Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Olímpio Paixão
- Data de nascimento
- 1990/07/12
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Paixão, Olímpio
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1316-66BE-CF1D
- ORCID iD
- 0000-0002-2699-1530
Endereços de correio eletrónico
- ompaixao@ualg.pt (Profissional)
- o_paixao_13@sapo.pt (Pessoal)
Websites
- https://orcid.org/0000-0002-2699-1530 (Académico)
- https://www.researchgate.net/profile/Olimpio_Paixao (Académico)
- https://scholar.google.com/citations?user=PBpIFicAAAAJ&hl=en (Académico)
- https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=57193556133 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014 - 2021
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Abordagem motivacional à exploração vocacional e à tomada de decisão de carreira.
[Motivational approach to career exploration and career decision-making]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom com distinção e louvor |
2014
Concluído
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"AUTONOMY IN THE CAREER DECISION-MAKING PROCESS OF HIGH SCHOOL STUDENTS: A MOTIVATIONAL PROFILE APPROACH" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores |
2012/06
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/18 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
2017/09/11 - 2020/01/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/09/27 | Ajustamento ao Ensino Superior em Estudantes de Cursos Técnico Superior Profissional | 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses e no XIII Congresso Ibero-Americano de Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) (Lisboa, Portugal)
|
2024/09/26 | Socio-emotional skills profiles and their relations with career exploration and perceived parental support among 8th grade students |
Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) (Lisboa, Portugal)
|
2024/09/26 | Curiosity saved the cat: socio-emotional skills mediate the relationship between parental support and career exploration | 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses e no XIII Congresso Ibero-Americano de Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) (Lisboa, Portugal)
|
2024/05/22 | Competências Socioemocionais e Desenvolvimento de Carreira | 7º Encontro de Psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2024/03 | A Curiosidade Salvou o Gato: A exploração no desenvolvimento vocacional de alunos do Ensino Profissional | Programa de disseminação de ciência do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD)
Biblioteca Municipal de Faro
|
2023/12 | A Curiosidade Salvou o Gato - articulação entre as competências socioemocionais e as variáveis da carreira | X Seminário de Psicologia da Educação
Direção Geral de Educação e Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2023/11 | A Curiosidade Salvou o Gato: A exploração no desenvolvimento vocacional de alunos do Ensino Secundário | Programa de disseminação de ciência do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD)
Biblioteca Municipal de Faro (Faro, Portugal)
|
2018/04/18 | Career Related Parent Support Scale – CRPSS: avaliação e intervenção de carreira | 10º Congresso da Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDAP/AIDEP)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018/04 | Suporte Parental e Autonomia: Efeitos na Exploração e Indecisão de Carreira | II Seminário Internacional do Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento
Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/04 | Motivação Autónoma vs Motivação Controlada na Indecisão de Carreira: Efeito Mediador da Exploração Vocacional | II Seminário Internacional do Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento
Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Braga, Portugal (Braga, Portugal)
|
2018/04 | Intenções de Procura de Emprego no Ensino Superior: Empregabilidade Percebida e Autoeficácia | II Seminário Internacional do Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento
Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Braga, Portugal (Braga, Portugal)
|
2017/05 | Suporte dos Pares e Desenvolvimento Vocacional: O efeito da autonomia para a Tomada de Decisão de Carreira | II Congresso Internacional sobre Interdisciplinaridade nas Ciências Sociais e Humanas
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2017/05 | Valores Pessoais, Motivação para a Atividade Letiva e Bem-Estar Psicológico dos Professores | II Congresso Internacional sobre Interdisciplinaridade nas Ciências Sociais e Humanas
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016/09 | O Suporte parental e exploração vocacional: O efeito moderador da motivação intrínseca | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Centro de Congressos da Alfândega do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/09 | Suporte dos pares e exploração vocacional: Motivação Autónoma vs. Controlada | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Centro de Congressos da Alfândega do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/09 | Estudo preliminar de validação da versão portuguesa da Escala de Empregabilidade Percebida (EEP – Perceived Employability Scale, Herbet & Rothwell, 2008) | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Centro de Congressos da Alfândega do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/07 | Autonomia no processo de tomada de decisão de carreira em alunos de ensino secundário: Uma abordagem aos perfis motivacionais | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, organizado pela Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016/07 | Intenções e comportamentos de procura de emprego em finalistas do ensino superior: O papel da empregabilidade percebida, da autoeficácia e da adaptabilidade de carreira | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, organizado pela Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016/05 | Interdisciplinary Approach to Career Studies | I Congresso Internacional sobre Interdisciplinaridade nas Ciências Sociais e Humanas
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2015/11 | Empregabilidade Percebida, Adaptabilidade de Carreira e Autoeficácia na Transição para o Trabalho: Estudo comparativo entre estudantes do ensino superior com e sem experiência de trabalho | Congresso Internacional: O Ensino Superior Pós-Bolonha: Tempo de Balanço, Tempo de Mudança
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2013/09 | Validação da versão portuguesa da Situational Motivation Scale (SIMS) | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/10/24 - 2024/10/26 | Organization member of the ESREA Active Democratic Citizenship and Adult Learning (ADCAL) Research Network Conference, entitled
“Thinking against the grain: Critical Pedagogy, Popular Education and Revolution” (2024/10/24 - 2024/10/26)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/24 - 2024/10/26 | Moderator of discussion panel at the ESREA Active Democratic Citizenship and Adult Learning (ADCAL) Research Network Conference.
Conferência
|
Thinking against the grain: Critical Pedagogy, Popular Education and Revolution
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2024/07/09 - 2024/07/13 | Member of the EQ Leadership Academy at the Summer School entitled "Empowering Academia for an Inclusive University: Become
an agent of change for equity and inclusion in European universities"
Outro
|
EQUNI Summer School: Empowering Academia for an Inclusive University: Become an agent of change for equity and inclusion in
European universities
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2024/07/05 - 2024/07/05 | Moderator of a panel discussion at the seminar entitled “Building Paths: Inspiring Projects for the Development of Socio-Emotional
Competencies in Children and Young People”.
[Moderador de mesa de debate no seminário intitulado "Construindo caminhos: Projetos Inspiradores para o Desenvolvimento de
Competências Socioemocionais em crianças e jovens".]
Seminário
|
Construindo Conhecimento: Desenvolvimento das Competências Socioemocionais
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/11/01 - 2024/11/30 | II Jornada de Investigación Estudiantil en Psicología (JIEP2024) | Facultad de Psicología. Universidad de la República. Montevideo, Uruguay |
2021/04/01 - 2021/04/30 | IV Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento: Desenvolvimento e bem-estar nos contextos de trabalho e formação | Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Universidade do Algarve (UAlg) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/09/09 - 2025/01/31 | Communication Techniques | Tecnologias Informáticas (Curso Técnico Superior Profissional) | Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia, Portugal |
2024/09/09 - 2025/01/31 | Developmental Psychology | Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2024/09/09 - 2025/01/31 | Introduction to Scientific Research Practice | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2024/09/09 - 2025/01/31 | Developmental Psychology | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2024/02/05 - 2024/07/31 | Educational Psychology | Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2024/02/01 - 2024/07/31 | Communication Techniques | Engenharia Informática (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2024/02/01 - 2024/07/01 | Educational Psychology | Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2024/02/01 - 2024/07/01 | Educational Psychology | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2024/02/01 - 2024/07/01 | Intervention Project in STEAM Careers | Methodologies and Tools to STEAM Careers Interventions (Pós-Graduação) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2024/02/01 - 2024/07/01 | Career Methodologies and Resources in STEAM Intervention | Methodologies and Tools to STEAM Careers Interventions (Pós-Graduação) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2024/02/01 - 2024/07/01 | Theories of Intelligence and Learning | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2023/09/18 - 2024/01/31 | Psicologia do Desenvolvimento | Ciências da Educação e da Formação | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2023/09/18 - 2024/01/31 | Career Development and STEAM Education | Methodologies and Tools to STEAM Careers Interventions (Pós-Graduação) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2023/09/18 - 2024/01/31 | Developmental Psychology | Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2019/09/01 - 2020/01/31 | Educational Psychology | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2019/09/01 - 2020/01/31 | Communication and Learning Techniques | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2018/09/01 - 2019/01/31 | Communication and Learning Techniques | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2018/09/01 - 2019/01/31 | Educational Psychology | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2018/02/01 - 2018/07/01 | Developmental Psychology | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2017/09/11 - 2018/01/31 | Educational Psychology | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2017/09/11 - 2018/01/31 | Educational Psychology | Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2017/09/11 - 2018/01/31 | Communication and Learning Techniques | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2017/09/11 - 2018/01/31 | Developmental Psychology | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |