???global.info.a_carregar???
Cristina Rocha is a sociologist with PhD in Education Sciences. She is Associate Professor at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (FPCEUP) and senior researcher at CIIE. She chaired the undergraduate course in Education Sciences at FPCEUP until 2016. Her areas of expertise include sociology and history of the family and childhood, early school leaving, social policies and social protection of children and young people, girls and boys education, engineering education, and ethical issues in education. She has been publishing in these areas both nationally and internationally. She recently participated in the RESL.eu project (2013-2018), a large-scale FP7-funded research project studying early school leaving processes and trajectories across nine European Countries.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Cristina Tavares Teles da Rocha

Nomes de citação

  • Rocha, Cristina

Identificadores de autor

Ciência ID
1210-C3C7-D601
ORCID iD
0000-0001-7595-8676

Endereços de correio eletrónico

  • crocha@fpce.up.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 226079735 (Profissional)

Moradas

  • Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto. Rua Alfredo Allen, s/n Porto, 4200-135 , Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2024/01/23
Concluído
Habilitation in Education [Agregação em Ciências da Educação] (Título de Agregado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1999
Concluído
PhD in Education Sciences [Doutoramento em Ciências da Educação ] (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"From Botica to the University. Continuities and changes in the construction of the pharmaceutical profession[Da Botica à Universidade. Continuidades e mudanças na construção da profissão farmacêutica]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved by unanimity [Aprovada por unanimidade ]
1991
Concluído
Sociologia Aprofundada da Realidade Portuguesa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A educação feminina. Entre o particular e o público, o ensino secundário liceal nos anos 30" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good [Muito Bom]
1984
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
""n/a"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
1976/09/11 - 1979/09/23
Concluído
Licenciatura em Serviço Social (Licenciatura)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/10/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1999/07/01 - 2004/07/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1991/06/01 - 1999/07/01 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1988/12/01 - 1991/06/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12/16 - Atual Jury for the Recognition of Academic Degrees and Higher Education DiplomasJúri de Reconhecimento de Graus Académicos e Diplomas de Ensino Superior Atribuídos por Instituições Estrangeiras(Presidente) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - Atual Co-Coordinator of CIIE's CoPIn "Inclusion Policies and Voices: Diversity, Gender and Intersectionality" Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2019 - Atual Member of FPCEUP's Ethics Committee Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2022 Member of the Representatives Council Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2016 Director of the 1st Cycle Course in Educational Sciences Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005 - 2008 President of the Pedagogical Council Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007/01 - 2009/06 Childhood and Child Education in the international policies, academic research and teacher training, in Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2005/09 - 2007/06 Childhood and Child Education in the international policies, academic research and teacher training, in Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2022/12/31 MINDtheGaps - Media Literacy Towards Youth Social Inclusion
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Concluído
2019/12/31 - 2022/06/29 UP2B - Boosting Up School Education towards European Citizenship and Labour Market Inclusion
Investigador
2015 - 2019 Access, Success and Failure: student courses in public higher education
Percursos
Local team Co-PI
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior [Agency for Evaluation and Accreditation of Higher Education] (A3ES)
Concluído
2013/02 - 2018/01 Reducing Early School Leaving in the EU (RESL.eu).
Investigador
Belgian Federal Science Policy Office
Concluído
2005/09/05 - 2009/06/30 A infância e a sua educação nas políticas internacionais, na investigação académica e nos programas de formação em Portugal [Childhood and Child Education in the international policies, academic research and teacher training, in Portugal]
POCI/CED/61355/2004
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003/06/01 - 2006/11/30 Experiences, Paths and Production in Educational Sciences: Contribution to the Knowledge of an Experience in Training and Research [Vivências. Percursos e Produção em Ciências da Educação: Contributo para o Conhecimento de uma Experiência em Formação e Investigação]
POCTI/CED/47518/2002
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1999 - 2003 A Autonomia Visível das Raparigas e a Desafectação dos Rapazes na Escola? [The Visible Autonomy of Girls and the Disaffection of Boys in School?]
PIHM/P/SOC/15098/1999.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1998 - 1998 Coeducação do princípio ao desenvolvimento de uma prática [Coeducation of the principle to the development of a practice]
CIIE/199802/NF/Coe
Investigador
Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/11/21 - 2023/11/20 CRÈCHES IN PORTUGAL: POLICIES, CONCEPTIONS AND PRACTICES.CONTRIBUTIONS TO THE TRAINING OF EARLY CHILDHOOD EDUCATORS
ref.ª 167/2020_conc1_02
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
CIIE Initiatives
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rocha, Cristina. "Entre l'enseigment privé et l'enseignement public: l'éducation secondaire féminine au Portugal, 1920-1940". 2018.
  2. Manuela Ferreira; Cristina Rocha. "A infância (0-10 anos) e a sua educação na produção académica das universidades públicas e privadas em Portugal, 1995-2005". 2017.
  3. Manuela Ferreira; Cristina Rocha; Maria Emília Vilarinho. "Changing professional practice: a sociology of childhood for the right of children to partcipate". 2017.
  4. Fatima Monteiro; Carlinda Leite; Cristina Rocha. "Ethics and civic education in the curriculum of Portuguese power engineering courses". 2016.
    10.1109/upec.2016.8114149
  5. Monteiro, F.; Leite, C.; Rocha, C.. "Ethics and civic education in the curriculum of engineering courses in Portuguese higher education system,A formação ética e cívica nos currículos dos cursos de engenharia do ensino superior Português". 2016.
  6. "Ethical development in higher education curricula: A study in Portuguese Engineering courses. In Carlinda Leite, Ana Mouraz, & Preciosa Fernandes (Eds.), Curriculum studies: Policies, perspectives and practices (pp. 164-174). Porto: CIIE.". 2015.
  7. "Uncertainties and challenges in children’s education: Changes in family education perceived by kindergarten teachers.". 2013.
  8. "Changing professional practice: a sociology of childhood for the right of children to participate.". 2000.
Artigo em revista
  1. FERREIRA, MANUELA; Tomás, Catarina; Rocha, Cristina; Nazário, Roseli. "A institucionalização de um sistema separado no atendimento à infância em Portugal (1974-2003): o lugar da creche [The institutionalisation of a separate childcare system in Portugal (1974-2003): the place of the crèche]". Revista Portuguesa de Educação (2024):
    Aceite para publicação
  2. Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina; Rocha, Cristina; Nazario, Roseli. "A creche em Portugal (1974-2023): conceções de criança, educação e cuidado [Créche in Portugal (1974-2023): conceptions of children, education and care]". Revista Educação e Pesquisa. (2024):
    No prelo
  3. Cristina Rocha; Gervásio Araújo. "Educational relationship at the daycare as a form of positive parenting: contributions from an ethnography in daycare centers in Portugal". Revista Brasileira de Educação (2023): https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280004.
    10.1590/s1413-24782023280004
  4. Cristina Rocha; Gervásio Araújo. "A relação educativa na creche como forma de parentalidade positiva: contributos de uma etnografia em creches de Portugal". Revista Brasileira de Educação (2023): https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280003.
    10.1590/s1413-24782023280003
  5. Ferreira, Manuela; Rocha, Cristina. ""Não há sol sem sombras": Virtudes, impasses e limitações na pesquisa documental sobre a infância e sua educação em Portugal ["There is no sun without shadows": Virtues, impasses and limitations in documentary research on childhood and its education in Portugal]". Educação 43 3 (2020): e37489. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37489.
    Publicado • 10.15448/1981-2582.2020.3.37489
  6. Araújo, Helena; Macedo, Eunice; Magalhães, António; Rocha, Cristina. "Una mirada al abandono escolar prematuro en Portugal: Realidades, contextos y prácticas". Educatio Siglo XXI 38 2 Jul-Oct (2020): 109-130. http://dx.doi.org/10.6018/educatio.414651.
    Acesso aberto • Publicado • 10.6018/educatio.414651
  7. Monteiro, Fátima; Leite, Carlinda; Rocha, Cristina. "Ethical education as a pillar of the future role of higher education: Analysing its presence in the curricula of engineering courses". Futures 111 (2019): 168-180. http://dx.doi.org/10.1016/j.futures.2018.02.004.
    Publicado • 10.1016/j.futures.2018.02.004
  8. Monteiro, Fátima; Leite, Carlinda; Rocha, Cristina. "From the dominant engineering education perspective to the aim of promoting service to humanity and the common good: the importance of rethinking engineering education". European Journal of Engineering Education 44 4 (2019): 504-518. http://dx.doi.org/10.1080/03043797.2018.1435630.
    Publicado • 10.1080/03043797.2018.1435630
  9. Clycq Noel; Christiane Timmerman; Eunice Macedo; Cristina Rocha; Helena C. Araújo. "Early school leaving and beyond". (2018): http://hdl.handle.net/10216/82688.
  10. Monteiro, Fátima; Leite, Carlinda; Rocha, Cristina. "The influence of engineers training models on ethics and civic education component in engineering courses in Portugal". European Journal of Engineering Education 42 2 (2017): 156-170. http://dx.doi.org/10.1080/03043797.2016.1267716.
    Publicado • 10.1080/03043797.2016.1267716
  11. Cristina Rocha; Manuela Ferreira; Tiago Neves. "O que as estatísticas nos contam quando as crianças são contadas ou. As crianças nas estatísticas oficiais e a infância como construção social: Portugal, 1875-1925". (2017): http://hdl.handle.net/10216/14421.
  12. Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela 8D12-BD73-5256. ""Porque agora as crianças são bebés!": mudanças percebidas na educação familiar e no jardim de infância por educadoras de infância em Portugal: o caso da alimentação ["Because now the children are babies!": perceived changes in family and kindergarten education by kindergarten teachers in Portugal: the case of feeding]". Trama Interdisciplinar 7(2) (2016): 125-145. http://hdl.handle.net/10216/85335.
    Publicado
  13. Macedo, E.; Araújo, H.-C.; Magalhães, A.; Rocha, C.. "The construction of early school leaving as a political concept under the lenses of sociology of education,La construcción del abandono temprano de la escuela como concepto político: Un análisis en la". Profesorado 19 3 (2015): 28-42. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84964856071&partnerID=MN8TOARS.
  14. Rocha, Maria. "Early school leaving in Portugal: Policies and actors' interpretations.". Educação, Sociedade & Culturas [Education, Society & Cultures] (2015):
  15. Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela 8D12-BD73-5256. "O que as estatísticas nos 'contam' quando as crianças são contadas ou… As crianças nas estatísticas oficiais e a infância como construção social (Portugal 1875-1925)[What statistics 'tell' us when children are counted or... Children in official statistics and childhood as a social construction (Portugal 1875-1925)]". Educação, Sociedade & Culturas 17 33 (2002): 65. https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC17/17-2.pdf.
    Publicado
  16. Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela. "Alguns contributos para a compreensão da construção médico-social da infância em Portugal (1820-1950)[Some contributions to understanding the medico-social construction of childhood in Portugal (1820-1950)]". (1994): http://hdl.handle.net/10216/14486.
Capítulo de livro
  1. Tomás, Catarina; Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela 8D12-BD73-5256; Nazario, Roseli; Faria, Diogo. "Educadoras em Creche: esboço de um retrato sociográfico em Portugal [Childcare workers: a sketch of a sociographic portrait in Portugal]". In In Dalila Lino, Catarina Tomás, & Tiago Almeida (Orgs), Entrelaçamentos sobre a educação em creche: perspetivas, olhares e desafios. Instituto Politécnico de Lisboa; Associação de Profissionais de Educação de Infância.. 2024.
    No prelo
  2. Zenhas, Armanda; Rocha, Cristina; Silva, Pedro. "De que falamos quando tomamos por objeto a integração escolar? Uma perspetiva baseada no olhar de crianças [What are we talking about when we consider school integration? A perspective based on the eyes of children entering a new cycle in a new school]". In O olhar de crianças e jovens: Mediação intercultural e intervenção social, 163-189. Portugal, 2019.
  3. Araújo, Helena, C; Macedo, Eunice; Bethoui, Alireza; Tomaszewska-Pekala, Hanna; Marchlik, Paulina; Rocha, Cristina. "Shaping the policies towards Eraly School Leaving (ESL) in Portugal, Sweden and Poland". In Comparative perspectives on early school leaving in the European Union, 47-60. Routledge, 2018.
    Publicado
  4. Rocha, Cristina. Autor correspondente: Rocha, Cristina. "Contribution of female Lyceum for womens public secondary education and instruction in Portugal (1888-1921).". In In Antonella Cagnolati & Antonio Canales Serrano (Eds.), Women’s education in Southern Europe, Volume I: Historical perspectives (19th-20th centuries) (pp. 17-41). Ariccia: Aracne editrice.. 2017.
  5. Ferreira, Manuela 8D12-BD73-5256; Rocha, Cristina. "A sociologia da infância e os estudos da infância em Portugal (1990-2012): emergência e desenvolvimento". 2015.
  6. Zenhas, Armanda; Rocha, Cristina; Pedro Silva. "The social relationship of research in a study about the agency of children in school-family interface". In Families, schools and communities: new trends for a future with equity, 131-150. Portugal: Caminhos Romanos, 2013.
    Publicado
  7. Rocha, Maria. "Figures de l'enfance et des enfants dans la sociologie de l'enfance au Portugal: Contribution et une analyse de la production scientifique (1995-2005).". 2012.
  8. Araújo, Helena C. ; Rocha, Cristina; Fonseca, Laura. "Toward the Recognition of Their Educational Rights: Portugal". In Girls' secondary education in the Western world: From the 18th to the 20th Century, 93-109. Palgrave, 2010.
    Publicado • 10.1057/9780230106710_7
Livro
  1. Monteiro, Angélica; Leite, Carlinda; Barros, Rita; Lopes, Amélia; Rocha, Cristina; Teixeira, Elsa; Caramelo, João; et al. Handbook youth digital citizenship education. CIIE/FPCEUP. 2021.
    Publicado
  2. Araújo, H.C.; Macedo, E.; Behtoui, A.; Tomaszewska-Pekala, H.; Marchlik, P.; Wrona, A.; Rocha, C.. Shaping the policies towards early school leaving in Portugal, Sweden and Poland. 2018.
  3. Ferreira, Manuela 8D12-BD73-5256; Rocha, Cristina. As crianças, a infância e a educação: Na produção académica nacional, nas universidades públicas e privadas: Portugal 1995-2005 [Children, childhood and education in national academic production, in public and private universities: Portugal 1995-2005]. 2016.
  4. Rocha, Cristina. Autor correspondente: Rocha, Cristina. Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação? [What do the Portuguese perceive to be the value of education?]. Fundação Belmiro de Azevedo. 2016.
    Publicado
  5. Araújo, Helena C.; Magalhães, António; Rocha, Cristina; Macedo, Eunice. Policies on early school leaving in nine European countries: A comparative analysis. University of Antwerp. 2014.
    Publicado
  6. Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela 8D12-BD73-5256. As mulheres e a cidadania, as mulheres e o trabalho na esfera pública e na esfera doméstica [Women and citizenship, women and work in public sphere and domestic sphere]. Portugal: Livros Horizonte. 2006.
  7. Rocha, Cristina. Da botica à universidade: Continuidades e mudanças na construção da profissão farmacêutica em Portugal [From the apothecary to the university: Continuities and changes in the construction of the pharmaceutical profession in Portugal]. Porto, Portugal: LIVPSIC. 2004.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Rocha, Cristina; Silva, Pedro. "Prefácio". Prefácio para A integração escolar das crianças na transição de ciclo, 7-9. Portugal: Psicosoma. 2022.
    Publicado
  2. Rocha, Cristina; Correia, José Alberto. "Prefácio". Prefácio para Ajudar a Nascer Parteiras, saberes obstétricos e modelos de formação (século XV-1974). Porto, Portugal. 2008.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Development and implementation of policies concerning ESL in the partner countries: a comparative analysis. 2018. Helena C. Araújo; António Magalhães; Cristina Rocha; Eunice Macedo. http://hdl.handle.net/10216/101394.
  2. Disseminating the european political common grammar in education: ESL as a EU concern. 2017. Helena C. Araújo; António M. Magalhães; Cristina Rocha; Eunice Macedo. http://hdl.handle.net/10216/76908.
  3. Epistemologias da educação dos jovens investigadores em educação: o caso do "ENJIE". 2017. Pedro Rocha; Ricardo Monginho; Manuela Ferreira; Cristina Rocha. http://hdl.handle.net/10216/61922.
  4. Contribuição do ensino secundário liceal feminino para um modelo de educação pública da mulher: 1880 - 1940. 2017. Cristina Rocha. http://hdl.handle.net/10216/40842.
  5. Education/social and measures regarding ESL in nine partner countries. 2017. Helena C. Araújo; António M. Magalhães; Cristina Rocha; Eunice Macedo. http://hdl.handle.net/10216/76914.
  6. A educação feminina entre o particular e o público: o ensino secundário liceal nos anos 30. 2017. Cristina Rocha. http://hdl.handle.net/10216/42940.