???global.info.a_carregar???
Joaquim Guerra. Concluiu o(a) Doutoramento em Didáctica em 2007/07/26 pelo(a) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Doutoramento em Didática das Línguas em 2007 pelo(a) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Português/Francês; ramo educacional em 1996 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Professor Auxiliar no(a) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Possui 5 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Participa e/ou participou como Investigador em 1 projeto(s). Nas suas atividades profissionais interagiu com 13 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Humans and Machines.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joaquim Guerra

Nomes de citação

  • Guerra, Joaquim

Identificadores de autor

Ciência ID
FE17-1A79-C69E
ORCID iD
0000-0002-4029-9495
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=jzRJ4oIAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
B-3571-2018
Scopus Author Id
36680034900

Endereços de correio eletrónico

  • jguerra@ualg.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 282800900 (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Campus de Gambelas, 8000-117, Faro, Faro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007/07/26
Concluído
Didáctica (Doutoramento)
Especialização em Didáctica das Línguas Estrangeiras
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2007
Concluído
Didática das Línguas (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"As Boas Práticas de Ensino da Escrita. Representações de professores de FLE acerca das suas práticas de ensino da escrita." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2007
Concluído
Didáctica (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica das Línguas Estrangeiras
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"As Boas Práticas de Ensino da Escrita: Representações de Professores de Fle Acerca das Suas Práticas de Ensino da Escrita" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2002
Concluído
Provas de Aptidão Científica e Capacidade Pedagógica (Outros)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Leitura de textos explicativos na aula de Língua Portuguesa (7º ano de escolaridade)." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
1999
Concluído
Pós-graduação em Estudos Portugueses Interdisciplinares (Pós-Graduação)
Universidade Aberta, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1996
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Especialização em Ensino
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1996
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, Português/Francês; ramo educacional (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/07/27 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1997/11/03 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2007 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
2002 - 2007 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1998 - 2002 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
1997 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
1996 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2009/04/01 - Atual REAP.PT
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001 - 2005 Literacias: Contextos; Práticas; Discursos
FCT/POCTI/1999/CED/33888
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Guerra, Joaquim; Jesus, Saúl Neves; Elena V. Petrova. "¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿ ¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ (The experience of teaching students of non-language higher educational institutions to structure professional information on the basis of the recycling strategy)", ¿¿¿¿¿¿ ¿ ¿¿¿¿¿¿¿.¿¿¿¿¿¿¿ (The Emissia.Offline Letters), 2012, http://www.emissia.org/offline/2012/1748.htm.
  2. Guerra, Joaquim. "Compte-rendu de lecture de Enjeux. Revue de formation continuée et didactique du français", Le Français à l’université, 2010
Artigo em conferência
  1. Guerra, Joaquim. "DIFICULDADES E DESAFIOS DE UM PROFESSOR DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM PORTUGAL". Trabalho apresentado em Ensino da Língua Portuguesa – dimensões, contextos, pedagogias e práticas., Braga, 2020.
    Publicado
  2. Guerra, Joaquim. "Emprego dos pronomes clínicos do português europeu em corpora de aprendizagem de português língua estrangeira". Trabalho apresentado em Ensino da Língua Portuguesa – dimensões, contextos, pedagogias e práticas. VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, Braga, 2020.
    Publicado
  3. Guerra, Joaquim. "Students cooperation and attention to form in a collaborative writing project". Trabalho apresentado em INTED2012 Conference, 2012.
    Publicado
  4. Guerra, Joaquim. "Les TICEs, des outils pour une construction collaborative des savoirs". Trabalho apresentado em XVIe Séminaire de Didactique Universitaire, Constanta, 2011.
    Publicado
  5. Guerra, Joaquim. "Electronic tutorial for educational computer networks". Trabalho apresentado em Electronic tutorial for educational computer networks, Lisboa, 2009.
    Publicado
  6. Guerra, Joaquim. "Seventh-grade students’ competence in reading expository texts". Trabalho apresentado em 13th European conference on reading, Tallin, 2005.
    Publicado
  7. Guerra, Joaquim. "A Utilidade do lúdico nas aulas de língua estrangeira". Trabalho apresentado em VII congreso internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, São Tiago de Compostela, 2004.
    Publicado
  8. Guerra, Joaquim. "A aprendizagem da leitura no quadro das metodologias de tarefa". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Didáticas e Metodologias de Ensino, Évora, 2003.
    Publicado
  9. Guerra, Joaquim. "Leitura de textos explicativos por alunos do 7º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional da S.P.D.L.L., Faro, 2003.
    Publicado
  10. Guerra, Joaquim. "A escrita por alunos de licenciatura em ensino de línguas: Uma análise das representações de escrita num contexto de pré-ação educativa". Trabalho apresentado em Congresso Literacia e Cidadania, Convergências e Interface, Évora, 2002.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Guerra, Joaquim. "La enseñanza de la escritura en FLE: los contextos divergentes según los profesores". Matices en Lenguas Extranjeras 11 (2017): 1-18. http://dx.doi.org/10.15446/male.n11.71851.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15446/male.n11.71851
  2. Guerra, Joaquim. "Will education in the mother tongue contribute to the increase of digital literacies?". World Journal on Educational Technology Current Issues 9 3 (2017): 139-143. http://sproc.org/ojs/index.php/wjet/article/view/1975.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Joaquim Guerra. "Réflexions autour des instructions officielles pour l’enseignement du français au Portugal : l’état des lieux". Carnets: revue electronique d’´études française 8 (2016): 9-9. http://journals.openedition.org/carnets/1883.
    Publicado • 10.4000/carnets.1883
  4. Guerra, Joaquim. "Multimedia as an efficient web-based tool for the development of communicative competence of students studying english for specific purposes". World Journal on Educational Technology Current Issues 6 3 (2014): 273-277.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Joaquim Guerra. "A Avaliação do escrito". Desenredo 2 2 (2006): 9-9. http://seer.upf.br/index.php/rd/article/viewFile/516/322.
  6. Guerra, Joaquim. "O ensino-aprendizagem da leitura no 3º Ciclo". Palavras 16 (1999): 33-42.
    Publicado
  7. Farias, Christianne Martins; Vitorino, Elizete Vieira. "O Património Tradicional e Oral no contexto escolar: contributos para o desenvolvimento da competência de falante/ouvinte". Inovação 12 2 (1999): 75-87.
    Publicado
  8. Guerra, Joaquim. "A escrita na aula de Português: algumas considerações". Palavras 14 (1998): 31-33.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Guerra, Joaquim. "What about ICT on Portuguese language national syllabi for mother tongue education", Bulletin of Karanganda University. Pedagogical series, 2016
Capítulo de livro
  1. Guerra, Joaquim. "Ensino da escrita em manuais escolares de português língua estrangeira – um estudo exploratório". In Novas contribuições em investigação e ensino em língua Portuguesa, editado por S. Faria; F. Marques; M. Colom Jiménez; O. Duarte, 79-101. Madrid, Espanha: Edición Punto Didot, 2020.
    No prelo
  2. Guerra, Joaquim. "Outils du web 2.0 gratuits, efficients et ubiquistes pour l’enseignement et l’apprentissage des langues". In Intercompreensão, plurilinguismo & didática das línguas: uma viagem entre culturas. Homenagem a Clara Ferrão Tavares, 261-268. Lisboa, Portugal: Cosmos, 2014.
    Publicado
  3. Guerra, Joaquim; Uzunboylu, H; Ozdamli, F. "Web-based language class activities: contexts of uses and background methodologies". editado por Uzunboylu, H.; Ozdamli, F., 117-124. Elsevier Science Bv, 2013.
    10.1016/j.sbspro.2013.06.023
  4. Guerra, Joaquim. "STUDENT COOPERATION AND ATTENTION TO FORM IN A COLLABORATIVE WRITING PROJECT". editado por Chova, L. G.; Martinez, A. L.; Torres, I. C., 6632-6638. 2012.
  5. Bota, Antonio; Guerra, Joaquim. "COLLABORATIVE WRITING USING GOOGLE DOCS. INSIGHTS FROM WRITING PROJECTS IN INTERMEDIATE FRENCH CLASSES". editado por Chova, L. G.; Belenguer, D. M.; Martinez, A. L., 6147-6154. 2011.
  6. Bota, Antonio; Guerra, Joaquim. "DO WIKIS ENHANCE FOREIGN LANGUAGE LEARNING?". editado por Chova, L. G.; Belenguer, D. M.; Martinez, A. L., 6155-6162. 2011.
  7. Baptista, Jorge; Costa, Neuza; Guerra, Joaquim; Zampieri, Marcos; Cabral, Maria; Mamede, Nuno; Baptista, J.; et al. "P-AWL: Academic Word List for Portuguese". editado por Pardo, T. A. S.; Branco, A.; Klautau, A.; Vieira, R.; StrubedeLima, V. L., 120-+. 2010.
    10.1007/978-3-642-12320-7_15
  8. Guerra, Joaquim. "Les TIC au programme » (Tentative d’essai sur l’état de l’art)". In Descontinuidades e confluências de olhares nos estudos francófonos, 143-150. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2010.
    Publicado
  9. Guerra, Joaquim. "Les discours sur l’enseignement de l’écrit en FLE.". In Perspectives pour une didactique des langues contextualisée, 141-152. Paris, França: Éditions des archives contemporaines / Agence Universitaire de la Francophonie., 2008.
    Publicado
Livro
  1. Guerra, Joaquim. AS BOAS PRÁTICAS DE ENSINO DA ESCRITA. Portugal: Bubok Publishing S.L.. 2013.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Guerra, Joaquim. "Discursos (e práticas) sobre a escrita e o seu ensino. Recensão crítica a: Pereira, Mª Luísa Álvares (2002), Das palavras aos actos. Ensaios sobre a escrita na escola". Revisão de Das palavras aos actos. Ensaios sobre a escrita na escola 1 (2002): 142-146.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Guerra, Joaquim Agostinho de Oliveira. "As boas práticas de ensino da escrita: representações de professores de FLE acerca das suas práticas de ensino de escrita". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10400.1/808.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2010/10/22 Panorama sobre a língua occitana hoje Una língua per amica: l«italiano nostro e degli altri, no quadro da X Semana da Língua Italiana no Mundo
Universidade dp Algarve / Istituto Italiano di Cultura (Faro, Portugal)
2008/04/08 Tonalidades da Língua Francesa. “A Pluralidade linguística e cultural na Europa atual. O futuro das línguas minoritárias”.
Centro de Estudos Galegos e o D.A.H. da F.C.H.S.
2006/09/21 Best Practices on teaching writing in French language classroom: Teacher’s discourse concerning their writing teaching practices 10th international conference of the earli special interest group on writing
earli special interest group on writing (Antuérpia, Bélgica)
2003/05/22 Subsídios para a utilização da componente lúdica da língua no processo de ensino-aprendizagem do Português Língua Estrangeira XIII Jornadas Pedagógicas Luso-Espanholas “Diversidade Cultural e Recursos Didácticos”
D.E.B. da Embaixada de Portugal em Espanha, Ministério de Educación Cultura y Deporte e das Consejerías de Educación das Comunidades Autónomas Espanholas (Albufeira, Portugal)
2002/04/23 Des activités ludiques en classe de FLE? Pour quoi faire? Jornada Pedagógica do Núcleo de Estágio de Francês
Escola Básica 2,3 Dr. José de Neves Júnior (Faro, Portugal)
1999/07/15 Former des formateurs de lecteurs II International Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education: The Learning and the Teaching of Language and Literature
International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (Amesterdão, Países Baixos)
1998/03/18 Relação Discurso Primário / Consciência Metalinguística com a aprendizagem da leitura. Seminário na Unidade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve, a convite da Organização dos Seminários de Linguística. Faro: 18/03. Seminários de Linguística
Universidade dp Algarve (Faro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2019 As atividades lúdicas como estratégia de motivação nas aulas de Língua Materna e Língua Estrangeira em escolas Territórios Educativos de Intervenção Prioritária Ensino de Português e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015 - 2015 UM OLHAR E UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS LÍNGUAS: CONTRIBUTO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO PORTUGUÊS E DO ESPANHOL Ensino de Português e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015 - 2015 O PARADIGMA COMUNICATIVO E A PRESENÇA DA METODOLOGIA POR PROJETO/TAREFA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS E DO ESPANHOL Ensino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015 - 2015 O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS (LM) E DO ESPANHOR (LE): METODOLOGIA E PRÁTICA Ensino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015 - 2015 CONCEÇÕES E PRÁTICAS SUBJACENTES AO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL (LE) E DO PORTUGUÊS (LM) Ensino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
1999 - Atual Conferência da Dr.ª Emília Amor com o título “Um olhar atual sobre a Didática no quadro das Ciências da educação e do Currículo”. (1999/11/29) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2014/01 - 2014/12 Congresso Internacional "II Assises du Français" (2014/12/15 - 2014/12/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal

Associação Portuguesa de Estudos Franceses, Portugal
2011/01 - 2011/11 Congresso Internacional L’étranger (organizado pela Associação Portuguesa de Estudos Franceses, a Société des Hispanistes e da Asociación de Profesores de Francés de la Universidad Española), realizado entre 09 e 12 de novembro de 2011 na Universidade do Algarve. (2011/11/09 - 2011/11/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Estudos Franceses, Portugal

Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2007/01 - 2007/10 I Congrès Luso-espanhol d’Etudes Francophones, com o tema “Discontinuités et confluences des regards critiques dans les études francophones” (2007/10/10 - 2007/10/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2005/01 - 2005/06 III Colóquio (internacional) da APHELLE (Associação Portuguesa para a História do Ensino das Línguas e Literaturas Estrangeiras), sob o tema “Para uma história do ensino de línguas e literaturas: «estudo de género»” (2005/06/23 - 2005/06/24)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2003/11 - 2004/05 II Encontro Nacional da S.P.D.L.L., com o tema “Didática e Utopias: Resistências” (2004/05/13 - 2004/05/15)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2002/01 - 2002/02 “Journées pédagogiques: Les nouveaux programmes de Français – enjeux et mises en pratique”. Organizado em conjunto com a A.P.P.F. Faro: 18 e 19/02. (2002/02/18 - 2002/02/19)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal

Associação Portuguesa de Professores de Francês, Portugal
1996/03 - 1996/04 “Jornadas pedagógicas” (sobre vários temas educativos relativos ao ensino de línguas) (1996/04/29 - 1996/05/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/08/12 - 2019/08/16 18th Biennial EARLI Conference 2019 Aachen (Alemanha)
2017/08/29 - 2017/09/02 EARLI 2017 University of Tampere (Finlandia)
2012/03/05 - 2012/03/07 INTED2012 Valência (Espanha)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Matices em Lenguas Extranjeras (2011-1177) Universidade Natiomal de Colômbia
2009 - 2011 Revue pour la Recherche en Éducation (1916-856X)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/01/01 - Atual Associação Aprolínguas Relator do Conselho Fiscal
2008/04/28 - Atual Associação Littera Vice-presidente
2005/01/13 - 2008/04/27 Associação Littera Vogal do Conselho Fiscal