???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alexandra Marinho de Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Alexandra

Identificadores de autor

Ciência ID
141A-B5FA-E5C7
Formação
Grau Classificação
2024/01/15 - 2026/12/01
Em curso
Centro de Estudos de Teatro (Pós-doutoramento)
Especialização em Theater and Image
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014/01/15 - 2019/06/26
Concluído
Theater-, Film- und Medienwissenschaft (Doktor (PhD))
Especialização em Theater
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
"Bertolt Brecht and Theatre Photography: Aesthetic and Political Involvement" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Dissertation: cum laude and Oral presentation: magna cum laude
2011 - 2013/11/29
Concluído
Visual Arts (Master)
Especialização em Theater
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Theatre and Photography - Creative Dialogues " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
2006 - 2008/05/13
Concluído
Especialização em Arte-Educação (Diploma de especialização)
Especialização em Arts
Centro Federal de Educacao Tecnologica do Ceara, Brasil
Aprovada
1994 - 2003/01
Concluído
English Studies (Licence)
Especialização em Humanities
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Aprovada
1994 - 2002/07
Concluído
English Studies (Bachelor)
Especialização em Humanities
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Aprovada
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - 2009 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Centro Federal de Educacao Tecnologica do Ceara, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001 - 2004 Professor Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, Brasil
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. Oliveira, Alexandra. "Teatro Máquina and Nossos Mortos (Our Dead): A Brechtian Theater Experience in Brazil". In Das Brecht-Jahrbuch, 96-115. Suffolk, Reino Unido: Camden House, 2021.
    Publicado
Recurso online
  1. Oliveira, Alexandra. UnRuhe: a Lehrformance. 2022. https://e-cibs.org/ibs-symposium-israel-2022/#marinho.
  2. Oliveira, Alexandra. Skovsbostrand 8. 2017. https://e-cibs.org/issue-2-2017/.
Tese / Dissertação
  1. "Bertolt Brecht and theatre photography: aesthetic and political involvement". Doutoramento, Goethe-Universität Frankfurt am Main, 2019. urn:nbn:de:hebis:30:3-516721.

Artística / Interpretação

Interpretação artística
  1. 2024. Na Boca do Tubarão. Sociedade Filarmônica Recordações D'Apolo e Liceu Camões.
  2. 2009. Tudo que eu queria te Dizer. Teatro José de Alencar.
Obra teatral
  1. Instituto Camões. 2022. Saramago.
  2. 2009. Mahagony: Ascensão e Queda.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 UnRuhe (Lecture Performance)
International Brecht Society (Tel Aviv, Israel)
2021 Die Demontage der Revolutionen des Tropicalismo: das Fortbestehen eines emanzipatorischen Diskurses
Universität Leipzig (Leipzig, Alemanha)
2019 (Un)Mögliche Verortungen: Postdramatisches Theater geografisch & historisch
Akademie der Künste Berlin (Berlin, Alemanha)
2019 Teatro Máquina: Brechtian Experience in Brazilian Theatre
Universität Leipzig (Leipzig, Alemanha)
2017 Politics of Images: Brecht’s War Primer and Journals
Theatre Faculty of Jana´cek Academy os Music and Performing Arts Brno (Brno, República Checa)
2016 Brecht and Phorography
St Hugh’s College Oxford (Oxford, Reino Unido)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/10 - 2024/12 Brecht in Focus - Reading and discussion about Bertolt Brecht's didactic plays (Lehrstücke) Teatro (Outros) Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2024/03 - 2024/12 Meetings with Galileu (Outros) Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Goethe Institut Portugal, Portugal