Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marisa Alexandra Ferreira Quaresma
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Quaresma, Marisa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0414-A3E4-8BA3
- ORCID iD
- 0000-0002-0861-6016
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=xPMvxFkAAAAJ
- Researcher Id
- AAT-5779-2020
- Scopus Author Id
- 56471538400
Endereços de correio eletrónico
- mq@campus.ul.pt (Profissional)
- maquaresma@ie.ulisboa.pt (Profissional)
Websites
- https://www.researchgate.net/profile/Marisa_Quaresma (Académico)
- http://www.ie.ulisboa.pt/docente/marisa-quaresma (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/09/17 - 2018/12/12
Concluído
|
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Duas experiências no ensino
básico [Lesson study as a professional development process for mathematics teachers: Two experiments in elementary school]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with distinction and Honors |
2013/11
Concluído
|
Education, specialisation in Mathematics Educations (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
18 |
2010/12/14
Concluído
|
Education, specialisation in Mathematics Educations (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"Ordenação e comparação de números racionais em diferentes representações: uma experiência de ensino. [Ordering and comparison
of rational numbers in different representations: a teaching experient]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores (Excellent) |
2005
Concluído
|
Degree in Mathematics and Science Teaching (grades 1-6) (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/01/10 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2021/07/01 - 2023/10/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2021/01 - 2021/12 | Investigador (Investigação) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2019/10/03 - 2020/02 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal | ||
2018/09/17 - 2019/07/17 | Gestão de Ciência e Tecnologia | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/11/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal | ||
2019/09/02 - 2023/10/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal | ||
2020/09/04 - 2021/06/30 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal |
2020/02 - 2020/08 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2014/09/01 - 2019/08/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018/09 - 2019/02 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2012/10/12 - 2014/08/31 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/09/01 - 2013/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica José Saramago, Portugal |
2008/09/01 - 2009/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio Guadalupe, Portugal |
2008/04/21 - 2008/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | E B 2,3 de Cruz de Pau – Agrupamento de Escolas Terras de Larus, Portugal |
2006/05/02 - 2006/06/23 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento Vertical de Escolas Padre Abílio Mendes - Escola N.º 6 do Barreiro., Portugal |
2006/04/03 - 2006/06/23 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2005/03/07 - 2005/05/27 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica 2,3 de Luísa Todi – Setúbal, Portugal |
2004/03/08 - 2004/05/21 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica 2,3 de Luísa Todi – Setúbal, Portugal |
2003/01/15 - 2003/03/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica do 1º Ciclo N.º3 de Setúbal, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/05/29 - 2008/07/31 | Pedagogical Director | Mathnasium – Ginásio de Matemática do Barreiro, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/03 - 2018/08 | "O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Duas experiências no ensino
básico [Lesson study as a professional development process for mathematics teachers: Two experiments in elementary school]"
SFRH/BD/97702/2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/07 - 2023/10/31 | Teachers' and facilitators' learning on Lesson Study in the Portuguese context
2020.02874.CEECIND
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019 - 2022 | REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores. [Mathematical Reasoning and Teacher Education]
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020/10/01 - 2021/06/30 | MATHMot - Co-constructing mathematics motivation in primary education - A longitudinal study in six European countries project
Investigador
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
The Research Council of Norway
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/12/13 - 2014/06/12 | Práticas Profissionais dos Professores de Matemática [Professional Practices of Mathematics Teachers]
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/03 | Lesson Study adaptation in Portugal: different lenses to analyse outcomes | XV Summer Workshop in Mathematics
(Brasília, Brasil)
|
2023/02/14 | Estudos de aula em Portugal | Ciclo Internacional de Conferências Lesson Study
Adriana Richit
|
2021/05 | Lesson study na formação inicial de professores de Matemática: em foco a Iniciação à Prática Profissional e o Estágio Curricular Supervisionado | Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática
(Brasil)
|
2021/02 | O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática | Ciclo de Conferências do ISPA – Instituto Universitário
(Portugal)
|
2020/02/05 | Developing Collaborative Relationships in Lesson Study Groups | ICMI Study 25
INTERNATIONAL COMMISSION ON MATHEMATICAL INSTRUCTION (Lisboa, Portugal)
|
2019/07/11 | O Estudo de Aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática em Portugal e no Brasil. [Lesson Study as a professional development process of mathematics teachers in Portugal and Brazil.] | ProfMat 2019
APM (Castelo Branco, Portugal)
|
2018/11 | Investigando a aula de Matemática: o contributo do estudo de aula (Painel plenário) [Investigating the Mathematics lesson: The Contribution of the Lesson Study (Plenary Panel)] | Encontro em Investigação em Educação Matemática
(Coimbra, Portugal)
|
2016 | Tasks, communication and mathematical reasoning: teachers’ professional learning in lesson studies | 8th YERME Summer School
(Podebrady, República Checa)
|
2015 | Estudos de aula como estratégia de desenvolvimento profissional do professor de matemática [Lesson Studies as a Math Teacher Professional Development Strategy] | CiEMeLP 2015 - Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
(Coimbra, Portugal)
|
2015 | Reflecting on teaching decimal numbers: studying teacher learning in Portugal | ECER
(Budapeste, Hungria)
|
2015 | Teacher´s actions in a whole class mathematical discussion triggered by an exploratory task | ECER
(Budapeste, Hungria)
|
2015 | Mathematical discussions as a challenge to teachers’ professional practice | ECER
(Budapeste, Hungria)
|
2015 | Promoting the development of Mathematics reasoning: Teachers’ perspectives in a Lesson Study. | ECER
(Budapeste)
|
2014 | Lesson study as a professional development framework. (Studies in Mathematics teachers and teaching) | ECER
(Porto, Portugal)
|
2014 | Estudos de aula: Um contexto de desenvolvimento profissional na escola (Conferência com discussão) [Lesson Studies: A Context of Professional Development at School (Conference with Discussion)] | ProfMat 2014
(Braga, Portugal)
|
2013 | Developing students’ reasoning with rational numbers in comparing and ordering tasks. | EARLI - European Association for Research on Learning and Instruction Conference
(Munique, Alemanha)
|
2013 | Práticas matemáticas promotoras de capacidades transversais nas atuais orientações curriculares [Mathematical practices that promote transversal skills in current curricular orientations] | ProfMat 2013
(Albufeira, Portugal)
|
2013 | Projeto práticas profissionais dos professores de Matemática [Professional Practices of Mathematics Teachers Project] | ProfMat 2013
(Albufeira, Portugal)
|
2012 | Addition and subtraction of rational numbers: A teaching experiment with grade 5 students | 6th YERME Summer School
(Faro, Portugal)
|
2012 | Abordagens exploratórias como eixo central da mudança curricular em Matemática [Exploratory approaches as a central axis of mathematical curriculum change] | XIX Colóquio da AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - Atual | A discussão coletiva como momento de comunicação matemática: contributo formativo do estudo de aula
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 - Atual | Conhecimento profissional de futuros professores de matemática da educação básica do Brasil: experiências no estágio supervisionado
no contexto do estudo de aula
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 - Atual | Desenvolvimento profissional de professores de aula de professores de Matemática do ensino superior do Brasil e de Portugal
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 - Atual | O desenvolvimento de conhecimento matemático e didático de futuros professores dos primeiros anos através do estudo de aula
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 - Atual | O raciocínio matemático e o uso da linguagem algébrica com compreensão no 8º ano
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - Atual | O desenvolvimento do conhecimento de futuros professores de matemática dos primeiros anos no estudo de aula
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 - 2024 | Contribuição do estudo de aula para o desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores de matemática no estágio
supervisionado
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - 2024 | Integrar o Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - 2024 | Aprendizagens profissionais dos futuros professores de matemática: uma experiência com estudo de aula.
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - 2024 | O conhecimento e a prática letiva de professores de matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021/09 - 2023/11 | Promoção da oralidade na aula de Língua Inglesa através do estudo de aula: Desenvolvimento profissional de professores.
Coorientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | Contribuição do estudo de aula para o conhecimento e prática de professores de Cálculo Diferencial e Integral
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019/09 - 2020/07/21 | O raciocínio matemático dos alunos do 11.º ano de escolaridade no tópico Assíntotas ao gráfico de uma função
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013/09 - 2015/12/10 | "Adição de números racionais: Uma experiência de ensino no 3.º ano. [Addition of rational numbers: A teaching experiment in
the 3rd grade.]"
Orientador de Ricardo Jorge Costa de Vilhena
|
Education, specialisation in Mathematics Educations (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/09 - 2023/06 | VII Encontro de Professores APM-IE –Desenvolvimento profissional e inovação curricular em matemática (2023/04/22)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal APM - Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2021/10 - 2022/09 | MELSE III – Mathematics Education Lesson Study in Europe (2022/07/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2021/09 - 2022/06 | VI Encontro de Professores APM-IE – Raciocínio matemático e representações (2022/05/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
APM - Associação de Professores de Matemática, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2020/09 - 2021/06 | V Encontro de Professores APM-IE – Gestão curricular em Matemática (2021/05/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal APM - Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2019/03 - 2020/02 | ICMI Study 25 on Teachers of Mathematics Working and Learning in Collaborative Groups. (2020/02/03 - 2020/02/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018/10 - 2019/05 | IV Encontro de Professores APM-IE - Aprendizagens essenciais em Matemática: Perspectivas e práticas [APM-IE Teachers conference
- Essential Mathematics Learning: Perspectives and Practices] (2019/05/11 - 2019/05/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2016/01 - 2016/07 | VII FJI – Fórum Jovens Investigadores (2016/07/07 - 2016/07/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2015/10 - 2016/05 | Tarefas para o desenvolvimento do raciocínio matemático [Tasks to develop mathematical reasoning] Encontro Tarefas para o
Ensino da Matemática [Conference Tasks to Mathematics Teaching] (2016/05/07 - 2016/05/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2015/01 - 2015/07 | VI FJI – Fórum Jovens Investigadores (2015/07/07 - 2015/07/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014/01 - 2014/07 | V FJI – Fórum Jovens Investigadores (2014/07/01 - 2014/07/02)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/07/11 - 2019/07/11 | Dinamização de Oficina de Investigação sobre a Prática no ProfMat 2019. [Dynamization of Research Workshop on Practice in
ProfMat 2019 conference].
Encontro
|
ProfMat |
2017/04 - 2017/04 | Números racionais: Desafios para ensinar, desafios para aprender [Rational numbers: Challenges to teach, challenges to learn]
Mesa-redonda
|
ProfMat 2017
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2016/11 - 2016/11 | Tasks for the development of mathematical reasoning (Practical session).
Conferência
|
A Matemática nos primeiros anos
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2016/10/10 - 2016/10/10 | Worhshop on Lesson Study at Hummeltofteskolen with specialists from Elementary School attached to University of Tsukuba.
Oficina (workshop)
|
Worhshop on Lesson Study at Hummeltofteskolen
Department of Science Education, University of Copenhagen, Dinamarca
|
2016/08/13 - 2016/08/20 | YESS8 Eight YERME Summer School
Conferência
|
YESS8 Eight YERME Summer School
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
|
2016/06/20 - 2016/06/27 | Lesson Study Immersion Program 2016, IMPULS Project, Tokyo, Japan
Oficina (workshop)
|
Lesson Study Immersion Program 2016
Mathematics Education Department of Tokyo Gakugei University, Japão
|
2016/01/18 - 2016/03/27 | Research visit at the International Centre for Classroom Research (ICCR) following the international project Learning from
Lessons: Studying the construction of teacher knowledge catalysed by purposefully-designed experimental mathematics lessons.
Outro
|
Further education at ICCR
Melbourne Graduate School of Education, University of Melbourne, Austrália
|
2013/11/05 - 2013/11/08 | Educational Design Research as a Means to Strengthen Relationships between Curriculum Research, Practice and Policy (Season
school focus on Design Based Research (by EERA))
Oficina (workshop)
|
Educational Design Research as a Means to Strengthen Relationships between Curriculum Research, Practice and Policy
Universidad de Jaén, Espanha
EERA - European Educational Research Association, Alemanha SLO - Netherlands Institute for curriculum development, Países Baixos |
2013/07/12 - 2013/07/12 | Matemática para todos, Matemática com todos: Encontro em memória de Paulo Abrantes [Mathematics for all, Mathematics with
all: Conference in memorium of Paulo Abrantes]
Conferência
|
Matemática para todos, Matemática com todos: Encontro em memória de Paulo Abrantes
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2012/05/14 - 2012/05/14 | Tools and teacher learning systems to support productive mathematical discussions (by Magdalene Lampert)
Conferência
|
Tools and teacher learning systems to support productive mathematical discussions (by Magdalene Lampert)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012/02/03 - 2012/02/05 | 2012 ECO-ESCOLAS, educação para a sustentabilidade no âmbito da agenda 21. [2012 ECO-SCHOOLS, education for sustainability
under the 21 agenda.]
Oficina (workshop)
|
Encontro ECO-ESCOLAS 2012
Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Portugal
|
2012/02/02 - 2012/02/04 | Group Coordination – O desenvolvimento curricular na educação básica [Curriculum development in elementary and middle school]
Conferência
|
XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem da noção, comparação e ordenação de números racionais
(Sessão Prática) [Exploratory approach with multiple representations in the learning of notion, comparison and ordering of
rational numbers (Pratical session)]
Conferência
|
ProfMat 2011 |
2009/09 - 2010/07 | Teacher education program using action-research.
Oficina (workshop)
|
Melhoria das Aprendizagens e Educação para a Cidadania
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010/05 - 2010/06 | Workshop on the use of interactive whiteboards in Basic Education
Oficina (workshop)
|
A utilização dos quadros interativos Multimédia (QIM) no contexto de aprendizagem
CFAE Ordem de Santiago, Portugal
|
2005/10/17 - 2006/03/20 | Teacher education program on using manipulatives for teaching mathematics
Oficina (workshop)
|
Inovação em início de carreira – Materiais para o ensino da Matemática: Produzir, experimentar e reflectir
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/19 | Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de física no contexto do estudo de aula
Vogal
|
Mauri Luís Tomkelski (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2024/02/08 | O conhecimento e a prática letiva de professores de Matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula
Orientador
|
Paula Cristina Marques Gomes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/12/12 | O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores sobre discussão coletiva em Matemática
Vogal
|
Nicole Gaspar Duarte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/11/21 | Pensamento algébrico nos anos iniciais: desvelar as aprendizagens profissionais de professores
Vogal
|
Miriam Criez Nobrega Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/11/16 | Prática profissional de professores dos anos iniciais do ensino fundamental do Brasil em educação estatística, num contexto
de trabalho colaborativo
Vogal
|
Flávia Batista Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/11/12 | Manifestações de flexibilidade de cálculo mental em tarefas que envolvem multiplicação e divisão numa perspetiva do sentido
de número
Vogal
|
Cília Cardoso Rodrigues da Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/09/26 | Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade
Vogal
|
Sofia Isabel Andrade Graça (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021/09/08 | Estudo de aula de Matemática com robótica educacional na formação inicial do professor de Matemática
Vogal
|
Crhistiane da Fonseca Souza (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil |
2021/06/21 | A orquestração instrumental na elaboração de uma tarefa matemática: Conhecimento e práticas profissionais do professor
Vogal
|
Maria Solange da Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021/01/20 | Conhecimento didático e prática pedagógica de futuros professores no ensino dos Números Racionais
Vogal
|
Nadia Diogo Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020/04/29 | Capacidade de Generalização em Sequências Crescentes com Estruturas Pictóricas em Alunos de 4.º ano
Arguente principal
|
Gonçalo Teixeira da Silva Cordeiro (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/01/10 | Diferenciar em Matemática: As Potencialidades das Tarefas Paralelas no Desenvolvimento do Cálculo Mental. [Differentiate in
Mathematics: The Potentialities of Parallel Tasks in the Development of Mental Calculus.]
Presidente do júri
|
Catarina Sofia Fernandes Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/12/10 | "Adição de números racionais: Uma experiência de ensino no 3.º ano. [Addition of rational numbers: A teaching experiment in
the 3rd grade.]"
Orientador
|
Ricardo Jorge Costa de Vilhena (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/10 - 2023/10 | Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM) 2023 | Aveiro |
2023/06 - 2023/07 | World Association of Lesson Studies (WALS) International Conference 2023 | Zwolle |
2023/05 - 2023/06 | XXXIII Seminário de Investigação em Educação MAtemática | Barcelos |
2023 - 2023 | e Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13) | Hungria |
2018/11/17 - 2018/11/18 | Encontro de Investigação em Educação Matemática [Conference of Research in Mathematics Education] | Coimbra |
2015/10/24 - 2015/10/25 | Encontro de Investigação em Educação Matemática [Conference of Research in Mathematics Education] | Braga |
2014/04/09 - 2014/04/10 | XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática | Braga |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | International Electronic Journal of Mathematics Education | Modestum |
2024/01 - Atual | Bolema: Boletim de Educação Matemática | Universidade Estadual Paulista |
2023/11 - Atual | PNA | Universidade de Granada |
2023/05 - Atual | International Journal of Educational Research Open | Elsevier |
2023/04 - Atual | Medi@ções | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
2023/03 - Atual | Journal of Mathematics Teacher Education | Springer |
2021/12 - Atual | Revista Portuguesa de Educação | |
2021/12 - Atual | Zetetike: Revista de Educação Matemática | |
2021/05 - Atual | Revista Paradigma | Universidad Pedagógica Experimental Libertador (Núcleo Maracay) |
2020/07 - Atual | International Journal for Lesson and Learning Studies | Emerald Insight |
2019/01 - Atual | Quadrante | |
2018/09 - Atual | Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2007-6819) | Revista Latinoamericana e Investigacion en Matematica Educativa RELIME |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/02 - Atual | Initiation to Professional Practice IV | Mathematics Teaching (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2020/02 - Atual | Mathematics, Culture, and Reality | Elementary School Teaching (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/09 - Atual | Initiation to Professional Practice III | Mathematics Teaching (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2019/02 - Atual | Qualitative Data Analysis | Education and Training (Licenciatura) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2019/02 - Atual | Initiation to Professional Practice II | Mathematics Teaching (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018/09 - Atual | Thematic Seminar | Mathematics Education (Doutoramento) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017/02 - Atual | Development of the key competencies for the 21st century. | Education and Training (Licenciatura) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2016/09 - Atual | Introduction to Educational Research | Education and Training (Licenciatura) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2015/09 - Atual | Research methodologies. | Education, specialisation in Mathematics Education (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014/09 - Atual | Fundamentals of Mathematics Education. | Education, specialisation in Mathematics Education (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014/02 - Atual | NVivo as a qualitative analysis tool. | Education (Doutoramento) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/02 - Atual | Didactics of Numbers and Algebra | Education, specialisation in Mathematics Education (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/01 - Atual | Numbers and algebra in Elementary School. | Teacher education programme for in-service teachers (Outros) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018/09 - 2019/07 | Mathematics teaching based on student activity | Teacher education programme for in-service teachers - Lesson study (Outros) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018/09 - 2019/02 | Research and Project Seminar | Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2016/09 - 2017/03 | Lesson study: theory and practice. | Teacher education programme for in-service teachers - Lesson study (Outros) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2016/05 - 2016/05 | Tasks for Teaching Mathematics. | Teacher education programme for in-service teachers (Outros) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/10 - 2014/06 | Numbers and Algebra in Elementary school with Lesson Study | Teacher education programme for in-service teachers - Lesson study (Outros) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/10 - 2014/06 | Learning and Understanding Mathematics in Elementary School. | Teacher education programme for in-service teachers | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2008/04/21 - 2013/08/31 | Mathematics and Natural Sciences in grades 5 and 6. | (Ensino básico 2º ciclo) | |
2006/05/02 - 2006/06/23 | ICT project developed with 1st, 2nd, 3rd and 4th-grade students. | (Ensino básico 1º ciclo) | |
2006/04/03 - 2006/06/23 | CBTIC - ICT project developer with 1st, 2nd, 3rd and 4th-grade students. | (Ensino básico 1º ciclo) | |
2005/03/07 - 2005/05/27 | Mathematics and Natural Sciences to grade 6 (as trainee teacher). | (Ensino básico 2º ciclo) | |
2004/03/08 - 2004/05/21 | Mathematics and Natural Sciences to grade 5 (as trainee teacher). | (Ensino básico 2º ciclo) | |
2003/01/15 - 2003/03/31 | Elementary school - grade 4 (as trainee teacher). | (Ensino básico 1º ciclo) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2016 - Atual | WALS (World Association of Lesson Studies) | |
2009/03 - Atual | Associação de Professores de Matemática [Mathematics Teachers Association] | |
2009 - Atual | SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática [Portuguese Society of Research in Mathematics Education] |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | Portugal's representative at WALS (World Association of Lesson Studies) council Members
Membro
|
|
2009/09/01 - 2013/08/31 | School coordinator of the Eco-Escolas project.
Coordenador
|
|
2009/09/01 - 2013/08/31 | School coordinator of the SuperTmatik Championship school stage project. |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/04/17 - 2020/04/17 | Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Maria Alexandra das Neves Santana Ferreira de Souza. | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2019/10/24 - 2019/10/24 | Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Madalena Garreth Albino Hungulo. | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2019/10/21 - 2019/10/21 | Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Paula Cristina Marques Gomes. | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2019/10/14 - 2019/10/14 | Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Thuysa Schlichting de Souza. | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Distinções
Prémio
2018 | Award Instituto de Educação/ Caixa Geral de Depósitos - Best PhD Thesis Award in Education / Melhor Tese de Doutoramento em
Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Caixa Geral de Depositos, Portugal |