Identification
Personal identification
- Full name
- Marco Paulo Maia Ferreira
Citation names
- Ferreira, Marco
Author identifiers
- Ciência ID
- 9217-27D7-068E
- ORCID iD
- 0000-0002-5547-4188
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=Tdpx02kAAAAJ&hl=pt-PT
- Scopus Author Id
- 56001106600
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2003 - 2008/10/06
Concluded
|
Psychology (specialization in Pedagogical Psychology) (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Rendimento Académico no Ensino Superior: das orientações de estudo às atribuições causais" (THESIS/DISSERTATION)
|
Approved with Praise and Distinction by unanimity. |
1998 - 2001
Concluded
|
Psychology (specialization in Pedagogical Psychology) (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Dificuldades de Aprendizagem - construção e validação de uma escala de detecção de dificuldades de aprendizagem para o 1º
ciclo" (THESIS/DISSERTATION)
|
Very Good |
1989 - 1994
Concluded
|
Special Education and Rehabilitation (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"A expressividade motórica da criança instável" (THESIS/DISSERTATION)
|
16/20 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2009/06/01 - Current | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2009/09/01 - 2023/07/31 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
2013/10/01 - 2022/02/28 | Invited Associate Professor (University Teacher) | University of Liverpool, United Kingdom |
2001/10/01 - 2009/05/31 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
1999/09/01 - 2001/07/31 | Assistant (University Teacher) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2008/03/03 - 2013/07/31 | Coordinator of the Master programme in Special Educational Needs (2008-2013) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2010/04/09 - 2013/07/10 | Head of the School of Education and Human Development | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2005 - 2010 | Chair of the Scientific Council | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2021 - 2024 | Teaching to be: Supporting Teachers’ Professional Growth and Well-being in the Field of Social and Emotional Learning
Researcher
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
European Union
Ongoing
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2017 - 2020 | Learning to Be: Development of Practices and Methodologies for Assessing Social, Emotional and Health Skills within Education
Systems
Researcher
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
European Union
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Dictionary entry |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Activities
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe
Supervisor
|
Reabilitação Psicomotora (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2023 - 2023 | Estratégias dos educadores de infância com crianças com perturbações do espetro autista
Supervisor
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2023 - 2023 | O bem-estar físico e socioemocional em crianças de 2 e 3 anos – o desenvolvimento de um programa de atividades motoras
Supervisor
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2023 - 2023 | Perspetivas de professores do 1º ciclo sobre a educação inclusiva
Supervisor
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2023 - 2023 | As expetativas de carreira dos professores do 1º ciclo do ensino básico
Supervisor
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2023 - 2023 | O papel da Intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1º CEB no colégio Pedro Arrupe
Supervisor
|
Mestrado em Reabilitação Psicomotora (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2022 - 2022 | A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEBno Colégio Pedro Arrupe
Supervisor
|
Reabilitação Psicomotora (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2022 - 2022 | Intervenção Psicomotora em Adultos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais na CERCITOP, CRL
Supervisor
|
Reabilitação Psicomotora (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2018 - 2021/09 | Understanding the Influence of Discrimination in the Graduate Employment Market for English Language Teachers in China: Lessons
for Higher Education Institutions
Supervisor
|
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, United Kingdom
|
2018 - 2021/04 | Assessment methods in Science in a Higher education institution described and compared with assessment methods in Science
in a Secondary education institution
Supervisor
|
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, United Kingdom
|
2018 - 2020/05 | Developing Students’ Intercultural Sensitivity. A Technical Action Research study at an international business school in the
Netherlands
Supervisor
|
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, United Kingdom
|
2017 - 2020/03 | A Critical Examination of Student-Centred Learning Policy in the European Higher Education Area
Supervisor
|
Doctor of Education (Higher Education) (PhD)
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, United Kingdom
|
2020 - 2020 | Respostas Educativas Geniais para Pequenos Génios - Um Estudo Qualitativo sobre o Papel do Professor na Educação de Crianças
Sobredotadas
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2020 - 2020 | Práticas de Ensino e Aprendizagem Socioemocional
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2020 - 2020 | Prática Clínica em Perturbações do Neurodesenvolvimento - A intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira
Supervisor
|
Reabilitação Psicomotora (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2020 - 2020 | Intervenção Psicomotora em crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo no Colégio Pedro Arrupe
Supervisor
|
Reabilitação Psicomotora (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2019 - 2020 | Intervenção Psicomotora com crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico no Colégio Pedro Arrupe
Supervisor
|
Mestrado em Reabilitação Psicomotora (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2016 - 2019/05 | Extensive Reading in the English as a Second Language Classroom – Motivating and Engaging Male Emirati Students to read in
English in a Higher Education Context
Supervisor
|
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, United Kingdom
|
2019 - 2019 | As emoções na educação pré-escolar - Um estudo qualitativo com educadoras de infância
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2019 - 2019 | Diferenciação Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico: Estudo Qualitativo com Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2019 - 2019 | Intervenção Psicomotora em Gerontopsiquiatria Casa de Saúde da Idanha
Supervisor
|
Reabilitação Psicomotora (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2015 - 2018/12 | Critical Thinking Skills: A Case Study of the English Foundation Program at a higher education institution in Oman
Supervisor
|
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, United Kingdom
|
2015 - 2018/09 | The State of Governance in Private Higher Education in South Africa: An Interpretative Phenomenological Analysis
Supervisor
|
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, United Kingdom
|
2018 - 2018 | INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Um Estudo Qualitativo com Educadores de
Infância
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2018 - 2018 | Desafios para a Construção de uma Escola Inclusiva no 1º Ciclo do Ensino Básico: Estudo Qualitativo com Professores do 1.º
Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2018 - 2018 | Intervenção Psicomotora em Gerontopsiquiatria na Casa de Saúde da Idanha
Supervisor
|
Reabilitação Psicomotora (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2014 - 2017/04 | An Executive Leadership Development Programme: A Case Study Identifying Key Factors Fostering or Hindering Transformative
Learning within a Qatari Organisational Context
Supervisor
|
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, United Kingdom
|
2014 - 2017/03 | Academic literacies and the Academic Pathway to Undergraduate Studies (APUS) Programme at Urban University Malaysia
Supervisor
|
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, United Kingdom
|
2017 - 2017 | INTERVENÇÃO PSICOMOTORA EM GERONTOPSIQUIATRIA NA CASA DE SAÚDE DA IDANHA
Supervisor
|
Reabilitação Psicomotora (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2016 - 2016 | Práticas de ensino-aprendizagem dos professores de 1.º ciclo em contexto de sala de aula. Perturbações de hiperatividade e
défice de atenção
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | A importância do sono em crianças em idade pré-escolar. Um estudo qualitativo com os pais
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Atividades expressivas na educação pré-escolar: Um estudo qualitativo com educadoras de infância
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | A Inclusão dos alunos com perturbação do espetro do Autismo nas classes do ensino regular do 1º Ciclo. Um estudo qualitativo
com professores.
Supervisor
|
Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | A escrita no 1.º ciclo do ensino básico: Observação naturalista e análise dos trabalhos realizados em sala de aula
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Competências pessoais e sociais em contexto pré-escolar
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | O valor de crescer com regras: Estudo qualitativo com educadores de infância
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Reabilitação Psicomotora, Saúde Mental e Envelhecimento - Casa de Saúde da Idanha
Supervisor
|
Reabilitação Psicomotora (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2015 - 2015 | Concepções e práticas de ensino-aprendizagem em dislexia. Um estudo com professores do 1,º ciclo do ensino básico
Supervisor
|
Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Estudo sobre a implementação dos planos individuais de transição e inserção dos jovens com NEE na vida ativa
Supervisor
|
Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Práticas de diferenciação pedagógica com alunos com necessidades educativas especiais: práticas e desafios em contexto de
sala de aula do 2.º Ciclo
Supervisor
|
Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso de um agrupamento de escolas
Supervisor
|
Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 no ensino secundário: estudo de caso
Supervisor
|
Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2012 - 2012 | Relatório de atividade e desenvolvimento profissional.A Importância da Comunicação para a Construção da Imagem da Escola
Supervisor
|
Educação (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2012 - 2012 | Relatório de actividade e desenvolvimento profissional. Entre o gestor e o líder educativo
Supervisor
|
Educação (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2012 - 2012 | O estado e a autonomia das escolas: relatório de actividade e desenvolvimento profissional
Supervisor
|
Educação (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2012 - 2012 | Relatório de atividade e desenvolvimento profissional. A direção de turma
Supervisor
|
Educação (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2010 - 2011/07 | Do Som ao Sentido – Um contributo das TIC no desenvolvimento da leitura em alunos com Dificuldades Específicas da Leitura
Supervisor
|
Mestrado em Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2010 - 2011/01 | Respostas educativas para alunos com Necessidades Educativas Especiais de carácter permanente: Um estudo qualitativo com técnicos
especializados
Supervisor
|
Mestrado em Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2011 - 2011 | Inclusão de crianças com trissomia 21 no ensino regular
Supervisor
|
Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2011 - 2011 | A inclusão de alunos com NEE´s: Os professores e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e das Tecnologias de Apoio
no processo de Inclusão
Supervisor
|
Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2010 - 2010 | Práticas de inclusão em salas de jardim-de-infância: um estudo qualitativo com educadores de infância
Supervisor
|
Necessidades Educativas Especiais (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|