???global.info.a_carregar???
Jorge Manuel Bento Pinto Nas suas actividades profissionais interagiu com 2 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Identification

Personal identification

Full name
Jorge Pinto

Citation names

  • Pinto, Jorge

Author identifiers

Ciência ID
7218-24BB-3DBB
ORCID iD
0000-0002-2819-8114

Knowledge fields

  • Social Sciences - Psychology
  • Social Sciences - Other Social Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
1999 - 2002
Concluded
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"A avaliação formal no 1º ciclo do ensino básico: uma construção social" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade do Jú
1981 - 1983
Concluded
Psicologia da educação (Pós-Graduação)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Avaliação Escolar: Concepções; práticas e Problemas" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1974 - 1979
Concluded
Licenciatura em Psicologia Aplicada (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"O Insucesso Escolar e o handicap sócio cultural: uma visão critica" (THESIS/DISSERTATION)
16 valores
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2004/09/01 - Current Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2004/09 - Current Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1993/09 - 2004/08 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1989/09 - 1990/08 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1986/09 - 1989/08 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1979/09 - 1986/09 Assistant (University Teacher) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2010/09 - Current Coordenador do mestrado educação Pré escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/05 - Current Membro do Conselho Académico do IPS Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/05 - 2018/06/01 Presidente do Conselho Técnico Cientifico da ESE Departamento de Ciências da Educação, Portugal
Projects

Other

Designation Funders
2019/05/01 - Current Revitalização Do Ensino Técnico e Formação Profissional em Angola (RETFOP)
RETFOP
Technical development
Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Portugal
2010/01 - Current Projecto TEIP
Projecto TEIP III
Technical development
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Ongoing
2016/01 - 2108/12 Projecto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário de Angola 2
XXX
Technical development
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Ongoing
2019 - 2023 Projeto Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné- Bissau
Technical development
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Ongoing
2016/01 - 2019/12 Projecto Aprendizagem para Todos
PAT
Technical development
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Ongoing
2016/05 - 2019/05 Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação motivacional e emoções
: PTDC/MHC-CED/1680/2014
Technical development
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Ongoing
2016/09/01 - 2018/11/03 Empowering Eportefolio Process
2016-1-FI01-KA203-022741
Technical development
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Ongoing
2015/01/11 - 2018/08/31 Financial Literacy: a Key Tool to Improve People`s Life Cycle
2015-1-IT02-KA204-014975
Researcher
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Ongoing
2016/04 - 2016/10 Programa de promoção nacional do sucesso escolar 1 Fase formação de professores em avaliação pedagógica Fase 1: Fo2: Apoio aos Centros de Formação
Promoção do Sucesso DGE ME
Technical development
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Concluded
2014/08 - 2016/08 Prevenção do abandono escolar precoce (2young to fail)
014-1-IT02-KA201-003609
Researcher
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Concluded
2007/09 - 2011/09 Avaliação Reguladora do ensino e aprendizagens (AREA)
PTDC/CED/64970/2006
Researcher
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Concluded
2006/01 - 2010/10 Projecto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário de Angola
xxxx
Technical development
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Jorge Pinto; Leonor Santos. Avaliar para aprender. Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. Porto, Portugal: Porto Editora e Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.. 2010.
    Published
  2. Pinto, Jorge Manuel Bento; Leonor Santos; maria do Rosário Rodrigues. O contributo do portefólio para o processo de aprendizagem e avaliação. Lisboa, Portugal: Instituto de Emprego e Formação Profissional. 2010.
    Published
  3. Pinto, Jorge Manuel Bento; Pedro Munício. Debate sobre avaliação. Lisboa, Portugal: IEFP. 2010.
    Published
  4. Pinto, Jorge Manuel Bento; Josó Lopes; Leonor Santos; João Brilha. Diferenciação pedagógica na formação. Lisboa, Portugal: Instituto de Emprego e Formação Profissional. 2007.
    Published
  5. Pinto, Jorge Manuel Bento; Jorge Pinto; Leonor Santos. Modelos de avaliação das aprendizagens. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2006.
    Published
  6. Pinto, Jorge Manuel Bento. Psicologia da Aprendizagem. Portugal, Portugal: Instituto de Emprego e Formação Profissional. 1999.
    Published
Book chapter
  1. Pinto, Jorge. "Avaliação Formativa: uma prática para a aprendizagem". edited by Maria Isabel Ramalho Ortigão; Domingos Fernandes; Talita Vidal Pereira; Leonor Santos, 19-45. Curitiba, Brazil: CRV Editores, 2019.
    Published
  2. Pinto, Jorge. "Santos, L., & Pinto, (2018) . Ensino de conteúdos escolares: A avaliação como Fator estruturante.". In O Ensino como fator de envolvimento numa escola para todos. Lisboa, XVii-548. Lisboa, Portugal: Climepsi Editores, 2018.
    Published
  3. Pinto, Jorge. "Santos, L., & Pinto, J. (2018). Ensino de conteúdos escolares: a avaliação como fator estruturante. F. H. Veiga (Coord.). O ensino na escola de hoje: teoria, investigação e aplicação (pp. 503-539). Lisboa: Climepsi.". Lisboa, Portugal: Climepsi, 2018.
    Published
  4. Pinto, Jorge. "Rodrigues, M., Pinto, J., & Pires, A. (2018). EPortfolio as a Learning and Assessment Tool.". In I. Kunnari & M. Laurikainen (Eds.). Empowering ePortfolio Process. HAMK Unlimited Journal. Finland, 2018.
    Published
  5. Pinto, Jorge. "Pinto, J. Avaliação Pedagógica: Conceitos, propósitos e práticas. In Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.) A Avaliação pedagógica das aprendizagens iniciais dos alunos em Língua Portuguesa e em Matemática. Ministério da Educação de Angola; Fundação Caloust Gulbenkian/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.". In A Avaliação pedagógica em sala de aula para professores do Ensino Primário, 5-189. Angola, Angola: Ministério da Educação de Angola, 2017.
    Published
  6. Pinto, Jorge. "Cibele, C , Pinto, J Matias, N. (2017) Diferenciação Pedagógica: como trabalhar com grandes grupos, classes multinível e multi-idade. In Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.) A Diferenciação pedagógica em Língua Portuguesa e em Matemática. Ministério da Educação de Angola- Fundação Calouste Gulbenkian/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.". In A Diferenciação pedagógica em Língua Portuguesa em Sala de Aula para Professores do Ensino Primário, 5-184. Luanda, Angola: Ministério da Educação de Angola, 2017.
    Published
  7. Pinto, Jorge. "A Avaliação em Educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas". In Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas, 3-36. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. CC BY-NC-ND, 2016.
    Published
  8. Pinto, Jorge. "Bettencourt, A. ; Pinto, J. (2015) Vers une éducation inclusive à L`École de Vialonga: Les effets de la mise em place du travail autonome sur les pratiques enseignantes In : Marie-Anne Hugon & Bruno Robles (2015) Des Innovations Pédagogiques et Educatives en Reponse à la Crise de l´École, Paris : Artois Presses Université, pp.117-130". In )Vers une éducation inclusive à L`École de Vialonga: Les effets de la mise em place du travail autonome sur les pratiques enseignantes In : Marie-Anne Hugon & Bruno Robles (2015) Des Innovations Pédagogiques et Educatives, 117-130. Paris, France: Artois Presses Université,, 2015.
    Published
  9. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. "Avaliar para aprender nos primeiros anos". In Fundamentos e práticas da avaliação na Educação Infantil, 321-338. Porto Alegre:, Brazil: Mediação, 2014.
    Published
  10. Pinto, Jorge; Leonor Santos. "Avaliar para aprender nos primeiros anos". In Avaliação na educação de infância,, 00-00. Viseu, Portugal, Portugal: Psicisoma, 2012.
    Published
  11. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. "Avaliar para aprender nos primeiros anos.". In Avaliação na Educação de Infância, 334-352. Viseu, Portugal: Psicosoma, 2012.
    Published
  12. Pinto, Jorge. "Percursos escolares e avaliação numa escola inclusiva". In Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável., 53-77. Pinhais - Brasil, Portugal: Editora Melo, 2011.
    Published
  13. Alves Martins, M.; Matta, I.; Pinto, J.; Salgado, L.. "Proyecto de investigacion/intervencion educativa en un barrio popular de Lisboa". In Investigación par¬ticipativa: Educación de Adultos, 145-150. Madrid, Spain: Narcea, S.A. de Ediciones, 1996.
    Published
Conference paper
  1. Pinto, Jorge. "Da resolução de exercícios aos problemas em aula: uma mudança de práticas.". Paper presented in 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Santarém, 2019.
    Published
  2. Pinto, Jorge. "Pinto, J., & Santos, L. (2018). Assessment for learning in first years of schooling.". Paper presented in 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, UMEA, 2018.
    Published
  3. Pinto, Jorge. "Pinto, J., Rodrigues, M. R. S., Saraiva, L., & Costa, A. L. (2018). Pedagogia e desenvolvimento curricular no ensino superior. In CNaPPES 2018: 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (p. 46). Leiria: Instituto Politécnico. URI: http://hdl.handle.net/10400.26/28265". Paper presented in CNaPPES 2018: 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Leiria, 2018.
    Published
  4. Maria da Silva, Natália; Débora Rodrigues, Darielle; Estelita da Silva, Reginila; Francisco da Silva, Mádson. "A REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE: AÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL". Paper presented in XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: educar hoje: diálogos entre a psicologia e a educação., Lisboa, 2018.
    Published • 10.31692/2358-9728.iicointerpdvl.2015.00018
  5. Pinto, Jorge. "Pinto, J., & Sequeira, A. P. (2018). Da formação inicial à prática pedagógica: análise de estratégias de ensino da língua portuguesa desenvolvidas no âmbito da prática de ensino supervisionada". Paper presented in XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: educar hoje: diálogos entre a psicologia e a educação, Lisboa, 2018.
    Published
  6. Pinto, Jorge. "Pinto, J. (2018) Contributos da avaliação das aprendizagens para o desenvolvimento de uma escola inclusiva". Paper presented in 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT, Setúbal, 2018.
  7. Pinto, Jorge. "Pinto, J. (2018). A avaliação como um processo de mediação entre o ensinar e o aprender: que desafios?". Paper presented in Encontro Desafios de aprendizagem e formação de professores, Viseu, 2018.
    Published
  8. Pinto, Jorge. "Pedagogia e desenvolvimento curricular no ensino superior". Paper presented in 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Braga, 2018.
    Published
  9. Pinto, Jorge; Ana Sequeira. "Da idealização da prática à construção de balizas para um agir contextualizado". Paper presented in XIV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia, Braça, 2017.
    Published
  10. Pinto, Jorge. "L’éducation à la citoyenneté dans la formation de professeurs et d’éducateurs au Portugal démocratique". Paper presented in Diversité culturelle et citoyenneté : Enjeux éducatifs à l'heure de la globalisation, Corte, 2017.
    Published
  11. Pinto, Jorge. "STUDENTS’ INVOLVEMENT IN MATHEMATICS ASSESSMENT". Paper presented in PME 41, Singapure, 2017.
    Published
  12. Pinto, Jorge. "Articular a avaliação sumativa com a formativa para a aprendizagem de todos os alunos: potencialidades e tensões". Paper presented in 28º Colloque de l`ADMEE-Europe, Lisboa, 2016.
    Published
  13. Pinto, Jorge. "A avaliação e diferenciação pedagógica um compromisso possível? Seminário: Escola do Possíveis". Paper presented in Encontro cidades educativas Palmela, Paalmela, 2016.
    Published
  14. Pinto, Jorge; Monica Bastos. "O FEEDBACK ORAL: UM INSTRUMENTO DE DIFERENCIAÇÃO? in: Pinhal, J., Costa, F. & Faria, R., (Orgs.) (2017). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.". Paper presented in XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa., Lisboa, 2016.
    Published
  15. Pinto, Jorge. "Os cursos vocacionais e a garantia de equidade: problemas e desafios.". Paper presented in 13º Colóquio internacional Psicologia e Educação, Lisboa, 2015.
    Published
  16. Pinto, Jorge. "O contributo do Feedback avaliativo no 1º ciclo do Ensino Básico.". Paper presented in VI Encontro do CIED- I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos. Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa. (pp. 317-332). Publicação on line:, Lisboa, 2014.
    Published
  17. Pinto, Jorge. "inicial de professores: desafios e problemas,". Paper presented in XX Colóquio da - AFIRSE,, Lisboa., 2014.
    Published
  18. Pinto, Jorge. "Contributions pour un dialogue entre l´ évaluation formmative et sumative. Actes du 25éme colloque de ADMEE- Europe, Friburg, 2013". Paper presented in 25éme colloque de ADMEE- Europe, Friburg,, 2013.
    Published
  19. Pinto, Jorge. "O Portfolio e a Aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico.". Paper presented in I Encontro Internacional de Estudos Educacionais. Avaliação, Desafios e Riscos. Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2013.
    Published
  20. Pinto, Jorge. "A coavaliação entre pares e regulação das aprendizagens". Paper presented in Book of the Sixth Meeting of the CIED - International Meeting in Educational Studies. Review: Challenges and Risks, Lisboa, 2013.
    Published
  21. Pinto, Jorge. "Assessment criteria as a tool for mathematics learning". Paper presented in 25ème colloque de l’ADMEE-Europe: Evaluation et autoévaluation, quels espaces de formation., Friburg, 2013.
    Published
  22. Pinto, Jorge; Leonor Santos. "Summative and formative assessment: a difficult dialogue". Paper presented in PME 36, Taipé, 2012.
    Published
  23. Pinto, Jorge. "Os momentos formais de avaliação no 1º ciclo do Ensino Básico: um contributo para a aprendizagem?". Paper presented in 12ª Colóquio Internacional Psicologia e Educação. Lisboa. Lisboa, Lisboa, 2012.
    Published
  24. Pinto, Jorge; Leonor Santos. "Feedback and Pupil`s Uniqueness". Paper presented in ECER 2012, Cadiz, 2012.
    Published
  25. Pinto, Jorge. "Insucesso e abandono escolar precoce: algumas perspetivas para a prevenção". Paper presented in A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos 1ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, Lisboa, 1015.
    Published
Edited book
  1. Pinto, Jorge. Entre a teoria os dados e o conhecimento (III). coleção Seminários de Investigação. ESE/ Setubal, Portugal: ESE/ Setúbal. 2015.
  2. Pinto, Jorge. Comentário à conferência Acerca da qualidade das investigações qualitativas: Método, recolha e transformação de dados no âmbito do projeto Avena. ESE/IPS, Portugal: ESE/IPS. 2015.
  3. Pinto, Jorge. O gostar e o aprender: Utilização do portefólio no 1º ciclo do Ensino Básico. In: Entre a teoria os dados e o conhecimento (III). Escola Superior de Educação do IPSetúbal; coleção seminários de Investigação. Setábal, Portugal: ESE/IPS. 2015.
  4. Pinto, Jorge; Leonor Santos. Contributions pour un dialogue entre l'évaluation formative et sommative. IN Actes du 25ème colloque de l’ADMEE-Europe: Evaluation et autoévaluation, quels espaces de formation. Fribourg. Suiça, Switzerland: Universidade de Friburgo. 2014.
  5. Pinto, Jorge; Leonor Santos. Assessment criteria as a tool for mathematics learning. In Lindmeier, A. M. & Heinze, A. (Eds.). Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education .. Kiel Alemanha, Germany: PME Germany. 2013.
  6. Pinto, Jorge Manuel Bento. A avaliação formal no 1º ciclo do Ensino Básico: Uma construção social. (Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho). Braga, Portugal: Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. 2002.
Journal article
  1. Pinto, Jorge. "A importância dos critérios na avaliação das aprendizagens". Educação e Matemática 158 (2021): 15-20.
    Published
  2. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. "O que pensam os alunos sobre a avaliação?". Educação e Matemática 158 (2020): 44-51.
    Published
  3. Pinto, Jorge. "Gomes, S., & Pinto, J. (2018). Prática de questões-aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática.". Medi@ções 6 1 (2018): 101-116.
    Published
  4. Pinto, Jorge. "Avaliação das Aprendizagens; uma estratégia para a diferenciação pedagógica?". PROFORMA 1 19 (2016): sp-sp. http://cefopna.edu.pt/revista/revista_19/es_06_19.htm.
    Published
  5. Nortvedt, Guri A.; Santos, Leonor; Pinto, Jorge. "Assessment for learning in Norway and Portugal: the case of primary school mathematics teaching". Assessment in Education: Principles, Policy & Practice 23 3 (2016): 377-395.
    Published • 10.1080/0969594X.2015.1108900
  6. Pinto, Jorge. "O papel do diretor de turma no envolvimento dos estudantes". . II International Congress Student´s Engagement in Schools: Perspectives of Psychology of Education. IE ULisboa - (2016): 0-0.
    Published
  7. Pinto, Jorge; Leonor Santos. "The formative assessment in Primary Education: potentialities and constrains". ECER Conference. Dublin. agosto 2016 1 1 (2016): 550-551.
    Published
  8. Jorge Pinto; Leonor Serrano. "Serrano, L. ; Pinto, J. (2015). A creche em Portugal: entre uma perspetiva assistencialista e educacional". MEDI@ÇÕES 3 2 (2015): 63-70. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/112.
    Published
  9. Pinto, Jorge. "The development of self-regulation through assessment criteria. Procedia- Social and Behavioural Sciences 112". Procedia Social and Behavioral Sciences, 112 112 (2014): 907-915.
    Published • 10.1016/j.sbspro.2014.01.1248)
  10. Pinto, Jorge; Jorge Pinto. "Portefólios no 1º ciclo do Ensino Básico. Mediações Vol.2 nº1; ESE, Setúbal". Medi@ções 2 1 (2013): 2-89. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/62.
    Published
  11. Pinto, Jorge Manuel Bento. "Is assessment for learning possible in early school years?". Procedia Social and Behavioral Sciences 1 012 (2011): 283-289.
    Published
  12. Santos, L.; Pinto, J.. "Is assessment for learning possible in early school years?". Procedia - Social and Behavioral Sciences 12 (2011): 283-289. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79953238801&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.sbspro.2011.02.037
  13. Leonor Santos; Jorge Pinto. "The use of feedback in written reports and portfolio: an assessment for learning strategy". Journal of the Korean Society of Mathematical Education. Series D: Research in Mathematical Education, 14(3) (2010): 281-297.
    Published
  14. Pinto, Jorge Manuel Bento; Leonor Santos; Jorge Pinto. "The evolution of feedback practice of a mathematics teach". PME 34 International Group for the Psychology of Mathematics Education 4 (2010): 145-152.
    Published
  15. Pinto, Jorge Manuel Bento; Leonor Santos. "Self- Regulating Assessment in Mathematics". Bolema nº 33 (2009): 15-25.
    Published
  16. Pinto, Jorge Manuel Bento; Ana maria Bettencourt. "A Acção da Escola na Aprendizagem de todos os alunos.". Noesis nº 78 (2009): 31-35.
    Published
  17. Pinto, Jorge Manuel Bento; Leonor Santos; Jorge Pinto. "Teacher`s oral feed-back and learning". CME ICME11 Topic study group 36 11 (2008): 56-64. http/: tsg.icme11.org/document/get/688.
    Published
Journal issue
  1. Pinto, Jorge. "Lógicas e Praticas no 1º ciclo do Ensino Básico". Medi@ções 6 1 (2018):
    Published • Editor
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2017 - Current Interações sociais nas tarefas de Português
Co-supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - Current O trabalho cooperativo como contexto facilitador de Aprendizagens.
2016 - Current Desencadeando aprendizagens por meio de tarefas recreativas
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - Current A Língua Portuguesa no 1º Ciclo – o papel do feedback na consolidação de aprendizagens
Co-supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010 - Current Educação, Cultura e Utopia em Agostinho da Silva
Co-supervisor
Filosofia da Educação (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - Current Cidadania e autoridade na escola democrática
Co-supervisor
Sociologia da Educação (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - 2018 A Aprendizagem através de atividades de Jogo no 1ºCiclo do Ensino Básico
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - 2018 O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2017 Desenvolvimento de Tarefas Inclusivas no âmbito do Estudo do meio
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 - Prática de questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática. . ESE/IPS. Janeiro 2016
Supervisor
Ensino (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 De que modo o uso do feedback escrito em tarefas matemáticas contribui para ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico”,
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 O envolvimento dos alunos do 1º ciclo do ensino básico no processo de ensino e aprendizagem: trabalho cooperativo
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2015 O Portefólio como um instrumento de avaliação reguladora: Um estudo no 1º ciclo na área da matemática
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2015 O feedback oral: um estudo sobre a própria prática em matemática no 1º ciclo do ensino Básico
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 A (co)avaliação em sala de aula: Importância e desafios
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 A importância da utilização do portefólio para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 Trabalho autónomo e diferenciação: Potencialidades e problemas
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 A Revisão Cooperada e o desenvolvimento da Escrita
Co-supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos
Co-supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 O uso de esquemas como sistematização das aprendizagens
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 Práticas Pedagógicas em Creche A prática integrada entre o cuidar e o educar
Supervisor
Mestrado em Educação Pré Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 Jogo, aprendizagens e interações entre os alunos.
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 Os guiões de apoio e o feedback no processo de ensino-aprendizagem do texto narrativo
Co-supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 O contributo do Portefólio para as aprendizagens dos alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 O trabalho autónomo na sala de aula do 1º ciclo
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos
Supervisor
2013 - 2013 A Caixa dos Segredos e dos Ficheiros como contributo para o tempo de trabalho autónomo dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - 2012 O Contributo do Feedback Escrito nas Aprendizagens dos Alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - 2012 O portefólio: uma aprendizagem integradora da escrita
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - 2012 Trabalho de Projeto no 1º Ciclo: contributos para as aprendizagens de todos os alunos
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - 2012 Os Conselhos de Cooperação Educativa, a regulação da vida relacional e das aprendizagens dos alunos
Supervisor
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2018 O papel da Supervisão na Formação Contínua: Perspectivas e Contributos Maria Manuela Neves Lopes (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2017 Conceções e práticas dos professores do 1º e 2ª ciclo do ensino Básico sobre o processo de auto e co avaliação no 1º ciclo Maria Filipa da Silva Almeida (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 A autoavaliação como estratégia de auto regulação das aprendizagens Daniela Bastos Moutinho Machado (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 Desenvolvimento Profissional Docente Ana Lucia Pelarigo (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Agostinho da Silva: Filosofia e espiritualidade, Educação e Pedagogia Luis Carlos Rodrigues dos Santos (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2015 Avaliação Formativa e o seu impacto na Melhoria das aprendizagens Filomena Margarida Rodrigues Araújo (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2015 A avaliação formativa como forma de garantir a Aprendizagem. Um estudo de cado na Disciplina de Geografia Maria Ângela Fernandes da Silva (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Cidadania e Autoridade na Escola Pública Democrática Cristina Maria Gomes da Silva (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 A Escola a Tempo Inteiro no 1º Ciclo- atividades de enriquecimento curricular – que percepção? Susana Margarida Neves Bento (Master)
Instituto Português de Estudos Superiores, Portugal
2013 A autoavaliação como um instrumento de regulação das aprendizagens Maria Antunes Vieira (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2013 Programa TEIP: (N) um cenário de (des)igualdades social e escolar António Filipe de Oliveira Mota (Other)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 Avaliação e aprendizagem no 2º ano de escolaridade: um estudo de caso Maria Isabel de Carvalho Sobral (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2012 A avaliação como processo socialmente construído na Escolado 1º ciclo- Um estudo de caso José Raimundo Vasconcelos (Master)
Universidade Aberta, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2015/05 - Current Centro de Investigação em Educação e Formação - ESE-IPS
2010/04 - Current Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores
2010/01 - Current SPCE
2007/03 - Current GEDEI
2000/09 - Current Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) Universidade do Minho

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2017/04 - Current Conselho Coordenador da Avaliação do Desempenho dos Docentes (CCADD) do IPS
Other
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/05 - Current Membro do Conselho Coordenador dos Mestrados ESE/IPS
Member
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/05 - Current Coordenador do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Coordinator
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2004/09 - Current Membro de Conselho Editorial
Member
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
Current Medi@ções
Distinctions

Title

2021 Professor Emeritos
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal