???global.info.a_carregar???
Belmiro Tavares da Silva Rego. Degree in French/Portuguese Teaching; Master's Degree in Language Teaching; Master's Degree in Educational Technology; Doctorate in Educational Sciences - Teaching and Educational Technology. Supervisor of Master's and Doctoral theses. Member of scientific committees of national and international congresses. Collaboration in national and international projects. Coordinating professor at ESEV-IPV. Coordinator of the ICT area at ESEV-IPV. Coordinator of the ESEV Computer Centre, the ESEV Audiovisual Media Centre and the Nónio 21st Century Competence Centre. Director of the Communication and Arts Department at ESEV-IPV. Vice-President of ESEV. President of the ESEV Technical and Scientific Council. President of the ESEV Representatives Assembly. Member of the IPV Academic Council. Member of the IPV General Council. A3ES expert for the evaluation of study programes in the fields of Educational Sciences - Educational Technology - Multimedia - Digital Resources and Environments.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Belmiro Rego

Nomes de citação

  • Rego, Belmiro

Identificadores de autor

Ciência ID
FA11-63C6-5DFE
ORCID iD
0000-0002-5399-7735

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1998
Concluído
Doutoramento (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação - Didática e Tecnologia Educativa
Universidade de Aveiro, Portugal
"Analyse D´élements de la Grammaire de L´apprenant Lusophone Étudiant le Fle et Essai de Remédiation Médiatisée par Ordinateur" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997
Concluído
Psycho-pédagogie (Doctorat)
Université de Mons-Hainaut, Bélgica
"Analyse d'élèments de la grammaire de l'apprenant lusophone étudiant le FLE et essai de remédiation médiatisée par ordinateur" (TESE/DISSERTAÇÃO)
La Plus Grande Distinction
1990
Concluído
Mestrado em Tecnologia Educativa (Mestrado)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidade de Aveiro, Portugal
"Enseignement assisté par vidéodisque et ordinateur. Conception et élaboration d´un didacticiel pour l´enseignement/ apprentissage du français langue étrangère" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Grande distinction
1989
Concluído
Maitrise (Maîtrise)
Especialização em Didática das Línguas
Université de Mons-Hainaut, Bélgica
"Une expérience de conception, d´élaboration et d´expérimentation de matériel pour les cours de français langue étrangère" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Grande distinction
1983
Concluído
Licenciatura (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/01/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1991 - 2000 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
1984 - 1991 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Presidente da Assembleia de Representantes da ESEV Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2024 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018 - 2022/06 Diretor do Departamento de Comunicação e Arte Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2019 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2015 - 2019 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2018 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1983 - 1984 Professor Profissionalizado Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2022 Algolittle
2020KA203-6B92A0C9
Investigador
Em curso
2019 - 2021 Digital Era: Web 3.0 and beyond
2019-1-TR01-KA202-076657
Investigador
Em curso
2019 - 2021 New Approaches in Inspection: A Polycentric Model
2019-1-TR01-KA201-077307
Investigador
Em curso
2016 - 2018 Supervision, support and regulation of the teaching-learning process: an analysis of pedagogical and didactic practices in the classroom context
PROJ/CI&DETS/2016/0016
Investigador
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Strategic Project - UI 4016 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4016/2011
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2012 Web based e-inspection and e-performance
2010-1-TR1-LEO 05-16724
Investigador
Concluído
2003 - 2008 ODACEUROPE
226720-CP-1-2005-1-FR
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pacheco Figueiredo, Maria; Alves, Valter; Gomes, Diana; Amante, Susana; Sousa, C.; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; P. Duarte, Rui; et al. "Algorithmic thinking and creativity: a deck of cards for early childhood education". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1580
  2. Figueiredo, Maria; Amante, Susana; Gomes, Helena; Azevedo Gomes, Maria Cristina; Rego, Belmiro; Alves, Valter; Duarte, Rui Pedro. "ALGORITHMIC THINKING IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: OPPORTUNITIES AND SUPPORTS IN THE PORTUGUESE CONTEXT". 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1885
  3. Azevedo Gomes, Maria Cristina; Almeida, Sílvia; Rego, Belmiro. "SENSORY PROCESSING IN CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER: ROUTES OF INCLUSION BY EXPLORING THE SOUND IN THE SCHOOL ENVIRONMENT". 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1893
  4. Figueiredo, Maria; Santos, Sara; Rego, Belmiro. "PLAYING WITH TECHNOLOGY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: CREATION OF A PLAY CENTER". 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1611
  5. Gomes, Cristina Azevedo; Gomes, Helena; Rego, Belmiro; Sousa, Barbara; Loureiro, Manuela; Rocha, Pedro. "Smart City Kids Lab: Creative Computing in Primary School". 2019.
    10.1109/siie48397.2019.8970130
  6. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Rego, Belmiro; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana. "Use of cyberspace resources for foreign language learning in higher education". 2018.
  7. Alves, Sonia Vanessa; Cardoso, Ana Paula; Rego, Belmiro. "Facilitators to the transition to post-school life of students with intellectual disability: A case study.". 2018.
  8. Figueiredo, Maria Pacheco; Figueiredo, Ana Cláudia Nogueira de; Rego, Belmiro. "Peer interaction in mixed age groups: a study in the computer area of an early childhood education center in Portugal". 2016.
  9. Moreira, Rui; Moreira, Cláudia; Abrantes, José Luís; Rego, Belmiro. "The STUDENTSCALE: Measuring Students’ Motivation, Interest, Learning Resources and Styles". 2015.
  10. Mateus, Cristina; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, Belmiro. "E-Portfólios e práticas de avaliação participadas. Um estudo na Educação Pré-Escolar". 2013.
  11. Santos, Natividade; Lopes, Amélia; Rego, Belmiro. "A Prática partilhada na comunidade RBEP através da sua Plataforma". 2010.
Artigo em revista
  1. Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Cristina Azevedo; Amante, Susana; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Alves, Valter; Duarte; Rego, Belmiro. "Play, Algorithmic Thinking and Early Childhood Education: Challenges in the Portuguese Context". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/6883.
    10.1109/SIIE53363.2021.9583627
  2. Gomes, Cristina Azevedo ; Gomes, Helena (1615-CFD4-B746); Rego, Belmiro (FA11-63C6-5DFE); Rito, P. N... "Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores.". Medi@ções 8 2 (2020): 15-32. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/269..
    Acesso aberto • Publicado
  3. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria;; Oliveira, Ana Maria; Rego, Belmiro (FA11-63C6-5DFE); Fidalgo, Susana; Amante, Fátima Susana; Relvas, Susana. "Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital: Uma experiência de inovação pedagógica". (2019): https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/6208..
    Acesso aberto • Publicado
  4. Figueiredo, Maria Pacheco; Ribau, Filipa; Rego, Belmiro. "Early Childhood Teachers' Perspectives of EPortfolios as Tools for Children's Evaluation and Family Involvement". (2018): http://hdl.handle.net/10400.19/4999.
  5. Menezes, Luís; Cardoso, Ana Paula; Rego, Belmiro; Balula, João Paulo; Figueiredo, Maria Pacheco; Felizardo, Sara; Balula, João Paulo Rodrigues. "Olhares sobre a Educação: em torno da formação de professores". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/4602.
    https://doi.org/10.34633/978-989-96261
  6. Mateus, Cristina; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, Belmiro. "Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais". Apresenta-se um estudo de implementação de portfólios digitais com um grupo de 12 crianças e 24 pais em contexto de educação pré-escolar. O estudo foi desenvolvido como mudança de práticas da educadora de infância, incrementando a participação dos pais na avaliação das crianças. Discutem-se dados de acesso das famílias e aspetos da construção e dinamização dos portfólios pela educadora, na platafo 20 (2015): 21-36. http://hdl.handle.net/10400.19/2669.
    Publicado
  7. Benigno, Vanessa; Rego, Belmiro; Felizardo, Sara. "Potencialidades do software educativo na promoção da interação social das crianças com autismo: contributos de um estudo qualitativo". (2013): http://hdl.handle.net/10400.19/4367.
  8. Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Andrade, Maria do Carmo. "Programa Nónio Século XXI". Em Outubro de 1996 o Ministério da Educação lançou o programa Nónio, século XXI. Reflectindo uma preocupação sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Escolas, este programa, através de uma série de medidas, visa uma intervenção no sistema educativo, impulsionadora de novas práticas, onde o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação seja (re)equacionado. Terminado o (2011): http://hdl.handle.net/10400.19/939.
  9. Maria Natividade da Rocha Santos; Amélia Lopes; Belmiro Tavares da Silva Rego. "A comunidade de prática rede de bibliotecas escolar do Porto: um ambiente integrador das tecnologias da informação e comunicação". (2010): https://hdl.handle.net/10216/126102.
  10. Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Silva, Maria João. "A formação contínua de educadores e professores do 1º Ciclo em Tecnologias da Informação e Comunicação: Bases para um modelo conceptual de formação". (2008): http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1235.
  11. Gomes, Cristina Azevedo ; Rego, Belmiro Tavares da Silva. "Formação Contínua de Educadores e Professores do 1º Ciclo em Tecnologias da Informação e Comunicação: Bases para um modelo conceptual de formação". Revista Portuguesa de Pedagogia 42 2 (2008): 29-50.
    Publicado
  12. Rego, Belmiro; Santos, Albino; Santos, Maria Natividade. "Aprender Línguas com Simulações na Internet". Neste texto apresentamos a simulação global como exemplo da utilização de tecnologia da informação e comunicação (TIC) na perspectiva do paradigma das teorias construtivistas e construcionistas. Descrevemos que é uma simulação global, a evolução desta última com e sem o uso das TIC e alguns exemplos de experiências envolvendo simulações globais com equipas portuguesas. Nossa conclusão foi garantir 12 (2005): 1-10. http://hdl.handle.net/10400.19/973.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Santos, Sara; Pais, Sara; Rego, Belmiro. "Do digital influencers impact eating habits? : an instagram case study". 2022.
    https://doi.org/10.34628/yjk6-v714
  2. Gomes, Cristina Azevedo ; Gomes, Helena (1615-CFD4-B746); Rego, Belmiro (FA11-63C6-5DFE); Sousa, Barbara; Loureiro, Manuela. "Smart City Kids Lab:Creative Computing in Primary School.". In International Symposium on Computers in Education (SIIE). IEE, 2019.
    Publicado
  3. Ribau, Filipa; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Figueiredo, Maria. "Eportfólios e avaliação na educação pré-escolar: Vantagens e constrangimentos perspetivados por Educadoras de Infância". In Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017, 1711-1718. Braga, Portugal: UMInho, 2017.
    Publicado
  4. Mateus, Cristina; Figueiredo, Maria; Rego, Belmiro Tavares da Silva. "Participação de pais e e-portfólios: práticas de avaliação participadas na educação pré- escolar". In Olhares sobre a Educação: Em torno da formação de professores, 145-157. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu, 2017.
    Publicado
  5. Cardoso, Ana Paula; Rego, Belmiro. "Metodologias de investigação na formação de professores: a investigação-ação e o estudo de caso". 2017.
  6. Moreira, Rui; Seabra, Cláudia; Abrantes, José Luís; Rego, Belmiro. "The STUDENTSCALE: Measuring Students’ Motivation, Interest, Learning Resources and Styles". In New Information and Communication Technologies for Knowledge Management in Organizations, 1-9. Cham, Portugal: Springer International Publishing, 2015.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-22204-2_1
  7. Figueiredo, Maria; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Figueiredo, Ana Cláudia. "Peer Interaction in Mixed Aged Groups: a Study in the Computer Area of an Early Childhood Education Center in Portugal". In Conference Proceedings of 8th International conference of Education, Research and Innovation, 2548-2554. Sevilha: IATED, 2015.
    Publicado
  8. Santos, Maria Natividade; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Amélia Lopes. "A prática partilhada na Comunidade RBEP através da sua plataforma". In Infância no Digital, 173-186. Braga, Portugal: ArcaComum, 2010.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João Paulo; Balula, João Paulo Rodrigues; Cristina Gomes; João Paulo Balula. 2010. "A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para a excelência". http://hdl.handle.net/10400.19/497.
Edição de livro
  1. Rego, Belmiro Tavares da Silva; Cardoso, Ana Paula; Menezes, Luís. Olhares sobre a Educação 7. 2019.
Livro
  1. Menezes, Luís; Rocha, João; Rego, Belmiro; Figueiredo, Maria Pacheco; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula. Livro de Resumos: Olhares sobre a Educação 7. Escola Superior de Educação de Viseu. 2019.
    https://doi.org/10.34633/978-989-54036-4-6
  2. Menezes, Luís; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, Belmiro; Balula, João Paulo Rodrigues; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula. Livro de resumos: Olhares sobre a Educação. Portugal: Escola Superior de Educação • Instituto Politécnico de Viseu. 2018.
Poster em conferência
  1. Sousa, Sandrina ; Silva, Ana Isabel; Rego, Belmiro. "Integração dos sistemas aumentativos e alternativos na família de crianças com paralisia cerebral". Trabalho apresentado em II CONGRESSO INTERNACIONAL da SOCIEDADE PORTUGUESA de TERAPIA da FALA,, 2021.
Relatório
  1. Evin Gencel, Ilke; Akyu¨z, Bu¨s¸ra; Kavakli, Nurdan; Yoleri, Sibel; Licardo, Marta; Vršnik Perše, Tina; Pezak, Jasminka; et al. 2021. Curriculum –Integration of Algorithmic Thinking Skills into Preschool Education. http://hdl.handle.net/10400.19/7183.
  2. Alves, Sónia Vanessa Santos; Cardoso, Ana Paula; Rego, Belmiro. 2016. Facilitadores da transição para a vida pós-escolar de alunos com incapacidade intelectual : estudo de caso. http://hdl.handle.net/10400.19/5118.
  3. Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João Paulo Rodrigues. 2011. A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para a excelência ; Textbook evaluation and certification in Portugal: a contribution to excellence. http://hdl.handle.net/10400.19/497.
Tese / Dissertação
  1. Matos, Ana Beatriz Amaral. "Potencialidades do Scratch no desenvolvimento de competências de alunos com Necessidades de Saúde Especiais". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.19/7607.
  2. Paulino, António Carlos Soares. "Utilização de Assistentes Virtuais para promoção da autonomia em jovens e adultos com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativa". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.19/7385.
  3. Coutinho, Nádia Dias. "Prática de Ensino Supervisionada de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Perturbação do Espectro do Autismo e Recursos Tecnológicos". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.19/7575.
  4. Lopes, Susana Filipa Marques. "Brincar no espaço exterior com as TIC: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.19/7024.
  5. Pais, Sara Bento. "Influência do Instagram nos hábitos alimentares". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.19/7046.
  6. Carvalho, Carla Sofia Marques. "Estudo de caso : importância das tecnologias de informação e comunicação (Softyware MagicEye) na inclusão de uma criança com paralisia cerebral em contexto pré-escolar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4654.
  7. Santos, Sara Maria Silva. "Brincar com as tecnologias de informação e comunicação : investigar e refletir sobre as práticas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4911.
  8. Figueiredo, Ana Cláudia Nogueira de. "A relevãncia das interações na interseção do trabalho investigativo e da prática de ensino supervisionada na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : relatório final de estágio". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2756.
  9. Rodrigues, Carlos Alberto de Pina. "Janelas para o interior : projeto artístico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2305.
  10. Ribau, Carla Filipa Nunes. "Avaliação e portfólios digitais : um percurso formativo e investigativo na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2492.
  11. Moreira, Rui José Fernandes. "Importância das TIC e de recursos multimédia na aula de história". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/2038.
  12. Costa, Ana Isabel Estima. "Percurso profissionalizante e investigação das TIC nos jardins de infância de Viseu". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1847.
  13. Benigno, Vanessa Andreia Santos. "Percurso profissionalizante e investigação da implicação do software educativo no desenvolvimento da interação social de crianças com autismo". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1852.
  14. Mateus, Cristina Margarida Afonso. "E-portfolios e práticas de avaliação participadas : um estudo na educação pré-escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/2169.
  15. Correia, Marcelino Paulo Rodrigues. "Literacia digital e o ensino artístico em projetos de educação tecnológica". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/2159.
  16. Pinto, Elisa Maria de Oliveira. "Prevenir o cyberbullying". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/1906.

Outros

Outra produção
  1. Curso – Integração de Competências de Pensamento Algorítmico na Educação Pré-Escolar. 2021. Gencel, Ilke Evin; Akyüz, Büsra; Kavakli, Nurdan; Licardo, Marta; Perše, Tina Vršnik; Pezak, Jasminka; Figueiredo, Maria Pacheco; et al. http://hdl.handle.net/10400.19/6897.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/11 - 2024/11 A importância das TIC para a aprendizagem da Geometria no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 - 2023/07/05 Ensinar e Aprender com as Tecnologias em contexto Pré-Escolar.
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 - 2023/03 Criatividade e Estratégias dos Youtubers para fidelizar durante a pandemia.
Coorientador
Mestrado em Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 - 2023 Criatividade e estratégias dos Youtubers para fidelizar durante a pandemia
Orientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021 - 2023 Potencialidades do Scratch no desenvolvimento de competências de alunos com Necessidades de Saúde Especiais
Coorientador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021 - 2023 O impacto da comunicação digital nas empresas – Estudo de caso: Deta
Orientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 - 2022/12/06 Práticas de Ensino Supervisionado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1 .º CEB, Perturbações do Espectro do Autismo e os Recursos Tecnológicos.
Coorientador de Nádia Dias Coutinho
Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021 - 2022 Utilização de Assistentes Virtuais para promoção da autonomia em jovens e adultos com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativa.
Coorientador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021 - 2022 A Confiança e Valor da Marca no Envolvimento do Consumidor com as marcas de Telecomunicações no Facebook
Orientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021 - 2022 Prática de Ensino Supervisionada de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Perturbação do Espectro do Autismo e os Recursos Tecnológicos
Coorientador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021 - 2022 A importância dos planos de comunicação nas empresas: Estudo de Caso - Antsoft
Coorientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 - 2021/12 Relatório Final de Estágio - Brincar no espaço exterior: das práticas educativas às competências investigativas e reflexivas.
Coorientador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 - 2021 Influência do Instagram nos Hábitos Alimentares
Orientador
Mestrado Comunicação Aplicada - especialização Comunicação Estratégica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 - 2021 Influência do Instagram nos Hábitos Alimentares
Orientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2019/11 A importância do som no processamento sensorial em crianças com perturbação do espectro de autismo: um estudo de caso de exploração do ambiente da escola com sensores
Coorientador de Sílvia Catarina Pereira de Almeida
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 - 2019 Portfólios digitais na educação pré-escolar e envolvimento das famílias
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 - 2019 Crianças e Pais a brincar com a tecnologia na cidade: práticas e investigação na Educação PréEscolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 - 2019 A utilização das TIC como meio de aprendizagem da matemática com alunos com Necessidades Especiais
Coorientador
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 - 2019 Integração do ecodesign nas empresas e nos consumidores
Orientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2019 A utilização das TIC como meio de aprendizagem da matemática com alunos NEE
Coorientador de Elisabete Lourenço
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018 - 2019 Crianças e pais a brincar com a tecnologia na cidade: práticas e investigação na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico
Coorientador de Maria Manuela Paiva Sousa Loureiro Dias
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2019 INTEGRAÇÃO DO ECODESIGN NAS EMPRESAS E NOS CONSUMIDORES
Orientador de Maria João Lucas Moura
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2018 A Comunicação Estratégica Digital: Autarquia de Viseu como estudo de caso
Orientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2018 Integração dos sistemas aumentativos e alternativos na família de crianças com paralisia cerebral
Orientador
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Estudo de caso : importância das tecnologias de informação e comunicação (Softyware MagicEye) na inclusão de uma criança com paralisia cerebral em contexto pré-escolar
Coorientador
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Brincar com as tecnologias de informação e comunicação : investigar e refletir sobre as práticas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 A relevãncia das interações na interseção do trabalho investigativo e da prática de ensino supervisionada na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : relatório final de estágio
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 Avaliação e portfólios digitais : um percurso formativo e investigativo na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 Janelas para o interior : projeto artístico
Orientador
Arte, Design e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2013 Importância das TIC e de recursos multimédia na aula de história
Orientador
Educação e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024 - 2024 Seminário de Educação , Tecnologias e Aprendizagem. Tecnologias Digitais e ambientes de Aprendizagem (2024 - 2024)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Institituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023/07/11 - 2023/07/11 “Seminário de Educação, Tecnologias e Aprendizagem”, (2023/07/11 - 2023/07/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/05 “Educação Visual e Educação Tecnológica: A utilização de técnicas de arteterapia na inclusão de crianças com problemas de desenvolvimento e aprendizagem”.
Presidente do júri
Guilhermina Maria Lima Tebús Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/03 Brincar com o pensamento algoritmico: um estudo na Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
Diana Sofia Francisco Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023 Robótica na Educação Pré-Escolar: contribuição para a aprendizagem da Matemática
Presidente do júri
Helena Isabel Alves Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023 : Intervenção Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a importância do brincar e da promoção do pensamento algorítmico na Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
Inês dos Santos Magalhães (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 Estratégias pedagógicas para a inclusão de crianças com necessidades de saúde específicas: Perspetivas dos professores
Arguente
Alexandra Cristina Almeida Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 Sentidos emergentes da educação num cenário pandémico: das práticas às competências reflexivas
Arguente
Ariana Solange Teixeira da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 Perspetivas sobre jogos digitais nas competências de comunicação e interação social de crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo
Presidente do júri
Carlos Elói Ramos da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 Prática de Ensino Supervisionada e Educação para os Valores: Propostas de atividades para o 1.º ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Cristiana Isabel Almeida Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
Daniela Alexandra Costa Cairrão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 FATORES QUE DETERMINAM A NÃO PROSSECUÇÃO DE ESTUDOS SUPERIORES EM MOÇAMBIQUE: SUA MITIGAÇÃO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Arguente
Patrícia Graça Cuamba (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 A Neurociência Cognitiva Aplicada à Comunicação Publicitária “perceções sobre o tema”: um estudo de caso.
Presidente do júri
Joana Filipa Varandas Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 A Comunicação de Crise na Câmara Municipal de Santa Comba Dão: Os incêndios de 2017
Presidente do júri
Sara Raquel Calisto Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2024 Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
2024 - 2024 Universidade do Minho
2024 - 2024 Escola Superior de Educação de Viseu
2024 - 2024 Instituto Politécnico de Viseu- Escola Superior de Educação
2023/11/24 - 2023/11/25 2.º Congresso de Investigação em Educação Artística Instituto politécnico de Viseu
2023/11/16 - 2023/11/18 Simpósio Internacional de Informática Educativa Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
2023/06/21 - 2023/06/21 Solstício: Arte a Três Tons Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu
2022/11/24 - 2022/11/26 1Oº Congresso Olhares sobre a Educação / 3rd International Congress Perspectives on Education instituto politécnico de viseu
2022/11/17 - 2022/11/19 XXIV Simpósio Internacional de Informática Educativa -SIIE22 Departamento de Engenharia Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra
2022/10/21 - 2022/10/22 Escola Superior de Educação do Politécnico de Viseu
2022/06/21 - 2022/06/21 Solstício: Arte a Três Tons Escola Superior de Educação de Viseu
2021/12/06 - 2021/12/07 Polytechnic Institute of Viseu

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - 2024 Indagatio Didactica (1647-3512) vol. 16 n.º 2 (2024)
2023/05 - 2023/05 Indagatio Didactica (ISSN: 1647-3582) Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
2022/06 - 2022/06 Revista Prisma Social (ISSN 1989-3469) Fundación iS+D para la Investigación Social Avanzada

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019 - Atual Perito de várias CAE da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para a avaliação de ciclos de estudo no ensino superior.
Avaliador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/07/07 - 2022/07/07 Seminário de Educação, Tecnologias e Aprendizagem
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal