???global.info.a_carregar???
Maria João Carapeto completed her PhD in March 2009 in the University of Barcelona, Faculty of Psychology, Spain (Pharmacology and Psychiatry, degree recognized in the field of Applied Psychology in March 2021 by the University of Minho, Portugal), DEA in Famacology and Psychiatry in December 2000 by the University of Extremadura, Faculty of Medicine, Spain, and a degree in Psychology in 1988 by the University of Lisbon, Faculty of Psychology and Educational Sciences, Portugal. She is currently an Invited Assistant Professor at the University of Évora, Department of Psychology, Portugal, and a researcher at the CHRC - Comprehensive Health Research Center. She has published dozens of articles in specialized journals and conference proceedings, book chapters and books, and participated in dozens of national and international scientific meetings (conferences, etc.). She has co-organized scientific events and supervised and co-supervised master's dissertations in the areas of Psychology, Psychomotricity and Special Education. She participates and has participated as a researcher in five European projects. She works in the Social Sciences field with an emphasis on Psychology, her research areas including youth’s mental health, risk and protective factors and mechanisms, and prevention; inclusion, special needs and quality of life; and ageing and well-being.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria João Serrano Carapeto

Identificadores de autor

Ciência ID
1513-6E1F-7BE7
ORCID iD
0000-0001-8912-9916
Formação
Grau Classificação
2021/03
Concluído
Applied Psychology (recognition of the doctoral degree conferred by the University of Barcelona, Spain, in 2009) (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Auto-conhecimento e adaptação psicológica na adolescência / Self-knowledge and psychological adaptation in adolescence" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2020/02
Concluído
Especialista em Necessidades Educativas Especiais / Specialist in Special Educational Needs (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2016/12
Concluído
Especialista em Psicologia Comunitária / Specialist in Community Psychology (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2016/08
Concluído
Especialista em Psicologia da Educação / Specialist in Educational Psychology (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2016/08
Concluído
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde / Specialist in Clínical and Health Psychology (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2010/06
Concluído
Certificado de Competências Pedagógicas / Certificate of Pedagogical Competence (Outros)
Especialização em Formador/a / Trainer
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2009/03
Concluído
Farmacologia y Psiquiatria / Pharmacology and Psychiatry (Doctorat)
Universitat de Barcelona - Departament de Psicologia, Espanha
"Auto-conhecimento e adaptação psicológica na adolescência" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excel-lent "cum laude", Doutoramento Europeu / European Doctorate
2004/09 - 2005/07
Concluído
Scientific visit to the Dynamic Development Laboratory, led by Prof. Dr. Kurt Fischer (Outros)
Harvard University, Graduate School of Education , Estados Unidos
2003/09 - 2004/07
Concluído
Scientific visit, Psychology Research Center (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
2000/12
Concluído
Famacología y Psiquiatría / Pharmacology and Psychiatry (DEA)
Universidad de Extremadura Facultad de Medicina, Espanha
Sobresaliente (9/10)
1998/11
Concluído
Transnational internship at the National Centre For Guidance And Education, Dublin, Ireland (Direção Regional de Educação do Alentejo - PRODEP) - Psychological, educational and vocational counseling (Outros)
Especialização em Aconselhamento psicológico, educacional e vocacional
National Centre For Guidance And Education, Irlanda
1998/07
Concluído
Trainer Registration Certificate (teachers) (Outros)
Especialização em Psicologia da Educação
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
1997/04
Concluído
Proofs of Pedagogical Aptitude and Scientific Ability (Outros)
Especialização em Psicologia
Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, Portugal
Aprovada
1994/03
Concluído
Transnational internship in France, Nord Pas-de-Calais, with the local development agencies ESPACE and IMAGINE - Counseling and training for women (Community Initiative New Opportunities for Women, NOW) (Outros)
Especialização em Aconselhamento e formação de mulheres
Associação Terras Dentro, Portugal
1994
Concluído
Aconselhamento e Psicoterapia Comportamental e Cognitiva (componente curricular) / Behavioral and Cognitive Counseling and Psychotherapy (curricular component) (Especialização pós-licenciatura)
Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, Portugal
1988
Concluído
Psychology (Licenciatura)
Especialização em Psicoterapia e Aconselhamento
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Bom com Distinção (16 valores)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11 - Atual Investigador (Investigação) CHRC - Comprehensive Health Research Center, Portugal
Universidade de Évora, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2010/09 - 2014/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
1997 - 2001 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa / Beja, Portugal
Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa / Beja, Portugal
1994/09 - 1997/04 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa / Beja, Portugal
Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa / Beja, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995/11 - 2007/11 Psicóloga Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária André de Gouveia - Serviço de Psicologia e Orientação, Portugal
1992/08 - 1995/08 Psicóloga Associação Terras Dentro, Portugal
1988/11 - 1992/07 Psicóloga (Programa Interministerial de Promoção do Sucesso Educativo) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Direção Regional de Educação do Alentejo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/12/31 - 2025/12/30 Stronger Youth - Empowering Young People Social Competences & Soft Skills through Peer mentoring
KA220-YOU-3BAF79FF
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Em curso
2020/09 - 2023/08 ASUMIE - Additional support and mediated learning in inclusive education.
2020-1-BE02-KA201-074751
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
2019/09 - 2022/08 Reflect - Raising awareness and stimulating executive functioning and social emotional learning by integrating evidence-based strategies in the classroom to empower pupils, teachers and parents
2019-1-BE02-KA201-060353
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
2017/09 - 2020/11 C&I: Cognition and Inclusion
2017-1-BE02-KA202-034722
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
2016 - 2017 ENABLIN+: Enabling and Including Young People with Complex and Intense Support Needs
541981-LLP-1-2013-1-BE- LEONARDO-LMP
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Domingos, Raquel; Carapeto, Maria João; Veiga, Guida. "Vinculação e Desajustamento Emocional em Adolescentes". Trabalho apresentado em International Seminar: Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress, 2018.
    Publicado
  2. Candeias, Adelinda; Portelada, António; Carapeto, Maria João; Coelho, Cátia; Costa, Nuno. "Análise das necessidades das crianças com necessidades de apoio complexas e intensas nos parceiros europeus do projeto Enablin+". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional - Educação, Inclusão e Inovação, 2017.
    Publicado
  3. Carapeto, Maria João. "On self-knowledge conflicts as promoters of stressful experiences and the prevention of depression in adolescence". Trabalho apresentado em 1st Scientific Meeting in Psychology 2016. University of Evora and University of Leipzig - Psychological Issues in Education and Health, 2016.
    Publicado
  4. Sousa, Sónia; Carapeto, Maria João. "Pode a Expressão Dramática melhorar o comportamento problemático de uma criança?". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
    Publicado
  5. Costa, Liliana; Carapeto, Maria João. "Hábitos de leitura na família, habilidades linguísticas e fluência de leitura: um contributo". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
    Publicado
  6. Costa, Liliana; Carapeto, Maria João. "Desenvolvimento da linguagem e fluência de leitura no final do primeiro ano de escolaridade: um contributo". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
    Publicado
  7. Costa, Maria Inês Pelaio Macedo; Carapeto, Maria João. "A construção do autoconceito em crianças cegas e amblíopes: um contributo". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
    Publicado
  8. Costa, Maria Inês Pelaio Macedo; Carapeto, Maria João. "Construção do autoconceito e rendimento escolar: comparando crianças cegas e amblíopes e crianças sem necessidades educativas especiais". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
    Publicado
  9. Carapeto, Maria João; Feixas, Guillem. "O conhecimento dos outros e a construção de si mesmo em adolescentes com e sem sintomatologia depressiva: um estudo exploratório". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de "Psicologia, Educação e Cultura - Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas", 2013.
    Publicado
  10. Castro, Joana Lamosa; Carapeto, Maria João. "Desenvolvimento socioemocional em crianças com fibrose quística: um estudo de caso". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de "Psicologia, Educação e Cultura - Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas", 2013.
    Publicado
  11. Pereira, Olívia Gomes; Carapeto, Maria João. "Inclusão escolar de crianças com Síndroma de Asperger: um estudo de caso". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de "Psicologia, Educação e Cultura - Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas", 2013.
    Publicado
  12. Carapeto, Maria João. "Educação Especial: representações cognitivas numa amostra de estudantes de mestrado". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Psicologia do Trabalho e das Organizações - Trabalho, Riscos Psicossociais e Saúde: Conceptualização, Diagnóstico e Intervenção, 2013.
    Publicado
  13. Arouca, Sónia; Carapeto, Maria João. "Aquisição de comportamentos adaptativos num caso de perturbação do espectro do autismo". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
    Publicado
  14. Carapeto, Maria João; Feixas, Guillem. "O conhecimento dos outros e a construção de si mesmo na adolescência: um estudo exploratório". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, 2012.
    Publicado
  15. Costa, Liliana; Carapeto, Maria João. "Da linguagem oral no pré-escolar à aprendizagem da leitura no primeiro ano de escolaridade: um contributo". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, 2012.
    Publicado
  16. Fernandes, Helena; Ponte, Filomena; Carapeto, Maria João. "O impacto da imagem nos hábitos de literacia infantil". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, 2012.
    Publicado
  17. Carapeto, Maria João; Feixas, Guillem. "Exploração de construtos pessoais em adolescentes: como sou, o que os outros pensam de mim e como gostaria de ser". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, 2011.
    Publicado
  18. Fernandes, Helena; Ponte, Filomena; Carapeto, Maria João. "A importância da imagem na motivação de crianças com NEE para a literatura infantil". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, 2011.
    Publicado
  19. Carapeto, Maria João; Feixas, Guillem. "Avaliação de construtos pessoais em adolescentes com e sem sintomatologia depressiva: como sou, o que os outros pensam de mim e como gostaria de ser". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica / XVI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2011.
    Publicado
  20. Carapeto, Maria João; Feixas, Guillem. "História de (in)sucesso escolar e ajustamento psicológico no final do secundário". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, 2010.
    Publicado
  21. Carapeto, Maria João; Feixas, Guillem; Ingelmo, Joaquín. "Auto-estima, dilemas implicativos e adaptação psicológica na adolescência: um estudo exploratório". Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2006.
    Publicado
  22. Carapeto, Maria João; Feixas, Guillem; Ingelmo, Joaquín. "Auto-estima, dilemas implicativos e adaptação psicológica na adolescência: um estudo exploratório". Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Inês Agostinho; Luísa Grácio; Maria João Carapeto. "Solidão e Bem-Estar em Adultos Portugueses: Uma Revisão de Literatura". RIAGE - Revista Ibero-Americana de Gerontologia (2024): https://doi.org/10.61415/riage.325.
    10.61415/riage.325
  2. Catarina Paulino; Maria João Carapeto; Luísa Grácio. "Envelhecimento, Bem-Estar e Religiosidade em Portugal: Uma Revisão de Literatura". RIAGE - Revista Ibero-Americana de Gerontologia 6 (2024): https://doi.org/10.61415/riage.326.
    10.61415/riage.326
  3. Luísa Grácio; Joana Canhoto; Heldemerina Pires; Maria João Carapeto. "Religiosidade, Espiritualidade e Bem-Estar em Idosos". RIAGE - Revista Ibero-Americana de Gerontologia 4 (2023): 665-678. http://dx.doi.org/10.61415/riage.114.
    Acesso aberto • Publicado • 10.61415/riage.114
  4. Maria João Carapeto; Guida Veiga. "Emotional awareness mediates the relationship between attachment and anxiety symptoms in adolescents". Mental Health & Prevention 30 (2023): https://doi.org/10.1016/j.mhp.2023.200269.
    10.1016/j.mhp.2023.200269
  5. Grácio, Luísa; Aguiar, Helga; Pires, Heldemerina; Carapeto, Maria João. "Teaching and quality of teaching: Conceptions of higher education professors in Sao Tome and Principe". Frontiers in Education 8 (2023): 1-14. http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2023.1144147.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/feduc.2023.1144147
  6. Grácio, Luísa; Carapeto, Maria João; Pires, Heldemerina. "Aging and Well-Being: Views, Experiences and Contexts". BIONET Journal of Biocentric Sciences 4 S (2023): 45-48. https://e.issuu.com/embed.html?d=978-3-86863-273-6_-_leseversion&u=schibri.
    Publicado
  7. Grácio, Luísa; Guerra, Sara; Carapeto, Maria João. "Contribuição da universidade sénior para o bem-estar e qualidade de vida". RIAGE - Revista Ibero-Americana de Gerontologia 2 (2022): 3-17. http://dx.doi.org/10.61415/riage.27.
    10.61415/riage.27
  8. Carapeto, Maria João; Raquel Domingos; Guida Veiga. "Attachment and Depressive Symptoms in Adolescence: The Mediatory Role of Emotion Awareness". Behavioral Sciences 12 10 (2022): 405. https://doi.org/10.3390/bs12100405.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/bs12100405
  9. Sara Pinto; Guida Veiga; Maria João Carapeto. "BODILY EXPERIENCE OF PORTUGUESE UNIVERSITY STUDENTS DURING THE PANDEMIC". Psicologia, Saúde & Doença (2022): https://doi.org/10.15309/22psd230230.
    10.15309/22psd230230
  10. Pinto,Sara; Veiga,Guida; Carapeto,Maria João. "A vivência do corpo de estudantes universitários portugueses durante a pandemia". Revista Psicologia, Sau´de & Doenc¸as 23 2 (2022): 583-590. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862022000200583.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Carapeto, Maria João; Grácio, Luísa; Pires, Heldemerina. "Conceções de jovens sobre o funcionamento positivo de adultos de meia idade e idosos". Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 2 2 (2021): 181-190. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v2.2224.
    Publicado • 10.17060/ijodaep.2021.n2.v2.2224
  12. Carapeto, Maria João. "Autoconhecimento: uma breve revisão narrativa". Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 2 2 (2021): 237-244. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v2.2230.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17060/ijodaep.2021.n2.v2.2230
  13. Carapeto, Maria João; Pires, Heldemerina; Grácio, Luísa. "Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos". Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 1 2 (2021): 401-410. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195
  14. Maria João Carapeto; Raquel Domingos; Guida Veiga. "Is the Effect of Body Dissatisfaction on Depressive Symptoms Dependent on Weight Status? A Study with Early-to-Middle Adolescents". European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education (2020): https://doi.org/10.3390/ejihpe10040072.
    10.3390/ejihpe10040072
  15. Maria João Carapeto; Guillem Feixas. "The Organization of Self-Knowledge in Adolescence: Some Contributions Using the Repertory Grid Technique". European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education (2020): https://doi.org/10.3390/ejihpe10010031.
    10.3390/ejihpe10010031
  16. Carapeto, Maria João. "(Des)ajustamento psicológico e expressões idiomáticas na adolescência". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 1 2 (2019): 127-136. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v1.1681.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17060/ijodaep.2019.n2.v1.1681
  17. Carapeto, Maria João. "Reorganização do autoconhecimento e adaptação psicológica na adolescência". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 1 2 (2019): 137-146. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v1.1682.
    10.17060/ijodaep.2019.n2.v1.1682
  18. Maria João Carapeto; Guillem Feixas. "Self-Knowledge and Depressive Symptoms in Late Adolescence: A Study Using the Repertory Grid Technique". Journal of Constructivist Psychology (2019): https://doi.org/10.1080/10720537.2018.1433087.
    10.1080/10720537.2018.1433087
  19. Maria João Carapeto; Adelinda Candeias; Vitor Franco; Luísa Grácio; Cátia Sofia Coelho; Nuno Costa. "Quality of life and special needs: exploring the previous concepts of professionals". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2660.
    10.17979/reipe.2017.0.11.2660
  20. Carapeto, Maria João; Feixas, Guillem. "O conhecimento dos outros e a construção de si mesmo em adolescentes com e sem sintomatologia depressiva: um estudo exploratório.". Psicologia, Educação e Cultura 17 2 (2013): 102-117.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Pereira, Olívia Gomes; Carapeto, Maria João. "Inclusão escolar de crianças com Síndroma de Asperger: um estudo de caso". 17 2 (2013): 32-48.
    Publicado
  22. Carapeto, Maria João. "Os pais e os problemas de comportamento das crianças". Diversidades 37 (2012): 12-15.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Candeias, Adelinda; Félix, Adriana; Pires, Heldemerina; Carapeto, Maria João; Frango, Conceição; Romão, Ana Paula; Portelada, António. "Step By Step To Social Inclusion and Citizenship: Vasco Conquests". In Inclusive Education: A Casebook for Good Practices, 52-56. Universidade de Évora, 2023.
    Publicado
  2. Candeias, Adelinda; Félix, Adriana; Pires, Heldemerina; Carapeto, Maria João; Almeida, Gabriela; Fragoso, Francisca; Gonçalves, Graça; Gonçalves, Rui; Portelada, António. "A New Victory Each Day: The Runner Boy Rui.". In Inclusive Education: A Casebook for Good Practices, 47-51. Universidade de Évora, 2023.
    Publicado
  3. Carapeto, M. J. ; Candeias, Adelinda; Coelho, C.; Costa, N.; Grácio, Luísa; Franco, Vitor. "Quality of life of youth with complex and intensive support needs: personal conceptions of professionals in the context of training". In Enability. Enabling inclusive quality of life in young people with multiple disabilities and complex and intense support needs: concepts & good practices, 231-244. Garant, 2023.
    Publicado
  4. Grácio, Luísa; Carapeto, Maria João; Candeias, Adelinda. "Instrumento de crenças sobre cognição e inclusão social de pessoas com deficiência intelectual – versão para organizações". In SA-CCI. Sistema de avaliac¸a~o de crenc¸as: Cognic¸a~o e inclusa~o social em pessoas com deficie^ncia intelectual, 37-70. Universidade de Évora (Departamento de Psicologia - ECS), 2020.
    Publicado
  5. Candeias, Adelinda A.; Costa, Nuno; Grácio, Luísa; Carapeto, Maria João; Guerra, Cristina; Pires, Heldemerina. "Cognition and inclusion. Theoretical approaches to the development of cognitive competences in adults.". In Desenvolvimento ao longo da vida: Aprendizagem, bem-­estar e inclusão. Universidade de Évora (Departamento de Psicologia – Escola de Ciências Sociais), 2020.
  6. Candeias, Adelinda; Portelada, António; Carapeto, Maria João; Grácio, Luísa; Pires, Heldemerina; Guerra, Cristina; Costa, Nuno. "Múltiplas abordagens à Reabilitação e Inclusão de Adultos: Conceitos e abordagens práticas identificados no Projeto Cognition & Inclusion". In SA-CCI. Sistema de avaliac¸a~o de crenc¸as: Cognic¸a~o e inclusa~o social em pessoas com deficie^ncia intelectual, 8-19. Universidade de Évora (Departamento de Psicologia - ECS), 2020.
    Publicado
  7. Carapeto, Maria João. "Desenvolvimento na adolescência e aprendizagem ao longo da vida: notas para uma reflexão". Universidade de Évora (Departamento de Psicologia – Escola de Ciências Sociais), 2020.
  8. Domingos, Raquel; Carapeto, Maria João; Veiga, Guida. "Vinculação e desajustamento emocional em adolescentes". 2019.
  9. Tomás, Maria Teresa; Carapeto, Maria João. "Que ensino da leitura quando os currículos são funcionais: algumas notas para uma reflexão.". In Encontros IDEA. Dificuldades para aprender – Acreditar, Monitorizar, Evoluir (Livro II), editado por Gonçalves, Maria Dulce, 265-282. Sinapis, 2014.
    Publicado
Livro
  1. Candeias, Adelinda; Portelada, António; Guerra, Cristina; Pires, Heldemerina; Franco, Glória; Grácio, Luísa; Carapeto, Maria João; Fragoso, Susana; Calisto, Inês. O que faz o meu dia? / What make my day? Bem-estar, competências socioemocionais e funcionamento executivo em crianças e jovens. Universidade de Évora (Departamento de Ciências Médicas e da Saúde – Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano). 2022.
  2. Candeias, Adelinda; Portelada, António; Grácio, Luísa; Carapeto, Maria João; Pires, Heldemerina; Guerra, Cristina. Sistema de avaliação de crenças: Cognição e inclusão social em pessoas com deficiência intelectual. Universidade de Évora (Departamento de Psicologia - ECS). 2020.
Poster em conferência
  1. Rosa, Adriana; Pereira, Anabela; Carapeto, Maria João. "Cancer Literacy among College Students". Trabalho apresentado em XIV Congresso Nacional de Psico-Oncologia e III Congresso Luso-Brasileiro de Psico-Oncologia, 2024.
  2. Carapeto, Maria João; Feixas, Guillem. "Gender Differences in Adolescents' Self-Knowledge Organization. The Moderating Role of Adolescence Phase". Trabalho apresentado em 4th CHRC Annual Summit, 2023.
  3. Pinto, Sara; Veiga, Guida; Carapeto, Maria João. "A Vivência do Corpo de Estudantes Universitários Portugueses durante a Pandemia". Trabalho apresentado em XIV Congresso Nacional de Psicologia da Saúde - Psicologia e Saúde em Tempos de Crise, 2022.
  4. Carapeto, Maria João. "(Des)ajustamento psicológico e expressões idiomáticas na adolescência". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional PPSINFAD – Psicologia e Promoção da Saúde na Infância e Adolescência – e XXVII Congresso Internacional INFAD, 2019.
  5. Candeias, Adelinda; Grácio, Luísa; Carapeto, Maria João; Franco, Vítor; Portelada, António; Saragoça, Maria José; Rosário, Ana; et al. "Capacitar e incluir pessoas com necessidades complexas e intensas: Apresentação do projeto ENABLIN+". 2017.
  6. Candeias, Adelinda; Portelada, António; Costa, Nuno; Grácio, Luísa; Franco, Vítor; Carapeto, Maria João; Saragoça, Maria José; et al. "Mediadores para a Inclusão: Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional ¿Educação, Inclusão e Inovação, 2017.
  7. Carapeto, Maria João. "Intrapersonal conflicts and psychological adaptation in adolescence: a contribution". Trabalho apresentado em 2nd International Mental Health Congress, 2016.
  8. Costa, Liliana; Carapeto, Maria João. "Hábitos de leitura na família, habilidades linguísticas e fluência de leitura: um contributo". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
  9. Costa, Liliana; Carapeto, Maria João. "Desenvolvimento da linguagem e fluência de leitura no final do primeiro ano de escolaridade: um contributo". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
  10. Castro, Joana Lamosa; Carapeto, Maria João. "Desenvolvimento socioemocional em crianças com fibrose quística: um estudo de caso". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de "Psicologia, Educação e Cultura", 2013.
  11. Pereira, Olívia Gomes; Carapeto, Maria João. "Inclusão escolar de crianças com Síndroma de Asperger: um estudo de caso". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de "Psicologia, Educação e Cultura", 2013.
  12. Costa, Liliana; Carapeto, Maria João. "Da linguagem oral no pré-escolar à aprendizagem da leitura no primeiro ano de escolaridade: um contributo". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”, 2012.
  13. Fernandes, Helena; Ponte, Filomena; Carapeto, Maria João. "O impacto da imagem nos hábitos de literacia infantil". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional “Contributos Da Psicologia Em Contextos Educativos”, 2012.
  14. Carapeto, Maria João. "Educação Especial: representações cognitivas numa amostra de estudantes de mestrado". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Psicologia do Trabalho e das Organizações - Trabalho, Riscos Psicossociais e Saúde: Conceptualização, Diagnóstico e Intervenção, 2012.
  15. Fernandes, Helena; Ponte, Filomena; Carapeto, Maria João. "A importância da imagem na motivação de crianças com NEE para a literatura infantil". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, 2011.
Relatório
  1. Carapeto, M. J. ; Grácio, L.; Pires, H.. 2024. Methodological framework and guidelines for the On-line Skills Assessment Tool.
  2. Carapeto, Maria João; Grácio, L.; Pires, Heldemerina; Farinha, Ana; Miranda, Dayessi. 2024. Stronger Youth Project. Adolescent Mental Health in Six European Countries: Needs and Strengths.
  3. Carapeto, M. J. ; Grácio, L.; Pires, Heldemerina. 2024. Stronger Youth Project. Adolescent Mental Health in Portugal: Needs and Strenghts. National Report.
  4. Carapeto, M. J. ; Grácio, Luísa. 2024. Stronger Youth Project. Template for the national reports.
  5. Carapeto, M. J. ; Grácio, L.. 2024. Stronger Youth Project: Methodological Framework and Guidelines - Bibliographic Research.
  6. Carapeto, M. J. ; Grácio, Luísa; Martins, Helena; Pires, Heldemerina. 2024. Stronger Youth Project. Methodological Framework and Guidelines for the Empirical Research.
  7. Candeias, Adelinda; Carapeto, Maria João; Grácio, Luísa; Lebeer, Jo; Costa, Nuno; Coelho, Cátia; Rebelo, Hugo. 2018. Enabling+ Quality Assurance Plan. http://hdl.handle.net/10174/22495.
  8. Carapeto, Maria João; Candeias, Adelinda; Coelho, Cátia; Costa, Nuno; Grácio, Luísa; Pires, Heldemerina. 2018. Enablin+ Internal Assessment Report. http://hdl.handle.net/10174/22484.
Tese / Dissertação
  1. Oliveira, Maria Virgínia Moreira. "Desenvolvimento da linguagem no jardim de infância em crianças com NEE : um estudo de caso". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.14/15724.
  2. Sousa, Sónia Cristina Oliveira Lago e. "Contributo da expressão dramática em crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice da Atenção". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.14/15729.
  3. Arouca, Sónia Estefânia Mendes. "Aquisição de comportamentos adaptativos num caso de perturbação do Espectro do Autismo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/13422.
  4. Pereira, Olívia Gomes. "Síndrome de Asperger... no caminho da inclusão". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/13336.
  5. Tomás, Maria Teresa Vila Chã. "Práticas desenvolvidas na promoção da leitura e da escrita em alunos com currículo específico individual : um estudo exploratório". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/13419.
  6. Costa, Maria Inês Pelaio Macedo. "Outra forma de ver? A construção do autoconceito de crianças cegas e amblíopes". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/11373.
  7. Castro, Joana Maria Lamosa Gomes. "O desenvolvimento socioemocional em crianças com doença crónica : o caso da fibrose quística". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/11372.
  8. Costa, Liliana Fernandes da. "Um caminho a percorrer : da linguagem oral à linguagem escrita". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/11577.
  9. "Auto-conhecimento e adaptação psicológica na adolescência". Doutoramento, Universitat de Barcelona - Facultat de Psicologia, 2009.

Outros

Outra produção
  1. Participação e Qualidade de Vida na Educação Inclusiva. O conceito de qualidade de vida tem vindo a merecer, entre nós, um interesse crescente. Em termos gerais, tem vindo a definir-se a qualidade de vida como um estado desejado de bem-estar pessoal que é multidimensional, e a participação e inclusão social uma das suas dimensões; tem componentes objetivos e subjetivos bem como caraterísticas universais e caraterísticas específicas dos contextos socioc. 2018. Carapeto, Maria João. http://hdl.handle.net/10174/22412.
  2. Mediadores para a inclusão: Uma oficina de formação contínua e transversal no âmbito do projeto ENABLIN+. O projeto ENABLIN+ é uma parceria Europeia no âmbito do Leonardo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, no qual se insere a oficina de formação transversal (para técnicos e famílias): Mediadores para a Inclusão. Um dos princípios fundamentais que orientam esta oficina de formação é que o cuidado e a educação são funções de todos de acordo com o modelo biopsicossocial (Vale, 2009), considerando. 2018. Candeias, Adelinda; Grácio, Luísa; Saragoça, Maria José; Portelada, António; Carapeto, Maria João; Apolónio, Ana; Merca, Carla; Franco, Vítor. http://hdl.handle.net/10174/22442.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10 Stronger Youth Project WP 2: Framework for the Online Skills Assessment Tool 2nd Stronger Youth Project Meeting in Valência, Espanha
(Espanha)
2024/10 Stronger Youth Project WP 2: Main results and implications from global report 2nd Stronger Youth Project Meeting in Valência, Espanha
(Espanha)
2024/05 Solidão e bem-estar em adultos portugueses: uma revisão de literatura AgeingCongress2024, VI Congresso Internacional Sobre Envelhecimento
2024/03 Saúde mental e bem-estar dos jovens: risco e proteção VIII Jornadas Investigação Departamento de Psicologia, Universidade de Évora
(Portugal)
2024/02 Framework and guidelines for the empirical research about adolescents needs – the survey questionnaire Stronger Youth Project Kick-Off Meeting in Évora
(Portugal)
2024/01 General framework and guidelines for the On-line Skill Assessment Tool (OSAT) Stronger Youth Project Kick-Off Meeting in Évora
(Portugal)
2024/01 Framework and guidelines for bibliographic research Stronger Youth Project Kick-Off Meeting in Évora
(Portugal)
2024/01 Adolescents’ mental health in our European countries Stronger Youth Project Kick-Off Meeting in Évora
(Portugal)
2024 Envelhecimento, bem-estar e religiosidade em portugal: uma revisão de literatura AgeingCongress2024, VI Congresso Internacional Sobre Envelhecimento
2023/10/19 Old Adults Perspectives on Aging Related Changes, Gains and Losses VI Leipzig-Evora-Zwickau Scientific Meeting in Psychology and Health Sciences: “New Horizonts, New Paradigms in Health and Human Development”
Western Saxonian University of Applied Sciences (Alemanha)
2023/05/23 Religiosidade, espiritualidade e bem-estar em idosos AgeingCongress2023
Associação Nacional de Gerontologia Social (Portugal)
2023/05/19 Envelhecimento e bem-estar: Pontos de vista, experiências e contextos Jornadas do Departamento de Psicologia
Universidade de Évora
2023/05 Envelhecimento e bem-estar: Pontos de vista, experiências e contextos Jornadas do Departamento de Psicologia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/02/25 Envelhecimento e bem-estar Seminário Temático do Doutoramento em Psicologia
Universidade de Évora
2023/02 Envelhecimento e bem-estar Seminário Temático do Doutoramento em Psicologia
Universidade de Évora - Departamento de Psicologia
2023/01/26 Moderadora de sessão de Comunicações Orais - Sessão 1A 7th International Conference Childhood and Adolescence and 10th Anual Meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics
eventQualia (Évora, Portugal)
2022/10/04 Ageing and well-being: Views, experiences and contexts I Leipzig - Évora - Zwickau Scientific Meeting In Health Sciences and Human Development and VI Leipzig - Évora Scientific Meeting in Psychology
Universidade de Évora
2022/06 Crenças sobre Cognição e Inclusão de Adultos com Dificuldades Intelectuais - Contributos para a sua Avaliação Aula aberta do Mestrado de Educação Especial
Universidade Católica Portuguesa - Braga
2022/05/26 Contribuição da universidade sénior para o bem-estar e qualidade de vida Ageing Congress – V Congresso Internacional sobre Envelhecimento
Associação Nacional de Gerontologia Social (Portugal)
2021/11/11 Autoconhecimento - Uma Breve Revisão Narrativa XXX Congresso Internacional de Psicologia e Educação INFAD. La Preocupación por el Otro y la Psicología Positiva
Associação INFAD (Espanha)
2021/11/11 Conceções sobre o funcionamento positivo de adultos de meia idade e idoso XXX Congresso Internacional de Psicologia e Educação INFAD. La Preocupación por el Otro y la Psicología Positiva
Associação INFAD (Espanha)
2021/11/11 Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos XXX Congresso Internacional de Psicologia e Educação INFAD. La Preocupación por el Otro y la Psicología Positiva
Associação INFAD (Espanha)
2021/04/30 The Mindset of the Organization. Development of a Tool for Organizations Supporting Adults with Intellectual Disabilities (AID) IV Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento
Universidade do Algarve
2021/04/30 Mindset de adultos com défice cognitivo acerca da sua inclusão social – estudo de caraterização a partir da Cognition & Inclusion Mindset Checklist IV Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento
Unieversidade do Algarve
2020/11/11 Avaliação das crenças dos líderes organizacionais Seminário “Inclusão em Tempos de Mudança”
Universidade de Évora
2019/11 Reorganização do autoconhecimento e adaptação psicológica na adolescência I Congresso Internacional PPSINFAD – Psicologia e Promoção da Saúde na Infância e Adolescência – e XXVII Congresso Internacional INFAD
Universidade do Minho
2019/05/22 Competências transversais e inclusão de adultos com défices cognitivos - Resolução de problemas Seminário “Cognição e Inclusão: Desafios ao Desenvolvimento de Competências”
Universidade de Évora
2019/05/22 Debate e conclusões "Cognição e Inclusão: Desafios ao Desenvolvimento de Competências"
Universidade de Évora
2019/05/09 Promoção de Competências Transversais e Inclusão de Adultos com Défices Cognitivos: O Contributo do Projeto Cognition & Inclusion Aula aberta do Mestrado em Psicologia da Educação
Universidade Católica Portuguesa - Braga
2018/09/29 Attachment and emotional maladjustment in adolescents International Seminar: Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress
Universidade de Évora
2017/09 Qualidade de vida e necessidades especiais: explorando os conceitos préviso dos profissionais XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho
2017/07 Análise das necessidades das crianças com necessidades de apoio complexas e intensas nos parceiros europeus do projeto Enablin+ V Congresso Internacional Educação, Inclusão e Inovação
Pró-Inclusão - Associação nacional de Docentes de Educação Especial (Portugal)
2017/02 Mediadores para a Inclusão: Uma oficina de formação contínua e transversal no âmbito do projeto Enablin + 1º Seminário sobre Deficiência Intelectual e IV Conferência Europeia Educação Inclusiva
Universidade de Évora
2017/02 Participação e qualidade de vida na educação inclusiva 1º Seminário sobre Deficiência Intelectual
APPACDM de Évora
2016/05/13 Some ideas to share: On self-knowledge conflicts as internal stressful events and prevention of depression in late adolescent girls I Scientific Meeting in Psychology, organizado pelo Departamento de Psicologia da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora e pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Leipzig
Universidade de Évora
2016/04 Autoconhecimento e adaptação psicológica na adolescência Semana da Psicologia 2016
Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade de Évora
2016/01/15 Moderadora da Mesa "Prevenção e promoção da saúde mental em contexto escolar" 1º Seminário MetAlentejo - Saúde Mental no Alentejo: que Caminhos para o Futuro
Parque de Ciência e Tecnologia de Évora
2015/12/02 Moderadora da Mesa 1 Conferência Europeia de Aprendizagem ao longo da vida / IV Forum Lifelong Learning HUB / III Seminário EABLING+
Universidade de Évora
2015/12 Desenvolvimento na adolescência e aprendizagem ao longo da vida: notas para uma reflexão Conferência Europeia de Aprendizagem ao longo da vida / IV Forum Lifelong Learning HUB / III Seminário EABLING+
Universidade de Évora
2014/11/21 Moderadora da Mesa II "Diferença ou indiferença?" II Encontro Idea - dificuldades para aprender. Acreditar, monitorizar, evoluir
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia
2014/07 Intervenções anti-bullying nas escolas portuguesas II Congresso Internacional de Psicologia do Trabalho e das Organizações
Universidade Católica Portuguesa - Braga
2013/10 Ambiente Escolar Seminário Insucesso e Ambiente Escolar
Escola Secundária Carlos Amarante (Braga, Portugal)
2013/09 Necessidades Educativas Especiais: o Contributo de Alguns Estudos de Caso (Simpósio) XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013/09 Aquisição de comportamentos adaptativos num caso de perturbação do espectro do autismo XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade de Minho
2013/09 Pode a Expressão Dramática melhorar o comportamento problemático de uma criança? XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013/09 A construção do autoconceito em crianças cegas e amblíopes: um contributo XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013/09 Construção do autoconceito e rendimento escolar: comparando crianças cegas e amblíopes e crianças sem necessidades educativas especiais XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013/09 Avaliação de construtos pessoais e avaliação do auto-conhecimento na adolescência 1º Congresso Internacional de "Psicologia, Educação e Cultura"
Instituto Superior Politécnico Gaya (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2013/09 Apresentação de Simpósio - Necessidades Educativas Especiais: o Contributo de Alguns Estudos de Caso XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho
2013/06 O conhecimento dos outros e a construção de si mesmo em adolescentes com e sem sintomatologia depressiva: um estudo exploratório 1º Congresso Internacional de "Psicologia, Educação e Cultura - Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas"
Instituto Superior Politécnico Gaya (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2013/04/12 Moderadora da mesa temática "Vulnerabilidade Social em Contexto Escolar" Congresso Internacional "Dos Riscos à Criminalidade"
Universidade Católica Portuguesa - Braga
2013/04 Desenvolvimento da linguagem e fluência de leitura no final do 1º ano. Jornadas de Psicologia da Educação
Universidade Católica Portuguesa - Braga (Braga, Portugal)
2012/11/23 Moderadora da mesa temática "Singularidades: Dificuldades de Aprendizagem e Habilidades Excepcionais" II Jornadas de Educação Especial
Universidade Católica Portuguesa - Braga
2012/07 O conhecimento dos outros e a construção de si mesmo na adolescência: um estudo exploratório II Seminário Internacional “Contributos Da Psicologia Em Contextos Educativos”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012/07 A parentalidade e os problemas de comportamento da criança II Seminário Internacional “Contributos Da Psicologia Em Contextos Educativos”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012/04 Avaliação de construtos pessoais e avaliação do autoconhecimento em adolescentes 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Afirmar os Psicólogos
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
2011/09 Exploração de construtos pessoais em adolescentes: como sou, o que os outros pensam de mim e como gostaria de ser XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (A Coruña, Espanha)
2011/07 Avaliação de construtos pessoais em adolescentes com e sem sintomatologia depressiva: como sou, o que os outros pensam de mim e como gostaria de ser VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica / XVI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia (Lisboa, Portugal)
2010/07 História de (In)Sucesso Escolar e Ajustamento Psicológico no Final do Secundário I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2006/11 Auto-Estima, Dilemas Implicativos e Adaptação Psicológica Na Adolescência: Um Estudo Exploratório VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2006/11 Adaptação Psicológica na Adolescência: Um Estudo Sobre a Relação Entre Medidas Subjectivas e Medidas Objectivas VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora
1999/11 O Auto-conceito e o Aconselhamento de Carreira Encontro Regional do Alentejo - Orientação Escolar e Profissional
Delegação Regional do Alentejo do Instituto do Emprego e Formação Profissional e Direcção Regional de Educação do Alentejo (Portalegre, Portugal)
1999/11 Serviços de Psicologia em Dublin, Irlanda Encontro Regional do Alentejo - Orientação Escolar e Profissional
Delegação Regional do Alentejo do Instituto do Emprego e Formação Profissional e pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (Portalegre, Portugal)
1994/03 Le Centre de Ressources Educatives Pour L' Enfance à Alentejo, Portugal Colloque "En Milieu Rural, Femmes Actrices de Nouveaux Développements"
ESPACE-Iniciatives Rurales e IMAGINE (Arras, França)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/11 - Atual Literacia em Cancro nos Jovens Universitários, Distress Psicológico e o Voluntariado em Contextos de Saúde
Coorientador
Psicologia / Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2023/11 - Atual Solidão e Bem-Estar em Idosos de Meia Idade e Idosos Portugueses
Orientador
Psicologia / Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2023/11 - Atual Literacia em Saúde Mental, Competências Socioemocionais e Saúde Mental em Estudantes do Ensino Secundário
Orientador
Psicologia / Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2023/11 - Atual Envelhecimento, Bem-estar e Religiosidade
Coorientador
Psicologia / Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2023/11 - Atual Contributos do Biofeedback para Promoção da Saúde Mental em Estudantes Universitários,
Coorientador
Psicologia / Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/11 - Atual Vivência do Corpo, Vinculação e Saúde Mental de Estudantes Universitários
Coorientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/05 - Atual Burnout, Saúde e Características da Vida Profissional dos Psicomotricistas Portugueses: um Estudo Transversal Quantitativo
Coorientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/11 - Atual Experiências do Quotidiano e Bem-Estar em Idosos
Coorientador
Psicologia / Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2020/11 - 2022/06 Desajustamento psicológico e vivência do corpo em estudantes universitários portugueses
Orientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017/11 - 2019/01 Vinculação, ajustamento emocional e imagem corporal na adolescência
Orientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011/10 - 2014/03 Desenvolvimento da Linguagem no Jardim de Infância em crianças com NEE: um estudo de caso
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2010/10 - 2014/03 Contributo da Expressão Dramática em Crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2011/10 - 2013/10 Aquisição de Comportamentos Adaptativos num Caso de Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2010/10 - 2013/10 Práticas desenvolvidas na promoção da leitura e da escrita em alunos com Currículo Específico Individual - Um Estudo Exploratório
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2010/10 - 2013/06 Síndrome De Asperger… No Caminho da Inclusão
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2011/10 - 2013/02 Outra forma de Ver: A construção da Auto-Imagem de Crianças Cegas e Amblíopes
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2011/10 - 2013/01 Um Caminho a Percorrer: Da Linguagem Oral à Linguagem Escrita
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2010/10 - 2012/12 O Desenvolvimento Socioemocional em Crianças com Doença Crónica: O Caso da Fibrose Quística
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/12 - 2023/11/12 Aula aberta "Psicomotricidade em Contextos de Educação Inclusiva: Reflexão e Prática" (unidade curricular Inclusão e Necessidades Especiais ao Longo da Vida; conferencista Lúcia Amaral Ferreira) (2023/11/12 - 2023/11/12)
Outro (Outra)
Universidade de Évora, Portugal
2023/06/06 - 2023/06/07 Webinar - Artificial Intelligence, Higher Education and Decent Work: The Great Challenge (2023/06/06 - 2023/06/07)
Outro (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2023/04/18 - 2023/04/18 Aula aberta "Contextos, Recursos e Modelos de Intervenção em Educação Inclusiva - A Experiência de Professores Belgas" (unidades curriculares - Psicologia e Necessidades Específicas de Educação e Avaliação Psicológica em Contextos Educativos do mestrado em Psicologia da educação; conferencistas Kathy Lamoral, Saskia Van Acker & Carlos Debaere, coorganização Profª Heldemerina Pires e Profª Adelinda Candeias) (2023/04/18 - 2023/04/18)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2023/04/12 - 2023/04/12 Aula aberta "Organização e Recursos Para uma Educação Mais Inclusiva" (unidade curricular Psicologia e Necessidades Específicas de Educação, conferencista Maria José Saragoça) (2023/04/12 - 2023/04/12)
Outro (Outra)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2022/11/24 - 2022/11/24 Aula aberta "Avaliação e Intervenção em Contextos de Educação Inclusiva: O Olhar de Uma Psicomotricista" (unidade curricular Inclusão e Necessidades Específicas de Educação, conferencista Lúcia Amaral) (2022/11/24 - 2022/11/24)
Outro (Outra)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2022/10/03 - 2022/10/04 I Leipzig - Évora - Zwickau Scientific Meeting In Health Sciences and Human Development and VI Leipzig - Évora Scientific Meeting in Psychology (2022/10/03 - 2022/10/04)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Évora, Portugal
2022/03/24 - 2022/03/25 Reunião Transnacional REFLECT Project "Raising awareness and stimulating Executive Functioning and social emotional Learning by integrating Evidence based strategies in the Classroom to empower pupils, teachers and parents" (2022/03/24 - 2022/03/25)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2021/12/09 - 2021/12/09 Aula aberta "Avaliação e Intervenção Psicomotora em Contextos de Educação Inclusiva" (unidade curricular Inclusão e Necessidades Específicas de Educação, conferencista Lúcia Amaral) (2021/12/09 - 2021/12/09)
Outro (Outra)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2021/10/28 - 2021/10/28 Aula aberta "Escola Inclusiva: Acesso, Participação e Sucesso" (unidade curricular Inclusão e Necessidades Específicas de Educação, conferencista Maria José Saragoça) (2021/10/28 - 2021/10/28)
Outro (Outra)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2021/01/16 - 2021/01/16 Aula aberta "Corpo e Expressão Psicomotora na Psicopatologia: Partilha de Experiência" (unidade curricular Psicopatologia e Psicomotricidade; conferencistas Joana Carvalho, Raquel Domingos e Márcia Rollemberg; coorganização Profª Gabriela Almeida) (2021/01/16 - 2021/01/16)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2021/01/15 - 2021/01/15 Aula aberta "Avaliação e intervenção psicopedagógica e psicomotora em contextos de educação inclusiva" (unidade curricular de Inclusão e Necessidades Específicas de Educação, conferencista Lúcia Amaral, coorganização Profª Adelinda Candeias e Profª Guida Veiga) (2021/01/15 - 2021/01/15)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2020/11/13 - 2020/11/13 Aula aberta "Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU - A sua implementação em Portugal" (conferencistas Maria Inácia Campaniço e Rosa Moreira, coorganização Profª Adelinda Candeias) (2020/11/13 - 2020/11/13)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2019/12/21 - 2019/12/21 Aula aberta "Corpo e Expressão Psicomotora na Psicopatologia: Encontro com Duas Psicomotricistas" (unidade curricular de Psicopatologia e Psicomotricidade; conferencistas Beatriz Grilo e Maria Melo, coorganização Profª Gabriela Almeida) (2019/12/21 - 2019/12/21)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2019/05/22 - 2019/05/22 Seminário "Cognição e Inclusão: Desafios ao Desenvolvimento de Competências" (coorganização Luísa Grácio, Adelinda Candeias, Heldemerina Pires, António Portelada, Nuno Costa e Edgar Galindo) (2019/05/22 - 2019/05/22)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2019/05/09 - 2019/05/09 Palestra (aula aberta) “Promoção de Competências Transversais e Inclusão de Adultos com Défices Cognitivos: O Contributo do Projeto Cognition & Inclusion” (2019/05/09 - 2019/05/09)
Outro (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2018/12/20 - 2018/12/20 Aula aberta "Avaliação e intervenção em educação inclusiva ao longo da vida: Contributos dos Projetos Europeus Enablin+ e Inclusion & Cognition" (unidade curricular Inclusão e Necessidades Específicas de Educação, conferencista Nuno Costa¿, coorganização Profª Adelinda Candeias e Profª Guida Veiga) (2018/12/20 - 2018/12/20)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2018/12/06 - 2018/12/06 Aula aberta "Avaliação e intervenção psicopedagógica e psicomotora em contextos de educação inclusiva. O papel da psicomotricidade e aspetos éticos e deontológicos" (unidade curricular Inclusão e Necessidades Específicas de Educação, conferencista Jorge Guerreiro; coorganização Profª Adelinda Candeias e Profª Guida Veiga) (2018/12/06 - 2018/12/06)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2018/11/16 - 2018/11/17 Colóquio "Expressividade do Corpo - Práticas Psicocorporais na Clínica Psicomotora" (2018/11/16 - 2018/11/17)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Évora, Portugal

Association pour la Formation Post-Universitaire en Psychomotricité , França
2017/02/18 - 2017/02/18 6ª Reunião Transnacional do Projeto Enablin+ (2017/02/18 - 2017/02/18)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2017/02/16 - 2017/02/17 1º Seminário sobre Deficiência Intelectual / IV Conferência Europeia Educação Inclusiva (2017/02/16 - 2017/02/17)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal
2017/02/16 - 2017/02/17 1º Seminário sobre Deficiência Intelectual e IV Conferência Europeia Educação Inclusiva (2017/02/16 - 2017/02/17)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Évora, Portugal

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal
2016/10/21 - 2016/10/22 2nd International Mental Health Congress of Romão de Sousa Foundation (2016/10/21 - 2016/10/22)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Fundação Romão de Sousa, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal
2015/12/02 - 2015/12/03 Conferência Europeia de Aprendizagem ao longo da vida / IV Forum Lifelong Learning HUB / III Seminário EABLING+ (2015/12/02 - 2015/12/03)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Évora, Portugal
2012/11/23 - 2012/11/23 II Jornadas de Educação Especial - Singularidade Procedimental, Equidade Contextual (2012/11/23 - 2012/11/23)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/04/23 "Tal Pai, Tal Filho": Memórias dos Cuidados de Infância e Transição de Práticas Educativas Parentais Entre Gerações
Arguente
Laura Isabel de Matos Vieira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2023/02/23 Bem-Estar Subjetivo, Religião e Espiritualidade em Idosos Portugueses
Arguente
Joana Filipa Rosindo Canhoto (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/06/02 Desajustamento psicológico e vivência do corpo em estudantes universitários portugueses
Orientador
Sara Isabel Duarte Pinto (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/01/05 Impacto percebido da frequência de universidades séniores no bem-estar de pessoas idosas
Arguente
Sara Sofia Soldado Guerra (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/02/21 Autorregulação e indicadores de saúde mental: impacto da pandemia de COVID-19 nos indicadores de saúde mental de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Andreia Cordeiro Fernandes (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/02/18 Impacto dos perfis atitudinais, autoconceito e envolvimento parental no rendimento a matemática – um estudo com alunos do 6º ano de escolaridade
Arguente
Ana Margarida Bernardo Paias (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019/01/31 Vinculação, ajustamento emocional e imagem corporal na adolescência
Orientador
Raquel Varela Domingos (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018/04/13 Efeitos de uma intervenção em competências socioemocionais e cognitivas de crianças em idade escolar
Arguente
Soraia Patrícia Pataco Restolho (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2014/07/23 A inclusão do aluno com síndroma de Williams: da teoria à prática mediante uma relação de dádiva
Presidente do júri
Agostinha da C. M. Fernandes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2014/04/22 O outro lado: os irmãos de pessoas com deficiência
Presidente do júri
Sara R. A. Barbosa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2014/03/14 Desenvolvimento da Linguagem no Jardim de Infância em crianças com NEE: um estudo de caso
Orientador
Maria Virgínia Oliveira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2014/03/12 Qualidade de vida, depressão e suporte social nas mulheres idosas institucionalizadas
Arguente
Elsa M. Rosas (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2014/03/07 Contributo da Expressão Dramática em Crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção
Orientador
Sónia Cristina Oliveira Lago e Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013/11/20 Apoio domiciliário: resposta educativa para crianças com NEE
Presidente do júri
Sílvia J. M. Gomes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013/10/28 Aquisição de Comportamentos Adaptativos num Caso de Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador
Sónia Estefânia Mendes Arouca (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013/10/25 Práticas desenvolvidas na promoção da leitura e da escrita em alunos com Currículo Específico Individual – um Estudo Exploratório
Orientador
Maria Teresa Vila Chã Tomás (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013/07/22 Percursos de inclusão: utopia ou realidade? Trissomia 21: um estudo de caso
Presidente do júri
Patrícia C. B. Freitas (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013/06 Síndrome De Asperger… No Caminho Da Inclusão
Orientador
Olívia Gomes Pereira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013/05/24 Real inclusão das crianças com perturbação do espectro do autismo
Presidente do júri
Carolina M. C. Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013/05/21 Espinha bífida: equidade e singularidade do procedimento: alunos com deficiência
Presidente do júri
Rosa C. S. Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013/05/15 Qualidade de vida e bem-estar na esquizofrenia em contexto institucional: influência do suporte social e da dimensão ocupacional
Arguente
Sónia J. N. Pereira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013/05/09 Deficiência mental: integrar vencendo barreiras
Presidente do júri
Dalila A. Castro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013/04/19 Avaliação da leitura em alunos do 3º e 4º ano de escolaridade: comparação dos desempenhos em função da tarefa usada e sua relação com o desempenho escolar a língua portuguesa
Arguente
Elisabete M. C. S. Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013/03/26 Dependência funcional: implicações ao nível da depressão geriátrica
Arguente
Andreia S. M. Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013/02 Outra forma de ver: a construção da auto-imagem de crianças cegas e amblíopes
Orientador
Maria Inês Pelaio Macedo Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013/01 Um Caminho a Percorrer: Da Linguagem Oral à Linguagem Escrita
Orientador
Liliana Fernandes da Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2012/12/18 Avaliação das competências para a aprendizagem académica numa criança com trissomia 21: em estudo de caso
Arguente
Maria da Conceição M. S. R. Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2012/12/18 O Desenvolvimento Socioemocional em Crianças com Doença Crónica: O Caso da Fibrose Quística
Orientador
Joana Maria Lamosa Gomes Castro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2012/05/11 Impacto dos problemas de sono na agressividade e implicação forense ao nível da tipologia de crime, psicopatologia e género
Arguente
Domingos J. G. A. Ferreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2012/03/14 Dificuldades e dúvidas de pais de crianças com paralisia cerebral
Arguente
Irene A. A. Proença (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2012/02/24 A esquizofrenia como experiência de sofrimento: exploração do impacto do empowerment na experiência do sofrimento em pessoas com diagnóstico de esquizofrenia internados e em tratamento
Arguente
Tânia E. V. Poleri (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2012/01/18 Défice cognitivo na neurofibromatose tipo I
Arguente
Carla M. C. M. N. L. da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2011/12/16 O Stress Ocupacional e Burnout nos Professores do Ensino Superior
Arguente
Sílvia Maria Rodrigues de Oliveira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2011/07/04 Avaliação da Discriminação Auditiva e Fonológica em Crianças em Idade Pré-Escolar
Presidente do júri
Marlene C.P. Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2011/03/17 Processos Cognitivos Criativos em Alunos com Alto Rendimento Escolar: um Estudo Piloto
Presidente do júri
Rafaela C. S. A. Martins (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/01/25 - 2023/01/27 7th International Conference Childhood and Adolescence and 10th Anual Meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics Évora
2018/10 - 2018/11 Colóquio de Expressividade do Corpo - Práticas Psicocorporais na Clínica Psicomotora Universidade de Évora
2016/01 - 2016/10 2nd International Mental Health Congress of Romão de Sousa Foundation Estremoz
2015/09 - 2015/12 Conferência Europeia de Aprendizagem ao longo da vida / IV Forum Lifelong Learning HUB / III Seminário EABLING+ Universidade de Évora

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - 2024 Inclusão e Necessidades Especiais ao Longo da Vida Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022 - 2024 Psicologia e Necessidades Especificas de Educação Psicologia /Psicologia da Educação (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2021 - 2024 Psicopatologia Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022 - 2023 Psicologia e Corporeidade Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2020 - 2023 Psicologia da Perceção e da Atenção Psicologia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2023 Inclusão e Necessidades Específicas de Educação Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2021 - 2022 Psicologia do Desenvolvimento Infantil Psicologia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2021 - 2022 Psicologia da Gravidez e da Parentalidade Psicologia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2020 - 2021 Psicologia do Desenvolvimento Infantil Psicologia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2021 Psicopatologia e Psicomotricidade Psicomotricidade Relacional (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2020 Psicologia e Corporeidade Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2020 Psicopatologia do Desenvolvimento Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2018 Risco e Perturbações do Desenvolvimento Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2018 Psicologia do Desenvolvimento Infantil Psicologia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2018 Psicologia do Desenvolvimento da Adolescência, Adultez e Velhice Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2017 Psicopatologia do Desenvolvimento Psicomotricidade Relacional (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2017 Psicopatologia e Expressão Psicomotora Psicomotricidade Relacional (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2010/09 - 2014/07 Psicologia da Cognição Educação Especial (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013/03 - 2014/05 Psicopatologia Criminal e Forense Segurança (Pós-Graduação) Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2010 - 2014 Modelos Psicológicos de Avaliação e Intervenção – Perspectiva Cognitivo-Comportamental Educação Especial (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2010 - 2014 Psicopatologia Serviço Social (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013/01 - 2013/03 Métodos de Intervenção em Psicologia Clínica e da Saúde Psicologia / Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
1995/09 - 2006/01 Psicossociologia das Organizações Serviço Social (Licenciatura) Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa / Beja, Portugal
1994/09 - 2001/01 Psicopatologia Serviço Social (Licenciatura) Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa / Beja, Portugal
1995 - 2001 Comunicação em Grupos Restritos Serviço Social (Licenciatura) Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa / Beja, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual International Association for Youth Mental Health Membro
2018/05 - Atual American Psychological Association Membro Afiliado Internacional
2010/02/24 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Membro efetivo
1989 - Atual Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa Membro