???global.info.a_carregar???
Dora Simões (dora.simoes@ua.pt) é professora adjunta, na área científica de informática, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), Portugal, desde 2001. Recebeu o grau de Doutor em Engenharia Informática, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal, em 2008. Atualmente é membro integrado da unidade de investigação DIGIMEDIA da Universidade de Aveiro. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas de gestão da informação e do conhecimento, sistemas de informação organizacionais, redes colaborativas (virtuais) e tecnologias digitais no ensino superior. Tem publicado em diversas conferências e jornais nacionais e internacionais.
Identification

Personal identification

Full name
Dora Maria Oliveira Simões Ribeiro Pereira

Citation names

  • Simões, Dora
  • Pereira, Dora
  • Simões, Dora Maria

Author identifiers

Ciência ID
E011-D47E-328B
ORCID iD
0000-0002-9380-4475

Email addresses

  • dmosrp@gmail.com (Personal)

Knowledge fields

  • Engineering and Technology - Other Engineering and Technologies

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2008
Concluded
Engenharia Informática (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"Engenharia de Ontologias para Redes Colaborativas" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade
2002
Concluded
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Gestão da Informação e do Fluxo de Trabalho em Projectos de Investigação e Desenvolvimento" (THESIS/DISSERTATION)
Bom com Distinção
1994
Concluded
Engenharia Eletrotécnica (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
14
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2004/10 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
2001/03/26 - 2004/08/31 Assistant (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2000/09/25 - 2001/03/25 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1995/01/02 - 2000/09/24 Coordenador Técnico (Assistente Técnico) L.I.Q. - Laboratório Industrial da Qualidade, Portugal
L.I.Q. - Laboratório Industrial da Qualidade, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2020/11/01 - 2022/10/31 FairFood - Fair Food for Smart Life
KA202-8556B8F6
Researcher
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Málaga, Spain
Erasmus Plus
Ongoing

Other

Designation Funders
2014/09 - 2015/04 Pensar e partilhar práticas de qualidade no ensino superior
FCT/8161/18/9/2014/S
Researcher
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Correia, J.S.; Simões, D.. Are Colors Emotional Triggers in Digital Branding?. 2022.
    10.1007/978-981-16-9268-0_52
  2. Simoes, D.M.. The contribution of data science applied to customer relationship management: A systematic literature review. 2021.
  3. Filipe, S.; Barbosa, B.; Amaral Santos, C.; Pinheiro, M.M.; Simões, D.; Paiva Dias, G.. Exchange Students’ Views on Tourism: The Impact of First-Hand Experiences on Transversal Skills Development and Loyalty to the Host Destination. 2021.
    10.1007/978-3-030-57288-4_9
  4. Correia, J.S.; Simões, D.. The Design of Social Coupons Used as a Digital Promotional Tactic. 2021.
    10.1007/978-3-030-72654-6_16
  5. Pereira, Dora. Smart Marketing with the Internet of Things. United States: {IGI. 2018.
    10.4018/978-1-5225-5763-0
  6. Simões, D.; Filipe, S.. Web 2.0 technologies and marketing. 2018.
  7. Margarida M. Pinheiro; Dora Simões. Handbook of Research on Engaging Digital Natives in Higher Education Settings. {IGI. 2016.
    10.4018/978-1-5225-0039-1
  8. Pinheiro, Margarida M.; Dora Simões. Handbook of research on engaging digital atives in higher education settings. IGI Global. 2016.
    10.4018/978-1-5225-0039-1
  9. Simões, D.; Filipe, S.. Web 2.0 technologies and marketing. 2015.
  10. Simões, D.; Pinheiro, M.M.. Collaborative strategies of teaching and learning in higher education. 2014.
  11. Moreira Silva, M.; Lucas Soares, A.-A.; Simões, D.. Integrating Semantic Resources to Support SME Knowledge Communities. 2006.
Book chapter
  1. Dora Maria Simões. "The Contribution of Data Science Applied to Customer Relationship Management". In A Systematic Literature Review, 522-543. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-6985-6.ch025
  2. Paula Faustino; Dora Simões. "The Contribution of the Technology Acceptance Model for an Active Teaching and Learning Process in Higher Education". In A Bibliometric Analysis, 242-261. {IGI, 2020.
    10.4018/978-1-5225-9304-1.ch015
  3. Margarida M. Pinheiro; Dora Simões. "Digital Access and Literacy". In Familiarity With Digital Technologies in European Union Countries. United States, 2019.
    10.4018/978-1-7998-1591-4.ch008
  4. Belem Barbosa; Sandra Filipe; Claudia A. Santos; Dora Sim?es. "Are Millennials Ready for the Internet of Things?". United States, 2018.
    10.4018/978-1-5225-5763-0.ch011
  5. Simões, Dora; Filipe, Sandra. "Web 2.0 technologies and marketing". In Handbook of Research on Innovations in Marketing Information Systems, 1-20. Grécia, Greece: ISI Global, 2015.
    Published
  6. Simões, Dora; Pinheiro, Margarida M.. "Collaborative strategies of teaching and learning in higher education". In Collaborative Learning: Theory, Strategies and Educational Benefits, 125-148. New York, United States: Nova Science Publishers, Inc., 2014.
    Published
  7. Simões, Dora; Soares, A.L.; Soares, António Lucas. "Knowledge communities and inter-organizational networks". In Knowledge communities and inter-organizational networks, 1-10. Sem local: Information Science Reference, 2007.
    Published • 10.4018/978-1-59904-885-7.ch102
Conference paper
  1. Daniel Antunes; João Batista; Dora Simões. "MOBILE LEARNING CONTRIBUTIONS TO TEACHING AND LEARNING: THE CASE OF THE UNIVERSITY OF AVEIRO". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0492
  2. Claudia Amaral Santos; Margarida M. Pinheiro; Sandra Filipe; Belem Barbosa; Dora Simões. "GLOCAL OUTPUTS THROUGH INNOVATIVE PRACTICES IN THE ‘FAIR FOOD FOR A SMART LIFE’ PROJECT". 2022.
    10.21125/inted.2022.1268
  3. Simões, D.; Costa, R.. "Book trailers and storytelling in the art of persuading the consumer,Book trailers e digital storytelling na arte de persuadir o consumidor". 2020.
  4. Tavares, D.; Simões, D.; Batista, J.. "Social media environments supporting erasmus students' integration,Ambientes de Social Media e a Integração de Estudantes Erasmus". 2020.
  5. Belem Barbosa; Claudia Amaral Santos; Sandra Filipe; Margarida M. Pinheiro; Dora Simões; Gonçalo Paiva Dias. "TEACHER MOBILITY THROUGH THE LENS OF THE THEORIES OF REASONED ACTION AND PLANNED BEHAVIOR". 2017.
    10.21125/iceri.2017.0918
  6. Dora Simoes; Catia Dias. "Brand followers on facebook perceptions and behaviours". 2017.
    10.23919/cisti.2017.7975700
  7. Belem Barbosa; Claudia Santos; Sandra Filipe; Margarida Pinheiro; Dora Simões; Gonçalo Dias. "WHAT MAKES A MOBILITY CHAMPION? QUALITATIVE INSIGHTS ON TEACHERS’ MOBILITY EXPERIENCES". 2017.
    10.21125/edulearn.2017.0359
  8. Sandra Filipe; Belem Barbosa; Cláudia Amaral Santos; Margarida Pinheiro; Dora Simões; Gonçalo Paiva Dias. "STUDY AND TRAVEL: STUDENTS’ PERCEPTIONS ON THE IMPORTANCE OF TOURISM IN MOBILITY". 2017.
    10.21125/inted.2017.2208
  9. Pereira, Dora. "Brand followers on facebook perceptions and behaviours [Seguidores de marcas no Facebook Perceções e comportamentos]". 2017.
    10.23919/CISTI.2017.7975700
  10. João Silva; Dora Simões; Ana Estima. "The electronic book consumer profile in Portugal". 2016.
    10.18803/capsi.v16.251-256
  11. Dora Simões; Margarida M. Pinheiro; Gillian Moreira. "EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION – LESSONS LEARNED FROM A TUTORIAL PROGRAM". 2016.
    10.21125/inted.2016.0354
  12. Pereira, Dora. "Digital media as a driver of a more inclusive higher education: Towards a proposal of an action plan". 2016.
    10.1145/3019943.3019962
  13. Matos, B.; Simões, D.; Batista, J.. "Positioning of the higher education institutions in the process of promoting of massive open online courses,Posicionamento das instituições de ensino superior no processo de dinamização de massive open online courses". 2016.
    10.18803/capsi.v16.263-268
  14. Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora. "Learning in Collaborative Environments in Higher Education". Paper presented in IPCE, Conferência Internacional Investigação e Práticas em Contextos de Educação, Leiria, 2014.
    Published
  15. Carneiro, C.L.; Simoes, D.; Filipe, S.. "Social network websites in the democratization of relational marketing | Websites de redes sociais na democratização do marketing relacional". 2013.
  16. Simões, Dora. "Quadro conceptual para construção e avaliação de data warehouses". Paper presented in 5ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI’2010), Santiago de Compostela, 2010.
    Published
  17. Silva, Manuel; Soares, A.L.; Simões, Dora; Margarida M. Pinheiro; Dora Simões; Pinheiro, Margarida M.; Ferreira, Hugo; et al. "Integrating semantic resources to support SME knowledge communities". Paper presented in 12th IFAC Symposium on Information Control Problems in Manufacturing (INCOM’2006), Saint-Etienne, 2006.
    Published • 10.1016/j.sbspro.2012.11.046
  18. Simões, Dora; Soares, A.L.. "Redes Organizacionais e Desenvolvimento de Sistemas de Informação". Paper presented in 4ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI’03), Porto, 2003.
    Published
Journal article
  1. Dora Simões; Joana Nogueira. "Learning about the customer for improving customer retention proposal of an analytical framework". Journal of Marketing Analytics (2022): https://doi.org/10.1057/s41270-021-00126-7.
    10.1057/s41270-021-00126-7
  2. Belem Barbosa; Dora Simões; Fabiana Leal. "Young Adults’ Views on Digital Storytelling Campaigns". Innovar (2021): https://doi.org/10.15446/innovar.v32n83.99450.
    10.15446/innovar.v32n83.99450
  3. Gonçalo Paiva Dias; Belem Barbosa; Claudia Amaral Santos; Margarida M. Pinheiro; Dora Simões; Sandra Filipe. "Between promises and pitfalls: the impact of mobility on the internationalization of higher education". Journal of Further and Higher Education (2021): 1-16. https://doi.org/10.1080/0309877X.2020.1735321.
    10.1080/0309877X.2020.1735321
  4. Simões, Dora Maria; Karachun, Hanna. "Marketing Relacional na Mira da Disrupção Digital: Pérolas e perigos da implementação de um sistema de CRM em B2B". (2020): http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/461.
  5. Simões, D.; Soares, N.; Moreira, G.. "App PT-UA: Proposal of an instantiation artefact as facilitator of social learning in a tutoring program". International Journal of Learning Technology 15 1 (2020): 45-65. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85086440671&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJLT.2020.107664
  6. Simões, Dora; Pinheiro, Margarida M.. "Metodologias ensino-aprendizagem suportadas em TC: perspetiva do estudante do ensino superior". Revista Indagation 6 1 (2019): 1-20. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4133.
    Published • 10.34624/id.v6i1.4133
  7. Gomes, Marta; Simões, Dora; Santos, Arnaldo. "E-mail Marketing: Caso de Estudo InnovAction". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/952.
    10.34624/jdmi.v1i2.952
  8. Simões, D.; Faustino, P.. "The role of ict in enhancing the autonomy of higher education students: Teachers’ insights,O Papel das TIC no Estímulo à Autonomia dos Estudantes do Ensino Superior: Visão dos Professores,El papel de las TIC en la mejora de la autonomía de los estudiantes de educación superior: Perspectivas de los profesores". Education Policy Analysis Archives 27 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85070974791&partnerID=MN8TOARS.
    10.14507/epaa.27.3734
  9. Pereira, Dora. "The ebook as a business communication strategy". Smart Innovation, Systems and Technologies 80 (2018): 209-218. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85022176213&doi=10.1007%2f978-3-319-61322-2_21&partnerID=40&md5=95816e1dedb60e5ca82b8714ab93fcd6.
    10.1007/978-3-319-61322-2_21
  10. Sêco, Ana Cristina; Filipe, Sandra; Simões, Dora. "O Marketing Relacional Aplicado às Clínicas Veterinárias: Um caso de estudo.". (2018): http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/354.
  11. Dora Simões; Belem Barbosa; Carolina Pinto. "Perfil e perceções dos potenciais participantes num MOOC". education policy analysis archives (2017):
    10.14507/epaa.25.2588
  12. Filipe, Sandra; Barbosa, Belém; Amaral Santos, Cláudia; Pinheiro, Margarida; Simões, Dora; Paiva Dias, Gonçalo. "Study and travel: students’ perceptions on the importance of tourism in mobility". (2017): http://hdl.handle.net/10773/28903.
    10.21125/inted.2017.2208
  13. Santos, Cláudia Amaral; Barbosa, Belém; Filipe, Sandra; Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora; Dias, Gonçalo Paiva. "Could I do it again? One time experiences of Erasmus mobility teachers". (2017): http://hdl.handle.net/10773/28917.
  14. Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora; Santos, Cláudia Amaral; Filipe, Sandra; Barbosa, Belém; Paiva Dias, Gonçalo. "Insights into the expectations of mobility students: the impact of Erasmus in their future professional careers". (2017): http://hdl.handle.net/10773/28906.
    10.4995/HEAD17.2017.5360
  15. Barbosa, Belém; Amaral Santos, Cláudia; Filipe, Sandra; Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora; Paiva Dias, Gonçalo. "Teacher mobility through the lens of the theories of reasoned action and planned behavior". (2017): http://hdl.handle.net/10773/28918.
    10.21125/iceri.2017.0918
  16. de Almeida, H.M.R.; Simões, D.; Silva, C.; Bem-Haja, P.. "Tribal Marketing: Portuguesa Adaptation and preliminary psychometric results of tribalism, team brand loyalty, team brand value and personal/group identity questionnaire,Marketing Tribal: Adaptação Portuguesa e características psicométricas preliminares do questionário de tribalismo, lealdade marca-equipa, valor marca e identidade pessoal/grupo". Espacios 38 29 (2017): 3186-3191. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021338588&partnerID=MN8TOARS.
  17. Dora Simões. "Produção científica em MOOCs no contexto do ensino superior: Uma abordagem de análise de redes sociais". education policy analysis archives 24 (2016): 63-63. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.24.2345.
    10.14507/epaa.24.2345
  18. Filipe, Sandra; Simões, Dora. "A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing?". (2015): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853.
  19. Simões, Dora; Pinheiro, Margarida M.; Amaral, Cláudia. "How the use of different teaching and learning methodologies echoes in learners: the students’ perspectives". TEM JOURNAL - Technology, Education, Management, Informatics 3 3 (2014): 262-271. http://www.temjournal.com/.
    Published
  20. Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora; Amaral, Cláudia. "Recursos metodológicos em sala de aula no ensino superior: o ponto de vista do estudante". Revista Brasileira de Educação 1 (2014): http://www.anped.org.br..
    Accepted
  21. Filipe, Sandra; Simões, Dora; Figueiredo, Carolina. "O mercado de luxo e o marketing holístico: o caso dos hotéis de luxo". Revista Estudos do ISCA 8 (2014): 1-19. http://revistas.ua.pt/index.php/estudosdoisca..
    Published
  22. Amarante, Raquel; Simões, Dora; Raquel Amarante; Dora Simões. "Publicidade em websites de redes sociais: caso da skol". UNIFOR - Revista de Humanidades – Qualis B2 29 2 (2014): 231-231. http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=371&Itemid=782.
    Accepted • 10.5020/23180714.2014.29.2.231-250
  23. Simões, Dora; Pinheiro, Margarida M.; Amaral, Cláudia. "How the use of Different Teaching and Learning Methodologies Echoes in Learners: The Students’ Perspectives". Journal Technology Education Management Informatics 3 3 (2014): 262-271. http://www.temjournal.com/.
    Published
  24. Simões,Dora; Filipe,Sandra; Simões, Dora; Filipe, Sandra. "O marketing dos «social media» na perspetiva do consumidor pré-adulto". Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão 13 2 (2014): 2-15. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000200002.
    Published
  25. Filipe, Sandra; Simões, Dora; Figueiredo, Carolina. "Luxury market and holistic marketing: The case of luxury hotels". (2014): https://proa.ua.pt/index.php/estudosdoisca/article/view/5968.
    10.34624/ei.v0i8.5968
  26. Simões, Dora; Pinheiro, Margarida M.. "Uso das TIC em processos colaborativos de ensino e aprendizagem no ensino superior". Revista Estudos do ISCA 7 (2013): 1-12. http://revistas.ua.pt//index.php/estudosdoisca/index.
    Published
  27. Simões, Dora; Pinheiro, Margarida M.. "The usage of ICT in colaborative learning processes in higher education". (2013): https://proa.ua.pt/index.php/estudosdoisca/article/view/6034.
    10.34624/ei.v0i7.6034
  28. Carneiro, Catarina Lima; Simões, Dora; Filipe, Sandra. "Customer relationship management in the era of social networks websites". (2013): https://proa.ua.pt/index.php/estudosdoisca/article/view/6235.
    10.34624/ei.v0i5.6235
  29. Carneiro, Catarina; Simões, Dora; Filipe, Sandra; catarina carneiro; Dora Simões; sandra filipe; Catarina Lima Carneiro; et al. "A gestão do relacionamento com o cliente na era das redes sociais". Handbook of Research on Enterprise 2.0: Technological, Social, and Organizational Dimensions 2 5 (2013): 399-420. http://hdl.handle.net/10773/11006.
    Published • 10.4018/978-1-4666-4373-4.ch020
  30. Manuel Moreira Silva; António Lucas Soares; Dora Simões. "INTEGRATING SEMANTIC RESOURCES TO SUPPORT SME KNOWLEDGE COMMUNITIES". IFAC Proceedings Volumes 39 3 (2006): 721-726. https://doi.org/10.3182%2F20060517-3-fr-2903.00364.
    10.3182/20060517-3-fr-2903.00364
Thesis / Dissertation
  1. Valiño, Alice Neves. "Comunicação para promover a mudança de comportamento dos clientes para o eletrónico/automático". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10773/28940.
  2. Jesus, Raquel Francisca Costa. "Book trailers: contributos para o desenvolvimento de vídeos apelativos e persuasivos". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10773/28567.
  3. Apolinário, Beatriz Arribança. "Customer journey e data marketing no encalço da fidelização de clientes : caso da Sportaddict". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10773/30020.
  4. Nogueira, Joana Gonçalves Silva. "Desenvolvimento de uma ferramenta estratégica: plano de marketing da marca Artipol® - Artes Gráficas, Lda.". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10773/30112.
  5. Tavares, Daniela Sofia Silva. "Utilização de social media pelos estudantes de Erasmus: proposta de uma app agregadora de conteúdos". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10773/29964.
  6. Silva, Susana Alvarez Namora e. "Utilização da publicidade em websites de redes sociais: caso da alimentação saudável". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10773/30167.
  7. Karachun, Hanna Leonidivna. "Implementação de estratégias de CRM no mercado B2B: caso da OLI - Sistemas Sanitários, S.A.". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10773/26769.
  8. Soares, Nuno Miguel Almeida. "Desenvolvimento de uma aplicação móvel de suporte ao Programa de Tutoria da Universidade de Aveiro". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10773/25842.
  9. Gomes, Marta Raquel Lopes. "As plataformas digitais como meio de comunicação e customer engagement: contributos no rebranding da Altice Labs". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10773/24462.
  10. Leal, Fabiana Maria Gomes. "Impacto de campanhas storytelling nas redes sociais no comportamento dos consumidores millennials". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10773/24886.
  11. Sêco, Ana Cristina de Jesus Cabral. "O marketing relacional nas clínicas veterinárias: implementação tecnológica". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10773/26782.
  12. Pinho, Vânia Maria da Silva. "Strategic customer relationship management: laying the ground for CRM implementation in SME contex". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10773/26763.
  13. Pinto, José Soares. "As TIC e os ambientes virtuais de aprendizagem no suporte ao processo educativo do ensino superior timorense". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23148.
  14. Palma, Luís Carlos Venâncio. "A partilha de publicações de marcas no Facebook pelos Millennials". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10773/22986.
  15. Cecílio, Liliana Raquel Pinheiro. "Fernetinho : desenvolvimento de um eBook infantil como ferramenta de comunicação de marketing em contexto B2B". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23259.
  16. Faustino, Paula Alexandra da Silva. "Motivações e perceções dos docentes do ensino superior face ao uso de TIC como suporte ao estímulo da autonomia dos estudantes". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17867.
  17. Dias, Cátia Alexandra Sequeira. "Facebook: a importância de uma estratégia de comunicação planeada". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/21968.
  18. Silva, João Pedro Tavares da. "O perfil do consumidor de livros eletrónicos em Portugal". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/16765.
  19. Pinto, Carolina Costa. "MOOC - Cursos Online Abertos e Massivos: percepções e motivações dos consumidores". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/16539.
  20. Silva, Carolinne Pereira Rapiso da. "Tribalismo desportivo: validação de instrumento". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17357.
  21. Pina, Leandro Antunes. "Marketing de guerrilha em redes sociais". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16305.
  22. Costa, Marcos Paulo de Almeida Braga da. "Fidelização de clientes em mercados B2B : caso do setor corticeiro português". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14295.
  23. Camarinha, Sérgio David Leça. "O comportamento do consumidor em contexto de promoções de venda". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13422.
  24. Araújo, Raquel Amarante de. "Comunicação de marketing em websites de redes sociais". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12130.
  25. Figueiredo, Ana Carolina Chaves. "Abordagem holística no marketing relacional em marcas de luxo". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12110.
  26. Carneiro, Catarina Lima. "Utilização das redes sociais na gestão do relacionamento com o cliente". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/11022.
  27. Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro. "Engenharia de ontologias para redes colaborativas". PhD, 2007. http://hdl.handle.net/10216/12572.
  28. Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro. "Gestão da informação e do fluxo de trabalho em projectos de investigação e desenvolvimento". Master, 2001. http://hdl.handle.net/10216/12430.

Other

Other output
  1. Influences of social media marketing on pre-adult consumers. Conference on Marketing and Consumer Behaviour (ICMC 2013). 2013. sandra filipe; Dora Simões; Filipe, Sandra; Simões, Dora. http://www.ipam.pt/icmc2013.
  2. 2007PROVE07 14. 2012. Dora Simões; Hugo Ferreira; António Lucas Soares.
    10.13140/2.1.1312.7364
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2015 - Current Marketing Tribal – Análise da dimensão terminológica da comunicação de marketing
Supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - Current CRM Social com Facebook
Supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - Current Conceção e gestão de um MOOC
Co-supervisor
Mestrado em Comunicação Multimédia (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - Current Fidelização de clientes em mercados B2B: caso do setor corticeiro português
Supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - Current Criação e implementação de um Contact Center para suporte a CRM
Supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/01 - 2021/02/11 A influência do design e na utilização de social coupons
Supervisor of Joana Maria Sampaio Correia
Comunicação Multimédia (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Implementação de estratégias de CRM no mercado B2B:caso da OLI- Sistemas Sanitários, S.A.
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Gestão Estratégica de Relacionamento com o cliente:Lançamento Alicerces para a implementação de CRM em Contexto PME
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 As plataformas digitais como meio de comunicação e customer engagement: contributos no rebranding da Altice Labs
Supervisor
Comunicação Multimédia (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Desenvolvimento de uma aplicação móvel de suporte ao Programa de Tutoria da Universidade de Aveiro
Supervisor
Comunicação Multimédia (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 As TIC e os ambientes virtuais de aprendizagem no suporte ao processo educativo do ensino superior timorense
Supervisor
Comunicação Multimédia (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Fernetinho - Desenvolvimento de um ebook infantil como ferramenta de comunicação de marketing em contexto B2B
Supervisor
Comunicação Multimédia (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 O Perfil do Consumidor de Livros eletrónicos em Portugal
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Motivações e Perceções dos Docentes do Ensino Superior Face ao Uso de TIC como Suporte ao Estímulo da Autonomia dos Estudantes
Supervisor
Comunicação Multimédia (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Marketing Tribal- Validação de instrumento
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 O Facebook: A importância de uma estratégia de comunicação planeada
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 O comportamento do consumidor em contexto de promoções de venda
Supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Fidelização de Clientes em Mercados B2B:Caso do Setor Corticeiro Português
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 O Comportamento do Consumidor em Contexto de Promoções de venda
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Abordagem holística no marketing relacional de marcas de luxo
Co-supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Comunicação de marketing em websites de redes sociais
Supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Comunicação de Marketing em Websites de Redes Sociais
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2012 Utilização das redes sociais na gestão do relacionamento com o cliente
Supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021/01/14 Desenvolvimento de um projeto de comunicação interna na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte
President of the jury
José António Setra Matos (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/15 O Marketing Político na Era Digital: Estudo no Contexto Português
President of the jury
Asenate Pereira da Silva (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/18 Mobile Learning e Pensamento Computacional: contributos para o desenvolvimento de aplicações em contextos educativos
(Thesis) Main arguer
José Manuel Freixo Nunes (PhD)
Universidade Aberta, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2018/01 - Current DIGIMEDIA Investigador integrado
2014/01 - 2017/12 CIC.DIGITAL Investigador integrado
2009/06 - 2013/12 GOVCOPP
2003/07 - 2008/02 INESC Porto

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2010/09 - Current Sistemas de CRM LICENCIATURA EM MARKETING (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2010/09 - Current Gestão da Informação LICENCIATURA EM MARKETING (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2014/01/01 - Current Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (RISTI)
2014/01/01 - Current Revista Portuguesa de Marketing (RPM)
2013/01/01 - Current Conferência Ibérica de Sistemas y Tecnologias de Información (CISTI)
2013/01/01 - 2015/08 Congresso Internacional de Administração (ADM)
2012/01/01 - 2012/12/17 Handbook of Research on Enterprise 2.0: Technological, Social, and Organizational Dimensions
Distinctions

Other distinction

2013 Nomeação para Best Paper Award
International Conference on Marketing and Consumer Behaviour (ICMC 2013), Portugal
2007 2nd Position Best Paper
8th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises (PRO-VE'07). IFIP International Federation for In, Portugal