Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Rute Alves Rosa
Nomes de citação
- Rosa, Rute
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0515-43E5-AFC9
- ORCID iD
- 0000-0003-2707-3624
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/10/29
Concluído
|
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Os géneros de texto como instrumentos de aprendizagem da cidadania" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 Valores |
2016/01 - 2020/01
Concluído
|
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Texto e Discurso
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Muito Bom |
2015
Concluído
|
Consultoria e Revisão Linguística (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Proposta interacionista para a prática da revisão de texto: o padrão discursivo dos textos académicos " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 Valores |
2010/09/30 - 2013/07/18
Concluído
|
Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Portugueses (Licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/10/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/09/01 - 2018/12/01 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidad Nacional de Rosario -Facultad de Humanidades y Artes , Argentina |
Universidad Nacional de Rosario -Facultad de Humanidades y Artes , Argentina |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/30 - Atual | Professora tutora | Universidade Aberta, Portugal |
2020/09/15 - Atual | Professora | EPAD - Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto, Portugal |
2015 - Atual | Serviços de Consultoria e Revisão Linguística | Profissional independente, Portugal |
2021/09/15 - 2023/07/30 | Coordenadora do Plano Estratégico de Educação para a Cidadania | EPAD - Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto, Portugal |
2020/01 - 2020/09 | Docente do Curso de Português para Estrangeiros | Universidade Nova - FCSH, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/01 - 2020/01 | A noção de padrão discursivo: textos e géneros em análise
PD/BD/113974/2015
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Anotação |
|
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/10 | A noção de padrão discursivo: caracterização diferencial de géneros de texto e perspetivas didáticas | XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade da Beira Interior (Covilhã)
|
2023/09 | A noção de padrão discursivo: contributos para a didatização de géneros académicos |
Universidade Nova - FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2023/05 | A noção de padrão discursivo: teoria e aplicação | Seminário no âmbito do Mestrado e Doutoramento em Linguística
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/11 | O comentário como instrumento de aquisição de competências de cidadania: reflexões e percursos didáticos |
Universidade Nova - FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2019/10 | Géneros de texto e as dimensões do suporte |
Universidade do Minho (Braga)
|
2019/07 | Géneros de texto e a configuração linguística dos tipos discursivos em português europeu | VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), (Unisinos, Brasil)
|
2019/07 | O que é ser um jovem investigador |
Universidade Nova - FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2019/01 | Modelo didático do artigo de opinião: do ensino do género ao conhecimento explícito do funcionamento da língua | VI Fórum de Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Línguas
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/01 | O contributo da noção de plano de texto para a formação de tradutores | VI Fórum de Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Línguas
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Mecanismos de Reformulação no artigo científico |
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/11 | Modelo didático do artigo científico: contributos para a formação de professores de português como língua segunda e estrangeira | VI Jornadas Internacionais Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa
. Faculdad de Lenguas de la Universidad Nacional de Córdoba (Córdoba, Argentina)
|
2018/11 | O graffiti como manifestação linguística e cultural no ensino de português como língua pluricêntrica | VI Jornadas Internacionais Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa
Faculdad de Lenguas de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (Córdoba, Argentina)
|
2018/11 | O papel do graffiti na construção do poder: um estudo comparativo Portugal/Argentina | II Jornada de Divulgación de Producciones Académicas
Faculdad de Humanidades Y Artes de la Universidad Nacional de Rosario (Rosario, Argentina)
|
2018/09 | Géneros de texto e tipos discursivos no ensino do Português como Língua estrangeira | I Jornadas de Portugués como Lengua Extranjera
(Buenos Aires, Argentina)
|
2018/09 | Análise interlinguística do artigo de opinião: contributos para o ensino de Português e do Espanhol como Línguas Estrangeiras | I Jornadas de Portugués como Lengua Extranjera; VII Jornadas de Español como Lengua Segunda y Extranjera
(Buenos Aires, Argentina)
|
2018/09 | Práticas Textuais 17|18 – um exemplo de apropriação de géneros textuais no Ensino Superior | ENDA - Encontro Nacional sobre Discurso Académico
. Escola Superior de Educação e de Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2018/09 | Contributos para a descrição do género de texto recensão crítica | XXXIV Encontro Nacional da APL
(Lisboa, Portugal)
|
2018/07 | Das atividades sociais às propriedades dos textos: um estudo comparativo do comentário em redes sociais | XII Fórum de Partilha Linguística
(Lisboa, Portugal)
|
2018/07 | O papel do graffiti na construção do poder: um estudo comparativo Portugal / Argentina | Encontro Internacional Linguagens de Poder
(Braga, Portugal)
|
2018/07 | O plano de texto do artigo científico: conteúdos e segmentação | VII SIELP. Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
(Braga, Portugal)
|
2018/06 | Modelo didático do género artigo científico: um contributo para o ensino do Português como Língua Adicional | SINEPLA. Simpósio Internacional sobre o Ensino do Português como Língua Adicional
(Londres, Reino Unido)
|
2018/05 | O suporte digital na leitura e compreensão textual | Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
(Aveiro, Portugal)
|
2018/01 | A noção de padrão discursivo: balanço e perspetivas | 17º WGT Balanços e perspetivas
(Lisboa, Portugal)
|
2017/10/24 | Proposta para um modelo didático do género artigo científico | VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
(Santarém, Portugal)
|
2017/09/29 | Organizadores textuais e plano de texto: que relações? | XXXIII Encontro Nacional da APL
(Évora, Portugal)
|
2017/09/29 | A noção de padrão discursivo: um contributo para a caracterização dos géneros textuais | XXXIII Encontro Nacional da APL
(Évora, Portugal)
|
2017/09/01 | A noção de padrão discursivo: uma proposta para a caracterização dos géneros textuais | V Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
(Rosario, Argentina)
|
2017/06/28 | Atividades, géneros e plano de texto: relações hierárquicas de dimensões que se intersetam | GRATO 2017 – Conferência Internacional Gramática & Texto
(Lisboa, Portugal)
|
2016/12 | O plano de texto do comentário linguístico: uma proposta de análise | 16º WGT Representação em G&T
(Lisboa, Portugal)
|
2016/11 | A questão da atribuição de etiquetas de género: o caso do graffiti | XI Fórum de Partilha Linguística
(Lisboa, Portugal)
|
2016/01 | Proposta interacionista para a prática de revisão de texto | 15º WGT Representação em G&T
(Lisboa, Portugal)
|
2015/11 | O padrão discursivo dos textos académicos | X Fórum de Partilha Linguística
(Lisboa, Portugal)
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021 - 2024 | ENDA - Encontro Nacional sobre Discurso Académico | Universidade Nova - FCSH |
2021 - 2023 | Lisboa | |
2021 - 2023 | Lisboa |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018/09/01 - 2018/12/01 | Docente convidada responsável pelo Seminário de Linguística da Licenciatura em Português | Seminário de Linguística (Licence) |
Distinções
Outra distinção
2021 | Melhor Mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | Melhor Mestre em Consultoria e Revisão Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|