Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Odete Emygdio da Silva
Nomes de citação
- Silva, M. O. E.
- Silva, M., O., E.
- Silva, M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0F14-960D-9A32
- ORCID iD
- 0000-0002-0781-6235
- Scopus Author Id
- 36080359100
Endereços de correio eletrónico
- maria.emygdio.silva@ulusofona.pt (Profissional)
- p1529@ulusofona.pt (Profissional)
Websites
- www.ceied.ulusofona.pt (Académico)
- https://www.ceied.ulusofona.pt/pt/investigadoresas/investigadores-integrados/maria-odete-emygdio-da-silva (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1995/09 - 2000/08/20
Concluído
|
Ph.D. in Education (Doktor (PhD))
Especialização em Special Education
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
"A Análise de Necessidades de Formação Contínua na Formação Contínua de Professores: um Caminho para a Integração Escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved |
1993/09 - 1995/06
Concluído
|
Ciências da Educação (Licenciatura)
Especialização em Formação de Professores
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
16 |
1994
Concluído
|
Educação Especial (Licenciatura)
Especialização em Educação Especial - Problemas Graves de Cognição
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
18 |
1983
Concluído
|
Curso de Formação de Professores do Ensino Especial (Diploma de especialização)
Instituto António Aurélio da Costa Ferreira, Portugal
|
18 |
1976 - 1976/07/10
Concluído
|
Magistério Primário (Bacharelato)
Escola do Magistério de Lisboa, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000/10/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/01 - Atual | Diretora do Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor | Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09 - Atual | Co-coordenadora da Microcredencial Educação Especial e Educação Inclusiva: Conceptualização, Políticas e Práticas | Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2014 - Atual | Professora no Doutoramento em Educação | Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2013/09/01 - Atual | Investigadora Integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2008/01/01 - Atual | Professora no Mestrado em Ensino de Artes Visuais | Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2007/09/01 - Atual | Professora no Mestrado em Ciências da Educação | Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2007/09/01 - Atual | Professora no Mestrado em Educação Especial | Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2023/11/29 - 2023/12/19 | Avaliação, como perita e no âmbito da Inspeção Geral da Educação, do Agrupamento de Escolas de São Bruno (Oeiras). | Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2014/09/01 - 2015/09/30 | Professora no Curso de Educação Tecnológica | Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2014/09/01 - 2015/07/31 | Formadora - projeto "Conhecer para Diferenciar, Agir para Incluir", financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações. | Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal |
Agrupamento de Escolas de Alvalade, Portugal | ||
2000/02/01 - 2014/09/30 | Professora na Licenciatura em Educação Física e Saúde | Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2007/10/01 - 2008/01/31 | Formadora (Formação Contínua de Professores) | Escola Luisa de Siggeia, Portugal |
2005/09/01 - 2007/09/30 | Professora na Pós-Graduação em Educação Especial | Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2004/09/01 - 2007/09/30 | Professora no curso de especialização em Educação Especial | Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal |
2002/09/01 - 2007/09/30 | Coordenadora | Ministério da Educação, Portugal |
2001/09/01 - 2007/09/30 | Professora Convidada | Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal |
2000/09/01 - 2007/09/30 | Professora — Profissionalização em Serviço e Complementos de Formação | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2004/10/01 - 2007/07/01 | Formadora (Formação Contínua de Professores) | Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal |
2007/01/01 - 2007/06/30 | Formadora (Formação Contínua de Professores) | Escola Voz do Operário, Portugal |
2000/09/01 - 2002/09/30 | Membro da Equipa de Apoios Educativos dos Serviços Técnico-Pedagógicos da Direcção Regional de Educação de Lisboa | Ministério da Educação, Portugal |
1992/09/01 - 1995/07/30 | Coordenadora | Ministério da Educação, Portugal |
1984/09/01 - 1987/07/30 | Coordenadora | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2023/06/30 | ReMase - Metodologias de Investigação na Formação Avançada em Educação
EXPL/CED-EDG/1130/2021
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/09/01 - 2022/09/30 | Escolas de Ciência | Iniciação à investigação científica e experiências digitais para uma ciência de futuro
Verão com Ciência 2021 e 2022
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/12/18 | Estratégias de Intervenção para desenvolver a comunicação verbal de um jovem com Autismo. | I Congresso Internacional de Ensino da Ciência da Educação.
Brasil: Instituto Viable – Formação Docente (Brasil)
|
2024/11/28 | Intervenção Social e Educação Inclusiva | Webinar Intervenção Social e Educação Inclusiva
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2024/07/19 | A perspetiva de Docentes de Educação Especial sobre a intervenção das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva | 14º Encontro de Investigadores do CeiED 50 anos de democracia: novos rumos para a educação e a investigação
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2024/07/18 | Contributos de docentes de Educação Especial para a implementação de práticas educativas inclusivas. | Porto International Conference on Research in Education 2024.
Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
|
2024/04/30 | Do Ensino Especial à Educação Inclusiva: memórias de um percurso. | The Utopias of the April Revolution. Education and Social Change in times of revolutionary transition (1974-1976).
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2023/10/27 | Técnicas pedagógicas para estimular a comunicação verbal de um jovem com autismo. | III Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania.
CeiED, Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2023/07/14 | O papel de Educadores Sociais na Inclusão de Alunos em situação de vulnerabilidade. | 13º Encontro de Investigadores do CeiED “Reimaginar os nossos futuros juntos”
CeiED - Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2023/07/13 | Contributos de Professores de Educação Especial que integram Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva para a implementação de práticas educativas inclusivas. | 13º Encontro de Investigadores do CeiED “Reimaginar os nossos futuros juntos
CeiED - Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2023/01/26 | Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental: atitudes de professores do ensino secundário. | XXX Colóquio da AFIRSE Espaços Educativos – Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens.
Instituto de Educação – Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2023/01/26 | Atitudes e dificuldades de Assistentes Operacionais com a Inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. | XXX Colóquio da AFIRSE Espaços Educativos – Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens.
Instituto de Educação – Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2023/01/23 | Relato da Mãe de um aluno com Trissomia 21 sobre a Inclusão Educativa do seu Filho. | XXX Colóquio da AFIRSE Espaços Educativos – Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens.
Instituto de Educação – Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2023/01/05 | Intervenção Social e Educação Inclusiva. | Mestrado de Intervenção Social Escolar
Instituto Politécnico de Castelo Branco. (Castelo Branco, Portugal)
|
2022/09/19 | Teacher Training by research: a report in Inclusive Education carried out in Portugal. | II Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios Metodológicos Atuais (Qualis 22).
DEE International Publishing em parceria com instituições portuguesas e brasileiras. (Coimbra, Portugal)
|
2022/07/13 | Educadores Sociais e a Inclusão de alunos com Hiperatividade e Défice de Atenção. | 12º Encontro de Investigadores do CeiED A Universidade na interface de ciências e políticas.
CeiED - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/13 | Atitudes dos docentes do 1º Ciclo relativamente à inclusão de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental. |
CeiED - Universidade Lusófona. (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/12 | Inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: o papel de assistentes operacionais. | IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias.
Instituto de Educação da Universidade do Minho. (Braga, Portugal)
|
2022/05/11 | Inclusão de alunos com deficiência intelectual: um desafio para pais e professores. | IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias.
Instituto de Educação da Universidade do Minho. (Braga, Portugal)
|
2022/03/25 | Assistentes operacionais e inclusão de crianças com autismo: a formação no centro do processo para a educação do futuro. | Seminário - Dar asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdiciplinares
Instituto Politécnico: centro de Investigação em Educação e Formação. (Setúbal, Portugal)
|
2022/02/09 | A necessidade de articulação entre os atores intervenientes na inclusão: um desafio para a escola contemporânea. | XXIX Colóquio da AFIRSE 2021 A Educação e os desafios da escola contemporânea contributos da investigação
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022 | Educação Inclusiva: o atual paradigma de educação em Portugal. | Práticas de Ensino Inclusivo – Criatividade e Inovação com recurso a tecnologias de informação e comunicação. PIECIT Our Inclusive
Schools.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Lisboa, Portugal)
|
2021/10/28 | Atividades de Vida Diária com um Jovem com Transtorno do Espectro do Autismo. | II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania
CeiED - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2021/10/28 | Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: atitudes percecionadas e dificuldades sentidas. | II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania
CeiED - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/14 | Dificuldades sentidas por assistentes operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espetro do Autismo no Jardim de Infância. | 11º Encontro de Investigadores do CeiED Do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento
CeiED - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/14 | Expectativas de pais e professores de um aluno com Trissomia 21 relativamente à sua Inclusão no Ensino Regular. | 11º Encontro de Investigadores do CeiED Do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento
CeiED - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/14 | Atividades Socialmente Úteis para a Inclusão de Jovens com Deficiência. | 11º Encontro de Investigadores do CeiED Do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento
CeiEd - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/07 | Do Ensino Especial à Educação Inclusiva: breve perspetiva contada no singular. | Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios Metodológicos Atuais (QUALIS 21). (Grupo de Trabalho Investigação Narrativa:
Novas Tendências)
(Santiago de Compostela, Espanha)
|
2021/07 | Relato da mãe de um aluno com Trissomia 21 sobre a inclusão do seu filho. | II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania
CeiED - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2021/04/16 | Inclusão Laboral de Jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental através de Atividades Socialmente Úteis. | III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2021/04/16 | Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental em tempos de pandemia. | V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021/04/16 | Atitudes dos Assistentes Operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância. | Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021/04/16 | A importância da relação Escola-Família para a Inclusão de Alunos com Trissomia 21. | V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores
Universidde de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021/01/26 | Educação para a inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais – a formação de professores no centro do processo. | XXVIII Colóquio da AFIRSE 2021 Educação e Idades da Vida. – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
– Contributos da Investigação
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/01/26 | A inclusão de um aluno com Trissomia 21 numa turma do Ensino Regular: perceção dos pais e dos professores. | XXVIII Colóquio da AFIRSE 2021 Educação e Idades da Vida. – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
– Contributos da Investigação
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/01/26 | A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: a atuação dos Assistentes Operacionais. | XXVIII. ¿Comunicação¿. Educação e Idades da Vida. – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea –
Contributos da Investigação
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Liusboa, Portugal)
|
2019/11/11 | Cooperação docente: um caminho para a Inclusão. Comunicação | Simpósio Luso-Brasileiro Educação Inclusiva: Percursos e Prática
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/11 | Educação Inclusiva | Simpósio Luso-Brasileiro Educação Inclusiva: Percursos e Prática
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/09 | O papel dos Assistentes Operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espetro do Autismo. | Simpósio Luso-Brasileiro Educação Inclusiva: Percursos e Prática”
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2019/10/24 | Educação Inclusiva: da teoria às práticas numa Instituição de Solidariedade Social. | VI Congresso Internacional Educação Inclusiva Educação Inclusiva: Olhares pelo caminho.
Escola Superior de Educação/IP de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2019/10/24 | Inclusão e Cooperação entre Docentes. | VI Congresso Internacional Educação Inclusiva Educação Inclusiva: Olhares pelo caminho
Escola Superior de Educação/IP de Santarém. (Santarém, Portugal)
|
2019/07 | Olhares sobre a inclusão. | Encontro Internacional Tecnologias Assistivas – Linguagens de Inclusão e Técnicas Assistenciais
Fundação Hermínio Ometto, Araras, Brasil & Lisboa. Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Práticas Pedagógicas de Inclusão/Exclusão de uma escola do ensino regular. | Congresso Internacional de Educação e Inclusão Práticas Pedagógicas, Direitos Humanos e Interculturalidade.
(Campina Grande, Brasil)
|
2013/10/02 | Metodologia de EStudo de Caso | Palestra proferida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, Brasil)
|
2011/10/11 | Educação Inclusiva e Formação Docente | Palestra. Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Natal, Brasil)
|
2011/10/10 | Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pesquisa em Educação Especial. | Seminário. Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Natal)
|
2007 | Inclusão: Concepção e Práticas nos Últimos Dez Anos – Relato de uma Experiência. | Conferência. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Natal)
|
2007 | Necessidades Educativas Especiais: da Identificação à Intervenção. | Conferência. IIIº Ciclo de Estudos em Educação Inclusiva.
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Natal, Brasil)
|
2007 | A Análise de Necessidades de Formação de professores como Estratégia para a Construção de uma Escola Inclusiva. | Conferência. IIIº Ciclo de Estudos em Educação Inclusiva
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Natal, Brasil)
|
2007 | Educação Inclusiva e Formação de professores: Caminhos entre Práticas e Teorias. | IVº Colóquio da AFIRSE.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Natal, Brasil)
|
2005 | Estratégias de Formação Contínua para uma Escola Inclusiva | 13º Colóquio Internacional da AFIRSE.
Universidade Federal do Amazonas (Manaus, Brasil)
|
2003 | (Re)Pensar a Formação Contínua: Um Contributo Para Uma Escola de Qualidade. | IIº Colóquio Brasileiro da AFIRSE, Pluralidade e Realidade Latino-Americana.
Universidade de Brasília (Brasília, Brasil)
|
2003 | Percursos de Vida: Um Modelo de Formação Contínua | IIº Colóquio Brasileiro da AFIRSE, Pluralidade e Realidade Latino-Americana
Universidade de Brasília. (Brasília, Brasil)
|
2001 | A Análise de Necessidades de Formação Contínua de Professores: Uma Estratégia para (re)pensar a Inclusão | X Colóquio Internacional da AFIRSE – I Colóquio Nacional da Secção Brasileira.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Natal, Brasil)
|
1996 | A Integração em Portugal - Relato de uma Experiência. | Seminário Metodologias e Experiências Inovadoras em Educação Especial
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2020/12 | Educação Integral em Escolas de Ensino Fundamental: um contributo para o desenvolvimento dos alunos.
Orientador de Cacilda Alencar
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018/02 - 2020 | Colaboração entre a Educadora da Equipa Local de Intervenção Precoce e a Educadora da Creche: das perspectivas às práticas
dos intervenientes
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017 - 2019 | Perceção das pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, em situação laboral, sobre a sua inclusão social
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016 - 2018 | Pintura: um caminho para a inclusão. Investigação-ação com uma aluna com necessidades educativas especiais
Orientador
|
Artes Visuais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2017 | Educação Inclusiva em escolas do Município de S. João: novas perspetivas – estudo de caso múltiplo
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/06 - 2023/06/21 | Moderação de mesa temática "Dinâmica da Investigação em Educação (ética, escrita, publicação) e Fundamentação e Design de
Investigação em Educação".
Simpósio
|
Simpósio Internacional de Metodologias de Investigação em Educação: promover as culturas de Investigação como Ambientes Pedagógicos
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022/09/22 - 2022/09/23 | Moderadora da mesa redonda "Educação Especial, Educação Inclusiva e Desenvolvimento Profissional" do Simpósio Inclusão e Formação
de Professores em Portugal, organizado pela ReLeCo Núcleo de Estudos em Inclusão Social e Educativa (NEISE) - Centro de estudos
Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).
Simpósio
|
Inclusão e Formação de Professores em Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/10 - Atual | Fundamentos da Educação Especial e da Educação Inclusiva | Mestrado em Ciências da Educação - Educação Espoecial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) | |
2021/06 - Atual | Educação, família e Comunidade: Intervenção Precoce e Transição para a vida pós-escolar | Ciêcias da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2020/10 - Atual | Seminário de Apoio à elaboração de Dissertação/Projeto/Relatório de Investigação | Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2020/07/02 - Atual | Educação Social e Educativa: Quadros Teóricos e Metodológicos | Doutoramento em Educação (Doutoramento) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2020 - Atual | Metodologias de Investigação | Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019/03 - Atual | Educação Familiar e Comunitária | Educação Social (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2008 - Atual | Educação Especial e Educação Inclusiva: conceptualização, políticas e práticas | Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2006 - Atual | Inclusão Social e Educativa | Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2018/10 - 2023/07/31 | Metodologias de Intervenção Sociocomunitária | Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2020/02/29 - 2022/03/04 | Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. | (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019/12/07 - 2020/06 | Metodologias de Investigação em Educação | Mestrado em Ciências da Educação - Educação Esopecial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019/10/12 - 2019/11/30 | Metodologia de Investigação e de Intervenção em Educação Especial | (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Membro do Conselho Universitário da Universidade Lusófona
Membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração (FCSEA) da Universidade Lusófona
Membro da Comissão Científica do Centro de Estudos Interdisciplinares em Investigação e Desenvolvimento (CeiED) Membro da
Comissão Diretiva Instituto de Educação da FCSEA da Universidade Lusófona
Membro do júri específico de creditação do Instituto de Educação da FCSEA
Membro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2024 - 2024/10/14 | Moderadora da Conferência “Formar Professores para a Educação Inclusiva em Portugal”. Portugal: Programa de Imersão Educação
e Inclusão. Lisboa: Universidade Lusófona.
Membro
|
|
2023/11/27 - 2023/11/27 | Membro da Comissão Ciêntifica e Organizadora do Simpósio Intercâmbio de experiências em Educação Inclusiva entre Brasil e
Portugal
Membro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2023/11/23 - 2023/11/23 | Membro da comissão científica e organizadora do Simpósio Políticas e Práticas de Educação Inclusiva: Brasil e Portugal em
diálogo.
Membro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2023/07/13 - 2023/07/14 | Membro da Comissão Científica do 13º Encontro de Investigadores do CeiED – Reimaginar os nossos futuros juntos
Membro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2023/06/21 - 2023/06/22 | Membro da Comissão Científica do International Symposium on research methods in Education: enhancing research cultures as
pedagogical environments.
Membro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/09/21 - 2022/09/23 | Membro da Comissão Científica e Organizadora do Simpósio "Inclusão e Formação de Professores em Portugal", promovido pelo
Núcleo de Estudos em Inclusão Social e Educativa (NEISE) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
(CeiED)
Membro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |