Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Beatriz Moriano
Nomes de citação
- Moriano, Beatriz
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 061B-097F-F1DF
- ORCID iD
- 0000-0001-9375-3156
Endereços de correio eletrónico
- bmoriano@fcsh.unl.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano (Idioma materno) | |||||
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020
Concluído
|
Languages, Literatures and Cultures (Doutoramento)
Especialização em Specialization in Didactics of Foreign Language
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Lecturas interculturales de los textos literarios: representaciones de las relaciones ibéricas en el aulauniversitaria de
Español como Lengua Extranjera" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por unanimidade |
2010
Concluído
|
Teaching Spanish as a Foreign Language (Master)
Universidad Antonio de Nebrija, Espanha
|
|
2009
Concluído
|
Spanish language in the integration of immigrants. Theoretical and methodological bases (Pós-Graduação)
Especialização em Didáctica del Español para Extranejros
Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha
|
|
2005 - 2006
Concluído
|
Curso de Aptitud Pedagógica - Teacher Training Course (Título de especialista)
Universidad de Extremadura - Campus de Cáceres, Espanha
|
|
2000 - 2005
Concluído
|
Hispanic Philology (Hispanic Studies) (Graduado)
Especialização em Teaching Spanish as a Foreign Language
Universidad de Extremadura Facultad de Filosofía y Letras, Espanha
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2010 - 2020 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2006 - 2010 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Coordinator of Working Group 5 - Comic as a tool for education, at iCOn-MICs european project | European Cooperation in Science and Technology, Bélgica |
2016 - Atual | Responsible for the Spanish area at NOVA FCSH of the Master in Teacher Training | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/01 - 2006/07 | Language assistant at Secunday School Vila Real de Santo António | European Comission, Bélgica |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/10/21 - Atual | SHiFT - Social Sciences and Humanities for Transformation and Climate Resilience
Investigador
|
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
|
2022/10/01 - 2024/09/30 | iCOn-MICs - Investigation on comics and graphic novels from the Iberian Cultural Area (Spain, Portugal, and Latin America)
Investigador
|
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/03/01 - Atual | CALITHI - Literature and capitalism in Hispanic cultures
Investigador
|
|
2016 - 2016 | ICCAGE - Intercultural Communicative Competence. A competitive advantage for global employability
Colaboradora
|
European Union
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Narrativas multimodales sobre las corporalidades femeninas en la antología Coordenadas gráficas: precariedades y violencias, co-authored with Neus Lagunas | Research Seminar CALITHI: Literature and Capitalism in Hispanic Literatures
On line (Polónia)
|
2024 | La transformación liberadora en la antología Los derechos de la mujer (1992), co-authored with Neus Lagunas | I Congreso internacional sobre genealogías feministas del cómic
Universidad Complutense (Madrid, Espanha)
|
2024 | Análisis de la antología Los derechos de la mujer (1992): discursos multimodales en torno a las identidades y reivindicaciones femeninas, co-authored with Neus Lagunas | I Congresso Feminista e de Educação, 100 Anos Depois – Mulheres, Direitos e Cidadania na Construção das Sociedades Democráticas
Universidade Nova de Lisboa FCSH (Lisbon, Portugal)
|
2024 | Dinámicas y relaciones familiares en La casa, de Paco Roca. Propuestas didácticas, co-authored with Neus Lagunas | Leer, escribir y comprender en las fronteras del conocimiento líquido.
Centro de Estudios para la Promoción de la Lectura y Literatura Infantil (Universidad de Castilla-La Mancha) (Cuenca, Espanha)
|
2024 | Ecocrítica y lectura en el aprendizaje del español como lengua extranjera entre jóvenes universitarios, co-authored with Neus Lagunas | De cada Língua se constrói o Futuro
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2024 | Aplicación didáctica de la novela gráfica Psiconautas: violencia, catástrofe y juventud, co-authored with Neus lagunas | UNICÒMIC 2024. III Congreso Internacional de Estudios Universitarios sobre el Cómic. II International Conference Teaching
with Comics
Universidad de Alicante (Alicante, Espanha)
|
2023 | Propuestas didácticas de lectura extensiva: Ema Wolf y Gabriela Wiener, dos escritoras americanas, dos lecturas diferentes, co-authored with Neus Lagunas | Seminario internacional La literatura hispanoamericana en el aula: nuevos horizontes lectores
Universidad de Alicante (On line, Espanha)
|
2023 | Experiencias lectoras: presencia constante de la literatura hispanoamericana en el aula universitaria de Español Lengua Extranjera, co-authored with Neus Lagunas | Seminario internacional La literatura hispanoamericana en el aula: nuevos horizontes lectores
Universidad de Alicante (Espanha)
|
2023 | Creación de materiales a partir de textos multimodales: el potencial didáctico y pedagógico de la antología iberoamericana Coordenadas gráficas, co-authored with Neus Lagunas | 33 Congreso Internacional de ASELE
Universidad de Burgos (Burgos, Espanha)
|
2023 | Una lectura transnacional de Coordenadas gráficas: corporalidades femeninas, co-authored with Neus Lagunas | Unicómic 2023. XXV Jornadas del Cómic de la Universidad de Alicante
Universidad de Alicante (Espanha)
|
2023 | Leer la maternidad en la antología iberoamericana Coordenadas gráficas, co-authored with Neus Lagunas | Unicómic 2023. XXV Jornadas del Cómic de la Universidad de Alicante
Universidad de Alicante (Espanha)
|
2023 | Diez mil elefantes en el aula de ELE: novela gráfica, memoria histórica y ciudadanía democrática | Nuevos ambientes de la Hispanística: digitalización, reinscripciones, inferfaces, XXIII Congreso de la Asociación Alemana
de Hispanistas
University of Graz (Graz, Áustria)
|
2022 | Lecturas extensivas ecocríticas en la formación de jóvenes universitarios en la FCSH (Portugal), co-authored with Neus Lagunas | Horizontes da Ecoleitura, I Simpósito da Red Internacional de Universidades Lectoras Portugal
Universidade Nova de Lisboa FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2022 | Formación de lectores críticos: programa de lecturas extensivas para estudiantes universitarios de español en Portugal, co-authored with Neus Lagunas | VIII Congreso Internacional sobre la Enseñanza del Español. Escenarios actuales en la enseñanza, aprendizaje y certificación
del español
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2020 | El gran apagón: el podcast de ficción distópica en el aula de ELE | XXV Jornadas Hispánicas: Diálogos en el aula. Asociación Alemana de Profesores de Español
University of Wuppertal (Wuppertal, Alemanha)
|
2019 | Lectura crítica en los programas de ELE en la Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de la Universidade Nova de Lisboa, co-authored with Neus Lagunas | XXX Congreso Internacional de ASELE: Internacionalización y enseñanza del Español como LE/L2: Plurilingüismo y comunicación
intercultural
Escola Superior de Educação. Politécnico do Porto (Portugal)
|
2018 | Los docentes de ELE como agentes interculturales en las universidades portuguesas | XXIX Congreso internacional de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera
Universidad de Santiago de Compostela and ASELE (Espanha)
|
2018 | O amor é complicado demais? Leituras de uma narrativa gráfica na aula de Espanhol como Língua Estrangeira | Picturebooks and Graphic Narratives in the Classroom
Universidade Nova de Lisboa FCSH (Portugal)
|
2015 | Lecturas interculturales de las relaciones ibéricas: imaginarios del español en Portugal | Degree courses with Spanish Students
Universidade Europeia (Lisbon, Portugal)
|
2015 | Un espacio para la lectura intercultural del texto literario en el aula de español como lengua extranjera | Graduate Conference
Universidade Nova de Lisboa FCSH (Portugal)
|
2015 | La comprensión lectora y la dimensión intercultural en la enseñanza de ELE en Portugal desde los documentos reguladores oficiales en el ámbito universitario | VI Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal
Universidade do Porto (Portugal)
|
2014 | Hecha la ley, hecha la trampa. Aproximaciones al tema del fraude en el aula de ELE desde una perspectiva didáctica intercultural | Jornadas Hispánicas 2014. ELE hacia el futuro, desarrollando perspectivas
Universität Bremen (Alemanha)
|
2013 | Contribuciones de la canción española y portuguesa para el desarrollo de la competencia intercultural | XVI Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, Didáctica del Español/Lengua
Extranjera: investigación, planificación académica y perspectivas de futuro
Universidade do Minho (Portugal)
|
2013 | Apuntes sobre los estudios de interculturalidad en la enseñanza de ELE en Portugal | V Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2007 | Apreciaciones sobre el iberismo cultural en el siglo XIX y en la actualidad | II Jornadas de Interculturalidad Ibérica
Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal (Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - Atual | A promoção da Competência Comunicativa Intercultural na Aula de Língua Estrangeira através do Digital Storytelling
Coorientador de Jéssica Silva
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024 - Atual | Teatro e promoção das competências gerais nas aulas de línguas estrangeiras
Coorientador de Laura Santos
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023 - Atual | Cinema, Mediação, Interculturalidade: desenvolver a consciência intercultural crítica na aula de Espanhol
Língua Estrangeira (ELE)
Coorientador de Hugo Rocha
|
Doutoramento em Didática das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2023 - 2024 | Atividades de mediação intralinguística de textos e a
Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas aulas de língua estrangeira
Coorientador de Ana Margarida Paulo
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023 - 2023 | Un año en el club de lectura Miranfú: características de la experiencia lectora, motivación y relación entre sus dos itinerarios
lectores
Coorientador de Belén González Martín
|
Máster de Formación Permanente en Promoción de la Lectura y Literatura Infantil (Mestrado)
Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
|
2022 - 2023 | Educação para a Cidadania Intercultural na aula de Língua Estrangeira através da Literatura e dos Videojogos
Coorientador de Teresa Pereira
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2023 | A aula de língua estrangeira como espaço de desenvolvimento da literacia visual e do pensamento crítico
Coorientador de Joana Louro
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2022 | A promoção do diálogo intercultural na aula de língua estrangeira através da educação para a cidadania e da cinematografia
Coorientador de Ana Raquel Figueirinhas
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2022 | A publicidade como recurso didático nas disciplinas de Português e Espanhol
Coorientador de Débora Jaehnert Barros
|
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2022 | Visual thinking strategies, literacia visual e pensamento crítico na aula de LE: uma proposta intercultural
Coorientador de Helena Isabel Pinto Alves
|
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2020 | O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula
Coorientador de Joana Pinéu
|
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensio, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol
ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2019 | Pragmática intercultural 2.0: abordagens didáticas na aula de línguas estrangeiras
Coorientador de Fábio Oliveira
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2019 | Estratégias para o desenvolvimento da expressão e interação oral nas aulas de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol)
Coorientador de Maria João Leitão
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2019 | Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)
Coorientador de Sónia Monteiro Ferreira Martins
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2017 | Textos, contextos, eu e o outro
Coorientador de Rute Jorge
|
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de línguas através da poesia
Coorientador de Maria de Fátima Luís
|
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | O microconto na aula de língua estrangeira e o papel criativo do leitor
Coorientador de Luís Lucas
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | Inteligencias múltiples y aprendizaje cooperativo. En las clases de lengua materna y de lengua extranjera
Coorientador de Ana Rita Nunes Vaz
|
Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no
Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | Escrever é pensar duas vezes: o mundo, o texto e eu
Coorientador de Joana Baião
|
Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no
Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2015 | Aplicação da dramatização em aula como instrumento para o aperfeiçoamento da oralidade no ensino da língua materna (Português)
e da língua estrangeira (Espanhol)
Coorientador de Lídia Godinho
|
Mestrado em Ensino do Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário ou de Língua Estrangeira
(Espanhol) nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2015 | A expressão dramática e o teatro contemporâneo como ferramentas educativas nas aulas de Portuguê e Espanhol
Coorientador de Joana Pimpista
|
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 - 2014 | Os meios audiovisuais como instrumento de motivação no ensino de Português LM e de Espanhol LE
Coorientador de Ângela Aparício
|
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Língua Estrangeira (Espanhol) nos Ensinos Básico
e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 - 2014 | A aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira através das atividades complementares: um projeto colaborativo
Coorientador de Fátima Martins
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 - 2013 | Para uma pedagogia do oral no ensino do Português e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário
Coorientador de Sónia Monteiro Ferreira Martins
|
Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário ou de Língua Estrangeira
(Espanhol) nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 - 2013 | Olhares cruzados: contributo da Arte no ensino-aprendizagem do Português e do Espanhol
Coorientador de Isabel Maria Alves Amaral Wolfrom
|
Mestrado em Ensino de Português e das Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário ou de Língua Estrangeira
(Espanhol) nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 - 2012 | Será a aula afectiva efetiva? O desenvolvimento da dimensão afetiva nas aulas de línguas estrangeiras
Coorientador de Inês Mota Ajeti
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/03/11 - 2024/03/31 | “Leitura e Construção de Género: Doutrinamento contra a Liberdade” This international exhibition traces a visual journey
through various texts (school manuals, children's stories, questionnaires on good behavior in women's magazines, guides to
the perfect housewife, etc.) that shaped the thinking and education of girls and young people during the Iberian dictatorships.
The event was co-organized with Neus Lagunas (CHAM). Santiago Yubero y Elisa Larrañaga (CEPLI). (2024/03/11 - 2024/03/31)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal CHAM Centro de Humanidades, Portugal Universidad de Castilla-La Mancha Centro de Estudios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil, Espanha Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal Rede de Bibliotecas de Lisboa, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/29 | O laboratório gramatical como metodologia para promover a aprendizagem de conteúdos morfossintáticos: um estudo em Português
Língua Materna e Espanhol Língua Estrangeira
Arguente principal
|
Cindy Esmeralda Oliveira Quintal (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2024/02/06 | Atividades de mediação intralinguística de textos e a Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas aulas
de língua estrangeira
Orientador
|
Ana Margarida Paulo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/01/31 | Cinema, Mediação, Interculturalidade: desenvolver a consciência intercultural crítica na aula de Espanhol Língua Estrangeira
(ELE) - Provas de projeto de Doutoramento em Didática das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global
Orientador
|
Hugo Rocha (Outro)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/05/20 | Visual thinking strategies, literacia visual e pensamento crítico na aula de LE: uma proposta intercultural
Orientador
|
Helena Isabel Pinto Alves (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/12/04 | Análise de erros recorrentes na aprendizagem de E/LE em alunos universitários de língua materna portuguesa - Provas de projeto
de Doutoramento em Didática das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global
Arguente
|
Vanessa Cardoso Egrejas (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2019/12/17 | Desenvolvimento da consciência intercultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)
Orientador
|
Sónia Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017/11/29 | Textos, Contextos, “eu” e o “outro”
Orientador
|
Rute Jorge (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017/04/27 | A música e o Texto Oral na aula de Língua Estrangeira
Arguente
|
Ricardo Pedroso Soares Cruz Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/12/13 | Roleplay: um recurso fiável e necessário no ensino da língua estrangeira
Arguente
|
Rafael Aleixo Nunes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/12/12 | O contributo dos materiais audiovisuais para o ensino de português e de espanhol
Arguente
|
Joana Lami Matias Roque Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/12/12 | Inteligencias múltiples y aprendizaje cooperativo. En las clases de lengua materna y de lengua extranjera
Orientador
|
Ana Rita Nunes Vaz (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/12/06 | Identidade e representação em textos literários: recursos para a aula de língua estrangeira inglês e de espanhol do 3º ciclo
e ensino secundário
Arguente
|
Margarida Guedes de Andrade Bacharel (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/12/02 | A expressão oral em língua estrangeira: estratégias para o seu desenvolvimento
Arguente
|
Diana Isabel Labreco Prudêncio (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/03/11 | A Banda Desenhada enquanto recurso didático
Arguente
|
Rosa María Peiruza Rocamora (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/03/04 | A dimensão Intercultural no ensino das línguas (língua materna e línguas estrangeiras) : porquê, para quê, e como formar falantes
interculturais?
Arguente
|
Jorge Miguel de Jesús García (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/02/16 | Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de Espanhol LE através da poesia
Orientador
|
Fátima Luís (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/02/15 | O microconto na aula de língua estrangeira e o papel criativo do leitor
Orientador
|
Luís Lucas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015/11/23 | A expressão dramática e o teatro como ferramentas educativas nas aulas de português e de espanhol
Orientador
|
Joana Pimpista (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014/07/23 | As Atividades Lúdicas em Contexto de Sala de Aula
Arguente
|
Ana Rita Poejo de Carvalho Coelho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014/07/23 | A aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira através de atividades complementares: um projeto colaborativo
Orientador
|
Fátima Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014/07/21 | Atividades de mediação linguística no ensino de línguas (língua materna e língua estrangeira)
Orientador
|
Rita de Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014/06/12 | Os meios audiovisuais como instrumento de motivação no ensino de Português e de Espanhol
Orientador
|
Ângela Aparício (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014/04/22 | Educação (Intercultural) para a Cidadania na Aula de Língua Estrangeira
Orientador
|
Brigitte Duarte Carvalho Antunes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014/03/21 | Dos hábitos de leitura ao prazer de ler. Perspectivas e propostas para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário
Arguente
|
Tatiana Maria dos Reis (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013/12/19 | Olhares cruzados: contributo da Arte no processo de ensino-aprendizagem do Português e do Espanhol
Orientador
|
Isabel Wolfrom Amaral (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013/03/15 | Para uma pedagogia do oral no ensino do português e do espanhol no Ensino Básico e Secundário
Orientador
|
Sónia Monteiro Ferreira Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012/01/09 | Será a aula afetiva efectiva? O desenvolvimento da dimensão afetiva na aula de línguas estrangeiras
Orientador
|
Inês Mota Ajeti (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/07/03 - 2024/07/05 | UNICÓMIC 2024. III Congreso Internacional de Estudios Universitarios sobre el Cómic/ II International Conference 'Teaching with Comics' | Universitat d’Alacant, Universitat de València, Fundación SM-Cátedra de Estudios del Cómic, Universitat Miguel Hernández de Elche, Université Clermont Auvergne and Sociedad Académica de Estudios de Cómic |
2024/06/26 - 2024/06/29 | Leer, escribir y comprender en las fronteras del conocimiento líquido | Centro de Estudios de Promoción de la Lectura y Literatura infantil of the University of Castilla-La Mancha (Spain) |
2023/11/06 - 2023/11/07 | Innovation and Technology in Language Teaching | On line (Universidade Aberta) |
2021/11/29 - 2021/12/03 | Innovation and Technology in Language Teaching | On line (Universidade Aberta) |
2021/11/24 - 2021/11/26 | De la literatura infantil a la competencial literaria. Aprender leyendo. Congreso Internacional de la Sociedad Española de la Didáctica de la Lengua y la Literatura | Universidad de Castilla la Mancha |
2018 - 2018/06/08 | Picturebooks and Graphic Narratives in the Classroom | Universidade Nova de Lisboa FCSH |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017/09/01 - Atual | Azulejo para el aula de español (1647-0834) | Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal |
2024 - 2024 | RE@D. Revista Educação a Distância e Elearning (2182-4967) | Research group El@n - Ensino de Línguas Online |
2024 - 2024 | Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias (0870-4546) | CHAM Centro de Humanidades |
2024 - 2024 | Miguel Hernández Communication Journal (1989-8681) | Universidad Miguel Hernández |
2023 - 2023 | Estudos em Gramática, Texto e Discurso. (2236-4242) | Revista Linha D’Água |
2022 - 2022 | Diacrítica (0870-8967) | Revista do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho |
2022 - 2022 | Inovação e tecnologia no ensino de línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais (978-972-674-940-0) | grupo de Investigação El@n – Ensino de Línguas Online. Universidade Aberta |
2019 - 2019 | Ocnos. Revista de estudios sobre lectura (2254-9099) | Universidad de Castilla la Mancha |
2019 - 2019 | Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: reflexões e perspetivas de ação em contextos educacionais diversos ( ISBN 978-972-674-86) | LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning |
2018 - 2018 | Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias (2183-2021) | CHAM. FCSH-UNL |
2017 - 2017 | Ocnos. Revista de estudios sobre lectura (2254-9099) | Universidad de Castilla la Mancha |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | External evaluator in the Accreditation System for Cervantes Institute Centers (SACIC) of the Government of Spain. | Instituto Cervantes Sede Central Madrid, Espanha |
2009 - 2013 | Member of the editorial board of Manga Ancha, a trilingual literary magazine from Morocco, Spain and Portugal. Issues 2, 3 and 4. ISSN: 1888-3753 |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/07/03 - 2023/07/17 | Narrativas multimodais nas aulas de Inglês e Espanhol como Línguas Estrangeiras | On line Teacher Training Course (Outros) | Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/01/17 - 2024/01/26 | Short Term Scientific Mission. Research activity at the Library and Documentation Center of the Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madrid) | Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Espanha |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | Member of the editorial board ot the scientific journal Azulejo para el aula de español
Membro
|
Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal |
2016 - Atual | Responsible for the Spanish area at NOVA FCSH of the Mestrado em Ensino
Coordenador
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2023/07/01 - 2023/07/17 | Narrativas multimodais nas aulas de Inglês e Espanhol como Línguas Estrangeiras. On line training course for language teachers,
accredited by the Ministério da Educação. Co-organized with Helena Lopes, Neus Lagunas and Sandie Mourão.
Membro
|
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal |
2021/06/23 - 2021/06/25 | Picturebooks and graphic narratives in education and translation: Mediation and multimodality.
Seminar co-organized with Sandie Mourão, Karen Benett, Marco Neves, Helena Lopes and Hanna Pietá.
Membro
|
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2019/12/06 - 2019/12/07 | Toma de decisiones: procesos de evaluación. Teacher Training Seminar co-organized with Neus Lagunas. Training accredited by
the Ministério da Educação.
Membro
|
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Portugal Instituto Cervantes Lisboa, Portugal Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal |
2019/05/09 - 2019/05/09 | Mexico extramuro(s). Conference co-organized with Neus Lagunas and Armando Aguilar. In collaboration with the Núcleo de Estudos
Ibéricos e Ibero-americanos.
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal CHAM Centro de Humanidades, Portugal |
2018/10/19 - 2018/10/19 | I Jornadas sobre Tradução de Espanhol para Português e de Português para Espanhol, co-organized with Isabel Branco and Marco
Neves. With the support of the FCT, Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos and the CHAM research center.
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Universidad de Granada, Espanha |
2018/01/27 - 2018/01/27 | Inmersión lingüística en lengua portuguesa - Linguistic immersion in Portuguese. Workshop aimed at foreign language teachers
in Extremadura.
Coordenador
|
Centro de Profesores y Recursos de Badajoz, Espanha European Social Fund, Bélgica |
2017/11/16 - 2017/11/18 | Cervantes y los mares. International Congress. Organizing committee: Maria Fernanda de Abreu (coord.), Pedro de Abreu, Isabel
Branco, Eduarda Barata, Neus Lagunas, Miguel Lourenço and Beatriz Moriano.
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal CHAM Centro de Humanidades, Portugal Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal |
2017/05/05 - 2017/05/13 | Jornadas de actualización didáctica para profesores de ELE. Teacher Training Seminar co-organized with Neus Lagunas. In collaboration
with the Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos, the Ramón Areces foundation and the Consejería de Educación de la
Embajada de España en Portugal. Training accredited by the Ministério da Educação.
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2015/05/14 - 2015/05/16 | Talleres de didáctica para profesores de ELE en Portugal: la enseñanza para jóvenes y adolescentes. Teacher Training Seminar
co-organized with Neus Lagunas. In collaboration with the Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos, the publishing house
Santillana and the Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal. FCSH/UNL
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal |
2015/02/13 - 2015/02/28 | El uso de las tecnologías de la información y la comunicación en la enseñanza del español como lengua extranjera. Teacher
Training Seminar co-organized with Neus Lagunas. Training accredited by the Ministério da Educação.
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Instituto Cervantes Lisboa, Portugal Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal |
2014/05/02 - 2014/05/03 | Entre los contenidos socioculturales y los saberes interculturales. Talleres de didáctica para profesores de ELE en Portugal.
Teacher Training Seminar co-organized with Neus Lagunas. In collaboration with the Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos,
the Centro de História da cultura, the publishing house Santillana and the Consejería de Educación de la Embajada de España
en Portugal.
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal |
2009 - 2013 | Member of the editorial board of Manga Ancha, a trilingual literary magazine from Morocco, Spain and Portugal
Membro
|
|
2012/07/12 - 2012/07/14 | Coloquio Internacional Gabriel García Márquez. La bendita manía de contar. International Congress. Organizing committee:
Maria Fernanda de Abreu (coord.), Isabel Branco, Neus Lagunas and Beatriz Moriano. In collaboration with the Núcleo de Estudos
Ibéricos e Ibero-americanos and the Centro de História da Cultura. FCSH/UNL
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2012/05/18 - 2012/05/19 | I Seminario práctico de formación para profesores de ELE en Portugal. Teacher Training Seminar. In collaboration with the
En clave-ELE publishing house and the Ministry of Education of the Spanish Embassy in Portugal
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013 - Atual | Member of the Juries for the Assessment of the Ability to Attend Degree Courses of Individuals Covered by Decreto-Lei 64/2006 (Maiores de 23/ Over 23 years of age) in Translation (Spanish) and Degree in Modern Languages, Cultures and Literatures (Spanish) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2011 - 2012 | Participation as DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) examiner. Levels: B1, B2, C1, C2 and new C2. | Instituto Cervantes Lisboa, Portugal |