???global.info.a_carregar???
Doutoranda em Ciências da Linguagem na Universidade do Algarve, Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Dom Bosco (2019), Licenciada com Láurea Acadêmica em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) e em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2019). De 2016 a 2018 foi professora de inglês na Escola Interagir e de português e espanhol na ONG Pré-Vestibular Resgate Popular, onde foi coordenadora do núcleo de linguagens. Nesse mesmo período foi bolsista de iniciação científica e monitora acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi orientada em seu Trabalho de Conclusão de curso "O Artigo nas Gramáticas Contemporâneas Brasileiras" pelo diretor da faculdade de Letras, o Professor Doutor Sergio de Moura Menuzzi. Em 2019, foi professora de línguas na Academia dos Valentes e professora auxiliar voluntária na Escola Básica da Lejana através do projeto Lusco-Fusco, da Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento. É orientada pelo professor Jorge Baptista em seu projeto de doutoramento "A Aprendizagem da Anáfora em Inglês e Espanhol como Línguas Estrangeiras". Estudou inglês no Kings College Bournemouth em 2013 e espanhol na Universidad de Salamanca em 2017. Possui certificado válido de proficiência em Inglês (IELTS) e Espanhol (SIELE) no nível C1. Participou do curso Educação para Transformação na Queen's University Belfast em julho de 2018 com bolsa do Santander.
Identification

Personal identification

Full name
Amanda Maraschin Bruscato
Date of birth
1997/08/31
Gender
Female

Citation names

  • Bruscato, A. M.

Author identifiers

Ciência ID
241E-9BEA-63D5
ORCID iD
0000-0003-0660-9098

Email addresses

  • amandabruscato@gmail.com (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Humanities - Languages and Literatures

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2019/02 - 2022
Concluded
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2016/08 - 2019/07
Concluded
Pedagogia (Graduado)
Universidade Luterana do Brasil, Brazil
"Relatório dos estágios curriculares" (THESIS/DISSERTATION)
18
2018 - 2019
Concluded
Psicopedagogia (Postgraduate Certificate)
Centro Universitário Dom Bosco, Brazil
20
2015/01 - 2018/12
Concluded
Licenciatura em Letras (Laurea)
Major in Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
"O Artigo nas Gramáticas Contemporâneas Brasileiras" (THESIS/DISSERTATION)
20
Affiliation

Others

Category
Host institution
Employer
2020 - 2020 Professora Voluntária de Português ONG Projeto Educacional Alternativa Cidadã, Brazil
2019/05/13 - 2019/12/17 Voluntária UAlg V+, Portugal
2019/09/18 - 2019/12/10 Professora de Línguas Academia dos Valentes, Portugal
2017/08 - 2018/12 Bolsista de Monitoria Acadêmica Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
2016/01 - 2018/12 Professora de Inglês de Educação Infantil Escola Interagir, Brazil
2016 - 2018/12 Professora e Coordenadora Voluntária de Português e Espanhol ONG Pré-Vestibular Resgate Popular, Brazil
2018/08 - 2018/10 Professora Estagiária de Português de Segundo Ciclo Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Roberto Landell de Moura, Brazil
2018/08 - 2018/10 Professora Estagiária de Espanhol de Ensino Secundário Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca, Brazil
2018/04 - 2018/05 Professora Estagiária de Primeiro Ciclo Escola Estadual de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira, Brazil
2018/03 - 2018/05 Professora Estagiária de Espanhol de Terceiro Ciclo Escola Estadual de Ensino Fundamental Nehyta Martins Ramos, Brazil
2013/09 - 2016/01 Professora Auxiliar de Educação Infantil Escola Interagir, Brazil
2014/04 - 2014/06 Assistente Voluntária Casa Geriátrica Luz do Oriente, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2016/04 - 2017/12 Vozes Negras no Romance Hispano-Americano: A Narrativa Longa do Século XIX
UFRGS
Scientific Initiation Fellow
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Concluded

Contract

Designation Funders
2019/10 - 2022 VirTeach Project
Invited Scientist Fellow
Universidade Lusófona de Lisboa, Portugal
Ongoing
2018 - 2018 Lógica e Linguagem Natural
UFRGS
Researcher
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Ongoing
2018 - 2018 A autoria entre o retorno e a atualidade: formação discursiva, memória e arquivo
UFRGS
Researcher
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Concluded

Other

Designation Funders
2017 - 2018 O Artigo nas Gramáticas Contemporâneas Brasileiras
UFRGS
Researcher
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Bruscato, A. M.. "Estágios e Formação de Professores: construindo uma teia de saberes". In Gestão Escolar e Formação de Professores, 11-15. Porto Alegre, Brazil: Interagir, 2018.
    Published
Conference abstract
  1. Bruscato, A. M.. "Pedagogia Crítica e Inclusão". Paper presented in V Conferência Internacional de Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica, Porto Alegre, 2019.
    Published
  2. Bruscato, A. M.. "O Interacionismo Sociodiscursivo na Educação de Jovens e Adultos". Paper presented in VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, Porto Alegre, 2019.
    Published
  3. Bruscato, A. M.. "Línguas para Fins Específicos no Ensino Superior: objetivo profissional ou acadêmico e sua relação com abordagens de ensino". Paper presented in Approaches to Teaching and Learning Languages for Specific Purposes: building bridges across the classroom and the professional world, Faro, 2019.
    Published
  4. Bruscato, A. M.; Sanchez, G. M.. "Curso de Educação na Irlanda do Norte". Paper presented in XIV Salão de Ensino UFRGS, Porto Alegre, 2018.
    Published
  5. Bruscato, A. M.. "Experiência em Cursinho Popular". Paper presented in XIV Salão de Ensino UFRGS, Porto Alegre, 2018.
    Published
  6. Bruscato, A. M.. "Lendas brasileiras na educação de jovens e adultos". Paper presented in Semana Acadêmica de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
    Published
  7. Bruscato, A. M.. "Guia de leitura dos romances hispano-americanos com protagonismo negro no século XIX". Paper presented in XXIX Salão de Iniciação Científica UFRGS, Porto Alegre, 2017.
    Published
  8. Bruscato, A. M.. "Vozes negras no romance hispano-americano: a narrativa longa do século XIX". Paper presented in XXVIII Salão de Iniciação Científica UFRGS, Porto Alegre, 2016.
    Published
Conference poster
  1. Bruscato, A. M.. "Guia de leitura dos romances hispano-americanos com protagonismo negro no século XIX". Paper presented in XXIX Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2017.
  2. Bruscato, A. M.. "Vozes negras no romance hispano-americano: a narrativa longa do século XIX". Paper presented in XXVIII Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2016.
Journal article
  1. Bruscato, A. M.; Baptista, J.. "RELAÇÕES ENTRE TEORIAS LINGUÍSTICAS, TEORIAS DA APRENDIZAGEM E MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUAS". Revista Educação Cultura e Sociedade 10 2 (2020): 324-338. http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/3939.
    Open access • Published
  2. Bruscato, Amanda Maraschin. "Utilizando o Sketch Engine a Favor do Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Segunda Língua". Fólio - Revista de Letras 11 2 (2020): 89-107. http://dx.doi.org/10.22481/folio.v11i2.5518.
    Open access • Published • 10.22481/folio.v11i2.5518
  3. Cunha, A.; Bruscato, A. M.. "A Contribution to ESP Teachers’ Training". Annals of the Faculty of Foreign Languages and Literatures of “Dimitrie Cantemir” Christian University XVIII 2 (2020): 11-27. http://aflls.ucdc.ro/doc/FLLS%20Anale_2_2019_web.pdf.
    Open access • Published
  4. BRUSCATO, A. M.. "Ensino de Língua Inglesa na educação infantil: relatos de prática ancorados na abordagem de compreensão". BELT - Brazilian English Language Teaching Journal 9 2 (2018): 409-416. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.2.31919.
    Open access • Published • 10.15448/2178-3640.2018.2.31919
  5. Bruscato, A. M.. "Uma leitura dos amores de Stendhal em Memórias Póstumas de Brás Cubas". Revista Mosaico 17 (2018): 40-57. http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/revistamosaico/article/view/529.
    Open access • Published
  6. Bruscato, A. M.. "As diferenças nos fazem extraordinários!". Bem Legal 8 2 (2018): 41-47. http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicao-2018-2/as-diferencas-nos.
    Published
  7. Bruscato, A. M.; Bruscato, A.. "Reflexões sobre o ensino e aprendizagem de LIBRAS a partir da experiência docente e discente no curso de licenciatura". Linguagens e Cidadania 20 (2018): 1-10. https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/34564.
    Open access • Published
Report
  1. Bruscato, A. M.. 2019. Relatório dos Estágios Curriculares do Curso de Pedagogia.
Thesis / Dissertation
  1. Bruscato, A. M.. "O Artigo nas Gramáticas Contemporâneas Brasileiras". Degree, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/179529.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2019 Pedagogia Crítica e Inclusão V Conferência Internacional de Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brazil)
2019 O Interacionismo Sociodiscursivo na Educação de Jovens e Adultos VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Porto Alegre, Brazil)
2019 Contextualização dos Estágios Curriculares do Curso de Pedagogia
Universidade Luterana do Brasil (Porto Alegre, Brazil)
2019 Línguas para Fins Específicos no Ensino Superior: objetivo profissional ou acadêmico e sua relação com abordagens de ensino Approaches to Teaching and Learning Languages for Specific Purposes: building bridges across the classroom and the professional world
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2018 Lendas brasileiras na educação de jovens e adultos Semana Acadêmica de Letras
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brazil)
2018 O artigo nas gramáticas contemporâneas brasileiras Semana Acadêmica de Letras
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brazil)
2018 Curso de Educação na Irlanda do Norte XIV Salão de Ensino UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brazil)
2018 Experiência em Cursinho Popular XIV Salão de Ensino UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brazil)
2017 Guia de leitura dos romances hispano-americanos com protagonismo negro no século XIX XXIX Salão de Iniciação Científica UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brazil)
2016 Vozes negras no romance hispano-americano: a narrativa longa do século XXVIII Salão de Iniciação Científica UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brazil)
2015 Uma leitura dos amores de Stendhal em Memórias Póstumas de Brás Cubas Semana Acadêmica de Letras
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brazil)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2019 - 2019 Participação como ouvinte na "V Conferência Internacional de Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica"
Conference
V Conferência Internacional de Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brazil
2019 - 2019 Participação como ouvinte no "VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo"
Meeting
VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brazil
2019 - 2019 Participação como ouvinte no Ciclo de Encontros de Partilha e Inovação Pedagógica
Meeting
Ciclo de Encontros de Partilha e Inovação Pedagógica
Universidade do Algarve, Portugal
2019 - 2019 Participação como ouvinte no VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior
Meeting
VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior
Universidade do Algarve, Portugal
2019 - 2019 Participação como ouvinte e assistente voluntária no I Simpósio Internacional de Voluntariado no Ensino Superior
Symposium
I Simpósio Internacional de Voluntariado no Ensino Superior
Universidade do Algarve, Portugal
2017 - 2017 Participação como ouvinte no evento "Por um Currículo Aberto ao Possível".
Meeting
Por um Currículo Aberto ao Possível
Colégio Marista Rosário, Brazil
2016 - 2016 Participação como ouvinte na "Semana Acadêmica de Letras"
Meeting
Semana Acadêmica de Letras
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
2015 - 2015 Participação como ouvinte no evento "Inteligência Coletiva: Novos Caminhos para o Professor do Século XXI"
Meeting
Inteligência Coletiva: Novos Caminhos para o Professor do Século XXI
Colégio Farroupilha, Brazil
2015 - 2015 Participação como ouvinte na "Semana Acadêmica de Letras"
Meeting
Semana Acadêmica de Letras
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
2013 - 2013 Participação como ouvinte no evento "Transtorno do Espectro Autista"
Meeting
Transtorno do Espectro Autista
Centro Universitario Ritter dos Reis, Brazil
Distinctions

Award

2018 Destaque no XIV Salão de Ensino UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
2018 Bolsa para o curso de verão Educação para Transformação na Queen's University Belfast
Santander UK plc, United Kingdom
2017 Destaque no XXIX Salão de Iniciação Científica UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
2010 Vencedora do Concurso Nacional "Pense antes que o mundo acabe"
Editora Projeto, Brazil

Title

2019 Láurea Acadêmica
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil