Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Hélder José Batista Sá
Nomes de citação
- Sá, Hélder
Identificadores de autor
- Ciência ID
- FD18-EC44-3646
Endereços de correio eletrónico
- heldersa@ua.pt (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022
Concluído
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Especialização em Performance
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Violino em Portugal na Primeira República: Contextos, Protagonistas e Repertórios" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com louvor |
2011
Concluído
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Especialização em Instrumento
Universidade de Aveiro, Portugal
"Como Estudar os Estudos Op. 20 de H. E. Kayser" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2010
Concluído
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Especialização em Performance
Universidade de Aveiro, Portugal
"A Escola Violinística Russa do Século XX e a sua Presença em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2007
Concluído
|
Licenciatura Bietápica: Instrumento Área: Cordas, Ramo: Violino (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2006
Concluído
|
Licenciatura Bietápica: Instrumento Área: Cordas, Opção: Violino (Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2003
Concluído
|
Engenharia Civil, Ramo: Construções (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2001
Concluído
|
Engenharia Civil (Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Pedagogical Director | Escola de Música Óscar da Silva, Portugal |
2023/09/01 - Atual | Violin Teacher | Academia de Música de Santa Maria da Feira, Portugal |
2010/09/01 - 2023/08/31 | Violin Teacher and String's Coordinator | Academia de Música de Santa Maria da Feira, Portugal |
2008/09/01 - 2023/08/31 | Violin and Ensembles teacher | Escola de Música Óscar da Silva, Portugal |
2012/05/09 - 2012/05/12 | Teacher - Violin Masterclass | Conservatório de Música da Jobra, Portugal |
2005/09/01 - 2010/08/31 | Violin teacher | Conservatório de Música de Felgueiras, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - 2022/09/30 | PROFMUS - To be a musician in Portugal: the social and professional condition of musicians in Lisbon (1750-1985)
PTDC/ART-PER/32624/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance
UID/EAT/00472/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014/10/15 - 2019/12 | Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries
Investigador
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Interpretação musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09/29 | Os violeiros antigos em Portugal: Estudo sobre os principais instrumentos e seus intérpretes no início do século XX | ENIM 2023 XII Encontro de Investigação em Música
SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Música / Museu Nacional da Música (Mafra, Portugal)
|
2022/06/30 | Músicos na rota transatlântica: A digressão brasileira de 1909 de Júlio Cardona e Hernâni Torres | Congresso ProfMus - A música como profissão: estatuto, carreiras e associativismo (séculos XVIII-XX)
Colégio Almada Negreiros (Lisboa, Portugal)
|
2022/03/24 | Músicos Profissionais na 1ª República: Dos Conservatórios e dos Teatros aos Clubes e Animatógrafos | Músicos profissionais na 1ª República: dos conservatórios e dos teatros aos clubes e animatógrafos
Profmus - Ser Músico em Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2021/12/12 | Violin and Chamber Music in Lisbon during the Early Days of the Republic | Chamber Music 1850-1950
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini-Onlus (Lucca, Itália)
|
2019/11/16 | O Violino no Conservatório de Música de Lisboa durante a Primeira República | IX Encontro de Investigação em Música
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa)
|
2019/03/12 | "Vossa Excelência é um Amador Distintíssimo": José Relvas, o Melómano que todos os Músicos Queriam por Perto | José Relvas: Arte, Cultura e República
Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça/Câmara Municipal de Alpiarça, Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade
de Lisboa (Alpiarça, Portugal)
|
2018/10/28 | A Importância da Academia de Amadores de Música no Ensino Musical Feminino: Um Olhar sobre a Classe de Violino nas Primeiras Duas Décadas | Participação e performatividade na música: dois projectos em curso
Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/03/21 | Bernardo Moreira de Sá and the Chamber Music Sessions at Casa Mello Abreu: Repertoire and Performers | ICMuC 2018: International Chamber Music Conference
I2ADS | ESMAE, Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2017/12/05 | As Sonatas de L. Beethoven para Piano e Violino por Alexandre Rey Colaço e Júlio Cardona: Uma Revisitação dos Concertos de 1915 Através da Imprensa da Época | Post-in Progress: 4º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança
INET-md), Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Universidade de Aveiro (Aveiro)
|
2017/11/10 | A Importância da Academia de Amadores de Música no Ensino Musical Feminino: Perspectiva sobre a Classe de Violino entre 1906 e 1927 | 7.º Encontro de Investigação em Música
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Instituto de Educação Departamento de Teoria da Educação, Educação
Artística e Física, Universidade do Minho (Braga)
|
2017/05/18 | O Violino na Imprensa Portuguesa no Início da Primeira República (1910 - 1916): Intérpretes, Repertórios e Contextos | 5º Congresso internacional MUSPRES - A imprensa como fonte para a história da interpretação musical
Sociedad Espanola de Musicologia, Grupo de Investigação "Estudos Históricos e Culturais em Música" do INET-md, Biblioteca
Nacional de Portugal (Lisboa)
|
2016/07/07 | Metodologias de Aprendizagem da Técnica Violinística Aplicadas aos Estudos Op. 20 de H. E. Kayser | I Jornadas em Estudos da Criança
Universidade do Minho (Braga)
|
2015/11/05 | Metodologias de estudo no instrumento | Workshop
Escola Artística do Conservatório de Música Caloust Gulbenkian de Aveiro (Aveiro)
|
2015/06/11 | Estudo de Portamenti em Gravações do Início do Século XX e sua Aplicabilidade na Obra de Nicolau Medina Ribas | Performa 2015
Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Universidade de Aveiro (Aveiro)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/12/14 | A afinação do violino - Noções de temperamento para desenvolvimento da acuidade auditiva e melhoria da afinação no contexto
musical
Arguente principal
|
Rómulo de Sousa Melo Assis (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/11/30 | A influência da música tradicional portuguesa na Fantasia para violino e piano Canções do meu país de Augusto Marques Pinto
(1838-1888)
Arguente principal
|
António Malta Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|