???global.info.a_carregar???
José Paulo Gomes Brazão. É Professor Auxiliar no(a) Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Inovação Pedagógica; Pedagogia; Educação Especial; Educação e Diversidade; Investigação Qualitativa em Educação; Investigação etnográfica na Educação; Tecnologia aplicada à Educação; Inteligência Artificial generativa aplicada a contextos educativos; Didáticas e metodologias do 1º Ciclo do Ensino Básico; .Formação de Professores.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Paulo Gomes Brazão
Data de nascimento
1964/07/21
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Brazão, Paulo

Identificadores de autor

Ciência ID
0E13-0868-B5E2
ORCID iD
0000-0003-3575-4366
Google Scholar ID
Brazão, P.
LattesiD
LATES: http://lattes.cnpq.br/5114782507154253
Researcher Id
ResearcherID: A-8727-2014

Endereços de correio eletrónico

  • jbrazao@staff.uma.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 291705204 (Profissional)

Moradas

  • Departamento de Ciência da Educação, Faculdade de Ciências Sociais, 9020-105, Campus Universitário da Penteada, Funchal, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/03/03 - 2024/02/29
Concluído
Pós-doutoramento em Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em TIC em Educação
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ., Portugal
2022/10/01 - 2023/08/01
Concluído
Especialização Avançada Pós-universitária em Intervenção Psicossocial Afirmativa com Pessoas LGBTQ+ - advanced professional program (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Psicologia Psicossocial
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal
19,5
2021/03/10 - 2022/03/30
Concluído
Educação Cultura e Diversidade (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação Cultura e Diversidade
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2008/06/02
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Inovação Pedagógica
Universidade da Madeira, Portugal
"Weblogs, Aprendizagem e Cultura da Escola: um Estudo Etnográfico numa Sala do 1º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1998/01/10 - 2000/06/15
Concluído
Mestrado em Psicologia Educacional (Mestrado)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
" Desenvolvimento de um programa informático sobre ortografia a partir do levantamento das práticas dos professores no 3º ano de escolaridade." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1988/10/01 - 1990/06/30
Concluído
Curso de Educação Especial em Problemas Graves de Cognição (Licenciatura)
Especialização em Educação Especial
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
"Relatório de Estágio" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
1982/10/01 - 1985/06/30
Concluído
Curso de Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico (Bacharelato)
Especialização em 1º Ciclo do Ensino Básico
Escola do Magistério Primário do Funchal, Portugal
"Estágio Pedagógico no 1º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/06/03 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
Universidade da Madeira, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade da Madeira, Portugal
2013 - 2018 Diretor do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/05/23 - 2023/05/29 Staff Mobility for Training- International collaboration in a European Project for the Training and Monitoring Teacher Supervisors, in a perspective of Pedagogical Innovation.
Bolsa
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
Erasmus Plus
Concluído
2022/05/09 - 2022/05/15 Staff Mobility for Training- Programa de formação de professores, numa linha de inovação pedagógica.
Bolsa
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
Erasmus Plus
Concluído
2022/03/09 - 2022/03/11 Staff Mobility for Teaching - ¿Entornos virtuaels de aprendizaje emergente¿
Bolsa
Universidad de Cádiz - Campus de Puerto Real, Espanha
Erasmus Plus
Concluído
2022/03/09 - 2022/03/11 Staff Mobility for Teaching - Inclusión de la diversidad sexual y de género en la academia
Bolsa
Universidad de Cádiz - Campus de Puerto Real, Espanha
Erasmus Plus
Concluído
2004/10/01 - 2008/06/01 Projeto Digitar - um estudo etnográfico numa sala de aula no 1º ciclo do Ensino Básico.
Bolseiro de Doutoramento
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
Programa Operacional Plurifundos da Região A. da Madeira
Concluído
1988/10/01 - 2000/05/30 Desenvolvimento de um programa informático sobre ortografia a partir do levantamento das práticas dos professores no 3º ano de escolaridade
Bolseiro de Mestrado
Programa Operacional Plurifundos da Região A. da Madeira
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/11/01 - 2026/10/31 L'ingénierie d'accompagnement comme levier d'innovation pédagogique
Investigador
ÉCOLE ACADÉMIQUE DE LA FORMATION CONTINUE (EAFC) de L'UNIVERSITÉ DE LYON, França
Erasmus Plus
Em curso
2022/08/01 - 2023/07/31 Práticas pedagógicas, coeducação, diversidade e ativismo académico
Investigador
Fundação Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2022/05/09 - 2022/05/15 Investigações-vidas em educação: Escrevivências, Artivismos e Alianças Políticas na Educação
Investigador
Fundação Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Projeto estratégico. Plano de Recuperação da Unidade de I&D - Centro de Investigação em Educação
UID/CED/04083/2019
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade da Madeira, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Currículo e Inovação Pedagógica - Projecto Estratégico - UI 4083 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4083/2011
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade da Madeira, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/10/01 - 2011/09/30 Projeto PinoKio - Pupils for Inovation as a Key to Intercultural and Social Inclusion
503349-LLP-1-IT-COMENIUS-CMP
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade da Madeira Madeira N-Lincs, Portugal
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades

Outro

Designação Financiadores
2023/03/01 - 2024/02/29 Projeto ELABORA: Processos dialógicos de construção do conhecimento em contexto mediado por interfaces com inteligência artificial. Projeto de investigação-ação
Outra
Projeto de Pós-doutoramento não financiado
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Concluído
2021/03/01 - 2022/02/28 Projeto Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de género, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Pt) e na Universidade Federal de Sergipe (Br).
Outra
Projeto de Pós-doutoramento não financiado
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Concluído
2018/10/23 - 2018/10/27 La Investigación-Acción en el curso de Maestría en Educación Pre- Escolar y Educación Primaria, de la Universidad de Madeira
Projeto não financiado
Deslocação sem Bolsa
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Brazão, Paulo; Bárbara Rubina Coelho Ramos Pereira; Bárbara Ramos Pereira. Autor correspondente: Brazão, Paulo. "Ambientes de Aprendizagem Emergente: A Escola da Ponte". Trabalho apresentado em II Seminário de Internacionalização, São Cristovão, 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.20952/jrks3113592
  2. Nascimento, Andreia Micaela Sardinha do; Freitas, Diogo; Brazão, Paulo; Mendonça, Alice. "Gender Stereotypes Among Students of Early Childhood Education". Trabalho apresentado em International Conference on Learning, 2018.
    10.13140/RG.2.2.27830.65609
  3. Brazão, José. "A Expressão Dramática na Licenciatura em Educação Básica na Universidade da Madeira. A dimensão pessoal e criativa do educador numa pedagogia crítica". 2017.
    Publicado
  4. Brazão, José. "Dimensão pessoal e criativa do educador numa pedagogia crítica". 2017.
    Publicado
  5. Kot-Kotecki, Ana Maria França; Brazão, José Paulo. "A expressão dramática na licenciatura em educação básica na Universidade da Madeira: a dimensão pessoal e criativa do educador numa pedagogia crítica". 2017.
  6. Brazão, Paulo; Gouveia, Fernanda; Brazão, José. "How can the initial teacher training at University of Madeira highlight learning by participation?". 2017.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2017.2323
  7. Brazão, José Paulo Gomes. "Cultura, tecnologia e currículo: relações e tensões em tempo de crise". 2012.
  8. Brazão, Paulo; Brazão, José Paulo Gomes. "A construção e a análise do software diário etnográfico eletrónico na investigação etnográfica em educação". 2012.
  9. Brazão, José Paulo Gomes. "Tecnologias de informação e comunicação em contexto pedagógico: um olhar sociocultural para o uso dos weblogs". 2011.
  10. Brazão, José Paulo Gomes. "Investigação em inovação pedagógica no CIE - DCE - UMa: os contributos de um estudo etnográfico sobre weblogs, aprendizagem e cultura da escola". 2009.
  11. Rodrigues, Liliana; Brazão, Paulo; Brazão, José. "Políticas educativas: discursos e práticas". 2009.
    Publicado • Editor
  12. Brazão, José Paulo Gomes. "Weblog e identidade: uma experiência no 1º Ciclo do E.B.". 2008.
  13. Brazão, José Paulo Gomes; Camacho, Helena. "Tecnologia, actividade autêntica e actividade escolar: uma experiência no 1º Ciclo do Ensino Básico". 2007.
Artigo em revista
  1. Alfrancio Ferreira Dias; Ivanderson Pereira da Silva; Víctor Amar; José Paulo Gomes Brazão. "Diálogos sobre la diversidad sexual y de género en el contexto de la Red Noreste de Enseñanza de Postgrado en Educación (RENOEN)". Revista Educação em Questão (2023): https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID31085.
    10.21680/1981-1802.2023v61n67ID31085
  2. Éden de Castro; Paulo Brazão. "Educação contemporânea e inovação pedagógica". Revista on line de Política e Gestão Educacional (2022): https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17221.
    10.22633/rpge.v26i00.17221
  3. José Paulo Gomes Brazão; Alfrancio Ferreira Dias. "O que dizem os estudantes sobre intersexo: um estudo comparativo em duas universidades". Revista Educação em Páginas (2022): https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11138.
    10.22481/redupa.v1.11138
  4. Alfrancio Ferreira Dias; Maria Helena Santana Cruz; Paulo Brazão; Ana Paula Leite Nascimento. "Alianças de gênero:". Revista Labor (2022): https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.81195.
    10.29148/labor.v1i27.81195
  5. Begoña Torrejón Sánchez; Paulo Brazão; Alfrancio Ferreira Dias; Alice Mendonça. "Reflexiones del futuro profesorado sobre la inclusión de la diversidad sexogenérica". Revista Labor (2022): https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.80711.
    10.29148/labor.v1i27.80711
  6. Éden Santos de Castro; Íris Vanessa de Sousa Silva; José Paulo Gomes Brazão. "discurso pós-crítico de gênero e diversidade". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (2022): https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.17086.
    10.21723/riaee.v17i3.17086
  7. Luís Miguel Silva Vieira; José Paulo Gomes Brazão. "Evaluate potential and emerging learning environments beyond the objectives". JOURNAL OF RESEARCH AND KNOWLEDGE SPREADING (2022): https://doi.org/10.20952/jrks3113636.
    10.20952/jrks3113636
  8. Bárbara Rubina Coelho Ramos Pereira; José Paulo Gomes Brazão. "Emerging learning environment: Escola da Ponte". JOURNAL OF RESEARCH AND KNOWLEDGE SPREADING (2022): https://doi.org/10.20952/jrks3113592.
    10.20952/jrks3113592
  9. Gilvando Inácio de Oliveira; José Paulo Gomes Brazão. "Education in times of change: the contributions of the laboratory project for the new times (PLNT)". Revista Tempos e Espaços em Educação 15 34 (2022): e17503-e17503. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17503.
    10.20952/revtee.v15i34.17503
  10. José Paulo Gomes Brazão; Alfrancio Ferreira Dias. "AFIRMAÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE PESSOA TRANSEXUAL: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) e na Universidade da Madeira (Portugal)". Revista Exitus (2022): https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1921.
    10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1921
  11. Brenna Nascimento; Éden de Castro; Paulo Brazão. "Pedagogia ancestral". Nuances: Estudos sobre Educação (2022): https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9484.
    10.32930/nuances.v33i00.9484
  12. Luís Miguel Silva Vieira; José Paulo Gomes Brazão. "Ambientes de Aprendizagem: do real ao imersivo". JOURNAL OF RESEARCH AND KNOWLEDGE SPREADING 3 1 (2022): e13486-e13486. https://doi.org/10.20952/jrks3113486.
    10.20952/jrks3113486
  13. José Paulo Gomes Brazão; Alfrancio Ferreira Dias. "Afirmações dos estudantes sobre gênero: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (2021): https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.15688.
    10.21723/riaee.v16i4.15688
  14. Alfrancio Ferreira Dias; José Paulo Gomes Brazão. "Iniciativas de promoção das discussões de gênero e diversidade sexual no contexto acadêmico: um estudo comparativo". Práxis Educacional (2021): https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9502.
    10.22481/praxisedu.v17i48.9502
  15. Anselmo Lima de Oliveira; José Paulo Gomes Brazão; Alfrancio Ferreira Dias. "Dialogue about gender, sexuality and bodies in academic context: a possibility of pedagogical innovation?". Journal of Research and Knowledge Spreading (2021): https://publons.com/publon/49487736/.
    10.20952/JRKS2112484
  16. José Paulo Gomes Brazão; Anselmo Lima de Oliveira; Alfrancio Ferreira Dias. "University students' voices on sexual and gender diversity, their relationship with coeducation and pedagogical innovation: a comparative study at the University of Madeira (Portugal) and the Federal University of Sergipe (Brazil)". Journal of Research and Knowledge Spreading (2021): https://publons.com/publon/49487735/.
    10.20952/JRKS2112445
  17. Gomes Brazao, Jose Paulo; Dias, Alfrancio Ferreira. "What students say about sexual orientation: a comparative study at the Federal University of Sergipe and the University of Madeira". Revista Tempos e Espaços em Educação (2021): https://publons.com/wos-op/publon/50973779/.
    10.20952/REVTEE.V14I33.16781
  18. Oliveira, Anselmo Lima de; Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio Ferreira. "Dialogando acerca do gênero, da sexualidade e dos corpos em contexto acadêmico: uma possibilidade de inovação pedagógica?". (2021): http://hdl.handle.net/10400.13/4462.
    10.20952/jrks2112484
  19. Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio Ferreira; Oliveira, Anselmo Lima de; José Paulo Gomes Brazão; Alfrancio Ferreira Dias. "O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira". Revista on line de Política e Gestão Educacional (2021): 2886-2909. http://hdl.handle.net/10400.13/4460.
    10.20952/revtee.v14i33.16781
  20. Paulo Brazão; Alfrancio Ferreira Dias; Alice Mendonça; Lívia de Rezende Cardoso. "Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira". Revista on line de Política e Gestão Educacional (2020): https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13742.
    Publicado • 10.22633/rpge.v24i2.13742
  21. Brazão, Paulo; Dias, Alfrancio Ferreira; Mendonça, Alice; Cardoso, Lívia de Rezende. "Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira". Revista on line de Política e Gestão Educacional 24 2 (2020): 571-592. http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13742.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22633/rpge.v24i2.13742
  22. Alfrancio Ferreira Dias; Pedro Paulo Souza Rios; Paulo Brazão. "“As brincadeiras denunciavam que eu era uma criança viada”:". Revista Educação em Questão (2019): https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18651.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18651
  23. Alice Mendonça; Paulo Brazão; Andreia Nascimento; Diogo Freitas. "ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO ENTRE OS ESTUDANTES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO INFANTIL (0-10 ANOS): ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DA MADEIRA". Ensaios Pedagógicos (2019): https://doi.org/10.14244/enp.v3i3.151.
    10.14244/enp.v3i3.151
  24. José Paulo Brazão; Antenor Rita Gomes. "APRENDIZAGEM COLABORATIVA E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS". Científic@ - Multidisciplinary Journal 6 1 (2019): 16-25. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2019v6i1.p16-25.
    Publicado • 10.29247/2358-260X.2019v6i1.p16-25
  25. Brazão, José Paulo; Mendonça, Alice Maria; José Paulo Brazão; Alice Maria Mendonça. "ARTE: CONCEITO E REPRESENTAÇÃO NO CONTEXTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE DOIS CURSOS: EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO FUNDAMENTAL". Revista Tempos e Espaços em Educação 12 29 (2019): 25-25. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/10617.
    Publicado • 10.20952/revtee.v12i29.10617
  26. Mendonça, Alice; Brazão, Paulo; Nascimento, Andreia Micaela Sardinha do; Freitas, Diogo. "Estereótipos de Género Entre os Estudantes da Formação de Professores em Educação Infantil (0-10 Anos): Estudo de Caso na Universidade da Madeira". Ensaios Pedagógicos 3 3 (2019): 96-106.
  27. Rios, Pedro Paulo Souza; Dias, Alfrancio Ferreira; Brazão, José Paulo Gomes. "Lembro-me de querer andar durinho, como se diz que homem deve ser: a construção do corpo gay na escola". (2019): http://hdl.handle.net/10400.13/2997.
    10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1033
  28. Brazão, José; Brazão, Paulo. "Global neoliberalism and Dewey's legacy". International Journal of Current Research (IJCR)  (2017): http://hdl.handle.net/10400.13/2764.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Brazão, José; Gouveia, Fernanda; Brazão, Paulo. "Dynamic processes of students learning on initial teacher training". International Journal of Development Research (IJDR) (2017): http://www.journalijdr.com/sites/default/files/issue-pdf/10390.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  30. Brazão, José. "Hands-on Action Research in Construction of the Teaching Profession: A Scientific Contribution in the Initial Teacher Training of the University of Madeira". Hands-on Science - Brightening our Future (2015):
    Acesso aberto • Publicado
  31. PEREIRA, Priscila Lima; RODRIGUES, Hernani José Brazão. "Análise e estimativa dos componentes do balanço de energia em ecossistema de manguezal amazônico". (2013): http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6305.
  32. Brazão, José Paulo Gomes; Alves-Martins, Margarida. "Valorizar a ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico". (2005): http://hdl.handle.net/10400.13/842.
Capítulo de livro
  1. Gomes, Antenor Rita; Brazão, José Paulo; Amorim, Ricardo José Rocha. "Aprendizagem colaborativa e processos de formação: experiências formativas na produção de artefatos educacionais sociotecnologicos". Editora Inovante, 2020.
  2. Alice Maria Mendonça; José Paulo Brazão. "Representações dos estudantes sobre Arte nos cursos profissionalizantes de Educação Física e de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: Estudo de Caso na Universidade da Madeira". In Educação, artes e cultura: discursos e práticas, 139-151. Funchal, Portugal: CIE-UMa, 2019.
    Publicado
  3. Brazão, Paulo; Brazão, Paulo. "Dewey no ecrã: a educação e a democracia sob resgate". In (Contra)Tempos de Educação e Democracia: evocando John Dewey, 171-188. Funchal: CIE-UMa, 2017.
  4. Pereira, Gorete; França, Ana; Brazão, Paulo; Fraga, Nuno. "A prática pedagógica na formação inicial de professores na Universidade da Madeira: a construção contextualizada do currículo". In Educação, formação e Crioulidade. Cabo Verde, 2017.
    Publicado
  5. Brazão, José Paulo Gomes; Brazão, José. "Aprendizagem situada na formação inicial de professores: um estudo". Portugal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2016.
    Publicado
  6. Brazão, José; Brazão, José Paulo Gomes. "A Escola restante e a cultura digital: entre o déjà-vu e os novos ambientes de aprendizagem.". Portugal: Universidade da Madeira, 2015.
    Publicado
  7. Brazão, José Paulo Gomes; Brazão, José. "Mercantilização da educação e hipercapitalismo". Portugal: Universidade da Madeira, 2014.
    Publicado
  8. Brazão, José Paulo Gomes; Brazão, José. "Pedagogia, tecnologia e cultura democrática: que sentidos fazem na escola pública atual?". Portugal: Universidade da Madeira, 2013.
    Publicado
  9. Brazão, José Paulo Gomes; Pereira, Maria Gorete. "Evolução curricular em Portugal: relações e tensões". Universidade da Madeira, 2013.
  10. Brazão, José Paulo Gomes. "O diário etnográfico eletrónico, um instrumento de investigação: três testemunhos". O Liberal, 2011.
  11. Bento, António V.; Brazão, José Paulo G.. "O stress na liderança escolar: o caso de dois directores brasileiros - uma análise utilizando uma técnica etnográfica exploratória". Centro de Investigação em Educação - CIE - UMa, 2011.
  12. Sousa, Conceição; Brazão, José Paulo Gomes. "Projectos em acção no ensino superior: um percurso de práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna". Universidade da Madeira, 2009.
  13. França, Ana; Brazão, José Paulo Gomes. "Não escolarizem a expressão dramática!: uma reflexão sobre a vivência desta forma de expressão enquanto actividade autêntica". Universidade da Madeira, 2009.
  14. Brazão, José Paulo Gomes. "A prática social, a tecnologia e a construção do currículo". Universidade da Madeira, 2008.
  15. Brazão, José Paulo Gomes. "O diário de um diário etnográfico electrónico". Asa Editores, 2007.
Livro
  1. José Paulo Gomes Brazão; Alfrancio Ferreira Dias. Diversidade sexual e de gênero na academia. 2022.
    10.47519/EIAE.978-65-86839-07-4
Pré-impressão
  1. Paulo Brazão; Luís Tinoca. "A EVOLUÇÃO DO QUESTIONAMENTO CRÍTICO NOS PROCESSOS DIALÓGICOS COM IA: UMA PESQUISA EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO". 2024. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.9566.
    10.1590/SciELOPreprints.9566
Tese / Dissertação
  1. Ascenso, Maria Otília Sebastião; Rocha, Maria Mariana Gonçalves. "Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.13/5158.
  2. Pereira, Odelina Dezidério Barbosa. "Tecnologia assistiva e inovação pedagógica: perspectiva de aprendizagem na sala de recursos da Escola Samuel Galvão de Oliveira". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.13/5154.
  3. Spínola, Ana Sofia Camacho. "Os processos pedagógicos nos ambientes de educação e formação de adultos". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.13/3955.
  4. Mendonça, Susana Filipa Carvalho; Mendes, Marta Cristina Freitas. "Relatório de estágio de mestrado". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.13/3434.
  5. Silva, Fabio Sousa da; Farias, Wdercleison Ventura de. "Ambiente de aprendizagem de cabala e a inovação pedagógica". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/3096.
  6. Moreira, Francisca Meire do Nascimento. "Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/3098.
  7. Mattos, Ariana da Silva. "Escola, família e comunidade: um elo na prática pedagógica". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/3101.
  8. Pereira, Waldenice Maria de Mendonça. "Interfaces entre TIC e inovação pedagógica: uma investigação de práticas pedagógicas com o uso de mesas educacionais em uma creche-escola do Recife". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/5139.
  9. Freire, Carolina da Silva Moreira. "Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2704.
  10. Faria, Marta Maria Freitas. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2298.
  11. Silva, Maria José da. "O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2672.
  12. Santos, Leonardo Moreira dos. "A utilização da etnomatemática na aprendizagem dos alunos de ensino médio da Escola família Agrícola: um estudo de caso de base etnográfica". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2693.
  13. Faria, Marta Maria Freitas. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2298.
  14. Freire, Carolina da Silva Moreira. "Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2704.
  15. Farias, Selma Suely de. "Hipertexto e gêneros digitais: práticas pedagógicas inovadoras no ensino médio?". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2364.
  16. Souza, Maria do Carmo da Silva. "A prática da etnomatemática na educação do campo numa perspectiva de inovação pedagógica na Escola Coronel Luiz Ignácio Pessoa de Melo, Aliança-PE-Brasil". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/3410.
  17. Morais, Maria Elisa Pereira. "Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2250.
  18. Gonçalves, Mariana Cristina Abreu. "Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2257.
  19. Fernandes, Elisa Tatiana Camacho. "Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2255.
  20. Gonçalves, Manuela Isabel Pita. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/1987.
  21. Serrão, Fátima Raquel Castro. "Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE do Tanque - Santo António e no Infantário O Carrocel". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2113.
  22. Gonçalves, Mariana Cristina Abreu. "Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2257.
  23. Fernandes, Elisa Tatiana Camacho. "Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2255.
  24. Morais, Maria Elisa Pereira. "Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2250.
  25. Gonçalves, Manuela Isabel Pita. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/1987.
  26. Pereira, Benedito José. "A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/1976.
  27. Vieira, Sandra Carolina Gouveia. "Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Instituição Maria Eugénia de Canavial, EB1/PE da Achada e EB1/PE da Ladeira". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2258.
  28. Castro, Éden Santos de. "A literatura de cordel como meio de alfabetização em classe multisseriada: um estudo de caso na Escola Manoel Inácio dos Santos, Fazenda Poços, Quixabeira, Bahia". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1657.
  29. Gouveia, Lília Maria Furtado. "Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1780.
  30. Silva, Cristiano Rios da. "Os projetos estruturantes "Tempos de Arte Literária" e "Festival Anual da Canção Estudantil"". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1517.
  31. Gouveia, Lília Maria Furtado. "Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1780.
  32. Rodrigues, Cristina Isabel Barros. "Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1775.
  33. Machado, Elenise Tenório de Medeiros. "Prática pedagógica e o uso das TIC no ensino superior privado: a existência de inovação pedagógica ou não". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/2456.
  34. Vieira, Geraldo. "O uso do software winplot na aprendizagem matemática em sala de aula: uma inovação pedagógica?". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1162.
  35. Henriques, Cláudia José Gomes. "Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1234.
  36. Soares, Flávia Lisete Gonçalves. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1235.
  37. Arruda, Maria Valdirene Rodrigues. "Dispositivos sociais de comunicação como mediadores do alfabetizar letrando: compreensão e impactos na prática pedagógica". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1321.
  38. Rodrigues, Cristina Isabel Barros. "Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1775.
  39. Henriques, Cláudia José Gomes. "Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1234.
  40. Sousa, Lígia Dinis de Faria. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/920.
  41. Costa, Vanessa Sofia Andrade. "Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/923.
  42. Hassuike, Albertina Marília Alves Guedes. "Inovação na aprendizagem de matemática mediante o uso de jogos cooperativos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1023.
  43. Rodrigues, Rui Marcelo Freitas. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/928.
  44. Silva, Marisa José Santos da. "Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1/PE do Galeão-São Roque e na EB1/PE Lombada-São Martinho". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/901.
  45. Lira, Ivone Sofia Ribeiro. "Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/926.
  46. Gouveia, Raquel Maria Ramos. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/924.
  47. Freitas, Ana Patrícia de. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1579.
  48. Sousa, Catarina José Abreu de. "Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/881.
  49. Carvalho, Maria João Ilharco Soares Pereira. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/899.
  50. Moreira, Vânia Luísa Fernandes. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/879.
  51. Gomes, Maria Virgínia Camacho Rodrigues de Aguiar Brazão, 1982-. "Aprender a ser : uma experiência formativa no âmbito da disciplina de Oficina de Artes do 12.º ano de escolaridade". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/11067/1531.
  52. Campos, Ana Maria Andrade Haine. "A tecnologia móvel como potencializadora no desenvolvimento do protagonismo infantil: um olhar sobre inovação pedagógica". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/871.
  53. Andrade, Fátima Marlene Rodrigues de. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1589.
  54. Moreira, Vânia Luísa Fernandes. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/879.
  55. Rodrigues, Rui Marcelo Freitas. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/928.
  56. Lira, Ivone Sofia Ribeiro. "Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/926.
  57. Carvalho, Maria João Ilharco Soares Pereira. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/899.
  58. Sousa, Lígia Dinis de Faria. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/920.
  59. Costa, Vanessa Sofia Andrade. "Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/923.
  60. Sousa, Catarina José Abreu de. "Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/881.
  61. Gouveia, Raquel Maria Ramos. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/924.
  62. Souza, Maria do Carmo da Silva. "A Contribuição da etnomatemática na aprendizagem significativa dos aprendizes na comunidade Quilombola numa perspectiva etnográfica". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/883.
  63. Andrade, Fátima Marlene Rodrigues de. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1589.
  64. Freitas, Ana Patrícia de. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1579.
  65. Silva, Paula Cristina de Matos. "Inovação pedagógica e práticas pedagógicas: um estudo de caso numa sala de educação pré-escolar". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/668.
  66. Alves, Paula Renata Viveiros. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/990.
  67. Antunes, Vanda Maria Freitas. "Relatório de estágio para obtenção do grau mestre em educação Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/597.
  68. Silva, Érica Carvalho da. "Novos contextos de aprendizagem : processos de letramento a partir dos gêneros digitais". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/1025.
  69. Aguiar, Carolina Sofia Nunes. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/674.
  70. Silva, Carlota Sofia Nóbrega. "Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/736.
  71. Jardim, Mónica Alexandra Marques. "Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/582.
  72. Teixeira, Paula Isabel. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/989.
  73. Castro, Andreia Jardim. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/1571.
  74. Andrade, Marco Castro. "Pode um grupo de teatro escolar ser uma comunidade de prática, conducente a inovação pedagógica?". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/606.
  75. Zózimo, Edlenes Lins. "Educação informal e movimentos populares: a importância do ensino da música no resgate da cidadania de crianças assistidas pela ONG Orquestra Cidadã como uma forma de inovação pedagógica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/970.
  76. Gonçalves, Fátima Teixeira. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/1011.
  77. Silva, Gisele Cristiane Oliveira da. "Autobiografia em movie maker: ferramenta para o letramento do deficiente intelectual em uma turma inclusiva". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/1133.
  78. Teixeira, Paula Isabel. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/989.
  79. Colaço, Maria Marta Ferreira. "TIC e letramento na educação fundamental 2: inovação pedagógica?". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/974.
  80. Souza, Maria de Fátima Cavalcanti de. "A inclusão digital no terceiro setor: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/875.
  81. Aguiar, Carolina Sofia Nunes. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/674.
  82. Antunes, Vanda Maria Freitas. "Relatório de estágio para obtenção do grau mestre em educação Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/597.
  83. Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha. "O percurso curricular alternativo, um desafio à inovação pedagógica?: uma abordagem etnográfica aos cenários de aprendizagem de uma turma de 5º ano com proposta de PCA". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/580.
  84. Silva, Carlota Sofia Nóbrega. "Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/736.
  85. Castro, Andreia Jardim. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/1571.
  86. Alves, Paula Renata Viveiros. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/990.
  87. Carneiro, Francisco Valdey. "Letramento digital: as implicações do uso do software na aprendizagem de crianças com baixa proficiência em leitura e escrita". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/1079.
  88. Soares, Helena Maria Ramos. "Práticas pedagógicas na utilização de quadros interativos multimédia". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/975.
  89. Jardim, Mónica Alexandra Marques. "Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/582.
  90. Gonçalves, Claúdia Ferreirinha; Vieira, Susana Rodrigues. "Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Filipe". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/995.
  91. Gonçalves, Fátima Teixeira. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/1011.
  92. Sousa, Maria Elizabeth de Sá de. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1148.
  93. Santana, Ana Teresa de. "A representação social dos professores da prática do letramento na educação infantil do município de Lagoa do Carro". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/971.
  94. Durães, Ana Cláudia Freitas. "Os contextos de aprendizagem resultantes da utilização do Moodle, numa perspetiva crítica de inovação pedagógica". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1600.
  95. Silva, Núbia Oliveira da. "A fotografia como prática de produção comunicativa e interpretação da realidade à luz da inovação pedagógica: um estudo de caso na AEC-TEA associação". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/706.
  96. Melo, Priscilla Barbosa de Oliveira. "Avaliação, portfólio e inovação pedagógica". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1103.
  97. Andrade, Lina José Gonçalves. "Relatório de estágio de mestrado". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/345.
  98. Viveiros, Rosária da Conceição Cardoso. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/680.
  99. Jardim, Maria Zulay dos Santos. "Relatório de estágio de mestrado". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/363.
  100. Fernandes, Maria Antonieta Rodrigues. "Relatório de estágio com vista à obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/633.
  101. Freitas, Melissa Tatiana Nóbrega. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/689.
  102. Feteira, Laura Maria Seabra. "Oficina de artes: um espaço para práticas pedagógicas inovadoras?". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1086.
  103. Farias, Maria Lúcia Vieira. "Da informação ao conhecimento: uma prática pedagógica da leitura para o exercício da cidadania". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1083.
  104. Brazão, Joana Carolina Gomes. "A heterogeneidade de um bairro económico do Estado Novo : estudo do bairro de Caselas". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10071/7958.
  105. Souza Júnior, Abel Sotero de. "O meio virtual criando ambiente inovador capaz de ressignificar a aprendizagem dos alunos da Escola Técnica Estadual de Pernambuco Cícero Dias". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1147.
  106. Viveiros, Rosária da Conceição Cardoso. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/680.
  107. Andrade, Lina José Gonçalves. "Relatório de estágio de mestrado". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/345.
  108. Freitas, Melissa Tatiana Nóbrega. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/689.
  109. Cró, Rodolfo Maximiano Ortelá. "O ensino da música como actividade extraescolar: uma abordagem reflexiva e construtiva sobre as práticas pedagógicas dos professores no âmbito da inovação pedagógica". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/369.
  110. Fernandes, Maria Antonieta Rodrigues. "Relatório de estágio com vista à obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/633.
  111. Jardim, Maria Zulay dos Santos. "Relatório de estágio de mestrado". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/363.
  112. Sousa, Maria Elizabeth de Sá de. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1148.
  113. Rodrigues, Carmen Maria da Silva Gonçalves. "As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/744.
  114. Brazão, José Paulo Gomes. "Weblogs, aprendizagem e cultura da escola: um estudo etnográfico numa sala do 1º ciclo do Ensino Básico". Doutoramento, 2008. http://hdl.handle.net/10400.13/127.
  115. Brazão, José Paulo Gomes. "Desenvolvimento de um programa informático sobre ortografia a partir do levantamento das práticas dos professores no 3º ano de escolaridade". Mestrado, 2000. http://hdl.handle.net/10400.12/366.

Propriedade Intelectual

Registo de direitos de autor
  1. 2006. "Brincar com Palavras - Jogo interactivo para desenvolvimento da ortografia".
    Registado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2023 - 2023 Relatório de Estágio de mestrado.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2022 O jogo de xadrez na aprendizagem de matemática e a inovação pedagógica.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 Tecnologia assistiva e inovação pedagógica. Perspetiva de aprendizagem na sala de recurso da Escola Samuel Galvão de Oliveira.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 Os processos pedagógicos nos Ambientes de Educação e Formação de Adultos.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 A produção do vídeo e seu contributo para a aprendizagem em educação ambiental. Um estudo de caso na educação fundamental.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 Relatório de Estágio de Mestrado.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 O laboratório dos novos tempos e suas práticas pedagógicas.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Reflorestamento e tecnologia móvel: Uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Ambiente de aprendizagem de cabala e a inovação pedagógica.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Escola, Família e Comunidade: Um elo na prática pedagógica.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Relatório de Estágio de Mestrado
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Hipertexto e Gêneros Digitais. Práticas pedagógicas inovadoras no ensino médio?
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 O programa Paulo Freire: Entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Relatório de Estágio de Mestrado
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 A utilização da etnomatemática na aprendizagem dos alunos de ensino médio da Escola família Agrícola: Um estudo de caso de base etnográfica.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Relatório de Estágio de Mestrado.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 A escritura dramática: Interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula-Uma inovação pedagógica.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2018 - 2018 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2018 - 2018 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2018 - 2018 Relatório de Estágio de mestrado
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Relatório de Estágio de Mestrado
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Relatório de Estágio de Mestrado
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Os projetos estruturantes "tempos de arte literária" e "festival anual da canção estudantil"
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 - 2017 A literatura de cordel como meio de alfabetização em classe multisseriada: Um estudo de caso na Escola Manoel Inácio dos Santos., Fazenda Poços, Quixabeira-Bahia.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 - 2017 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 - 2017 "A prática da Etnomatemática na Educação do Campo numa Perspectiva de Inovação Pedagógica na Escola Coronel Luiz Ignácio Pessoa de Melo, Aliança-PE-Brasil"
Orientador
Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica (Doutoramento)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - 2016 Relatório de estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - 2016 Dispositivos sociais de comunicação como mediadores do alfabetizar letrando: compreensão e impactos na prática pedagógica
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - 2016 O uso do software Winplot na aprendizagem matemática em sala de aula: Uma inovação pedagógica?
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - 2016 Prática pedagógica e o uso das TIC no ensino superior privado. A existência de inovação pedagógica, ou não.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Interfaces entre TIC e Inovação Pedagógica - Uma investigação de práticas pedagógicas com o uso de mesas educacionais em uma creche escola do Recife.
Orientador
Currículo e Inovação Pedagógica (Doutoramento)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2015 Inovação na aprendizagem de matemática mediante o uso de jogos cooperativos.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2015 A tecnologia móvel como potencializadora no desenvolvimento do protagonismo infantil: Um olhar sobre inovação pedagógica.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2015 A contribuição da etnomatemática na aprendizagem significativa dos aprendizes na comunidade quilombola numa perspetiva etnográfica.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 Letramento digital: As implicações do uso do software na aprendizagem de crianças com baixa proficiência na leitura e escrita.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 Pode um grupo de teatro escolar ser uma comunidade de prática, conducente à inovação pedagógica?
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 Oficina de artes: um espaço para práticas pedagógicas inovadoras.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 TIC e letramento na educação fundamental 2: Inovação Pedagógica?
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 Práticas pedagógicas na utilização de quadros interativos multimédia.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 A representação social dos professores da prática do letramento na educação infantil do Município de Lagoa do Carro.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 Educação informal e movimentos populares : A importância do ensino da música no resgate da cidadania de crianças assistidas pela ONG orquestra cidadã como uma forma de inovação pedagógica.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 Relatório de Estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 Autobiografia em movie maker: Ferramenta para o letramento do deficiente intelectual em uma turma inclusiva.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2014 Inovação pedagógica e práticas educativas: Um estudo de caso numa sala de educação pré-escolar.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013 - 2013 "Avaliação, Portfólio e Inovação Pedagógica"
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013 - 2013 "Da informação ao conhecimento: Uma prática pedagógica da leitura para o exercício da cidadania"
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013 - 2013 "O meio virtual criando ambiente inovador capaz de ressignificar a aprendizagem dos alunos da Escola Técnica Estadual de Pernambuco Cícero Dias"
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013 - 2013 Relatório de estágio de mestrado.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013 - 2013 Relatório de estágio de mestrado.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013 - 2013 Relatório de estágio de mestrado
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013 - 2013 Relatório de estágio de mestrado.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2012 - 2012 O percurso curricular alternativo, em desafio à inovação pedagógica? Uma abordagem etnográfica aos cenários de aprendizagem de uma turma de 5ºano com proposta de PCA
Orientador
Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/02/15 - 2022/05/15 Ambientes de Aprendizagem Emergentes Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica (Doutoramento)
2012/03 - 2012/05 Investigação em Educação Curso de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
Distinções

Outra distinção

2024 Medalha de 25 anos de carreira docente na Universidade da Madeira