???global.info.a_carregar???
Invited Assistant Professor at the at the Department of Modern Languages, Cultures and Literatures of the Faculty of Human and Social Sciences, New University of Lisbon (Portugal), and member of CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies), joining the TEALS research group (Teacher Education and Applied Language Studies). Teaches Spanish as a Foreign Language Courses (A1-C1, CEFR), Spanish Literature Seminar and Translation Practice in Social Sciences and Humanities (Portuguese-Spanish) to undergraduate students at Nova University. At the MA level, teaches Spanish Didactics I and II; coordinates pre-service teacher training and co-supervises MA dissertations. At the PhD level, teaches Seminar of Spanish Didactics and co-supervervises PhD dissertations. Organizes and gives workshops for teacher training, in collaboration with several institutions, e.g. the Spanish Embassy of Education and Instituto Cervantes of Lisbon. Co-supervises the administration of SIELE (International Evaluation Service of Spanish Language) at Nova University and takes part in evaluations for SACIC (System of Evaluation of Academic Centers by Instituto Cervantes) as an external expert. Her areas of interest includes Spanish Language Teaching; Extensive Reading; Comics; Intercultural Education; Action Research and Teacher Training.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Beatriz Moriano

Nomes de citação

  • Moriano, Beatriz

Identificadores de autor

Ciência ID
061B-097F-F1DF
ORCID iD
0000-0001-9375-3156

Endereços de correio eletrónico

  • bmoriano@fcsh.unl.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano (Idioma materno)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020
Concluído
Languages, Literatures and Cultures (Doutoramento)
Especialização em Specialization in Didactics of Foreign Language
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Lecturas interculturales de los textos literarios: representaciones de las relaciones ibéricas en el aulauniversitaria de Español como Lengua Extranjera" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
2010
Concluído
Teaching Spanish as a Foreign Language (Master)
Universidad Antonio de Nebrija, Espanha
2009
Concluído
Spanish language in the integration of immigrants. Theoretical and methodological bases (Pós-Graduação)
Especialização em Didáctica del Español para Extranejros
Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha
2005 - 2006
Concluído
Curso de Aptitud Pedagógica - Teacher Training Course (Título de especialista)
Universidad de Extremadura - Campus de Cáceres, Espanha
2000 - 2005
Concluído
Hispanic Philology (Hispanic Studies) (Graduado)
Especialização em Teaching Spanish as a Foreign Language
Universidad de Extremadura Facultad de Filosofía y Letras, Espanha
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010 - 2020 Leitor (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2006 - 2010 Leitor (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Coordinator of Working Group 5 - Comic as a tool for education, at iCOn-MICs european project European Cooperation in Science and Technology, Bélgica
2016 - Atual Responsible for the Spanish area at NOVA FCSH of the Master in Teacher Training Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/01 - 2006/07 Language assistant at Secunday School Vila Real de Santo António European Comission, Bélgica
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/10/21 - Atual SHiFT - Social Sciences and Humanities for Transformation and Climate Resilience
Investigador
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
2022/10/01 - 2024/09/30 iCOn-MICs - Investigation on comics and graphic novels from the Iberian Cultural Area (Spain, Portugal, and Latin America)
Investigador
European Cooperation in Science and Technology
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2022/03/01 - Atual CALITHI - Literature and capitalism in Hispanic cultures
Investigador
2016 - 2016 ICCAGE - Intercultural Communicative Competence. A competitive advantage for global employability
Colaboradora
European Union
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Moriano, Beatriz. "Contribuciones de la canción española y portuguesa para el desarrollo de la competencia intercultural". Trabalho apresentado em XVI Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, Braga, 2013.
    Publicado
  2. Gómez Bautista, Alberto; Moriano, Beatriz. "Selección y presentación de materiales audiovisuales en el aula de E/LE". Trabalho apresentado em IV Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal, Aveiro, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Moriano, Beatriz. "La lengua no es solo un código: los docentes de Español como mediadores interculturales en las universidades portuguesas". Recursos para el Aula de Español: investigación y enseñanza 4 1 (2024):
    No prelo
  2. Lagunas, Neus; Moriano, Beatriz. "La novela gráfica Psiconautas: lectura y análisis de una distopía sobre las crisis juveniles". Studia Iberystyczne (2024):
    No prelo
  3. Moriano, Beatriz. "El viaje vertical: silencio y descortesía en la clase de Español como Lengua Extranjera". Verbum et Lingua: Didáctica, Lengua y Cultura 22 (2023): 7-25. http://verbumetlingua.cucsh.udg.mx/index.php/VerLin/article/view/207.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Moriano, Beatriz. "Las ciudades son libros que se leen con los pies". Azulejo para el aula de Español 8 (2017): 78-85. https://sede.educacion.gob.es/publiventa/azulejo-para-el-aula-de-espanol-n-8/ensenanza-lengua-espanola/22276.
    Publicado
  5. Moriano, Beatriz. "Consideraciones sobre lectura y dimensión intercultural: los programas de español en las universidades portuguesas". Ocnos: Revista de Estudios sobre Lectura (2016): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=259145814009.
    10.18239/ocnos_2016.15.1.933
  6. Moriano, Beatriz. "Hecha la ley, hecha la trampa. Aproximaciones al tema del fraude en el aula de ELE desde una perspectiva didáctica intercultural". Hispanorama 146 (2014): 62-71.
    Publicado
  7. Moriano, Beatriz. "Apuntes sobre los estudios de interculturalidad en la enseñanza de ELE en Portugal". Actas del V Congreso sobre la enseñanza de español en Portugal (2013): http://www.mecd.gob.es/portugal/dms/consejerias-exteriores/portugal/publicaciones/ActasVcongresoELEPortugal.pdf.
  8. Moriano, Beatriz. "De la Habana al tabú: falsos amigos a raya". Azulejo para el aula de español 4 (2011): 104-113. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7944253.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Moriano, Beatriz. "La lengua española en la integración de los inmigrantes adultos de tres zonas de Extremadura". Almenara 2 (2010): 12-23. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4069945.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Neus Lagunas; Moriano, Beatriz. "Programa de lecturas extensivas en la formación de jóvenes universitarios en la Universidade Nova de Lisboa (Portugal)". editado por Santiago Yubero; Elisa Larrañaga. Espanha: Narcea, 2024.
    No prelo
  2. Moriano, Beatriz. "Diez mil elefantes: novela gráfica y pasado colonial en el aula universitaria de ELE". editado por Benjamin Inal; Pedro Alonso. Alemanha: De Gruyter, 2024.
    No prelo
  3. Moriano, Beatriz; Neus Lagunas. "Foot(notes): a learning approach". In Imagining, designing and teaching regenerative futures, editado por Julia Bentz; Jelena Ristic. 2024.
    No prelo
  4. Moriano, Beatriz. "El gran apagón: el podcast de ficción distópica en el aula de ELE". In Diálogos en el aula. Digitales Lehren und Lernen als Schnittstelle für die Kompetenzförderung im Spanischunterrich, editado por Melanie Arraigada; Marcus Bär; Alexander Gropper, 235-248. Wuppertal, Alemanha: Ibidem- Verlag, 2023.
    Publicado
  5. Moriano, Beatriz. "Los textos literarios en la formación de hablantes interculturales: un articuento de Millás en el aula de ELE". In Literature and Intercultural Learning in Language and Teacher Education. Ana Gonçalves Matos / Sílvia Melo-Pfeifer (eds.), editado por Ana Gonçalves Matos; Sílvia Melo-Pfeiffer, 75-100. Berlin, Alemanha: Peter Lang, 2020.
    Publicado
Manual
  1. Susana Mendo; Felipe Bermejo; Moriano, Beatriz; Paula Pinto. Mochila 9º ano. Manual de Espanhol. Carnaxide, Portugal: Santillana. 2015.
    Publicado
  2. Susana Mendo; Felipe Bermejo; Moriano, Beatriz; Paula Pinto. Mochila 9º ano. Caderno de atividades de Espanhol. Portugal: Santillana Editores. 2015.
    Publicado
  3. Susana Mendo; Felipe Bermejo; Moriano, Beatriz; Paula Pinto. Mochila 9º ano. Livro do Professor de Espanhol. Portugal: Santillana Editores. 2015.
    Publicado
  4. Susana Mendo; Felipe Bermejo; Moriano, Beatriz; Paula Pinto. Mochila 9º ano. Educateca. Guia de recursos. Santillana Editores. 2015.
    Publicado
  5. Susana Mendo; Felipe Bermejo; Moriano, Beatriz; Paula Pinto. Mochila 8º ano. Manual de Espanhol. Carnaxide, Portugal: Santillana. 2014.
    Publicado
  6. Susana Mendo; Felipe Bermejo; Moriano, Beatriz; Paula Pinto. Mochila 8º ano. Caderno de Atividades de Espanhol. Portugal: Santillana Editores. 2014.
    Publicado
  7. Susana Mendo; Felipe Bermejo; Germán Hita ; Lidia Lozeno; Moriano, Beatriz; Paula Pinto. Mochila 8º ano. Livro do professor de Espanhol. Portugal: Santillana Editores. 2014.
    Publicado
  8. Susana Mendo; Felipe Bermejo; Germán Hita; Lidia Lozeno; Beatriz Moriano; Paula Pinto. Mochila 8º ano. Educateca. Guia de recursos. Portugal: Santillana Editores. 2014.
    Publicado
  9. Susana Mendo; Felipe Bermejo; Moriano, Beatriz; Paula Pinto. Mochila 7º ano. Manual de Espanhol. Carnaxide, Portugal: Santillana Editores. 2012.
    Publicado
  10. Susana Mendo; Felipe Bermejo; Moriano, Beatriz; Paula Pinto. Mochila 7º ano. Caderno de atividades de Espanhol. Portugal: Santillana Editores. 2012.
    Publicado
  11. Susana Mendo; Felipe Bermejo; Moriano, Beatriz; Paula Pinto. Mochila 7º ano. Livro do professor de Espanhol. Portugal: Santillana Editores. 2012.
  12. Susana Mendo; Felipe Bermejo; Moriano, Beatriz; Paula Pinto; German Hita; Lidia Lozeno. Mochila 7º ano. Educateca. Guia de recursos. Santillana Editores. 2012.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Moriano, Beatriz. "Intercultural Reading of Literary Texts: Representations of Iberian Relationships in the Spanish as a Second Language Classroom in Portugal". Trabalho apresentado em Encontro Ciência 2018, 2018.
Recurso online
  1. Moriano, Beatriz. El gran apagón -Guía de trabajo. 2023. https://ibidem-verlag.de/pdf/1900/10.pdf.
  2. Carla Brieva del Rincón; Antonia Liberal Trinidad; Berenice Manzano; Moriano, Beatriz. ¡Verde!, ¡que te quiero verde! (Secuencia de actividades en la revista MarcoELE). 2007. https://marcoele.com/descargas/4/brieba-et-alt_verde.pdf.
Revisão de livro
  1. Moriano, Beatriz; Lagunas, Neus. "Análise Transversal da Antologia Ibero-Americana Coordenadas Gráficas: Cuarenta Historietas de Autoras de España, Argentina, Chile y Costa Rica". 10, 2 (2023): 195-203. http://dx.doi.org/10.21814/rlec.4686.
    10.21814/rlec.4686
  2. Moriano, Beatriz. "Destaques bibliográficos em Espanhol". 48-49 (2016): 149-151.
  3. Moriano, Beatriz. "Destaques bibliográficos em Espanhol". 46-47 (2015): 147-149.
  4. Moriano, Beatriz. "Destaques bibliográficos em Espanhol". (2014): 126-127.
  5. Moriano, Beatriz. "Destaques bibliográficos em Espanhol". 42-43 (2013): 137-139.
Tese / Dissertação
  1. "El uso de la prensa digital en el aula de ELE: una aproximación cultural entre España y Portugal". Mestrado, Universidad Antonio de Nebrija, 2011. http://www.mecd.gob.es/redele/Biblioteca-Virtual/2011/memoriaMaster/1-Trimestre/BeatrizMoriano.html.
Tradução
  1. Colectivo Manga Ancha. Rua da Fonte. Espanha: Colectivo Manga Ancha. 2009.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 Narrativas multimodales sobre las corporalidades femeninas en la antología Coordenadas gráficas: precariedades y violencias, co-authored with Neus Lagunas Research Seminar CALITHI: Literature and Capitalism in Hispanic Literatures
On line (Polónia)
2024 La transformación liberadora en la antología Los derechos de la mujer (1992), co-authored with Neus Lagunas I Congreso internacional sobre genealogías feministas del cómic
Universidad Complutense (Madrid, Espanha)
2024 Análisis de la antología Los derechos de la mujer (1992): discursos multimodales en torno a las identidades y reivindicaciones femeninas, co-authored with Neus Lagunas I Congresso Feminista e de Educação, 100 Anos Depois – Mulheres, Direitos e Cidadania na Construção das Sociedades Democráticas
Universidade Nova de Lisboa FCSH (Lisbon, Portugal)
2024 Dinámicas y relaciones familiares en La casa, de Paco Roca. Propuestas didácticas, co-authored with Neus Lagunas Leer, escribir y comprender en las fronteras del conocimiento líquido.
Centro de Estudios para la Promoción de la Lectura y Literatura Infantil (Universidad de Castilla-La Mancha) (Cuenca, Espanha)
2024 Ecocrítica y lectura en el aprendizaje del español como lengua extranjera entre jóvenes universitarios, co-authored with Neus Lagunas De cada Língua se constrói o Futuro
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2024 Aplicación didáctica de la novela gráfica Psiconautas: violencia, catástrofe y juventud, co-authored with Neus lagunas UNICÒMIC 2024. III Congreso Internacional de Estudios Universitarios sobre el Cómic. II International Conference Teaching with Comics
Universidad de Alicante (Alicante, Espanha)
2023 Propuestas didácticas de lectura extensiva: Ema Wolf y Gabriela Wiener, dos escritoras americanas, dos lecturas diferentes, co-authored with Neus Lagunas Seminario internacional La literatura hispanoamericana en el aula: nuevos horizontes lectores
Universidad de Alicante (On line, Espanha)
2023 Experiencias lectoras: presencia constante de la literatura hispanoamericana en el aula universitaria de Español Lengua Extranjera, co-authored with Neus Lagunas Seminario internacional La literatura hispanoamericana en el aula: nuevos horizontes lectores
Universidad de Alicante (Espanha)
2023 Creación de materiales a partir de textos multimodales: el potencial didáctico y pedagógico de la antología iberoamericana Coordenadas gráficas, co-authored with Neus Lagunas 33 Congreso Internacional de ASELE
Universidad de Burgos (Burgos, Espanha)
2023 Una lectura transnacional de Coordenadas gráficas: corporalidades femeninas, co-authored with Neus Lagunas Unicómic 2023. XXV Jornadas del Cómic de la Universidad de Alicante
Universidad de Alicante (Espanha)
2023 Leer la maternidad en la antología iberoamericana Coordenadas gráficas, co-authored with Neus Lagunas Unicómic 2023. XXV Jornadas del Cómic de la Universidad de Alicante
Universidad de Alicante (Espanha)
2023 Diez mil elefantes en el aula de ELE: novela gráfica, memoria histórica y ciudadanía democrática Nuevos ambientes de la Hispanística: digitalización, reinscripciones, inferfaces, XXIII Congreso de la Asociación Alemana de Hispanistas
University of Graz (Graz, Áustria)
2022 Lecturas extensivas ecocríticas en la formación de jóvenes universitarios en la FCSH (Portugal), co-authored with Neus Lagunas Horizontes da Ecoleitura, I Simpósito da Red Internacional de Universidades Lectoras Portugal
Universidade Nova de Lisboa FCSH (Lisboa, Portugal)
2022 Formación de lectores críticos: programa de lecturas extensivas para estudiantes universitarios de español en Portugal, co-authored with Neus Lagunas VIII Congreso Internacional sobre la Enseñanza del Español. Escenarios actuales en la enseñanza, aprendizaje y certificación del español
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2020 El gran apagón: el podcast de ficción distópica en el aula de ELE XXV Jornadas Hispánicas: Diálogos en el aula. Asociación Alemana de Profesores de Español
University of Wuppertal (Wuppertal, Alemanha)
2019 Lectura crítica en los programas de ELE en la Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de la Universidade Nova de Lisboa, co-authored with Neus Lagunas XXX Congreso Internacional de ASELE: Internacionalización y enseñanza del Español como LE/L2: Plurilingüismo y comunicación intercultural
Escola Superior de Educação. Politécnico do Porto (Portugal)
2018 Los docentes de ELE como agentes interculturales en las universidades portuguesas XXIX Congreso internacional de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera
Universidad de Santiago de Compostela and ASELE (Espanha)
2018 O amor é complicado demais? Leituras de uma narrativa gráfica na aula de Espanhol como Língua Estrangeira Picturebooks and Graphic Narratives in the Classroom
Universidade Nova de Lisboa FCSH (Portugal)
2015 Lecturas interculturales de las relaciones ibéricas: imaginarios del español en Portugal Degree courses with Spanish Students
Universidade Europeia (Lisbon, Portugal)
2015 Un espacio para la lectura intercultural del texto literario en el aula de español como lengua extranjera Graduate Conference
Universidade Nova de Lisboa FCSH (Portugal)
2015 La comprensión lectora y la dimensión intercultural en la enseñanza de ELE en Portugal desde los documentos reguladores oficiales en el ámbito universitario VI Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal
Universidade do Porto (Portugal)
2014 Hecha la ley, hecha la trampa. Aproximaciones al tema del fraude en el aula de ELE desde una perspectiva didáctica intercultural Jornadas Hispánicas 2014. ELE hacia el futuro, desarrollando perspectivas
Universität Bremen (Alemanha)
2013 Contribuciones de la canción española y portuguesa para el desarrollo de la competencia intercultural XVI Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, Didáctica del Español/Lengua Extranjera: investigación, planificación académica y perspectivas de futuro
Universidade do Minho (Portugal)
2013 Apuntes sobre los estudios de interculturalidad en la enseñanza de ELE en Portugal V Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal
Universidade de Aveiro (Portugal)
2007 Apreciaciones sobre el iberismo cultural en el siglo XIX y en la actualidad II Jornadas de Interculturalidad Ibérica
Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual A promoção da Competência Comunicativa Intercultural na Aula de Língua Estrangeira através do Digital Storytelling
Coorientador de Jéssica Silva
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024 - Atual Teatro e promoção das competências gerais nas aulas de línguas estrangeiras
Coorientador de Laura Santos
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 - Atual Cinema, Mediação, Interculturalidade: desenvolver a consciência intercultural crítica na aula de Espanhol Língua Estrangeira (ELE)
Coorientador de Hugo Rocha
Doutoramento em Didática das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2024 Atividades de mediação intralinguística de textos e a Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas aulas de língua estrangeira
Coorientador de Ana Margarida Paulo
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 - 2023 Un año en el club de lectura Miranfú: características de la experiencia lectora, motivación y relación entre sus dos itinerarios lectores
Coorientador de Belén González Martín
Máster de Formación Permanente en Promoción de la Lectura y Literatura Infantil (Mestrado)
Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
2022 - 2023 Educação para a Cidadania Intercultural na aula de Língua Estrangeira através da Literatura e dos Videojogos
Coorientador de Teresa Pereira
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 A aula de língua estrangeira como espaço de desenvolvimento da literacia visual e do pensamento crítico
Coorientador de Joana Louro
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2022 A promoção do diálogo intercultural na aula de língua estrangeira através da educação para a cidadania e da cinematografia
Coorientador de Ana Raquel Figueirinhas
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2022 A publicidade como recurso didático nas disciplinas de Português e Espanhol
Coorientador de Débora Jaehnert Barros
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2022 Visual thinking strategies, literacia visual e pensamento crítico na aula de LE: uma proposta intercultural
Coorientador de Helena Isabel Pinto Alves
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2020 O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula
Coorientador de Joana Pinéu
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensio, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Pragmática intercultural 2.0: abordagens didáticas na aula de línguas estrangeiras
Coorientador de Fábio Oliveira
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Estratégias para o desenvolvimento da expressão e interação oral nas aulas de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol)
Coorientador de Maria João Leitão
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)
Coorientador de Sónia Monteiro Ferreira Martins
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2017 Textos, contextos, eu e o outro
Coorientador de Rute Jorge
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de línguas através da poesia
Coorientador de Maria de Fátima Luís
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 O microconto na aula de língua estrangeira e o papel criativo do leitor
Coorientador de Luís Lucas
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 Inteligencias múltiples y aprendizaje cooperativo. En las clases de lengua materna y de lengua extranjera
Coorientador de Ana Rita Nunes Vaz
Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 Escrever é pensar duas vezes: o mundo, o texto e eu
Coorientador de Joana Baião
Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2015 Aplicação da dramatização em aula como instrumento para o aperfeiçoamento da oralidade no ensino da língua materna (Português) e da língua estrangeira (Espanhol)
Coorientador de Lídia Godinho
Mestrado em Ensino do Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário ou de Língua Estrangeira (Espanhol) nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2015 A expressão dramática e o teatro contemporâneo como ferramentas educativas nas aulas de Portuguê e Espanhol
Coorientador de Joana Pimpista
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2014 Os meios audiovisuais como instrumento de motivação no ensino de Português LM e de Espanhol LE
Coorientador de Ângela Aparício
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Língua Estrangeira (Espanhol) nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2014 A aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira através das atividades complementares: um projeto colaborativo
Coorientador de Fátima Martins
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2013 Para uma pedagogia do oral no ensino do Português e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário
Coorientador de Sónia Monteiro Ferreira Martins
Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário ou de Língua Estrangeira (Espanhol) nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2013 Olhares cruzados: contributo da Arte no ensino-aprendizagem do Português e do Espanhol
Coorientador de Isabel Maria Alves Amaral Wolfrom
Mestrado em Ensino de Português e das Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário ou de Língua Estrangeira (Espanhol) nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 Será a aula afectiva efetiva? O desenvolvimento da dimensão afetiva nas aulas de línguas estrangeiras
Coorientador de Inês Mota Ajeti
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/03/11 - 2024/03/31 “Leitura e Construção de Género: Doutrinamento contra a Liberdade” This international exhibition traces a visual journey through various texts (school manuals, children's stories, questionnaires on good behavior in women's magazines, guides to the perfect housewife, etc.) that shaped the thinking and education of girls and young people during the Iberian dictatorships. The event was co-organized with Neus Lagunas (CHAM). Santiago Yubero y Elisa Larrañaga (CEPLI). (2024/03/11 - 2024/03/31)
Exposição (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

CHAM Centro de Humanidades, Portugal

Universidad de Castilla-La Mancha Centro de Estudios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil, Espanha

Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal

Rede de Bibliotecas de Lisboa, Portugal

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/10/29 O laboratório gramatical como metodologia para promover a aprendizagem de conteúdos morfossintáticos: um estudo em Português Língua Materna e Espanhol Língua Estrangeira
Arguente principal
Cindy Esmeralda Oliveira Quintal (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2024/02/06 Atividades de mediação intralinguística de textos e a Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas aulas de língua estrangeira
Orientador
Ana Margarida Paulo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024/01/31 Cinema, Mediação, Interculturalidade: desenvolver a consciência intercultural crítica na aula de Espanhol Língua Estrangeira (ELE) - Provas de projeto de Doutoramento em Didática das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global
Orientador
Hugo Rocha (Outro)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/05/20 Visual thinking strategies, literacia visual e pensamento crítico na aula de LE: uma proposta intercultural
Orientador
Helena Isabel Pinto Alves (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/12/04 Análise de erros recorrentes na aprendizagem de E/LE em alunos universitários de língua materna portuguesa - Provas de projeto de Doutoramento em Didática das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global
Arguente
Vanessa Cardoso Egrejas (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2019/12/17 Desenvolvimento da consciência intercultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)
Orientador
Sónia Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/11/29 Textos, Contextos, “eu” e o “outro”
Orientador
Rute Jorge (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/04/27 A música e o Texto Oral na aula de Língua Estrangeira
Arguente
Ricardo Pedroso Soares Cruz Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/12/13 Roleplay: um recurso fiável e necessário no ensino da língua estrangeira
Arguente
Rafael Aleixo Nunes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/12/12 O contributo dos materiais audiovisuais para o ensino de português e de espanhol
Arguente
Joana Lami Matias Roque Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/12/12 Inteligencias múltiples y aprendizaje cooperativo. En las clases de lengua materna y de lengua extranjera
Orientador
Ana Rita Nunes Vaz (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/12/06 Identidade e representação em textos literários: recursos para a aula de língua estrangeira inglês e de espanhol do 3º ciclo e ensino secundário
Arguente
Margarida Guedes de Andrade Bacharel (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/12/02 A expressão oral em língua estrangeira: estratégias para o seu desenvolvimento
Arguente
Diana Isabel Labreco Prudêncio (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/03/11 A Banda Desenhada enquanto recurso didático
Arguente
Rosa María Peiruza Rocamora (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/03/04 A dimensão Intercultural no ensino das línguas (língua materna e línguas estrangeiras) : porquê, para quê, e como formar falantes interculturais?
Arguente
Jorge Miguel de Jesús García (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/02/16 Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de Espanhol LE através da poesia
Orientador
Fátima Luís (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/02/15 O microconto na aula de língua estrangeira e o papel criativo do leitor
Orientador
Luís Lucas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/11/23 A expressão dramática e o teatro como ferramentas educativas nas aulas de português e de espanhol
Orientador
Joana Pimpista (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/07/23 As Atividades Lúdicas em Contexto de Sala de Aula
Arguente
Ana Rita Poejo de Carvalho Coelho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/07/23 A aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira através de atividades complementares: um projeto colaborativo
Orientador
Fátima Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/07/21 Atividades de mediação linguística no ensino de línguas (língua materna e língua estrangeira)
Orientador
Rita de Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/06/12 Os meios audiovisuais como instrumento de motivação no ensino de Português e de Espanhol
Orientador
Ângela Aparício (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/04/22 Educação (Intercultural) para a Cidadania na Aula de Língua Estrangeira
Orientador
Brigitte Duarte Carvalho Antunes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/03/21 Dos hábitos de leitura ao prazer de ler. Perspectivas e propostas para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário
Arguente
Tatiana Maria dos Reis (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/12/19 Olhares cruzados: contributo da Arte no processo de ensino-aprendizagem do Português e do Espanhol
Orientador
Isabel Wolfrom Amaral (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/03/15 Para uma pedagogia do oral no ensino do português e do espanhol no Ensino Básico e Secundário
Orientador
Sónia Monteiro Ferreira Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/01/09 Será a aula afetiva efectiva? O desenvolvimento da dimensão afetiva na aula de línguas estrangeiras
Orientador
Inês Mota Ajeti (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/07/03 - 2024/07/05 UNICÓMIC 2024. III Congreso Internacional de Estudios Universitarios sobre el Cómic/ II International Conference 'Teaching with Comics' Universitat d’Alacant, Universitat de València, Fundación SM-Cátedra de Estudios del Cómic, Universitat Miguel Hernández de Elche, Université Clermont Auvergne and Sociedad Académica de Estudios de Cómic
2024/06/26 - 2024/06/29 Leer, escribir y comprender en las fronteras del conocimiento líquido Centro de Estudios de Promoción de la Lectura y Literatura infantil of the University of Castilla-La Mancha (Spain)
2023/11/06 - 2023/11/07 Innovation and Technology in Language Teaching On line (Universidade Aberta)
2021/11/29 - 2021/12/03 Innovation and Technology in Language Teaching On line (Universidade Aberta)
2021/11/24 - 2021/11/26 De la literatura infantil a la competencial literaria. Aprender leyendo. Congreso Internacional de la Sociedad Española de la Didáctica de la Lengua y la Literatura Universidad de Castilla la Mancha
2018 - 2018/06/08 Picturebooks and Graphic Narratives in the Classroom Universidade Nova de Lisboa FCSH

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017/09/01 - Atual Azulejo para el aula de español (1647-0834) Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal
2024 - 2024 RE@D. Revista Educação a Distância e Elearning (2182-4967) Research group El@n - Ensino de Línguas Online
2024 - 2024 Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias (0870-4546) CHAM Centro de Humanidades
2024 - 2024 Miguel Hernández Communication Journal (1989-8681) Universidad Miguel Hernández
2023 - 2023 Estudos em Gramática, Texto e Discurso. (2236-4242) Revista Linha D’Água
2022 - 2022 Diacrítica (0870-8967) Revista do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
2022 - 2022 Inovação e tecnologia no ensino de línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais (978-972-674-940-0) grupo de Investigação El@n – Ensino de Línguas Online. Universidade Aberta
2019 - 2019 Ocnos. Revista de estudios sobre lectura (2254-9099) Universidad de Castilla la Mancha
2019 - 2019 Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: reflexões e perspetivas de ação em contextos educacionais diversos ( ISBN 978-972-674-86) LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning
2018 - 2018 Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias (2183-2021) CHAM. FCSH-UNL
2017 - 2017 Ocnos. Revista de estudios sobre lectura (2254-9099) Universidad de Castilla la Mancha

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual External evaluator in the Accreditation System for Cervantes Institute Centers (SACIC) of the Government of Spain. Instituto Cervantes Sede Central Madrid, Espanha
2009 - 2013 Member of the editorial board of Manga Ancha, a trilingual literary magazine from Morocco, Spain and Portugal. Issues 2, 3 and 4. ISSN: 1888-3753

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/07/03 - 2023/07/17 Narrativas multimodais nas aulas de Inglês e Espanhol como Línguas Estrangeiras On line Teacher Training Course (Outros) Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/01/17 - 2024/01/26 Short Term Scientific Mission. Research activity at the Library and Documentation Center of the Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madrid) Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Espanha

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - Atual Member of the editorial board ot the scientific journal Azulejo para el aula de español
Membro
Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal
2016 - Atual Responsible for the Spanish area at NOVA FCSH of the Mestrado em Ensino
Coordenador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2023/07/01 - 2023/07/17 Narrativas multimodais nas aulas de Inglês e Espanhol como Línguas Estrangeiras. On line training course for language teachers, accredited by the Ministério da Educação. Co-organized with Helena Lopes, Neus Lagunas and Sandie Mourão.
Membro
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2021/06/23 - 2021/06/25 Picturebooks and graphic narratives in education and translation: Mediation and multimodality. Seminar co-organized with Sandie Mourão, Karen Benett, Marco Neves, Helena Lopes and Hanna Pietá.
Membro
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/12/06 - 2019/12/07 Toma de decisiones: procesos de evaluación. Teacher Training Seminar co-organized with Neus Lagunas. Training accredited by the Ministério da Educação.
Membro
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto Cervantes Lisboa, Portugal

Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal
2019/05/09 - 2019/05/09 Mexico extramuro(s). Conference co-organized with Neus Lagunas and Armando Aguilar. In collaboration with the Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos.
Membro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

CHAM Centro de Humanidades, Portugal
2018/10/19 - 2018/10/19 I Jornadas sobre Tradução de Espanhol para Português e de Português para Espanhol, co-organized with Isabel Branco and Marco Neves. With the support of the FCT, Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos and the CHAM research center.
Membro
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidad de Granada, Espanha
2018/01/27 - 2018/01/27 Inmersión lingüística en lengua portuguesa - Linguistic immersion in Portuguese. Workshop aimed at foreign language teachers in Extremadura.
Coordenador
Centro de Profesores y Recursos de Badajoz, Espanha

European Social Fund, Bélgica
2017/11/16 - 2017/11/18 Cervantes y los mares. International Congress. Organizing committee: Maria Fernanda de Abreu (coord.), Pedro de Abreu, Isabel Branco, Eduarda Barata, Neus Lagunas, Miguel Lourenço and Beatriz Moriano.
Membro
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal

CHAM Centro de Humanidades, Portugal

Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal
2017/05/05 - 2017/05/13 Jornadas de actualización didáctica para profesores de ELE. Teacher Training Seminar co-organized with Neus Lagunas. In collaboration with the Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos, the Ramón Areces foundation and the Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal. Training accredited by the Ministério da Educação.
Membro
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal

Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2015/05/14 - 2015/05/16 Talleres de didáctica para profesores de ELE en Portugal: la enseñanza para jóvenes y adolescentes. Teacher Training Seminar co-organized with Neus Lagunas. In collaboration with the Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos, the publishing house Santillana and the Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal. FCSH/UNL
Membro
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal
2015/02/13 - 2015/02/28 El uso de las tecnologías de la información y la comunicación en la enseñanza del español como lengua extranjera. Teacher Training Seminar co-organized with Neus Lagunas. Training accredited by the Ministério da Educação.
Membro
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto Cervantes Lisboa, Portugal

Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal
2014/05/02 - 2014/05/03 Entre los contenidos socioculturales y los saberes interculturales. Talleres de didáctica para profesores de ELE en Portugal. Teacher Training Seminar co-organized with Neus Lagunas. In collaboration with the Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos, the Centro de História da cultura, the publishing house Santillana and the Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal.
Membro
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal
2009 - 2013 Member of the editorial board of Manga Ancha, a trilingual literary magazine from Morocco, Spain and Portugal
Membro
2012/07/12 - 2012/07/14 Coloquio Internacional Gabriel García Márquez. La bendita manía de contar. International Congress. Organizing committee: Maria Fernanda de Abreu (coord.), Isabel Branco, Neus Lagunas and Beatriz Moriano. In collaboration with the Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos and the Centro de História da Cultura. FCSH/UNL
Membro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/05/18 - 2012/05/19 I Seminario práctico de formación para profesores de ELE en Portugal. Teacher Training Seminar. In collaboration with the En clave-ELE publishing house and the Ministry of Education of the Spanish Embassy in Portugal
Membro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2013 - Atual Member of the Juries for the Assessment of the Ability to Attend Degree Courses of Individuals Covered by Decreto-Lei 64/2006 (Maiores de 23/ Over 23 years of age) in Translation (Spanish) and Degree in Modern Languages, Cultures and Literatures (Spanish) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 - 2012 Participation as DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) examiner. Levels: B1, B2, C1, C2 and new C2. Instituto Cervantes Lisboa, Portugal