Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Rita Manuela Barros
Nomes de citação
- Barros, Rita
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1919-473B-9246
- ORCID iD
- 0000-0002-3596-9992
Endereços de correio eletrónico
- rita.barros@ipiaget.pt (Profissional)
- ritaatmail@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telefone
-
- (351) 227536633 Ext.: 360 (Profissional)
- Telemóvel
-
- 933392239 (Pessoal)
Moradas
- Instituto Piaget, Instituto Politécnico Jean iaget /Norte, 4405-678, Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, Portugal (Profissional)
- Rua da Torrinha, 256, 2º andar, apartamento 21, 4050-610, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)
Websites
- http://www.ipiaget.org (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | |
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/01/02 - 2021/12/31
Concluído
|
Pós-doutoramento (Pós-doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2012
Concluído
|
Ciências da Educação (Doctor)
Especialização em Educação de Adultos
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PORTUGAL:CONCRETIZAÇÕES E POTENCIALIDADES" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente |
2006
Concluído
|
Personal Development and Social Intervention (DEA)
Universidade de Valência, Espanha
"Higher Education Students' Global self-concept (and Emotional Autonomy face to Parents): a comparative study between the
beginning and end of training" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente |
1999
Concluído
|
Master in Psychology -Psychology and Health (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Risk in Development: Incursions through Child Psychopathology" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good |
1995
Concluído
|
Graduation in Psychology (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Fifteen values |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/01/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Piaget, Portugal |
2013 - 2015 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2013 - 2015 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal |
2013 - 2014 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2004/09 - 2005/02 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1998/04 - 2000/01 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Associação de Solidariedade Social de Lafões, Portugal |
1995/10 - 1998/03 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Hospital de São Teotónio, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/10/01 - 2019/12/31 | Subdirector de Unidade Orgânica | Instituto Piaget, Portugal |
Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal | ||
2014 - 2019 | Membro do Conselho Científico | Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal |
Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal | ||
2015 - 2016 | Membro do Conselho Pedagógico | Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal |
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal | ||
2013 - 2014 | Membro do Conselho Pedagógico | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal | ||
2013 - 2014 | Membro do Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal | ||
2011/09 - 2012/07 | Assessora da Direcção | Instituto Piaget, Portugal |
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal | ||
2001/03 - 2004/07 | Vogal da Direcção | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04 - 2023/12/31 | Coordenadora de Unidade de Investigação | Instituto Piaget, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/01/02 - Atual | DigiSaúde: Saúde Digital Intergeracional
Contrato-programa do plano 2020-A- 133, Red n.° 2022/538
Investigador responsável
Instituto Piaget, Portugal
|
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
Em curso
|
2020 - Atual | PSYCHOMOTORTRAINING
2020-1-BG01-KA202-079
National Advisory Board
|
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Concluído
|
2022/01/01 - 2022/12/31 | Geração Bem Sénior
219/DDT/2022
Instituto Piaget, Portugal
|
Instituto Português do Desporto e Juventude IP
Concluído
|
2019/11 - 2022/11 | Youth Led Development for Schools Participatory Management (BE PART)
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Conseil de l'Union Europeenne
Concluído
|
2020/01/02 - 2021/12/31 | 21st Century Skills in the Context of the UN's Social Development Goals for pupils (21C-SDG)
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Conseil de l'Union Europeenne
Em curso
|
2020/01/02 - 2021/12/31 | UP2B - Boosting Up School Education towards European Citizenship and Labour Market Inclusion
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
European Commission
Em curso
|
2020/01/01 - 2021/12/31 | Media Literacy Towards Youth Social Inclusion (MINDtheGaps)
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2016/11/15 - 2020/01/31 | Link You Project - Cooperation between Latin America and Europe to employability
Consultora Externa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
European Parliament
Concluído
|
2013/10/01 - 2015/06/30 | UC-CROWD
Consultora Externa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Concluído
|
2011 - 2013 | LOGIC
LEONARDO DA VINCI PARTNERSHIP 2011-1-FR1-LEO04-24203
Colaboradora
Instituto Piaget, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/12 - Atual | EPRIS - e-learning e contexto prisional
Investigador responsável
Instituto Piaget, Portugal
|
BPI / Fundação "La Caixa"
Em curso
|
2014 - 2016 | Inter-Cultural Dimension for European Active Citizenship (IDEA-C)
Desenvolvimento técnico
Instituto Piaget, Portugal
|
EACEA
Concluído
|
2010 - 2012 | Avaliação dos centros de dia como alternativa à sobrecarga dos cuidadores
Investigador
Universidade do Porto, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - 2015 | Alterações Emocionais Vivenciadas por Crianças Oncológicas e seus pais: estudo exploratório de revisão sistemática de literatura
em Enfermagem
Coorientador
|
Cuidados Continuados (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 - 2014 | Conceção e Avaliação de um Ambiente Online de Formação em Parapente
Orientador
|
Tecnologias de Informação e Comunicação Especialização em Comunicação Multi (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | Perceção dos Professores face à Formação e Intervenção em Orientação e Mobilidade
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | As Dimensões da Leitura na Baixa Visão: um estudo de caso
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | O Ensino do Braille em Escolas de Referência de Alunos Com Deficiência Visual: Estudo Exploratório sobre a Perceção dos Professores
de Educação Especial no Domínio da Visão
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | RAM@IP: estudo sobre a usabilidade de um repositório aberto multimédia para o ensino superior
Coorientador
|
Tecnologias de Informação e Comunicação Especialização em Comunicação Multi (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Tecnologias Digitais na Aprendizagem ao Longo da Vida de Adultos¿
em Contexto Prisional,
Arguente
|
Ana Carla Anselmo da Silva Machado (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 | Eletroacupuntura e Acupuntura no Tratamento da Ansiedade
Arguente
|
Diogo Nuno da Cruz Amorim (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2020 | Efeito do Qi-Gong na redução da ansiedade / stress e dor lombar na grávida – Um estudo protocolar
Arguente
|
Sara Isabel Moreira Pimenta Varanda (Mestrado)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2017/12/15 | Towards a Traditional Chinese Medicine emotional status diagram: Measuring emotional patterns through questionnaire
Arguente
|
Joana Beatriz Cardoso Teixeira (Mestrado)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2016 | Qigong e Tuina no controlo da ansiedade antes dos exames em crianças do 1º ciclo | Olga Juliana Ribeiro Magalhães (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 | Eficácia do Qigong na Depressão: revisão sistemática de literatura | Pedro Jorge Gameiro da Silva Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 | Potenciais efeitos do Qigong terapêutico na perturbação depressiva major. Desenho de estudo e resultados preliminares | Sara Carreiro Bicudo Ponte (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 | Intervenção Precoce na Infância: Organização e Trabalho em Equipa | Sara Maria Ferreira da Silva Ferreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | O Autismo e as Emoções - Tablet com potencial educativo: Construção de um protótipo | Isabel Maria Correia Maia (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | A Formação e Colaboração dos Docentes para uma Resposta Educativa às Crianças com Necessidades Educativas Especiais, numa Perspetiva Inclusiva | Ana Carla Figueiredo (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | O Contributo da Música no Desenvolvimento Social. Comunicacional e Emoacional da pessoa com Perturbação do Espetro do Autismo | Patrícia Raquel Martins Ferreira Duarte da Silva (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | Transição do Pré-escolar para o 1º Ciclo de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: o ponto de vista dos Educadores e dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico | Maria Helena Basto Peixoto Gandra de Pinho (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | Envolvimento parental no desenvolvimento da literacia emergente em crianças a usufruir de serviços de intervenção precoce ou de educação especial | Carla Sofia Nogueira Mendes (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | Perceção dos Alunos do 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário sobre as Relações de Interdependência na Sala de Aula | Marina Alberta Veiros Costa Matos (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | O Ensino Cooperativo e a Autonomia dos Professores numa Perspetiva de Inclusão | Cláudia Alexandra Veiros Costa Matos (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | O Trabalho de uma Equipa Multidisciplinar na Promoção da Autonomia e Comunicação de uma Criança com Perturbação do Espetro Autista - Um Estudo de Caso | Raquel Cristina Martins da Silva (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | A Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular: Estudo de Caso sobre as Atitudes e Práticas de Docentes do Ensino Regular e Educação Especial | Patrícia Soares dos Santos (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | Estratégias de Interação Professor-Aluno Utilizadas no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico - Estudo Comparativo entre Professores Pertencentes a Escolas Com e Sem Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo | Ana Margarida da Costa Moreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | Efeitos da Acupunctura Auricular na Ansiedade, Depressão e Frequência Cardíaca em Doentes com Multi-adicções: estudo exploratório | João André Pires Falcão (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2013 | Crianças e jovens com paralisia cerebral em instituições de educação especial: contributos da intervenção educativa, no âmbito musical, para o seu desenvolvimento | Mónica Raquel Caetano Pereira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | A satisfação profissional e a interação professor-aluno com e sem unidade de ensino estruturado para alunos com perturbações do espetro do autismo | Ana Cláudia Vigário dos Santos Reis (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | A Aprendizagem e o Ensino Cooperativo como práticas inclusivas na educação de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo | Liliana Catarina Florim Semblano Teixeira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Perceção dos docentes titulares de turma face à inclusão de alunos com multideficiência na sala de aula | Marina Alberta Veiros Costa Matos (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Atitudes e Percepções relativas à repercussão do brincar no desenvolvimento da criança, na perspectiva de pais de crianças com deficiência visual e pais de crianças normovisuais | Cristina Augusta Borges Sequeira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Necessidades e Expectativas dos Pais/Familiares com Crianças com Necessidades Educativas Especiais | Sílvia Carla Gonçalves da Cruz Bom (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Transição do 1º Ciclo para o 2º Ciclo de uma aluna com Perturbação do Espectro do Autismo | Sandra de Bessa Neto (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | A Inclusão de Crianças com perturbação do Espectro do Autismo: A Formação de Professores e a Implementação de Estratégias na Sala de Aula | Anabela Gonçalves Esteves (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | A Inclusão de alunos com Perturbações do espectro do Autismo nas aulas de Educação Física | Nuno Tiago de Campos Timóteo Gonçalves (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Método Fónico e Multissensorial na Rota das Vias Fonológicas e Lexical | Marco Paulo Oliveira Azeredo (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | A Qualidade do Processo Educativo - A Percepção dos Professores Com e Sem Experiência com Alunos Com Necessidades Educativas Especiais | Isabel Maria Alves Vieira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | A Atitude Dos Alunos Face à Inclusão Dos Seus Pares Com Deficiência Nas Disciplinas de Educação Física E Matemática | Maria Leonor da Conceição Ribeiro de Gouveia Ferreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | O Papel do Suporte Social em Famílias de Crianças Com Deficiência | Vanessa Elisabete Pereira Tavares (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | A Atitude Dos Alunos Face à Inclusão dos Seus com Pares Deficiência | Andreia Sofia Rodrigues Moreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Indicadores de qualidade em contextos inclusivos do 1º ciclo do ensino básico: Ideias de professores do ensino regular e de professores de educação especial | Ana Lopes Ribeiro (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Intervenção Precoce na Infância - Envolvimento das famílias nos serviços de Intervenção Precoce: Perceções de pais e de educadores de Intervenção Precoce | Noémia Brígida de Carvalho Tavares (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Burnout e Condições de Trabalho Percebidas: Estudo Comparativo entre Educadores de Infância no Ensino Regular e Educadores de Intervenção Precoce | Marlene Oliveira Ferreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Ser Pai... Transição para a Parentalidade | Ana Sofia Rocha de Oliveira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | O contributo da Equitação Terapêutica para o aumento da funcionalidade em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo | Carla Maria Vaz Batista (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Estratégias de Interação Professor-Aluno Utilizadas no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico - Estudo Comparativo entre Professores Pertencentes a Escolas Com e Sem Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo | Ana Margarida da Costa Moreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | A Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular: Estudo de Caso sobre as Atitudes e Práticas de Docentes do Ensino Regular e Educação Especial | Patrícia Soares dos Santos (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | O Trabalho de uma Equipa Multidisciplinar na Promoção da Autonomia e Comunicação de uma Criança com Perturbação do Espetro Autista - Um Estudo de Caso | Raquel Cristina Martins da Silva (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | O Ensino Cooperativo e a Autonomia dos Professores numa Perspetiva de Inclusão | Cláudia Alexandra Veiros Costa Matos (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | "THE INFLUENCE OF QIGONG ON ADOLESCENTS` ATTENTION: A prospective randomized controlled trial study" | Leonel José Marques Duarte (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - 2019 | International Congress of Health and Well-being Intervention | University Campus of Viseu of the Piaget Institute |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Redação de parecer sobre a Tese de Doutoramento da candidata Paula Frieiro Padín, intitulada "Influencia de la Socialización en Redes Sociales Y de la Autoestima sobre los Trastornos de la Conducta Alimentaria en la Adolescencia. Respuestas desde el Trabajo Social", para a obtenção do Grau de Doutor, no âmbito do Programa Doutoral em Educação, Desporto e Saúde, na Universitat de les Illes Balneares. | Universitat de les Illes Balneares, Espanha |
2022 - 2022 | Parecer sobre a Tese de Doutoramento intitulada “Traditional Vegetative Biofeedback Techniques as Complementary Therapy for the Mental Health of Children and Adolescents”, apresentada pelo candidato Jorge Manuel de Sousa Magalhães Rodrigues à Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, para a obtenção do Grau de Doutor, no âmbito do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas. | Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2000/02 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (1999/2000; 2000/2001; 2001/2002; 2002/2003) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Psicossociologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (2002/2003; 2003/2004; 2004/2005; 2005/2006; 2006/2007) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Seminários de Gestão Pedagógica Interdisciplinares e Interprojectos | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento: Epigénese e Ciclos de Vida (2007/2008; 2008/2009; 2009/2010; 2010/2011; 2011/2012; 2012/2013; 2013/2014; 2014/2015) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Psicossociologia do Desenvolvimento e Aprendizagem: Epigénese e Ciclos de Vida (2007/2008; 2008/2009) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Psicogenética e Aprendizagem Operatória (200/2001; 2009/2010) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Seminários Interdisicplinares (2007/2008) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Psicologia e Saúde Mental Comunitária (2008/2009; 2009/2010; 2011/2012; 2012/2013) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Psicologia Social e Comunitária (2009/2010; 2010/2011; 2011/2012; 2012/2013) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Prática Profissional orientada para a Profissão (2000/2001) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Psicologia do Desporto (2009/2010; 2011/2012; 2012/2013) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Noções de Psicologia Social (2009/2010) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Introdução às Neurociências (2009/2010) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Psicologia da Saúde (2006/2007; 2007/2008; 2014/2015) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Epigénese, Desenvolvimento e Ciclos de Vida (2006/2007; 2007/2008) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Perturbações do Desenvolvimento Humano (2011/2012) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (2012/2013; 2013/2014; 2014/2015) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - Atual | Psicossociologia e Dinâmica de Grupo (2012/2013; 2013/2014; 2014/2015) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2016/09/05 | Entrevista para a Reportagem: EPRIS – Formar reclusas a distância Atrás das grades, como dar novas competências a reclusas e prepará-las para uma difícil reintegração na sociedade? A resposta está na rede e nas tecnologias de informação, como a cadeia feminina de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, tem comprovado. Aqui, 10 prisioneiras testaram uma formação pioneira em e-learning, com potencial para chegar a outras prisões do país. | I9 Magazine |
2016/02 | Entrevista para reportagem: E se fosse possível ter um computador para estudar na cela? Projecto E-Learning em Estabelecimentos Prisionais (EPRIS) do Instituto Piaget no Jornal Público | O Público |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2011/01/02 - 2019/02/01 | Ordem dos Psicólogos | De momento, suspensa, a pedido. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012/11 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico
Membro
|
Instituto Piaget, Portugal |
2012/11 - Atual | Membro do Conselho Consultivo
Membro
|
Instituto Piaget, Portugal |
2005/01 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Científico
Membro
|
Instituto Piaget, Portugal |
2023/09/11 - 2023/09/13 | Membro da Comissão Científica do IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAFTE/XIV EIFORPECS
Este Seminário Internacional, em 2023, é organizado por dois grupos de investigação: o CAFTe (Currículo, Avaliação, Formação
e Tecnologias digitais em educação), do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP, e o EIFORPECS (Encontro
Internacional de Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado).
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/06 - 2023/05 | Presidente da Comissão Científica do International Congress of Health and Well-being Intervention 2023
Presidente / Vice-presidente
|
Instituto Piaget, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Científica do Ciclo Internacional de Conferências Rumos e Desafios, da Associação Portuguesa de Educação
nas Prisões, da Rede de Consultoria Educacional, Instituto Piaget e UNIGRAN (online).
Membro
|
Instituto Piaget, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/11/10 - 2017/11/11 | Avaliação - Ano Probatório - Doutoramento em Ciências Biomédicas - Diogo Nuno da Cruz Amorim | Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal |
Distinções
Prémio
2024 | Prémio Óscar Arnulfo Romero |
2021 | Prevenção de Cancro na Comunidade Escolar - Projeto premiado pelo 2021 EU Health Award – Cancer prevention
European Association For Cancer Research, Reino Unido
Commission Européenne Représentation au Luxembourg, Luxemburgo |
Título
2020 | MINDtheGaps - Projeto Inspirador da Agência Nacional da Juventude
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Outra distinção
2015 | Exemplo de boa prática - projeto EPris mencionado no relatório anual WSIS |