???global.info.a_carregar???
EDUARDA FERREIRA I am a researcher of CICS.NOVA – Interdisciplinary Centre of Social Sciences, at FCSH/NOVA, Portugal. With a background on Educational Psychology, a master degree on e-Learning Management Systems and a PhD on Social and Cultural Geography, my research interests are geographies of sexualities, ICT in education, geospatial web, digital inclusion, and gender equality. I am a member of diverse research projects, e.g. Net Children Go Mobile and EU Kids Online, and a founding member of REGGSILA – Iberian and Latin American Network of Geography, Gender and Sexuality. I have published and presented on gender and sexualities, digital technologies and education. My research profile lies at the intersection of diverse areas of interest: gender, sexualities and digital practices. Personal webpage https://eferreira.net/
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIA EDUARDA PEREIRA DA COSTA FERREIRA

Nomes de citação

  • Ferreira, Eduarda

Identificadores de autor

Ciência ID
1810-7B81-3F8F
ORCID iD
0000-0001-7482-9362

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2014/03/17
Concluído
Geografia e Planeamento Territorial - Especialidade: Geografia Humana (Doutoramento)
Especialização em Geografia Humana
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Reconceptualising Public Spaces of (In)Equality: Sensing and Creating Layers of Visibility " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2007 - 2009
Concluído
Gestão de Sistemas de e-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Jovens, telemóveis e escola" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
1981 - 1986
Concluído
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1988/09 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Escola Secundária Sebastião da Gama, Portugal
Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/03/01 - Atual Researcher Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Interdisciplinary Centre of Social Sciences
UID/SOC/04647/2019
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Fundação Gaspar Frutuoso, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade dos Açores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2018 GENDER@ICT: GAPS, CO-PRODUCTION AND EQUITY
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Em curso
2013/01/03 - 2014/12/30 Net Children Go Mobile
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Safer Internet Programme European Commission

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015 - Atual EU Kids Online
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Em curso
2018/02 - 2018/05 Livros Viajantes Inclusivos
Sem referência
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marôpo, Lidia; Dias, Patrícia; Delgado, Catarina; Rodrigues, Maria do Rosário; Torres, João; Ferreira, Eduarda; Costa, Andreia. "Influenciadores digitais: a visão de crianças e jovens enquanto audiência". Trabalho apresentado em XII Sopcom ¿ Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação, Lisboa, 2022.
    No prelo
  2. Cristina Ponte; Daniel Cardoso; Eduarda Ferreira. "Que situações na internet incomodam pessoas da tua idade?". 2019.
  3. Maria João Silva; Eduarda Ferreira; Susana Paiva Moreira Batista. "Using electronic sensors to support gender neutral STEM activities in primary school". 2019.
    10.1109/SIIE48397.2019.8970111
  4. Silva, M.J.; Ferreira, E.; Souza, A.; Alves, A.R.; Rito, P.; Gomes, C.. "Beyond technology, through research in education: The collaborative situated design of an environmental health education platform". 2018.
    10.1109/SIIE.2018.8586699
  5. Ferreira, E.; Silva, M.J.; Valente, B.D.C.. "Collaborative uses of ICT in education: Practices and representations of preservice elementary school teachers". 2018.
    10.1109/SIIE.2018.8586692
  6. Ferreira, E.; Eduarda Ferreira. "Gender and ict: School and gender stereotypes". 2018.
    10.1109/SIIE.2017.8259672
  7. Ferreira, E.; Ponte, C.; Castro, T.S.; Eduarda Ferreira; Cristina Ponte; Teresa Sofia Castro. "ICT and gender: Parental mediation strategies". 2018.
    10.1109/SIIE.2017.8259671
  8. Maria João Silva; Eduarda Ferreira; Alexandra Souza; Ana Rita Alves. "Eco-Sensors4Health Toolkit". 2018.
  9. Ferreira, E.; Silva, M.J.; Eduarda Ferreira; Maria Joao Silva. "Portuguese research on gender and ICT: The place of education". 2016.
    10.1109/SIIE.2016.7751827
  10. Silva, Maria João; Ferreira, Eduarda; Ponte, Cristina; Morais, Nídia Salomé; Simões, José. "Género e TIC: questões de género na utilização das TIC por crianças e jovens em Portugal". 2016.
  11. Maria Joao Silva; Eduarda Ferreira; Vania Andrade; Olinda Nunes; Maria da Luz Carvalho; Silva, M.J.; Ferreira, E.; et al. "Embodied education: Senses, emotions, and technology". 2015.
    10.1109/siie.2015.7451644
  12. Eduarda Ferreira; MJ Silva. "Spatial citizenship: potentialities of participatory geospatial web". 2015.
  13. Eduarda Ferreira. "Práticas digitais e escola: (des)encontros". 2015.
  14. Eduarda Ferreira. "Identidades sexuais e ciberespaço: Visibilidade LGBT no ciberespaço português". 2011.
  15. Silva, M.J.; Ferreira, E.; Gomes, C.A.. "Fostering inclusion in portuguese schools: Key lessons from ICT projects". 2009.
    10.1145/1551788.1551865
Artigo em revista
  1. Ferreira, Eduarda. "Beyond boundaries: Navigating fluidity, power dynamics, and erasure in contemporary lesbian identities". e-cadernos CES 41 (2024): https://doi.org/10.4000/12uzl.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/12uzl
  2. E., FERREIRA. "Estar na Academia é Também Estar no Ativismo – Há outra Forma?". Revista Latino-americana de Geografia e Genero 13 1 (2022): 244-252. http://dx.doi.org/10.5212/rlagg.v.13.i1.0012.
    10.5212/rlagg.v.13.i1.0012
  3. Ferreira, Eduarda. "Livros viajantes inclusivos: falar sobre questões LGBT nos jardins de infância e escolas do 1º ciclo". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2022): Vol. 12 N.º 1 (2022)-Vol. 12 N.º 1 (2022). https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/304.
    Publicado • 10.25757/INVEP.V12I1.304
  4. Eduarda Ferreira. "Equality Policies and Intersections of Gender and Sexuality: the Role of Academic Research". Multidisciplinary Journal of Gender Studies (2022): https://doi.org/10.17583/generos.8087.
    10.17583/generos.8087
  5. Eduarda Ferreira; Lidia Marôpo; Catarina Delgado; Maria do Rosário Rodrigues; Patrícia Dias; João Torres. "Digital practices, young people, and gender". First Monday (2021): https://doi.org/10.5210/fm.v26i12.11787.
    10.5210/fm.v26i12.11787
  6. Eduarda Ferreira; Ferreira, Eduarda. "Women's, gender and feminist studies in Portugal: researchers’ resilience vs institutional resistance". Gender, Place & Culture (2019): 1-10. https://doi.org/10.1080/0966369X.2018.1553867.
    10.1080/0966369X.2018.1553867
  7. Maria João Silva; Eduarda Ferreira; Alexandra Souza; Ana Rita Alves; Pedro Rito; Cristina Gomes. "Conceção e Desenvolvimento de uma Plataforma para a Participação das Crianças na Saúde Ambiental das suas Escolas". IE Comunicaciones 29 (2019): 42-53. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/7b7735fb-d516-457d-a3f1-a8cee5836f9e.
  8. Eduarda Ferreira. "LES friendly". Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero 9 2 (2018): 91-113. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/1022d23d-94bf-41f6-8364-43d183c944f2.
    10.5212/Rlagg.v.9.i2.0004
  9. Maria João Silva; Eduarda Ferreira; Alexandra Souza; Ana Rita Alves; Susana Batista. "Using Eco-Sensors to Support Children's Participation in Environmental Health". International Journal of Digital Literacy and Digital Competence 9 4 (2018): 33-45. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/48bd9ae6-71a8-44d7-9437-6ead7362e61f.
    10.4018/IJDLDC.20181001
  10. Ferreira, Eduarda; Ferreira, E.; Eduarda Ferreira. "The co-production of gender and ICT: Gender stereotypes in schools". First Monday 22 10 (2017): http://dx.doi.org/10.5210/fm.v22i10.7062.
    http://dx.doi.org/10.5210/fm.v22i10.7062
  11. Maria João Silva; Eduarda Ferreira; Ana Ferreira. "Gender awareness in teacher education". Conexão Ciência 12 2 (2017): 147-152. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/6dc98677-8dad-4913-b7d7-3e138331b704.
  12. Eduarda Ferreira; Cristina Ponte; Maria João Silva; Celiana Azevedo; Maria João Silva; C. Azevedo. "Mind the Gap:". International Journal of Digital Literacy and Digital Competence 6 3 (2015): 16-32. http://dx.doi.org/10.4018/ijdldc.2015070102.
    10.4018/ijdldc.2015070102
  13. Ferreira, E.; Salvador, R.. "Lesbian collaborative web mapping: disrupting heteronormativity in Portugal". Gender, Place and Culture 22 7 (2015): 954-970. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84932198918&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0966369X.2014.917276
  14. Eduarda Ferreira. "Movimento Lésbico em Portugal: percursos e desafios". Faces de Eva: Revista de Estudos Sobre a Mulher 34 (2015): 35-50. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/a78da42c-814b-4972-a679-73fbcb6b2a44.
  15. Eduarda Ferreira. "Lesbian Activism in Portugal: Facts, Experiences, and Critical Reflections". Lambda Nordica: Tidskrift Om Homosexualitet 2 NA (2014): 53-82. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/1ee6556e-367a-4f7f-9cfa-6e47e2ac0bb0.
  16. Eduarda Ferreira. "De-Centring Western Sexualities: Central and Eastern European Perspectives". Gender, Place & Culture 20 1 (2013): 132-134. http://dx.doi.org/10.1080/0966369x.2012.761399.
    10.1080/0966369x.2012.761399
  17. Eduarda Ferreira. "Using Sensors and the Geospatial Web to Map Bio-Data". Revista Sensos-e, Revista Multimédia de Investigação em Educação 0, dezembr NA (2013): online-online. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/36a0f607-386d-4403-b1a5-6bac94d04672.
Artigo em revista (magazine)
  1. Silva, M. J.; Ferreira, Eduarda. "Utilização da Internet por Raparigas e Rapazes: Promover a Inclusão.", Cadernos SACAUSEF (Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação) , 2011, http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1331135967_Sacausef8_utilizacao.pdf.
Capítulo de livro
  1. Cicconetti, Josefina; Ferreira, Eduarda; Maria João de Jesus Duarte Silva. "Espaço escolar e gênero – a (re)produção do binarismo de gênero". In Corpos e Geografia: expressões de espaços encarnados. Brasil: Todapalavra, 2023.
    Publicado
  2. Marôpo, Lidia ; Ferreira, Eduarda. "Culturas digitais juvenis e os influenciadores na era da plataformização da internet". In Juventude(s) : movimentos globais e desafios futuros. Portugal: Húmus, 2022.
    Publicado
  3. Ferreira, Eduarda; Cardoso, Daniel. "Género e experiências digitais. Tensões entre estereótipos e autonomias". In NÓS NA REDE: Ambientes digitais de crianças e jovens, 19-36. Coimbra, Portugal: Edições Almedina, 2020.
    Publicado
  4. Maria João Silva; Eduarda Ferreira; Alexandra Souza; Ana Rita Alves; Susana Batista. "Scaffolding Children's Participation in Schools' Environmental Health". In The Role of Teacher Mediation and Digital Tools, 265-283. {IGI, 2020.
    10.4018/978-1-7998-2104-5.ch014
  5. Ferreira, Eduarda; Cardoso, Daniel. "Género e experiências digitais. Tensões entre estereótipos e autonomias [Gender and digital experiences: Tensions between stereotypes and autonomies]". In Nós na Rede: Ambientes digitais de crianças e jovens, editado por Cristina, Ponte, 19-35. Coimbra, Portugal: Edições Almedina, 2020.
    Publicado
  6. Ponte, Cristina; Ferreira, Eduarda; Cardoso, Daniel. "Situações problemáticas na internet e modos de lidar com elas [Problematic situations on the internet and ways of dealing with it]". In Nós na Rede: Ambientes digitais de crianças e jovens, editado por Ponte, Cristina, 89-110. Coimbra, Portugal: Edições Almedina, 2020.
    Publicado
  7. Ponte, Cristina; Ferreira, Eduarda; Cardoso, Daniel dos Santos. "¿Que situações na internet incomodam pessoas da tua idade?¿ As respostas de crianças e jovens portugueses". In Literacia, Media e Cidadania ¿ Livro de Atas do 5.º congresso, editado por Sara Pereira, 325-339. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2019.
    Publicado
  8. Eduarda Ferreira; Maria João Silva; José Alberto Simões; Juliana Doretto. "Jovens e Internet". In riscos e potencialidades, editado por {Leote de Carvalho, 279-286. Funda{\cc, 2018.
  9. Eduarda Ferreira. "Lésbicas e movimento feminista". In Presenças, partilhas e (in)visibilidades, editado por {Sales, 135-146. UMAR-Uni{\~a, 2017.
  10. Maria João Silva; Eduarda Ferreira. "Abordagens corporizadas". In Género, sexualidades e tecnologias, editado por Silva, {Joseli Maria, 31-44. Todapalavra Editora Ltda, 2017.
  11. Eduarda Ferreira. "Abordagens Corporizadas,com recurso às TIC, na investigação em Geografias de Género e da Sexualidade". editado por Juli{\~a, 2649-2654. Associa{\cc, 2014.
  12. Eduarda Ferreira. "Collaborative Web mapping: Creating Layers of Lesbian Visibility". editado por Azevedo, {Ana Francisca de, 54-73. UMDGEO - Department of Geography of University of Minho, 2013.
  13. Eduarda Ferreira; Salvador, Regina. "Sensing the Landscape: Collaborative Emotion Mapping in Urban Spaces". editado por Dominic Roy{\'e, 587-597. Meubook, 2012.
  14. Eduarda Ferreira. "Equality policy in Portugal: the case of sexual orientation". 144-157. PRCEO, 2011.
  15. Eduarda Ferreira. "Questões de género e orientação sexual em espaço escolar". editado por Silva, {Joseli Maria, 43-55. Todapalavra Editora Ltda, 2011.
Livro
  1. Niharika Banerjea; Kath Browne; Eduarda Ferreira; Marta Olasik; Julie Podmore. Lesbian Feminism. Zed Books. 2019.
  2. Browne, K.; Ferreira, E.. Lesbian geographies: Gender, place and power. 2016.
    10.4324/9781315592237
  3. Browne, K.; Ferreira, E.. Introduction to lesbian geographies. 2016.
Relatório
  1. Marôpo, Lidia; Delgado, Catarina; Rodrigues, Maria Rosário; Torres, João; Dias, Patrícia; Ferreira, Eduarda; Costa, Alexandra Marreiros da. 2021. Projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED). http://projectos.ese.ips.pt/cctic/wp-content/uploads/2021/07/ESE-IPS-cijed_p10.pdf.
  2. Daniel Cardoso; Ana Margarida Ferreira Rato Jorge; Cristina Ponte; Eduarda Ferreira. 2016. Relatório Científico do Projecto #ON_Sex. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/3bc7f734-5540-4605-8d29-fb4cf46d2a73.
  3. Cristina Ponte; José Alberto Simões; Eduarda Ferreira; Juliana Doretto; C. Azevedo. 2014. Crianças e Meios Digitais Móveis em Portugal. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/ce3d8022-b73b-4054-80c8-04c7c3fde662.
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/02/24 "TRAJETÓRIAS MIGRATÓRIAS DE MINORIAS SEXUAIS NO BRASIL"
Arguente
Fernanda Fortes de Lena (Doutoramento)
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Brasil
2021/02/19 Provas de doutoramento de Mara Pieri, em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas Tese "Chroniqueers. Time, care visibility in queer subjects with chronic illnesses"
Arguente
Mara Pieri (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Instituto de Investigação Interdisciplinar, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/06/21 - 2021/07/25 Expert em comissão de avaliação do programa europeu CERV-2021-EQUAL (Call for proposals to promote equality and to fight against racism, xenophobia and discrimination CERV-2021-EQUAL)
Especialista
European Commission, Bélgica European Commission

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/02 - Atual Práticas e Representações do Corpo Mestrado em Estudos sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/02 - Atual Teorias Feministas e de Género, Estudos LGBTIQ + Movimentos Sociais Doutoramento em Estudos de Género Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014 - Atual Rede de Estudos de Geografia, Género e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA) Membro fundador
2010/09 - Atual Space, Sexualities and Queer Research Group of the Royal Geographical Society