???global.info.a_carregar???
Hélder Sá holds a PhD in Music from the University of Aveiro, with his research focusing on The Violin in Portugal during the First Republic: Contexts, Protagonists, and Repertoires under the guidance of Helena Marinho. Previously, he completed master's degrees in Violin and Music Education at the same university, mentored by Evgueni Zouldikine. His earlier academic endeavours occurred at the Porto Conservatory of Music and the School of Music and Performing Arts (ESMAE). In the course of his academic journey, Hélder has been shaped by influential mentors such as António Cunha e Silva, Malgorzata Wierzba, Zofia Wóycicka (violin), Ana Mafalda Castro, Ryszard Wóycicki (chamber music), and António Saiote (orchestra). Additionally, he received further guidance and inspiration from Jossif Grinman, Vadim Feldblioum, and Anibal Lima, participating in masterclasses led by Gerardo Ribeiro, Radu Ungureanu, Vadim Brodsky, Roman Nodel, Daniel Rowland, Tatiana Samouil, and Benjamin Schmid. Hélder performed with many Portuguese orchestras including the Orquestra do Norte, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra Clássica do Centro, and Orquestra Clássica de Espinho under the batons of António Saiote, Cesário Costa, Jean-Marc Burfin, Marc Tardue, Omri Hadari, Pedro Neves, Vasco Pearce de Azevedo, and Yuri Nasuchstan. Currently serving as the Educational Director at the Óscar da Silva School of Music, Hélder teaches violin at the Academia de Música de Santa Maria da Feira and contributes as an integrated member of INET-md. His research, disseminated through Ava, UA Editora, and Comares, delves into historical musicology and the interpretation of Portuguese repertoire from the late 19th to the first half of the 20th century. He has been involved in the projects "Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries" and "Being a Musician in Portugal: The socio-professional condition of musicians in Lisbon (1750-1985)". Besides his musical activity, he is also a civil engineer.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Hélder José Batista Sá

Nomes de citação

  • Sá, Hélder

Identificadores de autor

Ciência ID
FD18-EC44-3646

Endereços de correio eletrónico

  • heldersa@ua.pt (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2022
Concluído
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Especialização em Performance
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Violino em Portugal na Primeira República: Contextos, Protagonistas e Repertórios" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com louvor
2011
Concluído
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Especialização em Instrumento
Universidade de Aveiro, Portugal
"Como Estudar os Estudos Op. 20 de H. E. Kayser" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010
Concluído
Mestrado em Música (Mestrado)
Especialização em Performance
Universidade de Aveiro, Portugal
"A Escola Violinística Russa do Século XX e a sua Presença em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007
Concluído
Licenciatura Bietápica: Instrumento Área: Cordas, Ramo: Violino (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006
Concluído
Licenciatura Bietápica: Instrumento Área: Cordas, Opção: Violino (Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003
Concluído
Engenharia Civil, Ramo: Construções (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001
Concluído
Engenharia Civil (Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Pedagogical Director Escola de Música Óscar da Silva, Portugal
2023/09/01 - Atual Violin Teacher Academia de Música de Santa Maria da Feira, Portugal
2010/09/01 - 2023/08/31 Violin Teacher and String's Coordinator Academia de Música de Santa Maria da Feira, Portugal
2008/09/01 - 2023/08/31 Violin and Ensembles teacher Escola de Música Óscar da Silva, Portugal
2012/05/09 - 2012/05/12 Teacher - Violin Masterclass Conservatório de Música da Jobra, Portugal
2005/09/01 - 2010/08/31 Violin teacher Conservatório de Música de Felgueiras, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2022/09/30 PROFMUS - To be a musician in Portugal: the social and professional condition of musicians in Lisbon (1750-1985)
PTDC/ART-PER/32624/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance
UID/EAT/00472/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/10/15 - 2019/12 Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries
Investigador
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sá, Hélder. "Bernardo Moreira de Sá and the Chamber Music Sessions at Casa Mello Abreu: Repertoire and Performers". Trabalho apresentado em International Chamber Music Conference 2018, Chamber music in the XXI Century: New Perspectives and Challenges, Porto, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sá, Hélder. "O Violino em Portugal no Primeiro Quartel do Século XX: Perspectiva sobre a Escola de Música do Conservatório de Lisboa". Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança 5 (2020): 51-63. https://doi.org/10.34624/postip.v0i5.21373.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Sá, Hélder. "As Sonatas de Ludwig van Beethoven para Piano e Violino por Alexandre Rey Colaço e Júlio Cardona: Uma Revisitação dos Concertos de 1915 através da Imprensa da Época". Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança 4 (2019): 106-115. https://doi.org/10.34624/postip.v4i4.4969.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Sá, Hélder. "Estudo de Portamenti em Gravações do Início do Século XX e sua Aplicabilidade na Obra de Nicolau Medina Ribas". Impar: Online Journal for Artistic Research 1 1 (2019): 16-28. https://proa.ua.pt/index.php/impar/article/view/691.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Sá, Hélder. "Violin and chamber music in Lisbon in the early days of the Republic". In Chamber Music in Europe (1850-1918): Composition, Mediation and Reception, editado por Medici, François de; Flint, Catrina. Turnhout, Bélgica: Brepols (Speculum Musicae 52), 2024.
    Em revisão
  2. Sá, Hélder. "Bernardo Moreira de Sá (1853-1924), "Sublime Apóstol" de Beethoven en Oporto". In Un Beethoven Ibérico: Dos Siglos de Transferencia Cultural, editado por García-Villaraco, Teresa Cascudo, 111-125. Granada, Espanha: Comares, 2021.
    Publicado
  3. Sá, Hélder. "Women Students in the Real Academia de Amadores de Música of Lisbon: The Violin Class in the Transition from the Late 19th to the Early 20th Century". In Hidden Archives, Hidden Practices: Debates about Music-Making, editado por Marinho, Helena; Pestana, Maria do Rosário; Artiaga, Maria José; Penha, Rui, 47-56. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2020.
    Publicado
Livro
  1. Sá, Hélder. Como Estudar os Estudos para Violino Op. 20 de H. E. Kayser. Lisboa, Portugal: AvA Musical Editions. 2013.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Sá, Hélder. "The Violin in the Portuguese Press at the Beginning of the First Republic (1910-1916): Performers, Repertoires and Contexts". Trabalho apresentado em Research Day 2017, 2017.
Recurso online
  1. Sá, Hélder. Maria de Macedo (entrevista). 2020. http://euterpe.web.ua.pt/?page_id=50.
Resumo em conferência
  1. Sá, Hélder. "Os violeiros antigos em Portugal: Estudo sobre os principais instrumentos e seus intérpretes no início do século XX". Trabalho apresentado em ENIM 2023 XII Encontro de Investigação em Música, Mafra, 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "O Violino em Portugal na Primeira República: Contextos, Protagonistas e Repertórios". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2022. http://hdl.handle.net/10773/33732.
  2. "Como estudar os Estudos Op. 20 de H. E. Kayser". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2011.
  3. Sá, Hélder José Batista. "A Escola Violinística Russa do Século XX e a sua Presença em Portugal". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1234.

Artística / Interpretação

Interpretação musical
  1. Sá, Hélder (violino); Jacinto, Agostinha (violino); Neiva, Eva (viola d'arco); Carvalhoso, Luís (violoncelo); Gonçalves, Cristiana (contrabaixo); Pereira, Filipe (clarinete). Heinrich Baerman - Quinteto com clarinete n. 3 Op. 23 Adagio. Teatro Constantino Nery, Matosinhos. 2022.
    Instrumentista
  2. Sá, Hélder (violino); Ferreira, Tiago, (dir.), Santos, Ferreira dos, Paixão Segundo S. João para Solistas Orquestra e Coro, Porto, Igrejas da Póvoa de Varzim, Ermesinde e Lapa (Porto). 2022.
    Instrumentista
  3. Sá, Hélder; Vasilyeva, Olga. Obras para violino e piano de António Tomás de Lima e Flaviano Rodrigues. Auditório do Departamento e Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. 2022.
    Instrumentista
  4. Sá, Hélder; Gonçalves, Cristiana; Doutor. A. Piazzolla - 4 Estações - Inverno Porteño. Teatro Constantino Nery, Matosinhos. 2019.
    Instrumentista
  5. Sá, Hélder. Apresentação para Sua Exc.ª o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Obras de Nicolau Medina Ribas. Seminário José Relvas: Arte, Cultura e República, Casa dos Patudos, Alpiarça. 2019.
    Instrumentista
  6. Sá, Hélder; Jacinto, Agostinha; Neiva, Eva; Carvalhoso, Luís; Gonçalves, Cristiana. Sá, Hélder; Jacinto, Agostinha; Neiva, Eva; Carvalhoso, Luís; Gonçalves, Cristiana; Carvalho, Diogo; Sousa, Rui; Fernandes, Francisca. Composições camerísticas de Óscar da Silva, Matosinhos, Teatro Constantino Nery. 2018.
    Instrumentista
  7. Sá, Hélder; Cunha, Taíssa. III Outono Cultural, Sonata Saudade de Óscar da Silva. Recital na Escola de Música Óscar da Silva, Matosinhos. 2016.
    Instrumentista
  8. Sá, Hélder; Sousa, Rui Paulo; Fernandes, Francisca. Composições de Óscar da Silva. Concerto no Teatro Constantino Nery, Matosinhos. 2016.
    Instrumentista
  9. Sá, Hélder (violino); Alemão, Vera (viola d'arco). Wolfgang Mozart - Duo para violino e viola K. 423 Biblioteca Municipal, Santa Maria da Feira. 2015.
    Instrumentista
  10. Sá, Hélder (violino); Alemão, Vera (violino). Georg Telemann - Sonata Canónica nº1 TWV 40: 101, Jaques Mazas - Duo Op. 38, n.º 9, Joseph Haydn - Duetto Op. 99, n.º1, Casa dos Açores, Lisboa. 2011.
    Instrumentista
  11. Sá. Hélder; David, Joana. Recital com obras de Tchaikovsky, Prokofiev, Khachaturian e Schnittke. Auditório do Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. 2008.
    Instrumentista
  12. Sá, Hélder (violino); Costa, Cesário (dir.); Orquestra Clássica de Espinho. Gustav Holst - Os Planetas, Coliseu do Porto. 2008.
    Instrumentista
  13. Sá, Hélder (violino); Costa, Cesário (dir.); Orquestra do Algarve. Edward Elgar - Marcha Pompa e Circunstância, Op. 39 nº 1, Edward Elgar - Variações Enigma, Op. 36, Luís de Freitas Branco - Suite Alentejana nº 1, Pietro Mascagni - Intermezzo Sinfónico (Cavalaria Rusticana), Antonin Dvorak - Sinfonia nº 9, Aaron Copland - Hoe-Down, Igor Stravinsky - Pássaro de Fogo, Parque das Nações, Lisboa. 2007.
    Instrumentista
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/29 Os violeiros antigos em Portugal: Estudo sobre os principais instrumentos e seus intérpretes no início do século XX ENIM 2023 XII Encontro de Investigação em Música
SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Música / Museu Nacional da Música (Mafra, Portugal)
2022/06/30 Músicos na rota transatlântica: A digressão brasileira de 1909 de Júlio Cardona e Hernâni Torres Congresso ProfMus - A música como profissão: estatuto, carreiras e associativismo (séculos XVIII-XX)
Colégio Almada Negreiros (Lisboa, Portugal)
2022/03/24 Músicos Profissionais na 1ª República: Dos Conservatórios e dos Teatros aos Clubes e Animatógrafos Músicos profissionais na 1ª República: dos conservatórios e dos teatros aos clubes e animatógrafos
Profmus - Ser Músico em Portugal (Lisboa, Portugal)
2021/12/12 Violin and Chamber Music in Lisbon during the Early Days of the Republic Chamber Music 1850-1950
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini-Onlus (Lucca, Itália)
2019/11/16 O Violino no Conservatório de Música de Lisboa durante a Primeira República IX Encontro de Investigação em Música
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa)
2019/03/12 "Vossa Excelência é um Amador Distintíssimo": José Relvas, o Melómano que todos os Músicos Queriam por Perto José Relvas: Arte, Cultura e República
Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça/Câmara Municipal de Alpiarça, Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Alpiarça, Portugal)
2018/10/28 A Importância da Academia de Amadores de Música no Ensino Musical Feminino: Um Olhar sobre a Classe de Violino nas Primeiras Duas Décadas Participação e performatividade na música: dois projectos em curso
Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/03/21 Bernardo Moreira de Sá and the Chamber Music Sessions at Casa Mello Abreu: Repertoire and Performers ICMuC 2018: International Chamber Music Conference
I2ADS | ESMAE, Casa da Música (Porto, Portugal)
2017/12/05 As Sonatas de L. Beethoven para Piano e Violino por Alexandre Rey Colaço e Júlio Cardona: Uma Revisitação dos Concertos de 1915 Através da Imprensa da Época Post-in Progress: 4º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança
INET-md), Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Universidade de Aveiro (Aveiro)
2017/11/10 A Importância da Academia de Amadores de Música no Ensino Musical Feminino: Perspectiva sobre a Classe de Violino entre 1906 e 1927 7.º Encontro de Investigação em Música
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Instituto de Educação Departamento de Teoria da Educação, Educação Artística e Física, Universidade do Minho (Braga)
2017/05/18 O Violino na Imprensa Portuguesa no Início da Primeira República (1910 - 1916): Intérpretes, Repertórios e Contextos 5º Congresso internacional MUSPRES - A imprensa como fonte para a história da interpretação musical
Sociedad Espanola de Musicologia, Grupo de Investigação "Estudos Históricos e Culturais em Música" do INET-md, Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa)
2016/07/07 Metodologias de Aprendizagem da Técnica Violinística Aplicadas aos Estudos Op. 20 de H. E. Kayser I Jornadas em Estudos da Criança
Universidade do Minho (Braga)
2015/11/05 Metodologias de estudo no instrumento Workshop
Escola Artística do Conservatório de Música Caloust Gulbenkian de Aveiro (Aveiro)
2015/06/11 Estudo de Portamenti em Gravações do Início do Século XX e sua Aplicabilidade na Obra de Nicolau Medina Ribas Performa 2015
Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Universidade de Aveiro (Aveiro)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/12/14 A afinação do violino - Noções de temperamento para desenvolvimento da acuidade auditiva e melhoria da afinação no contexto musical
Arguente principal
Rómulo de Sousa Melo Assis (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022/11/30 A influência da música tradicional portuguesa na Fantasia para violino e piano Canções do meu país de Augusto Marques Pinto (1838-1888)
Arguente principal
António Malta Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal