Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Cláudia Marisa
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Marisa, Cláudia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1A1C-234C-40E9
- ORCID iD
- 0000-0002-0092-0187
Endereços de correio eletrónico
- kandro.claudia@gmail.com (Profissional)
- claudiamarisa@esmae.ipp.pt (Profissional)
Moradas
- ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA E DAS ARTES DO ESPECTÁCULO - IPP (Superior School of Music and Performing Arts). Rua da Alegria, 503, 4000-045, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Outras Humanidades
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | |
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007/11/13
Concluído
|
Doutoramento no ramo de Motricidade Humana na Especialidade de Dança (Doutoramento)
Especialização em Dance
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Para uma dramaturgia do corpo (For a dramaturgy of the body)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por Unanimidade (Classificação máxima) |
1998
Concluído
|
Sociologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Vida em Silêncios Comunicantes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom (Classificação máxima) |
1996
Concluído
|
Teatro - interpretação (Bacharelato)
Especialização em interpretação
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
|
1993
Concluído
|
Sociologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Escola em Criação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/01/18 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
1998 - 2022/01/17 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
1994 - 1998 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Piaget, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04/13 - Atual | Vice-Presidente | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2022/04/13 - Atual | Coordenadora do Gabinete de Atividades Artísticas | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal | ||
2022/04/13 - Atual | Coordenadora do Gabinete de Comunicação | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal | ||
2020/09/02 - Atual | Coordenadora do Subgrupo: Criação artística Práticas e Políticas Culturais Instituto de Sociologia | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal | ||
2015 - Atual | Coordenadora do Curso de Pós-Graduação e Mestrado em Dança Contemporânea | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2001 - Atual | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal | ||
2001 - Atual | Coordenadora da Área de Estudos Teatrais do Departamento de Teatro | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal | ||
2020/07/06 - 2022/05 | Diretora de Departamento de Teatro | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Diretora Artística e Programadora do Teatro Helena Sá e Costa | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2008/01/05 - Atual | Investigadora Integrada no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal | ||
2008 - Atual | Membro do Conselho Científico do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2004 - 2006 | TeDance – Technologically Expanded Dance
POCI/EAT/61564/2004
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
Concluído
|
1995/12/01 - 1996/11/30 | TEATRO - LUGAR DE PRODUÇÃO, RECEPÇÃO E CRIAÇÃO CONJUNTA
PRAXIS XXI/BM/6773/95
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014 - 2016 | Portugal ao espelho: identidade e transformação na literatura, no cinema e na música popular.
FCG Processo 134699]
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Website |
|
Artística / Interpretação
Coreografia |
|
Exposição artística |
|
Interpretação artística |
|
Obra teatral |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/28 | Achas que sabes dançar? A Dança e o Sintoma | Colóquio Metodologias em Debate
Centro de Cultura IPP (Porto, Portugal)
|
2024/11/16 | CORPO: Entre o desejo da memória e a inevitabilidade do arquivo | XIII Colóquio do Porto, Psicanálise e Cultura
Sociedade Portuguesa de Psicanálise (Porto, Portugal)
|
2024/10/10 | Achas que sabes dançar? Entre a glorificação do talento e o desejo de existir | Jornadas de Sociologia
Instituto de Sociologia da FLUP (Porto, Portugal)
|
2024/06/27 | Shared dance: reconnecting with the body | Universidade de verão do Instituto de Sociologia
instituto de sociologia da faculdade de letras da universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/06/26 | Olhares Sobre Abril | Diálogos da Teoria
ESMAE (Porto, Portugal)
|
2024/05/21 | Comentário da Conferência de Pierre Michel Menger: Gauss and Pareto at work: talent in sports, science | Gauss and Pareto at work: talent in sports, science
instituto de sociologia da faculdade de letras da universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/05/21 | Comentário à Conferência - Pierre Michel Menger: Gauss and Pareto at work: talent in sports, science, the arts and business | Gauss and Pareto at work: talent in sports, science, the arts and business
universidade do porto instituto de sociologia (Porto, Portugal)
|
2024/03/20 | Artes Urbanas: Dança como rebelião do Outro em Nós | Dança e Heterodoxia
Espaço Agra (Porto, Portugal)
|
2024/01/11 | O corpo dançante na vida de todos os dias | Olhar, Pensar, Sentir, Escutar. Jornadas de Práticas de Investigação em Artes
CESEM (Porto, Portugal)
|
2024/01/06 | Conversas com Artistas - Olga Roriz | Conversas com Artistas
Theatro Circo (Braga, Portugal)
|
2023/11/30 | Playfulness. A Arte de Não se Levar Demasiado a Sério | CENTRO DE CULTURA P. PORTO
Instituto Politécnico do Porto (Porto)
|
2023/10/18 | Mito, Utopia e Sonho | Conversas do Reviralho II
ESquiva; ISUP (Porto)
|
2023/09/25 | Que Corpo para um Intérprete? | Congresso: Onde está o Relâmpago que Lamberá as vossas Labaredas.
Instituto de Filosofia da UP. Porto (porto, Portugal)
|
2023/09/07 | Homens Néscios: Moderação de debate sobre violência doméstica | Homens Néscios
Astro Fingido - Auditório Municipal de Paredes (Paredes)
|
2023/07/27 | Para quem os passos que damos? | Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
|
2023/07/25 | Arte na Transformação da vida | 3º Seminário de Investigação | Projeto "Onde Está o Relâmpago que Vos Lamberá as Vossas Labaredas"
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/07/04 | Playfulness: a arte de não se levar demasiado a sério | Universidade de Verão ISUP
ISUP
|
2023/04/28 | Apresentação do Livro: Estudos Coreológicos (2016-2020): Contextos da Dança e da Música Antigas | Estudos Coreológicos (2016-2020): Contextos da Dança e da Música Antigas
Teatro Académico Gil Vicente -TAGV (Cpimbra, Portugal)
|
2023/04/12 | Diálogos da Dança e da Música | Diálogos da Teoria
ESMAE (Porto, Portugal)
|
2023/01/20 | "5...6...7...8...." | Olhar, Pensar, Sentir, Escutar. Jornadas de Práticas de Investigação em Artes
ESMAE/CESEM (Porto, Portugal)
|
2023/01/05 | Ce que parler veut dire (o que falar quer dizer) | Ciclo: Bourdieu e os Seus Livros
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/12/07 | Conferência-Performance "Dramaturgia do corpo e desejo de interação". | Jornadas de Investigação – IS-UP
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/12/07 | Religiões e Espiritualidades | Jornadas de Investigação IS-UP
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/11/29 | Máquina do Desejo, 60 anos do Teatro Oficina | Queer Festival 22
Queer Festival 22 - THSC (Porto, Portugal)
|
2022/11/23 | Erving Goffman – o ator social e o desejo da interação | Círculo de Leitura
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/11/17 | Entre a emoção e a memória: a contracena em eterno retorno | Fecundação e Alívio neste chão Irredutível onde com Gozo me Insurjo
Teatro Municipal Rivoli (Porto, Portugal)
|
2022/03/16 | Criatividade participativa intercultural | Conferências em Relações Interculturais
Universidade Aberta (Porto, Portugal)
|
2022/02/28 | Corpos Dançantes. | Conferencia ‘Criação Coreográfica na contemporaneidade – Que desafios?.
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2022/02/12 | E se a Educação Artística fosse outra coisa? | 2º Congresso do Ensino Artístico Especializado
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
|
2021/11/19 | A Dança e os Seus Corpos | Jornadas de Sociologia
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/11/17 | Voltar à Dança – Um projeto em Construção | Jornadas de Sociologia
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/07/29 | Dancing Lady: Serei uma Estrela | Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
|
2021/06/03 | Sobre Jérôme Bel | História(s) da Dança
Teatro Municipal Rivoli (Porto, Portugal)
|
2021/05/06 | “O que a traz por cá D. Maria?”: experiência-piloto de pacientes simulados numa parceria ESMAE – ESS | Formação e Inovação Pedagógica no P.PORTO – Desafios do “Novo Normal”
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/03/10 | Entre o Corpo e a Representação: O Simulacro e a vida na Performance Contemporânea | Fins de Tarde de Sociologia
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. (Porto, Portugal)
|
2021/01/30 | Invisibilidade na performance contemporânea: o simulacro e a vida na criação da personagem | Laboratório Encontros Nova Dramaturgia
Teatro Viriato (Viseu, Portugal)
|
2021 | O Futuro da Educação Artística no mundo Pós-Covid. | Festival SET
ESMAE (Porto, Portugal)
|
2020/07/19 | Dançar para encontrar a felicidade | Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca)
|
2020/05/01 | Intérprete Criador e estratégias de Composição Coreográfica | Conversas em torno da criação - Dia Mundial da Dança.
Academia de Dança de Matosinhos (Porto, Portugal)
|
2020/02/28 | Acts of Intimacy: simulacrum and belief in contemporary dance | III EASTAP Conference
EASTAP (Bolonha, Itália)
|
2019/07/26 | Dançamos. A construção do par dançante | Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
|
2019/05/27 | O Corpo na cena transumana. | Performances no Contemporâneo
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/05/08 | Dos suicidados - O Vício de Humilhar a Imortalidade | Dos suicidados - O Vício de Humilhar a Imortalidade
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/04/26 | A propósito do espetáculo: Dos suicidados ou o vicio de humilhar a humanidade | Conversas “fora do palco”
Theatro Circo (Braga, Portugal)
|
2019/04/09 | Quem faz de quem? | Polémicas em relação à interpretação de personagens com deficiência, negros ou de origem asiática, LGBT no teatro e no cinema
Acesso Cultura (Porto, Portugal)
|
2019/03/29 | A escrita do corpo e cartografias dramatúrgicas | O Ensino da Dramaturgia: Perspetivas Transdisciplinares: Encontro de Novas Dramaturgias (END).
Teatro Académico Gil Vicente -TAGV (Coimbra, Portugal)
|
2019 | Cartografias de composição coreográfica: uma proposta de investigação artística em contexto pedagógico | Fórum Interno do IPP: Relação ensino-aprendizagem e investigação
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/09/23 | Dos suicidados - O Vício de Humilhar a Imortalidade | Festival Circular 2018
Festival Circular 2018 - Teatro Municipal de Vila do Conde (Vila do Conde, Portugal)
|
2018/07/28 | Pensalo bien antes de dar este paso | Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
|
2018/06 | Art-Academy-Community: Finding a shareable approach to interdisciplinary art projects within communities | Forum, Crossing Borders in Higher Education
ESMAE (Porto, Portugal)
|
2018/03/17 | O Ensino – realidades da dança no Ensino Superior | Conferência Encontros para o Futuro. O ensino da dança: desafios e perspectivas.
Estúdios Victor Córdon (Lisboa, Portugal)
|
2017/09/30 | A Representação da Alteridade, o Caso Almada | Colóquio Cidades de Amadeo.
Museu Soares dos Reis (Porto, Portugal)
|
2017/09/23 | Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre | Festival Circular 2017
Teatro Municipal de Vila do Conde (Vila do Conde, Portugal)
|
2017/07/22 | Porque é que queres dançar? Porque é que queres viver? A glorificação da fragilidade da vida no filme The Red Shoes | Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
|
2017/06/16 | Vítor Roriz e Sofia Dias: António e Cleópatra | Conversa pós-espetáculo
Teatro Campo Alegre (Porto, Portugal)
|
2017/05/31 | Algures entre o Corpo e a Representação. | Colóquio: Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre
Teatro Municipal Rivoli (Porto, Portugal)
|
2017/04/28 | Encenar Gil Vicente na Contemporaneidade | Colóquio: Jornadas Vicentinas
Escola Superior de Artística do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/04/26 | Javier Martín, a coreografia do objeto | Conversas “fora do palco”
Theatro Circo (Braga, Portugal)
|
2017/04/18 | A invisibilidade do corpo em Cena | Colóquio: Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/02/10 | Corpos singulares e discurso estético | Colóquio: Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre
Escola Superior de Artística do Porto (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Pós-Graduação em Dança Contemporânea: uma abordagem centrada no estudante | Fórum IPP – Fórum Politécnico, em edição dedicada às Artes Performativas.
ESMAE (Porto, Portugal)
|
2016/11/17 | Poderá a academia ser o mundo? | Colóquio Internacional: A CARTA DE COURBET
Escola Superior de Artística do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/07 | Dancing in the dark: Quando a Dança-Teatro encontra o Vaudeville | Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Porto, Portugal)
|
2016/07 | Ecos da memória Colonial na filmografia de Margarida Cardoso e Miguel Gomes | Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
|
2016/06/30 | incorporar é arquivar? | Jornadas – Práticas performativas em torno do corpo-arquivo
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/02/19 | A Formação Corporal do Actor | I jornada de investigação artística transdisciplinar e art-based research
CESEM: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/01 | Globalização e Redes | Jornadas de Reflexão Científica
Instituto de Sociologia/Faculdade de Letras UP (Porto, Portugal)
|
2015/12/04 | Jan Martens | Conversa pós-espetáculo
Teatro Municipal Rivoli (Porto, Portugal)
|
2015/11/12 | O” retorno” e “os retornados”: narrativas de regressos, identidades ao espelho | Conferência: From decolonization to post-colonialism: a global approach.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/09/17 | Fragmentos da memória colonial no cinema contemporâneo de língua portuguesa | XI Deutcher Lusitanistentag
Universidade de Aachen (Aachen , Alemanha)
|
2015/07 | Exercícios de representação: Simulacro e vida na criação da Personagem | Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
|
2015/01/03 | Eurydice after Orpheus: Tecnology as dramaturgic language for a choreographic narrative | Corps en scène : L’acteur face aux écrans
Sorbonne Nouvelle, Paris 3 (Paris, França)
|
2015 | Movimento: Preparação para a Performance | A preparação do performer: estratégias pedagógicas
Escola de Artes da Bairrada (Bairrada, Portugal)
|
2014/07 | Dançamos? O Baile de Ettore Scola: Traçando História através da dança. | Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
|
2014/04/28 | O Espaço como matéria de representação | Colóquio Arquitectura e Teatro
Escola Superior de Artística do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/09 | When space becomes art: Making sense in an aleatory world | Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2013/07/12 | Corpo que fala, Palavra que dança | I encontro nacional de artes performativas e deficiência. PERFORMA
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/07 | When Space Becomes Art: Making sense in an aleatory world. | Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Porto, Portugal)
|
2013/07 | Metamorfoses: Filme para uma narrativa coreografada | Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Porto, Portugal)
|
2013/07 | A menina dança? (incursão pelo universo do corpo, da expressão corporal e da dança pop) | Colóquio Música 20, História 21
ESMAE (Porto, Portugal)
|
2013/06/17 | Artes Performativas: Novos discursos de autoria | Conversas em volta de um livro – Artes Performativas
Escola Superior de Artística do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/03/11 | O Corpo e o seu Movimento | Colóquio Movimento e Mobilização Técnica.
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012/12/02 | Movimento em 8 frames | Festival InShadow
Teatro S. Luís (Lisboa, Portugal)
|
2012/09/03 | Masterclass: Authentic Mouvement | Harmos Festival
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2012/09 | Das Representações Estéticas do Corpo | Conferência Internacional Corpos (im)perfeitos
Faculdade de Motricidade Humana e Festival de Teatro de Almada (Almada, Portugal)
|
2012/06/15 | Le théâtre politique Mozambicain | Le théâtre politique Mozambicain
Centre D’études Africaines – École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Paris: EHESS (Paris, França)
|
2012/06/14 | Masterclass: L'improvisation en temps réel chez l'acteur-danseur | Arts et Création
L’Université de Franche-Comté (Besançon, França)
|
2012/05/25 | O Corpo como Metáfora | Colóquio: A Ordem da Interação. Contributos para uma abordagem multidisciplinar das interações sociais
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012 | Le théâtre en Afrique | Supports et circulations des savoirs et des arts en Afrique et au-delà
Centre D’études Africaines – École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) (Paris, França)
|
2011/05/08 | Olhares Frontais | XI encontros de Viana – Cinema e Vídeo,
Teatro Sá de Miranda (Viana do Castelo, Portugal)
|
2010/10 | Fenomenologia de um Monstro | Congresso Internacional Músicas e Saberes em Trânsito
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010/09 | Modelos y procesos de educación teatral: Buenos Aires, La Habana, Murcia y Oporto | I congresso Iberoamericano de pedagogia teatral.
Teatro Municipal de Vigo (Vigo, Espanha)
|
2010 | Arte Sonora em Espaços Urbanos | Emoção e Cidade; Atuação e Cidade
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. (Porto, Portugal)
|
2009/10 | Kafka e os processos da Mente | VII Jornadas de psiquiatria e Saúde Mental do Alentejo
Associação de psiquiatria e Saúde Mental do Alentejo (Portalegre, Portugal)
|
2009/03 | The Performer as a Xaman: Metaphors and its Representations | Across the Threshold: creativity, Being, Healing
Duke University (Durham Carolina do Norte, Estados Unidos)
|
2009/01 | Masterclasse: Moving the Body through imagination | Somatic approaches in art
Conservatoire Royal de Bruxelles (Bruxelas, Bélgica)
|
2008/11 | Masterclasse: Movimento somático: visão holística do corpo do performer. | II Jornada de Medicina e Artes do espectáculo
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2008/10 | Space in Performance: Metaphors and its Representations | Monitoring scenography 2: space and truth/raum und wahrheit
Zurique: University of The Arts (Zurique, Suiça)
|
2008/08 | Para uma Dramaturgia do Corpo | Conferência: Corpo e Cena na Contemporaneidade
Universidade Federal da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
|
2008/08 | Corpo, Dramaturgia e Educação | Conferência: Corpo e Cena na Contemporaneidade.
Universidade Federal da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
|
2006/04 | Masterclasse: Improvisación e composición en tempo real | FITEUC 13, Festival Internacional de Teatro universitário da Coruña
Teatro Cólon (Corunha, Espanha)
|
2005/04 | Masterclasse: Improvisación e composición en tempo real. A ligazón xesto-emoción | FITEUC 12, Festival Internacional de Teatro universitário da Coruña.
Teatro Cólon (Corunha, Espanha)
|
1999/04/27 | Teatro e Sociedade | Festival Internacional de Teatro Universitário
Universidade de Lugo (Lugo, Espanha)
|
1998/06/03 | A expressão corporal na dinâmica de grupo | As Expressões na formação inicial e contínua dos educadores/professores
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
1994/04 | O Insustentável Peso das Instituições | Noites de Sociologia do Porto – IV
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
1993/04 | A escola em criação - experiências e educação pela arte no 1º ciclo | Conferência Dinâmicas culturais, Cidadania e Desenvolvimento Local
Associação Portuguesa de Sociologia (Vila do Conde, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - Atual | O Artista que habita o Não Artista. O Teatro e a Criação Artística em Contextos não formais
Orientador
|
Programa Doutoral em Criação Artística (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024 - Atual | O Corpo de trabalho deste Corpo trabalhador. Corpo, Imagem, Performance
Coorientador
|
Programa Doutoral em Criação Artística (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024 - Atual | Museu do vazio: sátira e acumulação na exploração do vazio existencial em performance
Orientador
|
Programa Doutoral em Criação Artística (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2024 - Atual | Arte, Ambiente e Sociedade: Novas perspetivas de educação e sensibilização ambiental sobre a Saúde do Solo
Coorientador
|
universidade do porto faculdade de ciencias (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024 - Atual | Um terramoto Interior
Orientador
|
Master (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2024 - Atual | Alma Criança: dança| descoberta e expressão
Orientador
|
Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Dança-Composição Coreográfica (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2024 - Atual | A evolução do papel feminino na história da dança a partir das contribuições de Isadora Duncan, Marta Graham e Pina Bausch
Orientador
|
Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Dança-Composição Coreográfica (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2024 - Atual | Corpos de Botto e de Hoje
Orientador
|
Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Criação Teatral (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2024 - Atual | Além do Palco:desafios na formação e afirmação de bailarinos em Portugal
Orientador
|
Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Dança-Composição Coreográfica (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2024 - Atual | Ressignificação das emoções: o medo como ferramenta para a criação em dança contemporânea
Orientador
|
Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Dança-Composição Coreográfica (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023 - Atual | Dancing Shadows: A desantropomorfização do corpo na relação com o
conceito de sombra
Coorientador
|
Doutoramento em Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
|
2023 - Atual | Mala Utopia. Povoar Corpos e ir adiante
Orientador
|
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023 - Atual | Desabafos de um Futuro
Orientador
|
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021 - Atual | Choregraphie o arte para saber danzar todas suertes de danzas... de Felix Kinski: edição crítica, contextualização e interpretação
do Ms 1394 da Biblioteca Pública Municipal do Porto (1751)
Coorientador
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - Atual | Eu, arquipélago. O coreógrafo nos seus processos de criação- composição
Coorientador
|
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2024 - 2024/07 | Desabafos de um Futuro
Orientador
|
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023 - 2023 | Métodos de Criação em Dança
Orientador
|
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023 - 2023 | Corpos Manifesto: O cor-de-rosa não é só para meninas.
Orientador
|
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023 - 2023 | Terra do Silêncio. Sobre Territórios geográficos, físicos e materiais
Orientador
|
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023 - 2023 | Poéticas discursivas verbais na construção cénica
Orientador
|
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023 - 2023 | As Bruxas de Salém no Teatro Nacional São João - Assistência de Encenação
Orientador
|
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022 - 2022 | Memória do corpo no vestuário
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2021 - 2021 | CRESCER EM SILÊNCIO - Desenvolvimento de uma app de LGP destinada a crianças ouvintes
Orientador
|
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
|
2021 - 2021 | Monografia do projecto - Jaquina
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2021 - 2021 | Do digital ao (ir)real: a prática do "on-off" - como fazer sumo de uva
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2021 - 2021 | Os caminhos da coreografia no teatro musical: as trajetórias artísticas de Agnes de Mille, Jerome Robbins, Bob Fosse e Susan
Stroman
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2021 - 2021 | A mulher nas tecnologias do som: estudo de caso a partir do contexto português
Coorientador
|
Artes e Tecnologias do Som (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2021 - 2021 | Corpo líquido e plástico 1.0: a-con-tecer com/em/como ambiente [em contexto de crise climática]
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2021 - 2021 | Quem sou eu? Em dia de festa: um trabalho dramatúrgico a partir de um projeto em comunidade
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2021 - 2021 | Do ver ao fazer ver. O ato fotográfico como performance
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2021 - 2021 | Camaleoa: do corpo ao manifesto
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2019 - 2019 | Oxímoro. Embriaguez sóbria de Dioniso
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2019 - 2019 | Meu eu colorido
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2019 - 2019 | D.u.a.l.i.t.a.t.e.m. - A procura de uma identidade múltipla
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2019 | Contributos da dança na Formação corporal do Ator: Linhas de Intervenção.
Coorientador
|
Doutoramento em Motricidade Humana, especialidade em Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2016 - 2019 | Contributos da dança na Formação corporal do Ator: Linhas de Intervenção.
Coorientador
|
Doutoramento em Motricidade Humana, ramo Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2018 - 2018 | Encontro com encontro
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2018 - 2018 | 1.0
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2018 - 2018 | Imagem nua
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2018 | Um estudo sobre a realidade e a ficção presentes na prática artística de uma actriz.
Coorientador
|
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | Personagem de mim
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | Vejo os olhos que a viram
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 - 2017 | Vestuário e identidade: figurinos para um Orlando
Coorientador
|
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | Valores Humanos e Religião na Europa. O caso de Portugal no século XXI, numa perspetiva europeia
Coorientador
|
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2016 | (Des)lugar-projeto de cenografia com idosos
Coorientador
|
Mestrado em Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2014 - 2016 | À flor da pele: interioridades de um monólogo
Coorientador
|
Mestrado em Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2013 - 2016 | A (outra) voz como dispositivo de interação e dimensão estética nas práticas performativas contemporâneas
Coorientador
|
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2013 - 2016 | A (outra) voz como dispositivo de interação e dimensão estética nas práticas performativas contemporâneas
Coorientador
|
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2015 - 2015 | A voz absoluta, ser cada vez mais humano
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 - 2015 | Dois
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 - 2015 | Ver através do espelho, múltiplos olhares: fragmento-espelho como génesis de cruzamento artístico
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 - 2015 | Sobre a criação site-specific de um espectáculo de dança-teatro: nothing specific
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 - 2015 | A poética do equilíbrio: o método Kum Nye na criação artística
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2014 - 2014 | Dois solos de dança teatro: a entrevista e Sara
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2013 - 2014 | Corpos vestidos de história: subsídios para um design de figurinos.
Coorientador
|
Mestrado em Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2012 - 2013/11/15 | Flamenco: teatralidade e teatralização"
Coorientador
|
mestrado em teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2013 - 2013 | Os papéis travesti na voz feminina
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2012 - 2013 | Metamorfose (in)temporal:conceção e realização de um espetáculo com base na cultura, nos rituais e nas tradições da Bemposta,
no planalto mirandês.
Coorientador
|
Mestrado em Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2010/09/02 - 2011/07/06 | "A caixa da luz mágica, um “não-lugar” de encontro: exercício teatral feito em colaboração com CRPCC (Centro Reabilitação
do Porto Paralisia Cerebral) e Agrupamento de Escolas Dr. Leonardo Coimbra
Orientador
|
Mestrado em Teatro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2010/05/08 - 2011/02/08 | O corpo e o ovo: o movimento criativo enquanto expressão da criança
Orientador
|
Mestrado em Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Dramaturxias Itinerantes/Dramaturgias Itinerantes [criação e coordenação com o Conselho de Cultura da Galiza e ESAD-Vigo] Encontro e promoção de novas escritas dramatúrgicas. (2023 - 2023) | |
2021 - Atual | Dramaturxias Itinerantes/Dramaturgias Itinerantes [criação e coordenação com o Conselho de Cultura da Galiza e ESAD-Vigo]
Encontro e promoção de novas escritas dramatúrgicas. (2021)
Festival (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2020 - Atual | The dead live on for they appear to living in dreams. (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2021 - 2021 | Comissão organizadora da Jornada de Investigadores do Instituto de Sociologia do Porto (2021 - 2021)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal |
2019 - 2021 | European Opera Academy - Competence center for Shared Education in Opera Training (2019 - 2020)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2019 - 2019 | Batismos de Voo + Exercícios de Retro-Projecção [criação e coordenação]. (2019 - 2019)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fundação Serralves, Portugal |
2019 - 2019 | Ecossistema : philippe quesne & françois-xavier rouyer (2019 - 2019)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2009 - 2011 | Sound Art in City Spaces (SACS) (2009 - 2011)
Outro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/13 - Atual | Moderação de Mesa: Jornadas de Sociologia - ISUP
Encontro
|
Jornadas de Sociologia
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
|
2023/07/27 - 2023/07/27 | Moderação de mesa na Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Conferência
|
Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09/25 | Dinâmicas de cocriação e colaboração na peça TAKE
Arguente principal
|
António Manuel Cabrita Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/02/15 | CORPO E ESPAÇO UMA LEITURA DINAMOLÓGICA DA DANÇA CONTEMPORÂNEA EM ESPAÇOS NÃO CONVENCIONAIS
Arguente principal
|
Ezequiel Fernando Azevedo dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
|
2024 | Mediação e Assistência na Criação Coreográfica: uma visão holística sobre os processos criativos de uma prática profissional.
Arguente principal
|
Cátia Esteves (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2024 | Coreografia Como Paisagem
Arguente principal
|
Maria Ramos Barros (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2024 | O CORPO DO RIO QUE DESÁGUA: Tuttorial poético de práticas artísticas e pedagógicas em performance e dança
Arguente principal
|
Regivaldo Gomes da Silva. (Outro)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
|
2023/12/18 | O estado do teatro na Europa dos primórdios do século XX
e o hoje da arte teatral
Arguente
|
Maria José dos Santos Cunha (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/11/29 | Voz Do Útero: No momento em que me distingo de ti, não te
afasto (aproximo-me)
Arguente principal
|
Ana Margarida Fernandes de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023/07/18 | O Método de Pilates no Desenvolvimento da Performance Trompetística
Arguente
|
Nelson Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023/06/27 | DANÇA E INTERAÇÃO UMA PROPOSTA SENSORIAL NO ÂMBITO PERFORMATIVO E EXPOSITIVO
Arguente principal
|
Maria Rita Amaral Nogueira (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
|
2023 | A voz que reescreve: farsas, comédias e moralidades de Gil Vicente lidas com o ouvido em mediação videográfica. Preliminares
para um arquivo digital performativo do teatro vicentino
Arguente principal
|
Nuno Miguel Santos Meireles (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 | Menino de Sua Mãe
Arguente
|
Armando Nascimento Rosa (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2022 | Estudos Par-Entropia
Arguente
|
Alexandra Neves de Pinho Costa (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
|
2021 | O gesto da travessia e o contacto com o ritmo vital sobrevivências do ekstasis no cinema
Arguente principal
|
Salomé Lopes Coelho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 | Território entre a dança no espaço expositivo
Arguente principal
|
Inesa Markava (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
|
2021 | . Encenar Le Bourgeois Gentilhomme: reconstruir, interpretar e adaptar uma comédie-ballet de Molière, Lully e Beauchamp
Arguente
|
Isabel Maria Gonzaga da Silva Esteves Guiomar (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021 | Sinfonia de Lá. A memória do Corpo na História
Arguente
|
Gisela Azevedo Gaspar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020 | 4m1 - Construção do Corpo Elemento.
Presidente do júri
|
Catarina Isabel Oliveira Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020 | . A NAANY NEVER GO AH WAR FI ME SIDUNG INNA 2020. SLAVERY: contributo para uma definição do papel da Mulher no Dancehall.
Presidente do júri
|
Diana Cristina Reis Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020 | POLISEMANTIKA: Creación de un espectáculo de música contemporánea para percusión, desde el trabajo colaborativo y la transdisciplinariedad
Arguente
|
Manu Gaigne Beobide (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020 | A minúcia do Vazio nas Artes Plásticas e Performativas: do corpo no espaço e no tempo.
Arguente
|
Jaqueline Lodi Moraes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020 | A Linguagem do Coração
Arguente
|
Sofia de Portugal (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2020 | Da máquina da Imaginação: Da expressão Dramática ao Teatro.
Vogal
|
Sónia Alexandra Souto Barbosa (Outro)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2020 | . Reflexão sobre a obra Romeu e Julieta
Vogal
|
Diogo Alexandre Fontes Bento (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2019 | Criatividade participativa’ intercultural: o processo de criação no Tanztheater de Pina Bausch.
Arguente principal
|
Teresa Maria de Moura Portugal Norton Dias (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 | CLUB KIDS - UMA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
Arguente
|
Francisca Marques (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
|
2019 | The never born daughter of Einstein – A interdisciplinaridade na comunicação do discurso artístico
Arguente
|
Adriana Raquel Costa Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019 | Teatro de Identidades
Arguente
|
Rita Maria Bastos Wengorovius (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2019 | As capacidades interpretativas e a relação interativa entre coreógrafo e interprete: retrospetiva de uma carreira de Bailarina
de Dança Clássica, Neoclássica e contemporânea
Arguente
|
Sandra Araújo Kuznetsova Resende (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2019 | Being a repertoire dancer: an eclectic process of embodiment from studio to stage.
Arguente
|
Sylvia Kazumi Rijmer (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2019 | Uma proposta metodológico-didática para o ensino da técnica Graham no contexto do Ensino artístico especializado da dança.
Vogal
|
Cristina Maria Pereira de Almeida Graça (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2018 | Dança e cinema: representações culturais brasileiras nas chanchadas da Atlântida.
Arguente principal
|
Ana Maria de São José (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
2018 | O Ensino-Aprendizagem das Técnicas da Dança Contemporânea no Ensino Artístico Português
Arguente principal
|
João Carlos Martins Parreira Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2018 | A bailarina de Dança Oriental como atleta afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetos
Arguente
|
Vanessa Costa da Silveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 | Deslocamento para uma territorialização óssea
Arguente
|
Tiago Manuel Veloso de Oliveira Dias (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
|
2018 | Uma estrada para lugar nenhum
Arguente
|
Patrícia Brígida Ferreira de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 | Uma prática profissional de intervenção em Dança no âmbito da Coreografia: PENSAMENTOS DA CRIAÇÃO e seu reflexo artístico.
Arguente
|
Amélia de Jesus Rodrigues Bentes (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2018 | O Retrato de Dorian Gray, dois textos.
Arguente
|
Bruno Manuel Henriques Bravo (Outro)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2018 | O direito à diferença: teatro e deficiência
Arguente
|
Salmo Faria (Outro)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2018 | Cosí Fan Tutte
Vogal
|
Maria Luís Coelho Pereira França (Outro)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2017 | Processos de criação coreográfica contemporânea em Portugal: uma proposta de intervenção artístico-pedagógica.
Arguente principal
|
Madalena Xavier Santos Rodrigues da Silva. (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2017 | Clown, Metamorfoses de uma arte milenar.
Arguente principal
|
Hugo Américo Pereira Cardoso Vieira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 | A (Des)Valorização dos Valores. Mestrado em Teatro, especialização Encenação/Interpretação
Arguente
|
Alexsandro de Miranda Santana. Preto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 | As Ações do Corpo no campo da coreologia e da produção artística multidisciplinar.
Arguente principal
|
Fernando Jorge Palácios Perez Crêspo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016 | As Concepções pessoais da criatividade em Dança dos professores e alunos do Ensino Artísticos
Arguente principal
|
Ana Isabel Pereira e Silva Marques (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | Relatório de estágio na empresa SIGMA 3: Criação e Gestão de Conteúdos e Redes Sociais no programa CC ALL Stars
Presidente do júri
|
Cláudia Rafaela Teixeira Pascoal (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 | O Monomito na curta-metragem Rafeiro.
Presidente do júri
|
Pedro Moreira Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 | Comunicação de emoções através da interpretação de canções.
Presidente do júri
|
Leonor Silva Rolla (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 | A direção de atores na Curta-metragem: A instalação do medo
Presidente do júri
|
Ricardo Miguel Pereira Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 | O trabalho de criação em O meu país é o que o mar não quer
Arguente
|
Fernando Ricardo Coelho da Silva Correia (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2015 | A dança criativa e a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico: Contributos de uma abordagem interdisciplinar no estudo do
meio, no português, na matemática e na atitude criativa
Arguente principal
|
Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias Rebelo Leandro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2015 | Darkness performing sensitiveness.
Arguente principal
|
Maria Inês Areal Rothes Marques Vicente (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2015 | A aplicação do Tai Chi à prática do percussionista
Arguente principal
|
Mário Jorge Peixoto Teixeira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | La Voix Humaine Cocteau/Poulenc: a intérprete e a expressão de emoções
Arguente
|
Maria Joaquina Alves Dias Cardoso Ly (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | Construindo uma proposta interpretativa para o ciclo Frauenliebe und –leben de Robert Schumann
Presidente do júri
|
Luciana Tavares de Oliveira Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2015 | A Atriz em seu processo de criação
Arguente
|
Hélder Braga Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 | Imaginário Familiar. Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas:
Arguente
|
Tânia Sofia Alves Dinis (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2014 | Performance em Pippo Delbono
Arguente
|
Kátia Sofia Pereira Guedes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2014 | Proyecto de Recital basado en elementos escenográficos y visuales del repertório contemporâneo de saxofone
Arguente
|
Patrícia Martínez Cadaveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2014 | Apolo sob o signo da devoração
Arguente
|
Carolina Lyra Barros da Silva Esteves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2014 | Uma prática profissional de intervenção em Dança.
Arguente
|
Ana Isabel Pereira e Silva Marques (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2014 | Sobre a experiência de escrita e encenação do espectáculo mediatron
Vogal
|
Carlos Jorge Pessoa Ribeiro (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | A materialidade do efémero: a identidade nas artes performativas audiovisuais, documentação e construção de memória.
Arguente principal
|
Ana Maria Assunção Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 | Ensaio Sobre a Cegueira, Encenar Saramago
Arguente
|
Sandra Isabel Mestre Costa (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
|
2013 | A Ilustração como ferramenta documental. Os Bastidores do Teatro Nacional São João
Arguente
|
Eva Cristiana Dias Vieira Mendes (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
|
2013 | A dança histórica no filme "Os mistérios de Lisboa"
Arguente
|
Vera Maria Guimarães de Vasconcelos Amorim Rodrigues de Almeida (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | Movement and Awareness for Actors/Performers - Explorations on performance and pedagogy through somatic process. Área: Artes
– Teatro-Corpo.
Arguente
|
Howard Steven Sonenklar (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | Contributos para a história da marioneta em Portugal.
Arguente
|
Rute Henrique Delgado Ribeiro (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2012 | A criação coletiva num projeto artístico interdisciplinar.
Arguente
|
Vinícios Silva Couto (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2012 | A Performance como reveladora de múltiplos olhares sobre a Europa
Arguente
|
Daniela Alexandra Rodrigues Pires (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2012 | As implicações do Teatro Amador na dinâmica social.
Arguente
|
Silvéria da Conceição Ramos Miranda (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012 | O Ritual Performativo Contemporâneo. A Criação da Performance Artística Contemporânea como Construção de Comunidade
Arguente
|
Joana Isabel dos Santos Moreno Contente (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2012 | A orquestra geração, um estudo de caso
Arguente
|
Catarina Sofia Almeida Ramos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012 | Vai no Batalha
Vogal
|
José Manuel da Cunha Pedrosa Topa (Outro)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Anjos no Trapézio
Arguente
|
Nuno Manuel Bouças Marques (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
|
2011 | O processo dramatúrgico da actriz
Arguente
|
Maria Isabel Mendes Lopes (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2009 | Formação e Profissionalidade nas Artes Cénicas: Interfaces das Dimensões Pedagógicas, Artística e Sociocultural, Tendências
Actuais em Portugal
Arguente principal
|
Ana Cristina d’Andrea Galmarino (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/07 - Atual | Atos de Revolta | ESAP |
2020 - 2020 | : Dramatic Architectures Conference 2020 | Escola Superior de Artística do Porto |
2019 - 2019 | Dance Data, Cognition, and Multimodal Communication (DDCM19) | Universidade Nova de Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - Atual | Revista Cinema & Território | Universidade da Madeira |
2010 - Atual | Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) | ESAP |
2022 - 2022 | Revista Configurações (1646-5075) | Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho) |
2020 - 2021 | Estudos Coreológicos (2016-2020) - Contextos da Dança e Música Antigas | Universidade de Coimbra |
2018 - 2018 | Revista Configurações | centro interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade do Minho |
2017 - 2017 | Teatro Site-Specific: três estudos de Caso | CEAA/ESAP |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2004 - Atual | Concursos de Apoio Sustentado às Artes do Espectáculo de Carácter Profissional (Ministério da Cultura)
Especialista
|
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal | |
2022 - 2022 | Membro do Concurso para a atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento – painel das artes
Membro
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2020 - 2022 | Membro da Comissão de Autoavaliação do Mestrado em Artes Cénicas no âmbito da submissão à avaliação da Agência de Avaliação
e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | |
2021 - 2021 | Presidente da Comissão de Avaliação Externa (CAE), relativa à Licenciatura em Dança - FMH no âmbito do processo de Avaliação
e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Processo: NCE/20/2000008 (2021).
Presidente
|
||
2019 - 2020 | Membro da Comissão de Avaliação Externa (CAE) relativa ao Doutoramento em Artes no âmbito do processo de Avaliação e Acreditação
do Ensino Superior (A3ES). Processo: ACEF/1819/1101806 (2020).
Membro
|
||
2019 - 2020 | Presidente da Comissão de Avaliação Externa (CAE), relativa ao Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais
– ESD- no âmbito do processo de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Processo: NCE/19/1900085 (2020).
Presidente
|
||
2018 - 2018 | Presidente da Comissão de Avaliação Externa (CAE), relativa à licenciatura em Dança – ESD, no âmbito do processo de Avaliação
e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Processo: ACEF/1415/0405367 (2018).
Presidente
|
||
2018 - 2018 | Presidente da Comissão de Avaliação Externa (CAE), relativa à Licenciatura em Dança – FMH, no âmbito do processo de Avaliação
e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Processo: ACEF/1415/12247 (2018
Presidente
|
||
2017 - 2017 | Membro da Comissão de Avaliação Externa (CAE) relativa ao Mestrado em Ensino da Dança – IPL no âmbito do processo de Avaliação
e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Processo: PERA/1617/1002916 (2017
Membro
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/05/31 - Atual | Consultoria artística HIDE TO SEEK - Direção artística de Júlio Cerdeira | |
2018 - Atual | Membro da Comissão Consultiva do Balleteatro Escola Profissional | |
2004 - 2006 | Membro Conselho Consultivo da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
1993 - 1995 | Consultora e apoio, na qualidade de socióloga, aos estudantes do Balleteatro Escola Profissional |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Laboratório Coreográfico (Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Dança - Composição Coreográfica) | Mestrado em Artes Cénicas | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2023 - Atual | Sociopoética da Dança | Mestrado em Artes Cénicas | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2023 - Atual | Criação Cénica | Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2023 - Atual | Escritas do Corpo | Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2023 - Atual | Práticas Coreográficas | Mestrado em Artes cénicas (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2017 - Atual | Dramaturgia | Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2016 - Atual | Oficina Coreográfica I | Pós Graduação em Dança Contemporânea (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2016 - Atual | Projeto Artístico | Pós-Graduação em Dança Contemporânea (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2016 - Atual | Linguagem da Dança Contemporânea I | Pós-Graduação em Dança Contemporânea (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2016 - Atual | Linguagem da Dança Contemporânea II | Pós-Graduação em Dança Contemporânea (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2015 - Atual | Oficina Coreográfica II | Pós-Graduação em Dança Contemporânea | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2015 - Atual | Estudos Avançados I | Doutoramento em Motricidade Humana, ramo Dança (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
2008 - Atual | Estética e Teoria da Arte I | Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2008 - Atual | Estética e Teoria da Arte II | Mestrado em Artes Cénicas | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2007 - Atual | Interpretação Cénica | Licenciatura em Música, especialização em Canto | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2007 - Atual | Improvisação em Tempo Real | Licenciatura em Teatro; Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2007 - Atual | Dança e Improvisação | Licenciatura em Teatro (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2000 - Atual | Dramaturgia do Corpo | Licenciatura em Teatro; Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
1998 - Atual | Movimento | Licenciatura em Teatro | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2023 - 2023 | Dramaturgia II | Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2022 - 2023 | Estética e Teoria da Arte I | Metrado em Artes Cénicas (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014 - 2022 | Projeto Artístico - Teatro Musical | Pós-Graduação em Ópera e Estudos Musico-teatrais | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2000 - 2021 | Estética e Teoria Teatral | Licenciatura em Teatro (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
1998 - 2021 | Análise Dramatúrgica | Licenciatura em Teatro (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018 - 2020 | Introdução à Encenação Teatral | Pós-Graduação em Dramaturgia e Argumento | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2017 - 2018 | Produção IV - Encenação | Licenciatura em Teatro (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2015 - 2018 | Pesquisa e Metodologias Artísticas I | Pós-Graduação em Dança Contemorânea (Pós-Graduação) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2015 - 2017 | Estética e Hermenêutica | Mestrado em Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2011 - 2016 | composition chorégraphique | Master Arts de la scène et du spectacle vivant (Master) | Université de Franche-Comté Laboratoire de biologie environnementale, França |
2008 - 2016 | Corpo e cena na contemporaneidade | Licenciatura em Teatro, Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014 - 2015 | Seminário II | Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2011 - 2015 | Ensemble I&D (Direção artística) | Mestrado em Composição e Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2011 - 2014 | Técnica de Dança | Licenciatura em Teatro (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2010 - 2012 | Projeto Teatral | Mestrado em Teatro (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
1998 - 2012 | Sociologia do Espetáculo | Licenciatura em Teatro (Licenciatura) | |
2010 - 2011 | Teatro Musical | Mestrado em Interpretação Musical (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2010 - 2011 | Representação e Movimento | Mestrado em Musica (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2009 - 2011 | Análise de movimento | Licenciatura em Teatro (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2009 - 2011 | Porque os Gregos acreditavam em mitos | Licenciatura em Teatro; Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2007 - 2011 | • Antropologia cultural | Mestrado em Teatro (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2001 - 2011 | Teatro e Sociedade | Mestrado em Teatro (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2008 - 2010 | Pesquisa teatral | Mestrado em Teatro (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2007 - 2009 | Movimentação Cénica | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2007 - 2008 | Produção IV – Encenação | Licenciatura em Teatro (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2007 - 2008 | Psicologia da Percepção Artística | Mestrado em Conservação e Restauro (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal |
2003 - 2004 | Produção IV – Encenação | Licenciatura em Teatro (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
1998 - 2004 | Introdução aos Estudos Teatrais | Licenciatura em Teatro (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
1998 - 2004 | Interpretação | Licenciatura em Teatro (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
1999 - 2003 | Aula de Teatro: Interpretação, Corpo e Voz | Licenciatura em Estudos Artísticos e Culturais (Licence) | Universidade de Santiago de Compostela, Espanha |
1998 - 2002 | História do Teatro | Licenciatura em Teatro (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
1993 - 2002 | Técnica de Dança Clássica (Ballet) | Dança (Ensino secundário) | |
1990 - 2002 | Dança Clássica (Ballet) | Dança (Ensino básico 2º ciclo) | |
1990 - 2002 | Dança Clássica (Ballet) | Dança (Ensino básico 3º ciclo) | |
1990 - 2002 | Dança Criativa | Dança (Ensino básico 1º ciclo) | |
1992 - 2000 | Técnica de Dança Contemporânea | Dança (Ensino secundário) | |
1990 - 2000 | Dança Contemporânea | Dança (Ensino básico 3º ciclo) | |
1997 - 1998 | Teoria Sistemática e Educação | Curso de Estudos Superiores Especializados em Direção Pedagógica e Administração Escolar (Diploma de especialização) | Instituto Piaget, Portugal |
1994 - 1998 | Expressão Dramática e Movimento I | Curso de Educadores de Infância (Licenciatura) | Instituto Piaget, Portugal |
1994 - 1998 | Antropologia do Conhecimento | Curso de Estudos Superiores Especializados em Direção Pedagógica e Administração Escolar (Pós-Graduação) | Instituto Piaget, Portugal |
1993 - 1998 | Análise do Movimento e Anotação Coreográfica | Dança - Escola Profissional Ballet Teatro (Ensino secundário) | |
1993 - 1998 | Teatro - Interpretação | Escola Profissional Ballet Teatro (Ensino secundário) | |
1993 - 1998 | Dramaturgia | Teatro - Academia Contemporânea do Espetáculo (Ensino secundário) |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023/01/11 - 2023/01/11 | Sociologia e Utopia | Utopia e Sociedade |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020 - Atual | Associação para as Artes Performativas em Portugal (PERFORMART) | |
2019 - Atual | European League of Institutes of the Arts (ELIA) | |
1992 - 2017 | Núcleo de Experimentação Coreográfica |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | BARÓMETRO SOCIAL
Membro
|
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal |
2023 - Atual | Membro do Conselho de Coordenação do CENTRO DE CULTURA DO P.PORTO
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2023 - Atual | Membro do Conselho de Coordenação da COMUNICAÇÃO DO P.PORTO | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2023 - Atual | Membro de Comissão Científica do Laboratório de Performance Experimental/ Núcleo de Pesquisa Coreográfica
Membro
|
Universidade da Madeira, Portugal |
2023 - Atual | Comissão Editorial do Livro "Corpos que Dançam II"
Membro
|
Universidade da Madeira, Portugal |
2016 - Atual | Comissão de Avaliação de Desempenho dos Docentes da ESMAE (CADD-ESMAE).
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2008 - Atual | Membro da Assembleia de Investigadores do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.
Membro
|
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal |
2024/03 - 2024/11 | Corpos que Dançam III
Membro
|
|
2024/06 - 2024/10 | Revista Estud(i)os de Dança [RED]
Membro
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2024/05 - 2024/06 | Cadernos ISUP
Consultor
|
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal |
2023 - 2023 | Comissão Científica da Conferência Internacional: Atos de Revolta. Repressões, Marginalidades, Protestos e Artes Performativas
Membro
|
Escola Superior Artística do Porto, Portugal |
2021 - 2022 | Membro da organização do 2º Congresso do Ensino Artístico Especializado. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Membro
|
|
2021 - 2021 | Membro da Comissão Científica e Organizadora da IV Conferência EIRPAC: Encontro Internacional de Reflexão sobre práticas artísticas
comunitárias. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2018 - 2018 | Membro da Comissão de criação do curso de Pós-Graduação em Dramaturgia
Membro
|
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2010 - 2017 | Membro do Gabinete de Relações Internacionais
Coordenador
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2015 - 2016 | Coordenadora da Comissão de criação do Curso de Pós-Graduação em Dança Contemporânea.
Coordenador
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2015 - 2015 | Membro da Comissão de Autoavaliação do Mestrado em Artes Cénicas no âmbito da submissão à avaliação da Agência de Avaliação
e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Concurso para a Categoria de Professor Coordenador – área disciplinar de Interpretação/Criação em Dança – ESD | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2024 - Atual | Concurso interno de promoção à categoria de professor coordenador para a área disciplinar de teatro da escola superior de artes e design de caldas da rainha do instituto politécnico de leiria | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal |
2024 - 2024 | Júri para o concurso documental para o recrutamento de um professor adjunto para a área científica de Interpretação e Criação na área de Práticas Coreográficas. Escola Superior de Dança | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2023/07/07 - 2023/07/11 | Júri da Prova de Aptidão Profissional, Teatro. Balleteatro Escola Profissional. | Ballet Teatro Contemporâneo do Porto, Portugal |
2023 - 2023 | Júri para o concurso interno de promoção para a categoria de Professor Coordenador | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2023 - 2023 | Júri para o concurso interno de promoção para a categoria de Professor Coordenador - Escola Superior de Dança | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2022 - 2022 | Membro do Júri (competição internacional) do Femme International Film Festival. | |
2022 - 2022 | Júri da Prova de Aptidão Profissional, Dança. Balleteatro Escola Profissional | |
2021 - 2021 | Júri da Prova de Aptidão Profissional, Teatro. Balleteatro Escola Profissional. | |
2019 - 2019 | Júri da Prova de Aptidão Profissional, Teatro. Balleteatro Escola Profissional. | |
2018 - 2018 | Júri de Prova Pública de Avaliação de Competência Pedagógica e Técnico-Científica | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2018 - 2018 | Júri da Prova de Aptidão Profissional, Teatro. Balleteatro Escola Profissional. | |
2018 - 2018 | Júri da Prova de Aptidão Artística, Dança. Ginasiano Escola de Dança. |