
Curriculum Vitae
Fátima Mendes Marques
Fátima Mendes Marques. Concluiu o(a) Doutoramento em Educação em 2015 pelo(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,
Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação em 2002 pelo(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Bacharelato
em Curso de Enfermagem Geral em 1981/12/18 pelo(a) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde. É Professor Adjunto
no(a) Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Pólo Artur Ravara. Publicou 10 artigos em revistas especializadas. Possui
7 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Recebeu 3 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase
em Ciências da Educação e Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde com ênfase em Enfermagem. Nas suas atividades
profissionais interagiu com 59 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos
mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: universitarização; Mecânica
Corporal; ensino de enfermagem; regime juridico instituições de ensino superior; história enfermagem; Prevenção de Lesões
Músculo-Esqueléticas; europeização; saberes; Educação para a Saúde; ensino superior; processo de Bolonha; políticas educativas;
estratégia Lisboa; ensino superior de enfermagem; reformas educacionais; governação; educação na construção europeia; tomada
de decisão; praticas pedagógicas; Competencias; Tomada de decisão clínica ; formação inicial em enfermagem; Estudante finalista;
grupo focal; Enfermagem em reabilitação; Expressão facial; Paralisia facial; Reabilitação; Intervenções de enfermagem; Nurse
Midwives; Prevention e Control; Cumulative Trauma Disorders.; Enfermeiros Obstetras; Prevenção e Controle; Transtornos Traumáticos
Cumulativos.; Estudantes de Enfermagem; Enfermagem Obstétrica; Doenças Musculoesqueléticas; Treinamento com Simulação de Alta
Fidelidade; Trabalho de Parto; DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO; ENSINO SUPERIOR; ENSINO DA ENFERMAGEM; TOMADA DE DECISÃO;
COMPETÊNCIAS; ESTRATÉGIAS DE ENSINO; EDUCATION; HIGHER EDUCATION; TEACHING NURSING; DECISION MAKING; SKILLS; TEACHING STRATEGIES;
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCATIONAL PRACTICES; TEACHERS EDUCATION; Acidente vascular cerebral; Afasia;
Pessoa; Doenças respiratórias; Dispneia; Atividade física; Cirurgia torácica; CIrurgia torácica; Enfermeiro especialista;
Nursing Students; Musculoskeletal Physiological Phenomena; Concept Formation; Health Education; Methods; Marcha; Lesão vertebro
medular; Mulher; Sexualidade; Eliminação vesical; Decision Making; Learning; Nursing Education; Case Study; Cirurgia cardíaca;
Transição; Reabilitação respiratória; Psychosocial factors; Musculoskeletal symptoms; biomecânica ; Aprendizagem ; problem
based learning ; .
Identification
Personal identification
- Full name
- Fátima Mendes Marques
Citation names
- Marques, Maria de Fátima Mendes
Author identifiers
- Ciência ID
- 3D1A-E4F6-F99E
- ORCID iD
- 0000-0001-6581-6711
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
- Medical and Health Sciences - Health Sciences - Nursing
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) |
French | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Beginner (A1) | Advanced (C1) | |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Beginner (A1) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2006 - 2015
Concluded
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Aprender a decidir em tempos de escola. A formação superior e a aprendizagem da tomada de decisão no processo de cuidados" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
1998 - 2002
Concluded
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Major in Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Entre a Continuidade e a Inovação - o Ensino Superior de Enfermagem e as Práticas Pedagógicas dos Professores de Enfermagem" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
1990 - 1991
Concluded
|
Curso de Especialização em Enfermagem de Reabilitação (DESE)
Major in Enfermagem de Reabilitação
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
|
|
1979/01/15 - 1981/12/18
Concluded
|
Curso de Enfermagem Geral (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1998/04 - Current | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Pólo Artur Ravara, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1989/07 - 1998/03 | Enfermeiro (Enfermagem) | Hospital Curry Cabral, Portugal |
1983/08 - 1989/07 | Enfermeiro (Enfermagem) | Hospital de Santa Cruz, Portugal |
1982/02 - 1983/08 | Enfermeiro (Enfermagem) | Hospital de Sant António dos Capuchos, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2004/11 - 2006/12 | Educating the Global Citizen: Globalization, Educational Reform and the Politics of Equity and Inclusion in 12 Countries. The Portuguese case | Stichting Weten |
2004/11 - 2006/12 | Educating the Global Citizen: Globalization, Educational Reform and the Politics of Equity and Inclusion in 12 Countries. The Portuguese case | Stichting Weten |
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2009/05 - 2010/12 | ESA -European Sociological Association |
Distinctions
Award
2021 | 1º prémio do poster - Impacto da intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na pessoa submetida
a artroplastia total do joelho: estudo de caso
Centro Hospitalar Universitário do Algarve , Portugal
|
2020 | Prémio de Investigação em Enfermagem Mariana Diniz de Sousa
Ordem dos Enfermeiros, Portugal
|
2019 | Menção Honrosa do artigo - Competências de tomada de decisão clínica em Enfermagem: Perceções dos estudantes finalistas
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
|
2009 | 3º prémio na categoria Comunicação Livre - Pensar a Temporalidade da Enfermagem de Reabilitação -Novas perspectivas para um
caminho percorrido
Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal
|