???global.info.a_carregar???
Joana P. Cruz is a post-doctoral researcher at the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE-UP), nestled within the Faculty of Psychology and Education Sciences at the University of Porto. She holds a Ph.D. in Educational Sciences and a master's degree in Deviant Psychology, both earned from the Faculty of Psychology and Educational Sciences at the University of Porto. Her scholarly pursuits revolve around the transformative power of art, with a particular focus on Theatre of the Oppressed (TO) methodology aimed at fostering civic and political engagement among youth cohorts. She participated as team research in the European projects ClimActiC - Connecting Citizenship and Science for Climate Adaptation, and CATCH-EyoU - Constructing AcTive CitizensHip with European Youth, and is now a Member of the Evaluation Team for the International PODER Project - Power Dynamics in Education Revisited, which aim to illuminate critical societal issues within adult education contexts. Joana is the co-creator and co-coordinator of the Theatre and Politics Laboratory, established in partnership with the Talking Turtle Association and the Institute of Sociology at the University of Porto. As a co-founder of the Talking Turtle Association, she designs and facilitates Theatre of the Oppressed workshops, aimed at broadening and redefining the transformative potentialities of this dynamic artistic medium. Her scholarly publications integrate art, research, and intervention processes. In addition to her research endeavors, Joana serves as a mentor, supervising master's theses, and contributing as an educator at institutions including the Escola Superior de Educação do Porto and the Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Her pedagogical expertise spans courses on Action Research in Education at the graduate level and Artistic Projects and Intervention in Communities at the post-graduate level in Education and Visual Arts. Joana actively participates in the Community of Research Practices (CoPIn) within the esteemed PCEP - Participation, Communities, and Political Education. Under the auspices of the Center for Research and Educational Intervention at the University of Porto (CIIE-UP), this community fosters interdisciplinary dialogue and transformative research endeavors.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
JOANA PEREIRA DE MAGALHÃES CRUZ

Nomes de citação

  • Cruz, Joana P.
  • Joana P. Cruz

Identificadores de autor

Ciência ID
1112-15A2-F560
ORCID iD
0000-0002-6889-435X

Endereços de correio eletrónico

  • joanacruz@fpce.up.pt (Profissional)
  • joanapmcruz@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Holandês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2016/01/01 - 2020/11/12
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"UM ENCONTRO DENTRO E FORA DE MUROS: EDUCAR PARA A CIDADANIA COM O CORPO, A MENTE E O AFETO." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
2006/10/12 - 2011/12/15
Concluído
Psicologia (Mestrado integrado)
Especialização em Psicologia do Comportamento Desviante
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"DENTRO E FORA DO CASULO: O TEATRO COMO FORMA DE EMANCIPAÇÃO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/05/15 - Atual Pós-doutorado (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02/26 - 2021/05/15 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016/01 - 2020/01 Um encontro dentro e fora de muros: Educar para a Cidadania com o corpo, a mente e o afeto ["An encounter inside and outside the walls: Educating for Citizenship with body, mind and affection"]
PD/BD/114282/2016
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/05/05 - Atual PODER - Power Dynamics in Education Revisited
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Em curso
2022/01/01 - 2023/07/31 ClimActiC - Connecting Citizenship and Science for Climate Adaptation
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Concluído
2016/11/11 - 2018/08/31 CATCH-EyoU - Constructing AcTive CitizensHip with European Youth: Policies, Practices, Challenges and Solutions
Bolseiro de Doutoramento
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Patrícia Felix; P. Cruz, Joana. "Investigação-Ação Participativa E O Teatro Do Oprimido: O Projeto Idade D'ouro Ativa(Mente) [Participatory Action Research And The Theater Of The Oppressed: The Douro Age Active(Mind) Project]". Trabalho apresentado em Congresso Transfronteiriço, Valença, 2023.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Joana P. Cruz; Carla Malafaia; José Eduardo Silva; Isabel Menezes. "Os Métodos Artísticos como Forma de Olhar as Possibilidades de Construção do Género e suas Relações". Revista Brasileira de Estudos da Presença (2024): https://doi.org/10.1590/2237-2660132171vs01.
    Publicado • 10.1590/2237-2660132171vs01
  2. Joana P. Cruz; Carla Malafaia; José Eduardo Silva; Isabel Menezes. "The Artistic Methods as a Way to Look at the Possibilities of Construction of Gender and its Relations". Revista Brasileira de Estudos da Presença (2024): https://doi.org/10.1590/2237-2660132171vs02.
    10.1590/2237-2660132171vs02
  3. Diógenes-Lima, Juliana; Sara Filipa Silveira Pinheiro; Joana Cruz; Carla Malafaia. ""If not even the school listens to us…”: Echos of climate justice on the ground". JSSE - Journal of Social Science Education 22 4 (2023): https://doi.org/10.11576/jsse-6346.
    10.11576/jsse-6346
  4. Cruz, Joana P.; Malafaia, Carla; Silva, José Eduardo; Rovisco, Maria; Menezes, Isabel. "Educating for participatory active citizenship: an example from the ecological activist field". Environment, Development and Sustainability (2023): http://dx.doi.org/10.1007/s10668-022-02866-7.
    10.1007/s10668-022-02866-7
  5. Matthias Kowasch; Joana P. Cruz; Pedro Reis; Niklas Gericke; Katharina Kicker. "Climate Youth Activism Initiatives: Motivations and Aims, and the Potential to Integrate Climate Activism into ESD and Transformative Learning". Sustainability 13 21 (2021): 11581-11581. https://doi.org/10.3390/su132111581.
    10.3390/su132111581
  6. P. Cruz, Joana. Autor correspondente: P. Cruz, Joana. "Intervir: mais do que uma profissão, uma escolha. Um combate à neutralidade na primeira pessoa. [Intervening: more than a profession, a choice. A fight against neutrality in the first person.]". PRAXIS EDUCARE 6 (2019): 20-29. http://www.aptses.pt/wp-content/uploads/2020/03/PRAXIS-EDUCARE-n.º-6-2019.pdf.
    Publicado
  7. Cruz, Joana P.; Malafaia, Carla; Silva, José Eduardo; Menezes, Isabel. "The Use of Theatre of the Oppressed in the Classroom: Engaging Students in a Critical Active European Citizenship Project". The Educational Forum 83 4 (2019): 365-382. http://dx.doi.org/10.1080/00131725.2019.1626518.
    10.1080/00131725.2019.1626518
  8. Cruz, Joana P.; Malafaia, Carla; Piedade, Filipe; Eduardo Silva, José; Menezes, Isabel. "Promoting European active citizenship: a participatory intervention towards the politicisation of youth social concerns". PSICOLOGIA DI COMUNITA' 1 (2019): 69-89. http://dx.doi.org/10.3280/psc2019-001006.
    10.3280/psc2019-001006
  9. P. Cruz, Joana; Adão Reis; José Miranda; Marta Calejo; Teresa Martins; José Soeiro. "Teatro D@ Oprimid@ Contra O Assédio Sexual: Reflexões A Partir De Uma Experiência De Intervenção. [Theater of the Oppressed Against Sexual Harassment: Reflections from an Intervention Experience.]". Sinergias: Diálogos Educativos Para A Transformação Social 8 (2019): 45-57. https://2013-2021sinergiased.org/index.php/revista/item/175.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. P. Cruz, Joana; José Soeiro. "Teatro do Oprimido: investigação participada, conhecimento em ação e transformação social [Theater of the Oppressed: participatory research, knowledge in action and social transformation]". In Contra-manual de Investigação-Ação Participativa., editado por Hugo Monteiro; Ana Bravo; Isabel Timóteo. Porto, Portugal: Quântica ed., 2023.
    No prelo
  2. Cruz, Joana P.; Malafaia, Carla; Silva, José Eduardo; Menezes, Isabel. "Between emotion and reason: the role of affective networks and events in sustaining the daily experience of environmental activism". Palgrave Macmillan, 2020.
    10.1007/978-3-030-35794-8
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/06 Cisão Oblíqua: do pessoal ao político [Oblique split: from the personal to the political] Encontro “Educação, Transformação Social e Cidadania Global: Debates, Caminhos e Sentido do Político,
FPCEUP (Porto, Portugal)
2019/11/07 Pursuing social change within ecological activism: the work on individual consciousness, participatory creation and legislative transformation. iREEC 2019: 1st International Conference of International Researchers of the Education for Environmental Citizenship
iREEC (Málaga, Espanha)
2019/10/24 Que história(s) nos conta(m) as notas de terreno? A descrição iconográfica de um grupo de jovens ativistas. [What story(s) do the field notes tell us? The iconographic description of a group of young activists.] II Seminário Internacional EXPRESSA
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade de Porto (Porto, Portugal)
2019/09/17 O Assédio Sexual discutido no espaço cénico: os limites e as potencialidades do Teatro-Fórum. [Sexual harassment discussed on stage: the limits and potential of Forum Theater.] 3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/09/16 Intervenção Participativa Com Jovens - os desafios e sucessos no uso de metodologias artísticas em contexto escolar. [Participatory Intervention with Young People - the challenges and successes of using artistic methodologies in a school context.] 3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/10/13 Da intervenção Participativa à Cidadania Ativa. [From Participatory Intervention to Active Citizenship.] XIV Congresso SPCE 2018: Ciências, Culturas e Cidadanias
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade de Coimbra (Porto, Portugal)
2018/07/12 O Teatro-Imagem enquanto Processo de conscientização. [Image Theater as a process of conscientization.] Congresso Internacional “50 anos depois da Pedagogia do Oprimido”
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/11/24 Tensões na profissionalização do ativismo: Reflexões a partir de um estudo etnográfico. [Tensions in the professionalization of activism: Reflections from an ethnographic study.] IX Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/09/01 Youth participation from within: an ethnography of an activist group in action. 18th European Conference on Developmental Psychology (ECDP 2017)
Universidade de Utrecht (Utrecht, Países Baixos)
2017/06/29 A arte como ferramenta participatória para a construção da cidadania europeia de jovens de uma escola pública. [Art as a participatory tool for building European citizenship among young people in a public school.] IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária
ISCTE – Escola de Ciências Sociais e Humanas - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/07/05 Théâtre de l'Opprimé [Theatre of The Oppressed] 6º Congresso Internacional AIFRIS “Multiplication des précarités: quelles interventions sociales?”
Instituto Superior de Serviço Social do Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/10/04 - Atual Teatro do Oprimido e a Comunidade LGBTIQ+ [Theater of the Oppressed and the LGBTIQ+ Community]
Coorientador de Sofia Mendes Estriga
MESTRADO EM INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2023/09/01 - 2024/07/30 Pessoas Migrantes: corpo, espaço e construção de subjetividades [Migrant people: body, space and the construction of subjectivities]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/10/12 - 2022/07/27 Idade D'Ouro Ativa(Mente): Um Projeto De Educação E Intervenção Social Com Pessoas Adultas Mais Velhas [Golden Age Active(Mind): An Education And Social Intervention Project With Older Adult People.]
Coorientador de ANA PATRÍCIA FÉLIX FERREIRA RIBEIRO
MESTRADO EM EDUÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL EM CONTEXTOS DE RISCO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/09/27 - Atual Co-Coordenação do Laboratório de Teatro & Política [Co-Coordination of the Theater & Politics Laboratory] (2022/09/27)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
2019/10/31 - 2019/11/03 Organizadora e formadora do VIII Encontro de Teatro do Oprimido e Ativismo - ÓPrima!2019, realizado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto [Organizer and trainer of the VIII Meeting of Theatre of the Oppressed and Activism - ÓPrima!2019, held at the Faculty of Fine Arts of the University of Porto, Porto.] (2019/10/31 - 2019/11/03)
Encontro (Coorganizador)
2017/06/14 - 2017/06/18 Organizadora do VI Encontro de Teatro do Oprimido e Ativismo - Ó Prima!2017, realizado na Academia Contemporânea do Espetáculo, Porto [Organizer of the VI Meeting of Theatre of the Oppressed and Activism - Ó Prima!2017, held at the Academia Contemporânea do Espetáculo, Porto.] (2017/06/14 - 2017/06/18)
Encontro (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/12/15 - 2023/12/15 Co-facilitação da oficina "Do Ser ao Fazer: alinhando princípios e práticas profissionais", no V Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da FPCEUP. [Co-facilitation of the workshop "From Being to Doing: aligning professional principles and practices", at the V International Seminar of FPCEUP's Doctoral Program in Educational Sciences.]
Oficina (workshop)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/09/16 - 2023/09/17 Facilitação da Oficina de Teatro do Oprimido "O Eco do Corpo: Semear as possibilidades de luta", a convite do Projeto "ALECRIM: plataforma de arte e ativismo climático", financiado pela Fundación Rosa Luxemburg. [Facilitation of the Theatre of the Oppressed workshop "The Echo of the Body: Sowing the Possibilities of Struggle", at the invitation of the project "ALECRIM: Platform for Art and Climate Activism", funded by the Rosa Luxemburg Foundation.]
Oficina (workshop)
O Eco do Corpo: Semear as possibilidades de luta
Fundación Rosa Luxemburg, Espanha
2023/06/26 - 2023/06/30 Tutor na EERA Summer School Participatory approaches in educational research" organizada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) da Universidade do Porto e apoiada pelo SPCE (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação). [Tutor at the EERA Summer School Participatory approaches in educational research" organized by the Faculty of Psychology and Educational Sciences (FPCEUP) of the University of Porto and supported by SPCE (Portuguese Society of Educational Sciences).]
Outro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/05/01 - 2021/07/30 Dinamização de sessões de Teatro do Oprimido com estudantes no Projeto Cidadania 2.0, integrado no Projeto Educação para a Cidadania promovido pela Fundação Gonçalo da Silveira, a convite da YUPI, no Agrupamento de Escolas de Gondifelos, V. N. Famalicão. [Organization of Theatre of the Oppressed sessions with students in the Citizenship 2.0 Project, part of the Education for Citizenship Project promoted by the Gonçalo da Silveira Foundation, at the invitation of YUPI, at the Gondifelos School Group, V. N. Famalicão.]
Oficina (workshop)
Fundação Gonçalo da Silveira, Portugal
2019/10/03 - 2019/10/06 Participation in the International Meeting YETI - Youth Education Through Illustration
Encontro
Encontro Internacional YETI - Youth Education Through Illustration
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018/01/23 - 2018/01/25 Participation in the NW29 Arts Education Winter School with the topic "Arts-based research: How do the artistic and the educational entangle?"
Encontro
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/11/11 Dancemos sobre o Ventre do Mundo: Um projeto de intervenção social num grupo de mulheres numa escola de dança [Let's Dance on the Belly of the World: A social intervention project with a group of women at a dance school]
Arguente principal
Susana Beatriz Teixeira Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/07/06 - 2023/07/07 III Encontro Internacional Sinergias ED: Educação, Transformação Social e Cidadania Global: debates, caminhos e sentidos do político" [III International Meeting Synergies ED: Education, Social Transformation and Global Citizenship: debates, paths and meanings of the political"] Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
2021/09/21 - 2021/09/24 IV EIRPAC: Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias [IV EIRPAC: International Meeting for Reflection on Community Artistic Practices] Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/02/05 - 2022/07/25 PAIC - Projetos Artísticos e Intervenção em Comunidades [PAIC - Artistic Projects and Intervention in Communities] Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/02/17 - 2022/07/25 Investigação-Ação em Educação [Action Research in Education] Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/02/15 - 2021/05/15 Educação Comunitária e Desenvolvimento Local [Community Education and Local Development] Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020/09/09 - 2021/02/16 Análise das Realidades Socioeducativas e Intervenção Comunitária [Analysis of Socio-educational Realities and Community Intervention] Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/06/26 - 2023/06/30 Avaliação das candidaturas de estudantes de doutoramento à Escola de verão Europeia de Investigação Educacional da EERA (Associação Europeia de Investigação Educacional) "Abordagens participativas na investigação educacional" [Evaluation of applications from doctoral students to the European Summer School of Educational Research of EERA (European Educational Research Association) "Participatory approaches in educational research"] Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/01/01 - Atual Educação, Sociedade e Culturas Edições Afrontamento
2021/07/01 - Atual Sustainability MDPI