???global.info.a_carregar???
Helena Isabel Silva Reis. PhD in Special Education (Educação Especial) in 2014 by Universidade do Minho, MSc in Early Intervention in Universidade do Minho and Licenciatura in Occupational Therapy (Terapia Ocupacional) in 2002/06 by Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde. Research member in Center for Translational Health and Medical Biotechnology Research. Research colaborator in Center for Innovative Care and Health Technology and in Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS). Adjunct Professor in School of Health Sciences in Instituto Politécnico de Leiria Invited Adjunct Teacher in Master of Occupational Therapy in Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Published 24 articles in journals. Has 5 section(s) of books and 1 book(s). Has 1 patent(s) registered. Participated in 31 event(s). Supervised 11 MSc dissertation(s) e co-supervised 5.. Has received 1 awards and/or honors. Participates and/or participated as Integration into Research Grant Fellow in 1 project(s) and Researcher in 3 project(s). Works in the area(s) of Medical and Health Sciences. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: special education; Developmental Disorders; Sensory Integration; Early Intervention; Assessment; Autism Spectrum Disorder; Occupational therapy.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helena Isabel Silva Reis

Nomes de citação

  • Reis, Helena

Identificadores de autor

Ciência ID
031D-408E-B171
ORCID iD
0000-0002-3589-8354
Researcher Id
E-7787-2019
Scopus Author Id
55791537000

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2020/04/01 - 2020/06/20
Concluído
Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia (Pós-Graduação)
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Portugal
14
2013 - 2015/05
Concluído
Sensory Integration (Integração Sensorial) (Pós-Graduação)
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
2014/12/10 - 2014/12/10
Concluído
Specialist in the scientific area of Therapy and Rehabilitation - Occupational Therapy (Título de especialista)
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
2014/07/25
Concluído
Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Educação Especial
Universidade do Minho, Portugal
2007/09 - 2010/01
Concluído
Special Education (Educação Especial) (Mestrado integrado)
Universidade do Minho, Portugal
Muito Bom
1999/09 - 2002/06
Concluído
Occupational Therapy (Terapia Ocupacional) (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2016 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2014 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2010/09/20 - 2014/07/24 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Saúde, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Saude do Norte Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002/08 - 2017/02 Técnico Especialista de 1ª Classe (Técnico de Diagnóstico e Terapêutica - Terapeuta Ocupacional) Associação Portuguesa para a Protecção aos Deficientes Autistas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/07 - Atual Research (Investigador) Center for Innovative Care and Health Technology, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2014 - Atual Early Intervention with children with ASD: A Luso-brasilian proposal (Intervenção precoce com crianças que apresentam TEA: uma proposta Luso- brasileira
CRC C7A87380
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal

Outro

Designação Financiadores
2022/02/18 - Atual DisCovEr+ . DesenvolvImento e otimização do diagnóStico COVid19 como resposta de EmeRgência à pandemia -Development and optimization of COVID19 diagnosis as an emergency response to the pandemics
02/SAICT/2020
Bolseiro de Integração na Investigação
Center for Innovative Care and Health Technology, Portugal
Em curso
2019/09 - Atual Effects of specialized intervention on children with ASD followed up in the Child and Adolescent Psychiatry consultation at Centro Hospitalar e Universitário S. João [Efeitos da intervenção especializada a crianças com PEA acompanhadas na consulta de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do CHSJ
.
Investigador
Em curso
2018 - 2020 Use of LUMICROMA in the pedagogical training of the caregiver of children with autism spectrum disorder (ASD)
.
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Reis, Helena; Reis, Helena. "Clinical practice in a prision: The ComuniTer Project", European Network of Occupational Therapy in Higher Education, 2020, https://enothe.eu/wp-content/uploads/2020/12/Newsletter-18-1.pdf.
Artigo em conferência
  1. Arzu Guneysu; Helena Isabel Silva Reis; Sanna Kuoppamäki; Cristina Maria Sylla. "Enhancing Autism Therapy through Smart Tangible-Based Digital Storytelling: Co-Design of Activities and Feasibility Study". 2024.
    10.1145/3628516.3659371
  2. "Atitudes das crianças em relação aos pares com necessidades especiais em contexto pré-escolar". Trabalho apresentado em 2nd International Congress of Health and Well Being Intervention, Viseu, 2021.
  3. Reis, Helena; Jaime Ribeiro. "Publish and Research in Portugal: Where to Start? [Publicar e Investigar em Portugal: Por onde começar?]". Trabalho apresentado em Publicar e Investigar em Portugal: Por onde começar?, Caldas da Rainha, 2018.
    Publicado
  4. Reis, Helena. "Burnout among occupactional therapists in Portugal". 2018.
  5. Reis, Helena. "Burnout in Occupational Therapists in Portugal: Comparison of its prevalence in different contexts of practice [ O Burnout nos Terapeutas Ocupacionais em Portugal: comparação da sua prevalência em diferentes contextos de prática]". Trabalho apresentado em II Encontro Nacional de Novos Investigadores em Saude & II International Meeting of New Health Researchers, Leiria, 2017.
  6. Vale, Catarina; Camacho, Catarina; Estrela, Cátia; Dixe, Maria dos Anjos; Reis, Helena. "O Burnout nos terapeutas ocupacionais em Portugal : comparação da sua prevalência em diferentes contextos de prática". 2017.
  7. Reis, Helena; Patrícia Marcelino; Elsa Almeida. "Comparative Analysis of "Evaluation on Ayres Sensory Integration" versus "Sensory Integration and Praxis Test" [Análise comparativa do "Evaluation on Ayres Sensory Integration" versus "Sensory Integration and Praxis Test"]". Trabalho apresentado em Research and Network in Health, Leiria, 2015.
  8. Reis, Helena. "Assessment of the developmental profile of children with autism spectrum disorder: construction and validation of an instrument [Avaliação do Perfil desenvolvimental das crianças com perturbação do espectro do autismo: construção e validação de um instrumento]". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativo, 2012.
  9. Reis, Helena. "Construction of an autism spectrum assessment scale: the inclusion of sensory processing dimension [Construção de uma escala de avaliação das perturbações do espectro do autismo: a inclusão do processamento sensorial]". Trabalho apresentado em VII Seminário Internacional De Educação Física, Lazer E Saúde, 2011.
Artigo em jornal
  1. Reis, Helena. "Escola de Saúde de Leiria vai abrir pós-graduação em Perturbação do Espetro do Autismo.", Região de Leiria, 2021, Saúde
Artigo em revista
  1. Alexander Acosta; Edward Khokhlovich; Helena Reis; Andrey Vyshedskiy. "Dietary Factors Impact Developmental Trajectories in Young Autistic Children". Journal of Autism and Developmental Disorders (2023): http://dx.doi.org/10.1007/s10803-023-06074-8.
    10.1007/s10803-023-06074-8
  2. Christopher A. Goffredo; Patricia Bowyer; Helena I.S. Reis; John Humphrey. "Pediatric Occupational Therapists and Occupational Stress: A Scoping Review". Occupational Therapy In Health Care (2022): https://doi.org/10.1080/07380577.2022.2156024.
    10.1080/07380577.2022.2156024
  3. "O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar". Revista Portuguesa de Educação 35 1 (2022): 150-166. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.20764.
    10.21814/rpe.20764
  4. Aline Patriota Araújo; Ana Paula da Silva Pereira; Helena Isabel Silva Reis; Araújo, Aline Patriota; Pereira, Ana Paula da Silva; Reis, Helena I. S.. "Evaluate and Intervene in Sensory Processing Disorders by Occupational Therapists in Early Intervention Teams of the North of Portugal". Journal of Intellectual Disability - Diagnosis and Treatment 9 6 (2021): 576–584-576–584. https://lifescienceglobal.com/pms/index.php/jiddt/article/view/8480.
    10.6000/2292-2598.2021.09.06.1
  5. Reis, Helena. "Regul-A: A Technological Application for Sensory Regulation of Children with Autism Spectrum Disorder in the Home Context". International Journal of Environmental Research and Public Health (2021): https://www.mdpi.com/1660-4601/18/19/10452.
    10.3390/ijerph181910452
  6. Reis, Helena. "As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)". Indagatio Didactica (2020): vol. 12 n.º 5 (2020)-vol. 12 n.º 5 (2020). https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23442.
    10.34624/ID.V12I5.23442
  7. Helena Reis; Alexandra Silva; Bruna Simões; Joana Moreira; Patrícia Dias; Maria Dixe. "Preschool Children’s Attitudes Towards Their Peers with Special Needs". International Journal of Disability, Development and Education (2020): https://doi.org/10.1080/1034912X.2020.1834079.
    10.1080/1034912X.2020.1834079
  8. Reis, Helena. "Versão Portuguesa Da Medida Do Processamento Sensorial Préescola: Análise Da Consistência Interna E Homogeneidade Dos Itens Do Formulário Escola". Revista Brasileira de Educação Especial 26 4 (2020): 657-672. http://dx.doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0165.
    10.1590/1980-54702020v26e0165
  9. Reis, Helena. "Behaviour and Social Skills in Children Aged 3-5: Relationship with Sensory Processing". Journal of Psychology and Psychotherapy Research (2020): http://dx.doi.org/10.12974/2313-1047.2020.07.7.
    10.12974/2313-1047.2020.07.7
  10. Reis, Helena. "Equivalencia semántica, conceptual, experiencial e idiomática de la medida de procesamiento sensorial para preescolares". Siglo Cero Revista Española sobre Discapacidad Intelectual (2020): http://dx.doi.org/10.14201/scero20195046173.
    10.14201/scero20195046173
  11. Pereira, Ana Paula da Silva; Jurdi, Andrea; Reis, Helena; Ana Paula Da Silva Pereira; Andréa Perosa Saigh Jurdi; Helena Isabel Silva Reis. "A complementaridade de pais e de profissionais na avaliação em intervenção precoce". Educação (2020): http://hdl.handle.net/1822/67390.
    10.15448/1981-2582.2020.1.35318
  12. Reis, Helena; Ferreira, Claida; Neto, Cristiana; Pereira, Inês; Rosado, Margarida. "New measures to support learning and inclusion: perception of occupational therapist’s integrated in Resource Centres for Inclusion (RCI)". (2020): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23442.
    10.34624/id.v12i5.23442
  13. Reis, Helena. "Involvement Profile and Siblings Perception of Children with Special Needs [Perfil de Envolvimento e Perceção dos Irmãos de Crianças com Necessidades Especiais]". RevSalus 2 (2019): 47-53.
    Publicado
  14. da Silva Reis, Helena Isabel; Fernandes Mendes, Alexandra; Carreira Jorge, Joana; dos Santos Canais, Mariana; Cibel Évora Brás, Tatiana. "The involvement and perception of siblings of children with special needs". (2019): https://revsalus.com/index.php/RevSALUS/article/view/119.
    10.51126/revsalus.v1i2.119
  15. Helena I. S. Reis; Ana P. S. Pereira; Leandro S. Almeida. "Intervention effects on communication skills and sensory regulation on children with ASD". Journal of Occupational Therapy, Schools, & Early Intervention 11 3 (2018): 346-359. https://doi.org/10.1080/19411243.2018.1455552.
    10.1080/19411243.2018.1455552
  16. Reis, Helena; Vale, Catarina; Camacho, Catarina; Estrela, Cátia; Dixe, Maria dos Anjos; Helena I. S. Reis; Catarina Vale; et al. "Burnout among occupational therapists in Portugal: A study of specific factors". Occupational Therapy In Health Care (2018): 1-15. http://hdl.handle.net/10400.8/3885.
    DOI: 10.1080/07380577.2018.1497244
  17. Reis, Helena. "A comparison of parent and professional perceptions of children with autism spectrum disorder in Portugal". British Journal of Special Education (2017):
    10.1111/1467-8578.12180
  18. Reis, Helena. "Characteristics and Specificities of Social Communication in ASD [Características e Especificidades da Comunicação Social na Perturbação do Espetro do Autismo]". Revista de Educação Especial (2016):
    http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000300002
  19. Reis, H.I.S.; Pereira, A.P.S.; Almeida, L.S.. "Social communication characteristics and specificities in autism spectrum disorder | Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismo". Revista Brasileira de Educacao Especial 22 3 (2016): 325-336. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84981717887&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1413-65382216000300002
  20. Reis, Helena; Ana Paula Pereira; Leandro de Almeida. "Early Intervention in ASD in Portugal [A Intervenção Precoce nas Perturbações do Espectro do Autismo em Portugal]". Maremagnum 18 (2014): 47-56.
    Publicado
  21. Reis, H.I.S.; Pereira, A.P.S.; Almeida, L.S.. "Construction and validation of an developmental profile assessment tool for children with autistic spectrum disorder | Construção e validação de um instrumento de avaliação do perfil desenvolvimental de crianças com perturbação do espectro do autismo". Revista Brasileira de Educacao Especial 19 2 (2013): 183-194. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84880067158&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1413-65382013000200004
Artigo em revista (magazine)
  1. Helena Isabel Silva Reis. "Routine-based interview in early intervention: professionals’ perspectives", 2022, https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1467-9604.12419.
    10.1111/1467-9604.12419
  2. Reis, Helena. "A Terapia Ocupacional no Estabelecimento Prisional de Leiria-Jovens", Diário de Leiria, 2020, ID: 89458267.
  3. Reis, Helena. "Winner of the best free communication award [Vencedora do prémio melhor comunicação Livre]", Magazine APTO, 2015
Capítulo de livro
  1. "Other Related Neurodevelopmental Conditions". editado por Fintan Sheerin; Carmel Doyle. Irlanda: Springer International Publishing, 2023.
    10.1007/978-3-031-27496-1
  2. Helena Isabel da Silva Reis. "Disfunção do processamento sensorial e suas implicações no desempenho ocupacional da criança". In Compreendendo o Autismo: Do pensar familiar ao pensar técnico, 105-128. Lisboa, Portugal: Papa-Letras, 2023.
    Publicado
  3. Helena Isabel da Silva Reis. "A importância do brincar e a criança com PEA". In Compreendendo o Autismo: Do pensar familiar ao pensar técnico, 129-146. Lisboa, Portugal: Papa-Letras, 2023.
    Publicado
  4. Reis, Helena; Ana Paula Pereira; Paula Pinto Freitas. "Understanding Sensory Dysfunction in ASD [Compreender as disfunções do Processamento sensorial nas PEA]". In Apontamentos em Educação Especial e Inclusiva. 2020.
  5. Reis, Helena. "Sensory Integration and the Child with Autism Spectrum Disorders". In Multidisciplinary Interventions for People with Diverse Needs: A Training Guide for teachers, students, and professionals. Portugal, 2020.
    No prelo
Livro
  1. Helena Isabel da Silva Reis. Compreendendo o Autismo: Do pensar familiar ao pensar técnico. Lisboa, Portugal: Papa-Letras. 2023.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. "DESENVOLVIMENTO DE UMA APP PARA REGULAÇÃO DAS CRIANÇAS COM PEA ENTRE OS 3-6 ANOS DE IDADE, EM CONTEXTO DE CASA". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional GAlego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
Tese / Dissertação
  1. "“Screening Assessment of Sensory Integration (SASI) - Research Ed. V.2.2: Análise da capacidade discriminativa do teste de estereognosia de crianças portuguesas entre os 4 e 7 anos e 11 meses”". Mestrado, Escola Superior de Saúde do Alcoitão, 2023.
  2. "Construção e validação de uma grelha de avaliação dos comportamentos do brincar com o corpo, de bebés entre os 10 e os 12 meses, em contexto educativo e sua relação com o perfil sensorial 2". Mestrado, Escola Superior de Saúde do Alcoitão, 2023.
  3. "As Implicações das Disfunções do Processamento Sensorial nos Momentos de Rotina de Crianças do Distrito de Braga". Mestrado, Universidade do Minho, 2022.
  4. "A Avaliação das Disfunções do Processamento Sensorial na Intervenção Precoce na Infância no Distrito do Porto". Mestrado, Universidade do Minho, 2022.
  5. Araújo, Aline Patriota. "Processamento sensorial na intervenção precoce: contributos de profissionais de terapia ocupacional da zona Norte de Portugal". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/1822/71431.
  6. Henriques, Andreia; Branco, Dionísia. "O processamento sensorial e o desempenho escolar". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/33930.
  7. Oliveira, Margarida. "Comportamento e competências sociais em crianças dos 3 aos 5 anos: relação com o processamento sensorial". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/33932.
  8. Reis, Helena. "Differential assessment and intervention in Autism Spectrum Disorders: The complementarity of parents and professionals [Avaliação diferencial e intervenção nas Perturbações do Espetro do Autismo: A complementaridade de pais e profissionais]". Doutoramento, Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35607.
  9. Reis, Helena. "Involvement Profile and siblings needs of children with ASD [Perfil de Envolvimento e Necessidades dos Irmãos das crianças com PEA]". Mestrado, Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2010. http://hdl.handle.net/1822/16265.

Propriedade Intelectual

Patente
  1. Reis, Helena. 2022. "EACPEA - Escala de Avaliação da Criança com PEA (3-6 anos)". Portugal.
    Permitida

Outros

Outra produção
  1. Cadernos de terapia ocupacional: Análise e Adaptação de Atividades I. Esta sebenta pretende apoiar o estudante inscrito nesta Unidade Curricular e tem como objetivos analisar tarefas e ocupações relacionadas com as diferentes áreas de desempenho, em diferentes contextos de prática, tendo em conta as competências de desempenho e os fatores inerentes ao cliente.. 2021. Reis, Helena Isabel da Silva. http://hdl.handle.net/10400.8/5276.
  2. Terapia Ocupacional I: Compreender a Perturbação do Espetro do Autismo. As perturbações do espetro do autismo caracterizam-se como o grupo de perturbações desenvolvimentais mais difíceis com que os profissionais têm de lidar, dadas as suas dificuldades ao nível da interação, comunicação e comportamento. Importa conhecer esta perturbação, a sua evolução histórica suas características, especificidades e toda a sua evolução histórica desde a "psicoce infantil" até à atua. 2019. Reis, Helena. http://hdl.handle.net/10400.8/4670.
  3. Terapia Ocupacional I: Abordagens utilizadas na intervenção à PEA. O impacto de vários programas de intervenção junto de crianças com PEA em idades muito precoces tem sido foco de intensa investigação nos últimos anos. A importância de clarificar as diferentes abordagens de intervenção específicas para as PEA tem sido estudada no sentido de permitir uma opção mais fundamentada, por parte das famílias e profissionais, na escolha de um programa de intervenção.. 2019. Reis, Helena. http://hdl.handle.net/10400.8/4672.
  4. Manual de Apoio à Educação Clínica. Manual de Apoio à Educação Clínica do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional. 2019. Costa, Mônica Braúna Alencar Leão da; Reis, Helena; Gomes, Maria Dulce. http://hdl.handle.net/10400.8/4746.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/28 Apresentação da app desenvolvida para facilitar a regulação sensorial de crianças com PEA 11o Encontro na Diferenc¸a na CERCILei, “Ser diferente e´ normal... O importante e´ trabalhar em equipa
2023/07/14 Do pensar familiar ao pensar técnico Viver e Conviver com o autismo
(Setubal, Portugal)
2023/05/09 A Integração Sensorial na base das Alterações de Comportamento: Intervenção do Terapeuta Ocupacional Encontro de Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria
(Leiria)
2022/07/14 O papel da fami´lia na regulac¸a~o e promoc¸a~o da participac¸a~o da crianc¸a com PEA nas rotinas dia´rias: Desenvolvimento de uma app como ferramenta de apoio a este desafio Mesa Redonda sobre Perturbac¸a~o do Espectro do Autismo - Eu com o Outro, e´ possi´vel?- no Congresso Luso Brasileiro de Educac¸a~o Inclusiva
2021/12/14 Regul-a: Uma aplicação tecnológica para regulação da criança com PEA em contexto de casa” II Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Representac¸o~es Sociais e sobre Qualidade de Vida do Vale do Sa~o Francisco
2021/05/28 Atitudes das crianc¸as em relac¸a~o aos pares com necessidades especiais em contexto pre-escolar 2nd International Congress of Health and Well-being Intervention
2020/11/20 As novas medidas de suporte a` aprendizagem e a` inclusa~o: a percec¸a~o de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusa~o (CRI). VI Conferência Internacional para a Inclusão
2020/11/20 “Comportamento e Competências Sociais em crianças dos 3 aos 5 anos: Relação com o Processamento Sensorial” II Jornadas de Integração Sensorial
2020/11/20 O Processamento Sensorial e o Desempenho Escolar II Jornadas de Integração Sensorial
2019/10/24 The importance of sensory integration in child development [A importância da integração sensorial no desenvolvimento da criança] Sensory Integration Strategies: Possibilities for intervention in the context of daycare and preschool
A Beneficiente (Póvoa de Varzim, Portugal)
2019/05/30 Sensory Processing in Autism Spectrum Disorder [Processamento Sensorial na Perturbação do Espetro do Autismo] 1st cycle of thematic seminars in Special Education
Higher Education School of Viseu (Viseu, Portugal)
2018/10/28 How to have the child more focused and more communicative? II Jornadas do Gabinete de Apoio à Família e Comunidade
Escola Superior de Saúde de Leiria (Leiria, Portugal)
2018/10/05 Burnout among occupational therapists in Portugal [Burnout nos Terapeutas Ocupacionais de Portugal] 24th ENOTHE anual meeting
ESSA (Cascais, Portugal)
2018/10/05 Burnout among occupational therapists in Portugal 24th ENOTHE anual meeting
2018/04/06 Different Perceptions from parents and professionals about the child with ASD [As diferentes perceções dos pais e dos profissionais sobre a criança com PEA] I CONLUBRA
Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Brasil)
2017/11/10 Challenges on ASD intervention II Jornadas de Neurodesenvolvimento do CRIA – Da Intervenção à Prática
(Abrantes, Portugal)
2017/09/15 Assessment to the child with ASD [Avaliação à criança com PEA] III Encontro e Pesquisa em Cognição e Aprendizagem
Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Brasil)
2017/09/15 Avaliação à criança com PEA III Encontro e Pesquisa em Cognição e Aprendizagem/UFPEL – Tertúlias Pedagógicas Inclusivas no PAMAP: Intervenção Precoce em Crianças com PEA
2017/04/06 As diferentes perceções dos pais e dos profissionais sobre a criança com PEA I CONLUBRA
2016/10/14 Avaliação Diferencial e Intervenção nas PEA I Congresso Ibérico de Terapia Ocupacional
(Beja)
2016/09/14 Avaliação Diferencial e Intervenção nas PEA [Differential Assessment and Intervention in ASD] I Congresso Ibérico de Terapia Ocupacional
IPBeja
2016/05/19 Sensory Processing Dysfunction in Autism Spectrum Disorders Jornadas De Psiquiatria E Saúde Mental
Casa de Saúde Rainha Santa Isabel (Condeixa, Portugal)
2014/07/25 Differential Assessment and Intervention in the autism spectrum: the complementarity of parents and professionals [Avaliação Diferencial e Intervenção no espectro do autismo: a complementaridade de pais e profissionais] II SEMINÁRIO INTERNACIONAL “COGNIÇÃO, APRENDIZAGEM E DESEMPENHO
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014/07/25 Avaliação Diferencial e Intervenção no espectro do autismo: a complementaridade de pais e profissionais II Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”
2014/07/16 “Assessment and Intervention in Autism Spectrum Disorders: Parents and Professionals Perceptions” Enbracing Inclusive Approaches For Children And Youth With Special Needs
University of Minho (Braga, Portugal)
2014/07/15 Assessment and Intervention in Autism Spectrum Disorders: Parents and Professionals Perceptions Enbracing Inclusive Approaches For Children And Youth With Special Needs
(Braga)
2014/07/14 Assessment and Intervention in Autism Spectrum Disorders: Parents and Professionals Perceptions Enbracing Inclusive Approaches For Children And Youth With Special Needs
UMinho (Braga, Portugal)
2013/11/15 Contributions for the definition of a developmental profile of children with ASD: Construction and validation of an instrument [Contributos para a definição de um perfil desenvolvimental da criança com PEA: Construção e validação de um instrumento] XI Congresso Nacional de Intervenção Precoce subordinado ao tema: “Intervenção Precoce Nos Problemas Da Comunicação: Perturbações Da Linguagem E Espectro Do Autismo”
Hospital Pediátrico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2013/09/11 ASD Assessment Scale: data on its accuracy, validity and contributions to Practice [Escala de Avaliação das PEA: dados relativos à sua precisão, validade e contributos para a Prática] II Congresso Internacional Galego-Português De Psicopedagogia
UMinho (Braga, Portugal)
2012/09/13 Construction and validation of an assessment scale for professionals and parents of children with Autism Spectrum Disorders 1st International Early Childhood Intervention Conference And Eurlyaid Annual Conference
UMinho (Braga, Portugal)
2011/07/22 Construction of a ASD assessment scale: The inclusion of Sensory Processing [Construção de uma escala de avaliação às PEA: A inclusão do Processamento Sensorial] II Seminário Internacional De Educação Física Lazer E Saúde: A Atividade Física Promotora De Saúde E Desenvolvimento Pessoal E Social
UMinho (Braga, Portugal)
2009/07/09 Siblings needs and involvement Profile of children with ASD [O Perfil de Envolvimento e as Necessidades dos Irmãos das crianças com PEA] I International Congress on Family, School And Society
University Fernando Pessoa (Braga, Portugal)
2005/05/24 The Importance of determining the Sensory Profile in Children with Autism Spectrum Disorder [A Importância da Determinação do Perfil Sensorial na Criança com a Perturbação do Espectro do Autismo] Jornadas de Psicologia “Intervenção Precoce em Autismo”
Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte (Gandra, Portugal)
2004/10/22 Sensory Reactivity Profiles and Game Types in Children with Autism Spectrum Disorder [Perfis de Reatividade Sensorial e Tipos de Jogo nas Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo] I Bienal da APPDA – Norte: Caminhar É Preciso – Juntos De Mãos Dadas
Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2004/06/17 ASD intervention: CEACF experience [Intervenção na PEA: A Experiência do Centro de Estudos à Criança e à Família] Seminário “Articular e Intervir Precocemente”
Auditório do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (Vila Nova de Gaia, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/07/17 - Atual A Superproteção parental e a modulação sensorial em bebés dos 7 aos 35 meses
Orientador
Sensory Integration (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2023/02/07 - Atual Perfil Sensorial 2 – A crianc¸a: Contributo para a validac¸a~o em crianc¸as dos 3 aos 14 anos. Estudo dos dados normativos e contributo para a validade discriminativa
Coorientador
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2023/02/07 - Atual "Construc¸a~o e validac¸a~o de uma grelha de avaliac¸a~o dos comportamentos do brincar com o corpo, de bebe´s entre os 10 e os 12 meses, em contexto educativo e sua relac¸a~o com o perfil sensorial2 "
Orientador
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2023/02/06 - Atual Screening Assessment of Sensory Integration (SASI) - Research Ed. V.2.2: Ana´lise da capacidade discriminativa do teste de estereognosia de crianc¸as portuguesas entre os 4 e 7 anos e 11 meses”
Orientador
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2022/02/18 - Atual As Implicac¸o~es das Disfunc¸o~es do Processamento Sensorial nos Momentos de Rotina das Crianc¸as do Distrito de Braga
Orientador
Universidade do Minho, Portugal
2022/02/10 - Atual “A avaliac¸a~o das disfunc¸o~es do processamento sensorial na intervenc¸a~o precoce na infa^ncia no distrito do Porto”
Coorientador
Universidade do Minho, Portugal
2021/05/21 - Atual Comportamento e competências sociais em crianças dos 3-5 anos: Relação com o processamento sensorial
Orientador
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2021/04/16 - Atual Mundo azul: Transic¸a~o para a vida adulta de jovens com autismo
Coorientador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/01/06 - Atual Processamento Sensorial: Contribuições dos Profissionais de Terapia Ocupacional na Intervenção Precoce na Infância
Coorientador
Universidade do Minho, Portugal
2019/05/22 - Atual O Processamento Sensorial e o Sono
Orientador
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2019/05/18 - Atual Processamento Sensorial e Desempenho Escolar
Orientador
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2019/05/13 - Atual Sensory Processing Measure (SPM)- forma sala de aula: Estudo dos dados normativos e propriedades psicométricas
Orientador
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2019 - 2020 Sensory Processing: Contributions of Occupational Therapy Professionals to Early Childhood Intervention.
Coorientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2020 Sensory Processing and Sleep
Orientador
Terapia Ocupacional
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2018 - 2020 Autism Spectrum Disorder and adult life: a case study
Coorientador
Comunicação Acessível (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2020 Behavior and social skills in children aged 3-5 years: Relationship with sensory processing
Orientador
Terapia Ocupacional (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2017 - 2020 Sensory Processing Measure (SPM) - classroom form: Study of normative data and psychometric properties.
Orientador
Terapia Ocupacional (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2017 - 2020 Sensory Processing and School Performance.
Orientador
Terapia Ocupacional (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/05/20 - Atual 2nd Conference of the Baby and Child Study Center
Congresso
2019/03/09 - Atual II Academic Days of Occupational Therapy
Seminário
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2017/04/05 - Atual I CONLUBRA - Luso-Brazilian Congress: Autism Spectrum Disorder and Inclusion
Congresso
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
2017/03/04 - Atual I Academic Days of Occupational Therapy
Seminário
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2016/10/14 - Atual I Iberian Congress of Occupational Therapy
Congresso
Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2016/02/18 - Atual 1st National Congress on Sensory Integration - From Neuroscience to Play
Congresso
2012/06/06 - Atual I Seminário de Tecnologias e Perturbações do Espectro do Autismo
Seminário
Universidade do Minho, Portugal
2012/03/17 - Atual Dislexia: Teoria e Intervenção – Método Fonomímico Paula Teles
Seminário
2015/04/16 - 2015/04/18 8th National Congress of Occupational Therapy
Conferência
2014/07/24 - 2014/07/26 II International Seminar “Cognition, Learning and Performance”
Seminário
Universidade do Minho, Portugal
2014/07/14 - 2014/07/17 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with special Education Needs
Conferência
Universidade do Minho, Portugal
2013/11/13 - 2013/11/14 XI Congresso Nacional de Intervenção Precoce:
Congresso
Intervenção Precoce nos Problemas da Comunicação: Perturbações da Linguagem e Espetro do Autismo
2013/09/11 - 2013/09/13 XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congresso
Universidade do Minho, Portugal
2012/10/27 - 2012/10/28 7º Congresso Nacional de Terapia Ocupacional Sociedade em Mudança: Novas Respostas
Congresso
Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde, Portugal
2012/09/13 - 2012/09/14 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference
Conferência
Universidade do Minho, Portugal
2011/10/14 - 2011/10/15 I Scientific Meeting on Autism Spectrum Disorder
Encontro
2011/07/19 - 2011/07/22 VII Seminário Internacional de Educação Física Lazer e Saúde: a atividade física promotora de saúde e desenvolvimento pessoal e social
Seminário
Universidade do Minho, Portugal
2011/05/27 - 2011/05/29 2nd European Sensory Integration Congress: Moving Forward in Sensory Integration Theory, Practice & Research- An Agenda for the Next Decade
Congresso
2011/05/18 - 2011/05/20 XXII Encontro Nacional de Psiquiatria da Infância e Adolescência: “Abordagens Terapêuticas em Pedopsiquiatria – Desafios/Controvérsias
Encontro
2010/11/26 - 2010/11/27 IV Biennial of Autism “25 Years - One way, One cause”
Simpósio
2009/07/09 - 2009/07/11 Special Education: From Theory to Practice – I Congress on Family, School and Society
Congresso
Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/11/09 - 2006/11/10 V National Congress of Early Intervention
Congresso
Challenges for Early Intervention in the Next Decade
Universidade de Aveiro, Portugal
2006/10/20 - 2006/10/21 II Biennial of Autism - North
Simpósio
To Each According To His Needs. Suits? Only by Measure
2006/09/25 - 2006/09/26 International Congress of Asperger's Syndrome
Congresso
2004/06/17 - 2004/06/18 Articulate and Intervene Early
Seminário
2003/11/14 - 2003/11/16 VII Congresso-Internacional-Autisme-Europe
Congresso
The dream commands life
2003/10/24 - 2003/10/25 IV National Congress of Art Therapy
Congresso
2003/10/21 - 2003/10/23 Autism Biennial - North
Seminário
Walking is Necessary - Together Holding Hands
2002/09/27 - 2002/09/28 I Journeys of Occupational Therapy
Simpósio
Basing Occupational Therapy
2002/05/13 - 2002/05/14 National Meeting “Thinking about Early Intervention”
Encontro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2001/11/30 - 2001/12/01 II Luso-Franco-Brazilian Congress of Hand Re-education
Congresso

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/18 Sensory Processing Measure (SPM) – Forma Sala de Aula: Fiabilidade, Validade Discriminativa e Validade de Construto
Arguente principal
Ana Martins (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2023/07/18 Revised Knox Preschool Play Scale: adaptac¸a~o lingui´stica- cultural em portugue^s europeu e contributo para a validac¸a~o em crianc¸as dos 0 aos 72 meses
Arguente principal
Sandra Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2023/06/09 A hybrid approach based on a robotic system and playware technology to adapt and predict behaviours from children with Autism Spectrum Disorder
Arguente principal
Vinicius Corre^a da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2023/03/09 “Perspetiva de famílias sobre os benefícios da intervenção precoce na região metropolitana da baixada santista no estado de São Paulo
Arguente principal
Bianca Beraldo dos Reis Valverde (Doutoramento)
Universidade Federal de São Paulo, Brasil
2023/02/28 Processamento Sensorial em Crianc¸as com Tea: Percepc¸a~o de Pais e Profissionais
Arguente principal
Lui´sa De Mattos Graziani Silva (Mestrado)
Universidade Federal de São Paulo, Brasil
2022/07/27 Virtual reality in promoting empathy and a knowledge toward speople with ASD
Arguente principal
Maria Luisa Martins de Barros (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2021/12/14 Launching Innovative products to the marketplace: a strategic marketing plan for the ADHD Data Bracelet “App”
Arguente principal
Ahmad Alsalem (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019/11/27 Analysis of the Recommended Practices in Early Intervention used by Occupational Therapists [Análise da Utilização das Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce pelos Terapeutas Ocupacionais]
Arguente principal
Mónica Martins Guimarães (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019/11/27 Análise da Utilização das Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce pelos Terapeutas Ocupacionais
Arguente principal
Mónica Martins Guimarães (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019/09/12 EquineTherapy in children with vestibular-proprioceptive dysfunction: a case study [A hipoterapia em crianças com disfunção do processamento vestúbulo-propriocetivo: Estudo de caso]
Arguente principal
Adriana Sofia Quintino Pires (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2019/09/12 A hipoterapia em crianc¸as com disfunc¸a~o do processamento vesti´bulo-propriocetivo: Estudo de caso
Arguente principal
estudante Adriana Sofia Quintino Pires (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2018/03/14 The child with ASD: Siblings Percpetions [A Criança com Perturbação do Espetro do Autismo: Perceção de Irmãos]
Arguente principal
Teresa de Macedo Faria Correia da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018/03/14 A Criança com Perturbação do Espetro do Autismo: Perceção de Irmãos
Arguente principal
Teresa Macedo Faria Correia da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017/12/19 Inclusion in Preschool in the Municipality of Barcelos: Attitudes and Behaviors of Peers without Special Educational Needs [Inclusão no Pré-Escolar no Concelho de Barcelos: Atitudes e Comportamentos dos Pares sem Necessidades Educativas Especiais]
Arguente principal
Sara Raquel Silva Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017/12/19 Attitudes of children with typical development towards the inclusion of children with special educational needs in their preschool group [Atitudes de crianças com desenvolvimento típico perante a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no seu grupo de pré-escolar]
Arguente principal
Rita Denise Rodrigues Pereira Negrões (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017/12/19 Atitudes de crianças com desenvolvimento típico perante a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no seu grupo de pré-escolar
Arguente principal
Rita Denise Rodrigues Pereira Negrões (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017/12/19 Inclusão no Pré-Escolar no Concelho de Barcelos: Atitudes e Comportamentos dos Pares sem Necessidades Educativas Especiais
Arguente principal
Sara Raquel Silva Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017/07/25 The effectiveness of the Denver Model in ASD early intervention [A eficácia do Modelo Denver na Intervenção precoce às PEA]
Arguente principal
Sofia Leonor Coelho de Resende Ramos (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2017/07/25 A eficácia do Modelo Denver na Intervenção precoce às PEA”
Arguente principal
Sofia Leonor Coelho de Resende Ramos (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016/12/12 Memory and Attention Processes in PEA - A clinical case [Processos de Memória e de Atenção nas PEA – Um caso clínico]
Arguente principal
Carla Isabel Álvaro Mendes (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2016/07/28 Processos de Memória e de Atenção nas PEA – Um caso clínico
Arguente principal
Carla Isabel Álvaro Mendes (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2015/01/26 Evaluation of the effects of an Aquatic Intervention Plan on a child with ASD [Avaliação dos efeitos de um Plano de Intervenção em Meio Aquático numa criança com PEA]
Arguente principal
Diogo Teófilo de Oliveira Vidal (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015/01/26 Avaliação dos efeitos de um Plano de Intervenção em Meio Aquático numa criança com PEA
Arguente principal
Diogo Teófilo de Oliveira Vidal (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/10/27 - Atual 2ª Conferência Lusófona de Terapia Ocupacional da RACS – Rede Académica das Ciências da Saúde
2023/03/18 - Atual VII Confere^ncia Internacional para a Inclusa~o (INCLUDIT)
2019/08/06 - Atual
2018/05/11 - Atual 4th IPLeiria International Health Congress Leiria
2022/10/21 - 2022/10/22 Congresso Internacional sobre Educac¸a~o: Literacias, Inclusa~o e Tecnologias
2021/07/14 - 2021/07/16 3º Congresso Internacional Luso-Brasileiro (CONLUBRA)
2016/04/05 - 2016/04/07 1º Congresso Luso-Brasileiro sobre TEA e Educação Inclusiva

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/09/01 - Atual REVSalus ( 2184-4860)
2022/09/01 - Atual Revista Portuguesa de Terapia Ocupacional (2975-8181)
2021/01/27 - Atual Journal of Intellectual Disability - Diagnosis and Treatment (2292-2598) Lifescience Global
2021/01/01 - Atual Journal of Intellectual Disability-Diagnosis and Treatment (22922598)
2020/07/24 - Atual Revista Educação Especial (1984-686X) Universidade Federal de Santa Maria
2020/04 - Atual Journal of Psychology and Psychotherapy Research (2313-1047) Savvy Science Publisher
2020/02/05 - Atual SENSO-e Center of Research and Innovation in Education [Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED)] (2128-5127) inED
2019/11/06 - Atual Portuguese Journal of Infant Psyquiatry [Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria (APPIA)]
2019/07 - Atual Journal of Patient Experience (2374-3743) SAGE Publications
2019/01 - Atual Autism & Developmental Language Impairments (2396-9415) SAGE Publications
2019/01 - Atual Journal of Early Intervention (2154-3992) SAGE Publications
2018/12 - Atual Journal of Education and Training Studies (2324-8068) Redfame Publishing
2018/11 - Atual IJAEDU- International E-Journal of Advances in Education (2411-1821) IJAEDU- International E-Journal of Advances in Education
2018/05 - Atual Pshycology: Theory and Practice [Psicologia: teoria e prática] (1516-3687)
2018/01/01 - Atual Journal of Education and Training Studies (2324-8068)
2017/12 - Atual Pediatric Journal [Jornal de Pediatria (Versão em Português)] (2255-5536) Elsevier
2017/12 - Atual Jornal de Pediatria (Versão em Português) (2255-5536) Elsevier
2017/10 - Atual Autism & Developmental Language Impairments (2396-9415) SAGE Publications
2017/04 - Atual Research & Network in Health (2183-6841)
2016/11 - Atual Autism & Developmental Language Impairments (2396-9415) SAGE Publications
2016/09 - Atual Journal of Early Intervention (2154-3992) SAGE Publications
2016/07 - Atual Journal of Early Intervention (2154-3992) SAGE Publications
2016/04 - Atual Journal of Early Intervention (2154-3992) SAGE Publications
2014/09 - Atual Educational Research and Reviews (1990-3839) Academic Journals

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019/08 - Atual International scientific committee of the 2nd Luso-Brazilian Congress on Autism Spectrum Disorders and Inclusive Education to be held on 28, 29 and 30 August [Comissão científica Internacional do 2º Congresso Luso-Brasileiro sobre Transtornos do Espetro do Autismo e Educação Inclusiva a realizar nos dias 28, 29 e 30 de agosto]
Avaliador
Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Universidade do Minho, Portugal
2017/04 - Atual International scientific commission member of the 1st luso-brazilian congress on autism spectrum disorders and inclusive education [Membro da comissão científica internacional do 1º congresso luso-brasileiro sobre transtornos do espectro do autismo e educação inclusiva]
Avaliador
Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/04/18 - Atual Filhos & Cadilhos - Porto Canal Desenvolvimento da criança dos 3 aos 4 anos
2021/01/09 - Atual Filhos & Cadilhos - Porto Canal Desenvolvimento da criança dos 0-9 meses

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/05/24 - Atual Scientific Technical Council of School of Health Sciences [Conselho Técnico-Científico]
Membro
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2018/10/22 - Atual Representative Council of School of Health Sciences [Conselho de Representantes da Escola Superior de Saúde de Leiria]
Membro
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2022/12 - 2023/09 Expert in the evaluation of proposals submitted under Hellenic Foudation for Research & Innovation Calls.

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/01/01 - Atual Revista de Educação Especial de Santa Maria (1984-686X )
2024/04/17 - 2024/05/06 Brain Sciences MDPI
Distinções

Prémio

2015 Best oral communication [Melhor comunicação oral] "Collaboration between parents and professionals in the assessment of Portuguese children with ADS: What evidence?"
Associação Portuguesa para Terapeutas Oucpacionais, Portugal