Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Manuel Pinto Deniz Silva
Nomes de citação
- Silva, Manuel Deniz
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0B1A-B539-E672
- ORCID iD
- 0000-0002-6007-6870
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2005/07/01
Concluído
|
Doctorat en Esthetique, Sciences et Technologies des Arts - Spécialité Musique (Doutoramento)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
""La musique a besoin d'une dictature": Musique et politique dans les premières années de l'Etat Nouveau (1926-1945)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Très honorable avec félicitations à l'unanimité |
1999
Concluído
|
Diplôme d’études approfondies – Esthétiques, technologies et création artistiques - Musique (Mestrado)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
"Musique et Fascisme: la “Mocidade Portuguesa” dans les années 30/40" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Très bien (105/120) |
1998
Concluído
|
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15/20 |
1997
Concluído
|
Piano (8º grau) (Ensino secundário)
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/02/01 - 2021/12/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2018/04/01 - 2019/01/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2017/04/01 - 2018/03/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2015/07/01 - 2017/04/01 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal | ||
2014/07/01 - 2015/06/30 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2009/07/01 - 2014/06/30 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2005/06/01 - 2009/06/30 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2018/09/01 - 2019/01/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2018/02/15 - 2018/07/13 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2017/02/15 - 2017/07/12 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2013 - 2014 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2003/09/01 - 2004/07/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França |
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Presidente | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2015 - 2017 | Coordinator of the thematic strand "Music and Media" | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal | ||
2009 - 2014 | Coordinator of the Research Group "Historical and Cultural Studies in Music" | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/12/15 - 2019/01/31 | Our music, our world: Musical associations, wind bands, and local communities (1880-2018)
PTDC/CPC-MMU/5720/2014
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015 - 2019 | Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries
3559
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014/07/01 - 2015/05/05 | Images from Land and Sea: Frederico de Freitas and music in twentieth-century Portuguese culture
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03/01 - 2026/02/28 | "We must warn everyone": Music and Portuguese exile in France during the Estado Novo regime (1933-1974)
2022.05129.PTDC
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/10/01 - 2022 | To be a musician in Portugal: the social and professional condition of musicians in Lisbon (1750-1985)
32624
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/10/01 - 2022 | ORFEU (1956-1983): The Politics and aesthetics of popular music production and consumption in modern Portugal
32320
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/05 - 2019/05 | Portuguese Colonial Empire and Urban Popular Culture: comparing visions from the metropolis and the colonies (1945-1974)
2661
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
2012/05 - 2014/11 | Music in-between: the ‘orfeonismo´ movement and choral singing in Portugal (1880-2012) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
2010/03/01 - 2013/08/31 | Listening to the moving images: new interdisciplinary methodologies for the study of sound and music on Portuguese cinema
and media
Investigador responsável
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
2010 - 2013 | Music, Ideology and Politics in the Art Culture during Franco's Regime (1938- 1975)
HAR2010-17968
Investigador
Universidad de Granada, Espanha
|
Concluído
|
2007/09 - 2011/08 | The Recording Industry in 20th Century Portugal
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/10/26 | The Paradoxes of State Music in the Estado Novo Regime | Encontro Português - Conference on Music and the State
University of California, Riverside (Riverside, Estados Unidos)
|
2023/09/14 | À escuta dos arquivos | 4º Congresso Enleio - Bibliotecas e arquivos outros: lugares abertos à leitura e à memória
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2023/09/09 | Translating the revolution: the international circulation of Fernando Lopes-Graça’s Heroic songs | Politics in Music and Song 2023
Queen's University (Belfast, Reino Unido)
|
2022/10/20 | “Convergências pontuais”?: música e política na obra de Jorge Peixinho | Ouvir de olhos abertos: Música e Política em Portugal no Século XX
Biblioteca de Alcântara (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/22 | Lopes-Graça’s Cosmorama (1963): traditional music as a symbol of the “brotherhood of peoples” | 46th ICTM World Conference 21–27 July 2022, Lisbon
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/28 | "Pequenos intervalos": música e silêncio nas partituras de Armando Leça para a Invicta Filmes | XI Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2022/01/29 | A revista Altitude (1939) e João José Cochofel | O neo-realismo na era das humanidades digitais
Centro Ma´rio Dioni´sio / Casa da Achada (Lisboa, Portugal)
|
2021/12/06 | Música e comunismo no contexto da Guerra Fria: a participação clandestina de Fernando Lopes-Graça no 2º Congresso de compositores e musicólogos progressistas em Praga (1948) | Congresso Internacional "1921 - 2021: Nos 100 Anos do PCP: Imaginários Políticos e Expressões Culturais"
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras (Coimbra, Portugal)
|
2021/11/12 | "A idade dos 'conjuntos'". PAINEL: Os discos Orfeu na transição para a democracia: infraestrutura e criatividades emergentes | ENIM- 10th Meeting on Research in Music | X Encontro de Investigação em Música
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras (Coimbra, Portugal)
|
2021/05/12 | Viagem ao princípio do som: a música de Emmanuel Nunes no cinema de Manoel de Oliveira | Seminário internacional “Escutar Imagens” (transmitido online)
Departamento de Artes da Universidade da Beira Interior (Portugal) e Grupo de Pesquisa Nordestanças (UFAL/UNIT, Brasil) (Portugal)
|
2021/01/26 | A condição socioprofissional dos músicos portugueses no período do Estado Novo | Seminário PROFMUS - Ser Músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985)
INET-md - NOVA FCSH
|
2020/02/15 | Palestra pré-concerto de apresentação do cine-concerto J’accuse, filme de Abel Gance (1918), música de Philippe Schoeller (2014) [Pre-concert presentation of J'accuse (Abel Gance, 1918) with live music by Philippe Schoeller (2014)] |
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2019/11/28 | “Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça: um percurso conjunto” |
Museu do Trabalho Michel Giacometti (Setúbal, Portugal)
|
2019/11/14 | “Ivo Cruz e o controlo corporativo da vida musical portuguesa (1933- 1948): um projecto falhado?” | 9th National Conference on Musical Research (IX ENIM - Encontro de Investigação em Música)
SPIM / Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2019/10/25 | "A figuração das coisas invisíveis": sobre a música de Emmanuel Nunes no cinema de Manoel de Oliveira | Seminário internacional “Cinema e Ciência”
Universidade de Coimbra Departamento de Ciências da Vida (Coimbra, Portugal)
|
2019/10/12 | 'É pra aprender e não pra andar na garotice!': as representações das bandas filarmónicas almadenses nos romances de Romeu Correia (1917-1996) | Conferência internacional “A nossa música, o nosso mundo: bandas civis e vida social local”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/09/28 | As músicas do filme Lisboa, crónica anedótica (1931), de Leitão de Barros [The music of the film Lisboa, Crónica anedótica (1931), by Leitão de Barros] | “O som da cidade no cinema: Sinfonias urbanas” - 6º ciclo Topografias Imaginárias
Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca (Lisboa, Portugal)
|
2019/05/22 | “As partituras de Armando Leça para filmes mudos portugueses” | Encontros no ANIM 2019
ANIM - National Archive of Moving Images (Bucelas, Portugal)
|
2019/02/07 | “As músicas do rés-do-chão: sobre os consumo culturais da pequena burguesia urbana na Lisboa da primeira metade do século XX” | Congresso Internacional “História da Cultura em Portugal no século XX Industrialização, massificação, mediações”
IHC / Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2019 | “O som em cinema em contexto de arquivo” [Sound film in archival context] | LisbonTalks,
Culturgest, IndieLisboa Film Festival (Lisboa, Portugal)
|
2018/12/15 | “A música no cinema mudo português” [Music in Portuguese silent films] | “Conversas no Bairro”
Museu da Música Portuguesa (Estoril)
|
2018/10/28 | “‘A graça audaz e nervosa de um laço’: representações de género e sociabilidades femininas nos concertos de Divulgação Musical de Ema Câmara Reis (1924-1940)” | Colóquio “Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/06/07 | “‘Au Portugal, nous sommes condamnés à ne pas vivre’: nouveaux éléments sur l’exil parisien de Fernando Lopes-Graça (1937-1939)” | Colloque international Paris-Lisbonne: un dialogue capital
CRILUS, Université Paris-Nanterre e Paris-Sorbonne (Paris, França)
|
2018/05/23 | A música e o som em De battre mon coeur s’est arrêté (2005), de Jacques Audiard [Music and sound in Jacques Audiard's De battre mon coeur s’est arrêté (2005)] | “O cinema e as outras artes – Filmes comentados”
Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (FLUP), Teatro do Campo Alegre (Porto, Portugal)
|
2018/05/08 | O acompanhamento musical composto por António Tomás de Lima para o filme Os Lobos (1923), de Rino Lupo [Antónimo Tomás de Lima's musical score for the film Os Lobos (1923)] | XI Jornadas “Cinema em Português”
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2017/12/16 | “‘A grande capital da música’: alguns apontamentos sobre o período parisiense de Fernando Lopes-Graça (1937-1939)” | Simpósio “Fernando Lopes-Graça em Retrospectiva”
CESEM / Centro Cultural de Cascais (Cascais, Portugal)
|
2017/11/09 | “A institucionalização das Ciências Musicais em Portugal: genealogias, problemas, desafios” | 7th National Conference on Musical Research (VII ENIM - Encontro de Investigação em Música)
SPIM / Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/09/06 | “‘Learned musicologist and woman of society’: Concert organiser Ema Câmara Reis (1897-1968) and gendered roles in Lisbon’s musical life in the first half of the 20th century” | First International Conference on Women’s Work in Music
Bangor University (Bangor, Reino Unido)
|
2017/07/07 | “Fernando Lopes-Graça em três momentos políticos, 1937-1945-1974” | Ciclo-Homenagem “Fernando Lopes-Graça 1906-1994”
Museu da Música Portuguesa (Estoril, Portugal)
|
2017/06/23 | “‘Moved to Tears by Spanish Music’: Elisa de Sousa Pedroso (1881-1958) and the Musical Exchanges between Portugal and Spain” | Iberian Music Studies Symposium “Music, Nation and Region in the Iberian Peninsula: (Re)Sounding History, Identity and Heritage
University of Cambridge (Cambridge, Reino Unido)
|
2017/05/10 | “Modernismos e Estado Novo” | “José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno”
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2017/01/21 | “‘Música e instrumentos’: algumas reflexões sobre uma conferência de Luís de Freitas Branco na Liga Naval e a sua posteridade” | Amadeo de Souza-Cardoso / Porto - Lisboa / 2016 - 1916 (Ciclo de conferências)
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado / Aquário Vasco da Gama (Lisboa, Portugal)
|
2016/12/03 | “O Intelectual Militante” | Ciclo “Autobiografia"
Centro Mário Dionísio / Casa da Achada (Lisboa, Portugal)
|
2016/11/05 | “‘Eis senão quando se lembram os professores de orquestra de que a música pode fazer-se sem a tutela de um emprezário explorador’: a Associação de Classe dos Músicos Portugueses, o movimento operário e a greve geral de 1919” | 6th National Conference on Musical Research (VI ENIM - Encontro de Investigação em Música)
SPIM / Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2016/10/31 | “The birth of film out of the spirit of music”: Franz Liszt’s Dante Symphony phantasmagoria and the classical Hollywood cinema” | Jornada de estudos “Música e Literatura no Cinema: Contrapontos"
CESEM / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2016/10/30 | “‘Encontros em Paris’: as entrevistas de Mário Dionísio e de Fernando Lopes-Graça a artistas franceses (e não só) no contexto dos debates estéticos do neo-realismo no período do pós-guerra (1947-1951)” | Congresso Internacional Mário Dionísio
FLUL / Museu do Neo-Realismo / Casa da Achada-Centro Mário Dionísio (Lisboa, Portugal)
|
2016/07/08 | “‘Música portuguesa para ser apreciada no estrangeiro’: sobre a gravação em Paris de uma selecção das canções do primeiro fonofilme português, A Severa, pela orquestra de tangos de José Lucchesi (1931)” | Congresso Internacional “Música e Lusofonia em Acervos de 78 rpm”
INET-md / UNIRIO (Aveiro, Portugal)
|
2016/06/21 | “Os trabalhos de Orfeu: elementos para o estudo do sindicalismo musical em Portugal no século XX” | Seminário doutoral de Verão, Programa Doutoral em Ciências Musicais "A Música como Cultura e Cognição"
NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2016/06/02 | “A Associação de Classe dos Músicos Portugueses (1909-1933) no contexto do movimento sindical da Iª República” | Ciclo “Música no Museu”, série “Música em Portugal no contexto da Arte Nova - II”,
Arte no Tempo / Museu Arte Nova de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2016/04/27 | “Artistas, cientistas e Estado” | Seminário livre “Cultura, Ciência e Política em Portugal no Século XX”
NET-md, IHC e CICS.NOVA / FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
|
2016/04/08 | “‘Não ouço nada... ouço o vento lá fora’: a música e o som enquanto lugar do mistério em Benilde ou a Virgem Mãe (1975)” | International Conference “Manoel de Oliveira: A Poetics of Dissent”,
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2016/02/24 | “‘À sombra da Severa’: a introdução do cinema sonoro e as indústrias da cultura” | Colóquio “Propaganda, Cultura e Entretenimento na Primeira Metade do Século XX”
INET-md / Arquivo Distrital do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/02/01 | Apresentação do filme Três Canções para Lenine (1934), de Dziga Vertov [Presentation Dziga Vertov's film Three Songs About Lenin (1934)] | Ciclo “Rupturas no Cinema”
Centro Mário Dionísio / Casa da Achada (Lisboa, Portugal)
|
2016/01/14 | “Are musicians ‘ordinary workers’? The debate on the economic and artistic value of musical labour in the first years of the Portuguese Musicians Class Association (1909-1919)” | International Conference “Working in Music: The M.U., musical labour and employment”
University of Glasgow (Glasgow, Reino Unido)
|
2015/11/12 | “A música no ‘pequeno ecrã’ do Estado Novo” (painel “Música e Televisão”) | 5th National Conference on Musical Research (V ENIM - Encontro de Investigação em Música)
SPIM / Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2015/02/28 | Apresentação do filme "O Canto a Vozes" (2008), de Francisco Manso , Presentation of Francisco Manso's film "O Canto a Vozes" (2008)] | Exposição "Michel Giacometti e o Cante"
Museu da Música Portuguesa (Estoril, Portugal)
|
2015/01/31 | Apresentação do filme Alentejo, Alentejo (2014), de Sérgio Tréfaut [Presentation of Sérgio Tréfaut's film Alentejo, Alentejo (2014)] | Exposição "Michel Giacometti e o Cante"
Museu da Música Portuguesa (Estoril, Portugal)
|
2015/01/22 | “A “mecanização” da música: tecnologias de gravação e culturas auditivas em Portugal no final do século XIX e início do XX” | Ciclo “Música no Museu”, série “Música em Portugal no contexto da Arte Nova”
Arte no Tempo / Museu Arte Nova de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2014/11/21 | “Ouvindo A Severa (1931): Leitão de Barros, Frederico de Freitas e a invenção de um “som português” no primeiro filme sonoro português” | 4th National Conference on Musical Research (IV ENIM - Encontro de Investigação em Música)
SPIM / Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2014/10/31 | “Celebração religiosa ou obra de propaganda? A recepção da Missa Solene de Frederico de Freitas no contexto das Comemorações Centenárias de 1940” | International Conference “Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2014/10/24 | “Liszt's 'Dante' and the Diabolical in Film” | Symposium “Liszt, His Circle, and the Dante Symphony”
Carleton University (Ottawa, Canadá)
|
2014/07/01 | “Inventer un ‘son portugais’ à Paris: la production aux studios d’Épinay-sur-seine de A Severa (1931), de leitão de Barros” | MaM VI, annual meeting of the International Musicological Society study group "Music and Media"
MaM / University of Dijon (Dijon, França)
|
2014/06/27 | “Well, yous’ll want to keep a dead silence...”: listening to the gramophone in Alfred Hitchcock’s Juno and the Paycock (1929)" | "Sound Studies: Mapping the Field", Second International ESSA Conference
European Sound Studies Association / University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca)
|
2014/05/09 | "Compor para a Revolução: criação musical e pensamento marxista nos primeiros anos da União Soviética (1917-1932)" | II Congresso Internacional Marx em Maio
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/04/11 | “Os Sonhos e as Mãos - debates e polémicas sobre arte e política em que Mário Dionísio participou” |
Centro Mário Dionísio / Casa da Achada (Lisboa, Portugal)
|
2014/03/13 | ""Uma nova modalidade de propaganda subversiva": estratégias de resistência e de repressão musical no processo de proibição e apreensão das Marchas, Danças e Canções de Fernando Lopes-Graça em 1946" | Seminário "Resistência ao Estado Novo, na Igreja, no Desporto e na Música"
Associação José Afonso (Lisboa, Portugal)
|
2013/11/27 | Apresentação do filme La vie est à nous (1936), de Jean Renoir [Presentation of Jean Renoir's film La vie est à nous (1936)] , organizado pelo IHC, Centro Mário Dionísio/Casa da Achada | Ciclo “Imagens da Revolução, anos 20 e 30”
Instituto de História Contemporânea / Centro Mário Dionísio - Casa da Achada (Lisboa, Portugal)
|
2013/11/03 | “A ópera devorada pelo cinema? Algumas considerações sobre Os Canibais (1988) de Manoel de Oliveira” | 3º ENIM
SPIM / Museu da presidência - Cascais (Cascais, Portugal)
|
2013/10/19 | “A rádio, o disco e o cinema: mundos que entram nos nossos mundos” | Congresso Anual da Associação dos Professores de História
Associação dos Professores de História, FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2013/07/06 | “O Estado Novo e o Orfeão como metáfora política” | Encontro de Investigação em Canto em Coro ‘A música no meio’: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)
Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto, Portugal)
|
2013/07/05 | “O Orpheon Portuense no contexto das sociedades de concertos privadas em Portugal: roteiro para um investigação” | IIº Encontro do projecto “A Sociedade Orpheon Portuense: tradição e inovação”
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2013/01/24 | "L’Afrique et ses doubles: la musique de Joly Braga Santos et l’imaginaire colonialiste de l’État nouveau portugais" | Journée d’études “Musique et politique symbolique au 20e siècle: catégories, usages et stratégies”
CRAL / EHESS (Paris, França)
|
2012/11/09 | “The Phantom of the Movies: Some Notes on the Politics of Opera’s Heritage in Film Music” | International Conference “Opera and Cinema: The Politics of an Encounter”
INET-MD and CESEM / Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa, Portugal)
|
2012/09/15 | “A música no cinema português do início do sonoro aos anos 50” | Colóquio "A música nas indústrias culturais em Portugal no século XX"
INET-MD / Museu da Música Portuguesa (Cascais)
|
2012/06/30 | A música de Armando Leça para o filme Os fidalgos da Casa Mourisca (Pallu, 1921) [Armando Leça's original score for the film Os fildalgos da Casa Mourisca (Pallu, 1921)] | Exposição "Armando Leça: a música portuguesa nos novos meios de comunicação"
Museu da Música Portuguesa (Estoril, Portugal)
|
2012/06/15 | A música de Joly Braga Santos para o filme Chaimite (1953), de Jorge Brum do Canto [ Joly Braga Santos' music for Chaimite (1953), by Jorge Brum do Canto] | Ciclo “Abrir os cofres”
Cinemateca Portuguesa - Portuguese Film Museum (Lisboa, Portugal)
|
2012/06/08 | A música e o som no filme O Pátio das Cantigas (1941), de Francisco Ribeiro [Music and sound in Francisco Ribeiro' film O Pátio das Cantigas (1941)] | Ciclo “Abrir os cofres”
Cinemateca Portuguesa - Portuguese Film Museum (Lisboa, Portugal)
|
2012/06/02 | “Composing a colonialist ‘western’: Braga Santos’ music for the film Chaimite (1953)” | Music & The Moving Image Conference
Steinhardt School - New York University (New York, Estados Unidos)
|
2012/05/17 | “Jacques Rancière e a política da emancipação” | Seminário Pensamento Crítico Contemporâneo
UNIPOP / ISCTE-IUL (Lisboa, Portugal)
|
2012/05/10 | “"Que a música não seja apenas um acidente": alguns apontamentos sobre a relação de Fernando Lopes-Graça com o cinema” | II Encontro AIM
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2011/09/22 | “Filming the listeners: hearing typologies in Portuguese early sound movies” | VI Simposio "La Creación Musical en la Banda Sonora"
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2011/06/10 | “Reconstructing the Musical Accompaniment of two Portuguese Silent Movies, Os Lobos (1923) and Lisboa, Crónica Anedótica (1930)”, (with Tiago Baptista) | 3º Encontro Internacional do Grupo de Estudos “Music and Media” da IMS
IMS (Lisboa, Portugal)
|
2011/05/10 | “A “idade de ouro” da música portuguesa” | Congresso “A Europa das nacionalidades”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2011/05/06 | “A música no cinema mudo em Portugal: a propósito da reconstituição do acompanhamento musical dos filmes Os Lobos (1923) e Lisboa, Crónica Anedótica (1930)” | Iº Encontro Nacional da AIM
AIM / Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2011 | “Los intercambios musicales entre España Portugal durante los primeros año del franquismo”, (with Igor Contreras) | Jornadas científicas “Música, ideología y política en la cultura artística del Franquismo (1938-1975)”
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
|
2010/11/17 | “A vida musical nos primeiros anos da República” | Jornada “Música e Literatura: Entre Consciência Patrimonial e Intervenção”
FCSH - UNL (Lisboa, Portugal)
|
2010/06/14 | “Música, som e imagem em movimento” | I Jornadas da AIM
AIM (Lisboa, Portugal)
|
2009/12/15 | “A Emissora Nacional: entre a tentativa de imposição de um gosto musical e os imperativos das audiências”, (with Pedro Moreira) | Seminar “Perspectivas sobre o Estado Novo”, Grupo de Sociologia Histórica Comparada
FCSH - UNL (Lisboa, Portugal)
|
2009/11/28 | “Lopes Ribeiro’s Frei Luís de Sousa (1950), a Wagnerian film?” | International Conference “Consequences of Wagner”
CESEM (Lisboa, Portugal)
|
2009/07/23 | “Film music and sound as sociological objects” | International Conference “Sociology of Music: Tendencies, Issues, Perspectives”
CESEM (Lisboa)
|
2009/07/04 | “The politics of “mechanized sound”: depictions of inappropriate uses of music media in Portuguese early sound comedies” | IMS Pre Conference: Launching of the Study Group MaM (Music and Media)
IMS (Amsterdam, Países Baixos)
|
2009/05/15 | “La dictature salazariste et les paradoxes de la musique d’État : quelques réflexions à partir du poème symphonique 1640 de Luís de Freitas Branco” | International Conference “State Music and Dictatorship”
EHESS (Paris, França)
|
2008/11/02 | “Carlos Paredes: os Verdes Anos do Cinema Português”, (with Hugo Silva) | Palestra no Museu da Música Portuguesa
Museu da Música Portuguesa (Cascais, Portugal)
|
2008/11/02 | “Carlos Paredes: os Verdes Anos do Cinema Português” |
Museu da Música Portuguesa (Estoril, Portugal)
|
2008/07/16 | “Globalizações musicais” | Colóquio “A Barreira do Som: Música, Cultura e Nação”
Festival Músicas do Mundo (Câmara Municipal de Sines) e INET-MD (Sines, Portugal)
|
2008/06/20 | “Histórias de cantadeiras”: as representações do fado nos primeiros anos do cinema sonoro português (1931-1947) | International conference Fado – Trajectories and Perspectives
Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP), INET-md, Museu do Fado,Universidade Católica, Reitoria
da UNL (Lisboa, Portugal)
|
2008/04/19 | “Jacques Rancière: uma poética do saber” | Seminário "Pensamento crítico contemporâneo"
UNIPOP/Númena (Lisboa, Portugal)
|
2008/03/09 | “Música e poder nos primeiros anos do Estado Novo”, roundtable | "Música, política, poder y desafío", X Congresso da SIBE-Sociedad de Etnomusicología
SIBE - Sociedad de Etnomusicología (Salamanca, Espanha)
|
2007/09/21 | «A criação musical nos regimes autoritários europeus do século XX» | XVII IHC Summer Courses
IHC - FCSH/UNL (Lisboa, Portugal)
|
2007/09/10 | «New sounds for a New State: film music in the early years of Portuguese dictatorship and the construction of a nationalised soundscape (1931-1938)» | International Conference "Sound, Music and the Moving Image"
University of London (Londres, Reino Unido)
|
2007/06/04 | «Música Moderna ou Música Proletária? Os Debates no Meio Musical Soviético (1917- 1932)» | Seminar «Comunismos: História, Poética, Política e Teoria»
Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa (ISCTE) (Lisboa - Portugal, Portugal)
|
2007/04/28 | «"Musique nationale" ou "universelle"? Lectures politiques de la Rapsodie Portugaise d’Ernesto Halffter» | International conference "Politiques de l’analyse musicale"
EHESS/IRCAM (Paris, França)
|
2006/12/13 | «Que lugar para a música na cultura do Estado Novo?: um ensaio de cartografia do meio musical português nos primeiros anos do regime salazarista» | Conference “A Música em Portugal nos primeiros anos do Estado Novo” – no centenário do nascimento de Fernando Lopes-Graça
e Armando José Fernandes
CESEM (FCSH-UNL) (Lisboa - Portugal, Portugal)
|
2006/09/02 | «A música mecânica e o início do cinema sonoro em Portugal» | International workshop «Cultura de Massas ou Indústria da Cultura?»
Instituto de História Contemporânea (FCSH) and Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Universidade de Coimbra) (Lisboa - Portugal, Portugal)
|
2006/04/27 | "«Sob o signo da Razão...» : uma polémica entre Luís de Freitas Branco e Fernando Lopes-Graça sobre filosofia da História da Música" | International conference "O Artista como Intelectual: no Centenário de Fernando Lopes-Graça"
CEIS20 (Coimbra, Portugal)
|
2006/04/10 | "O Impacto do Cinema Sonoro na Indústria Musical Portuguesa dos anos Trinta" | Seminar "Cultura de massas em Portugal no Século XX"
Instituto de História Contemporânea (FCSH-UNL) (Lisboa - Portugal, Portugal)
|
2004/10/22 | «“Não aborrecer, nunca aborrecer”: propaganda e divertimento na programação da Emissora Nacional nos primeiros anos do Estado Novo (1933-1945)» | Conference «Transformações Estruturais no Campo Cultural Português, 1900–1950»
CEIS20 (Coimbra, Portugal)
|
2003/05/31 | «O "Renascimento Musical" de Ivo Cruz» | XIIº Encontro de Musicologia
Associação Portuguesa de Ciências Musicais (Lisboa - Portugal, Portugal)
|
2002/05/18 | «A Suite colonial de Frederico de Freitas: os sons de África entre exotismo e vocação imperial» | XIº Encontro de Musicologia
Associação Portuguesa de Ciências Musicais (Lisboa - Portugal, Portugal)
|
2001/11/30 | «L’étrange parcours du fado dans la culture portugaise: fabrication et instrumentalisation d’une mémoire musicale collective» | Conference "Musique et mémoire"
Paris 8 University (Paris, França)
|
2000/04 | «“Orfeonizar a Nação”, a música no projecto totalitário da “Mocidade Portuguesa”» | Xº Encontro de Musicologia
Associação Portuguesa de Ciências Musicais (Lisboa - Portugal, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | “Propagando a divina Arte Musical”: Os salões musicais em Lisboa entre 1897 e 1933 ["Propagating the divine Musical Art":
The musical salons in Lisbon (1897-1933)]
Orientador de Alejandro Reyes Lucero
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - Atual | A música e o som na obra cinematográfica de João César Monteiro [Music and sound in the cinema of João César Monteiro]
Orientador de José Miguel Nicolau Pinto
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - Atual | Sociabilidades femininas e a canção vocal de câmara em Portugal do final do século XIX até ao Estado Novo [The chamber song
and feminine sociabilities in Portugal from the end of 19th century to the first years of the Estado Novo]
Coorientador de Ana Barros
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - Atual | Música e som no cinema mudo em Portugal (1896- 1931): produção, repertórios e práticas culturais [Music and sound in Portuguese
silent films (1896- 1931): production, repertoires and cultural practices]
Orientador de Bárbara de Carvalho Raposo
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/09/15 - Atual | A música na construção de filmes “tipicamente portugueses”: longas-metragens de ficção da Invicta Film (1919-1921) [Music
in the construction of "typically portuguese" silent films: the Invicta features (1919-1921)]
Orientador de Bárbara de Carvalho Raposo
|
Mestrado em Ciências Musicais, área de especialização Musicologia Histórica (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017/09/28 - Atual | A regulação da atividade musical e a construção de um estatuto dos músicos: o caso do Quinteto de sopros da Emissora Nacional
Coorientador de Ana Margarida Brito Cardoso
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - Atual | A música no cinema experimental português (1968-1981) [Music in experimental Portuguese cinema (1968-1981)]
Orientador de Pedro Boléo Rodrigues
|
Doutoramento em Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/09/15 - 2023 | A Mãe de Bertolt Brecht: A música de Hanns Eisler e José Mário Branco [Bertolt Brecht's The Mother: The music by Hanns Eisler
and José Mário Branco]
Coorientador de Henrique Almodovar de Faria Laurentino
|
Mestrado em Ciências Musicais, área de especialização Musicologia Histórica (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2023 | Regulação do estatuto e do trabalho musical durante o Estado Novo: o caso do Quinteto Nacional de Sopro [The regulation of
musical labor and the status during the Estado Novo: the case of the National Wind Quintet"]
Coorientador de Ana Margarida Brito Cardoso
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2022 | Ema Santos Fonseca e a “Divulgação Musical” (1923-1940): biografia de um salão musical.
Orientador
|
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/09/15 - 2021/03/23 | A música e o som na Trilogia de Deus de João César Monteiro [Music and sound in the "João de Deus" trilogy directed by João
César Monteiro"]
Orientador de José Miguel Nicolau Pinto
|
Mestrado em Ciências Musicais, área de especialização Musicologia Histórica (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/10/01 - 2020/02/11 | “A change in the language, a change in the thinking, a change in the music”: a música na obra de Alan Moore adaptada ao cinema
[Music in Film Adaptations of Alan Moore’s Work]
Orientador de Rodrigo Fernandez Durán
|
Mestrado em Ciências Musicais, área de especialização Musicologia Histórica (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009/11/01 - 2012/03/24 | O tratamento erudito da Canção Tradicional Portuguesa na música coral de Fernando Lopes-Graça e Eurico Carrapatoso: contributo
para um estudo estilístico e estético do repertório
Orientador de Gonçalo Gomes Gouveia
|
Mestrado em Música - Direcção Coral (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2009/11/01 - 2012/03/19 | A música para coro feminino na obra de Cláudio Carneyro
Orientador de Rita Margarida Guilherme Rodrigues Seco
|
Mestrado em Música - Direcção Coral (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/11/20 - 2022/11/21 | Colóquio “Música e Política em Portugal no Século XX” (2022/11/20 - 2022/11/21)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal |
2022/06/30 - 2022/07/01 | International conference - Music as a Profession: status, careers and organizations (18th - 20th centuries) Organization:
Research project PROFMUS (2022/06/30 - 2022/07/01) (2022/06/30 - 2022/07/01)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/05/27 - 2021/05/28 | III Jornadas NEMI - 9.º MUSPRES: A imprensa perante a estreia musical: promoção, divulgação, recepção e crítica (2021/05/27 - 2021/05/28)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2020/10/02 - 2020/10/03 | Congresso internacional “Like, share and subscribe: Youtube, music and cyberculture before and after the new decade”, Núcleo
de Estudos em Música e Cibercultura. (2020/10/02 - 2020/10/03)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2019/06/28 - 2019/06/30 | Congresso internacional “Hidden musicians, hidden practices: debates about music-making” (2019/06/28 - 2019/06/30)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2019/05/09 - 2019/06/06 | VII Seminário "Cultura, Ciência e Política em Portugal no Século XX" [7th seminar "Culture, Science and Politics in 20th century
Portugal] (2019/05/09 - 2019/06/06)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
2019/02/07 - 2019/02/09 | Congresso internacional “História da Cultura em Portugal no século XX: Industrialização, massificação, mediações” (2019/02/07 - 2019/02/09)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2018/11/20 - 2018/12/18 | VI Seminário "Cultura, Ciência e Política em Portugal no Século XX" [6th seminar "Culture, Science and Politics in 20th century
Portugal] (2018/11/20 - 2018/12/18)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
2018/10/24 - 2018/10/26 | Encontro internacional “O cinema e as outras artes” (2018/10/24 - 2018/10/26)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2018/04/11 - 2018/05/31 | V Seminário "Cultura, Ciência e Política em Portugal no Século XX" [5th seminar "Culture, Science and Politics in 20th century
Portugal] (2018/04/11 - 2018/05/31)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
2017/11/15 - 2017/12/13 | IV Seminário "Cultura, Ciência e Política em Portugal no Século XX" [4th seminar "Culture, Science and Politics in 20th century
Portugal] (2017/11/15 - 2017/12/13)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
2017/12/05 - 2017/12/07 | Post-ip 2017, 4º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança (2017/12/05 - 2017/12/07)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2017/11/02 - 2017/11/04 | The October Revolution, III International Congress Karl Marx (2017/11/02 - 2017/11/04)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017/04/26 - 2017/06/14 | III Seminário "Cultura, Ciência e Política em Portugal no Século XX" [3rd seminar "Culture, Science and Politics in 20th century
Portugal] (2017/04/26 - 2017/06/14)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal |
2017/05/18 - 2017/05/20 | Congresso Internacional "La prensa como fuente para la historia de la interpretación musical" (2017/05/18 - 2017/05/20)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2016/10/26 - 2016/12/14 | II Seminário "Cultura, Ciência e Política em Portugal no Século XX" [2nd seminar "Culture, Science and Politics in 20th century
Portugal] (2016/10/26 - 2016/12/14)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal |
2016/07/07 - 2016/07/09 | Congresso Internacional “Música e Lusofonia em Acervos de 78 rpm” (2016/07/07 - 2016/07/09)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2016/06/15 - 2016/06/17 | International Conference “Protest Song and Social Change” (2016/06/15 - 2016/06/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2016/06/15 - 2016/06/17 | International Conference “Protest Song and Social Change” (2016/06/15 - 2016/06/17)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2016/04/13 - 2016/06/08 | I ciclo do Seminário "Cultura, Ciência e Política em Portugal no século XX" [1st seminar "Culture, Science and Politics in
20th century Portugal] (2016/04/13 - 2016/06/08)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal |
2015/12/10 - 2015/12/12 | Post-ip 2015, 3º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança (2015/12/10 - 2015/12/12)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2015/11/12 - 2015/11/14 | Vº Encontro Nacional de Investigação em Música (2015/11/12 - 2015/11/14)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Évora, Portugal |
2014/10/30 - 2014/11/01 | International Conference “Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing” (2014/10/30 - 2014/11/01)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
2014/05/13 - 2014/05/15 | Ciclo de cinema “25 de Abril e depois” [Cycle of film projections "25 of April and after"] (2014/05/13 - 2014/05/15)
Festival (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/12/05 - 2013/12/07 | Post-ip 2013, 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança (2013/12/05 - 2013/12/07)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2013/11/01 - 2013/11/03 | IIIº Encontro Nacional de Investigação em Música, SPIM, Cascais (2013/11/01 - 2013/11/03)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM), Portugal |
2012/11/16 - 2012/11/18 | IIº Encontro Nacional de Investigação em Música (2012/11/16 - 2012/11/18)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM), Portugal |
2012/11/09 - 2012/11/10 | International Conference “Opera and Cinema: The Politics of an Encounter” (2012/11/09 - 2012/11/10)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2012/07/12 - 2012/07/17 | 20ª Conferência internacional para o estudo e promoção da música de sopros (2012/07/12 - 2012/07/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
International Society for Research and Promotion of Wind Music, Áustria Universidade de Coimbra, Portugal |
2012/05/09 - 2012/05/18 | Ciclo de conferências "Os sons que estão a mudar a imagem do mundo: música, cinema e novos media" (Culturgest, Lisboa) (2012/05/09 - 2012/05/18)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2011/11/25 - 2011/11/27 | Iº Encontro Nacional de Investigação em Música, SPIM, Porto, 25-27 Novembro (2011/11/25 - 2011/11/27)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM), Portugal |
2011/06/10 - 2011/06/12 | Third meeting of the International Musicological Society (IMS) Study Group Music and Media (MaM) (2011/06/10 - 2011/06/12)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal International Musicological Society, Suiça |
2009/05/15 - 2009/05/16 | Congrès international "Dictature et Musique d'État" (2009/05/15 - 2009/05/16)
Congresso (Coorganizador)
|
Centre de Recherche sur les Arts et le Langage, França |
2008/07/16 - 2008/07/16 | “A Barreira do Som: Música, Cultura e Nação” (2008/07/16 - 2008/07/16)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2006/12/13 - 2006/12/13 | Colóquio “A Música em Portugal nos primeiros anos do Estado Novo” – no centenário do nascimento de Fernando Lopes-Graça e
Armando José Fernandes (2006/12/13 - 2006/12/13)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/11/16 - Atual | Participação, com Helena Marinho e Luísa Cymbron, na mesa-redonda “A viragem biográfica nos estudos da música”, coordenada
por Leonor Losa, no IX Encontro de Investigação em Música, NOVA FCSH, Lisboa
Mesa-redonda
|
A viragem biográfica nos estudos da música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
|
2020/12/19 - 2020/12/19 | Fernando Lopes-Graça e os movimentos estudantis da década de 60 - conversa com Mário Vieira de Carvalho
Conferência
|
Ciclo de Conversas Online sobre Fernando Lopes-Graça - Associação Lopes-Graça |
2020/09/19 - 2020/09/19 | Chegar ao Povo - sessão testemunhal, com Alexandre Alves Costa, Domingos Morais, Manuel Deniz Silva e Mário Vieira de Carvalho
Encontro
|
Encontro da Canção de Protesto 2020 - Observatório da Canção de Protesto |
2013/11/25 - 2014/01/31 | Participação na elaboração de dois painéis relativos às relações entre Portugal e Espanha durante os primeiros anos do regime
franquista
Exposição
|
“Música y cultura artística en el franquismo”
Universidad de Granada, Espanha
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/07/15 | Para uma genealogia da criação musical em Portugal no século XX: a posteridade de Luís de Freitas Branco e o conceito de escola
de composição
Arguente
|
maria isabel amaro da silva pina (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/04/05 | O escutador emancipado: estética, política e escuta em torno de Jacques Rancière
Arguente principal
|
Luís Marcelo Bento da Franca (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/02/18 | Os autos com barcas” de Gil Vicente enquanto ópera. Análise de propriedades significantes nos Auto da barca do inferno (1944)
e Auto da barca da glória (1970) de Ruy Coelho e na Trilogia das barcas (1969) de Joly Braga Santos.
Arguente
|
Edward Valeriano de Luiz Gonçalves Ayres de Abreu (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/12/16 | As cirandas de Heitor Villa-Lobos: uma análise a paritr da teoria dos tópicos
Arguente
|
Juliana Wady Lopes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/11/19 | Représenter le peuple : la chanson dans le cinéma portugais
Arguente
|
Agnès Pellerin (Doutoramento)
Université Paris 8, França
|
2020/03/04 | Noble et Sentimental: Pedro de Freitas Branco e a problemática da interpretação na música de Maurice Ravel
Arguente
|
Cesário Alberto Ferreira Barbosa da Costa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/02/08 | “Musicar um poema é acentuar-lhe a emoção”: Fernando Pessoa, entre a estética musical, a melopoética e o significado musical
Arguente principal
|
Filipa Moniz Brazete Cruz (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/10/01 | Produção musical nos primórdios da Radiotelevisão Portuguesa (1956-1964)
Arguente principal
|
João Ricardo da Silva Pinto (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/03/15 | Tunas em Portugal: Espaços de construção, negociação e transformação social através da música. Um estudo sobre a Tuna Souselense
Arguente principal
|
Rui Filipe Duarte Marcos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/11/12 | O Corpo Musical da Guarda Nacional Republicana: Música, Ritual e Poder
Arguente principal
|
Marcos Aragão Fontoura (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017/03/24 | Cidade do Porto: uma etnografia de músicos, contextos e repertórios
Arguente principal
|
Lucas André Wink (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016/12/02 | La armonía como elemento de comunicación en procesos creativos globales: evidencias empíricas e interpretación valorativa
en el cine español de los noventa
Arguente principal
|
Sergio Lasuén Hernández (Doutoramento)
Universidad de Granada, Espanha
|
2016/11/21 | Neoclassicismo, Nacionalismo e Latinidade em Luís de Freitas Branco, entre as décadas de 1910 e 1930
Arguente principal
|
Maria Isabel Pina (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/05/23 | Canções de fogo: a apreensão de saberes através da performance da escuta no contexto da União do Vegetal
Arguente principal
|
Patrícia Paula Lima (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/12/04 | Ruy Coelho (1889-1986): o compositor da geração d’Orpheu
Arguente principal
|
Edward Ayres de Abreu (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014/09/02 | Nostalgia: the evolution of a disease and its evocation through music in nostalgia films
Arguente principal
|
Renata Nicolaescu-Stoica (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Università degli Studi di Bergamo, Itália |
2013/02/06 | Cantando espalharei por toda a parte: programação, produção musical e o "aportuguesamento" da "música ligeira" na Emissora
nacional da Radiodifusão (1934-1949)
Arguente
|
Pedro Russo Moreira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012/12/18 | A questão da identidade nacional em Fernando Lopes-Graça, abordagem em torno de Variações sobre um tema popular português
e Melodias rústicas portuguesas (2º caderno)
Arguente principal
|
Maria Leonor Cardoso (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012/05/23 | A Sociedade Musical Gouveense de 1961 a 2005 – Actividade e Repertório
Arguente principal
|
Hélder Abreu (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012/04/04 | À sombra de um passado por contar: Banda de Música de Santiago de Riba-Ul
Arguente principal
|
Helena Lourosa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012/03/21 | Nova Música para Banda de Compositores Portugueses
Arguente principal
|
Luís Casalinho (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2011/12/23 | Arte, Redenção e Transformação: a experiência da Sociedade Teatro Livre (1902-1908)
Arguente principal
|
Cláudia Figueiredo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2011/12/14 | Acervos de música, políticas públicas e performance no Rio de Janeiro
Arguente principal
|
Priscilla Pessôa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010/12/13 | Instituto italiano de cultura: actividades musicais no Porto (1960 - 2000)
Arguente principal
|
Angelo Biscosi (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010/06/22 | O programa Semanário Musical da Emissora Nacional (1968 a 1973): estudo de caso sobre a divulgação radiofónica no "período
marcelista”
Arguente principal
|
Ana Marques (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010/06/22 | Playing Outside: Jazz e Sociedade em Portugal na Perspectiva de Duas Escolas
Arguente principal
|
José Dias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009/11/05 | Memórias no Feminino: O Círculo de Cultura Musical do Porto (1937-2007)
Arguente principal
|
Ana Cristina Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - 2022 | El oído pensante (2250-7116) | Instituto de Ciencias Antropológicas - Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires |
2019 - 2019 | Music and Politics (1938-7687) | University of Michigan |
2019 - 2019 | Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image (2183-1750) | Associação de Investigadores de Imagens em Movimento (AIM) |
2017 - 2017 | Revista de Musicología (0210-1459) | Sociedad Española de Musicología (SEdeM) |
2016 - 2016 | Comunicação pública (2183-2269) | Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa |
2014 - 2014 | Práticas da História (2183-590X) | IHC - NOVA FCSH |
2014 - 2014 | Ler História (2183-7791) | ISCTE |
2013 - 2013 | Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image (1647-8991) | IFL - NOVA FCSH |
2013 - 2013 | Textos & Pretextos (1645-6017) | Universidade de Lisboa - Centro de Estudos Comparatistas |
2013 - 2013 | Trans. Revista Transcultural de Música (1697-0101) | SIBE-Sociedad de Etnomusicología (Espanha) |
2011 - 2011 | Análise Social (2182-2999) | Instituto de Ciencias Sociais |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Musical consultant of the Portuguese Film Museum’s DVD silent films collection "Invicta Films" | Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal |
2018/12/21 - 2019/01/20 | Scientific consultant for the theatrical play A grande emissão do mundo português [The great broadcast of the Portuguese World] 21 de Dezembro de 2018 – 20 de Janeiro de 2019, Coimbra | Teatrão - Oficina Municipal de Teatro (Coimbra), Portugal |
2009 - 2011 | Scientific consulting and research for the short film "Crónica Parisiense" (2012), directed by Luís Miguel Correia | Terratreme Filmes, Portugal |
2010/06/19 - 2010/09/19 | Selection and contextualisation of the musical elements of the “POVOpeople” exhibition. | Museu da Electricidade (Fundação EDP), Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - 2024 | Theory and Method in Music Sciences | Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - 2024 | História da Música em Portugal [History of music in Portugal] | Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - 2024 | Music and Society | Ciências Musicais (Mestrado integrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/02/07 - 2022/02/21 | Música no cinema português | Music in Portuguese Cinema. Curso Livre de Histórica da Música | Free Course on Music History | Curso Livre de Histórica da Música (Outros) | Casa da Música, Portugal |
2018/09/01 - 2019/01/31 | “História da Música em Portugal” [History of music in Portugal] | Ciências Musicais (Mestrado integrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2018/02/15 - 2018/07/13 | “História da Música em Portugal” [History of music in Portugal] | Ciências Musicais (Mestrado integrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017/02/15 - 2017/07/12 | “História da Música em Portugal” [History of music in Portugal] | Ciências Musicais (Mestrado integrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2015/02/15 - 2015/06/30 | “Temas de Investigação em Musicologia: Música e cinema” [Research in Musicology: Music and Film] | Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2014/02/15 - 2014/06/30 | “Temas de Investigação em Musicologia: Música e cinema” [Research in Musicology: Music and Film] | Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/02/15 - 2013/06/30 | “Temas de Investigação em Musicologia: Música e cinema” [Research in Musicology: Music and Film] | Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2012/02/15 - 2012/06/30 | “Temas de Investigação em Musicologia: Música e cinema” [Research in Musicology: Music and Film] | Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2011/02/15 - 2011/06/30 | “Temas de Investigação em Musicologia: Música e cinema” [Research in Musicology: Music and Film] | Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2003/09/01 - 2004/01/31 | “Musique et politique dans l'Europe des années trente" [Music and politics in 1930's Europe] | Musique (Maîtrise) | Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França |
2003/09/01 - 2004/01/30 | "Introduction à la sociologie de la musique" [Introduction to music sociology] | Musique (Licence) | Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2010 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM) | Vice-presidente (2010-2013) |
2010 - Atual | Associação de Investigadores de Imagens em Movimento (AIM) | Presidente do Conselho Fiscal (2010-2014) |
1999 - 2010 | Associação Portuguesa de Ciências Musicais (APCM) | Secretário da Mesa da Assembleia Geral (2005-2010) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014 - 2022 | Co-editor geral da Revista Portuguesa de Musicologia (Nova Série)
Coordenador
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2015 - 2018 | Membro da comissão executiva do Observatório da Canção de Protesto (INET-md e IHC; Associação José Afonso; Câmara Municipal
de Grândola; SMFOG) [http://www.ocprotesto.org]
Membro
|
|
2011 - 2017 | Membro do conselho editorial da revista Imprópria (UNIPOP)
Membro
|
|
2014 - 2014 | Editor da revista Kinetophone – Journal of Music, Sound and Moving Image
Coordenador
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2006 - 2006 | Membro da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário de Fernando Lopes-Graça
Membro
|
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2018 - 2019 | Tutoria de ano curricular de doutoramento | Teresa Gentil |