???global.info.a_carregar???
Belmiro Tavares da Silva Rego. Licenciado em Ensino do Francês/Português; Mestre em Didática das Línguas; Mestre em Tecnologia Educativa; Doutor em Ciências da Educação- Didática e Tecnologia Educativa. Orientação de dissertações de mestrado e doutoramento. Membro de comissões científicas de congressos nacionais e internacionais. Participação em projetos nacionais e internacionais. Professor Coordenador na ESEV-IPV. Coordenador da Área das TIC da ESEV-IPV. Diretor do Departamento de Comunicação e Arte da ESEV-IPV.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Belmiro Rego

Nomes de citação

  • Rego, Belmiro

Identificadores de autor

Ciência ID
FA11-63C6-5DFE
ORCID iD
0000-0002-5399-7735

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1998
Concluído
Doutoramento Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática e Tecnologia Educativa
Universidade de Aveiro, Portugal
"Analyse D´élements de la Grammaire de L´apprenant Lusophone Étudiant le Fle et Essai de Remédiation Médiatisée par Ordinateur" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997
Concluído
Psycho-pédagogie (Doctorat)
Université de Mons-Hainaut, Bélgica
"Analyse d'élèments de la grammaire de l'apprenant lusophone étudiant le FLE et essai de remédiation médiatisée par ordinateur" (TESE/DISSERTAÇÃO)
La Plus Grande Distinction
1990
Concluído
Maitrise (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Enseignement assisté par vidéodisque et ordinateur. Conception et élaboration d´un didacticiel pour l´enseignement/ apprentissage du français langue étrangère" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Grande distinction
1989
Concluído
Maitrise (Mestrado)
Université de Mons-Hainaut, Bélgica
"Une expérience de conception, d´élaboration et d´expérimentation de matériel pour les cours de français langue étrangère" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Grande distinction
1983
Concluído
Licenciatura (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/01/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1991 - 2000 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
1984 - 1991 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Diretor do Departamento de Comunicação e Arte Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2019 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2018 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1983 - 1984 Professor Profissionalizado Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2022 Algolittle
2020KA203-6B92A0C9
Investigador
2019 - 2021 Digital Era: Web 3.0 and beyond
2019-1-TR01-KA202-076657
Investigador
2019 - 2021 New Approaches in Inspection: A Polycentric Model
2019-1-TR01-KA201-077307
Investigador
2016 - 2018 Supervision, support and regulation of the teaching-learning process: an analysis of pedagogical and didactic practices in the classroom context
PROJ/CI&DETS/2016/0016
Investigador
2010 - 2012 Web based e-inspection and e-performance
2010-1-TR1-LEO 05-16724
Investigador
2003 - 2008 ODACEUROPE
226720-CP-1-2005-1-FR
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Figueiredo, Maria; Gomes, Cristina Azevedo; Amante, Susana; Gomes, Helena; Alves, Valter; Duarte, Rui Pedro; Rego, Belmiro. "Play, Algorithmic Thinking and Early Childhood Education: Challenges in the Portuguese Context". Malaga, 2021.
    Publicado • 10.1109/siie53363.2021.9583627
  2. Figueiredo, Maria; Amante, Susana; Gomes, Helena; Azevedo Gomes, Maria Cristina; Rego, Belmiro; Alves, Valter; Duarte, Rui Pedro. "ALGORITHMIC THINKING IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: OPPORTUNITIES AND SUPPORTS IN THE PORTUGUESE CONTEXT". 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1885
  3. Azevedo Gomes, Maria Cristina; Almeida, Sílvia; Rego, Belmiro. "SENSORY PROCESSING IN CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER: ROUTES OF INCLUSION BY EXPLORING THE SOUND IN THE SCHOOL ENVIRONMENT". 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1893
  4. Figueiredo, Maria; Santos, Sara; Rego, Belmiro. "PLAYING WITH TECHNOLOGY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: CREATION OF A PLAY CENTER". 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1611
  5. Gomes, Cristina Azevedo; Gomes, Helena; Rego, Belmiro; Sousa, Barbara; Loureiro, Manuela; Rocha, Pedro. "Smart City Kids Lab: Creative Computing in Primary School". 2019.
    10.1109/siie48397.2019.8970130
  6. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Rego, Belmiro; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana. "Use of cyberspace resources for foreign language learning in higher education". 2018.
  7. Alves, Sonia Vanessa; Cardoso, Ana Paula; Rego, Belmiro. "Facilitators to the transition to post-school life of students with intellectual disability: A case study.". 2018.
  8. Figueiredo, Maria Pacheco; Figueiredo, Ana Cláudia Nogueira de; Rego, Belmiro. "Peer interaction in mixed age groups: a study in the computer area of an early childhood education center in Portugal". 2016.
  9. Moreira, Rui; Moreira, Cláudia; Abrantes, José Luís; Rego, Belmiro. "The STUDENTSCALE: Measuring Students’ Motivation, Interest, Learning Resources and Styles". 2015.
  10. Mateus, Cristina; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, Belmiro. "E-Portfólios e práticas de avaliação participadas. Um estudo na Educação Pré-Escolar". 2013.
  11. Santos, Natividade; Lopes, Amélia; Rego, Belmiro. "A Prática partilhada na comunidade RBEP através da sua Plataforma". 2010.
Artigo em revista
  1. Gomes, Cristina Azevedo ; Gomes, Helena (1615-CFD4-B746); Rego, Belmiro (FA11-63C6-5DFE); Rito, P. N... "Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores.". Medi@ções 8 2 (2020): 15-32. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/269..
    Acesso aberto • Publicado
  2. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria;; Oliveira, Ana Maria; Rego, Belmiro (FA11-63C6-5DFE); Fidalgo, Susana; Amante, Fátima Susana; Relvas, Susana. "Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital: Uma experiência de inovação pedagógica". (2019): https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/6208..
    Acesso aberto • Publicado
  3. Figueiredo, Maria Pacheco; Ribau, Filipa; Rego, Belmiro. "Early Childhood Teachers' Perspectives of EPortfolios as Tools for Children's Evaluation and Family Involvement". (2018): http://hdl.handle.net/10400.19/4999.
  4. Menezes, Luís; Cardoso, Ana Paula; Rego, Belmiro; Balula, João Paulo; Figueiredo, Maria Pacheco; Felizardo, Sara; Balula, João Paulo Rodrigues. "Olhares sobre a Educação: em torno da formação de professores". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/4602.
    https://doi.org/10.34633/978-989-96261
  5. Mateus, Cristina; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, Belmiro. "Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais". Apresenta-se um estudo de implementação de portfólios digitais com um grupo de 12 crianças e 24 pais em contexto de educação pré-escolar. O estudo foi desenvolvido como mudança de práticas da educadora de infância, incrementando a participação dos pais na avaliação das crianças. Discutem-se dados de acesso das famílias e aspetos da construção e dinamização dos portfólios pela educadora, na platafo 20 (2015): 21-36. http://hdl.handle.net/10400.19/2669.
    Publicado
  6. Benigno, Vanessa; Rego, Belmiro; Felizardo, Sara. "Potencialidades do software educativo na promoção da interação social das crianças com autismo: contributos de um estudo qualitativo". (2013): http://hdl.handle.net/10400.19/4367.
  7. Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Andrade, Maria do Carmo. "Programa Nónio Século XXI". Em Outubro de 1996 o Ministério da Educação lançou o programa Nónio, século XXI. Reflectindo uma preocupação sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Escolas, este programa, através de uma série de medidas, visa uma intervenção no sistema educativo, impulsionadora de novas práticas, onde o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação seja (re)equacionado. Terminado o (2011): http://hdl.handle.net/10400.19/939.
  8. Maria Natividade da Rocha Santos; Amélia Lopes; Belmiro Tavares da Silva Rego. "A comunidade de prática rede de bibliotecas escolar do Porto: um ambiente integrador das tecnologias da informação e comunicação". (2010): https://hdl.handle.net/10216/126102.
  9. Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Silva, Maria João. "A formação contínua de educadores e professores do 1º Ciclo em Tecnologias da Informação e Comunicação: Bases para um modelo conceptual de formação". (2008): http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1235.
  10. Rego, Belmiro; Santos, Albino; Santos, Maria Natividade. "Aprender Línguas com Simulações na Internet". Neste texto apresentamos a simulação global como exemplo da utilização de tecnologia da informação e comunicação (TIC) na perspectiva do paradigma das teorias construtivistas e construcionistas. Descrevemos que é uma simulação global, a evolução desta última com e sem o uso das TIC e alguns exemplos de experiências envolvendo simulações globais com equipas portuguesas. Nossa conclusão foi garantir 12 (2005): 1-10. http://hdl.handle.net/10400.19/973.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Gomes, Cristina Azevedo ; Gomes, Helena (1615-CFD4-B746); Rego, Belmiro (FA11-63C6-5DFE); Sousa, Barbara; Loureiro, Manuela. "Smart City Kids Lab:Creative Computing in Primary School.". In International Symposium on Computers in Education (SIIE). IEE, 2019.
    Publicado
  2. Ribau, Filipa; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Figueiredo, Maria. "Eportfólios e avaliação na educação pré-escolar: Vantagens e constrangimentos perspetivados por Educadoras de Infância". In Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017, 1711-1718. Braga, Portugal: UMInho, 2017.
    Publicado
  3. Mateus, Cristina; Figueiredo, Maria; Rego, Belmiro Tavares da Silva. "Participação de pais e e-portfólios: práticas de avaliação participadas na educação pré- escolar". In Olhares sobre a Educação: Em torno da formação de professores, 145-157. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu, 2017.
    Publicado
  4. Cardoso, Ana Paula; Rego, Belmiro. "Metodologias de investigação na formação de professores: a investigação-ação e o estudo de caso". 2017.
  5. Moreira, Rui; Seabra, Cláudia; Abrantes, José Luís; Rego, Belmiro. "The STUDENTSCALE: Measuring Students’ Motivation, Interest, Learning Resources and Styles". In New Information and Communication Technologies for Knowledge Management in Organizations, 1-9. Cham, Portugal: Springer International Publishing, 2015.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-22204-2_1
  6. Figueiredo, Maria; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Figueiredo, Ana Cláudia. "Peer Interaction in Mixed Aged Groups: a Study in the Computer Area of an Early Childhood Education Center in Portugal". In Conference Proceedings of 8th International conference of Education, Research and Innovation, 2548-2554. Sevilha: IATED, 2015.
    Publicado
  7. Santos, Maria Natividade; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Amélia Lopes. "A prática partilhada na Comunidade RBEP através da sua plataforma". In Infância no Digital, 173-186. Braga, Portugal: ArcaComum, 2010.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João Paulo; Balula, João Paulo Rodrigues; Cristina Gomes; João Paulo Balula. 2010. "A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para a excelência". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.19/497.
Edição de livro
  1. Rego, Belmiro Tavares da Silva. Olhares sobre a Educação 7. 2019.
Livro
  1. Menezes, Luís; Rocha, João; Rego, Belmiro; Figueiredo, Maria Pacheco; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula. Livro de Resumos: Olhares sobre a Educação 7. Escola Superior de Educação de Viseu. 2019.
    https://doi.org/10.34633/978-989-54036-4-6
  2. Menezes, Luís; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, Belmiro; Balula, João Paulo Rodrigues; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula. Livro de resumos: Olhares sobre a Educação. Portugal: Escola Superior de Educação • Instituto Politécnico de Viseu. 2018.
Relatório
  1. Alves, Sónia Vanessa Santos; Cardoso, Ana Paula; Rego, Belmiro. 2016. Facilitadores da transição para a vida pós-escolar de alunos com incapacidade intelectual : estudo de caso. http://hdl.handle.net/10400.19/5118.
  2. Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João Paulo Rodrigues. 2011. A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para a excelência ; Textbook evaluation and certification in Portugal: a contribution to excellence. http://hdl.handle.net/10400.19/497.
Tese / Dissertação
  1. Carvalho, Carla Sofia Marques. "Estudo de caso : importância das tecnologias de informação e comunicação (Softyware MagicEye) na inclusão de uma criança com paralisia cerebral em contexto pré-escolar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4654.
  2. Santos, Sara Maria Silva. "Brincar com as tecnologias de informação e comunicação : investigar e refletir sobre as práticas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4911.
  3. Figueiredo, Ana Cláudia Nogueira de. "A relevãncia das interações na interseção do trabalho investigativo e da prática de ensino supervisionada na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : relatório final de estágio". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2756.
  4. Rodrigues, Carlos Alberto de Pina. "Janelas para o interior : projeto artístico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2305.
  5. Ribau, Carla Filipa Nunes. "Avaliação e portfólios digitais : um percurso formativo e investigativo na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2492.
  6. Moreira, Rui José Fernandes. "Importância das TIC e de recursos multimédia na aula de história". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/2038.
  7. Costa, Ana Isabel Estima. "Percurso profissionalizante e investigação das TIC nos jardins de infância de Viseu". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1847.
  8. Benigno, Vanessa Andreia Santos. "Percurso profissionalizante e investigação da implicação do software educativo no desenvolvimento da interação social de crianças com autismo". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1852.
  9. Mateus, Cristina Margarida Afonso. "E-portfolios e práticas de avaliação participadas : um estudo na educação pré-escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/2169.
  10. Correia, Marcelino Paulo Rodrigues. "Literacia digital e o ensino artístico em projetos de educação tecnológica". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/2159.
  11. Pinto, Elisa Maria de Oliveira. "Prevenir o cyberbullying". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/1906.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2021/12 Relatório Final de Estágio - Brincar no espaço exterior: das práticas educativas às competências investigativas e reflexivas.
Coorientador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 - 2021 Influência do Instagram nos Hábitos Alimentares
Orientador
Mestrado Comunicação Aplicada - especialização Comunicação Estratégica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2019/11 A importância do som no processamento sensorial em crianças com perturbação do espectro de autismo: um estudo de caso de exploração do ambiente da escola com sensores
Coorientador de Sílvia Catarina Pereira de Almeida
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 - 2019 Portfólios digitais na educação pré-escolar e envolvimento das famílias
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 - 2019 Crianças e Pais a brincar com a tecnologia na cidade: práticas e investigação na Educação PréEscolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 - 2019 A utilização das TIC como meio de aprendizagem da matemática com alunos com Necessidades Especiais
Coorientador
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 - 2019 Integração do ecodesign nas empresas e nos consumidores
Orientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2019 A utilização das TIC como meio de aprendizagem da matemática com alunos NEE
Coorientador de Elisabete Lourenço
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018 - 2019 Crianças e pais a brincar com a tecnologia na cidade: práticas e investigação na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico
Coorientador de Maria Manuela Paiva Sousa Loureiro Dias
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2019 INTEGRAÇÃO DO ECODESIGN NAS EMPRESAS E NOS CONSUMIDORES
Orientador de Maria João Lucas Moura
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2018 A Comunicação Estratégica Digital: Autarquia de Viseu como estudo de caso
Orientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2018 Integração dos sistemas aumentativos e alternativos na família de crianças com paralisia cerebral
Orientador
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Estudo de caso : importância das tecnologias de informação e comunicação (Softyware MagicEye) na inclusão de uma criança com paralisia cerebral em contexto pré-escolar
Coorientador
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Brincar com as tecnologias de informação e comunicação : investigar e refletir sobre as práticas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 A relevãncia das interações na interseção do trabalho investigativo e da prática de ensino supervisionada na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : relatório final de estágio
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 Avaliação e portfólios digitais : um percurso formativo e investigativo na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 Janelas para o interior : projeto artístico
Orientador
Arte, Design e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2013 Importância das TIC e de recursos multimédia na aula de história
Orientador
Educação e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação