???global.info.a_carregar???
Teresa de Lurdes Frutuoso Mendes. Concluiu o(a) Doutoramento em Estudos Literários/ Literary Studies em 2010 pelo(a) Universidade de Lisboa, Mestrado em Literatura Comparada/ Comparative Literature em 2001 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras e Licenciatura em Ensino de Português e Francês / Teaching Portuguese and French em 1991 pelo(a) Universidade de Évora. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Investigação/ Investigation no(a) Instituto Politécnico de Portalegre Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação, Membro do Conselho técnico-científico / Member of the technical-scientific council no(a) Instituto Politécnico de Portalegre, Membro da Comissão Científica do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa/ Member of the Scientific Committee of the Center for Comparative Studies at the University of Lisbon no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Coordenadora do CEComp Comunidade/ CEComp Community Coordinator no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras e Investigação/ Investigation no(a) Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas. Publicou 10 artigos em revistas especializadas. Possui 16 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). Organizou 25 evento(s). Participou em 16 evento(s). Orientou 10 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 7. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 5 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 19 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Literatura juvenil - Portugal - séc.20; Recepção literária - Portugal - séc.20; Comunicação; Teses de doutoramento - 2009; Literatura infantil; Desenvolvimento emocional Infantil; educação pré-escolar; educação intercultural; Literatura infantojuvenil; literatura para a infância; formação estético-literária; desenvolvimento infantil; práticas pedagógicas; Livros; criança; educação; fruição e compreensão leitora; Educação Pré-escolar; Matemática; Literatura Infantil; Morte; avós; Literatura para Jovens; silêncio; incomunicabilidade; Literatura Comparada; sensibilidade; sentimentalidade; herói romântico; percurso; Saramago; literacias; igualdade de género; didática; Cultura colaborativa; profissão docente; Formação de professores; Português; PNEP; trabalho interdisciplinar; Língua Portuguesa; Ciências da Natureza; Ensino Superior; Educação Básica; Supervisão Pedagógica; Educação Emocional; Educação literária; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa de Lurdes Frutuoso Mendes

Nomes de citação

  • Mendes, Teresa
  • Teresa Mendes Mergulhão
  • Teresa Mergulhão
  • Teresa de Lurdes Frutuoso Mendes

Identificadores de autor

Ciência ID
0619-033D-84FA
ORCID iD
0000-0002-0767-9939

Endereços de correio eletrónico

  • teresa.mendes@ipportalegre.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto Politécnico de Portalegre/ Escola Superior de Educação. Praça da República, 7300, Portalegre, Portalegre, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2020 - 2020
Concluído
Curso de Docência Digital em Rede para o Ensino Superior (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
Aprovado
2010/03/18
Concluído
Estudos Literários (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Literatura Comparada
Universidade de Lisboa, Portugal
"Vozes e Silêncio: a Poética do (des)encontro na Literatura para Jovens em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001
Concluído
Literatura Comparada/ Comparative Literature (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Retórica das lágrimas em 'Julie ou la nouvelle Héloïse', de J.J. Rousseau, Die leiden des jungen werther, de J. W. Goethe e Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco/ Rhetoric of tears in 'Julie ou la nouvelle Héloïse', by J. J. Rousseau, Die leiden des " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1991 - 1991
Concluído
Formadora Credenciada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Outros)
Especialização em Português/Língua Materna e das Didácticas Específicas (Português/Francês)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
1991
Concluído
Ensino de Português e Francês / Teaching Portuguese and French (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2019/09 - 2020/07 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
1996 - 2000 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012 - Atual Membro do Conselho técnico-científico / Member of the technical-scientific council Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2022 - 2023 Coordenadora do CEComp Comunidade/ CEComp Community Coordinator Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2019 Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica/ Coordinator of the Degree in Basic Education Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015 - 2018 Coordenadora institucional do Centro de Línguas e Culturas do Instituto Politécnico de Portalegre/ Institutional coordinator of the Center for Languages and Cultures at the Polytechnic Institute of Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2008 - 2016 Membro do Conselho de Representantes/ Member of the Council of Representatives Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2013 - 2015 Cocoordenadora da Pós-Graduação em Bibliotecas e Promoção da Leitura/ Co-coordinator of the Postgraduate Course in Libraries and Reading Promotion Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2010 - 2014 Membro do Conselho Pedagógico/ Member of the Pedagogical Council Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2009 - 2014 Presidente da Área Científica de Língua e Literatura Portuguesas/ President of the Scientific Area of Portuguese Language and Literature Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2009 - 2010 Coordenadora institucional do Programa Nacional de Ensino do Português - PNEP/ Institutional coordinator of the National Portuguese Teaching Program - PNEP Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - 2024/01/15 Membro da Comissão Científica do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa/ Member of the Scientific Committee of the Center for Comparative Studies at the University of Lisbon Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2024 Investigação/ Investigation Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012/09/01 - 2018 Investigação/ Investigation Instituto Politécnico de Portalegre Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação, Portugal
2001/10/01 - 2016 Investigação/ Investigation Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual Formação de Públicos Estratégicos/ Training Strategic Audiences
POISE-03-4436-FSE-000891
Investigador
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Comparatistas
UID/ELT/00509/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015 - 2017 Projeto Educativo Municipal de Sousel( Sousel Municipal Educational Project
N/A
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Concluído
2014 - 2016 Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento/ National Education for Development Strategy
CCPFC/ACC-75519/13
Investigador
Concluído
2013 - 2015 Currículo na Educação Básica e contributos para a formação global do aluno: e da aluna: construção da identidade de género e cidadania/ Curriculum in Basic Education and contributions to the overall formation of the student: and the student: construction of gender identity and citizenship
Investigador
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 509 - 2011-2012
PEst-OE/ELT/UI0509/2011
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2012 CECbase - Bibliografia Comparatista em Portugal/ CECbase - Comparative Bibliography in Portugal
N/A
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mendes, Teresa; Cardoso, Luís Miguel. "Trabalho de projeto - abordagens interdisciplinares na Educação Pré-escolar". 2020.
    Publicado
  2. Cardoso, Luís; Ferreira, Isabel; Mendes, Teresa; Marchão, Amélia; Carvalho, Luísa Serrano; Luís Cardoso; Ferreira, Isabel. "A ENED e a cobertura jornalística da ação da ONE e AI". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2020), 2020.
  3. Cardoso, Luís Miguel; Ferreira, Isabel; Mendes, Teresa; Marchão, Amélia; Carvalho, Luísa Serrano. "Os média e a ENED: a cobertura jornalística da ação da ONU". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 2019.
    Publicado
  4. Ferreira, Isabel; Carvalho, Luísa Serrano; Marchão, Amélia; Mendes, Teresa. "A educação para o desenvolvimento no contexto da educação formal". Trabalho apresentado em A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação ¿ 30 anos de AFIRSE em Portugal, 2019.
    Publicado
  5. Mendes, Teresa; Cardoso, Luís Miguel. "Alexandre Herculano's romantic hero in Eurico, o Presbítero, the umbridled search for the absolute". Trabalho apresentado em 16th International Conference on Literature, Languages, Humanities & Social Sciences, Budapeste, 2018.
    Publicado
  6. Carvalho, Luísa Serrano; Mendes, Teresa. "Cultura Colaborativa: um desafio profissional". 2018.
    Publicado
  7. Mendes, Teresa; Carvalho, Luísa Serrano; Mendes, Teresa; Carvalho, Luísa Serrano. "A avaliação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP): as perceções das formadoras residentes". Trabalho apresentado em A escola: dinâmicas e atores, 2018.
    Publicado
  8. Cardoso, Luís Miguel; Mendes, Teresa. "The calling of the Unspeakable and the seduction of metamorphosis: Vergílio Ferreira, from literature to film". Trabalho apresentado em 16th International Conference on Literature, Languages, Humanities and Social Sciences, Budapeste, 2018.
    Publicado
  9. Mendes, Teresa; Rebola, Fernando; Carvalho, Luísa Serrano. "Herbário: uma proposta de trabalho interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2017.
    Publicado
  10. Mendes, Teresa; Porto, Susana. "Que formação em Educação Básica temos e queremos?". 2017.
    Publicado
  11. Cardoso, Luís; Martins, Alexandre; Marchão, Amélia; Rebola, F.; Alves, João Emílio; Carvalho, Luísa Serrano; Mendes, Teresa. "Competências dos municípios no domínio da educação: o exemplo do Projeto Educativo Municipal do concelho de Sousel - construção de uma proposta a partir de uma reflexão colaborativa.". Trabalho apresentado em V Seminário de I&DT, Portalegre, 2016.
    Publicado
  12. Isabel Silva Ferreira; Marchão, Amélia; Carvalho, Luísa Serrano; Mendes, Teresa. "A emergência de práticas educativas promotoras de educação para o desenvolvimento". 2016.
    Publicado
  13. Mendes, Teresa; Botelho, Renata. "Aprender a lidar com as emoções no jardim de infância: a importância da literatura para a infância no desenvolvimento emocional da criança em idade pré-escolar". 2016.
    Publicado
  14. Mendes, Teresa; Cardoso, Carla. "A abordagem de projeto no Ensino Básico – perspetivas e potencialidades.". 2016.
    Publicado
  15. Isabel Silva Ferreira; Marchão, Amélia; Carvalho, Luísa Serrano; Mendes, Teresa. "Educação para o Desenvolvimento no Ensino Superior: Investigar para Transformar". Trabalho apresentado em XV CONGRESO NACIONAL DE EDUCACIÓN COMPARADA-., Sevilha, 2016.
    Publicado
  16. Carvalho, Luísa Serrano; Mendes, Teresa. "Práticas promotoras da igualdade de género: formar para uma sociedade igualitária". Trabalho apresentado em XV Congreso Nacional de Educación Comparada, 2016.
    Publicado
  17. Teresa Mendes Mergulhão; Mendes, Teresa. "A retórica do silêncio na Literatura Portuguesa para Jovens". Trabalho apresentado em Reflexões em Torno das Literaturas de Língua Portuguesa para Crianças e Jovens, Lisboa, 2013.
    Publicado
  18. Martins, Lúcia; Mendes, Teresa. "A transversalidade da Literatura Infantil em contexto pré-escolar". 2012.
    Publicado
  19. Mendes, Teresa. "Atmosfera poética no álbum para crianças: o legível, o visível e o inefável". Braga, 2011.
    Publicado
  20. Mendes, Teresa. "Literatura para Jovens. o palco do EU". Trabalho apresentado em I Colóquio Ibérico de literatura Infantil e Interculturalidade/III Simposium da Red de Universidades Lectoras, Castelo Branco, 2009.
    Publicado
  21. Mendes, Teresa. "Corpo, identidade e desejo na literatura para jovens". Trabalho apresentado em 7.º Encontro Nacional (5.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração., Braga, 2008.
    Publicado
  22. Mendes, Teresa. "Relação texto-imagem no livro para crianças: uma leitura de Bernardo Faz Birra e de Quando a Mãe Grita". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança Infâncias Possíveis, Mundos Reais, Braga, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Mendes, Teresa. "Construção literária do sujeito nos diários ficcionais para a juventude". Revista Mosaicum 32 (2020): http://dx.doi.org/10.26893/rm.v16i32.452.
    Publicado • 10.26893/rm.v16i32.452
  2. Mendes, Teresa; Mota, Paula C. "Gerir emoções no jardim de infância por meio da literatura infantil uma proposta pedagógica a partir da leitura de Onde Vivem os Monstros, de Maurice Sendak". Revista Femass (2020): 19-38.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Teresa Mendes; Mendes, Teresa. "Literatura infantil em contextos educativos formais e não formais: a técnica do voo". Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários 37 (2019): 66-77. https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p67.
    Publicado • 10.5433/1678-2054.2019v37p67
  4. Mendes, Teresa. "Geopoética da cidade na literatura infantojuvenil". Leitura em Revista 15 (2019): 212-227. http://ler.iiler.puc-rio.br.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Mendes, Teresa. "Literatura infantil em contextos formais e não formais: a técnica do voo". Terra Roxa e Outras Terras Revista de Estudos Literários 37 (2019): 66-77. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/issue/view/C_escola.
  6. Mendes, Teresa. "Educação literária no contexto pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: das teorias às práticas". TEXTURA - ULBRA 21 45 (2019): 30-50. http://dx.doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-45-4827.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17648/textura-2358-0801-21-45-4827
  7. Mendes, Teresa; Cebola, Graça. "A Literatura Infantil e a Matemática na Educação Pré-escolar: uma relação (im)provável?". Aprender (2018): legado.esep.pt/aprender/index.php/revistas/121-revista-aprender-n-38.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Marchão, Amélia; Henriques, Helder; Porto, Susana; Mendes, Teresa. "Editorial". (2018): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/6.
  9. Mendes, Teresa; Velosa, Marta. "Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar". Pro-Posições 27 2 (2016): 115-132. http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0041.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/1980-6248-2016-0041
  10. Mendes, Teresa. "Literatura infantil na educação pré escolar: fruição, leitura literária e compreensão leitora". TEXTURA - ULBRA (2015): http://hdl.handle.net/10400.26/14307.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Mendes, Teresa. "Amor como em casa - o lugar da família (e) dos afetos na Literatura Infantil contemporânea". Aprender (2013):
    Publicado
  12. Mendes, Teresa; Martins, Lúcia. "Literatura Infantil e Educação Ambiental". Aprender (2013):
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Mendes, Teresa. "POÉTICA DA ESCRITA: UMA RETÓRICA DA INTIMIDADE EM DIÁRIO CRUZADO DE JOÃO E JOANA". In Leituras em Educação, 9-38. São Paulo, Brasil: Opção Editora, 2021.
    Publicado
  2. Mendes, Teresa. "Entre a fábula e o aforismo: o poder inventivo da palavra em Histórias Pequenas de Bichos Pequenos, de Álvaro Magalhães". In Palavras limpas :a Escrita para a Infância e a Juventude de Álvaro Magalhães, editado por Sara Reis da Silva. Braga, Portugal: Tropelias & Companhia, 2021.
    Publicado
  3. Mendes, Teresa; Cardoso, Luis Miguel. "Sentir perdidamente a paisagem. Simbologia e angústia do sujeito em Florbela Espanca: uma leitura literária e fílmica". In Alentejo(s) - Imagens do Ambiente Natural e Humano na Literatura de Ficção. Portugal: Colibri, 2021.
    Publicado
  4. Mendes, Teresa; Marta Mergulhão. "REPRESENTAÇÕES DA DEMÊNCIA NO LIVRO-ÁLBUM CONTEMPORÂNEO: UMA LEITURA DE A AVÓ ADORMECIDA E O AVÔ TEM UMA BORRACHA NA CABEÇA". In Emoções, artes e intervenção – perspetivas multidisciplinares., 195-208. Coimbra, Portugal: Almedina, 2021.
    Publicado
  5. Mendes, Teresa. Autor correspondente: Mendes, Teresa. "O aflorar do maravilhoso poético: memória, linguagem e práticas culturais em Flor de Mel e Os Olhos de Ana Marta, de Alice Vieira". In Literatura Infantil e Juvenil – A palavra literária (re)ex(s)istir no encontro com o outro, 196-215. Florianópolis: Apoio Editora, 2021.
    Publicado
  6. Mendes, Teresa. "Tendências da literatura juvenil portuguesa contemporânea: identidade e alteridade na produção literária de Alice Vieira para jovens". In (R)ex(s)istências Literárias na Contemporaneidade, 915-925. Palhoça, Brasil: Ed. Unisul, 2020.
    Publicado
  7. Mendes, Teresa. "Aportaciones teóricas y conceptuales en la didáctica de la literatura infantil y juvenil". In Didáctica de la Literatura Infantil y Juvenil, 1-16. Madrid, Espanha: Paraninfo, 2020.
    Publicado
  8. Mendes, Teresa. "Literatura, Infância e Emoções: representações das emoções nos livros para crianças". In Emoções, Artes e Intervenção, 38-52. Portugal: Politécnico de Leiria, 2020.
    Publicado
  9. Mendes, Teresa. "Literatura infantil e formação de leitores em idade pré-escolar utopia ou realidade?". In Brasil, Espanha e Portugal: literatura, práticas educativas e formação docente., 63-85. Brasil, 2020.
    Publicado
  10. Mendes, Teresa; Mendes, Teresa. "Pelos caminhos do inefável: o percurso iniciático em A Maior Flor do Mundo, de José saramago". In Literatura Infantojuvenil: diabruras imaginação e deleite. Brasil: Editora Cajuína, 2019.
    Publicado
  11. Mendes, Teresa. "Trajetórias, afinidades e dissonâncias em Eurico, o Presbítero e Ivanhoe". In Estudos de Literatura - Paisagens do Ser. Cosmos, 2019.
  12. Mendes, Teresa. "Da relação eu-tu à relação eu-escrita-de-mim: pontes e fronteiras entre a escrita diarística e a escrita epistolar em A Lua de Joana". In Cultura Lusófona Contemporânea: Fronteiras e Horizontes, 280-292. Portalegre, Portugal: IPP, 2018.
    Publicado
  13. Mendes, Teresa; Leão, Maria. "Culturas em Diálogo: Literatura Infantil e Educação Intercultural". In Cultura Lusófona Contemporânea: Fronteiras e Horizontes, 293-304. Portalegre: IPP, 2018.
    Publicado
  14. Mendes, Teresa. "A morte dos avós na literatura infantil: análise de álbuns ilustrados". Brasil: UFRGS, 2013.
    Publicado
  15. Mendes, Teresa. "A revolução dos cravos na Literatura Infantil portuguesa". In Los Santos de Maiomona en la Historia IV. Espanha, 2013.
    Publicado
  16. Mendes, Teresa. "Chorar por amor: o herói sensível e apaixonado em Julie ou la Nouvelle Héloïse, Die Leiden des Jungen Werther e Amor de Perdição". In Estética das Emoções. Portugal: Edições Húmus, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Mendes, Teresa. Literatura infantojuvenil: leituras e perspectivas - v. 2. São Paulo, Brasil: Editora Cajuína. 2020.
    Publicado • 10.26893/li:de2020 • Editor
Edição de número de revista
  1. Marchão, Amélia; Henriques, Helder; Porto, Susana; Mendes, Teresa. "Educação Pré-escolar abordagens plurais". Revista Aprender 38 (2018): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/view/41.
    Publicado
Livro
  1. Mendes, Teresa. Literatura Infantojuvenil: leituras e perspectivas. Brasil: Cajuína. 2020.
    Publicado
  2. Mendes, Teresa. Vozes e Silêncio: a poética do (Des)encontro na Literatura para Jovens. Bubok Publishing. 2015.
    Publicado
  3. Mendes, Teresa. (Org.) A mulher na literatura e outras artes. Portugal. 2013.
    Publicado • Editor
Tese / Dissertação
  1. Mergulhão, Teresa de Lurdes Frutuoso Mendes, 1968-. "Vozes e silêncio : a poética do (Des)encontro na literatura para jovens em Portugal". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2010. http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000551187.
  2. "Retórica das lágrimas em Julie ou la nouvelle Héloïse, de J.J. Rousseau, Die leiden des jungen Werther, de J. W. Goethe e Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2001. https://www.letras.ulisboa.pt/pt/sobre-a-flul/areas-e-unidades/literaturas-artes-e-culturas/pec/dissertacoes-e-teses#disserta%C3%A7%C3%B5es-de-mestrado.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 Destruição e (des)amparo – Figurações da guerra na literatura infantil contemporânea 3.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção – crianças e jovens em risco
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2022 A Literatura infantil em contexto pré-escolar: transversalidade e abordagem de projeto International Conference on teacher education
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2021 Do Livro-álbum ao potencial leitor infantil: espanto e (des)ocultação de sentidos I Jornadas Internacionais em Educação Literária - Acordar a Primavera
Universidade do Minho (Braga)
2021 Livros, saúde mental e bem-estar: representações da demência na literatura infantil contemporânea. 2.ª Conferência Internacional em Emoções, Arte e Intervenção
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2021 Modos de ler: a ilustração nos livros infantis Ciclo de Conferências «Leitura e Educação Literária»
Universidade de Évora (Évora)
2021 O que se leva desta vida: humor e ironia nas crónicas de Alice Vieira IV Congresso Internacional em Cultura Lusófona Contemporânea
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2021 Poetics of words and images: how to read the contemporary picturebook International Congress on 21st Century Literacies
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2021 Ética, estética e estereotipias: revisitações e adaptações de A Bela e o Monstro ao cinema 2.º Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens – crítica, estética e ética
PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2021 Entre palavras e imagens: a (des)construção do medo no livro-álbum contemporâneo Jornada Internacional Livro Infantil e Emoções
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021 Livros-álbum com e sem palavras: potencialidades de leitura
Universidade Federal de Santa Catarina (Santa Catarina, Brasil)
2019 Os média e a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento: a cobertura jornalística da ação da Organização das Nações Unidas IV Encontro Internacional de Formação na Docência: Educar para a autonomia – Desafios atuais na Educação e na Formação (INCTE 2019)
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2019 Literatura, Infância e Emoções: o legível, o visível e o inefável Conferência Internacional “Emoções, Artes e Intervenção"
Instituto Politécnico de Leiria (Portalegre, Portugal)
2019 Educação emocional em contexto pré-escolar: um percurso palmilhado com os livros IV Encontro de Investigação e práticas em Educação (EIPE 2019)
Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018 Que formação em Educação Básica temos e queremos? A voz dos estudantes.
Instituto Politécnico de Bragança (Portalegre, Portugal)
2018 Trabalho de projeto – abordagens interdisciplinares na Educação Pré-escolar. III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Instituto Politécnico de Bragança (Portalegre, Portugal)
2018 A Educação para o Desenvolvimento no contexto da Educação Formal. XXV Colóquio Afirse Portugal: A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação
Instituto de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 Alexandre Herculano's romantic hero in Eurico, o presbítero: the unbridled search for the absolute 16th International Conference on Literature, Languages, Humanities and Social Sciences
(Budapeste, Hungria)
2018 The calling of the unspeakable and the seduction of metamorphosis: Vergílio Ferreira, from literature to film 16th International Conference on Literature, Languages, Humanities and Social Sciences
(Budapeste, Hungria)
2018 Pedagogy and Literacy: the challenges and Horizons of Film Literacy. SATHE - International Symposium Study and Advancement of Teaching in Higher Education
Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (Coimbra, Portugal)
2018 Literatura e cinema: irredutibilidade e desejo em Vergílio Ferreira LUSOCONF - I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2018 O mito de Narciso na poesia de José Régio e Jorge de Sena LUSOCONF - I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2018 Carta de Sá-Carneiro a Pessoa: a inscrição do Eu no discurso. LUSOCONF - I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2018 A relação eu-tu ou a relação eu-tu-escrita-de-mim III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2018 Fulguração e condição humana em Aparição: do romance de Vergílio Ferreira ao filme de Fernando Vendrell III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2018 Culturas em Diálogo: a literatura infantil e a promoção da educação intercultural III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2018 A criança, o reconhecimento e a regulação das emoções II Jornadas da Educação – Desafios, Prática e Reflexões
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2018 Literatura infantojuvenil: um recurso psicopedagógico na intervenção com jovens em risco II Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2018 Educação Literária na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: das Teorias às Práticas. III Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Promoção Leitora
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018 Infância e desconstrução de estereótipos de género nos livros para crianças. Seminário Especial “Infâncias Contemporâneas e Pesquisas Culturais”
Universidade Federal de Rio Grande do Sul. (Rio Grande do Sul, Brasil)
2017 Literatura Infantil e Matemática na Educação Pré-escolar: uma relação (im)provável Seminário Diálogos em Educação III
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2017 A avaliação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP): as perceções do Formadores Residentes XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal - A escola: dinâmicas e atores
Instituto de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017 Cultura colaborativa: um desafio profissional XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal - A escola: dinâmicas e atores.
Instituto de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017 Herbário: uma proposta de trabalho interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico II Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança (Portalegre, Portugal)
2017 Vergílio Ferreira and film: the seduction of eternity in a mirror metamorphosis Utopia: From Text to Screen and Back to Text. Filme and Literature: the Portuguese Context
King's College London (Londres, Reino Unido)
2016 ENED: Literatura para a Infância e educação para os valores ambientais: propostas de trabalhos de projeto para a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico II Seminário de Literatura Infantil e Educação (ambiental)
Instituto Politécnico de Portalegre
2016 A abordagem de projeto no Ensino Básico – perspetivas e potencialidades V Seminário de I&DT
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2016 Aprender a lidar com as emoções no jardim-de-infância: a importância da literatura para a infância no esenvolvimento emocional da criança em idade pré-escolar V Seminário de I&DT
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2016 A emergência de práticas educativas promotoras de educação para o desenvolvimento. 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2016 Educação para o Desenvolvimento no Ensino Superior: Investigar para Transformar XV CONGRESO NACIONAL DE EDUCACIÓN COMPARADA
Sociedad Española de Educación Comparada y Universidad Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha)
2016 Práticas Promotoras da Igualdade de Género: para uma sociedade igualitária. XV CONGRESO NACIONAL DE EDUCACIÓN COMPARADA
Sociedad Española de Educación Comparada y Universidad Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha)
2016 Competências dos municípios no domínio da educação: o exemplo do Projeto Educativo Municipal do concelho de Sousel - construção de uma proposta a partir de uma reflexão colaborativa
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2016 Olhares sobre as investigações dos/as estudantes da ESECS do IPP
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2015 Transformações do olhar: a fecundidade do diálogo intersemiótico nos livros para crianças III Encontro Bibliotecas Escolares – Formar leitores no século XXI)
Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares (Castelo de Vide, Portugal)
2015 Formação de educadores/as de infância e de professores/as. Congresso Comemorativo dos 30 anos ESE-IPP
Instituto Politécnico de Portalegre
2015 Modos de ver o Outro Representações do Negro na literatura para a infância II Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2015 Sophia e os Inéditos: Leitura dos poemas que Sophia não chegou a publicar II Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2015 Uma leitura de O Tesouro e de O Rapaz da Bicicleta Azul Seminário comemorativo dos 41 anos do 25 de abril.
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2014 Fruição e compreensão leitora: da educação pré-escolar ao ensino formal no 1º Ciclo do Ensino Básico IV Seminário de I&DT: cooperar para inovar
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2014 Palavras que crescem na ponta do lápis: a escrita criativa no 2º Ciclo do Ensino Básico IV Seminário de I&DT: cooperar para inovar
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2013/05 Teresa e Mariana: as duas faces da heroína camiliana I Encontro Memória, Educação e Literatura
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2012/09 25 de Abril: a Revolução dos Cravos na Literatura Infantil portuguesa
Casa de la Cultura de los Santos de Maiomona. (Zafra, Espanha)
2012 A construção da identidade feminina nas obras de Alice Vieira I Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
Instituto Politécnico de Portalegre
2012 Geopoética da cidade: o Porto na Literatura Infantil contemporânea VII Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Literatura Comparada
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2012 A transversalidade da Literatura Infantil em Contexto Pré-Escolar.
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2012 Amor como em casa: o lugar da família (e) dos afetos na Literatura Infantil contemporânea
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2011 Literatura Infantil como recurso pedagógico: a formação do leitor literário Feria del Libro de Badajoz
Casa da Cultura de Badajoz (Espanha)
2011 O lugar do desencontro: o conflito intergeracional na Literatura para Jovens Encontro «A leitura: caminhos da criatividade”
Biblioteca Escolar e Centro de Formação de Escolas A23 Abrantes (Portugal)
2011 Pelos caminhos do inefável: o percurso iniciático em A Maior Flor do Mundo, de José Saramago
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2011 .Literatura Infantil como recurso pedagógico: a formação do leitor literário
Casa de la Cultura (Badajoz, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 O brincar no jardim de infância: estratégias para promover o gosto pelo livro e pela leitura em idades precoces
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2019 Literatura infantil e práticas para a promoção da educação intercultural na Educação Pré-Escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2016 - 2017 A literatura infantojuvenil como recurso psicopedagógico na intervenção com jovens em risco
Coorientador
2016 - 2016 A criança, o reconhecimento e a regulação das emoções através da literatura infantil
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Literatura Infantil: do reconhecimento ao controlo das emoções no jardim de infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Exploração de conceitos geométricos na educação pré-escolar através da literatura infantil
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Palavras que nos embalam : a escrita criativa no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 (Re)Organização da área dos livros e incentivo à leitura na educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Os Monstros na Literatura Infantil do nosso Tempo
Orientador
Pós-Graduação em Bibliotecas e Promoção da Leitura (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2014 - 2014 Projeto de Promoção de Leitura para crianças e jovens no Ensino Básico
Orientador
Pós-Graduação em Bibliotecas e Promoção da Leitura (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
2014 - 2014 Formas de exploração da ilustração em livros no jardim-de-infância
Orientador
Pós-Graduação em Bibliotecas e Promoção da Leitura (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2014 - 2014 Hábitos de Leitura dos Adolescentes Institucionalizados
Orientador
Pós-Graduação em Bibliotecas e Promoção da Leitura (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2014 - 2014 A Leitura na Terceira Idade
Orientador
Pós-Graduação em Bibliotecas e Promoção da Leitura (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
2014 - 2014 Da literacia emergente à emergência da escrita no jardim de infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Formas de exploração da ilustração em livros no jardim-de-infância
Orientador
Pós-Graduação em Bibliotecas e Promoção da Leitura (Outra)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2013 - 2013 Organização e Dinamização da Biblioteca no Jardim de Infância
Orientador
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2013 - 2013 Palavras que crescem na ponta do lápis. A escrita criativa no 2º ciclo do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 O livro como elemento promotor do envolvimento da família nas práticas educativas : caminhos em prol da qualidade educativa em contexto de educação pré-escolar e de 1.º ciclo do ensino básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2013 IDENTIDADE E ALTERIDADE: A LITERATURA INFANTIL COMO OPORTUNIDADE DE ABORDAGEM AOS VALORES NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Orientador
2012 - 2013 Janela aberta para o mundo: um olhar sobre a poesia na sala de aula
Orientador
2012 - 2012 A linguagem oral na Educação Pré-Escolar: uma ferramenta para crescer, comunicando
Orientador
Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2010 - 2011 Oralizar mais e melhor com a leitura: o desenvolvimento da linguagem oral com apoio na leitura
Coorientador
2010 - 2011 A TRANSVERSALIDADE DA LITERATURA INFANTIL EM CONTEXTO PRÉ-ESCOLAR
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - Atual IV Congresso Internacional de Cultura Lusófona - Crónica: entre o útil e o fútil (2021)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2021 - Atual International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021) (2021)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2021 - Atual I Jornada Internacional em Livro Infantil e Emoções (2021)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
2019 - Atual Ciclo de Cinema “Da Literatura Infantil às Adaptações Cinematográficas” (2019 - 2019)
Outro (Coorganizador)
2023 - 2023 Seminário Internacional Os Labirintos do Mal - Ensaios sobre o Ódio na Literatura e no Cinema (2023/03/27 - 2023/03/28)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2021 Painel «Livro-objeto e materialidade: possibilidades de leitura» no International Congress on 21st Century Literacies (2021) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Instituto Politécnico de Beja, Portugal

Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2019 - 2019 I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Educação Intercultural (2019 - 2019)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Workshop "Quem conta e reconta um conto...: (re)escritas de histórias tradicionais (2019 - 2019)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
2018 - 2018 III Congresso Internacional de Cultura Lusófona - Fronteiras e Horizontes ¿ espaço(s) e tempo(s) de diálogo (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2017 - 2017 Seminário Diálogos em Educação III (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Seminário Diálogos em Educação IV (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2017 - 2017 Conferência Língua e Cultura Chinesa (2017 - 2017)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2017 - 2017 Workshop: Preparing for employment in the UK (2017 - 2017)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2017 - 2017 Intensive Conversation Course in English (2017 - 2017)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2017 - 2017 Cours de Conversation en Français (2017 - 2017)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2017 - 2017 Comunícate en Español (2017 - 2017)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2017 - 2017 Summer Course for Kids and Teens (2017 - 2017)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015 - 2015 II Congresso Internacional de Cultura Lusófona - Representações do Outro: Olhares Plurais (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015 - 2015 Jornadas de Promoção da Leitura (2015 - 2015)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2014 - 2014 Workshop "(Des)fiando histórias" (2014 - 2014)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2014 - 2014 I Seminário Literatura Infantil e Educação - LiEdu (2014 - 2014)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2012 - 2012 I Congresso Internacional de Cultura Lusófona - A Mulher na Literatura e Outras Artes (2012 - 2012)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2012 - 2012 II Jornadas de Literatura Infanto-Juvenil (2012 - 2012)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2011 - 2011 I Colóquio de Cultura Contemporânea (2011 - 2011)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - Atual Ação de curta duração
Oficina (workshop)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2013 - Atual Curso de Formação Metas Curriculares de Português – 1º Ciclo para formação de formadores
Oficina (workshop)
Curso de Formação Metas Curriculares de Português – 1º Ciclo
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2023/06/01 - 2023/06/01 "Embaixadora dos Afectos" da associação AJUDARIS - atividade inserida no Projeto “Juntos a Criar Histórias Felizes”, na ala pediátrica do Hospital José Maria Grande
2021/04/29 - 2021/04/30 6.º Seminário Internacional de Investigação sobre o livro-objeto
Congresso
6.º Seminário Internacional de Investigação sobre o livro-objeto
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2021 - 2021 "Embaixadora dos Afectos" da associação AJUDARIS
2016 - 2016 A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora
Congresso
A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora
2015 - 2015 Seminário “Formação Pedagógica de Docentes do Ensino Superior”
Encontro
Formação Pedagógica de Docentes do Ensino Superior
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015 - 2015 Formação PORDATA – Base de Dados de Portugal Contemporâneo
Oficina (workshop)
Fundação Francisco Manuel dos Santos, Portugal
2015 - 2015 Seminário TEIP - Diferenciação Pedagógica e Sucesso Escolar
Encontro
Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano, Portugal
2015 - 2015 Workshop Livros e Crianças … Como e Porquê? - Apontamentos
Oficina (workshop)
2014 - 2014 XIII Edição das Palavras Andarilhas – Encontro de Aprendizes do Contar XIII Edição das Palavras Andarilhas – Encontro de Aprendizes do Contar
2014 - 2014 Workshop “(Des)fiando histórias”
Oficina (workshop)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2014 - 2014 Conferência - De volta à Escola, à volta das histórias: Incentivo ao domínio da língua materna com livros
Conferência
De volta à Escola, à volta das histórias: Incentivo ao domínio da língua materna com livros
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2013 - 2013 Jornadas Internacionais – A importância do eLearning no futuro do Ensino Superior
Conferência
Jornadas Internacionais – A importância do eLearning no futuro do Ensino Superior
2012 - 2012 Formação «Ajuda-me a olhar! O lugar do mediador de leitura na formação do leitor”
Oficina (workshop)
Formação «Ajuda-me a olhar! O lugar do mediador de leitura na formação do leitor”
2012 - 2012 Workshop - Estratégias de leitura e escrita criativas para o 2º e 3º CEB
Oficina (workshop)
Estratégias de leitura e escrita criativas para o 2º e 3º CEB
2011 - 2011 I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no Século XXI: Olhares Interdisciplinares
Congresso
I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no Século XXI: Olhares Interdisciplinares
2011 - 2011 Colóquio Internacional de Literatura de Língua Portuguesa para Crianças e Jovens
Congresso
Colóquio Internacional de Literatura de Língua Portuguesa para Crianças e Jovens
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Desenho infantil como forma de expressar emoções
Arguente principal
Laura Pepe Figueira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2020 Cante Alentejano
Vogal
Teresa Coelho (Doutoramento)
2018 O papel dos álbuns infantis na promoção de atitudes de inclusão em crianças de Educação Pré-escolar
Arguente principal
Marina Ventura (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do ensino Básico: De diferentes abordagens didáticas à sua compreensão leitora
Arguente principal
Daniela Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 Quem conta uma história acrescenta uma memória: Intervenção em Animação Leitora e Expressão Plástica
Arguente principal
Teresa Paour (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 Carne em Verso, Verso na Carne: O Corpo na Poesia Portuguesa Contemporânea
Arguente principal
Fernanda Godinho (Mestrado)
2017 Estratégias de Compreensão Leitora na Educação Pré-Escolar
Arguente principal
Nádia Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 Da Creche ao Jardim-de-Infância: Práticas para a Construção da Igualdade de Género
Arguente principal
Diana Carreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 Desarrollo de la Conciencia Fonologica – uso del software JLIC com Niños de Preescolar
Arguente principal
Maria Soledad Téran (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 Formación del Professorado para la Aplicacion de las TIC en el Diseño de Material Digital Orientado a Actividades de Comprension y Expresion del Lenguaje
Arguente principal
Joahanna Elizabeth Garrido Sacan (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 Refletindo sobre a prática pedagógica em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico: um olhar sobre as ideias dos alunos do 1.º ano acerca do que é ser escritor
Arguente principal
Inês Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 Refletindo sobre a prática pedagógica em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo
Arguente principal
Inês Rasteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 Refletindo sobre a prática pedagógica: consciência fonológica e eros ortográficos – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
Arguente principal
Rita Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 O Contributo das Rotinas Diárias para o Desenvolvimento da autonomia das Crianças
Arguente
Ana Margarida Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2012 Desenvolvimento de Competências Linguísticas versus Sucesso escolar
Arguente
Ana Teresa Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2012 A Biblioteca (re)lida e (re)escrita em O Miúdo que Pregava Pregos numa Tábua
Arguente principal
Rosa Guimarães (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Revista Aprender Instituto Politécnico de Portalegre
2020 - Atual Revista Mosaicum (Brasil) Faculdade do Sul da Bahia
2020 - Atual Revista Femass (Brasil) Opção Editora
2020 - Atual Revista Currículo sem Fronteiras (Brasil)
2017 - Atual Impossibilia – Revista Internacional de Estudos Literarios (Espanha) (2174-2464)
2015 - 2015 Revista Psicologia da Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2175-3520) PUC/SP

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021 - 2021 EMOÇÕES, SENTIMENTOS E RELAÇÕES NA ESCOLA - Ação de Formação: Literatura Infantil e educação emocional na educação pré-escolar e no ensino básico (Outros) Colégio Luso-Britânico, Portugal
2020 - 2020 Gestão das Emoções FORMAÇÃO GESTÃO DAS EMOÇÕES PARA EDUCADORES DE INFÂNCIA E PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO (Outros) Colégio Luso-Britânico, Portugal
2019 - 2019 Metodologias ativas no Ensino do Português AÇÃO DE FORMAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO PARA PROFESSORES DOS ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
2017 - 2017 Literatura Infantil e Educação Literária para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico - Ação de formação
2015 - 2015 Oficina de formação TEIP no Agrupamento de Escolas de Estremoz «O trabalho colaborativo docente: motivar dialogar agir» (Ensino básico 1º ciclo) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015 - 2015 Oficina no âmbito do projeto «Currículo na educação básica e contributos para a formação global do aluno e da aluna: construção da identidade de género e cidadania» O livro infantil e as questões de género (Ensino básico 1º ciclo) Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Portugal
2014 - 2014 Oficina no âmbito do projeto «Currículo na educação básica e contributos para a formação global do aluno e da aluna: construção da identidade de género e cidadania» O livro infantil e as questões de género (Ensino básico 1º ciclo) Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Portugal
2013 - 2013 Educação Literária no 1.º Ciclo do Ensino Básico - Formadora no âmbito das Metas Curriculares de Português para o 1.º Ciclo do Ensino Básico Workshop «Diálogo entre texto verbal e texto icónico» (Ensino básico 1º ciclo)
2013 - 2013 Formadora de Português no âmbito do Programa TEIP (Ensino básico 2º ciclo)
2009 - 2010 Coordenadora institucional e formadora interna e externa do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) (Ensino básico 1º ciclo) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual Amnistia Internacional - núcleo regional Sócia e membro da Direção
2018 - Atual Associação Portuguesa de Literatura Comparada Sócia e membro da Direção
2016 - 2021 Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)
2001 - 2021 Associação de Professores de Português

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Membro do Conselho Editorial da Revista Mosaicum
Membro
2019 - Atual Membro do Conselho Editorial da editora Opção Editora
Membro
2019 - Atual Membro do Conselho Editorial da revista FEMASS
2022 - 2022 Membro da Comissão Científica da 3.ª Conferência Internacional em Emoções, Arte e Intervenção - Crianças e Jovens em Risco
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021/04/21 - 2021/04/21 Membro da Comissão Científica da 2.ª Conferência Internacional: Emoções, artes e Intervenção na Saúde
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021 - 2021 Membro da Comissão Científica do I Congresso Internacional em Literacias no século XXI
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Instituto Politécnico de Beja, Portugal

Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2021 - 2021 Membro da Comissão Científica do IV Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2020 - 2020 Membro do Comité Científico do XIV Congresso Internacional de Educação e Inovação
Membro
Universidad de Granada, Espanha

Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2020 - 2020 Comissão Científica da 1.ª Conferência Internacional em Emoções, Arte e Intervenção
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do Seminário Diálogos em Educação -À conversa sobre stalking.
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica das I Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do I Colóquio Internacional - Marés de Histórias
Membro
Universidade do Algarve, Portugal
2018 - 2018 Membro da Comissão Científica do Seminário Diálogos em Educação VII - Desafios da Educação Pré-escolar no presente e para o futuro
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Membro da Comissão Científica do III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2016 - 2016 Membro da Comissão Científica do V Seminário de I&DT: novos desafios…novas agendas de investigação Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015 - 2016 Membro da Comissão Científica das I Jornadas de Promoção da Leitura
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015 - 2015 Membro da Comissão Científica do II Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2013 - 2013 Membro do Conselho Editorial do livro Realidades em Perspectivas, de Edna Candido
Membro
2012 - 2012 Membro da Comissão Científica do I Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2012 - 2012 Membro da Comissão Científica do VI Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012 - 2012 Membro do Conselho Editorial do livro Literatura Infantil: diabruras, Imaginação e deleite (editora Cajuína)
Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Concurso SER LEITOR É COOL – RBE
2014 - 2021 Membro da Comissão Consultiva de Apoio às Edições Literárias do Município de Portalegre Câmara Municipal de Portalegre, Portugal
2013 - 2019 Presidente do concurso Maiores de 23 de acesso ao Ensino Superior no IPP (licenciatura em Educação Básica) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015 - 2015 Membro do Júri de Acesso aos Mestrados Profissionalizantes da ESECS-IPP Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2012 - 2015 Membro do júri do Concurso Interconcelhio de Bibliotecas Escolares «Leitores Sonhadores». Rede de Bibliotecas Escolares, Portugal
2013 - 2013 Membro do júri de seleção de candidatos à Pós-Graduação em Bibliotecas e Promoção da Leitura do Instituto Politécnico de Portalegre Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2012 - 2013 Membro do júri de seleção de candidatos ao mestrado em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico no Instituto Politécnico de Portalegre Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2012 - 2012 Presidente do Concurso de ilustração no âmbito das II Jornadas de Literatura Infanto-Juvenil.
2012 - 2012 Concurso Interconcelhio de Bibliotecas Escolares «Leitores Sonhadores».
Distinções

Outra distinção

2019 Distinção de Boas Práticas de promoção da igualdade de género (Projeto ALL IN JUNHO) no âmbito do Projeto Guiões de Educação Género e Cidadania: uma estratégia de mainstreaming de género no sistema educativo