ Projeto em Educação Especial | Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2020/04/15 - 2020/05/20 | Inclusive Education / Educação Inclusiva | Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2020/02/05 - 2020/03/18 | Childhood, youth and vulnerabilities / Infância, juventude e Vulnerabilidades | (Mestrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2019/09/16 - 2020/02/01 | General Sociology/ Sociologia Geral | Social Education / Educação Social (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2019/09/16 - 2020/02/01 | Didactics of Environmental Studies / Didatica do estudo do meio | Basic Education / Educação Básica (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2019/09/15 - 2020/01/30 | Sociology of Education / Sociologia da Educação | 2nd Cycle - 1st and 2nd Cycle Masters Maths and Natural Sciences / Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2019/09 - 2020/01/30 | Sociology of Educational Organisations / Sociologia das Organizações Educativas | School Management and Administration / Gestão e Administração Escolar (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2019/09 - 2020/01/30 | Sociology of Education / Sociologia da Educação | 1st Cycle and 2nd Cycle Masters Portuguese, History and Geography of Portugal / Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2019/09/23 - 2019/09/30 | Research Methodologies I / Metodologias de Investigação I | Social Education / Educação Social (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2019/02 - 2019/06/28 | Sociology of Family and Education / Sociologia da família e da educação | Social Education / Educação Social (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2019/02/04 - 2019/05/30 | Special Education Project / Projeto em educação especial | Special Education - Cognitive and Motor Domains / Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2018/09/20 - 2019/01/30 | Inclusive Education / Educação Inclusiva | Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2018/09/17 - 2019/01/30 | Sociology of Education/Sociologia da Educação | Basic Education / Educação Básica (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2018/09/11 - 2019/01/28 | General Sociology / Sociologia Geral | Social Education / Educação Social (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2018/02/05 - 2018/07/07 | Sociology of Family and Education / Sociologia da familia e educação | Social Education /Educação Social (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2018/02/04 - 2018/05/30 | Special Education Project / Projeto em educação especial | Special Education, cognitive and motor domains / Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2017/09/22 - 2018/02/03 | General Sociology / Sociologia Geral | Social Education / Educação Social (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2017/09/11 - 2018/02/03 | Sociology of Education /Sociologia da Educação | Basic Education / Educação Básica (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2017/09/20 - 2018/01/30 | Inclusive Education / Educação Inclusiva | Special Education, cognitive and motor domains / Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2017/02/04 - 2017/05/30 | Special Education Project / Projeto em educação especial | Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2017/02/04 - 2017/05/30 | Sociology of Family and Education / Sociologia da família e da educação | Educação Social (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2016/09/15 - 2017/01/30 | Sociology of Education / Sociologia da Educação | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2016/01/30 - 2017 | Inclusive Education / Educação Inclusiva | Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2016/02/04 - 2016/05/30 | Projeto em educação especial | Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2015/09/20 - 2016/01/30 | Inclusive Education / Educação Inclusiva | Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2015/09/15 - 2016/01/30 | Sociology of Education / Sociologia da educação | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2015/02/04 - 2015/05/30 | Projeto em educação especial | Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2014/09/15 - 2015/01/30 | Sociologia da Educação | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2014/09/21 - 2015/01/29 | Educação Inclusiva | Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2013/09/15 - 2014/01/30 | Sociology of Education / Sociologia da Educação | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
Distinções
Prémio
2012 | Prémio Instituto de Educação/Caixa Geral de Depósitos para a melhor tese de doutoramento, na área de investigação e ensino de Currículo, Didática e Formação de Professores. |