???global.info.a_carregar???
Isabel Sofia Calvário Correia. Concluiu o(a) Doutoramento em Literaturas e Culturas Românicas em 2011/01/27 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Mestrado em Literaturas Românicas em 2003/12/12 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras e Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses em 1998/07/10 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras. É Professor Coordenador no(a) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra e Investigador Colaborador no(a) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação. Publicou 13 artigos em revistas especializadas. Possui 11 capítulo(s) de livros e 11 livro(s). Organizou 4 evento(s). Coorientou 2 tese(s) de doutoramento. Orientou 5 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas com ênfase em Línguas Específicas, Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas e Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas com ênfase em Linguística. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Consciência Fonológica; Ensino da Leitura; Ensino da Escrita; Biblioteca; Livros; Educação Pré-Escolar; Literacia Emergente; Fonemas; Erro Fonológico; Produção Escrita; Língua Portuguesa; Língua Gestual Portuguesa; Crianças Surdas; Necessidades Educativas Especiais; Leitura e Escrita; Linguagem; Materiais Didáticos; Fonologia; Crianças Pequenas; Ensino Básico 1º Ciclo; Desenvolvimento da Linguagem; Literatura medieval; Romance de cavalaria - Estudos críticos; TrajetÃrias; Surdos; Cultura Surda; Povo Surdo; SOCIOLOGIA; Ortografia; Perturbação do Processamento Auditivo; Treino Auditivo Informal; Terapeuta da Fala; Perturbação da Leitura e da Escrita; Neuroplasticidade Cerebral; Compreensão; Textos Narrativos; Investigação; Dislexia; Língua Inglesa; Programa Educativo; Dificuldades de Aprendizagem; Consciência Silábica; Linguagem Oral; Gramática; Educação de Surdos; Inclusão; Intérprete de LIBRAS; Deficiência Intelectual; Ensino Bilingue; Português L2; Educação; Literatura Infantil; Recurso Pedagógico; Desenvolvimento Escolar; Desenvolvimento Emocional; Avaliação; Surdo; Propriedades Psicométricas; Consciência Querológica; Educação Especial.; Materiais Digitais de LGP para Ouvintes; Conceções dos Alunos; Lobo-Mau; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Sofia Calvário Correia

Nomes de citação

  • Correia, Isabel Sofia Calvário

Identificadores de autor

Ciência ID
1713-1D61-6549

Endereços de correio eletrónico

  • isasofia.cc@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 239793120 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Língua Gestual Portuguesa Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2019/02/01 - 2019/09/16
Concluído
Letras (Pós-doutoramento)
Especialização em Letras
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/06/30 - 2016/06/30
Concluído
Linguística (Pós-doutoramento)
Especialização em Linguística contrastiva
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Aprovado com Distinção
2006/10/01 - 2011/01/27
Concluído
Literaturas e Culturas Românicas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Aprovado com distinção
1999/10/01 - 2003/12/12
Concluído
Literaturas Românicas (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Muito Bom por unanimidade
1998/09/01 - 1999/07/30
Concluído
História da Língua: estudos medievais (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Filoloxía, Espanha
1993/09/01 - 1998/07/10
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2011/01/11 - 2036/12/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2008/10/01 - 2023/11/30 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2001/03/15 - 2008/09/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
1999/10/26 - 2002/06/30 Assistente (Docente Universitário) Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
Instituto Piaget, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/07 - Atual Investigador Colaborador Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017/10/04 - 2019/10/04 ProLearn4ALL - Maletas Pedagógicas para TODOS
CENTRO-01-0145-FEDER-023474
CENTRO-01-0145-FEDER-023474
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015/09/01 - 2018/08/31 developing Deaf Interpreting in Europe
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Correia, Isabel. "A consciência querológica na Língua Gestual Portuguesa". (2021):
    Em revisão
  2. PRATAS,Marta; CORREIA,Isabel Sofia Calvário; SANTOS,Sofia. "Avaliação da Consciência Querológica de Crianças Surdas Portuguesas: o Iacq-Lgp". (2021): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100304.
  3. Calvário Correia, Isabel Sofia. "O Parâmetro Movimento em Língua de Sinais Portuguesa". DEDiCA Revista de Educação e Humanidades (dreh) 0 17 (2020): http://dx.doi.org/10.30827/dreh.v0i17.9354.
    Publicado • 10.30827/dreh.v0i17.9354
  4. Correia, Isabel. "Descrever a LGP em contexto bilingue: o género". Revista Leitura 1 57 (2016): 172-197. http://dx.doi.org/10.28998/2317-9945.2016v1n57p172-197.
    10.28998/2317-9945.2016v1n57p172-197
Capítulo de livro
  1. Correia, Isabel; Oliveira, Pedro; Joana Rita da Silva Conde e Sousa. "Como dura o tempo. Expressões de Valor Aspectual em Língua de Sinais Portuguesa". Portugal, 2020.
    Publicado
  2. Correia, Isabel. "Duas Línguas e Duas interlínguas? Influência do português na Língua de Sinais Portuguesa". 2020.
    Publicado
  3. Correia, Isabel. "Cherological Awareness in the Language Acquisition Process". 2020.
    Publicado
Edição de livro
  1. Correia, Isabel. Línguas de Sinais: Cultura. Educação. Identidade.. 2019.
Livro
  1. Correia, Isabel. Língua de Sinais Portuguesa. Estudos Linguísticos sobre Morfologia e Signwriting. 2021.
  2. Correia, Isabel. Palmeirim de Inglaterra. Material de apoio à leitura. 2020.
  3. Correia, Isabel. Estória do Santo Graal. Livro de José de Arimateia. 2016.
  4. Correia, Isabel. Do Lancelot ao Lançarote de Lago. Tradição textual e difusão ibérica do romance arturiano contido no ms. 9611 da Biblioteca Nacional de Espanha. 2013.
Tese / Dissertação
  1. Santos, Emanuel António Varela dos. "Atividades de motivação à LGP a ouvintes". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.26/51157.
  2. Duarte, Catarina Alexandra Mendes. "“Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/44760.
  3. Coelho, Sara Cristina da Rocha. "Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/43971.
  4. Ornelas, Susete de Góis. "A gramática em LGP: análise e materiais didáticos". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/43972.
  5. Madeira, Ana Maria Pires. "Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesa". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/45760.
  6. Araújo, Jacileide Barboza. "O trabalho e os desafios do tradutor intérprete de LIBRAS na inclusão de alunos surdos com deficiência intelectual no município de Barra do Corda – MA". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/40546.
  7. Jorge, Mafalda Maria da Cunha. "A utilização das histórias como instrumento de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/41314.
  8. Besteiros, Jéssica Matos. "O desenvolvimento da consciência fonológica no 1.º ano do 1.º CEB". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36558.
  9. Gouveia, Maria Vanda da Costa. "A promoção da aprendizagem da língua inglesa para alunos com dislexia através de metodologias fonológicas". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36547.
  10. Sousa, Andreia dos Anjos Correia. "Livros com vida, convidam! : a biblioteca como ambiente promotor de literacia emergente". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34580.
  11. Costa, Adriana Maria Miranda Santos. "Deteção e correção do erro fonológico na produção escrita no 2.ºano do 1.ºCEB". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34531.
  12. Domingos, Andreia Sofia Peres. "Materiais didáticos de português na educação pré-escolar: consciência fonológica". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/32939.
  13. Ferreira, Marlisa Gaio. "Perturbação do processamento auditivo em crianças com dificuldades na leitura e na escrita: promoção do rendimento escolar através do treino auditivo informal". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23148.
  14. Ornelas, Susete de Góis. "Crianças surdas e a intervenção pelas línguas (língua portuguesa e língua gestual portuguesa)". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18015.
  15. Ronaldo ManassÃs Rodrigues Campos. "Ecos do silÃncio: culturas e trajetÃrias de surdos em MacapÃ". Doutoramento, 2016. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18496.
  16. Remédio, Maria do Rosário Nunes. "A consciência fonológica no programa de português do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/11376.
  17. Simões, Ana Maria Antunes. "Relação entre o conhecimento fonológico e a escrita sem erros". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/11350.
  18. Oliveira, Maria da Conceição Neto. "A consciência fonológica em duas escolas da zona centro". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11151.
  19. Jesus, Célia Manuel Sim Sim Dias. "Tantei bem, possôr, tantei?". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11158.
  20. Gomes, Maria de Lurdes Marques. "Os sons ao espelho". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11157.
  21. Guerra, Ana Cristina Santos Pereira. "Do oral ao escrito". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11153.
  22. Correia, Isabel Sofia Calvário. "Do Lancelot ao Lançarote de Lago : tradição textual e difusão ibérica da versão do ms. 9611BNE". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10216/50700.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2021 A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS COM DISLEXIA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS FONOLÓGICAS
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2018 - 2018 Perturbação do Processamento Auditivo em crianças com dificuldades na leitura e na escrita: promoção do rendimento escolar através do treino auditivo informal
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 Crianças Surdas e a Intervenção pelas Línguas (Língua Portuguesa e Língua Gestual Portuguesa)
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 A evolução de signos gestuais na cidade do Porto: cores, números e dias da semana: uma investigação linguística
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Promoção e Divulgação da Língua Gestual Portuguesa
Instituto Nacional para a Reabilitação, Portugal