???global.info.a_carregar???
Ana Marta Moreira Flores completed her PhD in Journalism in 2019 at the Universidade Federal de Santa Catarina, with a research period at Universidade de Lisboa. She also holds a Master’s degree in Journalism (2012) from the Universidade Federal de Santa Catarina and a Bachelor’s degree in Social Communication with a specialisation in Journalism (2008) from Universidade Franciscana. Ana Marta is currently a Researcher at the Universidade de Lisboa, an Invited Assistant Professor at both the Universidade de Coimbra and Universidade Nova de Lisboa, and Vice-President of Communication for the Digital Culture and Communication Section of the European Communication Research and Education Association (ECREA). She is an Integrated Researcher at ICNOVA and a Coordinating Researcher at the Social Observatory for Artificial Intelligence and Digital Data (OSIADD). Additionally, she holds the position of Research Assistant at Nephi-Jor, from Universidade Federal de Santa Catarina. Her academic contributions include peer-reviewed journal articles, book chapters, and one authored book. Ana Marta has supervised and co-supervised master’s theses. She has actively participated in multiple research projects as Principal Investigator, Co-Principal Investigator, Postdoctoral Fellow, and Researcher, as well as holding fellowships as a Master’s and PhD student. Ana Marta’s expertise spans Social Sciences, focusing on Media and Communications, Journalism, and Digital Media. Her research explores social media engagement, bots, digital methods, artificial intelligence, gender studies, and innovation journalism. She examines young adults’ digital practices, the gendered affordances of mobile apps, digital activism, media labs, cultural communication, and intergenerational digital relationships. Her scholarly work frequently engages with themes such as social platforms, digital cultures, critical literacies, innovation journalism, gender identities and sexualities, trend studies, and mobile apps. By employing cutting-edge methodologies and interdisciplinary perspectives, Ana Marta’s research advances the understanding of digital media’s role in contemporary society.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Marta Moreira Flores

Nomes de citação

  • Flores, A. M. M.

Identificadores de autor

Ciência ID
1A12-B875-A161
ORCID iD
0000-0002-5078-5534
Google Scholar ID
pOgl9CYAAAAJ&hl
Scopus Author Id
57741474800

Moradas

  • iNOVA Media Lab Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Colégio Almada Negreiros . Campus de Campolide Room 138A , 1099-085, Lisbon, Lisbon, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Jornalismo
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2015/08/08 - 2019/08/08
Concluído
Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Doctor)
Especialização em PhD in Journalism
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Jornalismo de inovação: os Estudos de Tendências como ferramenta de pesquisa " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with indication to publish book
2010/08/01 - 2012/10/01
Concluído
Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) (Master)
Especialização em Master in Journalism
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
"Apropriações do Twitter pelo Jornalismo de Moda no Brasil" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004/08/01 - 2008/08/26
Concluído
Comunicação Social - habilitação em Jornalismo (Bachelor)
Especialização em Journalist
Universidade Franciscana, Brasil
"Jornalismo de moda online no Brasil" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/01 - Atual Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) Social Observatory for Artificial Intelligence and Digital Data (OSIADD), Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
(...)
2022/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
(...)
2020/02/01 - Atual Investigador (Investigação) ICNOVA | Instituto de Comunicação da UniversIdade NOVA de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010/08/01 - Atual Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Nephi-Jor - Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo , Brasil
2021/07/01 - 2024/07/23 Pós-doutorado (Investigação) Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/02 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra, Portugal
2024/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/07/01 - 2023/12/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/01/01 - 2023/01/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2019/01/01 - 2020/01/01 Professor Visitante (Docente Universitário) Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, Brasil
Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), Brasil
2016/01/01 - 2018/12/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Estácio de Sá, Brasil
2016/08/01 - 2017/12/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2014/07/01 - 2017/12/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Passo Fundo, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/01 - Atual Vice-President of Communication (DCC Section) European Communication Research and Education Association, Bélgica
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/04/01 - 2021/08/31 Stick & Flow: A Critical Framework for Investigating Bot Engagement on Social Media
Investigador
Center for Advanced Internet Studies (CAIS), Alemanha
Center for Advanced Internet Studies (CAIS)
Em curso
2017/03/01 - 2017/07/01 Jornalismo de inovação: os Estudos de Tendências como ferramenta de pesquisa
20170730
2017082019
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2010/08/08 - 2012/08/01 Apropriações do Twitter pelo jornalismo de moda no Brasil
20102012_08
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/08/26 - 2024/08/31 MyGender - Mediated young adults’ practices: advancing gender justice in and across mobile apps
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2023/03/01 - 2024/03/01 WellApp - Wellness amplified or appified? Wellness management trending in everyday life digital platforms
00000
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
ICNOVA | Instituto de Comunicação da UniversIdade NOVA de Lisboa, Portugal
ICNOVA | Instituto de Comunicação da UniversIdade NOVA de Lisboa
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2022 - 2023 siICC - Saber Inovar nas Indústrias Culturais e Criativas
ICNOVA/UIDB/01/2021/ siICC
Em curso
2020/05/01 - 2022/12/01 Violência contra jornalistas em tempos de crise sanitária e política — um estudo dos perfis de Jair Bolsonaro no Instagram e YouTube
00000000
Investigador responsável
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Inês Amaral; Ana Marta M. Flores; Eduardo Antunes. "Intergenerational Solidarity". 2023.
    10.1007/978-3-031-34917-1_28
Artigo em revista
  1. Flores, A. M. M.; Rita Sepúlveda. Autor correspondente: Flores, A. M. M.. "Instagram and #Wellness: Uncovering Gender and Body Patterns". Media and Communication (2025):
    Aceite para publicação • https://doi.org/10.17645/mac.8776
  2. Elena Pilipets; Sofia P. Caldeira; Ana Marta M. Flores. "‘24/7 horny&training’: porn bots, authenticity, and social automation on Instagram". Porn Studies (2024): https://doi.org/10.1080/23268743.2024.2362166.
    10.1080/23268743.2024.2362166
  3. Flores, A. M. M.; William Afonso Cantú. "Editorial ModaPalavra". Modapalavra e-periódico (2024): https://doi.org/10.5965/1982615x171432024004.
    Publicado • 10.5965/1982615x171432024004 • Editor
  4. Eduardo Antunes; Rita Basílio de Simões; Inês Amaral; Ana Marta M. Flores; Antunes, Eduardo; Simões, Rita Basílio de; Amaral, Inês; Flores, Ana Marta M.. "Género e auto-rastreio: a utilização de smartphones por jovens em idade adulta em Portugal". ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres 49 (2024): https://doi.org/10.22355/exaequo.2024.49.10.
    Publicado • 10.22355/exaequo.2024.49.10
  5. Rita Alcaire; Ana Marta M. Flores; Eduardo Antunes; Alcaire, Rita ; Flores, A. M. M.; Antunes, Eduardo. "Beyond Words: Tapping the Potential of Digital Diaries While Exploring Young Adults’ Experiences on Apps". Societies 14 3 (2024): https://doi.org/10.3390/soc14030040.
    Publicado • 10.3390/soc14030040
  6. Eduardo Antunes; Inês Amaral; Rita Basílio Simões; Ana Marta M. Flores; Antunes, Eduardo; Amaral, Inês; Simões, Rita Basílio; Flores, Ana Marta M.. "Who Are the Young Adults in Portugal? Daily Usage of Social Media and Mobile Phones, in a No-Kids and No-Independent Housing Context—Results from a Representative Online Survey". Youth (2023): https://doi.org/10.3390/youth3040070.
    10.3390/youth3040070
  7. Rita Basílio Simões; Inês Amaral; Ana Marta M. Flores; Eduardo Antunes; Simões, Rita Basílio; Amaral, Inês; Flores, Ana Marta M.; et al. "Scripted Gender Practices". Social Media and Society 9 3 (2023): 1-11. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/42c47206-6005-470b-8fe6-777844559526.
    10.1177/20563051231196561
  8. Amaral, Inês; Antunes, Eduardo; Flores, Ana Marta; Amaral, Inês; Antunes, Eduardo; Flores, Ana Marta; Inês Amaral; Eduardo Antunes; Ana Marta Flores. "How do Portuguese young adults engage and use m-apps in daily life? An online questionnaire survey". Observatorio (OBS*) 17 2 (2023): http://dx.doi.org/10.15847/obsobs17220232141.
    Publicado • 10.15847/obsobs17220232141
  9. Flores, Ana M. M.; Antunes, Eduardo. "Uses, perspectives and affordances: an exploratory study on gender identity for young adults in social media platforms in Portugal". About Gender 12 23 (2023): 35-63. https://riviste.unige.it/index.php/aboutgender/article/view/2116.
    Publicado • 10.15167/2279-5057/AG2023.12.23.2116
  10. Flores, A. M. M.; Antunes, Eduardo. Autor correspondente: Flores, A. M. M.. "Uses, perspectives and affordances in mobile apps. An exploratory study on gender identity for young adults in social media platforms in Portugal". About Gender (2023): https://doi.org/10.15167/2279-5057/AG2023.12.23.2116.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Janna Joceli C. de Omena; Lorena Cano-Orón ; Beatrice Gobbo. "What are data sprints for?". Dígitos. Revista de Comunicación Digital. 8 1 (2022): 9-30.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Ana Marta M. Flores; Janara Nicoletti. "Violência contra jornalistas no canal de Jair Bolsonaro no Youtube". Brazilian Journalism Research. Journalism Theory, Research and Criticism. 18 1 (2022): 4-36. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/2ef8021d-a745-4149-b24b-8e3cbbc1479c.
    https://doi.org/10.25200/BJR.v%25n%25.Y.1438
  13. Nicoletti, J.; Flores, A.M.M.. "VIOLENCE AGAINST JOURNALISTS ON JAIR BOLSONARO'S YOUTUBE CHANNEL: analysis of the first 100 days of the Covid-19 pandemic in Brazil". Brazilian Journalism Research 18 1 (2022): 4-35. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85132423404&partnerID=MN8TOARS.
    10.25200/BJR.v18n1.2022.1438
  14. Amaral,Inês; Flores,Ana Marta; Antunes,Eduardo; Inês Amaral; Ana Marta M. Flores; Eduardo Antunes. "Desafiando imaginários: práticas mediadas de jovens adultos em aplicações móveis". Media & Jornalismo 22 41 (2022): 141-160. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000200141.
    Publicado • https://doi.org/10.14195/2183-5462_41_8
  15. Ana Marta M. Flores. "Entrevista Inês Amaral: "Hoje é impossível o jornalismo se dissociar totalmente das plataformas digitais"". Revista Estudos em Jornalismo e Mídia 18 2 (2021): 207-215. https://doi.org/10.5007/1984-6924.2021.e85089.
    Acesso aberto • Publicado • http://doi.org/10.5007/1984-6924.2021.e85089
  16. Flores, Ana. "Trend Studies: an approach for analyzing and managing culture". ModaPalavra (2018): http://dx.doi.org/10.5965/1982615x11222018049.
    10.5965/1982615x11222018049
  17. Flores, Ana. "Jornalismo de moda made in Brazil: características da prática". Fronteiras - estudos midiáticos (2018): http://dx.doi.org/10.4013/fem.2018.201.04.
    10.4013/fem.2018.201.04
  18. Flores, Ana Marta Moreira. "Innovation Journalism: A Multiple Concept". Brazilian journalism research 13 2 (2017): 156-179. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v13n2.2017.970.
    Publicado • 10.25200/bjr.v13n2.2017.970
  19. Flores, Ana. "Webjournalist narratives as an element of innovation: cases of Al Jazeera, Folha de S. Paulo, The Guardian, The New York Times and The Washington Post". Revista Brasileira de Ciências da Comunicação | Intercom - RBCC (2017):
    10.1590/1809-5844201712
  20. Longhi,Raquel Ritter; Flores,Ana Marta M.. "Narrativas webjornalísticas como elemento de inovação: casos de Al Jazeera. Folha de S.Paulo. The Guardian. The New York Times e The Washington Post". (2017): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000100021.
Capítulo de livro
  1. Flores, Ana M. M.; Amaral, Inês; Simões, R. B.. "Reimagining identity in mobile apps: The intersection of gender and sexuality among young adults". In Young Adulthood Across Digital Platforms: Digitally Constructing Gender and Sexualities. Bingley, Reino Unido: Emerald, 2025.
    No prelo
  2. Ana Marta Flores. "O Contexto Social e Cultural das Apps na Vida de Jovens: Tecnicidade, Affordances e Gramáticas". 2024.
    10.21814/uminho.ed.82.3
  3. Ana Marta Flores. "Trending Now: Movimentos Socioculturais e Jovens". 2024.
    10.21814/uminho.ed.82.8
  4. Inês Amaral; Ana Marta M. Flores; Eduardo Antunes. "Apresentação Apps e Jovens Adultos". In Apps e Jovens Adultos: Contributos Para um Mapeamento de Práticas Mediadas, 11-16. Portugal: Editora UMinho, 2024.
    Publicado • 10.21814/uminho.ed.82.1 • Editor
  5. Flores, Ana M. M.; Antunes, Eduardo; Simões, R. B.; Amaral, Inês. "News in the pocket: A study of young adults’ perceptions of the uses and relevance of news apps". In Inteligência artificial e jornalismo móvel: Contextos, tendências, práticas e perspectivas, editado por Canavilhas, João; Catarina Rodrigues; F. Giacomelli, 37-55. Covilhã, Portugal: Labcom, 2024.
    Publicado
  6. de Simões, Rita Basílio; Amaral, Inês; Flores, Ana Marta M.; Caldeira, Sofia P.; Pilipets, Elena. "Views From Inside: Young Adults' Practices of Self-Governance on App-Based Platforms". In Young Adulthood Across Digital Platforms, 165-178. Reino Unido: Emerald Publishing Limited, 2024.
    Publicado • 10.1108/978-1-83753-524-820241010
  7. Amaral, Inês; Flores, Ana Marta M.; Antunes, Eduardo. "Gender Across Digital Platforms". In Young Adulthood Across Digital Platforms, 35-56. Emerald Publishing Limited, 2024.
    10.1108/978-1-83753-524-820241003
  8. Flores, A. M. M.; Antunes, Eduardo; De Simões, Rita Basílio; Amaral, Inês. Autor correspondente: Flores, A. M. M.. "News in the pocket: a study of young adults’ perceptions of the uses and relevance of news apps". In Inteligência Artificial e Jornalismo Móvel: Contextos, tendências, práticas e perspectivas. Portugal: LabCom, 2024.
    Publicado
  9. Ana Marta M. Flores. "Jornalismo e plataformas sociais digitais: como usar a pesquisa para estudar o presente e pensar o futuro". In Ensaios avançados sobre o jornalismo do futuro: Jornalismo, estudos do futuro, produção, audiências, tecnologias, contextos preditivos, 137-153. Insular, 2023.
    No prelo
  10. Amaral, Inês; Flores, Ana Marta; Inês Amaral; Ana Marta M. Flores; Amaral, Inês; Flores, Ana Marta M.. "Challenging gendered and ageing normative stereotypes on Instagram". In Ageism and Digital Technologies, editado por Andrea Rosales; Mireia Fern{\'a, 152-171. Routledge, 2023.
    No prelo • 10.4324/9781003323686-9
  11. Amaral, Inês; Flores, Ana M. M.; Antunes, Eduardo. "Intergenerational solidarity: Perceptions of young adults". In Lecture Notes in Computer Science book series. 2023.
    Em revisão
  12. Amaral, Inês; Flores, Ana Marta; Antunes, Eduardo; Brites, Maria José. "Intergenerational Digitally Mediated Relationships: How Portuguese Young Adults Interact with Family Members Over 65+". In Human Aspects of IT for the Aged Population. Technology in Everyday Living, 335-348. Suiça: Springer International Publishing, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-05654-3_23
  13. Paulo Nuno Vicente; Ana Marta M. Flores. "Inteligência Artificial e Jornalismo: Temas emergentes (2015-2020)". In De Que falamos Quando Dizemos “Jornalismo”? Temas Emergentes de Pesquisa, editado por Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque Amaral; João Carlos Correia, 175-194. Portugal: LabCom, 2021.
    Publicado • 10.25200/BJR.v18n1.2022.1438
  14. Ana Marta M. Flores; Rita Sepúlveda. "Métodos digitais e educação: uma proposta de investigação". In Portas que o digital abriu na Investigação em Educação, editado por Ana Nobre; Mouraz, {Ana, 226-255. Portugal: Universidade Aberta, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.11
  15. Ana Marta M. Flores; Janara Nicoletti. "A imprensa no perfil de Jair Bolsonaro no Instagram nos 100 primeiros dias da pandemia de COVID-19". editado por Longh, {Raquel Ritter, 87-105. Editora Insular, 2021.
    10.25200/BJR.v18n1.2022.1438
  16. Ana Cecília Bisso Nunes; Ana Marta M. Flores. "Inovação no jornalismo brasileiro no contexto da pandemia de COVID-19". editado por Mallmann, {Andr{\'e, 117-138. ediPUCRS, 2021.
    10.25200/BJR.v18n1.2022.1438
  17. Janara Nicoletti. "100 dias de pandemia e os ataques à imprensa no canal de Bolsonaro no YouTube.". In Jornalismo e Platafomização - abordagens investigativas contemporâneas, editado por Raquel Ritter Longhi; Stefanie da Silveira. Insular, 2021.
    Publicado
  18. Ana Marta M. Flores. "Produção e consumo de vídeos em 360º — tendências para o jornalismo brasileiro no YouTube.". In Métodos Digitais: teoria-prática-crítica, editado por Janna Joceli C. de Omena, 183-202. Portugal, 2020.
    Publicado
  19. Adriana Koleski. "Estudos de Futuro e Estudos de Tendências: Conceitos Homônimos, Perspectivas Heterogêneas". In Inteligência para inovação, 348-385. 2019.
    Publicado
  20. Flores, Ana. "Jornalismo em um novo tempo: a inquietação da atividade jornalística com o futuro do consumo de notícias". Brasil, 2016.
    10.25200/BJR.v18n1.2022.1438
Edição de livro
  1. Amaral, Inês; De Simões, Rita Basílio; Flores, A. M. M.. Young Adulthood Across Digital Platforms: Digitally Constructing Gender and Sexualities. Bingley, Reino Unido: Emerald Publishing Limited. 2024.
    No prelo • Editor
Livro
  1. B Nunes, Ana Cecília; Flores, A. M. M.. Inovação nas Indústrias Criativas - tendências e labs para reinventar a mídia e os negócios. Rio de Janeiro, Brasil: Alta Books. 2024.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Antunes, Eduardo; Amaral, Inês; Flores, Ana M. M.. "Perceções de literacia mediática digital em jovens em idade adulta: mulheres e pessoas com ensino superior como mais capazes de realizar determinadas atividades". Trabalho apresentado em VI Congresso Literacia, Media e Cidadania, Lisboa, 2023.
    Publicado
  2. Flores, Ana M. M.; Amaral, Inês; Antunes, Eduardo. "Hábitos de uso e perceções sobre a partilha de dados nas apps por jovens em Portugal". Trabalho apresentado em VI Congresso Literacia, Media e Cidadania, Lisboa, 2023.
    Publicado
  3. Amaral, Inês; Antunes, Eduardo; Flores, Ana M. M.; Simões, Rita Basílio de. "The use of mobile apps by Portuguese young adults: digital social engagement under pandemic conditions". Trabalho apresentado em ECREA ARS2023: Disrupted or disruptive audiences? From reception to participation in a post-truth era, Porto, 2023.
    Aceite para publicação
  4. Flores, Ana M. M.; Amaral, Inês; Simões, Rita Basílio de; Antunes, Eduardo. "Gender and sexual identities in apps: mediated experiences of young adults". Trabalho apresentado em IAMCR 2023, Lyon, 2023.
    Aceite para publicação
  5. Simões, Rita Basílio de; Amaral, Inês; Flores, Ana M. M.; Antunes, Eduardo. "(Un)scripted practices, normative behaviours: Young adults' mobile app uses and gender performances". Trabalho apresentado em IAMCR 2023, Lyon, 2023.
    Aceite para publicação
  6. Antunes, Eduardo; Amaral, Inês; Flores, Ana M. M.. "Interações intergeracionais mediadas pelo digital entre jovens adultos e familiares com mais de 65 anos". Trabalho apresentado em XIV Congresso LUSOCOM, Porto, 2022.
    Publicado
  7. Flores, Ana M. M.; Amaral, Inês; Antunes, Eduardo; Simões, Rita Basílio de. "Young adults and gender expectations in digital artefacts". Trabalho apresentado em 12th International Conference on Social Media & Society, 2022.
    Publicado
  8. Flores, Ana M. M.; Amaral, Inês; Antunes, Eduardo; De Simões, Rita Basílio. "Imaginarios desafiantes: Prácticas de adultos jóvenes mediadas en aplicaciones móviles". Trabalho apresentado em VIII Congreso Internacional AE-IC, Barcelona, 2022.
    Publicado
  9. Antunes, Eduardo; Amaral, Inês; Flores, Ana M. M.; De Simões, Rita Basílio. ""Fazendo género": práticas mediadas de jovens adultos em aplicações móveis". Trabalho apresentado em XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Vila Real, 2022.
    Publicado
  10. Flores, Ana M. M.; Amaral, Inês; Antunes, Eduardo; Simões, Rita Basílio de. "Challenging imaginaries: mediated young adults¿ practices in mobile applications". Trabalho apresentado em 9th European Communication Conference | ECREA 2022, Aarhus, 2022.
    Publicado
  11. Flores, Ana M. M.; Amaral, Inês; Antunes, Eduardo; Simões, Rita Basílio de. "YOUNG ADULTS AND APPS ¿ a study on the uses of m-apps in Portugal.". Trabalho apresentado em 9th European Communication Conference | ECREA 2022, Aarhus, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Flores, Ana Marta Moreira. "Apropriações do Twitter pelo jornalismo de moda no Brasil". Mestrado, 2013. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100667.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/10 - Atual A influência das redes sociais na redefinição da exclusividade das marcas de luxo: uma perspetiva do novo luxo
Orientador de Sofia de Oliveira Beja Pina Nunes
Novos Media e Práticas Web (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2024/04 - Atual Communication in the Creative Industries: The Emerging Role of Generative Artificial Intelligence
Coorientador
Media Digitais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2024 - Atual Análise das ações no twitter da Plataforma Portuguesa para o Direito das Mulheres e As Feministas
Coorientador
Comunicação e Ativismos (Doutoramento)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021/09/01 - 2023/04/03 Os usos do Instagram no cenário cultural português: a música e o teatro no contexto da pandemia de COVID-19
Orientador
Gestão e Curadoria de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021/09/01 - 2023/01/04 #VermelhoEmBelém: um estudo cross-platform sobre o ativismo virtual em Portugal
Orientador
Gestão e Curadoria de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021/07/01 - 2022/12/19 A representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram: o caso da #vaparaforacadentro
Orientador
Gestão e Curadoria de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021/03/01 - 2022/12/01 Práticas estratégicas em Mídia e Conhecimento no Terceiro Setor: um framework para criação de media lab para Organizações da Sociedade Civil de Florianópolis.
Coorientador de Larissa Gaspar Coelho Pinto
Engenharia e Gestão do Conhecimento (Mestrado)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2021/09/01 - 2022/11/24 Knowledge management and cultural heritage on online social platforms: UNESCO Chair in The Ocean’s Cultural Heritage case study
Orientador de Callenciane Ferreira Jung
Gestão e Curadoria de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/01 - 2023/12 Co-organiser of SMART Data Sprint (2019 - 2023)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Co-organiser of Contested Visibilities: Everyday politics and online imaginaries of the body Conference. (2023/09/06 - 2023/09/08)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/11/07 Template Mapeamento de Estilos de vida: o conceito de estilo de vida transposto para a prática do processo da Design Persona.
Arguente principal
Ana Paula Torquato Vanucci Figueira (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2024/10/21 O desafio da criação de conteúdos exclusivos online: O caso da CNN Portugal
Arguente principal
Mariana Pereira Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/02/27 Inteligência artificial e jornalismo: perspetivas exploratórias
Arguente principal
Rui Miguel de Arrifes Godinho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/09/20 Media Tangível - Portal da Água em Sintra
Arguente principal
Jaime Filipe Duarte Vicente das Neves (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/09/19 A importância de uma boa gestão das redes sociais: o caso da Imprensa Nacional Casa da Moeda
Arguente principal
Mirian Garcia dos Reis (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/07/25 Do Brasil para Portugal - um estudo comparativo sobre o panorama ativista feminista no Instagram
Arguente principal
Carlota Alexandra da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/04/01 Vestuário, Identidade e Indumentária: Relatório de micro Tendências Socioculturais
Arguente principal
Jefferson da Silva Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - Atual INN - International Conference on Media Innovation Obi.media | NOVA University Lisbon

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/04/01 - Atual Journalism Practice Taylor&Francis
2022/01/01 - Atual Sur le journalisme (2295-0710)
2020/01/01 - Atual Estudos de Jornalismo (2182-7044)
2020/01/01 - Atual Interações: Sociedade e as Novas Modernidades (2184-3929)
2017/01/01 - 2021/01/01 Estudos de Jornalismo e Mídia (1984-6924)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Digital Communication Digital Communication (Licenciatura) Universidade de Coimbra, Portugal
2024 - Atual Data Analysis and Digital Methods Digital Media (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 - Atual Trend Analysis and Consumer Insights MBA Innovation Management in Digital Communication (Postgraduate Certificate) Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), Brasil
2022 - 2023 Platform and Social Media Studies Gestão e Curadoria da Informação (Especialização pós-licenciatura) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020 - 2022 Social Media Analytics Gestão e Curadoria da Informação (Especialização pós-licenciatura) Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024/02/01 - Atual The Association of Internet Researchers (AoIR)
2023/03/01 - Atual International Association for Media and Communication Research (IAMCR)
2022/05/01 - Atual European Communication Research and Education Association (ECREA)
Distinções

Prémio

2023 ICA Top Extended Abstract Award Journalism Studies
International Communication Association, Estados Unidos