???global.info.a_carregar???
Rita Manuela Barros. Concluiu o(a) Mestrado em Master in Psychology -Psychology and Health em 1999 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Licenciatura em Graduation in Psychology em 1995 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Doctor em Ciências da Educação em 2012 pelo(a) Universidade de Santiago de Compostela e DEA em Personal Development and Social Intervention em 2006 pelo(a) Universidade de Valência. É Professor Coordenador no(a) Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária e Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório no(a) Instituto Piaget. Publicou 32 artigos em revistas especializadas. Possui 16 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). Orientou 4 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 2. Recebeu 2 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Investigação em 4 projeto(s), Desenvolvimento técnico em 1 projeto(s), Investigador em 1 projeto(s) e Outra em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. Nas suas atividades profissionais interagiu com 71 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino superior; estilos de aprendizagem; aprendizagem ao longo da vida; Ciências da educação, Ciências da educação; Educational sciences, Educational sciences; Ciências sociais::Ciências da educação; Social sciences::Educational sciences; academic involvement; students over 23 years old; higher education; confirmatory factor analysis; measurement invariance; envolvimento académico; estudantes Maiores de 23 anos; análise fatorial confirmatória; invariância de medida; Investigação Clínica e em Serviços de Saúde; Informática Médica; Análise de Dados; Bioética; Educação; Inclusão; Saúde e bem-estar; Intervenção comunitária; Envelhecimento; Gerontologia Social; Gerontologia Clínica; Geriatria; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Manuela Barros

Nomes de citação

  • Barros, Rita

Identificadores de autor

Ciência ID
1919-473B-9246
ORCID iD
0000-0002-3596-9992

Endereços de correio eletrónico

  • rita.barros@ipiaget.pt (Profissional)
  • ritaatmail@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • (351) 227536633 Ext.: 360 (Profissional)
Telemóvel
  • 933392239 (Pessoal)

Moradas

  • Instituto Piaget, Instituto Politécnico Jean iaget /Norte, 4405-678, Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, Portugal (Profissional)
  • Rua da Torrinha, 256, 2º andar, apartamento 21, 4050-610, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2020/01/02 - 2021/12/31
Concluído
Pós-doutoramento (Pós-doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012
Concluído
Ciências da Educação (Doctor)
Especialização em Educação de Adultos
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PORTUGAL:CONCRETIZAÇÕES E POTENCIALIDADES" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente
2006
Concluído
Personal Development and Social Intervention (DEA)
Universidade de Valência, Espanha
"Higher Education Students' Global self-concept (and Emotional Autonomy face to Parents): a comparative study between the beginning and end of training" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente
1999
Concluído
Master in Psychology -Psychology and Health (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Risk in Development: Incursions through Child Psychopathology" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1995
Concluído
Graduation in Psychology (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Fifteen values
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/01/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2015 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013 - 2015 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal
2013 - 2014 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2004/09 - 2005/02 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/04 - 2000/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Associação de Solidariedade Social de Lafões, Portugal
1995/10 - 1998/03 Técnico Superior (Técnico Superior) Hospital de São Teotónio, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/10/01 - 2019/12/31 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal
2014 - 2019 Membro do Conselho Científico Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal
Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal
2015 - 2016 Membro do Conselho Pedagógico Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013 - 2014 Membro do Conselho Pedagógico Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013 - 2014 Membro do Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal
2011/09 - 2012/07 Assessora da Direcção Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2001/03 - 2004/07 Vogal da Direcção Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/04 - 2023/12/31 Coordenadora de Unidade de Investigação Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/01/02 - Atual DigiSaúde: Saúde Digital Intergeracional
Contrato-programa do plano 2020-A- 133, Red n.° 2022/538
Investigador responsável
Instituto Piaget, Portugal
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
Em curso
2020 - Atual PSYCHOMOTORTRAINING
2020-1-BG01-KA202-079
National Advisory Board
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Concluído
2022/01/01 - 2022/12/31 Geração Bem Sénior
219/DDT/2022
Instituto Piaget, Portugal
Instituto Português do Desporto e Juventude IP
Concluído
2019/11 - 2022/11 Youth Led Development for Schools Participatory Management (BE PART)
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Conseil de l'Union Europeenne
Concluído
2020/01/02 - 2021/12/31 21st Century Skills in the Context of the UN's Social Development Goals for pupils (21C-SDG)
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Conseil de l'Union Europeenne
Em curso
2020/01/02 - 2021/12/31 UP2B - Boosting Up School Education towards European Citizenship and Labour Market Inclusion
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
European Commission
Em curso
2020/01/01 - 2021/12/31 Media Literacy Towards Youth Social Inclusion (MINDtheGaps)
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
European Commission
Concluído
2016/11/15 - 2020/01/31 Link You Project - Cooperation between Latin America and Europe to employability
Consultora Externa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
European Parliament
Concluído
2013/10/01 - 2015/06/30 UC-CROWD
Consultora Externa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Concluído
2011 - 2013 LOGIC
LEONARDO DA VINCI PARTNERSHIP 2011-1-FR1-LEO04-24203
Colaboradora
Instituto Piaget, Portugal
European Commission
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014/12 - Atual EPRIS - e-learning e contexto prisional
Investigador responsável
Instituto Piaget, Portugal
BPI / Fundação "La Caixa"
Em curso
2014 - 2016 Inter-Cultural Dimension for European Active Citizenship (IDEA-C)
Desenvolvimento técnico
Instituto Piaget, Portugal
EACEA
Concluído
2010 - 2012 Avaliação dos centros de dia como alternativa à sobrecarga dos cuidadores
Investigador
Universidade do Porto, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Nogueira, Clementina; Rita Faria; Barros, Rita ; Cristina Gonçalves; Faria, Ana Rita; Gonçalves, Ana Cristina. Autor correspondente: Nogueira, Clementina. "Aprender a Ensinar no Ensino Superior: contributos de um projeto de formação pedagógica de docentes na modalidade online.". Trabalho apresentado em CNaPPES - 9º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Faro, 2023.
    Publicado
  2. Angelica Monteiro; Carlinda Leite; Marta Sampaio; Rita Barros. "BEPART PROJECT: SCENARIOS OF YOUTH PARTICIPATION AND CURRICULAR INNOVATION AT SCHOOLS". 2023.
    10.21125/inted.2023.0422
  3. Barros, Rita. "Aprender em ambientes virtuais: atoconceito de aprendizagem de mulheres em contexto prisional.". Trabalho apresentado em V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019, Bragança, 2019.
    Publicado
  4. Barros, Rita Manuela de Almeida; Monteiro, Angélica. "Ambientes online de aprendizagem em contexto prisional: flexibilidade, participação e inclusão na sociedade de informação". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017, Braga, 2017.
    Publicado
  5. Monteiro, Angélica; Barros, Rita; Leite, Carlinda. "Inmate's e-learning styles". Trabalho apresentado em EDULEARN 2016, Barcelona, 2016.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2016.1962
  6. Monteiro, Angélica; Barros, Rita Manuela de Almeida; Barros, Rita Manuela de Almeida. "Conceção e Implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem num Estabelecimento Prisional Português". Trabalho apresentado em Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC – ieTIC 2016, Bragança, 2016.
    Publicado
  7. Barros, Rita Manuela de Almeida; Monteiro, Angélica Maria; Barros, Rita. "E-learning for Lifelong Learning of Female Inmates:The Epris Project". Trabalho apresentado em EDULEARN15 Conference, Barcelona, 2015.
    Publicado
  8. Barros, Rita Manuela de Almeida; Alcina Figueiroa; Monteiro, Angélica Maria. "A relação entre a Escola e a Comunidade: Um olhar sobre as práticas socioeducativas em contexto não formal". Trabalho apresentado em XII Congresso da SPCE, Vila Real, 2014.
    Publicado
  9. Barros, Rita. "A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE". 2014.
  10. Barros, Rita Manuela de Almeida; Pinto, José Fernando Cabral; Oliveira, Joaquim Eurico. "O Impacto da Formação Profissional na Saúde Mental dos Trabalhadores em Contexto de Incerteza". Trabalho apresentado em XXº Colóquio Internacional da AFIRSE (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education) - Formação profissional: Investigação Educacional sobre Teorias, Políticas e Práticas, Lisboa, 2013.
    Publicado
  11. Barros, Rita Manuela de Almeida. "Portuguese Validation of the Adult's Attitudes Scale towards Continuing Education". Trabalho apresentado em International Conference ESREA Access, Learning Careers and Identities - Transitions and Identity in Learning and Life, Aveiro, 2011.
    Publicado
  12. Barros, Rita ; Moreira, José António; Barros, Rita Manuela de Almeida. "Evaluation of Global Self-Concept in Higher Education Students". Trabalho apresentado em International Conference New Horizons in Education – INTE 2011, Guarda, 2011.
    Publicado
  13. Barros, Rita Manuela de Almeida; Pais-Ribeiro, José Luís. "Importância do suporte social em indivíduos adultos em prisão preventiva". Trabalho apresentado em IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, 1996.
    Publicado
  14. Barros, Rita Manuela de Almeida; Pais-Ribeiro, José Luís. "Estado depressivo em função do tempo de permanência em prisão preventiva". Trabalho apresentado em Convenção Anual da APPORT (Associação dos Psicólogos Portugueses)/95, Lisboa, 1995.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Moreira, Sónia; Helena Silva; José Lopes; Moreira, Joana; Luís Moreira; Barros, Rita. "Development and Validation of the Teachers’ Perceptions of Classroom Climate Scale for the Portuguese Population". International Journal of Instruction 17 4 (2024): 163-178. https://www.e-iji.net/dosyalar/iji_2024_4_10.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Monteiro, Angélica; Sousa, Cláudia; Barros, Rita. "Kids Surfing the Web: A Comparative Study in Portugal". Computers 12 9 (2023): 168. http://dx.doi.org/10.3390/computers12090168.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/computers12090168
  3. Saidmamatov Orifjon; Jasurbek Jammatov; Cláudia Sousa; Rita Barros; Olga Vasconcelos; Paula Rodrigues. "Translation and Adaptation of the Adult Developmental Coordination Disorder/Dyspraxia Checklist (ADC) into Asian Uzbekistan". Sports (2023): https://doi.org/10.3390/sports11070135.
    10.3390/sports11070135
  4. Barros, Rita ; Rita Barros; Angélica Monteiro; Carlinda Leite. Autor correspondente: Barros, Rita. "Learning with digital technologies in prison: a scoping review". Digital Education Review 43 (2023): 1-17. https://revistes.ub.edu/index.php/der/article/view/37411/39646.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1344/der.2023.43.1-17
  5. Carlinda Leite; Angélica Monteiro; Rita Barros; Nicole Ferreira. "Curricular Practices Towards Sustainability and a Transformative Pedagogy". REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (2022): https://doi.org/10.15366/reice2022.20.4.006.
    10.15366/reice2022.20.4.006
  6. Sousa, Cláudia; Barros, Rita; Monteiro, Angélica. "Inventário de Envolvimento Académico em Estudantes do Ensino Superior". Psychologica 65 (2022): e065001. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_65_1.
    10.14195/1647-8606_65_1
  7. Monteiro, Angélica; Guedes Teixeira, Elsa; Leite, Carlinda; Barros, Rita ; Fernandes, Preciosa; Soares, Filipa. Autor correspondente: Monteiro, Angélica. "EDUCATION TOWARDS LITERACY AND DIGITAL CITIZENSHIP OF YOUNG PEOPLE: BEYOND BEING ONLINE". Revista Conhecimento Online 2 (2022): 89-107. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v2.2991.
    https://doi.org/10.25112/rco.v2.2991
  8. Rita Barros; Angélica Monteiro; Carlinda Leite. "Autoestima e motivação para aprender online: o caso de mulheres reclusas". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 30 116 (2022): 837-857. https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003035.
    10.1590/s0104-40362022003003035
  9. Rita Manuela Barros; Angélica Monteiro; Carlinda Leite. "Youth participation: a new approach based on the intersections between models, views and European policies". Bordón. Revista de Pedagogía 74 1 (2022): 11-28. https://doi.org/10.13042/Bordon.2022.89318.
    10.13042/Bordon.2022.89318
  10. Angélica Monteiro; Ana Teresa Machado; Carlinda Leite; Rita Barros. "Female's self-concept as online learners in the context of lifelong learning in prisons". (2022): https://hdl.handle.net/10216/146322.
    10.1080/02601370.2022.2153183
  11. Rita Manuela Barros; Angélica Monteiro; Carlinda Leite. "AN OVERALL PICTURE ABOUT ACADEMIC LITERATURE FOCUSED ON ONLINE LEARNING IN PRISON". Revista Conhecimento Online (2021): https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.2392.
    10.25112/rco.v1i0.2392
  12. Barros, Rita; Monteiro, Angélica; Sousa, Cláudia. "Autoeficácia formativa e envolvimento nos processos de aprendizagem de estudantes portugueses maiores de 23 anos". Revista Portuguesa de Educação 32 1 (2019): 140-154. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.15651.
    10.21814/rpe.15651
  13. Rodrigues, P.; Ribeiro, M.; Barros, R.; Lopes, S.; Sousa, A.; Barros, Rita Manuela de Almeida. "Performance on the movement assessment battery for children: A systematic review about gender differences". RICYDE: Revista Internacional de Ciencias del Deporte 15 55 (2019): 72-87. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85062819441&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.5232/ricyde2019.05505
  14. Barros, Rita Manuela de Almeida. "Nurses’ perception on non-conventional therapies". Suplemento Digital Rev ROL Enferm 41 11-12 (2018): 156-160. https://www.researchgate.net/publication/330345575_Nurses'_perception_on_non-conventional_therapies.
    Publicado
  15. Angélica Monteiro; Rita Barros; Barros, Rita Manuela de Almeida. "Ambientes de aprendizagem, tecnologias digitais e formação inicial de professores". Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS) 11 4 (2018): 562-580. https://hdl.handle.net/10216/122684.
    Publicado • 10.14571/brajets.v11.n4.564-580
  16. Angélica Monteiro; Carlinda Leite; Rita Barros. ""Eu ganhei mais o gosto de estudar": o e-learning como meio de aprendizagem ao longo da vida de reclusas de um estabelecimento prisional português = "I have started to enjoy studying": e-learning as a mean of inmates: lifelong learning in a Portuguese prison". (2017): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/107165.
    10.1590/ES0101-7330216156650
  17. Angélica Monteiro; Rita Manuela Barros; Barros, Rita Manuela de Almeida. "As Tecnologias da Informação e da Comunicação e o Desenvolvimento de Estratégias de Resolução de Problemas em Estudantes do Ensino Superior da área da Saúde". EaD em Foco 6 3 (2016): 50-58. https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.419.
    Publicado • 10.18264/eadf.v6i3.419
  18. Barros, Rita Manuela de Almeida; Cláudia Sousa; Barros, Rita. "Estratégias de Resolução de Problemas em Estudantes do Ensino Superior". Ciências & Cognição 20 1 (2015): 123-132. http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1000.
    Publicado
  19. Barros, Rita Manuela; Moreira, Ana Sofia. "Desemprego, autoestima e satisfação com a vida: estudo exploratório realizado em Portugal com beneficiários do Rendimento Social de Inserção". Revista Psicologia Organizações e Trabalho 15 2 (2015): 146-156.
    Publicado • 10.17652/rpot/2015.2.476
  20. Barros, Rita Manuela; Monteiro, Angélica Maria; Moreira, José António. "Novos públicos do ensino superior: abordagem à aprendizagem de estudantes maiores de 23 anos)". Revista Portuguesa de Pedagogia 49 1 (2015): 131-150.
    Publicado
  21. Barros, Rita Manuela A.; Monteiro, Angélica Maria Reis; Moreira, José António Marques. "Aprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 95 241 (2014): 544-566. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-6681/305811495.
    10.1590/s2176-6681/305811495
  22. Barros, Rita Manuela de Almeida; Pinto, José Fernando Cabral; Oliveira, Joaquim Eurico. "A Formação Profissional e a Perceção de Saúde Mental dos Trabalhadores Transicionais: Estudo Comparativo em Situação de (Des)Emprego". Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 39 129 (2014): 111-117. http://www.fundacentro.gov.br/arquivos/rbso/RBSO%20V39%20n129.pdf.
    Publicado • 10.1590/0303-7657000068912
  23. Moreira, José António Marques; Barros, Rita Manuela; Monteiro, Angélica Maria; José António Marques Moreira; Rita Manuela Barros; Angélica Maria Monteiro. "Autoconceito académico em ambientes virtuais de aprendizagem". Revista Brasileira de Informática na Educação 22 02 (2014): 31-31. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2014.22.02.31.
    Publicado • 10.5753/RBIE.2014.22.02.31
  24. Barros, Rita Manuela de Almeida; Moreira, José António Marques; Monteiro, Angélica Maria. "Avaliação do Impacto de Ambientes Virtuais na Percepção de Competências de no Ensino de Ciências e das Expressões Físico-Motoras". Revista Ensino de Ciências e Engenharia 6 1 (2014): 14-30. http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=ensinodeciencias&page=article&op=view&path%5B%5D=661.
    Publicado
  25. Barros, Rita Manuela de Almeida; Moreira, José António; Monteiro, Angélica Maria. "Autoconceito Académico e eLearning no Ensino Superior em Portugal". Revista EducaOnline 9 1 (2014): 103-127. http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=692.
    Publicado
  26. Rita Manuela de Almeida Barros; José António Moreira; Barros, Rita Manuela de Almeida; Moreira, José António. "Autoconceito global em estudantes do ensino superior: um estudo comparativo entre iniciantes e finalistas DOI - 10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p232". Psicologia em Revista 19 2 (2013): 232-249. http://dx.doi.org/10.5752/p.1678-9563.2013v19n2p232.
    Publicado • 10.5752/p.1678-9563.2013v19n2p232
  27. Barros, Rita Manuela de Almeida. "The Relationship between Students’ Approach to Learning and Lifelong Learning". Psychology 4 11 (2013): 792-797. http://www.scirp.org/journal/PaperInformation.aspx?PaperID=39514.
    Publicado • 10.4236/psych.2013.411113
  28. Barros, Rita Manuela de Almeida; Barros, Rita. "Perceção dos Professores de Orientação e Mobilidade face à sua Formação e Intervenção: estudo exploratório realizado em Portugal". REVISTA BENJAMIN CONSTANT 55 (2013): __-__. http://www.ibc.gov.br/?catid=160&blogid=1&itemid=10223.
    Publicado
  29. Barros, Rita. "Autoconceito global em estudantes do ensino superior". Psicologia em Revista (2013):
  30. Barros, Rita Manuela de Almeida; Martín, José Ignácio Guinaldo; Pinto, José Fernando Cabral; Barros, Rita. "Investigação e Prática em Psicologia Positiva". Psicologia, Ciência e Profissão, 30 (2), 318-327. 30 2 (2010): 318-327. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932010000200008&script=sci_arttext.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Barros, Rita . Autor correspondente: Barros, Rita. "Projeto Epris – Possibilidades e Potencialidades". In Educação nas Prisões – Rumos e Desafios. Vila Real, Portugal: Edições Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro., 2022.
    Publicado
  2. Rita Barros; Barros, Rita. "Desafio Futuros - Educação de adultos". In Mercado de Trabalho em Portugal – do salário mínimo ao teletrabalho., editado por Nuno Crespo; Nádia Simões; Nuno Crespo e Nádia Simões. Coimbra, Portugal: Actual, 2022.
    Publicado
  3. Barros, Rita ; Angélica Monteiro; Elsa Teixeira; João Caramelo. "Deal me inn: An inclusive lens on digital storytelling and game-based learning with young people and adults". In Gaming in action: engaging adult learners with games and gamification, 209-220. Çukurova, Turquia: Çukurova University, 2021.
    Publicado
  4. Barros, Rita ; Angélica Monteiro. Autor correspondente: Barros, Rita. "E-learning em contexto prisional – reflexões apoiadas em um projeto de formação". In Educação em contextos de privação e restrição de liberdade: abordagens e ações interdisciplinares, editado por Conceição Valença e Elaine Pimental, 110-131. Maceió, Brasil: Edufal - Editora da Universidade Federal de Alagoas., 2021.
    Publicado
  5. Barros, Rita ; Angélica Monteiro; Magalhães, Celestino. "E-learning para a vida em contexto prisional: EPRIS.". In Educação, formação e transformação digital em estabelecimentos prisionais, 139-150. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2020.
    Publicado
  6. Barros, Rita ; Monteiro,Angélica; Leite,Carlinda. "Literacias digitais em contexto prisional feminino: reflexões a partir do percurso do projeto EPRIS". In Manual DiCi-Educa - Centros educativos com competências digitais e cívicas” – DiCi-Educa, editado por Edições Universitárias Lusófonas. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2020.
    Publicado
  7. Barros, Rita Manuela de Almeida. "Ambientes Educativos Inovadores e Competências para o Século XXI: Reflexões Finais". In Ambientes educativos inovadores e competências dos estudantes para o século XXI. Santo Tirso, Portugal, 2018.
    Publicado
  8. Barros, Rita Manuela de Almeida. "Apresentação do estudo acerca dos ambientes educativos inovadores em Portugal". In Ambientes educativos inovadores e competências dos estudantes para o século XXI. Santo Tirso, Portugal: WhiteBooks, 2018.
    Publicado
  9. Barros, Rita Manuela de Almeida; Monteiro, Angélica. "EPRIS – um ecossistema online vivo potenciador de aprendizagem ao longo da vida em ambiente de reclusão". In Educação no Ciberespaço. Novas Configurações, Convergências e Conexões, 0-o. Brasil, Brasil: Tiradentes, 2017.
    Publicado
  10. Barros, Rita; Monteiro, Angélica. "Aprendizagem ao Longo da Vida e Inclusão Digital de Adultos Idosos.". In Gerontologia e Transdisciplinaridade, 51-63. São Paulo, Brasil: Edições Portal do Envelhecimento, 2017.
    Publicado
  11. Barros, Rita Manuela de Almeida. "Is gender a risk factor for developmental coordination disorder?". In Advances in Psychology Research. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, Incorporated, 2017.
    Publicado
  12. Barros, Rita Manuela de Almeida. "Apresentação". In A Formação em eLearning e bLearning na Polícia Segurança Pública em Portugal: Retrato, Percursos e Perspetivas., 13-15. Porto, Portugal: Wh!teBooks, 2014.
    Publicado
  13. Barros, Rita Manuela de Almeida. "Envelhecimento Activo e Aprendizagem ao Longo da Vida: a promoção do bem-estar em adultos idosos". In Animação Sociocultural, Gerontologia e Geriatria: A Intervenção Social, Cultural e Educativa na Terceira Idade, 363-375. Chaves, Portugal: Intervenção - Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, 2013.
    Publicado
  14. Barros, Rita Manuela de Almeida; Monteiro, Angélica; Barros, Rita. "O blended learning no ensino superior: a perceção dos estudantes". In Blended Learning em Contexto Educativo: Perspetivas teóricas e práticas de investigação, 135-150. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2012.
    Publicado
  15. Barros, Rita Manuela de Almeida; Laja, Pedro. "Escolas Inclusivas". In Conheço um árvore de folhas azuis, 167-173. Oliveira de Frades, Portugal: ASSOL, 2000.
    Publicado
Livro
  1. Barros, Rita Manuela de Almeida; Monteiro, Angélica; Moreira, José António. Sistemas Prisionais - História e Desafios Educacionais na Era Digital.. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks. 2016.
    Publicado
  2. Barros, Rita Manuela de Almeida. Educação de Adultos: Conceitos, Processos e Marcos Históricos - da Globalização ao Contexto Português. Lisboa, Portugal: Piaget. 2013.
    Publicado
Manual
  1. Leite, Carlinda; Monteiro, Angélica; Barros, Rita ; Lopes, Amélia; Teixeira, Elsa Guedes; Caramelo, João; Rodrigues, Mariana; et al. Youth Digital Citizenship Education. Porto, Portugal: Universidade do Porto - FPCEUP/CIIE. 2020.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Barros, Rita Manuela de Almeida. "Hábitos de sono dos estudantes que ingressam no Ensino Superior". Trabalho apresentado em 12th International Seminar on Nursing Research, 2018.
  2. Barros, Rita Manuela de Almeida. "O Prazer de Viver - Projecto de Intervenção Educativas em Idosas com Doença de Alzheimer". Trabalho apresentado em V Congresso de Avaliação e Intervenção em Gerontologia Social, 2013.
  3. Barros, Rita Manuela de Almeida. "Literacia Digital, Tecnologias da Informação e Comunicação e Envelhecimento: tendências de investigação no contexto português". Trabalho apresentado em 2º Congresso Internacional sobre Envelhecimento Activo: Atravessando Gerações, 2012.
  4. Barros, Rita Manuela de Almeida; Martín, José Ignácio Guinaldo. "Psicologia Positiva e Saúde Mental". Trabalho apresentado em 2º Congresso Online de Psiquiatria e Saúde Mental. Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, 2011.
Prefácio / Posfácio
  1. Barros, Rita Manuela de Almeida. "e-learning nos serviços de segurança pública". Porto, Portugal: Wh!te Books. 2014.
    Publicado
Recurso online
  1. Barros, Rita. E-learning em contexto prisional: a aprendizagem ao longo da vida como mecanismo de integração social. 2023. https://www.barometro.com.pt/2023/04/10/e-learning-em-contexto-prisional-a-aprendizagem-ao-longo-da-vida-como-mecanismo-de-integracao-social/.
  2. Barros, Rita. Como tornar os jovens Cidadãos Digitais? Contributos do Projeto MINDtheGaps. 2020. https://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?como-tornar-os-jovens-cidadaos-digitais-contributos-do-projeto-mindthegaps&codigo=AOP0512.
  3. Barros, Rita. O ERASMUS+ enquanto desafio para os Psicólogos Escolares - o exemplo do projeto BE PART. 2020. https://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?o-erasmus-enquanto-desafio-para-os-psicologos-escolares-o-exemplo-do-projeto-be-part&codigo=AOP0511.
  4. Barros, Rita Manuela de Almeida. E-learning for Life and in Prisional Context: EPRIS. 2018.
  5. Barros, Rita Manuela de Almeida. Desafios do digital na formação de mulheres em contexto prisional: autoconceito de aprendizagem em ambientes virtuais. 2018. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/EBookCIIE_Curriculo_Avaliacao_Formacao_Tecnologias_Educativas_2018.pdf.
  6. Barros, Rita Manuela de Almeida. Promoção da literacia digital num estabelecimento prisional feminino: o projeto e-pris. 2016. http://www.psicologia.pt/colunistas/ver_colunistas.php?promocao-da-literacia-digital-num-estabelecimento-prisional-feminino-o-projeto-e-pris&id=176&grupo=1&nome=Rita%20Barros.
Relatório
  1. Barros, Rita Manuela de Almeida; Monteiro, Angélica. 2016. Relatório de Avaliação Interna do Projeto E-PRIS.
Resumo em conferência
  1. Barros, Rita. "As Terapias Não Convencionais na Ótica dos Fisioterapeutas". Trabalho apresentado em 3ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), 2020.
    Publicado
  2. Barros, Rita. "SOS Costas (vídeo): avaliação da satisfação dos profissionais". Trabalho apresentado em IV Jornadas em Estudos da Criança, Braga, 2019.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. SOS Costas . 2016. Barros, Rita Manuela de Almeida; Monteiro, Angélica.
  2. No encalço do bem-estar e da realização humana: do desencanto com o progresso e com a prosperidade à tentativa de redefinição do projecto de uma possível pós-modernidade. 2014. Barros, Rita Manuela de Almeida. http://www.psicologia.pt/colunistas/ver_colunistas.php?id=129&grupo=1&nome=Rita%20Barros.
  3. O que há de positivo na Psicologia Positiva? - A controvérsia de uma designação/adjectivação. 2013. Barros, Rita Manuela de Almeida. http://www.psicologia.pt/colunistas/ver_colunistas.php?id=124&grupo=1&nome=Rita%20Barros.
  4. Considerações no domínio da Psicologia Positiva. 2012. Barros, Rita Manuela de Almeida. http://www.psicologia.pt/colunistas/ver_colunistas.php?id=108&grupo=1&nome=Rita%20Barros.
  5. Aprendizagem ao Longo da Vida - uma questão ontológica, mais que um princípio orientador de políticas educativas. 2012. Barros, Rita Manuela de Almeida. http://www.psicologia.pt/colunistas/ver_colunistas.php?id=119&grupo=1&nome=Rita%20Barros.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - 2015 Alterações Emocionais Vivenciadas por Crianças Oncológicas e seus pais: estudo exploratório de revisão sistemática de literatura em Enfermagem
Coorientador
Cuidados Continuados (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 - 2014 Conceção e Avaliação de um Ambiente Online de Formação em Parapente
Orientador
Tecnologias de Informação e Comunicação Especialização em Comunicação Multi (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Perceção dos Professores face à Formação e Intervenção em Orientação e Mobilidade
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 As Dimensões da Leitura na Baixa Visão: um estudo de caso
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 O Ensino do Braille em Escolas de Referência de Alunos Com Deficiência Visual: Estudo Exploratório sobre a Perceção dos Professores de Educação Especial no Domínio da Visão
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 RAM@IP: estudo sobre a usabilidade de um repositório aberto multimédia para o ensino superior
Coorientador
Tecnologias de Informação e Comunicação Especialização em Comunicação Multi (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Tecnologias Digitais na Aprendizagem ao Longo da Vida de Adultos¿ em Contexto Prisional,
Arguente
Ana Carla Anselmo da Silva Machado (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 Eletroacupuntura e Acupuntura no Tratamento da Ansiedade
Arguente
Diogo Nuno da Cruz Amorim (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2020 Efeito do Qi-Gong na redução da ansiedade / stress e dor lombar na grávida – Um estudo protocolar
Arguente
Sara Isabel Moreira Pimenta Varanda (Mestrado)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2017/12/15 Towards a Traditional Chinese Medicine emotional status diagram: Measuring emotional patterns through questionnaire
Arguente
Joana Beatriz Cardoso Teixeira (Mestrado)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2016 Qigong e Tuina no controlo da ansiedade antes dos exames em crianças do 1º ciclo Olga Juliana Ribeiro Magalhães (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2015 Eficácia do Qigong na Depressão: revisão sistemática de literatura Pedro Jorge Gameiro da Silva Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2015 Potenciais efeitos do Qigong terapêutico na perturbação depressiva major. Desenho de estudo e resultados preliminares Sara Carreiro Bicudo Ponte (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2014 Intervenção Precoce na Infância: Organização e Trabalho em Equipa Sara Maria Ferreira da Silva Ferreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 O Autismo e as Emoções - Tablet com potencial educativo: Construção de um protótipo Isabel Maria Correia Maia (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 A Formação e Colaboração dos Docentes para uma Resposta Educativa às Crianças com Necessidades Educativas Especiais, numa Perspetiva Inclusiva Ana Carla Figueiredo (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 O Contributo da Música no Desenvolvimento Social. Comunicacional e Emoacional da pessoa com Perturbação do Espetro do Autismo Patrícia Raquel Martins Ferreira Duarte da Silva (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 Transição do Pré-escolar para o 1º Ciclo de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: o ponto de vista dos Educadores e dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Maria Helena Basto Peixoto Gandra de Pinho (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 Envolvimento parental no desenvolvimento da literacia emergente em crianças a usufruir de serviços de intervenção precoce ou de educação especial Carla Sofia Nogueira Mendes (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 Perceção dos Alunos do 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário sobre as Relações de Interdependência na Sala de Aula Marina Alberta Veiros Costa Matos (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 O Ensino Cooperativo e a Autonomia dos Professores numa Perspetiva de Inclusão Cláudia Alexandra Veiros Costa Matos (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 O Trabalho de uma Equipa Multidisciplinar na Promoção da Autonomia e Comunicação de uma Criança com Perturbação do Espetro Autista - Um Estudo de Caso Raquel Cristina Martins da Silva (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 A Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular: Estudo de Caso sobre as Atitudes e Práticas de Docentes do Ensino Regular e Educação Especial Patrícia Soares dos Santos (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 Estratégias de Interação Professor-Aluno Utilizadas no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico - Estudo Comparativo entre Professores Pertencentes a Escolas Com e Sem Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo Ana Margarida da Costa Moreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 Efeitos da Acupunctura Auricular na Ansiedade, Depressão e Frequência Cardíaca em Doentes com Multi-adicções: estudo exploratório João André Pires Falcão (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 Crianças e jovens com paralisia cerebral em instituições de educação especial: contributos da intervenção educativa, no âmbito musical, para o seu desenvolvimento Mónica Raquel Caetano Pereira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 A satisfação profissional e a interação professor-aluno com e sem unidade de ensino estruturado para alunos com perturbações do espetro do autismo Ana Cláudia Vigário dos Santos Reis (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 A Aprendizagem e o Ensino Cooperativo como práticas inclusivas na educação de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo Liliana Catarina Florim Semblano Teixeira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Perceção dos docentes titulares de turma face à inclusão de alunos com multideficiência na sala de aula Marina Alberta Veiros Costa Matos (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Atitudes e Percepções relativas à repercussão do brincar no desenvolvimento da criança, na perspectiva de pais de crianças com deficiência visual e pais de crianças normovisuais Cristina Augusta Borges Sequeira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Necessidades e Expectativas dos Pais/Familiares com Crianças com Necessidades Educativas Especiais Sílvia Carla Gonçalves da Cruz Bom (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Transição do 1º Ciclo para o 2º Ciclo de uma aluna com Perturbação do Espectro do Autismo Sandra de Bessa Neto (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 A Inclusão de Crianças com perturbação do Espectro do Autismo: A Formação de Professores e a Implementação de Estratégias na Sala de Aula Anabela Gonçalves Esteves (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 A Inclusão de alunos com Perturbações do espectro do Autismo nas aulas de Educação Física Nuno Tiago de Campos Timóteo Gonçalves (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Método Fónico e Multissensorial na Rota das Vias Fonológicas e Lexical Marco Paulo Oliveira Azeredo (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 A Qualidade do Processo Educativo - A Percepção dos Professores Com e Sem Experiência com Alunos Com Necessidades Educativas Especiais Isabel Maria Alves Vieira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 A Atitude Dos Alunos Face à Inclusão Dos Seus Pares Com Deficiência Nas Disciplinas de Educação Física E Matemática Maria Leonor da Conceição Ribeiro de Gouveia Ferreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 O Papel do Suporte Social em Famílias de Crianças Com Deficiência Vanessa Elisabete Pereira Tavares (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 A Atitude Dos Alunos Face à Inclusão dos Seus com Pares Deficiência Andreia Sofia Rodrigues Moreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Indicadores de qualidade em contextos inclusivos do 1º ciclo do ensino básico: Ideias de professores do ensino regular e de professores de educação especial Ana Lopes Ribeiro (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Intervenção Precoce na Infância - Envolvimento das famílias nos serviços de Intervenção Precoce: Perceções de pais e de educadores de Intervenção Precoce Noémia Brígida de Carvalho Tavares (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Burnout e Condições de Trabalho Percebidas: Estudo Comparativo entre Educadores de Infância no Ensino Regular e Educadores de Intervenção Precoce Marlene Oliveira Ferreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Ser Pai... Transição para a Parentalidade Ana Sofia Rocha de Oliveira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 O contributo da Equitação Terapêutica para o aumento da funcionalidade em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo Carla Maria Vaz Batista (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Estratégias de Interação Professor-Aluno Utilizadas no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico - Estudo Comparativo entre Professores Pertencentes a Escolas Com e Sem Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo Ana Margarida da Costa Moreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 A Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular: Estudo de Caso sobre as Atitudes e Práticas de Docentes do Ensino Regular e Educação Especial Patrícia Soares dos Santos (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 O Trabalho de uma Equipa Multidisciplinar na Promoção da Autonomia e Comunicação de uma Criança com Perturbação do Espetro Autista - Um Estudo de Caso Raquel Cristina Martins da Silva (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 O Ensino Cooperativo e a Autonomia dos Professores numa Perspetiva de Inclusão Cláudia Alexandra Veiros Costa Matos (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 "THE INFLUENCE OF QIGONG ON ADOLESCENTS` ATTENTION: A prospective randomized controlled trial study" Leonel José Marques Duarte (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - 2019 International Congress of Health and Well-being Intervention University Campus of Viseu of the Piaget Institute

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2023 Redação de parecer sobre a Tese de Doutoramento da candidata Paula Frieiro Padín, intitulada "Influencia de la Socialización en Redes Sociales Y de la Autoestima sobre los Trastornos de la Conducta Alimentaria en la Adolescencia. Respuestas desde el Trabajo Social", para a obtenção do Grau de Doutor, no âmbito do Programa Doutoral em Educação, Desporto e Saúde, na Universitat de les Illes Balneares. Universitat de les Illes Balneares, Espanha
2022 - 2022 Parecer sobre a Tese de Doutoramento intitulada “Traditional Vegetative Biofeedback Techniques as Complementary Therapy for the Mental Health of Children and Adolescents”, apresentada pelo candidato Jorge Manuel de Sousa Magalhães Rodrigues à Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, para a obtenção do Grau de Doutor, no âmbito do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas. Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2000/02 - Atual Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (1999/2000; 2000/2001; 2001/2002; 2002/2003) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Psicossociologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (2002/2003; 2003/2004; 2004/2005; 2005/2006; 2006/2007) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Seminários de Gestão Pedagógica Interdisciplinares e Interprojectos (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Psicologia do Desenvolvimento: Epigénese e Ciclos de Vida (2007/2008; 2008/2009; 2009/2010; 2010/2011; 2011/2012; 2012/2013; 2013/2014; 2014/2015) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Psicossociologia do Desenvolvimento e Aprendizagem: Epigénese e Ciclos de Vida (2007/2008; 2008/2009) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Psicogenética e Aprendizagem Operatória (200/2001; 2009/2010) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Seminários Interdisicplinares (2007/2008) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Psicologia e Saúde Mental Comunitária (2008/2009; 2009/2010; 2011/2012; 2012/2013) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Psicologia Social e Comunitária (2009/2010; 2010/2011; 2011/2012; 2012/2013) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Prática Profissional orientada para a Profissão (2000/2001) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Psicologia do Desporto (2009/2010; 2011/2012; 2012/2013) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Noções de Psicologia Social (2009/2010) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Introdução às Neurociências (2009/2010) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Psicologia da Saúde (2006/2007; 2007/2008; 2014/2015) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Epigénese, Desenvolvimento e Ciclos de Vida (2006/2007; 2007/2008) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Perturbações do Desenvolvimento Humano (2011/2012) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (2012/2013; 2013/2014; 2014/2015) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - Atual Psicossociologia e Dinâmica de Grupo (2012/2013; 2013/2014; 2014/2015) (Outros) Instituto Piaget, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2016/09/05 Entrevista para a Reportagem: EPRIS – Formar reclusas a distância Atrás das grades, como dar novas competências a reclusas e prepará-las para uma difícil reintegração na sociedade? A resposta está na rede e nas tecnologias de informação, como a cadeia feminina de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, tem comprovado. Aqui, 10 prisioneiras testaram uma formação pioneira em e-learning, com potencial para chegar a outras prisões do país. I9 Magazine
2016/02 Entrevista para reportagem: E se fosse possível ter um computador para estudar na cela? Projecto E-Learning em Estabelecimentos Prisionais (EPRIS) do Instituto Piaget no Jornal Público O Público

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011/01/02 - 2019/02/01 Ordem dos Psicólogos De momento, suspensa, a pedido.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2012/11 - Atual Membro do Conselho Pedagógico
Membro
Instituto Piaget, Portugal
2012/11 - Atual Membro do Conselho Consultivo
Membro
Instituto Piaget, Portugal
2005/01 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico
Membro
Instituto Piaget, Portugal
2023/09/11 - 2023/09/13 Membro da Comissão Científica do IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAFTE/XIV EIFORPECS Este Seminário Internacional, em 2023, é organizado por dois grupos de investigação: o CAFTe (Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias digitais em educação), do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP, e o EIFORPECS (Encontro Internacional de Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado).
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/06 - 2023/05 Presidente da Comissão Científica do International Congress of Health and Well-being Intervention 2023
Presidente / Vice-presidente
Instituto Piaget, Portugal
2022 - 2022 Membro da Comissão Científica do Ciclo Internacional de Conferências Rumos e Desafios, da Associação Portuguesa de Educação nas Prisões, da Rede de Consultoria Educacional, Instituto Piaget e UNIGRAN (online).
Membro
Instituto Piaget, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/11/10 - 2017/11/11 Avaliação - Ano Probatório - Doutoramento em Ciências Biomédicas - Diogo Nuno da Cruz Amorim Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
Distinções

Prémio

2024 Prémio Óscar Arnulfo Romero
2021 Prevenção de Cancro na Comunidade Escolar - Projeto premiado pelo 2021 EU Health Award – Cancer prevention
European Association For Cancer Research, Reino Unido

Commission Européenne Représentation au Luxembourg, Luxemburgo

Título

2020 MINDtheGaps - Projeto Inspirador da Agência Nacional da Juventude
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outra distinção

2015 Exemplo de boa prática - projeto EPris mencionado no relatório anual WSIS