???global.info.a_carregar???
Duarte Miguel da Costa Pessoa Xara Brasil. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Setúbal e Doutorado pela Universidade de Évora. Publicou artigos em revistas cientificas nacionais e internacionais, trabalhos em atas de eventos, possui capítulos de livros e um livro publicado. Participou em eventos em Portugal, Bélgica, Brasil, Cabo Verde,Espanha, Eslováquia e Reino Unido. Atua na área de Marketing (Economia e Gestão) Nas suas atividades profissionais interagiu diversos colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Duarte Xara-Brasil

Nomes de citação

  • Xara-Brasil, Duarte

Identificadores de autor

Ciência ID
0D1C-374C-76AC
ORCID iD
0000-0002-0918-0373

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2015
Concluído
Doutoramento em gestão (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"OS RETALHISTAS ALIMENTARES, AS MARCAS DE DISTRIBUIDOR E A GERAÇÃO DE CAPITAL DE MARCA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção
1990 - 2001
Concluído
Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"A Marca invisivel: a marca de cluster e o caso do vinho do Porto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1988 - 1993
Concluído
Organização e Gestão de Empresas (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
12
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/04 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2002/01/04 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Centro de Investigação em Ciências Empresariais, Portugal
2016/01/01 - 2018/12/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2008/04 - 2011/01 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2005/09 - 2008/03 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2002/01 - 2005/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/06 - 2008/03 Técnico Superior (Técnico Superior) Actividade Liberal, Portugal
1996/06 - 2000/03 Técnico Superior (Técnico Superior) Sonae Distribuição, Portugal
1993/01 - 1996/05 Técnico Superior (Técnico Superior) GRULA - Grupo Lisboeta de Abastecimento de Produtos Alimentares, CRL, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/02 - 2022 Diretor Mestrado em Gestão de Marketing Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/06 - 2010/10 Coordenador de Curso Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2019 - 2022 Mercado do Livramento: Restaurar a Glória
S/ref.
Instituto Politécnico de Setúbal Centro de Investigação em Ciências Empresariais, Portugal
Concluído
2020/10/01 - 2021/06/01 Mercado do Livramento - Restaurar a Gloria- M2e-Local
M2e-Local
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Centro de Investigação em Ciências Empresariais
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cordeiro, João Pedro; Xara-Brasil, Duarte; CARVALHO, Luísa Cagica; Pardal, Pedro. "Gestão de Competências e Níveis de Proficiência: estudo empírico sobre os comerciantes dos mercados municipais de produtos frescos (Skills Management and Proficiency Levels: empirical study on traders in municipal fresh produce markets)". Trabalho apresentado em Conferência Internacional de Gestão, Turismo e Tecnologias de 2023 (ICMTT¿23), Bogotá, 2023.
    Publicado
  2. Xara-Brasil, Duarte; Pardal, Pedro; Cordeiro, João Pedro Pina; Carvalho, Luísa Margarida Cagica. "Improving Urban Food Markets as a Local Sustainable Meeting Point". 2023.
  3. Cordeiro, João Pedro Pina; Xara-Brasil, Duarte; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Pardal, Pedro. "Gestão de Competências e Níveis de Proficiência: estudo empírico sobre os comerciantes dos mercados municipais de produtos frescos". 2023.
  4. Silveira, Paulo Duarte; Sandes, Fabio; Xara-Brasil, Duarte. Autor correspondente: Silveira, Paulo Duarte. "The Impact of YouTube and TikTok Influencers in the Customer Journey: An Empirical Comparative Study Among Generation Z Users". Trabalho apresentado em ICMARKTECH International Conference of Marketing and Technology, 2022.
  5. Xara-Brasil, Duarte; Miadaira Hamza, Kavita. "Wines of Portugal - Live Business Case: Práticas pedagógicas em contexto internacional". Trabalho apresentado em CNAPPES 17, Setubal, 2017.
    Publicado
  6. Xara-Brasil, Duarte; Hamza, Kavita Miadaira; Marquina, Percy. "Brand personality: an archetypal approach in four Ibero-American countries". 2017.
  7. Xara-Brasil, Duarte; Hanza, Kavita. "Wines of Portugal - Live Business Case: práticas pedagógicas em contexto internacional". 2017.
  8. Feitosa, Thaissa; Xara-Brasil, Duarte; Hayashi,Paulo. "AS ATITUDES FACE ÀS MARCAS DE DISTRIBUIDOR E A SENSIBILIDADE AO PREÇO / VALOR DOS CONSUMIDORES: ESTUDO INTERNACIONAL". Trabalho apresentado em XIX SEMEAD Seminários em Administração, Sao Paulo, 2016.
    Publicado
  9. Xara-Brasil, Duarte; Hanza, Kavita. "CASO_ VINIPORTUGAL- WINES OF PORTUGAL". Trabalho apresentado em XIX SEMEAD Seminários em Administração, São Paulo, 2016.
    Publicado
  10. Hanza, Kavita; Xara-Brasil, Duarte; Haddad, Luiza. "Brand archetypes and consumer perceptions along countries: an empirical approach based on Mark and Pearson frameworks". Trabalho apresentado em AIB LAT 2016, São Paulo, 2016.
    Publicado
  11. Hanza, Kavita; Xara-Brasil, Duarte; Haddad, Luiza. "Brand archetypes and consumer perceptions along countries: an empirical approach based on Mark and Pearson frameworks". 2016.
  12. Feitosa, Thaissa Pimentel; Xara-Brasil, Duarte; Hayashi Jr, Paulo. "As atitudes face às marcas de distribuidor e a sensibilidade ao preço / valor dos consumidores: estudo internacional". 2016.
  13. Xara-Brasil, Duarte; Hamza, Kavita Miadaira. "Caso ViniPortugal-Wines of Portugal". 2016.
  14. Andrade, Josmar; Xara-Brasil, Duarte; Hanza, Kavita. "Codes conduct and corporate communication: a comparison between 100 major Brazilian and Portuguese companies.". 2014.
  15. Xara-Brasil, Duarte; Marreiros, Cristina; Dionísio, Andreia. "O Brand Equity das marcas de distribuidor: aplicação no varejo alimentar". 2014.
  16. Andrade, Josmar; Hanza, Kavita; Xara-Brasil, Duarte. "Codes of ethics: analyzing business ethics between countries, through an international comparison of codes of ethics and conduct.”". 2014.
  17. Garcia, Camila; Matias, Agatha; Xara-Brasil, Duarte; Marques, Jane; Anunciação, Pedro. "The “Sustainability Report” as a marketing tool for big companies: case study of 20 major Brazilian and Portuguese companies". 2013.
  18. Xara-Brasil, Duarte; Marreiros, Cristina; Dionísio, Andreia. "Linking retailer and private label brand equity: conceptual framework & proposed scales". 2013.
  19. Xara-Brasil, Duarte; Marreiros, Cristina; Andreia Dionísio. "Private Label Brand Equity: a conceptual framework". Trabalho apresentado em AMA/ACRA First Triennial Conference, Seatlle, WA, 2012.
    Publicado
  20. Xara-Brasil, Duarte; Marreiros, Cristina; Dionísio, Andreia. "Private label brand equity: a conceptual framework". 2012.
  21. Xara-Brasil, Duarte; Mário Cravidão. "Uma abordagem de marketing para os pequenos produtores de vinho". Trabalho apresentado em XXI Jornadas Hispano Lusas de Investigação Cientifica, Cordoba, 2011.
    Publicado
  22. Xara-Brasil, Duarte; Cravidão, Mário. "Uma abordagem de marketing para os pequenos produtores de vinho". 2011.
  23. Xara-Brasil, Duarte; Mário Cravidão. "A importância da Marca Portugal e da Marca Região de Vinhos na Internacionalização de um Produtor". Trabalho apresentado em 8º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo, Évora, 2010.
    Publicado
  24. Xara-Brasil, Duarte; Marreiros, Cristina; Andreia Dionísio. "As marcas de distribuidor num contexto de recessão". Trabalho apresentado em XX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Sétubal, 2010.
    Publicado
  25. Xara-Brasil, Duarte; Marreiros, Cristina; Dionísio, Andreia. "As marcas de distribuidor num contexto de recessão.". 2010.
  26. Xara-Brasil, Duarte; Cravidão, Mário. "A importância da marca Portugal e da marca região de vinhos na internacionalização de um produtor". 2010.
Artigo em revista
  1. Xara-Brasil, Duarte; Cordeiro, João Pedro Pina; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Pardal, Pedro; Silveira, Paulo Duarte. "Consumer, retailer, and producer green orientation as a marketing driver: an empirical study in an urban food market". (2023): http://hdl.handle.net/10400.26/43822.
    10.3390/su15043439
  2. Cordeiro, João Pedro Pina; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Pardal, Pedro; Xara-Brasil, Duarte. "Key competencies of traders in municipal markets: case study in the Livramento Market of Setubal". (2021): http://hdl.handle.net/10400.26/37623.
    10.5902/1983465953208
  3. Xara-Brasil, Duarte; Miadaira Hamza, Kavita; Marquina, Percy. "The meaning of a brand? An archetypal approach". Revista de Gestão 25 2 (2018): 142-159.
    Publicado • 10.1108/REGE-02-2018-0029
  4. Andrade, Josmar; Hanza, Kavita; Xara-Brasil, Duarte. "Business Ethics: International Analysis of Codes of Ethics and Conduct". ReMark - Brazilian Journal of Marketing - Revista Brasileira de Marketing 16 1 (2017): 1-15.
    Publicado • 10.5585/remark.v16i1.3529
  5. Anunciação, Pedro Fernandes; Xara-Brasil, Duarte; Marques, Jane A.; Matias, Agatha Peres Nunes; Garcia, Camila Pires. "Sustainability Reporting:". International Journal of Sustainable Economies Management 5 4 (2016): 10-24.
    Publicado • 10.4018/IJSEM.2016100102
  6. Xara-Brasil, Duarte; Marreiros, Cristina; Andreia Dionísio. "Do Private Labels Build Retailer Brand Equity? An Empirical Approach". Australian Journal of Basic and Applied Sciences 9 35 (2015): 42-48. http://www.ajbasweb.com/old/ajbas/2015/Special%20IPN%20Nov/42-48.pdf.
    Publicado
  7. Haddad, Luiza; Hanza, Kavita; Xara-Brasil, Duarte. "Archetypes And Brand Image: An International Comparison". Australian Journal of Basic and Applied Sciences 9 34 (2015): 22-31. http://www.ajbasweb.com/old/ajbas/2015/Special%20IPN%20Nov/22-31.pdf.
    Publicado
  8. Xara-Brasil, Duarte; Marreiros, Cristina; Andreia Dionísio. "Retailers brand management - Private label marketing management and retailers brand equity". The Business & Management Review of the academy of Business and Retail Management 1 2 (2011): 57-64.
    Publicado
  9. Xara-Brasil, Duarte; Miguel Pina e Cunha. "Marca de Cluster: Uma Aplicação ao Caso dos Vinhos". Revista Portuguesa de Marketing 14 2 (2003): 29-38.
    Aceite para publicação
  10. Xara-Brasil, Duarte; Emilio Rodrigues. "Marca País: Abordagem sistematizada para o reforço da identidade dos países da CPLP". Revista Itenerários 5 (2003): 191-198.
    Publicado
  11. Xara-Brasil, Duarte; Miguel Pina e Cunha. "A Marca Invisível: Marca de Cluster e o caso do vinho do Porto". Revista Portuguesa de Marketing 12 2 (2002): 23-40.
    Aceite para publicação
Artigo em revista (magazine)
  1. Xara-Brasil, Duarte. "De produtos brancos a marcas do distribuidor", Hipersuper, 2011, http://www.hipersuper.pt/wp-content/uploads/2010/07/hiper-266.jpg.
  2. Xara-Brasil, Duarte. "Para o pequeno comércio o que resta?", Revista Distribuição Hoje, 2011
  3. Xara-Brasil, Duarte; Luis da Bernarda. "Não fazer mais do mesmo", Revista Horexpo, 2011
  4. Xara-Brasil, Duarte. "Orientação de mercado para o Cluster do vinho do Porto", Revista Vinhos e Bebidas, 2011
  5. Xara-Brasil, Duarte. "Proposta para o cluster do vinho do Porto", Revista Vinhos e Bebidas, 2011
Capítulo de livro
  1. Xara-Brasil, Duarte; Marreiros, Cristina; Dionísio, Andreia. "As marcas de distribuição: perspectivas de evolução". Portugal: Saint Paul,
  2. Xara-Brasil, Duarte. "Vinho do Porto". Portugal: Escolar Editora,
  3. Xara-Brasil, Duarte. "Logoplaste". Portugal: Escolar Editora,
  4. Xara-Brasil, Duarte; Hanza, Kavita. "Wines of Portugal - Live Business Case: Práticas pedagógicas em contexto internacional". Portugal,
  5. Angelo, C. F.; Silveira, J. A.. "Marcas de distribuição: perspectivas de evolução". Portugal: Provar - Fia,
  6. Xara-Brasil, Duarte; Cordeiro, João Pedro Pina; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Pardal, Pedro. "A Social Marketing Program for Local Products and a Local Market: The Case of Setúbal, Portugal". 2023.
  7. Xara-Brasil, Duarte; Pardal, Pedro; Carvalho, Luísa Cagica; Cordeiro, João Pedro Pina; DIAS, Rui. "Novas oportunidades para os Mercados Municipais - O caso do Mercado do Livramento em Setúbal (New opportunities for Municipal Markets - The case of Mercado do Livramento in Setúbal)". In Temas Emergentes em Ciências Empresariais: Novas abordagens nas áreas científicas dos Recursos Humanos, Marketing e Turismo, Empreendedorismo e Inovação, 89-99. Lisboa, Portugal: Sílabo, 2022.
    Publicado
  8. Xara-Brasil, Duarte; Pardal, Pedro; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cordeiro, João Pedro Pina; Dias, Rui. "Novas oportunidades para os Mercados Municipais: O caso do Mercado do Livramento em Setúbal, Portugal". Sílabo, 2022.
  9. Xara-Brasil, Duarte; Pardal, Pedro; Cordeiro, João Pedro Pina; Carvalho, Luísa Margarida Cagica. "A compra de produtos locais: mercados municipais versus moderna distribuição". 2021.
  10. Dias, Rui; Xara-Brasil, Duarte; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cordeiro, João Pedro Pina; Pardal, Pedro. "Os setubalenses e mercado do livramento de Setúbal: comportamentos de compra sustentáveis". 2021.
  11. Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cordeiro, João Pedro Pina; Xara-Brasil, Duarte; Pardal, Pedro; Dias, Rui; Melo, António. "Projetos de investigação aplicada: reflexões sobre o design e a metodologia de um projeto aplicado ao mercado do livramento, Setúbal". 2021.
  12. Cordeiro, João Pedro Pina; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Pardal, Pedro; Xara-Brasil, Duarte. "Contributos para a definição do perfil de competências dos comerciantes dos mercados municipais: a perspetiva dos diferentes stakeholders.". 2021.
  13. Pardal, Pedro; Xara-Brasil, Duarte; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cordeiro, João Pedro Pina. "O uso da metodologia de focus group na construção de uma análise swot aplicada ao mercado do livramento - Setúbal.". 2021.
  14. Xara-Brasil, Duarte; Carvalho, Manuela; Nunes, Sandra. "Learning Marketing in a Multicultural Context". In Advances in Educational Marketing, Administration, and Leadership, 131-146. Estados Unidos: IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-2124-3.ch008
  15. A C Duarte; Xara-Brasil, Duarte; Nunes, Sandra; Correia, Anabela. "Os destinos turísticos e a influência da marca.". In Turismo, estratégia, competitividade e desenvolvimento regional. Uma visão estratégica no setor do turismo.. Portugal: Novas edições académicas, 2019.
    Publicado
  16. Angelo, Claudio Felisoni; Silveira, José Augusto. "As marcas de distribuição: perspectivas de evolução". In Varejo competitivo, 43-63. São Paulo, Brasil, Brasil: Saint-Paul, 2011.
    Publicado
  17. Miguel Pina e Cunha; Margarida Duarte; Nicholas O'Shaughnessy; AR Marcelino. "Logoplaste - Caso". In Marketing: Conceitos e casos portugueses, 257-270. lisboa, Portugal: Escolar Editora, 2004.
    Publicado
  18. Miguel Pina e Cunha; Margarida Duarte; Nicholas O'Shaughnessy; AR Marcelino. "Indústria do vinho do Porto: situação competitiva e nível de orientação de marketing". In Marketing: Teoria e casos portugueses, 111-142. Lisboa, Portugal: Escolar, 2004.
    Publicado
Edição de livro
  1. Xara-Brasil, Duarte. Livro de atas Encontros Connecta 2020: Juntando pesquisadores em torno de uma melhor investigação e aprendizagem na área da Administração. Setubal, Portugal: Instituto Politécnico de Setubal. 2021.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Xara-Brasil, Duarte; Menezes, K; Carvalho, Luisa; Moreira, S. B.; Matos, D; Galvão, Susana C. Brito; Barbosa, V. Proceedings of the V Scientific and Pedagogical Innovation and Sustainability Seminars ¿Mobility and Circularity: Smart and Sustainable Territories¿. 2024.
  2. Reis, Leonilde; CARVALHO, Luísa Cagica; Barbosa, Vítor; Xara-Brasil, Duarte; Cordeiro, João Pedro Pina; Galvão, Susana; Mata, Carlos; et al. Temas Emergentes em Ciências Empresariais: Novas abordagens nas áreas científicas da Contabilidade, Finanças, Sistemas de Informação, Metodologias e Práticas Pedagógicas (Emerging Themes in Business Sciences: New approaches in the scientific areas of Accounting, Finance, Information Systems, Methodologies and Pedagogical Practices). Lisboa, Portugal: Sílabo. 2022.
    Publicado
  3. Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cardoso, Carlos; Xara-Brasil, Duarte; Ossmane, Elis; Roque, Helena Cristina; Bogas, Paulo Sérgio Ribeiro de Araújo. Livro de Atas das IV Jornadas Científico-Pedagógicas de Inovação e Sustentabilidade: Mobilidade e Circularidade: Territórios Inteligentes e Sustentáveis. 2022.
  4. Reis, Leonilde; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Barbosa, Vítor; Xara-Brasil, Duarte; Cordeiro, João Pedro Pina; Galvão, Susana C. Brito; Mata, Carlos; et al. Temas Emergentes em Ciências Empresariais: Novas abordagens nas áreas científicas da Contabilidade, Finanças, Sistemas de Informação, Metodologias e Práticas Pedagógicas (Vol. 1.). Sílabo. 2022.
  5. Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cordeiro, João Pedro Pina; Xara-Brasil, Duarte; Galvão, Susana C. Brito; Simões, David Alexandre Mendes da Silva; Nabais, João Lemos; Reis, Leonilde; et al. Temas Emergentes em Ciências Empresariais: Novas abordagens nas áreas científicas dos Recursos Humanos, Marketing e Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Vol. 2). Sílabo. 2022.
  6. Xara-Brasil, Duarte; Cordeiro, João Pedro Pina; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Pardal, Pedro. Mercado do livramento de Setúbal: um ecossistema de sustentabilidade. 2022.
  7. Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Mata, Carlos; Simões, David Alexandre Mendes da Silva; Xara-Brasil, Duarte; Reis, Leonilde; Cordeiro, João Pedro Pina; Nabais, João Lemos; et al. Proceedings of the V International Forum on Management Connected in a Multipolar World: Everything Becomes Smart and Digital. 2021.
  8. Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cardoso, Carlos; Xara-Brasil, Duarte; Ossmane, Elis; Roque, Helena. Livro de Atas das III Jornadas Científico-Pedagógicas de Inovação e Sustentabilidade: Inovação orientada para a Sustentabilidade: Uma Visão Global. Instituto Politécnico de Setúbal. 2021.
  9. Noronha, Adriana Backx; Xara-Brasil, Duarte; Taumaturgo, Ítalo; Carvalho, Luísa Margarida Cagica. Livro de ATAS CONNECTA 2020: juntando pesquisadores em torno de uma melhor investigação e aprendizagem na área da Administração. 2021.
  10. Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Lanero-Carrizo, Ana; Xara-Brasil, Duarte; Vázquez-Burguete, José Luis; Sanchez-Hernandez, M. Isabel; Silveira, Paulo Duarte; Moreira, Sandrina Berthault; Galvão, Susana C. Brito; Barbosa, Vítor. Innovative driving marketing for a better world: the emergence of social proposals in pandemic times. 2021.
  11. Luis da Bernarda; Xara-Brasil, Duarte. Uma orientação de Mercado para os produtores regionais. Vila Franca do Campo, R.A.A-, Portugal: Camara municipal Vila Franca do Campo. 2005.
    Publicado
  12. Bernarda, Luís da; Xara-Brasil, Duarte. Uma orientação de mercado para os produtores regionais. Portugal: Câmara Municipal de Vila Franca do Campo. 2005.
Tese / Dissertação
  1. Xara-Brasil, Duarte Miguel da Costa Pessoa. "Os retalhistas alimentares, as marcas de distribuidor e a geração de capital de marca: estudo do capital de marca de retalhistas alimentares e marcas de distribuidor de duas insígnias em Portugal". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10174/14737.
  2. Moreira, Mafalda Reino da Costa Salgado. "Análise do WOM no contexto de um evento promocional inesperado". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10362/15228.
  3. Silva, Noé Joaquim Teixeira. "Estratégias e processo de internacionalização em empresas do sector vitivinícola: estudo de caso: região demarcada dos vinhos verdes". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/6093.
  4. Brasil, Duarte Miguel da Costa Pessoa Xara. "A marca invisivel". Mestrado, 2001. http://hdl.handle.net/10362/17291.

Outros

Outra produção
  1. The meaning of a brand?: An archetypal approach. 2018. Xara-Brasil, Duarte; Hamza, Kavita; Marquina, Percy. http://hdl.handle.net/10400.26/22985.
    10.1108/REGE-02-2018-0029
  2. Business ethics: international analysis of codes of ethics and conduct. Codes of ethics and code of conduct formalize an ideal of expected behavior patterns to managers and employees of organizations, providing standards and orientation that states companies interactions with the community, through products /services, sales force, marketing communications, investments, and relationships with other stakeholders, influencing company reputation and overall Marketing perf. 2017. Andrade, J.; Hanza, K.; Xara-Brasil, Duarte. http://hdl.handle.net/10400.26/20115.
    Andrade, J., Hanza, K. &Xara-Brasil, D. (2017). Business ethics: International Analysis of Codes of Ethics and Conduct. Revista Brasileira de Marketing, (16) 1. pp.1-15. 10.5585/remark.v16i1.3529
  3. Sustainability reporting: a comparative analysis in portuguese and brazilian major companies.. 2016. Anunciação, Pedro; Xara-Brasil, Duarte; Marques, Jane; Matias, Agatha; Garcia, Camila. http://hdl.handle.net/10400.26/20118.
    Anunciação, P., Xara-Brasil, D., Marques, J., Matias, A., & Garcia, C. (2016). Sustainability reporting: A comparative analysis in Portuguese and Brazilian major companies. International Journal of Sustainable Economies Management, 5(4), 10-24. doi. 10.40
  4. Do Private Labels Build Retailer Brand Equity?: an Empirical Approach. This research is focused on retailer’s equity and brand equity, with an application to food retailer’s private labels. The study is supported on existing brand equity studies, namely Aaker, Keller, Yoo & Donthu and Pappu & Quester. The proposed conceptual model was tested through a survey to a sample of consumers, who do most of their food shopping in one of the two main Portuguese retailers. We o. 2015. Xara-Brasil, Duarte; Marreiros, Cristina; Dionisio, Andreia. http://hdl.handle.net/10400.26/10628.
  5. Do Private Labels Build Retailer Brand Equity? An Empirical Approach. This research is focused on retailer’s equity and brand equity, with an application to food retailer’s private labels. The study is supported on existing brand equity studies, namely Aaker, Keller, Yoo & Donthu and Pappu & Quester. The proposed conceptual model was tested through a survey to a sample of consumers, who do most of their food shopping in one of the two main Portuguese retailers. We o. 2015. Xara-Brasil, Duarte; Marreiros, Cristina; Dionísio, Andreia. http://hdl.handle.net/10174/16631.
  6. Archetypes and brand image: an international comparison. According to Mark & Pearson (2012), the best way to create "emotional affinity" for brands is by using archetypal images. By embodying its essence, the brand receives a meaning that is shared across cultures and generates recognition (Siraj and Kumari, 2011). For its part, the use of archetypes allows marketing managers to guide the management of the meanings of their brands, depending on various. 2015. Haddad, Luiza; Hamza, Kavita; Xara-Brasil, Duarte. http://hdl.handle.net/10400.26/10627.
  7. Retailers brand management: private label marketing management and retailers brand equity. 2011. Xara-Brasil, Duarte; Marreiros, Cristina; Dionísio, Andreia. http://hdl.handle.net/10400.26/20123.
  8. Retailers brand management: marketing management and retailer brand equity. The credibility and consistency of brands are central elements in its position in the minds of consumers, reducing the uncertainty linked to the buying processes, building associations and solidifying relationships of trust, repeated purchases and brand equity. Retailers started to sell their own brands ¿ Private labels ¿ positioned at low-end segments, based on low price and low quality. Actually. 2011. Xara-Brasil, Duarte; Marreiros, Cristina; Dionísio, Andreia; Xara Brasil, Duarte; Dionisio, Andreia. http://hdl.handle.net/10174/4117.
  9. Marca País: abordagem sistematizada para o reforço da identidade dos países da CPLP. 2003. Xara-Brasil, Duarte; Rodrigues, Emílio. http://hdl.handle.net/10400.26/20127.
  10. Marca de cluster: uma aplicação ao caso dos vinhos. 2003. Xara-Brasil, Duarte; Pina e Cunha, Miguel. http://hdl.handle.net/10400.26/20129.
  11. A marca invisível: marca de cluster e o caso do vinho do Porto. 2002. Xara-Brasil, Duarte; Pina e Cunha, Miguel. http://hdl.handle.net/10400.26/20132.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/11/27 Lições de Branding XXIII Semead
FEA-UPS São Paulo (São Paulo, Brasil)
2020/03/10 Internacionalização da investigação: uma experiência digital no ensino superior IV International Forum on Management, Lisbon, Portugal
Universidade Aberta de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 SBM 2017– Projeto pedagógico multinacional http://cnappes.org/programa/
CNAPPES (Braga, Portugal)
2017 Estudo de caso: XTRAVEL Festival Village: MBA em Marketing. Faculdade FIA de Administração e Negócios. São Paulo, Brasil MBA em Marketing. Faculdade FIA de Administração e Negócios. São Paulo, Brasil
Faculdade FIA de Administração e Negócios ( São Paulo, Brasil)
2017 How companies and Brands managed the situation regarding their relation with their consumers and markets” in Seminar: Southern Europe; Crisis or opportunities.
Cphbusiness. Copenhaga Business Scholl, Dinamarca ( Copenhaga, Dinamarca)
2016 Brand archetype and consumer perceptions along countries: an empirical approach based on mark and Pearson framework AIB-LAT annual conference 2016
America International Business Association (Brazil, Brasil)
2016 Brand and brand archetype: an international case study 9th IPS International Week
Instituto Politécnico de Setubal (Setubal, Portugal)
2016 Estudo de caso: Vinhos de Portugal: expandindo a presença no Brasil MBA em Marketing. Faculdade FIA de Administração e Negócios. São Paulo, Brasil
Faculdade FIA de Administração e Negócios ( São Paulo, Portugal)
2015 Do private labels build retailer brand equity? An empirical approach International Conference on Marketing, Accounting and Economics
International Society for Business, Science and Technology (Ho Chi Minh, Vietname)
2015 Archetypes and brand image: an international comparison International Conference on Marketing, Accounting and Economics
International Society for Business, Science and Technology (Ho Chi Minh, Vietname)
2015 A identidade das marcas e a utilização de arquétipos: Aplicação prática Gestão 100 lições
Universidade de Èvora (Évora, Portugal)
2015 Arquétipos de marca: o caso das três marcas Unidade Curricular de Projeto em Marketing ESCE-IPS Portugal
ESCE-IPS Portugal (Setubal, Portugal)
2015 A identidade da marca e a utilização de arquétipos: Caso práticos. Gestão 100 lições, Universidade de Évora. Évora, Portugal.
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014 O Brand Equity das marcas de distribuidor: aplicação ao varejo alimentar português Congresso Latino-Americano de Varejo
Fundação Getulio Vargas (São Paulo, Brasil)
2014 Codes Conduct and corporate Communication. A comparison between 100 major Brazilian and Portuguese companies 5th European Communication conference
ECREA (Lisboa, Portugal)
2014 Codes of Ethics: Analyzing Business Ethics between Countries, through an International Comparison of Codes of Ethics and Conduct Academy of International Business 2014 Annual Meeting
Academy of International Business (Vancouver, Canadá)
2013 Linking retailer and private label brand equity: Conceptual Framework & proposed scales 8th global brand conference of the academy of Marketing’s Brand, Identity and Corporate Reputation Special Interest Group
Universidade Catolica Portuguesa (Porto, Portugal)
2011 As marcas de distribuição e a gestão do sortido dos retalhistas alimentares CICLO DE SEMINÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO 2011/2012
CEFAGE (Évora, Portugal)
2010 Distribuição de marcas Brancas Mestrado em Contabilidade e Finanças
Escola Superior de Ciências Empresariais (Setubal, Portugal)
2010 Marketing Licenciatura em Gestão da Construção na ESTBarreiro
Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do IPS (Barreiro, Portugal)
2010 Os desafios dos retalhistas (varejistas) alimentares europeus Palestra em Pós-graduação
Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo em Ribeirao Preto (Ribeirão Preto, Brasil)
2009 Marketing Internacional Mestrado em Contabilidade e Finanças
Escola Superior de Ciências Empresariais (Setubal, Portugal)
2008 Marketing e o Vinho Promoção de vinhos na Península de Setúbal
ADREPES (Palmela, Portugal)
2006 Un Caso de Marketing: Instrumento con Valor Para los Alumnos y las Organizaciones Programa Iberoamericano de Desenvolvimento de Estudo de Casos
ESGHT da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2005 Marketing e os Produtores Regionais Festas anuais do Concelho de São Vicente. Centro de Promoção Cultural de São Vicente. Agosto de 2005
Camara Municipal de São Vicente (São Vicente, Portugal)
2003 A qualidade dos vinhos como factor primordial de conquista de mercados Vitifrades - Vila de Frades
Vitifrades (Vila de Frades, Portugal)
2003 A importância da construção da marca no mercado de vinhos. O desafio da Exportação e o perfil dos vinhos das novas regiões A importância da construção da marca no mercado de vinhos. O desafio da Exportação e o perfil dos vinhos das novas regiões
Câmara Municipal do Cartaxo, Setembro de 2003 (Cartaxo, Portugal)
2003 O serviço: Gerador de valor para as empresas industriais O serviço: Gerador de valor para as empresas industriais
CEISET (Setubal, Portugal)
2003 Orientação para os serviços no sector industrial Conferência de sensibilização
CEISET (Sines, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2011 - 2011 Visita de estudo Freeport Alcochete
Outro (Coorganizador)
2011 - 2011 Marcas e Posicionamento
Seminário (Coorganizador)
2011 - 2011 Caso de estudo Delta Q
Seminário (Coorganizador)
2011 - 2011 Gestão de produtos em contexto internacional: o caso LG
Seminário (Coorganizador)
2011 - 2011 Key Account Management - o Caso Unilever
Seminário (Coorganizador)
2011 - 2011 Os Desafios dos mercados de Grande Consumo Shopper com menos rendimento exige mais dos Retalhistas e Fabricantes”
Seminário (Outra)
2010 - 2010 Gestão de Marcas & Inovação
Congresso (Coorganizador)
2010 - 2010 Visita de estudo Troia Design Hotel, Herdade da Comprta e CM de Alcacer do Sal
Outro (Coorganizador)
2009 - 2009 Imagem e Sucesso
Seminário (Coorganizador)
2009 - 2009 Setúbal – A importância da Inovação no Marketing
Conferência (Coorganizador)
2008 - 2008 Boas Práticas em benchmarketing
Congresso (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 EMAC 2016
Congresso
EMAC
Norwegian Business School, Noruega
2016 - 2016 ACRA Conferece
Congresso
ACRA CONFERENCE - 2016 Annual Spring Conference o
American Collegiate Retailing Association, Estados Unidos
2015 - 2015 EMAC 2015 - European Marketing Academy Conference
Congresso
http://kuleuvencongres.be/EMAC2015/paginas/pagina_194_2.en.html
Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica
2015 - 2015 AIB Annual Meeting in Bengaluru, India, 2015
Congresso
2015 Annual Meeting in Bengaluru, India
Indian Institute of Management, Bangalore (IIMB), Índia
2015 - 2015 SemeAd XVIII - Seminários em Administração: FEA-USP: 2015
Congresso
Seminários em Administração: FEA-USP: 2015
Universida de São Paulo, Portugal
2015 - 2015 AIB Southeast Asia Regional Conference  
Congresso
Academy of International Business Southeast Asia Regional Conference
Lingnan University, Tuen Mun, Hong Kong, Malásia
2015 - 2015 41th EIBA Annual Conference
Congresso
41th EIBA Annual Conference
EIBA, Brasil
2014 - 2014 EMAC 2014 - European Marketing Academy Conference
Congresso
2014 - European Marketing Academy Conference
Universitat de València, Espanha
2014 - 2014 AIB- – Academy of International Business
Congresso
2014 Annual Meeting in Vancouver, Canada
Beedie School of Business, Simon Fraser University., Canadá
2013 - 2013 EMAC 2013 - European Marketing Academy Conference
Congresso
http://www.emac2013.org/
EMAC & Istambul Tecnnical University, Turquia
2013 - 2013 EIBA 39th Annual Conference
Congresso
European International business Association
Universität Bremen, Noruega
2013 - 2013 EAERCD 17th International Conference on Research in the Distributive Trades
Congresso
European Association of Education and Research in Commercial Distribution
Universitat Valencia, Espanha
2012 - 2012 EMAC 2012 - European Marketing Academy Conference
Congresso
41st EMAC Conference - Marketing to Citizens - Going beyond Customers and Consumers
European Marketing Academy, Portugal
2012 - 2012 EIBA 38th Anual Conference
Congresso
European International Business Academy (EIBA) Conference 2012
University of Sussex.& EIBA, Reino Unido
2011 - 2011 XXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestíón Científica
Congresso
Jornadas Hispano-Lusas de Investigação Cientifica
Universidade de Sevilha, Espanha
2011 - 2011 EIBA 37th Annual Conference
Congresso
37th EIBA Annual Conference - Bucharest, 8-10 December 2011
Faculty of International Business, Academy of Economic Studies, Portugal
2010 - 2010 XX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica
Congresso
XX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010 - 2010 EIBA 36th Annual Conference
Congresso
http://www.fep.up.pt/conferencias/eiba2010/index.html
Faculdade de Economia, Universidade do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2015 A evolução da distribuição moderna em Portugal no ramo alimentar – a opção da subcontratação logística Dinis Alexandre da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008 International Marketing Strategy for Portuguese wineries Rianne Uijterwaal Antunes (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
Atual Journal of International Business Research And Marketing
2012/03/29 - 2012/03/30 Academy of Business and Retail Management (ABRM) abrmr

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2011/04 - Atual Politica do Produto (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/04 - Atual Estágio em Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/04 - Atual Estágio em GDL (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/04 - Atual Projecto em GDL (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/04 - Atual Gestão Comercial (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/04 - Atual Gestão de Vendas (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/04 - Atual Politica de Distribuição (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/04 - Atual Politica do Produto (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/04 - Atual Gestão Comercial (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/04 - Atual Projecto em Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 Branding and product Devolopment Especialização (Curso médio) Universidade LA SABANA, Colômbia
2016 - 2016 Seminario Brand Essentials Especialização (Curso médio) Escuela Colombiana de Ingeniería Julio Garavito, Colômbia
2016 - 2016 Workshops on Branding Extensão e divulgação científica (Curso médio) Dundalk Institute of Technology, Irlanda
2008/04 - 2011/01 Politica do Produto (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/04 - 2011/01 Politica de Distribuição (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/04 - 2011/01 Gestão de Vendas (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/04 - 2011/01 Estágio em Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/04 - 2011/01 Marketing Internacional (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/04 - 2011/01 Relacionamento com o cliente no ponto de venda (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/04 - 2011/01 Prospecção e aquisição de clientes (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/04 - 2011/01 Politica do Produto (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/04 - 2011/01 Politica de Distribuição (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/04 - 2011/01 Gestão de Vendas (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/04 - 2011/01 Gestão Comercial (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/04 - 2011/01 Gestão Comercial (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009 - 2009 O Marketing na Administração Pública Aperfeiçoamento (Curso médio) Governo de Cabo Verde, Cabo Verde
2002/01 - 2008/03 Principios de Gestão (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2002/01 - 2008/03 Principios de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2002/01 - 2008/03 Estágio em Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2002/01 - 2008/03 Projecto em Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2002/01 - 2008/03 Gestão de Vendas (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2002/01 - 2008/03 Politica de Distribuição (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2007 - 2007 Formação em Marketing paa quadros da administração pública dosPaíses Africanos de Língua Oficial Portuguesa Especialização (Curso médio) INA, Instituto Nacional de Administração, Cabo Verde
2004 - 2004 Gestão Comercial de loja Aperfeiçoamento (Curso médio) Camara Municipal da Ribeira Grande, Portugal
2003 - 2003 “Gestão e Dinamização de Vendas” e “Jogo final de simulação” Aperfeiçoamento (Curso médio) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011/11 - Atual CEFAGE - Centro de Estudos e formação avançada em gestão e economia