???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Valter Alves

Nomes de citação

  • Alves, Valter

Identificadores de autor

Ciência ID
F91B-3C45-E2AA
ORCID iD
0000-0001-8981-0250
Scopus Author Id
36642410400

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
Programa de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação / Doctoral Program in Information Science and Technology (Doutoramento)
Especialização em Interação Humano-Computador
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"Sound design guidance as a contribution towards the empowerment of indie game developers" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor / Unanimously Appr
1996
Concluído
Mestrado em Sistemas e Tecnologias da Informação / Information Systems and Technology, M.Sc. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"Proposta de Arquitectura para um Sistema de Informação para Contabilidade Analítica / Proposal for an architecture for an Information System for Analytic Accounting" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom / Very Good
1993
Concluído
Engenharia Informática / Informatics Engineering (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
Bom com distinção, 16 valores / Good with distinct
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/10/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
1997/03/10 - 2000/10/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/04 - Atual Comunicação do projeto Eco-Escolas da ESTGV / Communication Design of the Eco-Schools project at ESTGV
Coordenador da Equipa de Comunicação
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Em curso
2023 - 2025 GREENCODE "Building an Eco-Friendly Future with Robots"
Investigador
European Commission
Em curso
2022 - 2024 EARLY "Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3-7 Years Old Children"
Investigador
European Commission
Em curso
2020/09/01 - 2022/08/31 Algolittle - Algorithmic Thinking Skills through Play-Based Learning for Future's Code Literates European Commission
Concluído
2019/11 - 2022/08 beeB - Foster for beekeeping bridges through innovative and participative training
Investigador
European Commission
Concluído
2021/05/01 - 2022/04/30 Fazer a Diferença, Não Fazendo Diferença / Making the Difference, Without Distinction
Investigador
Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD), Portugal
Instituto Politécnico de Viseu
Concluído
2021 - 2022 Don't Stand So Close to Me: AI-Powered Distancing System
Investigador
Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD), Portugal
Instituto Politécnico de Viseu
Concluído
2021 - 2021 Microscopia Virtual / Virtual Microscopy
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu
Concluído
2021 - 2021 Necropsia Veterinária em Biossegurança / Veterinary Necropsy in Biosafety
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu
Concluído
2020 - 2021 Da ludicidade do videojogo ao desenvolvimento comunicacional da criança com autismo / From the playfulness of videogames to the communication development of children with autism spectrum disorder
PROJ/IPV/ID&I/025
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu

Caixa Geral de Depositos
Concluído
2020 - 2021 Sistema Inteligente de Controlo de Planos Alimentares para Doentes de Alzheimer e Outras Demências / Intelligent Food Plan Control System for Alzheimer's Patients and Other Dementias
PROJ/IPV/ID&I/002
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu

Caixa Geral de Depositos
Concluído
2020 - 2021 Sistema Inteligente de Controlo de Planos Alimentares para o Desporto / Intelligent Food Plan Control System for Sport
PROJ/IPV/ID&I/007
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu

Caixa Geral de Depositos
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Figueiredo, Maria; Alves, Valter; Gomes, D.; Amante, Susana; Sousa, Catarina; Gomes, Helena; Duarte, Rui Pedro; et al. "Algorithmic thinking and creativity: A deck of cards for Early Childhood Education". Trabalho apresentado em EDULEARN22, Palma e Online, 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1580
  2. Alves, Valter; Sousa, Ana Catarina Marques; Rui Pedro Monteiro Amaro Duarte; José Carlos Cardoso; Bruno Lamelas. "Interação com clientes em projetos de design de multimédia em contexto formativo / Client interaction in multimedia design projects in a learning context". Trabalho apresentado em 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education, Viseu, 2022.
    Publicado
  3. Figueiredo, Maria; Gomes, Cristina Azevedo; Amante, Susana; Gomes, Helena; Alves, Valter; Duarte, Rui Pedro; Rego, Belmiro. "Play, Algorithmic Thinking and Early Childhood Education: Challenges in the Portuguese Context". Malaga, 2021.
    Publicado • 10.1109/siie53363.2021.9583627
  4. Figueiredo, Maria; Alves, Valter; Lourenço, Carolina; Alves, Vitória; Bernardo, Marco; Carapito, Nuno. "Project-based learning in Design and Multimedia in Higher Education: An interactive timeline developed in collaboration". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Education and New Learning Technologies, Online Conference, 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1596
  5. Figueiredo, Maria; Amante, Susana; Gomes, Helena; Azevedo Gomes, Maria Cristina; Rego, Belmiro; Alves, Valter; Duarte, Rui Pedro. "Algorithmic Thinking in Early Childhood Education: Opportunities and Supports in the Portuguese Context". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Education and New Learning Technologies, Online Conference, 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1885
  6. Alves, Valter; Duarte, Rui Pedro; Sousa, Ana Catarina; Abrantes, Steven Lopes. "Connecting Students with Research Through Active Participation in Projects: An Experience in a Design and Multimedia Degree". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Education and New Learning Technologies, Online Conference, 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1897
  7. Alves, Valter; Rui Pedro Monteiro Amaro Duarte (211F-55A0-4B63); Fonseca, Frederico; Bernardo, Marco; Barreto, Pedro; Fernandes, Ricardo; Silva, Elói; et al. "Playfulness and Communication for Children with Autism Spectrum Disorder: Guidelines for a Videogame". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Education and New Learning Technologies, Online Conference, 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1892
  8. Figueiredo, Maria Pacheco; Matias, Rogério; Alves, Valter; BASTOS, NUNO; Rui Pedro Monteiro Amaro Duarte (211F-55A0-4B63); Bruno Emanuel Morgado Ferreira (7B15-9984-D375); Cunha, Carlos Augusto da Silva. "Professional Development for Higher Education Teaching Staff: an Experience of Peer Learning in a Portuguese Polytechnic". Trabalho apresentado em 15th annual International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2021.
    10.21125/inted.2021.1270
  9. Figueiredo, Maria Pacheco; Alves, Valter. "Children and Technology: Preoccupations, Practices and Participation in Early Childhood Education". Trabalho apresentado em 14th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Online, 2021.
    Publicado • 10.21125/iceri.2021.0975
  10. Alves, Valter. "A Software Architecture for Dynamic Enhancement of Soundscapes in Games". 2014.
    10.1145/2636879.2636907
  11. Pires, Durval; Alves, Valter; Roque, Licínio. "Uma Proposta de Arquitectura para Composição Dinâmica de Soundscapes em Videojogos / A Proposal for an Architecture for Dynamic Soundscape Composition in Videogames". Trabalho apresentado em Videojogos 2013, Coimbra, 2013.
    Publicado
  12. Alves, Valter; Roque, Licínio. "Design Patterns in Games: the case for Sound Design". Trabalho apresentado em 2nd Workshop on Design Patterns in Games -- FDG 2013, 8th International Conference on the Foundations of Digital Games --, Chania, 2013.
    Publicado
  13. Alves, Valter. "Dynamic enhancement of videogame soundscapes". 2013.
    10.1145/2544114.2544131
  14. Alves, Valter. "A deck for sound design in games: Enhancements based on a design exercise". 2011.
    10.1145/2071423.2071465
  15. Alves, Valter. "An inspection on a deck for sound design in games". 2011.
    10.1145/2095667.2095670
  16. Alves, Valter; Roque, Licinio. "A pattern language for sound design in games". 2010.
    10.1145/1859799.1859811
  17. Alves, Valter; Roque, Licínio. "Empowering independent game developers to perform sound design". Trabalho apresentado em Videojogos 2010, IST Taguspark, 2010.
  18. Alves, Valter; Roque, Licínio. "Notas sobre a adopção de linhas orientadoras para áudio no desenho de um jogo / Notes on adopting auditory guidelines in a game design case". Trabalho apresentado em Videojogos 2009, Aveiro, 2009.
  19. Alves, Valter; Roque, Licínio. "A Proposal of Soundscape Design Guidelines for User Experience Enrichment"". Trabalho apresentado em Audio Mostly 2009, Glasgow, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rui P. Duarte; Carlos A. S. Cunha; Valter N. N. Alves. "Mobile Application for Real-Time Food Plan Management for Alzheimer Patients through Design-Based Research". Future Internet (2023): https://doi.org/10.3390/fi15050168.
    10.3390/fi15050168
  2. Jesus, Diogo; Larosa, Maddalena; Henriques, Carla; Matos, Ana; Zen, Margherita; Tomé, Paulo; Alves, Valter; et al. "Systemic Lupus Erythematosus Disease Activity Score (SLE-DAS) enables accurate and user-friendly definitions of clinical remission and categories of disease activity". Annals of the Rheumatic Diseases (2021): annrheumdis-2021. http://dx.doi.org/10.1136/annrheumdis-2021-220363.
    10.1136/annrheumdis-2021-220363
  3. Jesus, D.; Larosa, M.; Henriques, C.; Matos, A.; Zen, M.; Tomé, P.; Alves, V.; et al. "OP0297 the SLE-DAS enables accurate and user-friendly definitions of remission and categories of lupus disease activity: Derivation and validation study in 1190 SLE patients". Annals of the Rheumatic Diseases 80 Suppl 1 (2021): 182-183. http://dx.doi.org/10.1136/annrheumdis-2021-eular.1677.
    Acesso aberto • https://doi.org/10.1136/annrheumdis-2021-eular.1677
  4. Matos, A.; Henriques, C.; Jesus, D.; Inês, L.; Tomé, P.; Alves, Valter; Costa, N.. "A new score for assessment of lupus disease activity: presentation, validation and application". Statistics on Health Decision Making: state of the art 1 1 (2019): https://proa.ua.pt/index.php/jshd/article/view/2701.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/jshd.v1i1.2701
  5. Alves, Valter; Roque, Licínio. "Empowering independent game developers to perform sound design". prisma.com - Revista de Ciência da Informação e da Comunicação do CETAC 14 (2011):
    Publicado
  6. Alves, Valter; Roque, Licínio. "Notas sobre a adopção de linhas orientadoras para áudio no desenho de um jogo / Notes on adopting auditory guidelines in a game design case". prisma.com - Revista de Ciência da Informação e da Comunicação do CETAC 10 (2010): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2039.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Alves, Valter; José Carlos Cardoso. "Haven - Desenvolvimento em OpenSimulator como contexto para a aprendizagem de programação / Haven - OpenSimulator Development as a Context for Programming Learning". In IPVerso, Educação e Cocriação, editado por Sousa, Catarina Carneiro de, 64-77. Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu, 2023.
    Publicado
  2. Alves, Valter; Sousa, Ana Catarina Marques; Duarte, Rui Pedro. "Avaliação contínua em Tecnologias e Design de Multimédia / Learning in Multimedia Technologies and Design". In Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu, editado por Figueiredo, Maria Pacheco; Franco, Amanda, 214-224. Escola Superior de Educação de Viseu, 2022.
    Publicado
  3. Alves, Valter; Roque, Licínio. "Guidelines for Sound Design in Computer Games". In Game Sound Technology and Player Interaction, 362-383. IGI Global, 2011.
    10.4018/978-1-61692-828-5.ch017
  4. Alves, Valter. "Appendix". In Game sound technology and player interaction: Concepts and developments, 416-426. IGI Global, 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Tugba Konakli; Funda Dag; Levent Durdu; Elif Çelebi Öncü; Duygu Demirtas; Elif Anda; Linda Daniela; et al. Programa de Formação para o Ensino Superior para um Modelo de Educação a Distância com Recurso a Robótica para Crianças dos 3 aos 7 Anos / Higher Education Course Curriculum for a Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3 to 7 Years Old Children. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu. 2024.
    Publicado • 10.34633/978-989-35783-2-2 • Editor
  2. Tugba Konakli; Funda Dag; Levent Durdu; Elif Çelebi Öncü; Duygu Demi¿rtas; Elif Anda; Linda Daniela; et al. Planos de Sessão do Programa de Formação para o Ensino Superior para um Modelo de Educação a Distância com Recurso a Robótica para Crianças dos 3 aos 7 Anos / Lesson Plans from the Higher Education Course Curriculum for a Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3 to 7 Years Old Children. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu. 2024.
    Publicado • 10.34633/978-989-35783-3-9 • Editor
  3. Tugba Konakli; Funda Dag; Levent Durdu; Elif Çelebi Öncü; Duygu Demi¿tas; Elif Anda; Linda Daniela; et al. Higher Education Course Curriculum for a Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3 to 7 Years Old Children. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu. 2023.
    Publicado • 10.34633/978-989-35325-1-5 • Editor
  4. Tugba Konakli; Funda Dag; Levent Durdu; Elif Çelebi Öncü; Duygu Demi¿rtas; Elif Anda; Linda Daniela; et al. Lesson Plans from the Higher Education Course Curriculum for a Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3 to 7 Years Old Children. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu. 2023.
    Publicado • 10.34633/978-989-35325-2-2 • Editor
  5. Alves, Valter. Proceedings of the 6th Audio Mostly Conference: A Conference on Interaction with Sound. New York, Estados Unidos. 2011.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Sousa, Ana Catarina Marques; Alves, Valter; Abrantes, Steven Lopes ; Fonseca, Frederico. "Ferramenta digital para apoio à identificação de plásticos / Digital tool to support plastics identification". Trabalho apresentado em RAINE – 3.º Workshop Rumo à Investigação nas Escolas, 2024.
  2. Alves, Valter; Rui Pedro Monteiro Amaro Duarte. "Progressive Sophistication of Communication and Interaction in Videogames for Children and Young People with Autism Spectrum Disorder". Trabalho apresentado em NTES2024 – New Technologies in Education and Society, 2024.
  3. Alves, Valter; Basílio, Lília; Figueiredo, Maria Pacheco. "Objetos, sítios e memórias de 40 anos do Politécnico de Viseu: processos e aprendizagens de uma exposição virtual / Objects, places, and memories from 40 years of the Polytechnic Institute of Viseu: processes and learnings from a virtual exhibition". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Liberdade, Equidade e Emancipação”, Porto, Portugal, 2020.
Recurso online
  1. Figueiredo, Maria; Alves, Valter. Baralho de cartas para desenho criativo baseado em pensamento algorítmico / A deck of cards for creative drawing based on algorithmic thinking. 2022.
    10.34633/978-989-35325-7-7
  2. Gencel, Ilke Evin; Akyüz, Büsra; Kavakli, Nurdan; Sibel, Yoreli; Licardo, Marta; Perse, Tina Vrsnik; Mezak, Jasminka; et al. Curso "Integração de Competências de Pensamento Algorítmico na Educação Pré-Escolar" / Curriculum "Integration of Algorithmic Thinking Skills into Preschool Education". 2021. http://hdl.handle.net/10400.19/6897.
  3. Gencel, Ilke Evin; Akyüz, Büsra; Kavakli, Nurdan; Yoleri, Sibel; Licardo, Marta; Perse, Tina Vrsnik; Mezak, Jasminka; et al. Curriculum "Integration of Algorithmic Thinking Skills into Preschool Education". 2021. http://hdl.handle.net/10400.19/7183.
  4. Figueiredo, Maria; Alves, Valter. A deck of cards for creative drawing based on algorithmic thinking. 2021.
    10.34633/978-989-35325-6-0
Resumo em conferência
  1. Alves, Valter; Nuno Carapito; Catarina Sousa; Rui Pedro Duarte; Joana Braguez; Frederico Fonseca; José Cardoso; Bruno Lamelas; Cristina Amaro da Costa. "Learning with a Newborn Bee - Design and Development of a Videogame". Trabalho apresentado em EDULEARN23, Palma, 2023.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2023.1528
  2. Maria Figueiredo; Diana Gomes; Valter Alves. "Guided Play and Algorithmic Thinking: a Study in Early Childhood Education". Trabalho apresentado em EDULEARN23, Palma, 2023.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2023.1490
  3. Figueiredo, Maria Pacheco; Diana Gomes; Alves, Valter. "Playing with a deck of cards: Algorithmic thinking in early childhood education in Portugal". Trabalho apresentado em EECERA, Cascais, 2023.
    Publicado
  4. Figueiredo, Maria Pacheco; Araújo, Catarina Liane; Helena Margarida dos Santos Vasconcelos Gomes; Alves, Valter; Amante, F.S.; Sousa, Ana Catarina Marques; Azevedo Gomes, Maria Cristina. "Ensino remoto de emergência na educação pré-escolar em Portugal: perspetivas sobre dificuldades experienciadas e implicações futuras / Emergency remote teaching in early childhood education in Portugal: Perspectives on experienced difficulties and future implications". Trabalho apresentado em Congresso Olhares sobre a Educação 10 / 3rd International Congress Perspectives on Education, 2022.
  5. Carlos Elói Silva; Felizardo, Sara; Alves, Valter. "Perceções sobre tecnologias digitais na perturbação do espetro do autismo / Perceptions of digital technologies in Autism Spectrum Disorder". Trabalho apresentado em Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias, 2022.
  6. Carlos Elói Silva; Felizardo, Sara; Alves, Valter. "O jogo digital Mushyland Adventures e as competências de comunicação e interação social na Perturbação do Espectro do Autismo / The videogame Mushyland Adventures and the communication and social interaction skills in Autism Spectrum Disorder". Trabalho apresentado em Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias, 2022.
  7. Ricardo Fernandes; Carlos Elói Silva; Alves, Valter; Frederico Fonseca. "Sofisticação de mecanismos de comunicação e interação em videojogo para crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo / Sophistication of communication and interaction mechanisms in videogames for children and young people with Autism Spectrum Disorder". Trabalho apresentado em Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias, 2022.
  8. Figueiredo, Maria Pacheco; Helena Margarida dos Santos Vasconcelos Gomes; Alves, Valter; Amante, Fátima Susana; Azevedo Gomes, Maria Cristina; Gencel, Ilke. "Estudos de aula e aprendizagem sobre pensamento algorítmico na formação inicial de Educação de Infância / Lesson studies informing future teachers learning about Algorithmic Thinking in Early Childhood Education". Trabalho apresentado em XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Lisboa, 2022.
    Publicado
  9. Figueiredo, Maria Pacheco; Ilke Evin Gencel; Marta Licardo; Jasminka Menzak; Lucija Jancec; Fiorella Operto; Gomes, Cristina Azevedo ; et al. "Pensamento algorítmico e Educação Pré-Escolar: contributos do projeto ALGOLITTLE / Algorithmic Thinking and Early Childhood Education: contributions of the ALGOLITTLE Project". Trabalho apresentado em 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação, 2021.
    Publicado
  10. Alves, Valter; Rui Pedro Monteiro Amaro Duarte (211F-55A0-4B63); Frederico Fonseca; Marco Vieira Bernardo ; Pedro Barreto; Ricardo Fernandes; Carlos Elói Silva; et al. "Ludicidade para crianças com Perturbações do Espetro do Autismo: linhas orientadoras para a conceção de videojogos promotores da comunicação e interação / Playfulness for children with Autism Spectrum Disorders: Guidelines for the design of videogames that promote communication and interaction". Trabalho apresentado em 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação, 2021.
    Publicado
  11. Alves, Valter; Ana Catarina Sousa; Rui Pedro Monteiro Amaro Duarte (211F-55A0-4B63); José Carlos Cardoso; Lamelas, Bruno. "Interação com clientes em projetos de design de multimédia em contexto formativo / Client interaction in multimedia design projects in a learning context". Trabalho apresentado em 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação, 2021.
    Publicado
  12. Alves, Valter; Basílio, Lília; Figueiredo, Maria Pacheco. "Objetos, sítios e memórias de 40 anos do Politécnico de Viseu: Processos e aprendizagens de uma exposição virtual / Objects, places, and memories from 40 years of the Polytechnic Institute of Viseu: processes and learnings from a virtual exhibition". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação ‘ Liberdade, Equidade e Emancipação, Porto, 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Alves, Valter. "Sound design guidance as a contribution towards the empowerment of indie game developers". Doutoramento, 2013. https://hdl.handle.net/10316/23448.

Outros

Software
  1. Alves, Valter; António Outeiro; Carolina Lourenço; Carapito, Nuno; Sousa, Ana; Rui Pedro Monteiro Amaro Duarte (211F-55A0-4B63); Braguez, Joana Rita Cerieira; et al. "Ba-Bee-Bee [video game]". macOS, Windows, Android. 2022.
  2. Barreto, Pedro; Alves, Valter. "Mushyland Adventures [Video game]". macOS, Windows. 2021.
  3. Fernandes, Ricardo; Alves, Valter. "Bug Bzzness [Video game]". macOS, Windows, Android. 2021.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 Researching Play as a Powerful Context for Learning Complexity in Teacher Education European Conference on Educational Research (ECER 2024) “Education in an Age of Uncertainty: memory and hope for the future”
(Nicosia, Chipre)
2022/10/12 Workshop "Pensamento Algorítmico & Criatividade" / Workshop "Algorithmic Thinking & Creativity" "TDM Acontece!"
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (Viseu, Portugal)
2022/10/07 Workshop "Pensamento Algorítmico & Criatividade" / Workshop "Algorithmic Thinking & Creativity" "TDM Acontece!"
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (Portugal)
2022/08 Lesson Studies informing Future Teachers Learning about Algorithmic Thinking in Early Childhood Education: Perspectives from Portugal European Conference on Educational Research (ECER 2022) “ Education in a Changing World: The impact of global realities on the prospects and experiences of educational research Education in a Changing World: The impact of global realities on the prospects and experiences of educational research”
European Educational Research Association (Erevan, Arménia)
2022/07/07 Workshop "Pensamento algorítmico na Educação Pré-Escolar" / Workshop "Algorithmic Thinking in Early Childhood Education" SETA "Seminário de Educação, Tecnologias e Aprendizagem"
Escola Superior de Educação de Viseu (Portugal)
2022/02/28 Workshop "Creative Drawing Based on Algorithmic Thinking" ERASMUS+ mobility project “Walking to the Future with Mind Games”, with participants from Poland, Italy, Turkey, Greece, and Portugal
Polytechnic Institute of Viseu and Emídio Navarro Secondary School (Viseu, Portugal)
2018/09 Workshop "Diapositivos: quando e como" / Workshop "Slides: when and how" ICALE 2018 - International Conference on Active Learning and Education
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2022/05 Perspetivas sobre jogos digitais nas competências de comunicação e interação social de crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo / Perspectives on digital games in the communication and social interaction skills of children and young people with Autism Spectrum Disorder
Coorientador de Carlos Elói Ramos da Silva
Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021 - 2022 Videojogo para estudo da comunicação em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo / Videogame for studying communication in children with Autism Spectrum Disorder
Orientador de Ricardo Manuel Lopes Fernandes
Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2021 - 2022 Prototipagem de solução envolvendo aplicação móvel e backoffice / Prototype for a solution involving a mobile app and backoffice
Orientador de Daniela Maria Gonçalves Rodrigues
Mestrado em Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2017 - 2017/12/20 Impacto da Realização de Testes de Software / Impact of Software Testing
Orientador de Cláudia Filipa Ferreira Trigo
Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2024 Curation for "The Invisible Unveiled - When Science is Art, Itinerant exhibition - 2024", in a collaboration between Higher Education Institutions of the European University for Customised Education (EUNICE). (2024)
Exposição (Outra)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 - 2022 SETA "Seminário de Educação, Tecnologias e Aprendizagem" / "Seminar on Education, Technology and Learning" (2022/07/07 - 2022/07/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 - 2022 10.º Congresso Olhares sobre a Educação / 3rd International Congress Perspectives on Education, Viseu (2022/11/24 - 2022/11/24)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 - 2022 Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias / Senses - International Congress on Education: Literacies, Inclusion and Technologies (2022/10/21 - 2022/10/22)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 - 2020 Simpósio Internacional / International Symposium "Deconstructing Policies and Practices for The Enactment of Parent and Student Voice in School Evaluation - Cases Across European Frontiers", realizado a 22 de outubro de 2020, Online e na Escola Superior de Educação de Viseu (2020/10/22 - 2020/10/22)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/12/16 O Universo Sonoro dos Videojogos
Arguente principal
Ana Clara Teixeira Rebelo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022/02/25 Creating Immersive Audio in a Historical Soundscape Context
Arguente principal
Carolina Ribeiro Dias Ferreira (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/10/03 SirN - Sistema de registo de dados e apoio à tomada de decisão em emergências pré-hospitalares
Arguente principal
Maria João dos Santos Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - Atual International Seminar NTES 2024, New Technologies in Education and Society
2024 - Atual 14th International Conference on Videogame Sciences and Arts VIDEOJOGOS 2024
2023 - Atual 13th International Conference on Videogame Sciences and Arts VIDEOJOGOS 2023
2022 - 2022 Audio Mostly 2022 St. Pölten University of Applied Sciences, Austria

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/02 - Atual Conselho do projeto Eco-Escolas da ESTGV / Council of the Eco-Schools project at ESTGV
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2018/01 - Atual Diretor de Curso de Licenciatura em Tecnologias e Design de Multimédia / Director of the Bachelor's Degree in Technologies and Multimedia Design
Diretor
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2019 - 2020 Comissão das Comemorações dos 40 anos do PV, incluindo a coordenação do desenvolvimento de timelines interativas sobre o desenvolvimento do PV nas cidades de Viseu e Lamego / Commission for the Commemoration of the 40th Anniversary of IPV, including the coordination of the development of interactive timelines on the development of IPV in the cities of Viseu and Lamego http://193.137.7.33/~timeline40anos/
Coordenador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Distinções

Outra distinção

2009 "Best Presentation"
Audio Mostly 2009 – A conference on interaction with sound, Suécia